salgado por lei 698 barreiros e professor de história aqui da casa ea gente vai conversar hoje um grande resumo sobre as doutrinas sociais do século 19 um momento que os operários começaram a desejar o poder de transformação com a qualidade se degradar o conteúdo desse vídeo deixa eu lhe disse que era o nosso canal [Música] após as poderosas e triunfante revoluções do século 18 inaugurando uma nova fase na cidade chegamos agora a idade contemporânea após a queda da bastilha também era a consolidação de uma nova maneira de se fazer comércio agora o capitalismo comandava as
ambiciosa as mentes dos principais estados europeus por trás dessa grande expansão dos parques industriais existia sem que ninguém percebesse nascendo das entranhas da mais poderosa classe a chamada burguesia uma outra formação social e uma nova classe que nasce identificada como tal olhando nos olhos entendendo suas misérias seus problemas e os desafios de semana da sua vida a chamada classe operária [Música] ela é fascista forma de vida dos trabalhadores que vai despertar uma grande indignação em muitos intelectuais do século 19 jornada de trabalho é de 15 e 16 horas nenhum tipo de descanso semanal nenhuma regulamentação
trabalhista ou algum tipo de direito algum tipo de garantia que desce trabalhador um pouco de estabilidade e tranquilidade para tocar sua cabeça dessa maneira pessoal alguns teóricos diziam que era melhor ser um escravo nos campos de algodão do alabama do que um trabalhador em inglês em liverpool exatamente no mesmo ano os trabalhadores ingleses viviam como escravos e pouco tinham como reivindicar as suas insatisfações [Música] além da imensa jornadas eles não tinham garantia à saúde não tinha garantia de educação e nem mesmo de moradia trabalhavam compulsivamente a vida inteira em máquinas repetitivas em esteiras rolantes alienáveis
e voltavam depois de anos de trabalho com danos cerebrais irreversíveis [Música] lutaram os nudistas termina às máquinas tentará lutar os kartistas escrevendo reivindicações ao parlamento mas a primeira grande corrente intelectual pós karting são os intelectuais socialistas que foram chamados de socialistas utópicos foram eles san simón charles correr nu e black e talvez mais importante de todos robert owen foi o homem das três meninos o primeiro cara que tentou fazer uma indústria cooperativa tentou também fazer uma fazenda em cooperativa lutou contra uma classe que ele chamou de traidor e até o final da vida organizou os
trabalhadores numa militância através do trade unions a estréia de units que vão ser a base de um embrião do que nós conhecemos hoje como sindicatos blake realizou as oficinas nacionais uma forma de o estado garantir o emprego do trabalhador sam se não dizia que somente os mais sábios deveriam governar e charles fui e criou uma base de uma suposta reforma agrária não é uma distribuição de terra um espaço que deveria ser produzido pela coletividade a maioria dessas propostas ou simplesmente não aconteceram ou tiver um fracasso em suas tentativas de se transformar em mais do que
linhas e sim experiências reais e é aí que surge o amado e odiado alemão judeu chamado karl marx junto conferente em julho foi max que falou o que você está tentando fazer é o tópico o que você deseja fazer é simplesmente impossível porque max lutamos tanto pelos trabalhadores porque vocês tentam melhorar a vida dos trabalhadores dentro de um sistema que só pode existir através da exploração dos trabalhadores mas se não podemos mudar o sistema o que faríamos max a destruição do sistema capitalista e foi assim que nasceu a teoria de uma ditadura do proletariado alcançando
o poder através de uma grande revolução amada e tomando por bem ou por mal todos os espaços produtivos e claro também hoje meios de comunicação o estado socialista marxista desejava a estatização dos meios de produção dádi social ampla a isonomia de direitos e claro que todos todos tivessem as mesmas oportunidades que quem sabe até as mesmas propriedades após muitos e muitos anos após muitas e muitas gerações onde todas as pessoas vivenciem igualdade então o próprio estado poderia se retirar e as pessoas deveriam em grandes comunidades vivendo por si só escolher os seus próprios direitos e
suas próprias formas de organização é aí que nós chegaríamos ao total do comunismo a última etapa do processo do socialismo marxista mas surgiu então outros teóricos que também não gostaram das idéias marxistas entre eles propõem bakunin homens que começaram a formar a base do que nós chamamos de anarquismo dizia ele que o comunismo era uma ideologia linda mas que demoraria muito para chegar é necessário a destruição imediata do estado ea formação também imediata de comunidades humanas não era necessário mais uma ditadura outro processo de dominação do grupo eo outro era preciso que o estado se
ausentasse e que as pessoas tomassem a vida pelas próprias mãos produzem bakunin discordavam apenas da maneira como destruir o estado 1 através do terrorismo do ataque da revolução e esse é bakulin o outro através do amor e da thais de se falar nos olhos que vai influenciar demasiadamente o movimento hip década de 60 dessa maneira surge agora nossa história um novo personagem o proletariado unido teorizado e brigador se você gostou e se bate bola rápido sobre assuntos sociais do século 19 deixa eu li ke e não esqueça de assistir o azulão sábado dia 3 novembro
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