♫ Música de abertura ♫ Olá! pequeno gafanhoto, seja bem vindo a mais uma aula de seu curso de excel Meu nome é Gustavo Guanabara e eu sou seu professor! Agora a gente chegou naquela que aula no iniciozinho eu vou te mostrar, porque, o Excel é tão poderoso E mostrar para as pessoas que acham que sabem usar o excel Tem muita coisa que você não sabe usar ainda gafanhoto E por conta disso eu trouxe dez dicas pra quem gosta de trabalhar com excel, mas, não sabe muitas teclas de atalho não sabe muitas funcionalidades da ferramenta e se você chegou aqui pelo curso de excel Saiba que já tem um curso completo de Word no nosso canal, inclusive eu fiz um vídeo onde eu mostro dez dicas de utilização do Word que pouca gente sabe Mas antes de começar a te dar as dicas eu vou te fazer um convite especial essa aula com essa qualidade com a quantidade de aulas que a gente vai fazer Com a qualidade do curso que você com certeza já conhece, só é possível Graças à ação dos nossos patrocinadores que são empresas e também os nossos alunos Se você quiser ser um aluno colaborador um aluno patrocinador Basta você acessar aqui ó: apoie.
me/cursoemvideo Pode abrir uma aba nova aí Acesse esse site que ta aparecendo na sua tela e faça sua doação Qualquer colaboração é muito bem vinda Se você gosta da qualidade, saiba que tudo isso custa muito caro o estúdio, qualidade de áudio, qualidade de imagem, edição, a produção visual tudo que aparece na tela tudo isso é muito caro conto com a colaboração de vocês. Mas vamos partir logo para o excel, porque tem muita coisa pra gente ver aqui, vamos a nossa primeira dica. Já tô aqui com o Excel com a nossa planilha de teste, a primeira dica é o seguinte: todo mundo sabe que para selecionar linha e coluna eu não preciso fazer isso daqui selecionar um por um, eu posso simplesmente clicar no número da linha ou no endereço da coluna até aí tudo bem, mas você tem que tirar a mão do teclado e colocar a mão no mouse Para fazer isso de maneira simples você para onde você quer Por exemplo quer essa coluna aqui dos cargos eu vou pressionar Ctrl + Espaço e ele vai selecionar a linha inteira Para fazer a mesma coisa com as linhas eu escolho por exemplo, eu vou querer o Daniel, aqui Eu paro o mouse em qualquer lugar da linha Daniel, pressiono Shift + Espaço Eu seleciono também a linha inteira, viu como é fácil?
ctrl + espaço ou shift + espaço você seleciona a linha inteira ou a coluna inteira inclusive aquilo que está vazio do lado no caso das linhas e vazio embaixo no caso das colunas é exatamente a mesma funcionalidade que eu mostrei antes, de clicar no numero da linha e cliquar no nome da coluna, você só não vai tirar a mão do teclado para colocar no mouse e se você tá pensando que isso é frescura pra quem trabalha o dia inteiro você ficar tirando a mão do teclado, botando no mouse, botando no teclado fazendo essa troca toda, vai te dar tendinite isso é um grande problema então procure aprender o maior número de teclas de atalho que você conseguir principalmente aquelas que você mais usa E por falar em tecla de atalho a nossa segunda dica também tem a ver com isso Seguinte pra gente inserir linha tem um trabalhão as vezes né? O cara colocar uma pessoa que antes do Walter você vem aqui na página principal clique aqui inserir, inserir linhas na planilha e aí ele vai inserir a linha. Utilizando a dica que eu te dei anteriormente e mais uma tecla de atalho, vai ficar muito fácil você conseguir inserir e excluir linhas então por exemplo se eu quiser incluir uma linha você selecionar linha inteira Por exemplo, vou selecionar a linha aqui, Paulo Shift + Espaço selecionei inteira, essa foi a dica número 1 Você agora pode cliclar em Ctrl + se você apertar "Ctrl +" eu acabei de inserir uma linha, gostou dessa né?
E o "Ctrl +" se pode usar o "Ctrl" do teclado e o "+" daquele teclado numérico que fica do lado do seu tecladinho, se você assim como eu tiver utilizando o notebook você vai ter que segurar o "Ctrl" o "Shift" e apertar o "+" porque o "+" na tecla do teclado que quando não tem um teclado numérico, o "+" está na parte de cima então precisa do "Shift" mas você tem um tecladão um grandão com teclado numérico lado basta "Ctrl +" e ele vai inserir. De maneira similar você pode selecionar a linha e da "Ctrl -" que ele apaga Então ó, tô com essa linha em branco aqui "Ctrl -" e ele vai apagar a linha E eu vou dar um adicional nessa dica se você der "Shift + espaço", selecionei a linha inteira vou segurar o "Shift" vou apertar pra baixo selecionei, quatro linhas inteiras vamos apertar "Ctrl +" e ele vai incluir exatamente quatro linhas inteiras então ele inclui a quantidade de linhas que você selecionou, e o mesmo serve pra colunas Vamos dar o "Ctrl + z" aqui pra voltar, eu vou por exemplo selecionar a coluna do sexo "Ctrl + espaço" e vou dar "Ctrl +" se eu der "Ctrl +" ele vai adicionar uma linha antes apertando "Ctrl -" ele vai remover essa coluna a mesma linha de raciocínio também funciona se eu selecionar três colunas e der "Ctrl +" ele vai adicionar três colunas se eu der "Ctrl -" selecionando três colunas e vai eliminar as três. E aí, gostou?
Muito fácil né? Outro problema que a gente tem é quando a gente quer selecionar as coisas E essa é a nossa 3ª dica: Se você quiser partir daqui pra cima lá pra última linha se pode ir apertando a seta para baixo, tudo mais e ir até a última pessoa Não é esse o meu objetivo, tem um jeito fácil de fazer isso Você segura o "Ctrl" e aperta seta pra baixo e você vai pra ultima "Ctrl" seta pra cima e vai pra primeira se você apertar "Ctrl + →" você vai pra última célula certa pra "Ctrl + ←" você vai pra 1ª celula. Estando em qualquer lugar da planilha se você pressionar "Ctrl + home" ele vai pra 1ª célula, para a célula "A1" E eu vou adicionar nessa dica, de graça pra você, mais uma Faz essas teclas segurando "Shift" então olha só, "Ctrl + ↓" vai pra ultima, "Ctrl + ↑" vai pra primeira.
Se no lugar de "Ctrl + ↓" eu apertar "Ctrl + shift + ↓" ele vai selecionar tudo, se eu apertar "Ctrl + shift + →" ele vai selecionar todas as colunas, tô aqui em cima vou apertar "Ctrl + shift + ↓" "Ctrl + shift + ↑" "Ctrl + shift + →", "Ctrl + shift + ←" Viu como é fácil? Mas tem jeito mais fácil ainda, ainda mais fácil de selecionar todo o conteúdo da mini planilha que você tá trabalhando eu vou fazer o seguinte aqui ó vou colocar uma outra planilha aqui, vamos botar uns valores malucos aqui Certo? Criei uma planilha aqui eu claramente tenho duas planilhas, essa planilha da esquerda e essa da direita eu não tô falando das planilhas daqui de baixo, tô falando aqui ó eu tenho dentro da minha planilha eu tenho duas áreas de dados têm como selecionar uma área de dados uma tecla de atalho muito simples você vai pressionar control + asterisco, selecionei onde eu tava se meu cursor tiver aqui e apertar control + asterisco, ele vai selecionar todos os dados dessa minha planilha e essa dica do asterisco, também serve para o teclado numérico apenas se você tiver utilizando notebook ou não quiser usar o teclado numérico o asterisco está acima do 8, então você vai ter que pressionar control + shift 8, beleza e essa dica do conto asterisco foi a nossa quarta dica.
Agora vamos passar pra mais uma dica, às vezes quando você quer apresentar o seu trabalho, quando sua planilha estiver terminada, você não vai querer que essas linhas apareçam, que são as linhas de grade nem os endereços das células, têm um jeito de fazer isso é muito fácil, então se essas linhas aqui estiverem te incomodando ou os cabeçalhos de coluna e linha estiverem te incomodando. Esconder isso é muito fácil é só você vir aqui em cima em exibir e desmarcar as opções, linha de grade, as linhas de grade já sumiram, títulos, os títulos acabaram de desaparecer e se você não quiser a parte mais técnica barra de fórmula, se ainda a parte de cima da tela estiver te incomodando, você pode apertar essa setinha aqui, pra cima ou pressionar contra a F1 e a partir de agora você tem apenas dados e as informações mais importantes pra visualizar, para voltar tudo ao normal basta você vir aqui ó, aperta qualquer a aba, marca esse pinzinho aqui ou Control+ F1 novamente, marca as opções, linha de grade, título e barra de fórmula. Tudo muito simples de se fazer.
E aí gostou, da nossa quinta a dica. São coisas muito simples mas que às vezes você esquece no seu dia a dia ou simplesmente você não sabia uma outra coisa que pouca gente sabe, é a soma automática, e essa é a nossa sexta dica. Então, tenho aqui por exemplo vários números, eu quero somar esses números.
Como é que você faz, aqui embaixo, "=soma" abre parênteses faz aqui somatório, pressiona "Enter" E eu tenho aqui o somatório "275", só que às vezes, esse 275 eu nem vou deixar aqui, eu faço depois eu apago, porque, não preciso dele agora. Só que existe uma forma muito mais simples. Olha só, só seleciona os valores, se você não vai precisar da somatória aqui em baixo, é só você olhar aqui, os dados que estão selecionados totalizam 285, e eu tenho a contagem.
Eu tenho 16 valores selecionados e eu tenho a média entre eles se você quiser pode até clicar com o botão direito e mostrar outras coisas como, por exemplo, o valor mínimo e o valor máximo agora, eu tenho a média dos valores, quantos estão selecionados, qual o menor valor deles, qual maior valor deles e a soma entre eles. E ai, essa você sabia, pois, agora vou te mostrar uma dica nova, que é do excel 2016. Que são os mini gráficos e essa é a nossa sétima dica.
Eu vou eliminar essa coluna toda aqui para selecionar coluna, depois eu do Vamos usar as teclas que estamos aprendendo. Vou selecionar essas duas colunas, vou copiar e vou colar elas aqui, só pra ter uma variação de números, por exemplo, essa daqui teve um valor de 40, depois 37, depois 40 depois 37, uma variação pelo tempo, vou selecionar somente os dados. Selecionei só os dados das variações numéricas, vou aqui em inserir e agora eu tenho essa área de mini gráficos, por exemplo, um mini gráfico de coluna aqui, ele vai perguntar.
Tá bom, você selecionou os dados, mas onde eu vou mostrar, a então os dados estão daqui e aqui eu vou dizer o local. Então, eu vou clicar aqui É o local que vai ficar o mini gráfico. Dar ok, e ele criou um mini gráfico pra mim.
Eu vou modificar ele, colocar ele como um gráfico de linha, pra você, poder enxergar direito, aqui ó, ele vai subir e descer até porque o valor 40, 37, 40, 37, vai ficar nesse zigue-zague. Feito isso, você pode vim aqui ó, puxar a aba de preenchimento pra baixo e fazer a mesma coisa pra todos os gráficos. Se você quiser aumentar um pouquinho, vamos fazer o seguinte aqui ó, vou selecionar dessa linha até essa linha de baixo, certo, tudo selecionado aqui, poderia usar as teclas de atalho, nós vamos com as linhas selecionadas, aumentar um pouquinho, se aumentar uma só todas as outras, aumentam ao mesmo tempo.
Aumentam e diminuem, colocar aqui no tamanho maIs comodo de se enxergar. E está lá os gráficos cada um com a sua característica. E ai, gostou desta 7ª dica, pois agora eu deixei as três melhores por último acompanha aqui, que com certeza você vai gostar.
Vamos agora a nossa oitava a dica. Com certeza você já teve que fazer isso daqui né 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º você já deve saber que existe um macete que é, você digita 1, 2, seleciona os dois e puxa a alça de preenchimento e ele já vai fazer a contagem pra você Porém, às vezes, você tem que fazer isso daqui ó, em vez só do um, que botar aquela bolinha de ordinal né, você vai ficar primeiro, segundo, ele já tirou de número, não é mais número e agora ele virou um texto. Tanto que ele está do outro lado, está vendo.
Eu coloco a bolinha ele vai pro outro lado e ai, a partir de agora, se eu faço 1, 2, 3, com a bolinha, deixa eu limpar o conteúdo aqui, eu não consigo mais utilizar a alça de preenchimento para 2, 3, 4, 5, 6. Ele pára de funcionar, vamos fazer o seguinte. Vamos voltar aqui.
Então, o que a gente tem que fazer o seguinte, faz a sua contagem, normalmente bonito. Seleciona todos os números que você quer. Você vai pressionar.
Pra fazer a configuração, da formatação da célula. Nós vamos fazer o seguinte, escolhe aqui personalizado, no personalizado você vai colocar aqui ó você vai escolher o número aqui. E vai colocar, abre aspas, coloca a bolinha e fecha aspas.
Clicando em OK, você já tá com tudo numerado, e se quiser continuar a numeração, é só você vir aqui ó, e puxar pra baixo que ele continua sem problema nenhum. Gostou né, e se você é um usuário um pouquinho mais avançado, você sabe que existe esses preenchimentos aqui automáticos, puxando pela alça de preenchimento, pra dia de semana, pra mês e no curso, eu vou te mostrar que dá para você criar sua própria lista e quando você puxar pra baixo ele já vai fazer automaticamente. Uma outra coisa que muita gente gosta de fazer que precisa fazer profissionalmente, mas, que se enrola sempre na hora de fazer, é aquela formatação zebrada, sabe que uma linha fica de uma cor, a outra fica clara a outra fica escura, a outra fica clara, a outra fica escura, você tem que fazer listras pra suprir a necessidade dessas linhas que não vão aparecer na impressão.
Nós vamos aprender como fazer isso, de maneira simples. E essa é a nossa 9°dica. Então vamos lá, vou selecionar essa minha planilha aqui, a gente já aprendeu né.
Ctrl + Shift 8 ou Ctrl * Já selecionei tudo aqui, pra você fazer a planilha zebrada, basta você clicar aqui, em formatação condicional e vai criar uma nova regra. Ao criar uma nova regra, você vai fazer o seguinte, você vai clicar na última opção, usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas, você vai digitar isso daqui. =MOD(LIN();2)=0 Não se preocupar com isso agora, apenas digita.
Durante o curso, eu vou te ensinar a trabalhar com fórmulas. não se vai Então, você vai colocar de novo. =MOD(LIN();2)=0 Uma vez feito isso, você vai colocar o seguinte, aqui está sem efeito clique em formatar, nós vamos fazer aqui a formatação de preenchimento sei lá, preenchimento aqui, botar uma mais escura e a fonte vou colocar ela clara, vou colocar um cinza mais claro, clicando em OK, OK de novo e agora nós já temos a nossa planilha zebrada, você pode inclusive adicionar, por exemplo, Daiana esta escura aqui né, se eu selecionar a linha toda, e dê, Ctrl+ pra adicionar uma linha, ele automaticamente vai reformatar a Daiana que estava escuro, vai ficar claro, e o outro que estava claro, vai ficar escuro, ele vai fazer essa equação aqui de formatação, funcionar independente se a sua planilha for crescer ou não.
E aí achou que essa nona dica é muito legal. Você acha que não dá pra melhorar, eu vou te dizer, dá sim, e essa é a nossa 10° e última dica. Prepara o coração aí, que essa é forte, olha só, primeira coisa que nós vamos fazer é o seguinte.
Vamos selecionar todos os nomes de alunos vou selecionar aqui, desde o primeiro, até o último, eu vou selecionar aqui. Selecionei do primeiro ao último aluno. Certo.
Já está tudo selecionado ali, vou vim aqui em cima vou dar um nome pra isso, chamar de alunos, vou fazer a mesma coisa aqui pra curso. Selecionar do primeiro até o último. Vou vim aqui em cima, vou colocar cursos.
Beleza. Agora eu vou criar uma planilha nova. Vou clicar nesse mais, aqui e eu tenho uma planilha nova.
Posso até clicar duas vezes e colocar aqui, sei lá, alunos e cursos. Vou fazer o seguinte, vou selecionar daqui até mais ou menos aqui, 24 alunos beleza. Selecionei aqui, o nós vamos fazer aqui é o seguinte, você vai clicar em dados, vai escolher validação de dados e aqui na tela de validação de dados, você vai escolher em vez de qualquer valor lista, no lugar da lista aqui, eu vou colocar =alunos que é exatamente o nome que você deu anteriormente, com o igual na frente.
OK. Ele veio aqui, já apareceu um negocinho. Você percebe que cada opção é uma, uma setinha, clicando na setinha, já vai aparecer a lista de todos os alunos.
Você não precisa digitar, os alunos são esses aqui. Então você vem aqui e escolhe. Por exemplo, a Jarismar Andrade, eu vou fazer aqui pra curso, vou fazer até o 24 também, aqui eu vou botar o curso, então vou fazer a mesma coisa dados, validação de dados, vou colocar aqui lista e aqui vou colocar cursos.
OK, e agora eu tenho, por exemplo, Jarismar Andrade, faz o curso de MySQL, vou fazer aqui por exemplo, Bruno Miltersteiner vai fazer o curso de Python. Vou fazer aqui, sei lá, Denilson vai fazer o curso de SEO. Você perecebe que está tudo fora de ordem.
Durante o curso, eu vou te ensinar tudo,como coloca em ordem, tudo certinho. E aí gostou das nossas, dez dicas de excel, quantas delas você sabia, colocar aqui nos comentários, quantas você sabia, quantas você não sabia se alguma te impressionou bastante. Coloca nos comentários aqui do vídeo.
Então é isso pequeno gafanhoto. Vai começar agora o seu curso de Excel. Eu espero que você tenha gostado dessas dicas, mas, você vai ter muito mais dicas a gente vai rever muitas dessas durante o curso, mas, você vai ter muito mais dicas durante o nosso curso de Excel essencial 2016.
Nunca se esqueça, eu não vou deixar de lembrar. Clicando aqui você vai se inscrever no canal gostou dessa aula, que sempre que sair uma aula nova, você vai tá lá assistindo, acompanhando, se inscreve, depois de se inscrever, clica na engrenagem que vem do lado, boata assim, quero receber notificações desse canal. Clicando desse lado, você vai ver todas as aulas desse curso.
Essa é, somente a segunda aula. Mas, você vai conseguir muito mais coisas. Clicando aqui, você vai ver, todas as aulas que saíram até agora.
E aqui no meio a experiência completa, do curso em vídeo. Que é o meu querido canal. Onde você tem todas as aulas organizadas, todo material de apoio para download.
De vez em quando ele passa por algumas destabilidade mas está sempre lá, firme e forte, para atender você que está sempre querendo aprender uma coisa nova. E antes de encerrar, eu queria mais uma vez de convidar você a ser um dos colaboradores do Curso em Vídeo. Esse curso só está acontecendo com essa qualidade todos esses investimentos, graças aos nossos patrocinadores que são empresas e os nosso alunos.
Então se você quiser dar uma colaboração para esse canal. Aqui ó apoie. me/cursoemvideo Vai lá, faz a sua doação.
Faz a sua colaboração com o valor que você conseguir fazer. Não tem problema se for, a mas eu só posso valor menorzinho, não tem problema nenhum vai ajudar pra caramba. Se todo mundo que está pensando assim, eu só posso dar um valor menor e isso não vai dar diferença nenhuma.
Vai dar total diferença, pode acreditar em mim. Se você poder colaborar com o valor maior, te agradeço ainda mais. Então é isso pequeno gafanhoto.
A gente se ver na próxima aula. Um forte abraço e até a próxima.