o Olá Survive casa vela da intelectual em tecnologia e se você quer aprender viagem ser Este vídeo é para você ver [Música] e antes de mais nada inscreva-se em nosso canal clique no Sininho para receber as nossas notificações Assim você fica sabendo das novidades clique em gostei porque isso ajuda bastante e não esqueça de compartilhar com seus amigos este vídeo Olá pessoal sou professor Eduardo casa vela da intelectualidade cronologia e nesta vídeo-aula nesse pequeno tutorial eu vou tentar passar para vocês o máximo possível de conhecimento sobre linguagem ser certa os principais comandos da linguagem seus
principais recursos Então vamos lá sem mais perda de tempo eu vou utilizar o deve ser mais mais com uma ideia é você pode utilizar qualquer outro tá estou utilizando deve-se mais mais 5.11 você pode utilizar qualquer outra ideia pode ser code Blocks e ou alguma outra é porque os comandos da linguagem serão exatamente os mesmos então aquilo deve eu vou abrir aqui fiel News with you Oh e vamos começar a escrever código em linguagem C Então a primeira coisa que eu tenho que fazer é incluir as bibliotecas necessárias os arquivos de cabeçalho necessários tampado inclui
uma biblioteca #não #input STD ai o ponto H certo que é uma biblioteca que eu vou utilizar aqui em todos os programas em linguagens e aumentar um pouquinho aqui a fonte posso vir aqui em Tools editor options fontes para 14 eu vou colocar 16 para ficar mais visível é para vocês ok agora vamos ao corpo do programa o corpo do programa em linguagem C vai ser assim e em ti nem vou abrir aqui parentes escrever void eu vou passar nenhum argumento para função principal Então vem aqui abro Chaves entre as chaves vai ser escrito o
código do programa e antes de fechar a última chave eu sempre escrevo assim retorne zero que que você quer um esqueleto bom então todo programa vai ter que 5 dias te deaiou tem a função principalmente Man abre e fecha o Chaves né que é o início e fim do bloco principal e um reclame zero antes de finalizar o bloco principal esse exame zero quando executado significa que o programa chegou com sucesso até a última linha de executou com sucesso é se você tiver usando O Windows né nossa também vamos ter que dar um comando desses
tem pause para que a tela não seja fechada logo depois que o programa Tenha rodado porque senão não é possível visualizar o que foi exibido então eu vou também incluir aqui includ STD livre um pagar se daqui uma biblioteca auxiliar que contém alguns comandos mais para frente Vou falar mais sobre ela mas o importante é que ela contém Este comando aqui System pause só que eu vou precisar somente se estiver utilizando o Windows estiver utilizando o Linux outra plataforma não precisa do System pause eu vou colocar aqui um e somente para Windows então agora escrito
nosso programa está pronto então podemos começar a programar eu vou colocar aqui o comando print FPF escreve alguma coisa na tela envia uma mensagem no console vou fazer aqui o famoso olá mundo hello hello world é sempre a primeira mensagem que nós fazemos em qualquer linguagem cima tradição dos programadores da sorte fazer um hello world Então vamos seguir a tradição para o chefe ela old então ao rodar o programa vai aparecer esta frase escrita na tela print F escreve algo na tela o que será escrito está sempre entre parênteses e "eu vou salvar o programa
vou ficar no menu files MS ó e aqui na hora de trabalho onde eu vou salvar dentro da minha pasta fonts e como modificar aqui para ser essas fases que um programa é e sei não ser mais mais e vou terminar o programa comandos SE o dano salvar Note que depois de salvar aparece aqui o nome do programa a extensão pontos e vou executar para executar eu posso compilar Execute compile e ao compilar e verifica se tem algum erro não havendo erro ele gera o executável certo então tá mostrando aqui a saída e não teve
nenhum erro não teve nenhum aviso né que seria o o nem tão programa compilou com sucesso ou uma forma mais rápida é você viro - Execute compartilhe e van aqui f11 ele cumprirá caso não tenha nenhum erro ele já roda o programa é um programa está aqui rodando então aparecer o hello world pressione qualquer tecla para continuar este pressione qualquer tecla para continuar eu não pedi para imprimir na tela mas ele é uma mensagem que eu System pause e coloca automaticamente Então para que não apareça na mesma tela que do hello world eu coloco um
contra/n esse contra-barra N significa Então ele imprimir e isso e depois desloca o cursor parar na linha seguinte então posso dar aqui Execute o compadre irmã pressione qualquer tecla para continuar perfeito Então esse foi nosso primeiro programa aqui em linguagem C Olá pessoal agora vamos trabalhar com variáveis uma variável é um local da memória onde eu armazeno um dado esse dado ele tem que ter um tipo não então ele pode ser numérico ou pode ser um caracter por exemplo uma letra precisamos definir os tipos de dados eu vou definir aqui o tipo de dado inteiro
int é um número inteiro eu posso colocar assim int num para representar um número poderia ter qualquer outro nome é aqui a variável certo aliás vamos falar sobre nomes de variáveis então a variável eu posso escrever assim num ou número se eu quiser esse daqui é um valor válido é porém variáveis não podem ter-se cedilha não pode ter nenhum acento e não podem ser espaço eu não posso ter uma variável com um nome composto anuncia que eu utilize algo a simples é o número underline é uma outra forma também escrever assim com letra maiúscula quando
for o nome composto Mas o que eu não posso é colocar um espaço aqui e a variável pode se chamar também E se eu quiser não posso colocar caracteres numéricos aqui porém ela pode se chamar número um a pode se chamar e nenhum mas eu não posso ter caractere numérico como o primeiro caractere da variável então não pode chamar e nenhum mas não pode se chamar um n está errado São Regras para criação de identificadores na identificadores são os nomes que nós damos a a variável isso também não pode não nome do programa Então na
hora de salvar eu não devo colocar espaço não devo colocar acento nem nada ok no nome do meu programa não devo colocar espaço no devo colocar acento não devo colocar c cedilha aqui isso vale para o nome do programa e para as variáveis certo Vamos definir Nossa variável numérica vou chamar a variável vou mudar nome aqui então eu vou chamar de n E aí ó variável numérica eu posso declarar variável e atribuir um valor para ela então eu coloco Igual a 10 então declarei um espaço na memória chamado n onde armazenar um valor inteiro e
estou já passando para esse espaço o valor 10 ou seja a variável já está aguardando o número 10 Então eu estou atribuindo um valor para a variável nesse caso uma variável inteira toda variável inteira ela é do tipo int eu posso ter uma variável que não é um número inteiro é um número que armazena a causa desse mais então eu vou usar um floty o lote o chamar aqui de n2 onde se flute n 2 = 6.79 agora além de números eu posso guardar também caracteres então aí a variável do tipo char nchar Vamos dar
um nome para ele vou chamar o chá de letra letra é o nome da minha variável e vou atribuir uma letra para ela vou colocar a letra A nossa em que ao passar um caracter e utilizo que o apóstrofo certa que Alguns chamam de "simples o Ok vamos ver agora como exibir esses tipos de variáveis dentro de um print efe Então posso colocar aqui print F (exibindo o número inteiro exibindo o número inteiro e aqui nesse local eu quero que apareça o valor do número aqui onde está o cursor certo como é uma variável inteira
eu tenho que colocar aqui um marcador esse marcador é o símbolo de porcentagem e como a variável e inteira eu vou utilizar porcentagem de de significa inteiro decimal Então essa marcação significa que neste local aqui do texto vai aparecer um valor inteiro decimal muito bem então exibindo o inteiro de E se eu deixar apenas assim olha ponto-e-vírgula ou executar novamente e ele vai compilar e compilou olha só que exibindo número inteiro e aparece um número estranho em cima aqui porque senão foi o valor que atribui para nenhuma variável certo e tá mostrando o valor qual
que é que estava lá na memória mas não é golo qualquer que eu quero mostrar que era mostrar o valor que está na minha variável n então aqui depois das "você tem que colocar, e o nome da variável faço a marcação para variável que tem que corresponder ao tipo da variável e depois eu coloco, e o nome da variável que vai aparecer aqui nessa posição aqui vai aparecer o conteúdo da variável n aqui no caso é dessa vamos testar e compilar e rodar olha exibindo número inteiro 10 pressione qualquer tecla para continuar nas pressione qualquer
tecla é por causa do System pause então que eu coloco um contra a barra n aqui para acabar com esse problema compilar e rodar às vezes e vim do número inteiro 10 Beleza agora quero exibir o front e quer exibir um chá então vou ter que fazer um print F para cada um ou poderia até exibindo a mesma linha fazendo várias marcações mas eu vou receber você falar da mente aqui então preenche F para cada bom então vamos abrir um número real né que eu sou porcentagem f Oi, an21 E aí vai mostrar os 6,79
Vou colocar aqui um contra a barra n só para mudar de linha ó e vou mostrar também o cara que terra um toque aqui para exibir o caractere é um porcentagem se porque a variável do tipo chá para exibir o flúor é um porcentagem f porque a variável do tipo flute certo vou colocar no contra-barra Eniac para mudar de linha e Execute compararem van e aqui ó exibindo o número real 6.79 000 exibindo o caracter a e exibindo número inteiro 10 conseguir mostrar o valor de todas as variáveis aqui no print efe então uma coisa
importante é colocar a marcação correta aqui para cada uma e eu posso também querer exibir uma frase né colocar uma stringhi tão chá mas que vem aqui frase quando é mais do que uma letra né quando é mais do que um caracter eu preciso definir uma quantidade então colocar queixar frase 10 ou seja eu vou armazenar até 10 caracteres nesta variável e vou atribuir aqui é um valor para ela neste caso onde é mais que um caracter ao invés de usar após eu utilizo "Então vou escrever aqui Bom dia então por exemplo né que tem
espaço para 10 caracteres eu nem utilizei tudo né escrevi aqui bom dia; e agora eu vou exibir esta frase então preciso de um print F para exibir eu vou colocar aqui um print F aqui se eu quiser eu posso colocar a frase direto então coloca um porcentagem é se nesse caso Por que que é porcentagem é se quando é caractere não é porcentagem ser é porcentagens e quando é apenas uma única letra no caso aqui do ar Hum então aqui será a porcentagem ser quando eu tenho uma quantidade maior de caracteres utilizo um porcentagem é
se quer dizer que é uma stringhi, e o nome da variável que aqui é frase tão Spring com adesivo uma quantidade grande de e na verdade quando é mais que um caracter já é uma Spring então se eu for exibir dois caracteres nem ou três né Se eu tivesse escrito aqui apenas bom já teria que usar porcentagem é se quando é apenas um caracter eu utilizo porcentagem ser essa é a diferença base colocar um contra a barra n a mudar dirinha com Palio Ivan Bom dia Oi bom dia tá aqui a minha stream e agora
vou mostrar aqui uma variável do tipo Double Double é uma variável também possui casas decimais assim como Flot porém é Gamble permite que você tem uma precisão maior Ou seja lá comporta mais casas decimais do que uma variável flute e eu vou chamar aqui Débora n3t atribuir aqui um valor para ela amo um ponto 23456 a variável do tipo Double era para emitir o maior precisão porque ela consegue armazenar mais casas decimais do que um Flot certo ela tem uma precisão de 15 casas decimais é o dobro de precisão do que o flor então para
cálculos científicos onde você precisa de uma precisão muito grande utiliza-se o Double tá coisas que não necessitam de toda essa precisão fazer eu vou calcular uma média de um aluno com apenas duas casas decimais o flor que já é mais do que suficiente ok bom então essa que é diferença entre Double e float Double possui até 15 dígitos e precisão enquanto que fosse é a metade disso Tá certo uma variável do tipo flute Ela utiliza quatro bytes para armazenar enquanto que uma variável do tipo Double utiliza 8 bytes então eu tem uma capacidade de armazenamento
maior do que o flor aproximadamente o dobro então a gente pode dizer que o deu para uma variável real com precisão pessoal chama de precisão dupla eu vou mostrar o da boa aqui fazendo printf para ele e para exibir um double eu posso usar um porcentagem F também então porcentagem é fica que serve tanto para danbol quanto para flute vou colocar N3 eu vou colocar um porcentagem ele aqui no final para mudar de linha exibindo variável do tipo Double compilei rodeio exibindo variável do tipo Double tá que um dois três quatro cinco 60 perfeito E
aí agora se eu quiser exibir vários números no mesmo print EV então vou fazer um cliente é fique com diversas marcações então coloquei um texto e agora eu quero exibir Vários valores de diversas variáveis hoje Cês viram íntimo pilote então eu vou colocar uma marcação para cada uma então porcentagem de Essa é o marcação para inteiro eu posso colocar um espaço aqui porcentagem F porcentagem se porcentagem é se pois aqui todas as variáveis aqui vai o it Flow de chá aí sangue e o Double então Charles trinque e agora porcentagem de para Double notem que
essas marcações devem estar dentro das "ok bom e depois é só colocar as variáveis na sequência onde elas vão encaixar os marcadores então porcentagem Deia para inteiro então ele tem que ser o primeiro valor a ser exibido depois eu vou ter um flood que vai ser o n2 depois eu vou exibir a letra tão, nome da variável letra depois a frase então nome da variável frase e por fim uma variável do tipo Double Que el N3 certo então cada uma dessas variáveis vai encaixar numa determinada marcação foi feita aqui é importante que a sequência esteja
correta se não eu vou a trip tentar atribuir um tipo de variável para marcação de uma outra e isso vai dar um erro vou colocar um barradinho ele aqui aí aqui no final tem um errinho até sem querer eu coloquei porcentagem de tá certo mas na verdade eu quero mostrar o M3 só que a gente três é Double então não dá para almoçar ele aqui como porcentagem de isso vai causar um erro então no último valor que eu vou exibir aqui não vai aparecer o valor de n 3 porque eu vou tentar atribuir o tipo
Double e coloquei um marcação incorreta coloquei uma marcação aqui para a gente então isso aqui vai dar pau compilar e rodar Olha o pa compilar e rodar então aqui os valores 10 tá certo né que o valor de n depois depois valor de n 2 o valor de letra não falou de n2 e o valor de letra que é a a frase que é bom dia e aqui tá um valor negativo que não está em lugar nenhum onde deverá aparecer on3 é porque essa variável que eu estou colocando aqui só que eu coloquei a marcação
errada aqui olha porcentagem de isso aqui tá errado deveria ser um porcentagem F Jaqueline três é um double então por isso Tá parecendo um valor errado aqui vamos consertar modificar a marcação para porcentagem F E aí o valor parece correto Execute compararem van e agora sim mano e os valores e agora sim os valores corretos e apareceu um ponto 23456 0 para o N3 aqui colocando a marcação correta aqui né livro porcentagem F para o dando certo então consegui receber diversas variáveis em um único printing f o ok pessoal então estou comentando aqui as declarações
de variáveis né Toda essa área nós fizemos declaração de variáveis e fizemos atribuição de valores e aqui utilização do comando print F1 Vou por um comentário aqui uso comando printf para diversas variáveis em diversos tipos de variáveis ou juntar todos Sprint é fiz aqui só para organizar melhor o código agora nós vamos ver utilização do comando scaef SKF serve para receber valores que o usuário digita pelo teclado eu tô para receber esses valores vou criar variáveis novas oi vem aqui vou criar duas variáveis inteiras O Chamado de valor 1 o valor 2 e como as
suas variáveis são de mesmo tipo posso declarar as duas na mesma linha apenas separando por, aqui então tem valor um que é do tipo int e valor2 que é do tipo int posso declarar quantas variáveis eu quiser na mesma linha desde que elas sejam de mesmo tipo Mas agora pedir para que o usuário digite esses valores Então vou colocar um print F pedindo para digitar o valor inteiro e esse valor que o usuário digitar eu vou armazenar a variável valor um então para receber esse valor e armazenar uma variável que utilizamos o comando SKF Então
é isso que ela efe aí eu preciso colocar a aspas e a marcação do tipo de dado Que Será Que Será armazenado Então nesse caso como eu inteiro porcentagem de Então estou dizendo aqui que vou receber um valor inteiro hum marcação de porcentagem de e eu quero armazenar esse inteiro no endereço Este é comercial significar endereço de qual variável da variável o valor 1 eu tô Esse comando armazena um inteiro no endereço da variável valor um toque no Scan F antes de receber a variável eu preciso acrescentar um e comercial na frente do nome da
variável e agora eu preciso também receber a segunda variável que a variável valor2 Vamos fazer um print F pedindo para os olhos digitar e Mc KF para receber valor 2 anos e colocar aquele gente outro número inteiro e vou pedir para receberem o valor dois pão com isso eu consigo receber os valores e armazenar na memória nos porque eu queira somar esses valores Então vou declarar uma terceira variável aqui que eu vou chamar de soma ó e vou dizer que soma é igual a valor 1 é mais valor dois tô aqui já estou utilizando o
operador aritmético de soma é o mais né Oi e aí agora eu quero exibir o resultado da soma é tão quente F valor da soma de a porcentagem de Oi para o primeiro valor agora eu estou utilizando o mais aqui como o texto porcentagem de Oi para o segundo valor, valor 1 Oi, valor dois certo valor da soma de porcentagem de mais porcentagem de valor um vai aparecer aqui valor dois vai aparecer aqui agora eu vou colocar um outro texto igual e tem que ter uma outra marcação para o valor que vai aparecer aqui depois
do igual e quem eu quero mostrar Depois deste igual já Quero mostrar o valor da soma então, variável soma certo então eu juntei tudo aqui dentro vai aparecer o valor da soma do número tal mas o número tal é igual a tanto vamos executar aqui para ver e Execute com Palio Ivan de sopa de um errinho aqui no printf digite um número inteiro de ter errado aqui o invés de colocar; coloquei:; e Execute com paredão e aqui também né porque eu copiei e colei; Execute Company van Então ele continua exibindo né todos esses print é
fiz aqui em cima agora e pede para digitar um número inteiro estamos exatamente nesta linha aqui vou digitar o valor não vou digitar número inteiro esse número inteiro esse armazenado na variável valor um com que o inteiro 7 ele pede para digitar com outro número inteiro agora tá aqui nessa linha ou por mim ter 8718 vai dar 15 então entra soma de 7 + 8 = 15 e colocar um barra n aqui no final como sempre o choque OK agora com barra ainda aqui vai ficar melhor a última linha eu vou rodar de novo colocar
aqui 7 97 mais 9:16 pressione qualquer tecla para continuar ficou perfeita que a última linha e a mensagem do pressione qualquer tecla enter sai programa então nós conseguimos fazer aqui a soma e mostrar tudo vamos fazer os outros operadores aritméticos né menos vezes e divisão Bom vamos lá eu vou criar mais variáveis aqui sub que vai armazenar o resultado da subtração multi que armazena o resultado da multiplicação e divisão eu vou chamar aqui Day declare as variáveis agora vamos fazer as operações então subtração vai ser subir igual valor um menos valor 2 um monte igual
valor um para multiplicação usamos o* o valor um vez só nos dois e divisão chamei aqui de ir igual valor 1 / valor 2 o que um monte valor 1 a e agora vamos fazer print F para exibir todos esses resultados um print F para cada e Prontinho um print F para cada um Vou colocar aqui um comentário apenas para separar melhor nosso código né operadores aritméticos o que utilização de escala f e vamos rodar com pahlevan colocar um número inteiro 5 e 9 o bolo da soma 5 + 9 = 14 subtração 5 -
9 - 45 x 9:45 valor da divisão de 5 / 9 igual a zero porque porque aqui é divisão inteira como cinco é menor do que 9 vai dar zero, alguma coisa porém no valor inteiro vai acontecer isso ele vai desprezar as casas decimais Então cinco dividir por nós vai dar zero mesmo eu vou mudar aqui em inverter vou entrar com 9 o segundo número 5 pode aqui é divisão já deu 9 / 5 dá um é na verdade dá um, alguma coisa porém como número inteiro ele mostra apenas a parte inteira Norte / 5
vai dar um Ah mas eu queria ver a parte desse mal aí eu tenho que utilizar uma variável do tipo flor e é um outra operadora interessante é o operador porcentagem que verifica o resto de uma divisão inteira tão isso aí seria útil para por exemplo saber se um número é par ou ímpar quando o número é para quando eu dividido por 2 e a divisão exata ou seja não tem resto o resto é zero então para saber se o número é par ou de vidro e por dois e verifique o resto é zero Se
fores é significa que é paga se o resto não for zero significa que limpa vamos fazer essa operação Então por criar uma variável nova aqui eu vou criar a variável chamada número o número vai ser um inteiro e eu vou pedir para receber e o valor de número vou copiar aqui com trouxe e dar um control V pedir para digitar um número inteiro e aqui o nome da variável será número um ok eu vou comentar essa parte do programa até aqui para não ficar aparecendo sempre todas essas coisas antes de chegar na que eu tô
fazendo agora né então para comentar isso daqui eu vou colocar aqui em cima Antes desse print F1/* e note que ficou tudo de outra cor aqui e aqui eu vou fechar o comentário fechar aqui Depois desses prints com*/ o ou seja como essas linhas estão comentadas né Elas permanecem aqui no arquivo mas não serão executadas é só para deixar tudo no mesmo arquivo aí para vocês mas na hora que executar posso fazer o teste separadamente mostrando só essa parte aqui do número de seu compilar e rodar ó tá Digite o número inteiro ele tá desprezando
essa parte anterior aqui que eu comentei certa agora vou fazer essa operação aqui com número inteiro então eu posso dizer eu vou ter que ter uma outra variável também aqui que eu me esqueci né para o resto que é variável o resto e eu posso fazer assim resto é igual a número porcentagem dois ou seja eu estou dividindo a variável número por dois mais ao invés de pegar o resultado da divisão esse porcentagem me dá o resto da divisão a e agora eu vou exibir o resto o resto da divisão Vou colocar aqui um porcentagem
hei de lhe pedir 13.000 resto E aí Bia que o resto vou colocar um barra a n a executar o número inteiro Vou estar no meio inteiro 44 dividido por 2 da dois porém o resto é zero porque a divisão exata que ele vai mostrar para mim é o resto da divisão o resto da divisão zero e agora eu gostaria de saber se o número é par ou ímpar aí eu preciso apenas avaliar se o resto da divisão e zero se o resto da divisão for zero e número é para tem um poderia criar um
comando né uma estrutura de decisão IF with funciona assim if uma determinada condição Só que essa condição Eu já vou escrever a própria condição dentro do parênteses então eu vou utilizar da seguinte forma se o resto da divisão que eu já fiz aqui já executei aqui for zero para comparar Esse número é zero eu uso igual igual E se o resto da divisão é zero porque igual igual estou comparando-se na variável o resto o valor que está contido nela É zero eu não estou atribuindo o zero para resto se eu colocar apenas um igual eu
acabo atribuindo o valor zero trabalhar o resto não é isso que eu quero fazer eu quero comparar se dentro da palavra o resto tem era muito bem se esta condição for verdadeira eu abro aqui chave se ele vai executar é o que está dentro das chaves do IF essas Chávez marcam o bloco do IF tudo que estiver dentro das chaves vai ser executado quando a condição do IF for verdadeira portanto se o resto é zero eu quero que exiba a mensagem número paro a estrutura de decisão e funciona dessa forma eu coloco o if uma
condição que eu vou testar caso a condição seja verdadeira ele executa o que está dentro das chaves aqui do IF é no caso de apenas um comando nem seria obrigatório colocar Chaves aqui para o wi-fi mas quando eu tenho dois comandos dentro do IF a tem sempre que abre chave então eu prefiro utilizar sempre aqui abertura de chave se você fizer isso você não erra colocar aqui um contra/n e vamos testar executar com panevan Vou colocar aqui o número inteiro 8 há 8 resto da divisão a zero o número é par e não funcionou corretamente
e agora é eu posso ter a estrutura de decisão composta também nós futuro decisão composta quando a condição for falsa ele vai executar um os comandos o falso é o Élcio então quando eu coloco aqui el significa A negação da condição do IF tão se não for verdade isso eu faço que está aqui dentro do Chelsea então eu abro essa Chaves aqui Cruel se colocar aqui embaixo ó e aqui eu posso colocar uma mensagem então se ele não for pa é porque é ímpar então eu coloco aqui número ímpar o e contra/hein bom então eu
peço aqui a condição se o resto for zero fase que está entre as chaves do IF e ignora o restante vem com o próximo comando se for verdadeira e vai ignorar o Elvis porém se for falso ele pulo que está no wi-fi vem direto para o céu se executa o que está aqui Tá certo Élcio EA negação da condição do IF não existe el sem wi-fi eu posso ter um wi-fi sem Élcio como nós vimos anteriormente mas não posso ter um elseif o Élcio é sempre A negação da condição de algum wi-fi bom então vou
compilar novamente Vou colocar aqui Nove essa divisão é um e o número é ímpar e agora vamos continuar incrementando aqui nosso programa essa parte aqui nós já testamos então eu vou mover esse comentário para não fazer de novo eu vou implementar agora um trabalho com variáveis o tipo float e vou formatar as casas decimais né então como é que eu faço para exibir casas decimais e para exibir quantas casas decimais eu queira Quero mostrar duas três quatro vou mostrar uma totalidade de casas decimais para o número comentei né vou fazer o meu programa A partir
daqui para ficar tudo em um arquivo só que eu vou lá em cima e vou declarar mais variáveis do tipo flute aqui declarar float nota1 [Música] o pote Nota 2 e também a variável chamada média eu vou calcular uma média de duas notas vem só tenho que as variáveis ó e vou pedir para que o usuário digite as nossas volume tão print f a e os com f necessário neste caso a palavra que eu vou receber é um fluente Então tem que mudar aqui para porcentagem F, & nome da variável nota1 a mesma coisa para
a segunda nota G1 e em seguida vou calcular a média então a média é igual a nota um mais Nota 2 / 2 barra de divisão 2 o médico O Norton + Nota 2 / 2 e agora eu vou exibir usando o print f em média igual aqui eu quero que apareça a média nesta posição ou sentar gem F, variável média a fonte, e compilar e rodar a primeira nota 8.5 desde a segunda nota 5.2 notem que separador decimal é o ponto certo para você falar com as desse mais nós utilizamos o ponto em linguagem
C 16. 85000 quer contato barra e né Ah beleza então ele mostrando e com várias casas decimais agora eu quero uma média com apenas duas casas decimais se eu quero com duas casas decimais eu tenho que formatar aqui toda hora de exibir aqui no print F eu venho coloca. 2f. Aqui na hora de exibir na hora do PSF isso não se faz não se faz nos KF é só no print F tô aqui eu estou dizendo que eu quero duas casas decimais porcentagem. 2f duas casas decimais após o ponto executar compararem van nota 9.4 7.3
média 8.35 é tão formatei aí com duas casas decimais você quer exibir apenas uma casa decimal ao invés de ponto dois Será. 1 tô testando novamente o 87.5 média 7.8 nós vamos trabalhar agora com uma estrutura de decisão e feriado ou seja com o wi-fi dentro de outro wi-fi eu vou declarar umas variáveis aqui em cima o que elas variáveis no tipo float nota1 nota2 ah e também a variável média nota1 nota2 em média do tipo flute aqui embaixo eu vou aproveitar essa média que foi calculada e colocar a estrutura de decisão IF pouco aqui
o código para não perder tempo bom então vou ter um if desse jeito aqui olha o if média mole igual a 6 executa isso aqui aluno aprovado se não olha só dentro do El se eu tenho outro wi-fi então eu tenho este fio aqui dentro do primeiro ele está dentro do else I'd do IF acima bom então se a média for maior ou igual a 6 executa não aprovado senão ele testa esse Fi aqui se média mora = 3 A executa aluno reprovado se não é porque o aluno está de recuperação Tá certo maior igual
a 6 a prova menor que 3 é prova direto entre três e algo que seja menor que seis ele está de recuperação eu não tenho um wi-fi dentro de outro if é isso que nós chamamos de if alinhado e eu posso ter uma quantidade imensa de IFES dentro de outro se fiz tudo depende daquilo que eu estou modelando daquilo que eu estou testando OK vamos executar o e fazendo um teste aqui com alguns valores então primeiro a nota 7 segunda nota 8 horas 7,5 aluno aprovado Oi ok a executar novamente o colocar dois e um
ele vai reprovar olha média um e-mail aluno reprovado nesse caso que aconteceu a média tem um e-mail ele testou média maior igual a 6 falso E aí ele vem para o Élcio então média menor que 3 um e-mail verdade a então imprimi que aluno está reprovado e aí ele desvia e vem para cá para o System pause que foi que aconteceu ó tá aqui no pressione qualquer tecla a e agora o aluno está em recuperação quando ele tem uma nota entre 3 ou entre três e seis né mas na verdade menor que cês tão presente
você tirar 4 e 5 4 e meio aluno está em recuperação E aí o texto hum média quatro e meia 4 e meia hora igual a 6 falso ele vem para o Elson e quatro e meio e menor que 3 falso então ele vem para o Elson não sobra essa alternativa ela é impressa e vem novamente aqui para vocês têm falso então Aqui estamos bom então já fizemos vários testes com if dentro de outro wi-fi o ok então agora vamos continuar a vão fazer um novo comando comando Switch Case então eu vou comentar essa parte
aqui das nossas e aqui embaixo eu vou continuar com o comando Switch case para usar o Switch Case eu vou precisar declarar uma nova variável o variável vai ser inteiro Então vou usar aqui esta linha foi declarar a variável dia eu vou entrar com o número do dia conforme número do dia ele vai dizer qual é o dia da semana por exemplo dia um vai mostrar domingo dia 2 vai mostrar segunda e assim por diante e vamos ver como fazer isso então vou pedir para que o usuário digite um valor de 1 a 7 horas
representar o dia da semana um espacinho aqui e agora recebo a variável com Scan f e até aí tudo normal agora é que vai entrar o Switch Case Então primeiramente eu escrevo suíte entre parênteses o nome da variável quero analisar o nome da variável que eu vou analisar variável dia então suíte de ir abro Chaves e em caso dia seja um e ele vai imprimir Domingo então print f e domingo e aqui depois e encerrando cada Case eu preciso ter um break break pontevico com Break desvia na Caso seja um imprimir domingo já dizia para
o final do comando e vai embora Caso seja dois eu vou imprimir segunda e assim sucessivamente agora vamos fazer os outros casos caso dois segunda é um case para cada um E aqui por último tem o de for e esse de for é para quando o usuário digitar um valor que não corresponde a nenhum dos cases acima não é nada de uma sete então automaticamente ele vai disparar que o valor é inválido Oi Total comando montado aqui recebe a variável dia ele vai testar dia Caso seja um imprimir domingo primeiro domingo ele vem para o
break break desvia ele sai do Switch case e vem já para o System pause ou para o próximo comando que estiver estiver aqui depois e vamos ao teste executar eu disse o número de uma 7:00 eu vou colocar 6 hoje é sexta e vamos ver aqui então sexta-feira e bateu 16 em cases at sábado vamos testar sete horas Sábado é isso entrar com algum valor inválido né Por exemplo um 12 e ele vai dizer que é inválido por quê e não é nenhum Case e aqui dentro do meu suíte para o valor 12 tão se
não existe o valores para o que está aqui e no The full que é justamente a mensagem padrão para quando o usuário não digita nenhum valor testado aqui dentro do que esse e nós temos é só revisar aqui né temos um case para cada dia não para domingo para segunda para terça para quarta para quinta para sexta um para sábado e o The Fool e como assistir coisa que ficou um pouco extenso e uma diferença entre Switch Case with que eu acho que é o que vocês devem estar se perguntando Mas não podia usar aí
fi poderia usar aí filho também se o dia for um faz isso se não se o dia for dois faz aquilo mas é que nesse caso aqui o Switch case e torna-se é um pouco mais limpo do que fazer uma sequência grande de Infiel se alinhado agora uma diferença grande entre o Switch Case with é que o case não trabalha com condicional então não poderia fazer jamais algo assim OK sedia maior que 1 e faça tal coisa isso aqui já nem compila compararem van Já dá erro na própria compilação ó já dá erro na própria
compilação e o queijo já não consegue trabalhar com uma condicional então toda hora que existe uma condição para ser testada não vai dar para usar switch-case vai ter que ser usado with certo testou condicional é if agora o que eles ele compara com valores que são valores fixos são valores constantes e fiel se eu posso testar condições Então essa é a diferença entre os dois comandos é muito bem pessoal agora nós vamos falar sobre o operador ternário vou colocar o código aqui bom então operador ternário operador ternário é uma alternativa a utilização de Infiel se
quando foram Infiel se Simples então ele pode ser mais curto do que utilizar um Infiel se não é tão comum a utilização do operador ternário mas se você pode encontrar por aí e algumas pessoas gostam bastante utilizar isso como uma lotação mais curta Primeiramente vou receber um número inteiro aqui e eu vou testar no pé do cenário a primeira coisa que nós colocamos é aconteceu que eu vou testar então aqui antes do ponto de interrogação é a condição após o ponto de interrogação é o que eu faço quando a condição é verdadeira tá então após
o. Interrogação quando aconteceu a verdadeira e tem outro separador aqui que eu: os dois pontos seria o que eu vou fazer quando é falsa seria equivalente a well's se for positivo ele vai fazer isso daqui condição verdadeira faz isso que está após o ponto rogação se não faz o que está depois do dois pontos é uma lotação curta eu vou executar e colocar um número inteiro sete eu positivo a condição foi verdadeira ele fez o que estava após o ponto de interrogação quando a condição é falsa executando novamente e colocar menos um ele mostra aqui
negativo então testa condição com de negativo ele faz o que está após: porque a condição é falsa é bem simples e rápidos utilizar operador ternário e eu vou agora comentar a parte do nosso operador ternário Eu comentei até aqui ó e vou voltar no cálculo de média o que estávamos fazendo aqui eu vou retirar o cálculo de média daqui para poder implementar os operadores lógicos bom então até essa parte aqui do cálculo de média eu venho aqui vou recortar da uncut comprou x né eu vou colocar aqui embaixo para poder executar novamente e acrescentar os
operadores lógicos Hoje eu tô aqui essa parte da nota né coloquei aqui no final do programa e eu vou implementar os operadores lógicos aqui dentro o operador Lógico né É e é usado em condicionais um pouquinho mais elaborados por exemplo vamos supor que para que o aluno seja aprovado ele tenha que ter uma média maior = 6 e uma frequência também a frequência dele tem que ser superior a 75 por cento Então como é que eu escrevo o operador Lógico eu posso vir a que horas se a média for maior ou igual a 6 e
e o tempo de construir essa variável ainda não declarei né variável Frequency frequência maior o que 75 o balão Está aprovado eu vou colocar um comentário aqui do lado e & em comercial quando utilizamos o operador lógico e esta condição tem que ser verdadeira E esta outra condição a segunda condição aqui também tem que ser verdadeira para que toda a sentença seja a verdadeira então tem que acontecer duas coisas ao mesmo tempo e tem que acontecer isto e isto mesmo tempo para que esta condição toda seja verdadeira então a média tem que ser maior que
6 e também a frequência tem que ser maior que 75 por cento o melhor maior ou igual né porque a partir de setenta e cinco porcento né Vamos colocar frequência maior ou igual a 75 por cento porém e continua a mesma coisa aqui tem que acontecer esta condição média agora igual a 6 e frequência maior ou igual a 75 se tudo isso acontecer é a condição é verdadeira então aluno é aprovado eu vou ter que limpar a variável de frequência né então vamos lá em cima declarar variável frequência e eu vou declarar variável frequência vou
colocar frequência como floty me declarei aqui ó e vou pedir para digitar a frequência do aluno também bom então colei aqui né frequência do aluno o jovem receber a frequência E aí eu vou testar e vai calcular a média e vai testar assim média maior = 6 e frequência maior = 75 aluno estará aprovado eu vou compilar e executar Oi gente a frequência Vou colocar aqui em 78 por cento para provar de primeira nota e a 7 É segunda oito média sete e meio aluno aprovado 17 Tom Está correto aqui agora vamos colocar Para efeito
de teste uma frequência inferior a 75 por exemplo 67 a primeira nota 19 segunda oito e aqui vai dizer que o aluno está em recuperação mas ele tá recuperação porque mesmo com oito e meio não considerou aprovado porque a média deu maior do que cês a frequência deu melhor 75 porém a média não é menor que três então ele imprimiu que está em recuperação E agora se você não tem frequência eu teria que ser reprovado então teremos que concertar Aqui Esta condição da Média menor igual a 3 o que que faz ele reprovar a nota
e também é frequência certa frequência for inferior a 75 ele está reprovado ele pode aprovar por nota ou por frequência certo bom então vou alterar aqui e me colocaram operador lógico ou e se a média for menor que três ou a frequência o menor 75 e o aluno vai ser reprovado o caso contrário ele está em recuperação vamos compilar e testar vou contar aqui frequência 67 bom então mesmo com a lata boa ele vai aprovar vamos supor que tenha 9 e 8 Olha a média Oito e meio mas ele está reprovado nesse caso reprovado por
frequência Tá certo a e agora está em recuperação quando ele tiver frequência tem uma frequência aqui de 78 porém a nota não é suficiente para passar nem suficiente para provar média 3:30 e ele só repete direto quando eu tenho uma média inferior a 3 e contestou a primeira condição média uma hora igual a 6 e frequência Marcos 75 falso vem desta segunda média menor que 3 ou frequência menor de 75 também é falso então está em recuperação Tá certo então vimos uma aplicação para o operador lógico e e para o operador lógico ou note no
ou se acontecer uma coisa ou outra a sentença da verdadeira condição a verdadeira portanto ter executado certo então tanto faz se a média é menor que 3 ou a frequência menor que 75 o aluno está reprovado colocar o comentário aqui de operador lógico ou E então vimos aplicação de operadores lógicos e e o nosso programa Tô voltando aqui vamos deslocar o comentário para baixo para comentar essa parte aqui que nós acabamos de fazer também e implementar estruturas de repetição agora vamos trabalhar com a estrutura de repetição for a estrutura de repetição fora é uma estrutura
de repetição que utilizam a contagem Então você repete até que um determinado valor seja atingido é necessário que eu tenho a variável que vai fazer essa Contagem então eu vou declarar uma variável inteira né o contador faz ser sempre um valor inteiro eu vou declarar que uma variável chamada Counter eu poderia ter outro nome centro aqui apenas o nome da variável que eu vou utilizar para contágio mas eu poderia chamar de ir J conte contador se nome de variável e agora aqui em baixo vou mostrar como é que funciona esse outro de repetição fora então
ela tem três partes principais vou começar o comando conforme e aqui a primeira coisa é o valor inicial do meu computador meu computador vai começar a contando a partir de um Então conte igual a um ponto e, a segunda parte é o limite até quando eu vou contar Então vou contar enquanto conte for menor ou igual a 10 e a terceira parte é um incremento ou seja cada vez que eu fizer a repetição quanto vou adicionar o meu computador bom então vou dizer que conte é igual a conte mais um ou seja cada vez que
eu Efetuar uma repetição eu vou adicionar uma unidade no meu computador o prefeito {e tudo que estiver entre as chaves do Forró será repetido Então vou colocar aqui um print F Boa tarde Tá certo então como Sprint F está entre as chaves do foco ele será repetido 10 vezes porque meu computador parte de um e vai até dez a executar eu compilei executei olha aqui ó já repetiu 10 vezes Boa tarde Ah então quer dizer que vai repetir quantas vezes eu quiser assim se eu colocar sem ele repete sem vezes olha aqui com pahlevan tá
que horas sem vezes e Inclusive eu posso fazer o seguinte posso mandar exibir meu computador aqui na frente porque não vai haver inteira Então posso colocar aqui um porcentagem de eu vou colocar um traço e pedir para exibir o conte aqui, Counter E compartilhe com pneu rodei mas aqui 100 vezes E aí vai mostrando o valor da variável contadora cada vez que eu passo dentro do loop então isso aqui fica o sendo repetido né é um laço que será repetido tantas vezes quanto for o meu limite aqui eu posso alterar também o incremento então eu
vou fazer contigo a ponte mais 10 E aí tá certo aí eu conto parte de um mas dez onze mais 1021 mas 1031 então ele vai fazer de um até 91 porque quando ele chega no 101 101 já é maior do que 100 então o laço é quebrado a repetição sessa o que voltar aqui para 1011 incremento aqui de 11 agora o invés de escrever a expressão toda contigo a conte mais um eu posso fazer assim a fonte mais mais automaticamente né quando eu te disse ontem mais mais automaticamente ele vai somar mais um dentro
da própria variável nesse caso aqui dentro do conte então ao invés de escrever a sentença por inteiro contigo ao conte mais um eu posso simplesmente escrever dessa forma aqui conte mais se você está está aqui repetiu 10 vezes como era esperado Então essa estrutura de repetição fora Tô voltando aqui no nosso programa eu vou agora comentar a repetição forte nós acabamos de fazer E aí vamos trabalhar com uma nova estrutura de repetição a estrutura de repetição while coloquei o código aqui já está previamente comentado em Montado não necessito de repetição while seria enquanto enquanto uma
condição for verdadeira será feito o que estiver entre as chaves do willon Will count menor igual a 5 quantas condição for verdadeira ele Executa os comandos que estão entre as chaves estão vai mostrar linguagens e aqui nós tem que eu tenho uma condição e eu estou examinando a variável conte né que já é a mesma que eu declarei anteriormente um conte inteiro só que antes e testar a condição eu preciso ter um valor válido para o conte então por isso que eu estou atribuindo um para o meu computador aqui fora né Estou inicializando a variável
de controle para que ela tem um valor a ser testado aqui um circo onde for melhor igual a 5 ele faz a repetição vamos executar compilei rodeio olha a linguagem ser repetiu cinco vezes porquê da primeira vez que ontem vale um uma menor igual cinco sim então e imprimi linguagem ser incremento o contador aí ele volta contador valer 22 a menor que 5 sim então faz novamente impressão incrementa O Contador Contador volta para cá é testado 3 é menor igual cinco sim então imprimi primo linguagem ser volta para cá com o que mais mais continuar
mais implementa volta para cá continha 44 melhor que cinco imprimir novamente volta incrementa Contador Contador vá assim cinco é melhor ou igual assim não é melhor mas é igual Então faz novamente imprimir linguagem ser pela quinta vez incremento o Contador Contador Vale 66 é menor ou igual a 5 falso aí ele sai fora do louco hein Porque ele repete enquanto a condição for verdadeira quando aconteceu a sua na falsa e sai fora do Luca e eu tenho que primeiramente inicializar a variável de controle aqui do computador Olha se eu colocar um contador valendo sem Quando
eu for testar essa condição ela vai ser falsa que acontece quando é falso quando é falso o loop não é executado seu testar esse problema do jeito que está com conte valendo 100 e ele atribui cena vai leva o contador semelhante 5 falso então ele vai direto que vocês têm pausa e sem fazer nada e vamos executar e foi direto já tá no precinho qualquer tecla porque a condição deu falsa e ele só repete enquanto a condição for verdadeira caso contrário não faz certo se eu colocar aqui que o Point vale zero e ele vai
fazer seis repetições de 0 até 5 vamos testar e olha aqui repetiu de 0 até 5 um Total de seis repetições não tem que eu estou incrementando a variável de controle aqui esse eu não implementar se eu não implementar essa variável avô comentar para que ela não tem feito se eu não incremento essa variável meu computador vai ter sempre o valor inicial e esse valor inicial vai ser sempre melhor que cinco então ele vai entrar num Loop Infinito né ele vai tá comparando sempre com 100 é melhor que cinco ele fica imprimindo linguagem ser o
tempo todo sem parar e vamos combinar com a ver e ele tá imprimindo aqui o tempo todo parece até que tá parado mas o programa continua rodando você vê que ele não não chega no System pause é aquele creme tão rápido que nem dá para ver até ela se mexendo aqui o básico programa não para de executar ó não para de executar e o fechada eu tenho que fechar na mão aqui Tá certo porque ele não chega no System pause ele fica imprimindo o tempo inteiro Então tem que tomar cuidado aqui de não esquecer de
incrementar a minha variável de controle caso contrário ele vai entrar em Du pin infinito conta que executando novamente eu coloquei o conte mais mais para não querer dentro de um loop while eu testo e ele repete se a condição for verdadeira Tô voltando novamente o nosso código agora eu vou comentar também a estrutura de repetição while e vamos ver agora a estrutura de repetição do Wii U essa estrutura diferente eu já coloquei o código aqui então do significa faça faça os comandos do bloco enquanto a condição for verdadeira nesta estrutura de repetição o teste é
feito somente no final enquanto que na estrutura anterior no Uai o teste era feito no início Então qual é feito disso porque primeiro ele faz o comando depois ele testa ou seja mesmo se a condição for falsa o comando será executado se a condição for verdadeira ele volta para o look e executa novamente ele volta executa novamente tá onde faz testa é verdadeiro volta executa a fase de novo testa é verdadeiro volta executa Faz de novo é falso sai do Loop e como teste somente aqui no final e se garante que o comando ou os
comandos que estão entre as chaves Dudu serão executados pelo menos uma vez que mesmo que aconteceu seja falso como teste é somente no final ele já executou uma vez Então é só uma diferença em relação ao Aion Uai se acontecer um fosse falsa ele não executavam nenhuma vez que você que garante que será executado no mínimo uma vez os compilar aqui para ver compilei Holder Esse é o meu contador ele começa com um poder declarei a variável já atribui o valor um Tony faz a primeira vez e conte vale um implementa ele vai fazer enquanto
ontem for menor que desce nesse caso ele faz de 1 até 9 E se eu quiser repetir 10 vezes é só colocar menor ou igual a 10 e executando novamente agora ele faz 10 meses Tá certo bom então vou lá no início do programa onde declarar a variável usar uma olhada aqui ó conte vale um Se eu colocar o conte valendo 100 hoje e voltar para cá e ele vai testar aqui sem a menor ou igual a 10 falso vai sair só que antes ele tem que fazer tudo isso então executa no mínimo uma vez
a diferença básica entre o alho e do ar é isso é onde o teste é feito no ar e o teste é feito no início se for falsa ele não faz nada no dou ele faz domínio uma vez para depois testar E aí se for falsa o sai se for verdadeiro continua no look bem vamos executar novamente Execute compare vão Olha já deu aqui sem looping doi ou então ele executou a primeira vez mesmo valendo 100 Tá certo porque não tinha nada que impedisse aqui no do e depois aquele fez o teste é tão sem
a menor ou igual a 10 falso aí saiu do lutem foi para o System pause e tá aqui o pressione qualquer tecla para isso aí garante que ele faz no mínimo uma vez uma outra coisa interessante que nós podemos fazer nesse tipo de loop é o seguinte eu vou alterar aqui o código e agora não vou usar mais o ponte eu quero que a pessoa Digite o valor e dependendo do valor que ele digitar eu vou continuar eu não vou sim ou não você acha que eu vou colocar uma variável que eu tenho que declarar
lá em cima ainda a resposta então encontro a resposta for positiva e ele continua no loop se eu digitar zero ou negativo ele sai do look bem então vou fazer aqui uma escala F para mim a variável resposta que tem que ser obviamente inteira um chama aqui de resp e vou deixar lá em cima vamos lá no começo e vou colocar aqui resp eu posso tirar esse senha aqui no meu ponte me declarei aqui a resposta essa resposta não vou nem inicializar porque ela vai ser inicializada e aqui dentro do próprio do então receba um
valor aqui dentro e testo ele aqui dentro quanto a resposta for maior quiser ele repete por zero ou negativo ele vai sair do loop tão quantas vezes vai repetir Não sei vai depender do que o usuário digitar então eu consigo deixar a critério do usuário quantas vezes vai repetir e aqui no PSF para deixar mais explícito para o usuário vou colocar Digite o valor positivo para repetir certo então se digitar um valor Positivo vou ficar repetindo o louco hein ser digital zero ou um valor negativo vai sair do looping e o executar um valor positivo
para repetir 7 repete oito repete 99 repete um repete dois repete qualquer valor positivo ele fica repetindo se eu digitar menos um valor negativo saiu do looping foi para o System pause Já saiu do programa Tá certo então ele vai coletando valor da resposta e testando aqui se for positivo segue no look e se não for sair fora do looping a executar novamente colocar a zero você colocar 0 logo de cara ele já foi obrigado a executar uma vez olha fez que estava aqui dentro do Du né Digite o valor positivo ou conectar o valor
só que agora valor é zero ele vai testar resposta mas quiseram não Então sai fora do grupo saiu terminou o programa é tão simples e eficiente no pin duwell e agora de volta ao nosso programa eu comentei aqui nós acabamos de fazer né Eu dou eu e vamos ver o conceito de vetores Eu já coloquei o código declarei aqui um vetor normalmente por questão de organização eu declaro as variáveis lá no início do programa Mas para ficar mais rápido eu vou declarar aqui mesmo para poder apresentar conceitos já para vocês aqui e ficar fácil de
visualizar então de clarinho vetor aqui que que é um vetor ou um Array é uma variável que tem múltiplas posições de armazenamento ou seja em uma única variável eu posso armazenar Vários valores neste caso estou criando uma variável do tipo flor chamada ver um e que tem quatro posições e armazenamento então consigo guardar quatro valores em ver um e aqui do lado direito e eu estou passando os valores para cada posição portanto estou declarando e inicializando o vetor V um tão estou passando os valores aqui pela ordem 7.1 será o primeiro valor ser armazenado 8.4
segundo 915 terceiro 5.214 porque o meu vetor tem quatro posições de armazenamento porém a primeira posição de armazenamento né Essas posições de armazenamento nós dizemos que são os índices do vetor tão primeiro índice não é o ensino é o índice zero tá rindo igual a gen ser vetores começam do índice zero estão 7.1 está armazenado no índice zero 8.411 esse 19.5 22 5.2 23 então seu declara um vetor de quatro posições ele vai ter quatro posições porém os índices são de 0 a 3 a hora de exibir os valores o vetor já estou imprimindo aqui
isso daqui é um texto e aqui a variável então a variável V10 vai imprimir quem está na posição zero do meu vetor que no caso 7.1 v1 em si um vai imprimir quem está na posição 1 do meu retorno que é 8.4 o V2 v1 ETS2 para imprimir quem está na posição 29.5 e ver um em três para imprimir quem está na posição 13 do meu vetor que é o 5.2 Ok então é importante lembrar que a primeira posição do vetor é sempre o índice zero e eu não consigo trabalhar com vetores sem passar mim
se porque se eu não passar o ensino e não sabe qual posição ele tem que ler ou Em qual posição ele tem que gravar tão ao trabalho com vetores é importante sempre lembrar que eu tenho que passar o índice né então V10 significa que eu estou neste caso imprimindo a primeira posição do meu retorno ok bom então vamos executar aqui vamos fazer um teste eu comprei tá aqui ver um índice zero igual uma coisa é esta parte aqui é o meu texto né pra dentro aqui das aspas do cliente efe Então eu tenho aqui um
igual a marcação da da marcação de um flor e qual flores que será exibido aqui touch está em ver um em si zero que é 7.1 porque eu já havia atribuído aqui antes Será que ver um índice um 8.4 v11 esse 29151 23 5.2 aqui estão aparecendo mais caso desse mais porém eu posso formatar aqui uns potoqueiro é uma casa e coloca aqui. Um F a porcentagem. Um F Oi e aí vai ser exibido com apenas uma casa decimal executar novamente um pedreiro e voltei daqui Tá certo então conseguir exibir os valores do vetor esses
valores que já foram atribuídos aqui mas eu posso também receber os valores normalmente utilizando scaef peço para o usuário digitar e Aí recebo os valores que os olhos digitar na minha variável e vetor com tanto que eu passo o índice também né Lembrando que sempre eu preciso passar Collins que eu vou armazenar agora utilizamos 4print é fiz para exibir em cima vetor tivesse 20 posições ter que colocar 20 print é fiz para fazer uma exibição não para isso existem as estruturas de repetição então ao invés de um printar tudo dessa maneira eu posso fazer um
looping e apenas exibir desse jeito para que você se pudessem é aprender melhor o conceito de vetores né lembrar que eu tenho que passar cada uma das posições Mas eu posso fazer isso de forma automática Então vamos fazer utilizando um look foto então primeira coisa e o inteiro que eu vou chamar aqui de ir que será o contador que o meu retorno agora em seguida vamos fazer o look fora então a nossa estrutura de repetição fora a primeira coisa o valor inicial de seu computador na minha estrutura como o vetor começa pelo índice zero então
o valor inicial de ir é zero Então coloque igual a zero então eu vou repetir enquanto ir for menor do que 4 e não é porque o tamanho do vetor aqui é quatro mas Lembrando que começa a posição zero então e menor que 4 na prática vai até o valor 3 a e agora o incremento do meu vetor que é e mais em Tá certo e aqui ao invés de menor que 4 se você quiser também é equivalente você usar dessa forma e menor ou igual a três vai até a última posição do vetor que
é três tão e menor ou igual a três ou e menor que 4 e Dá no mesmo certo você usa que você se sentir mais confortável agora eu vou imprimir os valores que estão dentro do meu vetor Então vou aproveitar um print F desses daqui vou colar aqui e vou comentar a estes que estão aqui os sertões e vim dos valores do vetor Só que vai ser ignorado ele vai fazer o que estiver dentro do meu louco se eu deixar dessa forma ele vai repetir quatro vezes o que está na posição zero do meu vetor
que eu tô passando sob um sincera certo então ele mostraria 7.14 vezes vamos fazer o teste e pirei rodei ó ele tá repetindo mas está repetindo justamente o que está aqui ver um índice 0 = 7.1 depois ele volta ver um eles fizeram igual a 7.1 então que está sendo exibido é o valor que está na posição ver 110 tô mostrando e aqui bom mas eu quero que mostre todos como é que eu altero isso ao invés de ficar sempre mandando exibir a posição zero eu vou modificar aqui para que exiba a posição e do
vetor e Ah tá mas porque a posição ir que eu montei meu look em Fort justamente de acordo com o sentido do meu retorno então quando estiver na posição zero ele vai imprimir a posição zero quando isso for um ele vai imprimir a posição quando isso for dois é a primeira posição 2 e assim por diante bom então desta forma e já está seguindo os outros valores do vetor Agora tenho que concertar esta parte a que hora ver um esse 0 e 1 x 0 mas aqui não é mais em 10 já tá mostrando 21
por quê que tá aparecendo 10 aqui tá aparecendo zero aqui porque eu não mudei o texto então ao invés de eu mudar a invés de eu mostrar né o texto 10 aqui eu posso colocar um porcentagem de e aqui dentro e mostrar o índice do meu que é o índice E então coloco aqui e ele vai mostrar a posição então quando ele for zero aqui vai aparecer ver um eles fizeram quando ele for um também vai aparecer um esse um Então esse daqui encaixa aqui mostrando a posição do vetor e essa segunda variável que é
o próprio vetor encaixa aqui mostrando o valor e vamos executar compilei rodeio Oi aqui é 110 7.1 v1 21 8.4 v11 esse 29.5 ver um esse 35.2 bom então Aqui estamos percorrendo o vetor u utilizando um louco em forma certo espero que vocês tenham compreendido e o conceito de Vetor e é muito bem pessoal de volta ao nosso código agora vamos trabalhar com Matriz né matrice é um Array de duas ou mais dimensões ou seja ele tem mais do que um índice tá ele é bem parecido com o retorno né na verdade o vetor é
um é um caso especial de uma atriz ele tem apenas uma dimensão né porque só tem um índice EA Matriz ela pode ter em várias dimensões nesse caso aqui ela tem duas dimensões porque tem dois índices o que significa isso significa que esta Matriz tem linhas e tem colunas bom então este primeiro índice é a quantidade de linhas este segundo é quantidade de colunas então nós temos uma matriz de três linhas por três colunas se eu tenho dois índices eu vou precisar ter um contador para cada índice então eu tenho um contador de linhas que
é o inicie e um contador de colunas que o índice J e para receber esses valores eu vou precisar utilizar dois nuvens aqui temos o esquema eu vou ter que colocar um índice para a linha e o índice para coluna um dentro de cada um tem esse primeiro look em aqui das Linhas ele fixa a linha e aqui dentro nós vamos andando nas colunas e armazenando os valores numa determinada a linha e numa determinada coluna Wiliam esse da linha o J é o índice da coluna uma matriz agora temos que passar esses dois índices certo
então muito parecido com o vetor o que aumenta a quantidade de dimensões portanto a quantidade de índices eu vou executar o problema pra gente visualizar melhor eu compilei olha um toque está mostrando elemento 0 0 que é o primeiro valor que eu vou digitar aqui nesse momento Wii e zero e o Jota zero então está na linha zero coluna zero e Digite o valor 7878 armazenado na linha zero coluna zero agora nossa em que a linha continue zero e a coluna vai para um é porque eu estou dentro deste loop em aqui do J então
enquanto a linha mantida em zero a coluna vai variar de 0 1 e 2 por fixar a linha certo e variando a coluna até o preencher todo mundo da minha zero porque 78 agora minha zero coluna 1 99 em 60 coluna 27 o ok então já preenchi a linha zero agora quando eu mudar aqui o Jota já vai valer 33 é menor que 3 falso Então esse look aqui é quebrado o J ele volta aqui para o fórum e do inicie o Mc incrementado Era Zero passa a valer 11 é menor que 3 ele volta
e escreve aqui só que aí eu já estarei na linha 1 vamos fazer o teste daí entre e foi para a linha 1 coluna zero primeiramente para escrever a linha zero este ciclo aqui do fórum J foi totalmente feito depois ele volta e implementa o ir eu vou para próxima linha entro novamente em J só que agora J vale zero porque eu tô entrando pela segunda vez eu estou na linha 1 coluna zero é por causa dos valores 55443 linha 1 coluna 2 Quando eu der entre J Vale 33 é menor do que 3 não
então esse ciclo é rompido novamente ele vem para a chave deste fórum volta para cá incremental ir o e passa a valer 2 o e passa a valer dois estou na linha 2 e agora Entrei novamente aqui estou na coluna zero e eu vou digitando os valores para minha Matriz 45 7688 são 3 linhas e 3 colunas agora preencher o tudo quando eu der em ti e eu vou passar para segunda parte aqui do programa que é a saída de dados então quando eu der entre os olhos serão sido armazenados na memória e eu vou
começar a imprimir os valores vou escrever primeiro saída de dados e depois vou imprimir todos os valores que foram digitados estão de inter olha aqui ó e aqui estava recebendo aqui eu fiz um looping para ler cada valor Recebido e mostrando a saída é um elemento 0 0 aqui na saída é o que está sendo exibido aqui na saída de dados na saída de dados começou a mesma Matriz o índice é o mesmo o loop é o mesmo para ir e o mesmo para J né então aqui lembrando que ele encontrou a linha por J
controla a coluna Então estou imprimindo o que está armazenado dentro da Matriz que corresponde a esta segunda parte aqui do nosso programa essa daqui de baixo tô lendo que forma Senado a primeira parte simplesmente armazenou agora eu tô lendo e colocando os valores armazenados na tela essa primeira parte aqui eu usei para receber utilizando escala F agora como eu vou exibir Eu apenas coloco para imprimir o elemento da Matriz bom e é a linha o J é a coluna i i a matriz e j é que vai ser exibido bastante estou imprimindo os dados dessa
forma mostrando o valor de ir na linha ou valor que J na coluna Oi e o valor de matriz e j e aqui e eu vou andando na matriz e vão primeiros valores bem semelhante ao vetor só que agora um pouco mais trabalhoso porque eu tenho que ir trabalhar com dois índices um para a linha outro para coluna uma outra novidade agora que eu posso utilizar aqui na matriz e aqui ao definir a matriz né eu coloquei aqui 3 linhas e 3 colunas se eu quiser aumentar a capacidade ou diminuir a capacidade da Matriz eu
tenho que mexer que com os valores dos índices né e eu posso colocar por exemplo 5 linhas e 5 colunas só terá que tem uma triciclo por cinco mas aí eu vou ter que mexer no valor DJ no valor de ir para que eles reflitam essa alteração e eu posso fazer seguinte eu posso ficar constantes como é que eu queria uma constante em linguagem ser vamos ver aqui e eu queria uma constante aqui em cima então eu defino a constante linhas e linhas Vale três e definir também a constante coluna sendo que colunas Vale três
então quando eu colocar a palavra linhas no código ela já vai trazer o valor três dentro dela e colunas também certo mas a minha Matriz já três por três eu vou modificar aqui vou colocar dois por dois 17 vou alterar o tamanho daquela Matriz aí o que que eu tenho que alterar no código que foi feito vem para cá ó e aqui o invés de colocar o número eu escrevo linhas e automaticamente ele tá trazendo o valor de linhas que no caso ali é dois e aqui eu vou colocar colunas é automaticamente e vai trazer
o valor que está dentro de colunas off colunas é dois porém agora tem que alterar o valor aqui agora se este foca que controla as linhas ao invés de usar 3 que seria o número de linhas eu vou utilizar a palavra linhas e aí ele já vai trazer o valor que eu defini lá na verdade é dois e aqui a mesma coisa para colunas bom então quando eu vou dar a matriz ela já vai ficar diferente a mesma coisa eu vou fazer aqui na saída de dados índice controlar a linha Então escreva a constante linhas
e aqui eu escrevo a constante colunas a Tá certo como linhas e colunas eu defini como dois então esta Matriz agora vai ser dois por dois essa é uma forma pra ficar mais fácil de alterar o tamanho da Matriz quando eu precisar rodar sem ter que ficar alterando linha por linha então eu vou executar aqui novamente e vamos ver se vai ficar uma matriz 2 por 267 é uma linha duas colunas já mudou para segunda linha e olha tem aula 32 por dois agora certo 2 x 2 porque eu defini aqui duas linhas e duas
colunas não é só fica uma forma mais fácil de alterar agora quero uma três quatro por quatro OK pode por quatro quatro linhas quatro colunas bom então agora onde está escrito linhas vale quatro onde está escrito coluna se vale quatro vamos rodar compilei há 8 9877 Olha só uma linha quatro colunas foi para segunda linha a terceira linha E aí a quarta linha Tá certo agora ficou uma atriz 4 por 4 tô na linha zero agora a linha um as quatro colunas a linha 2 com as quatro colunas e a linha 3 e com as
quatro colunas virou uma matriz 4 por 4 can bom então nós trabalhamos com matrizes e Trabalhamos também o conceito de constantes em linguagem C E aí Tô voltando novamente ao nosso programa eu vou comentar agora a parte de matrizes e vamos ver Street e o que que é uma Street uma structure é uma variável especial dentro dela ela pode armazenar outras variáveis Olha que interessante criei aqui é istructe chamada ficha aluno certo e dentro de ficha aluno aqui dentro das chaves eu estou definido Qual é o conteúdo das truque fixá-lo no ficha aluno para mim
algo que tem matrícula tem nota 1 e tem nota 2 tudo isso compõe o que eu chamei aqui de ficha aluno eu coloquei apenas três variáveis aí mas eu poderia colocar muitas outras eu poderia colocar noob do aluno endereço de aluno e-mail telefone o que eu quiser que eu precisar para definir o que que é uma ficha de aluno eu coloco aqui dentro depois eu preciso criar uma variável do tipo esse truque ficha aluno Então na verdade quando eu construo istructe eu estou definindo um tipo de dados que é composto por outros tipos de dados
então para quê que eu vou criar uma estrutura eu vou criar um e quando eu tenho necessidade de agrupar vários dados relativos a uma coisa a um determinado objeto quero agrupar todos os dados da ficha do aluno então eu coloco tudo aqui dentro da estufa e ficha aluno para utilizar a Strut eu preciso criar uma variável Então estou criando a variável aluno Esta é a variável variável chama-se aluno Poder chamar aluno 1 aluno dois a enfim é nome de variável que importa é que aluno é do tipo strukt ficha aluno ou seja dentro de aluno
eu vou ter matrícula eu vou ter nota um e eu vou ter nota 2 para se referir às variáveis internas aqui da Strut esses campos eu tive o nome da variável que eu defini aqui né para Street e por receber aluno ponto matrícula aluno ponto nota um aluno. Nota 27 então aluno é a variável que é desse tipo ir para acessar as variáveis internas eu coloco aluno ponto matrícula para acessar nota um é aluno. Nota 1 para acessar Nota 2 é aluno. Nota 2 aqui eu estou armazenando os dados e aqui imprimindo os dados ó
quero imprimir número da matrícula a aluno ponto matrícula que é o inteiro porcentagem de então aqui normal né vai bater com o tipo de dados que eu defini aqui para estuque o sexo do Norte receber é um inteiro na hora de exibir também o inteiro nota1 nota2 são variáveis do tipo Flot tão tá aqui com duas casas decimais aluno ponto nota um aluno. Nota 2 com isso eu consigo coletar os dados dentro das truques e exibir esses dados vamos executar eu compilei vamos colocar 123 para o número da matrícula E ele tirou 8 e 9
daqui lendo os lados das truques matrícula 123 nota da prova 18 nota da prova 29 certo então com isso eu consigo armazenar vários dados relativos a um determinado assunto dentro de uma struct' Essa é a função da Strut aqui eu criei uma variável do tipo string to the fish aluno Mas eu posso criar contas olhada se eu quiser posso ter aluno 1 aluno dois aí agora tem já dois alunos ou simplesmente criar um vetor districts é uma coisa falou que se eu colocar assim a l Ben 10 certa Estou criando um vetor chamado a Helen
com 10 posições do tipo struck de fixá-lo no Tão dentro de cada a posição do vetor teria uma estrutura inteira eu declarei a variável aqui embaixo né para poder mostrar para vocês para ter um maior facilidade mas a isto que a gente deve colocar lá junto com as outras variáveis aqui no início do programa e voltaram o código aqui deixar só como aluno eu comprei continua tudo funcionando e Tá certo então essa folha na sua aula sobre Street o ok pessoal retornando aqui o nosso código agora nós vamos ver o conceito de função então eu
coloquei aqui o esqueleto de uma função que que é uma função uma função bloco de código e faz uma operação bem específica era executa uma tarefa específica aqui temos as partes da função então primeira coisa aqui toda a função ela vai ter um tipo de retorno é um nome e ela pode ou não ter parâmetros certo e tem isso aqui é o esqueleto de uma função na frente o tipo de retorno depois o nome e os parâmetros que são parâmetros são variáveis que recebem valores que vende outra parte do programa e aqui entre as chaves
da função eu coloco os comandos né então isso aqui em algumas linguagens é chamado de subprograma ou sub-rotina não é porque ele fica separado aqui do corpo principal do programa e ele é chamado digamos assim por essa área principal aqui no nosso caso na linguagem ser né é a função homem tem uma função bem ela pode chamar Outras funções que são outros blocos e códigos separados que realizam determinadas tarefas eu coloquei aqui o código de uma função chamada multiplicar Então vamos ver como é que esse esqueleto se aplica aqui nesta função primeira coisa que eu
tenho aqui um esqueleto é o tipo de retorno qual o tipo de ET é só multiplicar é in this Town se o dia todo ele vem sempre antes do nome da função Então esse tipo aqui é o tipo de retorno desta função a função é denominada multiplicar aqui é o nome da função que vem antes dos parâmetros e dentro dos parentes e são os parâmetros estão parâmetro esse aqui penne um pn2 que são duas variáveis inteiras são variáveis locais são variadas que pertencem a Esta função e servem para receber valores que são passados por outra
parte do programa que outra parte seria essa Pode ser que da função bem se nos separarmos Olha eu tô aqui logo após a inclusão das bibliotecas tem o definir e tem a minha função multiplicar Isso aqui é uma área está fora também ó função bem começa aqui e quando você criar uma função Ela será fora da função bem é uma outra área de código e a função bem vai chamar Esta função quando precisar que ela seja executada agora o funcionamento da aqui dentro Eu tenho variável local chamada RS tem o pênis um e o pênis
dois que são variáveis que vão receber valores de que vem de outra parte do programa recebo esses dois valores multiplico os dois armazenar o resultado em resto e fácil retorno do resultado nós tem que aqui eu disse que a minha função retornavam inteiro e a variável o resto é do tipo inteiro essa variável que eu tô retornando eu não posso retornar aqui um flor outro esse eu disse que a minha função é em ti ela tem um tipo de retorno então ter que retornar sempre um inteiro para uma função Indy se os valores que eu
receber se fossem se aqui ao invés de ente eu tivesse flores né a multiplicação seriam Flot E aí eu alteraria aqui também eu posso retornar flor te posso posso retornar a fonte não tem problema nenhum desde que é o valor que o calculei aqui seja também um Flot neste nosso caso não tem muito sentido porque os dois valores são inteiros certo então aqui eu vou escrever em ti porque eu tenho que retornar inteiro mas poderia retornar flor que posso retornar achar qualquer tipo de dados eu posso ter aqui como retorno posso inclusive também não ter
retorno quando eu não tenho retorno a minha função e do tipo void um toque a função é do tipo int E vai retornar essa variável mas para quem ela vai retornar bom ela vai retornar para quem acha amor e onde está chamada a chamada está na função principal certo então aqui eu tenho um bloco de código que vai efetuar essa multiplicação e lá dentro da Man em algum ponto da mãe eu vou chamar essa função ao chamar a função eu tenho que ir passar o nome dela dentro também e tem que passar valores que serão
recebidos nesses parâmetros vamos lá então e aqui embaixo na Man eu tenho a variável v1 e V2 e resultado peço para digitar o valor de ver um recebo aqui peço para digitar o valor de V2 recebo aqui e digo que resultado é igual a multiplicar v1 V2 multiplicar é o nome da minha função lá em cima então estão chamando a função nesse momento quando eu coloco o nome dela eu estou chamando a função só que minha função multiplicar ela tem tem dois parâmetros Então eu preciso passar dois valores tô passando aqui v1 e V2 o
valor da variável ver um ele é copiado para o meu primeiro parâmetro lá na função bom então o valor de ver um ele é copiado para pênis um e o valor de V2 que eu passei lá ele é copiado para PM eu estou tem uma cópia dos valores aqui nesse nestas variáveis internas aqui tá função e através dessa cópia o manipulo e faço aqui a multiplicação depois retorna o resultado pronto quando esse resultado retorna ele retorna lá para mim novamente e ele retorna certo então é como se tudo isso daqui fosse substituído pelo valor do
retorno e esse valor do retorno é atribuído nesta variável local aqui trança variável local recebe o resultado da multiplicação ao chegar nessa linha de código aqui ele pula para a função executa o que está lá dentro da função e depois retorna para cá atribuindo o retorno na variável resultado E aí eu imprimi o resultado aqui a gente tem que botar o seguinte quando o problema começa executar e começa pela função bem então a primeira coisa que ele vai fazer o que está na Man Tá certo então aqui ele vai digitar os valores receber os valores
e aquela função que eu criei só vai ser executada Se houver uma chamada para ela se eu não tivesse essa linha aqui a função multiplicaram seria chamada se não houvesse essa linha Então embora ela estivesse presente lá em cima ela não faria nada porque não foi chamada então a função só executa quando é chamada nessa linha estou chamando então quando eu chego aqui ele vai para aquele pedaço de código da função executa o que está lá e depois retorna volta para cá enviando o valor da resposta essa resposta é armazenada em resultado e eu imprimo
aqui na Man e vamos executar isso aqui compilei rodei o pa e deu Henrique Ah esqueci de comentar eu vou comentar que o nosso esqueleto né que isso aqui foi só para explicar mas não tem a ver com código e eu comentei aqui esqueleto ou recompilar gente o primeiro valor dois segundo o valor três duas vezes 36 Tá certo então nossa função de multiplicar executou com sucesso e essa foi na sua aula sobre funções