“Dentro de cada um de nós existe um templo de quietude, que não permite a invasão das agitações do mundo. Independentemente do que possa estar acontecendo ao nosso redor, quando entramos no santuário de silêncio em nossas almas, sentimos a abençoada presença de Deus, e recebemos Sua paz e Sua força”. - Sri Daya Mata.
Eu me lembro da disciplina maravilhosa dos Grandes Seres. Quando nós falávamos e tagarelávamos, eles diziam: “Volte-se para seu castelo interno”. Era muito difícil compreender isso, mas agora eu entendo o caminho de paz que nos foi mostrado.
O melhor abrigo está no silêncio de sua alma. E se você puder desenvolver esse silêncio, nada no mundo poderá tocá-lo. .
. Você pode permanecer inabalável em meio ao estrondo de mundos que se desintegram. À medida que você encontrar o reservatório de paz da sua alma, cada vez menos os conflitos serão capazes de afligir sua vida.
Independentemente do que possa estar acontecendo. . .
Volte-se para dentro e Descanse em Deus. Paramahansa Yogananda. Descanse seu coração em Deus.
Não permita que as falas ocas do mundo toquem a beleza do seu silêncio interior. Permita que, ao longo do dia o silêncio tome conta de você, e relaxe nele. Sempre que você estiver inquieto ou mentalmente perturbado, retire-se para o silêncio e a meditação, até que a tranquilidade se restabeleça.
Busque regularmente lugares quietos, onde você possa ficar sozinho e livre para pensar em Deus. Quando na companhia das pessoas, esteja com elas de todo o coração; dê-lhes seu amor e sua atenção. Mas também reserve tempo para ficar sozinho com Deus.
Busque a solidão tanto quanto possível. Construa o seu ambiente interno. Pratique o silêncio!
Esteja com as pessoas em silêncio; não gaste seu precioso tempo e energia em conversas frívolas. Coma em silêncio; trabalhe em silêncio. Deus ama o silêncio.
O templo que Deus mais ama é o templo do silêncio e paz interna de Seus devotos. Sempre que vocês entrarem nesse templo maravilhoso, deixe para trás a inquietude e as preocupações. Se você não as deixar, Deus não será capaz de vir até você.
Primeiro, estabeleça em você um templo de beleza e paz; ali você O encontrará, no altar de sua alma. A mais importante de todas as realizações da vida é estabelecer um templo de Deus na própria alma. A paz emana da alma e é o sagrado ambiente interior em que se desenvolve a verdadeira felicidade.
Esse é o propósito e a meta do Yoga: recuperar o paraíso perdido da consciência da alma, por meio da qual o homem sabe que é, e sempre foi, uno com o Espírito. Todas as manhãs e todas as noites mergulhe no silêncio, ou seja, na meditação profunda, pois a meditação é o único caminho para se distinguir a verdade do erro. A prática reiterada de técnicas de meditação concentra a atenção plenamente em nosso interior, abençoando o templo da comunhão interna com a tranquila cessação do comércio sensorial.
Desse modo, a consciência do devoto é restituída a um santuário de silêncio – o único altar onde é possível a verdadeira adoração a Deus. Empenhe-se em sentir a Paz da presença de Deus. Banhe a mente e o corpo nessa Paz.
O oceano lá fora nem sempre está ao nosso alcance – por isto, banhe-se no Mar Sem Praias, que você sempre traz em seu íntimo, nas ondas vibrantes da alegria, que sempre brotam do contato com Deus – sempre que quiser, em qualquer tempo, em toda parte. Quando você interiorizar a mente, começará a perceber que há muito mais maravilhas no interior do que no exterior. Por meio da meditação pode-se experimentar uma paz interna estável e silenciosa, onde pode se constituir uma fundação permanentemente suavizante para todas as atividades, harmoniosas ou problemáticas, que exigem as responsabilidades da vida.
A felicidade permanente reside em manter esse estado de tranquilidade mental uniforme, mesmo quando as preocupações procuram perturbar a equanimidade interna, ou quando o sucesso tenta excitar a mente, levando-a a uma estado anormal de exaltação. Estabeleça a paz através da prática espiritual, todas as manhãs e todas as noites. Se chegar a hora de meditar à noite e você ceder a este pensamento: “É muito tarde para meditar; vou dormir e meditarei amanhã”, então você continuará dormindo até o túmulo.
Enquanto o mundo se rende à droga do sono, permaneça desperto em Deus. A única liberdade verdadeira está em Deus. Portanto, esforce-se seriamente para estabelecer um contato com Ele na meditação, pela manhã e à noite, e também ao longo do dia, em todo trabalho e tarefa que você executar.
Neste mundo sempre haverá tumultos e dificuldades. Por que se preocupar? Dirija-se ao abrigo de Deus, para onde os Mestres têm ido e de onde estão observando e auxiliando o mundo.
Mais além das sombras desta vida está a maravilhosa luz de Deus. Quando você meditar na Sua presença, nenhuma calamidade do mundo poderá lhe arrebatar a Alegria e a Paz sentidas nesta comunhão divina. À medida em que você comunga com Deus na meditação, você se vê ressuscitado no Ser Divino.
A meditação é o modo mais importante de ressuscitar a alma da escravidão do corpo e dos grilhões de todas as provações. Medite aos pés do Infinito. Somente o espírito Dele pode consertar todos os males que existem no mundo e em nós mesmos.
Mas o homem precisa se empenhar para perceber essa Consciência Divina, e precisa se esforçar para manifestar em si mesmo a bondade infinita do Senhor. Interiormente, esteja sempre ancorado na perfeita tranquilidade. Desfaça-se de todo fardo mental; relaxe e deixe que Deus expresse através de você Seu perfeito amor, Sua paz e Sua sabedoria.
Durante as suas atividades diárias, pense que é Deus quem trabalha através de você. Entregue toda a sua responsabilidade a Ele. Descanse seu coração em Deus.
Confie absolutamente na sabedoria divina. Poderá agir errado aquele que pensa em Deus o tempo todo? Mesmo que por acaso você erre, Deus sabe que a intenção foi a de acertar.
Entregue tudo à Deus e você se transformará, porque então o ego humano não poderá mais mandar em você.