Pr. Marcos Granconato - Cânones de Dort - 1ª Aula

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Igreja Cristã Evangélica de Brasília - ICEB
Video Transcript:
fez né quem o pastor thomas tronco já temos o nosso quarto reservado lá já é nosso quarto já na ea gente fica sempre lá muito bem hospedados muito legal agradeço muito assim legal muito bem nós vamos falar sobre esse assunto os cânones de dort vocês têm aí a projeção pastor aqui para projetar só a sua tia normal só se tinha do lado tá bom obrigado então nós vamos nós vamos ver este assunto mas antes de antemão eu quero é preveni los no seguinte sentido a esse tema os cânones de dort ou como são chamados os
cinco pontos do calvinismo não devem ser entendidos como a essência do evangelho como a mensagem central do novo testamento eles não são eles não são a mensagem central eles não são o evangelho por assim dizer e você tem então que fazer um folheto é evangelístico com cinco pontos pra você ganhar almas não ainda que ele toque claro em questões que só estão ligadas o evangelho por exemplo depravação total nós não podemos pregar o evangelho sem dizer que o homem é um pecador não há como fazer isso o evangelho é a boa nova de salvação para
os pecadores então você tem que começar pregando o evangelho dizendo que as pessoas são pecadores não tem jeito mas os cinco pontos em si os cânones de dort ou a tulipa como são chamados aí não são a essência da bíblia do novo testamento a essência do evangelho eles não são isso esse debate é um debate muito antigo surgiu ao tempo da igreja antiga na transição do quarto para o quinto século com é a reação de a um monge britânico chamado pelágio a um escrito de santo agostinho às confissões de santo agostinho uma frase que santo
agostinho escreveu nas confissões causou uma reação em pelágio e de lá pra cá vem se desenvolvendo debates relacionados aos temas tratados nos cinco pontos de dort não que agostinho e pelágio tenham discutido os cinco pontos não isso dizer isso seria um anacronismo mas é questões ligadas aos cinco pontos já começaram a ser debatidas nessa época na na virada do quarto para o quinto século com agostinho e pelágio e o debate vem se desenvolvendo ao longo da história sempre em todas as épocas os teólogos debateram essas coisas por uma razão muito simples e sistemas que são
tratados aqui nos cânones de dort são temas bíblicos não são coisas inventadas são coisas que estão na palavra de deus a bíblia realmente fala de uma eleição por exemplo é um dos pontos mais controvertidos não há como remover essas palavras da bíblia elas estão lá a bíblia fala de uma eleição sendo este o ponto mais controvertido e que gera mais desconforto na nossa nosso coração na nossa mente ela trata disso então sempre os teólogos que se voltaram para bíblia e se debruçaram sobre esses textos tiveram que debater essas questões em todas as épocas na idade
média tanto no início da idade média como no fim da idade média na época da reforma como nunca antes na pré reforma no período da pré reforma com um clipe e angus também isso sempre existiu esse debate sempre existiu mas nós não podemos dividir a cristandade entreges e e e ortodoxos ou entre salvos e perdidos né a partir disso aqui nós não podemos fazer isso esses assuntos são assuntos que devem promover a reflexão nossa mas não devem promover a inimizade e eu vou muito em debates por aí e obrigou os debates nem aquela coisa toda
briga tá mas acabou o debate eu vou lá abraço os pastores tomou café com eles né certa vez eu adoeci é e um deles né meu oponente mais ferozes né ele eu sei que no fundo estava torcendo pra morrer mas mas ele telefonou pra mim mandou e mail pra mim chorando por você fala olha que finge túnel eu 'tô' olhando por você estamos aí tauá e firme aí mandou e mail para encorajando e orando por mim tudo mais então é muito importante notar isso o teclado no debate e o que debater normal mas eu não
posso fazer com que essas esses assuntos criem barreiras é entre irmãos a nossa unidade ela teve um preço muito alto nós fomos unidos por causa de um sacrifício sangrento nós fomos unidos por causa de um sacrifício do próprio filho de deus que derrubou paredes de separação muito mais grossas e maiores e mais altas derrubou a parede separação entre judeus e gentios meu deus derrubou a parede então nós não podemos criar novas paredes sendo que somos irmãos em cristo quando falamos sobre seitas que nega o evangelho que que poluem o evangelho com mentiras e inaceitáveis aí
estamos lidando com falsos mestres como incrédulos aí nós temos que é dizer isso está errado você não é um crente em cristo você nega o evangelho você polui a verdade você leva vidas para perdição com esta mensagem falsa diabólica satânica mentirosa você tem que abandonar isso do contrário o senhor o senhor pesar a mão sobre você cedo ou tarde aí o discurso é outro mas quando falamos sobre esses assuntos nós estamos conversando com crentes em cristo pessoas que conheceram dia jesus creram nele se renderam a ele sem nunca ter ouvido falar disso e se tornaram
servos de jesus e é é reconhecer o seu estado de pecadores nesse creram nele e foram salvos mais tarde descobriu essas coisas você não pode chegar a imaginar o ladrão na cruz ali senhor lembra te de mim quando entrei no teu reino depende você é menino ou calvinista o ladrão na cruz jamais imaginou que seria isso como muitos como muitos crentes no a primeira geração de cristãos não tinha sequer os escritos do novo testamento para poder definir coisas de modo tão definido como nós definimos hoje então mais uma vez isso que vamos tentar aqui não
é evangelho e não deve ser causa de separação de inimizade vocês não vão acreditar no que eu vou falar agora mas eu sei porque todos falam que eu sou calvinista muito severo e rigoroso e bravo prime e bate em todo mundo é mentira não mata ninguém mas na minha igreja eu tenho eu tenho membros da igreja que não são calvinistas é e são irmãos amados são são pessoas que são meus braços direito muitas delas irmãos queridos e usamos profundamente eu sei que eles mesmo também e nós somos amigos há muitos anos e brincamos e rimos
e conversamos uns com os outros e nos mantemos na mais perfeita paz de vez em quando um cutucão o outro brinca êêê dizem pastora não consigo ainda é entender essa posição eu não consegui ainda foi na alvorada quando expressando tocar no seu coração então você vai ver eu brinco assim né mas estamos lá há anos e anos ali na mesma igreja ovelhas minhas cooperadores amados homens maduros na fé santos de um testemunho extraordinário e estão lá comigo e olha a última coisa que eu queria que ele saísse na igreja pelo contrário preciso deles ali estamos
juntos unidos pela fé em jesus então isso não deve ser esquecido ao longo dessa semana nós é essas coisas não devem nos separar nós devemos entender que há espaço dentro da ortodoxia para compreensões distintas porque o seu calvinista eu acredito eu acredito que as proposições de dort elas realmente emanam de uma exegese de uma interpretação bíblica mais precisa mais é mais bem feita mais honesta eu acredito que as interpretações produzidas pelos teólogos de dort e por seus sucessores no trato com o texto bíblico na medida em que tratam contexto bíblico e buscam e tentam descobrir
o real significado eu creio que a as suas conclusões expressam melhor que o texto realmente disso o que existe na verdade e eu acho que isso de vídeo está um pouquinho na raiz que divide armini anos e calvinistas é que a segundo a minha análise talvez não se aplica a todos não é claro mas eu o que eu percebo é que os teólogos calvinistas eles chegam a certas conclusões hermenêuticas e quando eles chegam a essas conclusões hermenêuticas eles falo isso aqui não tem explicação essa conclusão não faz sentido ela ela não ela não se ajusta
à nossa compreensão quando nós aplicamos certas percepções racionais a ela isso aqui não se encaixa no nosso senso de justiça isso aqui não se encaixa no nosso senso nossa concepção de amor isso aqui não se encaixa na nossa concepção normal que está presente em nós e que não é má e que é uma percepção que corresponde à realidade ela não se encaixa nessa nossa percepção de a de do caráter moral de deus e aí entram com isso de um conflito entre as nossas percepções e as conclusões a que a exegese nos levou então que o
teólogo calvinista fácil ele fala assim olha isso aqui não se ajusta às minhas compreensões ao meu entendimento as minhas percepções de justiça mas eu vou ter que abrir mão das minhas percepções de justiça e vou ter que ficar com a revelação esse é esse é essa essa virada é mais difícil é mais difícil porque você tem que você tem que renunciar a percepções que são reais você que renunciar a elas olha eu tenho a percepção de amor eu de um deus de amor e é esse versículo quebra essa percepção que eu tenho esse entendimento que
eu tenho ele quebra isso e então eu digo bom é eu vou ter que abrir mão de alguma coisa ou eu respire com um versículo ou eu renuncio a minha percepção é então que acontece há o que eu noto nos teólogos calvinistas com os quais eu isso é é que eles fazem o seguinte eles dizem olha realmente é não dá pra entender isso mas eu eu vou ensinar isso mesmo assim eu vou ensinar sem entender o téologo armenian ano ele fala assim olha não deus não me de um cérebro ator eu estou aqui eu e
se eu cheguei essa conclusão é essa conclusão tem que ter alguma explicação tem alguma explicação que tem que caber na minha cabeça eu não posso viver assim eu não posso viver com esse com esse conflito entra entra as percepções que eu tenho que são justas e essa conclusão que não pode ser que não se encaixa com isso então eu eu vou trabalhar mais eu vou buscar mais mas deve haver um entendimento alternativo e surge um atendimento alternativo surgir em que surge e é nesse ponto que eu digo vocês forçaram esse entendimento para se encaixar na
cabeça de vocês é é aí que entra a minha crítica vocês deveriam ter parado de caminhar quando a revelação apagou a luz não ande mais não é demais você chega num ponto e fala não posso prosseguir eu não entendo está escuro pra mim mas se está escuro pra você não anda demais porque se você andar você pode se perder então calvinista pareceu não vão andar eu vou dizer eu não sei dizer eu não sei o menino fala eu vou andar e vão andar com esta luz aqui ó e eu vou andar eleita numa escuridão graham
e vai e começa a falar cheia cheguei e falei isso na jornada está inventando é essa é a idéia é santo agostinho ele dizia o seguinte ele falava assim olha é eu não entendo eu não entendo por que deus me escolheu e não escolheu aquela outra pessoa porque eu sei que eu sou pecador eu era pecador mais do que ela agostinho tem uma percepção de si se você ler as as confissões de agostinho ele tem percepção do seu pecado que chega tirar lágrimas de você você chora quando você lê santo agostinho quem ler santo agostinho
não chorar tem que procurar um psicólogo porque é muito tocante agostinho escreve com o coração ele é muito sentimental muito espirituoso e ele revele derrama seu coração nos seus escritos é muito lindo é lindo demais e ele tem essa percepção percepção e fala do seu pecado da sua perdição do quanto ele fugiu de deus das maldades que ele fez quando era garoto e lhe roubou algumas feiras meu deus o robô não comeu jogou por robô com os amigos só para roubar ele fala dessas benditas penas não pára de falar e dez páginas 20 páginas 30
página porque eu roubei aquela pergunta meu deus para de falar dessa pena tendo fome então você fala essa pena mas ele lamenta ele chora ele padece ele tem uma percepção do seu pecado muito acentuada muito forte e ele então diz assim porque eu fui escolhido e ele não tá bom a resposta pra isso ah ah ah já existia na época dele já é pelágio oferecia armínio depois forneceu também é a presença de deus eu sabia que ele acredita então ele escolheu porque ele sabia que ia querer agostinho responde como agostinho responde o seguinte olha a
graça de deus não procura homens que vão querer a graça de deus faz homens que vão querer é diferente porque porque colossenses disso que nós devemos dar graças àquele que nos fez descer do ônibus a parte que nos cabe da herança dos santos da luz ou seja a graça de deus faz homens e donos não procura homens e donos então agostinho sabia a eleição não é pela presidência porque o que deus preview foi só podridão ea graça faz homens e donos e não procura os donos então eu sei que ele não escolheu porque ele viu
aliás se fosse pelo que ele viu eu tava lascado então ele fica nesse dilema porque eu e não ele porque eu fui eleito ele não o que havia em mim nada assim como não é mala nada nele então por quê paulo fala do beneplácito da sua vontade é aí que está a causa de todas as coisas o beneplácito da sua vontade em agosto então diz olha eu eu me prostro e eu louvo a deus por isso mas eu não consigo enxergar a causa ele disso ele chama isso de o abismo da cruz ele fala é
profundo demais eu não consigo enxergar o fundo desse abismo escuro eu não entendo por que mas eu me prostro diante dessa informação da verdade e eu louvo sem entender essa é a reação que vai ser produzida nos teólogos calvinista sair ao longo do tempo eles vão dizer olha não sei a eu não sei explicar isso eu sei eu sei que está dizendo isso aqui mas eu não sei explicar isso como isso se harmoniza com o amor de deus pelo mundo todo se deus amou o mundo como ele escolheu alguns eu eu eu tenho aqui uma
dificuldade eu não sei esse conflito não sei lidar com ele eu eu ensino as duas coisas eu espero que deus amou o mundo ensino que escolheu alguns porque porque a falar que ele amou o mundo e fala que escolheu alguns mas a contradizendo a bola pra frente é a contradição não fui eu que inventei está na bíblia então bola pra frente um bóton bomba eu não vou entrar na floresta vou entrar na floresta se eu entrar na floresta eu vou me perder ainda posso achar uma era estranha fumar erva e vai saber o que vou
sair falando depois aí é complicado porque o debate começou o debate começou porque gosto de escrever uma frase nas confissões ele escreveu o seguinte é concede mil que ordena suas e ordena o que quiser isso pensa nessa frase concede-me o que ordenadas e ordena o que quiser isso significa isso o senhor ordena que eu seja turu concede-me o que ordena e ordena o que quiser o que significa isso que eu só serei puro como deus manda se ele me conceder isso ou seja não depende em última análise da minha vontade do meu livre arbítrio opa
como concede mil que ordenados e eu se eu receber uma ordem eu decido se obedeça ou não como concede mil por danos se deus se deus concede para alguns aquilo que ele ordena então aqueles que não obedecem são inocentes porque eles não receberam de deus a capacitação para obedecer entender o raciocínio entenderam concede-me que o que ordena as olha deus me ordenou algo mas ele não me concedeu obedecer então deus não pode me condenar porque ele não me concedeu que ordena a culpa da minha desobediência de quem é de deus porque ele disse faça isso
e não me deu forças para fazer e pra outros ele deu forças para fazer então aquele que obedeceu não tem mérito nenhum ah ah ah ah glória toda é só de deus dele no livro ele tem que receber nada ó pelágio reagiu assim ele disse olha essa frase destrói a moral essa frase destrói qualquer base para obediência porque os inimigos vão dizer eu sou o único por culpa de deus e deus não poderá punir ninguém não poderá punir ninguém porque em última análise o responsável pelo pecado é ele ele diz então que nós recebemos o
livre arbítrio e recebendo livre arbítrio nós recebemos ordens de deus que nós somos plenamente capazes de obedecer se nós não fôssemos capazes de obedecer a deus não seria justo nos dar essas ordens ele só nos dá ordens que nós podemos obedecer se eu chegar para uma menininha de dois aninhos três aninhos e falar pegue esse banco sozinha e leve lá na casa do pastor eu dou esta ordem a ela não obedece porque eu não ajudo e não a capacitação dos recursos não vou lá ajudar a carregar o carrego por ela ela não consegue não faz
aí eu vou punir essa menininha é uma surra foi justo ela foi desobediente por minha por minha culpa esse é o raciocínio de plágio ele falou o seguinte olha se deus nos dá uma ordem e nós não podemos obedecer só obedecemos porque ele nos capacita então deus é injusto não existe um deus pior do que esse senhor nos dá uma ordem então é porque nós podemos e podemos sem a ajuda dele sem ajuda nenhuma dele nada então pela janista ele falou o seguinte tudo que você faz na vida cristã a sua fé a sua obediência
tudo é obra sua deus nos ajudou você hein nada e nem precisava ajudar porque você tem condições de obedecer tudo agostinho fala não é o contrário nós não temos condições de obedecer nada se obedecermos alguma coisa é porque nos capacitou e é por isso que eu digo senhor concede mil por danos e ordenou que quiseres e o debate foi embora foi embora até que pelágio morreu e foi sucedido por um por um bispo chamado juliano declan no que era bem mais jovem do que agostinho jurandir plano continua debatendo com agostinho agostinho morreu né e velho
já há 86 anos morreu lá durante o cerco de bona pelos pelos vândalos e o debate continuou a igreja discutiu isso e disseram o seguinte olha vou ficar a igreja a igreja ganhou só uma uma condição meio paralelo uma via intermediária é o seguinte olha mas assim é o semi pela organismo deus vê algumas pessoas que têm uma disposição para obedecer ele vê essas pessoas então ele vai lá e ajuda ele dá um pouquinho de graça e ajuda a pessoa a caminhar se ele não receber essa disposição ele não ajuda aí eu sei me pelas
mesmas a ele vê disposição ele ajuda a pessoa caminha um pouquinho caminho ele viu que ela se esforçou ele vai ajudar um pouquinho mais e assim então a vontade humana coopera com a graça de deus as duas cooperando as duas juntas aí eu aí eu é o se é o sinergismo é o homem cooperando com a graça de deus a visão calvinismo agostinho calvinista é money regista depende só da ação de deus o homem está morto ele não pode cooperar em nada então aí começou esse debate vem se arrastando até chegar nos nossos dias da
chegada quando a reforma o selo dot tudo mais muito bem mas vamos ver aqui os cânones de dort é onde isso chegou na e como chegou a isso e depois olhar e pelo menos é os primeiros o primeiro ponto aí do dos campos desde nomes de dote está entendendo tudo que eu falei entenderam tudo não estão perdidos não estão com sono não ok se alguém tiver alguma pergunta durante a não entende isso levante a mão se muita gente levantar a mão vou fazer eu não estou enxergando e continuou a ir falando né porque senão não
vai dar tempo mas às vezes alguém não mas isso não ficou claro então aí eu explico novamente fiquei bem à vontade porque isso não é a rigor uma palestra isso é a rigor uma aula então você pode interagir aqui sem problema nenhum e se o nosso formato veja aí informações gerais primeiro olha lá cânones de dort é o nome dado ao documento que foi produzido pelo sino de dort ou do nordeste na holanda então este é por isso que tem esse nome por dessa cidade na holanda países baixos esse sino do nacional teve 154 sessões
realizadas no período que foi de 13 de novembro de 1.618 a 9 de maio de 1619 um sino do longo nem quantos meses demorou bastante na seis meses o sinan olha só o sino do se reuniu para definir os pontos principais da doutrina reformada no campo da sotter elogia importante notar aqui é olha data 1.600 18 e 19 há na verdade é armínio já tinha morrido amy morreu em 1609 morto já fazia tempo quando se reuniu a sós seus seguidores reymond sttrans antes é que estavam ali na ativa na igreja da holanda tentando fazer valer
as suas ideias e calvino calvino já passava já só o esqueleto hum é é calvino morreu em 1564 então na verdade calvino e armínio nem se conheceram nem se conhecer a eles têm uma diferença grande de idade então eles nem se conheceram armínio era de tradição calvinista ele lia calvino e admirava calvi importante notar aqui é importante notar aqui esses cinco pontos calvino não expõe esse cinco pontos não não porque chama calvinismo porque esse é o nome técnico que se aplica à teologia reformada é das igrejas reformadas da suíça e dos países baixos o nome
dado foi calvinismo mas calvino não dava essa ênfase à sua teologia é errado achar que calvino vivia defendendo predestinação ele não fazia isso calvino na sua obra maior as instituições da religião cristã são quatro volumes de teologia sistemática se você pesquisar as istituto soleira institutas é uma excelente leitura você tem várias traduções traduções mais clássicas traduções mais populares você tem aí pelo menos três opções de tradução ou 4 em português você vai ver que calvino trata do tema mais é é é controvertido que a eleição incondicional ele trata disso só no livro 3 ele não
trata disso no livro um não trata disso no livro 2 não trata disso no maior volume que é o volume 4 é o maior volume não trata disso ele trata de um volume 3 gastando aí vai uma 50 páginas só 2003 não é correto achar que calvino vivia falando de predestinação e eleição não é correto isso essa não era em face da teologia de joão calvino ele trata disso se ele expõe na eleição incondicional umas poucas páginas considerando tamanho da obra mas não era o centro da teologia de parece que a ênfase à teologia do
ddd joão calvino era o espírito santo era pneumologia ele é chamado de o teólogo do espírito santo porque ele queria que nada absolutamente nada poderia acontecer na igreja na vida pastoral na conversão sem atuação do espírito santo essa é a ênfase por assim dizer joão calvino então na verdade esses pontos que veremos os cinco pontos do calvinismo a existe até a suspeita por exemplo que um dos pontos só por exemplo a a expiação limitada é difícil você achar isso nos escritos de calvino expiação limitada tem mas é muito muito pouquinho muito pouquinho tem que tem
é eu achei um artigo que fala o têm mas é muito pouquinho ele só resvala isso aí não é a ênfase da sua teologia como nós vemos aqui em do norte então note bem quando alguém fala eu sou calvinista a pessoa não quer dizer com isso que ela é seguidora de joão calvino e defensora dele que ele é um santo do dourado ele não é isso não é isso quem segue quem segue o que calvino escreveu e é rigoroso naquilo que ele escreveu você pode chamar de calviniana no chamado isso é um calviniana ano porque
ele se atém aos escritos de calvino e defende fecha com calvin defende calvino defende a vida de calvino testemunho dele a honra dele a história dele ele é um calvin miano calvinista é outra coisa calvinista pra você se define como calvin ministros do pleno você tem que adotar a tecnologia allianz está não dá tempo de eu falar o quê agora e você tem alcino de dote eu mesmo não sou plenamente calvinista porque eu não sou allianz está então eu sou calvinista na minha sou teologia não sou plenamente calvinista tanto que tem calvinista quer me ver
morto também com quem não quer me ver morto só minha mãe gosta de mim mas enfim enfim a e outra coisa quando alguém fala que é calvinista não significa essa pessoa a prova tudo que calvino fez e ensinou o calvo um com um calvin mista pode falar só isso aqui ao vivo escreveu está errado e já que calvino fez está errado também calvino fez coisa errada eu eles dizem é que ele fez né ele matou ser vitor não é nossa não matou ninguém matou a eliza ou não isso é mentira ele ele fez coisa errada
assim fez mas não matou serveto isso não fez isso tenho isso é certeza que não fez nem o tema nem tinha como mata e na verdade talvez se nós tivéssemos lugar dele talvez fizesse o que ele fez que foi ser testemunha de acusação e consultor teológico no processo quando o evento mas dizer que ele matou não dá porque não tinha autoridade dele era estrangeiro na cidade não tinha comigo e se esse grau de autoridade para condenar alguém à morte mas a mesmo assim ele escreveu coisas erradas severo demais em algumas coisas foi muito severo algumas
coisas pecado errado isso não se faz isso e com certeza ele é culpado desse rigorismo em alguns momentos mas há o calvinista ele não tem que defender a vida de calvino os escritos dele o calvinista defende o aliancista que é um sistema de interpretação bíblica desenvolvido no século 17 e ele defende o sigilo do esporte ok eu não sou alliance vista então alguns falam que não é calvinistas em abyan sexta mas eu sou eu defendo o sino do the doors pelas razões que já falei muito bem então o sino do idort se concentra em que
na sua tecnologia ok seguindo aqui olha só o que diz aí vou ler pra vocês a necessidade do debate se impôs por causa das idéias de jacó hermínio olhou ele nasceu em 1560 quando quando calvino morreu ele tinha ele tinha quando calvino quando calvino morrer e tinha quatro anos de idade um menininho quando calvino ou ele tinha 43 morreu novo né morreu novo morreu novo jovem zezinho ainda em 49 anos as idéias dele e de seus seguidores conhecidos mais tarde como remoção trâmites por terem produzido depois da morte de 1910 um documento chamado de monstro
ásia olha esse homem era um santo já o milho era mesmo um pastor piedoso estudioso da bíblia inteligentíssimo foi reitor da faculdade layden muito inteligente muito estudioso piedoso ele ele se dispunha a ir em cidades que tinham sido vítimas da peste ou da guerra nessa época espanha vive em guerra contra a holanda ele é nas cidades ajudava as pessoas toda a família dele foi dizimada pela guerra morreram seus pais e ele sempre mostrou ele sempre mostrou um amor muito profundo pelas pessoas o respeito muito grande pelas pessoas também uma espiritualidade séria uma busca de deus
real autêntica não não há o que falar sobre esse homem não há o que falar sobre a córnea nós podemos discordar das idéias dele mas ele era um homem assim e repreensível e repreensivo os inimigos dele calvinistas que eram ele era calvinista também no começo depois do que defendo essa divisão mas ele ele então um teólogo calvinista mas os inimigos dele alguns inimigos dele foram muito desonestos com ele foram muito desonesto alguns chegaram pra vocês pra vocês verem onde onde pode chegar um debate como esse alguns chegaram a escrever panfletos com heresias e colocaram ele
como autor da página fizeram isso e ele teve que escrever a sua declaração de sentimentos além de outras obras explicam dizendo eu não escrevi isso isso que atribuíram a mim isso que escreveu em colocar o meu nome eu não concordo com isso e eu discordo disso o que eu digo é isto isto e isto mas não essas coisas que falaram aí eu considero encerrado e ele dizia ele teve que se defender de coisa que ele não tinha escrito é essa essa foi a vida dele ele sofreu muito esse homem aí por causa de teólogos inescrupulosos
que o atacaram para destruir a moral dele e isso acontece isso acontece até hoje no meio no meio do docs evangélico de teólogos defamar em outro a moral do outro até da vida do outro pra tentar fazer com que a teologia do outro caia no descrédito é um ninho de cobras horrível é complicado agora ele não fazia isso não ele não ele era muito piedoso e jacob mil veja a seqüência o sino do sendo calvinista ó senhora calvinista todos terão calvinistas java explica porque o sino do sendo calvinista condenou o organismo ou seja quem estava
julgando a causa na eram os oponentes não é claro se fosse um sino dorme ano iria condenar o calvinismo mas era um símbolo do calvinista condenou o organismo então como resultado os pastores e mestre-sala meninos foram de postos ou banidos do país a gente falou assim ah mas aí pegou pesado nesse ponto é bom entender melhor gente o que aconteceu a gente vai entender mais para ver o que aconteceu porque não pegou pesado no eu acho que não dá pra entender porque foram tão rigorosos eu acho que eles eles agiram até com certa será eles
poderão ter sido até mais rigorosos talvez até mais e não foram e eu vou explicar porque daqui a pouquinho veja na seqüência os arm anos com a mudança no governo holandês que foi a morte de maurício de nassau que era super calvinista puderam retornar em 1625 e então disseminaram princípios de liberdade religiosa se bem que esses princípios já existiam nos países baixos nessa época além de propostas de teologia liberal que assim o arminia nismo ele algumas vertentes as meninas acabam dando espaço para a teologia liberal como cobain a às vezes a forma de lidar com
o texto bíblico tem que mexer um pouquinho com a doutrina da inspiração por exemplo eu já eu já ouvi de pelo menos três pastores ar meninos que não eram liberais que dizia o seguinte olha quando a bíblia fala que deus endureceu coração de faraó e anulando o livre arbítrio é preciso dizer quando a bíblia fala que deus endureceu coração de faraó na verdade essa é a percepção do autor bíblico não é a realidade opa mas o autor bíblico não está sendo movido por deus produzindo um texto e nem hut é eu creio mas aqui você
vê mais a visão do homem à e começa a complicar aí começa a complicar porque você mexe você entrando da elegância dizer olha o que existe aqui é uma percepção da época cultural e não a verdade e isso eu já ouvi de pelo menos três calvinistas de renome no brasil ar - eu falei calvinista amarrado arm anos que disseram isso um disseram isso falaram olha aqui o próprio o tipo assim naquela época naquela época os homens não tinham uma percepção muito grande da ação do diabo por causa da revelação progressiva pelo fato da revelação progressivo
estar ainda em está ainda nos seus primeiros estágios então os homens não tinham a percepção clara da ação do diabo e atribuíam tudo a deus aí então onde o profeta fala que é deus eu devo entender que é o diabo porque ele tem uma percepção errada achando que era deus quando era o diabo ou se ele errou e agora eu tenho que corrigir dizendo que não era deus fazendo uma sensata mas é isso se eu levar essa visão às últimas consequências onde eu caio eu caí no liberalismo eu vou ter que negar a elegância bíblica
outro outro fator incômodo a é a visão de deus deus conhece o futuro conhece porque ele conhece porque ele viu ou porque ele escreveu este então mas este deus ele viu o futuro já pronto ou ele escreveu o futuro e por isso ele sabe o armênio vai falar assim ele viu o futuro já pronto o calvinismo fala assim ele escreveu ele determinou o futuro então era menino diz ele viu o futuro já pronto só que aí surge um problema como que o futuro estava pronto ele é uma entidade independente que existe internamente junto com deus
uma outra em uma outra entidade é independente e eterna então existem duas entidades independentes e eternas deus e o futuro e deus então olha para o futuro para descobrir o futuro e aprender o que vai acontecer é isso onde o futuro está e quem colocou o futuro lá essa questão é muito complicada e mais se o futuro está lá ele está fixo este o futuro está fixo e deus conhece aquilo que vai acontecer de modo que o futuro é inalterável então livre arbítrio desaparece vocês conseguem entender-se raciocínio se o futuro está fixo não existe livre
arbítrio afixado tanto que deus conhece deus já sabe o que vai acontecer se o futuro já está escrito ou por deus ou sabe se lá pelo que como ele surgiu que está lá o fato é que está lá e deus viu está fixado ea sua onisciência não era o que ele viu vai acontecer então livre arbítrio existe então vendo esse problema o que alguns teólogos as meninas disseram deus não conhece o futuro porque o futuro está em aberto o futuro está por por ser escrito e vai depender para ser inscrito de você é você que
escreve o futuro deus não sabe o que vai acontecer porque não existe um futuro fixado não existe aquele olhar lá na frente o que o o o que o que vai acontecer na frente ainda está por se construir e quem vai construir são os agentes livres com o seu livre arbítrio com isso anula o nis a aprece em ciência de deus e aí eu caio no liberalismo também porque eu criei um deus que não sabe o que vai acontecer amanhã então por essas razões o arminia nismo abre espaço para o que a gente chama de
de armazenista da mente o ar mínimo da mente ele produz esse tipo de tecnologia o liberalismo eo teísmo aberto que é a afirmação de que deus não sabe o que vai acontecer amanhã esta é uma das 11 é um dos desdobramentos do organismo mas note bem nem toda menino chega a este ponto tem muitos meninos que param não vou fazer mais de jeito nenhum eu já não sei explicar aí eu não vou explicar mas eu creio que deus é deus a bíblia não tem erros enfim estão pessoas que mantêm ou toxinas é um deus a
1 é assim há pra isso aí num contexto como esse os meninos não não não pega um texto que fala tá vendo aqui a perspectiva humana aqui é é não reflete a verdade do mais os meninos não pegam textos assim porque porque os meninos entendem assim como os teólogos ortodoxos em geral eles são ortodoxos e conservadores assim como nós exemplo o seguinte olha a bíblia ela usa uma linguagem chamada linguagem analógica o que é o que é o que é isso que é uma linguagem analógica tem três tipos de linguagem a a linguagem é subir
agora não tem três tipos de linguagem a oi não não é fenomenológica films também é meio fenômeno é meio ligada com fenomenologia com a lei mas fenomenológica mas é a linguagem nossa isso me totalmente agora estou ficando velho eu acho que vou lembrar que quem estabelece essa distinção foi um teólogo do século 3 chamado tomás de aquino ele estabeleceu uma linha é essa distinção é lembrar agora linguagem o livro foca linguagem equivoca e linguagem analógica são três formas de você ler a bíblia a linguagem o nível cá e equivocada ea linguagem analógica são essas três
o que é a linguagem equivoca a linguagem ou começar pelo nível caa1 nível que é assim quando fala que deus se arrependeu ele experimentou exatamente o que o experimento quando eu me arrependo é mais do que literal é uma palavra que corresponde exatamente ao que eu experimento o que o experimento quando me arrependo eu eu eu esperei uma dor por ter errado então a linguagem no nível que a mostra isso ela leva a heresia por que deus se arrependeu significaria o que deus olhou para sempre a nossa que mancada que eu dei eu errei feio
não devia ter feito isso se eu pudesse voltar atrás voltaria e diz faria tudo onde eu estava com a cabeça quando eu fiz algo assim então essa seria a linguagem o nível fica ou seja traduzido exatamente o que eu sinto fala deu se arrependeu olha é exatamente o que nós sentimos é a linguagem o nível com essa linguagem não pode ser aplicada a leitura bíblica porque eleva a heresia o outro tipo de linguagem equívoco a linguagem equívoco ela é o oposto de um livro cá ela diz assim olha quando fala que deus se arrependeu isso
não tem absolutamente nada que ver com a palavra com o verbo arrepender-se conforme nós o conhecemos absolutamente nada que ver com isso o que ele sentiu é simplesmente indescritível e não tem conexão nenhuma com o nosso entendimento a linguagem é absolutamente equivocada mas no dia da palavra colocaram essa mas o que deu sentiu é isso é algo que não dá para traduzir e colocar essa palavra e à linguagem e equívoca ela é complicada porque acabam transmitindo nada então um aprende nada se não é isso se isso não é isso então a briga tá falando nada
comigo agora qual é a solução então a solução correta e isso existe uma grande unanimidade tanto de um lado quanto de outro tanto entre católicos e protestantes reformadores falaram disso católico falei falei tomás de aquino lutero entende isso também usando usando ilustrações para mostrar isso o que parece ser correto é a linguagem analógica o que significa isso é o seguinte olha quando o texto fala que deus se arrependeu ele sentiu algo que se assemelha que é análogo ao nosso sentimento quando nós nos arrependemos mas é só análogo mas acontece que no vocabulário humano nós não
encontramos uma palavra que traduz a experiência de deus pela simples fato de que deus vive numa dimensão totalmente diferente da nossa nós não temos nos nossos dicionários uma palavra que possa descrever o que ele sentiu nós temos uma palavra que se aproxima um pouquinho disso e essa palavra arrependimento então nós usamos a palavra arrependimento analogicamente para poder transmitir alguma coisa o que deus sentiu foi algo parecido com o que a gente sente quando a gente se arrepende e isso parece ser o correto porque estamos lidando com um ser que é infinito cuja mente a ims
honda véu e não só quando fala sobre arrependimento quando fala sobre amor por deus amou o mundo eu entendo mas o amor de deus é isso o usei a palavra amor mas não é amor amor o que ele sentiu foi um é inesgotável é é inefável e não tem palavras no nosso vocabulário então usa a palavra amor porque analogicamente deus odeia o pecado pecado e notei o ipca eu achei essa palavra da minha experiência para descrever um pouquinho que ele sente aquele sentimento óbvio nunca acabe na minha cabeça que ele sente agora a pergunta é
por que porque é usada a palavra a porque é usado a linguagem analógica porque deus segundo é martinho lutero uma lutero fala isso deus ele teve que se rebaixar para ser compreendido por nosso então nessa uma passagem como essa deus se arrependeu martinho lutero via a humilhação de deus deus ele se rebaixa ele então balbucia com as crianças que somos nós porque as crianças não têm um vocabulário muito desenvolvido no então é assim que num contexto como esse os armênios e calvinistas tratam essas questões agora na que em questões que que são diferentes disso né
olha deus endurecer o coração de faró nisso aí não está falando dos sentimentos de deus não de obras que você verifica você verifica fará o coração duro e falou deus fez isso aí é diferente o campo de de explicação e de diálogo não isso aí nós fazemos nós vamos linguagem analógica quando falamos com as crianças usamos criança falar sem pai de onde vêm os bebês se faz uso da linguagem analógica eu falava minhas filhas olha é assim é é colocada uma sementinha dentro da barriga da mãe isso a linguagem analógica ela pergunta é como coloca
a sementinha na barriga da mamãe eu falei isso é mistério da divindade você você não pode aprender isso agora não vai chegar à época você vai aprender mas num só até que a revelação e você calvinista se você não entra na floresta se você vai até aqui só né é pela fé é pela fé e vai em frente depois chega a revelação mais banana com o tempo chega a revelação a revelação é progressiva não é assim não posso errar porque você não vai agüentar se explicar a uma criança aguenta não suporta então é só até
a linguagem analógica isso até aqui com o tempo vai a revelação progredindo mais até você saber todo o resto muito bem é terceiro item a não o quarto item o arminia nismo entrou na inglaterra não se difundiu bastante né entrou na inglaterra onde ganhou força graças ao regulamento metodista de wesley e joesley era era arm ano até o osso e ele foi um dos maiores evangelistas da história maior do que ele maior do que ele foi quem jorge o its field ouvinte field opel já perguntei à pan americano se fala útil 20 mil deles foram
efe filme 20 field week não é vítima nossa que estranho mas é jorge de 20 filmes a e esse jorginho 20 field ele não ficou famoso como john wesley porque de wesley fundou uma denominação qual os metodistas o óleo é 20 field ele não fundou nenhuma denominação mas ele pregava muito mais vezes e pegou muito mais vezes do que john isner o que é interessante notar aqui joesley era-me ano assim de carne e osso e george 20 field ele era calvinista também de carne e osso era assim os dois eram eram o posto mas eles
eram amigos assim unidos como amizade maravilhosa quando o de jorge vi field morreu quem empregou no enterro dele um menino olha que legal ele que pegou no enterro dele eles dois eram muito amigos e eram opostos na teologia isso mostra o que eu falei no começo né irmãos na fé é é até engraçado porque perguntaram província field para ele é é george e efetivo é você você acredita que você vai ver o joão wesley no céu porque ele arme ano hum seja quiser ver no céu aí o vídeo filme respondeu assim não não vou a
eu também acho eu também acho que não vai dar pra ele vai estar lá não não é que não vai faltar é que ele vai estar tão perto do trono da graça e eu vou estar tão longe eu não vou conseguir enxergar falou isso respondeu isso aí é muito legal ver a história deles muitas jóias mas note bem já wesley um pregador brilhante extraordinário santo piedoso e inteligente capaz de cadu ele espalhou evangelho e com isso espalhou também o a organismo aí por toda américa no brasil no brasil na verdade o que nós temos no
brasil que nós temos é um evangelicalismo mais mais marcado pelo pelo arminia nismo porque nós temos a herança mais dos americanos que foram bastante influenciados pelo vazamento mas mesmo então o evangelicalismo e no brasil é mais voltado para o organismo e os eu sou batista de terceira geração meu avô ou se converteu como lavrador no norte do paraná depois minha mãe se converteu depois eu me converti mas todos os meus pastores eu tenho 55 anos todos os meus pastores da minha infância da minha adolescência da minha juventude todos eram dele de tendência menino todos quando
eu comecei no seminário a fazer perguntas aos pastores sobre essas questões eles ficavam bravos até ficavam bravos não isso aí é isso aí porque é um reflexo da do evangelicalismo brasileiro que vem dessa nessa esteira aí é desde um extra e até os dias atuais seguindo nessa nessa linha mais armani ano o calvinismo ele não não teve a um impacto muito forte no brasil ele se estabeleceu no brasil em pernambuco a no século 17 mas ele foi isso porque quem estabeleceu o calvinismo que foram os holandeses no recife e eles realizaram um trabalho maravilhoso de
evangelização e tudo mais é o primeiro o primeiro índio pastor ele era é fruto do trabalho dos holandeses e era um índio pastor calvinista por causa do trabalho dos holandeses a serra de ibiapaba os índios que viviam na serra de ibiapaba eram todos os índios calvinistas lá no e acaba no ceará era digital vez o padre vieira sabe o padre antónio vieira famoso escritor ele chamava serra de ibiapaba de genebra do sertão à genebra dos sertões mas os portugueses expulsar os holandeses os índios ficaram isolados e foram massacrados ou reconquistados pela igreja católica e o
calvinismo história camisa do brasil acabou com a história do brasil holandês por isso o calvinismo não se fixou no brasil foi massacrado literalmente intervalo então vamos ao intervalo daqui a pouco a gente volta é continuar aqui é você ver então aí algumas informações históricas sobre esse assunto e aí vem a questão política importante esse pedacinho aqui agora questão política porque o sino do aconteceu em que contexto político insistindo aconteceu aí nós vamos entender várias coisas importantes aqui olha só o primeiro item ali olha que disso a reforma na holanda incluiu a heróica a guerra de
emancipação do jogo espanhol e enfrentou o derramamento de sangue e martírio sobre carlos 5º e filipe segundo a ganhar dos 80 anos de 1568 em 1648 então não te bem olha o que acontece aqui olha o período dessa guerra quando aconteceu o sino do o sino aconteceu em meio a uma guerra 1618 1609 a holanda estava em guerra contra a espanha a espanha era a maior potência o política e militar da época e marítima também era uma grande potência a espanha ea espanha dominava os países baixos os países baixos é uma espécie de reinos eram
reinos vassalo os da espanha agora notem bem qual era a religião dominante na espanha catolicismo você teria opção na espanha de praticar por exemplo o judaísmo meu deus de forma alguma em 15 são espanhola e se você fosse um judeu que se converteu ao cristianismo nem a ciência teria chance porque você seria suspeito de praticar é jo da smo às escondidas eram os cristãos novos que eram queimados vivos em tribunais nos tribunais da inquisição a porque a espanha era tão católica mas católica o ponto de derramar sangue porque o catolicismo espanhol era tão sanguinário e
tão belicoso tão cruel porque quem sabe porquê porque a espanha foi dominado dá pelo islamismo a partir do ano 732 totalmente dominada pelos muçulmanos e à reconquista demorou mais ou menos 800 anos para os cristãos dominarem reconquistarem a espanha a os muçulmanos vieram pelo estreito de gibraltar vindo do marrocos entraram na espanha dominaram toda ela a partir do sul chegando até os pneus e atravessaram os pneus e eles só não dominaram a europa toda entrando na frança e pegando tudo porque houve um grande general chamado carlos martelo no ano 732 na batalha de tours carlos
martelo conteve o avanço muçulmano do lado de lá dos pneus e eles não puderam entrar na frança e ficarão na espanha dominaram todos na espanha espanha e portugal se você visitar hoje espanha e portugal você vai encontrar a arte mourisca e arquitetura mourisca também é a presença moura ao longo de quase 800 anos o que aconteceu alguns reinos no norte da espanha começaram a se tornar independentes aos poucos ea expulsar os muçulmanos o que foi que deu força para que os espanhóis reconquistassem o seu país bem foram várias coisas era difícil para administração muçulmana controlar
toda a península ibérica especialmente os lugares mais distantes então que aconteceu esses reinos conseguiram aos poucos conquistar a sua independência com guerras com batalhas do mais e também de claro desenvolver alguma alguma convivência pacífica com os muçulmanos conviviam juntos e conseguiram ir em pão da sua cultura e crescendo e dominando os espaços do a partir do norte para o sul aconteceu também que encontraram a os restos mortais de santiago é tiago filho de zebedeu irmão de joão dizem que acharam os sócios dele no norte da espanha e criaram uma rota de peregrinação conhecida hoje como
caminho de santiago e construíram então uma igreja na cidade de santiago de compostela então esse caminho o caminho que ligava o norte da espanha ao restante da europa que era uma via de peregrinação foi como uma artéria que manteve vivo cristianismo na espanha ea partir de lá o cristianismo foi se expandindo para o sul tomando tudo quando chegou na época dos reis católicos fernando de aragão e isabel a católica que estão os reis da época do descobrimento da américa américa foi descoberta em 1992 nesse nesta época a espanha já estava quase que totalmente retomada faltando
só o reino de granada no sul mas o reino de granada foi tomado pelos reis católicos isabel de castela e fernando de aragão eles conseguiram entrar em granada no hand gravado tomar a cidade e toda a espanha então se tornou oficialmente católica e o que aconteceu então não para os reis católicos qualquer outra religião leia se nos humanos qualquer outra religião era simplesmente inaceitável outra religião não era questão de distinção teológica era questão de descer inimigos invasores por causa disso outras religiões eram tratadas a ferro e fogo por que eles não virão somente o problema
como uma questão intelectual ou mental e religiosa era uma questão política era um inimigo de de guerra mesmo de sangue mesmo era invasores do seu território eram pessoas que tinham lutado contra eles tinham matado seus ancestrais então o ódio dos espanhóis contra a outra religião o islamismo e qualquer outra que não fosse o catolicismo era um ódio neste nível não era sua e dispensam eles têm uma tecnologia diferente da minha não é isso não é isso eles são inimigos políticos não só religiosos eles são inimigos mortais eles nos matarão e nós temos que matá-los também
é por isso que quando os espanhóis chegaram na américa eles matavam os índios com tanta facilidade é por isso que quando os portugueses chegaram na merda américa no brasil eles matavam os índios com tanta tranqüilidade porque com a religião e você adora o tupã é vem cá e óculo e desceu a situação de toledo aço de toledo era um golpe só um golpe só com uma espada feita de aço de toledo cortavam nem bruno com golpes só um braço uma perna amputada de uma vez dando uma paulada só e eles eram cruéis assim porque há
800 anos tratando outra religião desse jeito e com isabel a católica não foi diferente se você andar se por castela na época de isabel a católica meu deus dava medo você encontrar alguns lugares com torre de pedra altas com quatro braços e falei que aquilo que são aquelas torres com quatro braços vai andando que mora se descobre e você descobrir que você encontrar pessoas judeus muçulmanos cristãos novos mortos e pendurados de pelos pés de ponta cabeça nessas nestas torres é e ele ficava lá em dourados a homossexuais eram eram eram mortos e pendurados assim com
os testículos pendurados no pescoço era uma crueldade teve as mortes na época de isabel a católica era um catolicismo rigoroso e assassino não notem quem era o reino que dominava a holanda na época do sino de dote espanha com essa mentalidade problema eles são nossos dominadores nós somos um país vaz alô só que tem um problema nós holandeses nós não somos o que nós não somos católicos o que nós holandeses não somos católicos na nossa história na história do cristianismo na holanda nós temos a presença de menos se mãos o fundador dos menonitas nós temos
os anabatistas nós temos esses homens nós temos a influência de um teólogo que estudou com calvino e que veio ele era o irlandês ele estudou com calvino pessoalmente e voltou para os países baixos e ensinou a gente aqui e escreveu a chamada confissão belga ele escreveu a confissão belga guido debré guido debré nós não somos católicos nós temos uma tradição reformada a é é é a então então o papo com vocês é outro e ó couro em cima do holandês u couro em cima do holandês philips segundo em três meses de reinado na total 2
mil lan houses três meses 2.003 cruelmente eram mortes cruéis então o rancor dos holandeses contra os espanhóis era muito o grande muito forte porque eles eram os dominadores cruéis de uma de uma religião intolerante e assassina essa é a visão é nesse contexto que acontece o sino de dort agora note bem o catolicismo é mais calvinista ou é mais armini ano é mais a menina é mais sinergia está aí aparece armínio dizendo olha eu discordo da mentalidade teológica da holanda o que então note bem você não é só um oponente teológico você é um suspeito
de traidor da pátria porque a impressão que dá é que você está se aproximando da religião dos nossos professores dá pra entender agora que aconteceu para mim não era visto só como alguém que pensava diferente os seguidores de armínio não era um visto só como alguém que pensava diferente eram pessoas que se aproximavam um pouco mais da religião do inimigo logo eram vistos como traidores aí dá pra entender porque eles foram expulsos do país havia essa desconfiança são são traidores da pátria não são calvinistas se não são calvinistas estão pendendo para o lado católico e
o lado católico é o lado dos nossos professores então é importante entender esse contexto político para compreender porque o calvinismo foi tão rigoroso e tão severo nessa época aqui e condenou e expulsou esses homens de lá a questão não era só cerebral era a questão política estavam lidando com questões muito mais profundas olha lá ou então essa guerra o silo aconteceu na época da guerra uma guerra sangrenta guerra cruel aí segue aí somente mais tarde a união do trecho holandesa do das sete províncias do norte foi relutantemente reconhecida pela espanha em 19 mas a guerra
terminou em 1648 a visão da espanha católica como um inimigo da pátria fez dos calvinistas o partido nacional nós somos o partido da nação a deus acima de tudo assim era aí é nós é nós nós somos o partido da holanda nós defendemos a religião da holanda qualquer um que não defende essa religião não é amigo da pátria essa é a mentalidade presente naquela época não é como hoje o estado é laico não existe naquela época tudo interessado veja aí ah e claro e muito mais popular já usar mini anos afastando se do modelo reformado
eram vistos como simpatizantes da religião do inimigo queimar o filme deles então aí você começa a perceber porque havia tanta hostilidade austeridade não era só no campo tecnológico era no campo político veja também ademais o que aconteceu aqui olha só isso aqui que azar os líderes políticos do arminia mesmo john van golden barneveld eo grosso foram considerados suspeitos de traição por negociar uma trégua com a espanha sendo condenados uma morte e outro à prisão perpétua então isso tudo piorou suspeita armazenista é religião de inimigos nós somos calvinistas quem não é é traidor da pátria então
tudo isso está presente aqui nesse debate aqui é é curioso né porque você vê na época os debates acalorados hoje também são acalorados sem esse fundamento político hoje é mais a questão das idéias mesmo obrigando quem ganhou o debate do outro que é mostrar que o outro é menos inteligente do que a gente né eu quero eu estou mais esperto eu tenho mais percepção na época era muito mais do que isso eram questões ligadas à independência do próprio país muito bem essa então é uma questão que fez com que o calvinismo se fortalecesse na holanda
e fosse o partido vencedor veja a seqüência agora a questão teológica havia questão política ea vida minha questão teológica olha para isso aqui olha isso aqui isso aqui é a coisa mais boba da terra isso aqui eu só não apaga slide que não tem ver tem que falar mas é a coisa mais idiota do mundo isso aqui isso aqui é triste falar isso aqui que não saiba nada isso aqui não sei pra nada pra nada é isso aqui é inútil não tem validade nenhuma não sai pra vida pra lá não sabe nada de bola só
olha só eles quiseram descobrir e eu já vou explicar porque já vou explicar por que eles quiserem entrar na floresta vez que o problema quiser entrar na floresta o que eles quiseram descobrir eles quiseram descobrir o que deus decretou o primeiro olha que brilhante fantástico né o que deus decretou primeiro ele decretou o primeiro a eleição o e decretou a primeira queda o que ele é o primeiro a eleição ou à queda da procura na bíblia e ver que sabia falar sobre isso procurei ver a chover 5 é que olha deus decretou a queda primeiro
filhinhos de decretar a eleição primeiro procurar em primeira mão talvez se acham seus heróis não tem texto bíblico para isso eu vou ter que usar o que a minha a minha imaginação a minha loja eu estou entrando aonde aqui eu estou entrando num campo que é isso aqui é floresta completa isso aqui é um matagal e achar o erva e acharam a erva e fumar a erva e vice ou néné e é isso aí olha só entrega aqui ó superá la paz adiante e piora eu vou falar vocês tem gente brigando por isso até hoje
até hoje já chega a ser um grande sucesso proinfra i falou 'sai daqui que corre porque o microfone e voa também né olha só o que é superá lá passarem supra supra é acima lapsos é queda então a palavra é grande mas é fácil entender e superar o lápis organismo a a queda a eleição veio antes na listinha está acima na lista pra cima a a eleição vem antes do decreto a queda deus primeiro escolheu e depois decretou a queda isso é o supra lápis a dia mesmo deus primeiro escolheu os que iam ser salvos
bom já escolhi já decretei marçal agora vou decretar a queda isso muda a nossa vida isso transforma o meu casamento isso foi o que salvou meu casamento foi isso aqui só pra gente não presta pra nada tudo bem olha o decreto como é que fica o decreto de eleger um grupo para a vida eterna vem primeiro depois o decreto de criar o homem depois do decreto referente a queda vem depois o decreto de haver provisão em cristo a redenção dos eleitos e de enviar o espírito a e aí vai esse é essa foi a ordem
agora cá entre nós um ser supremo é intemporal faz as coisas em ordem cronológica não tem longe que isso aqui não tem não existe razão para isso aqui agora óleo infra o infrator estaria mesmo ou submarinistas a queda vem de não a década da eleição vem depois do década queda na lista né na lista a queda vem é é aaa a queda vem abaixo é isso não acaba a eleição vem abaixo o decreto é criar o homem depois do decreto da queda depois o da eleição ele só vem abaixo infra isso então os carros eles
dividiram nisso aí eu sou super o sonho de viver isso aí é e isso aqui é briga de calvinista time não briga com isso é porque a menina não aceita nem nadson então o que acontece agora me aí armínio falou assim não nem fé nem supra isso aqui tudo isso é bobagem e realmente eu concordo concordo mas ele propôs algo que também não ajudou você olha não é assim que funciona é desse jeito que funciona o o o que está faltando um elemento aqui o elemento é a prece ência nada disso faz sentido o que
dá sentido ao decreto é presidência deus decreta porque pré conhece ele só decreta depois que ele vê o que vai acontecer ou seja aaa a solução que ele propôs uma solução que a meu ver também não tem fundamento na escritura ele vai mostrar textos ele vai mostrar textos ele vai fazer isso mas a forma como ele trabalha com os textos eu pessoalmente acho que está errado e vou mostrar pra vocês depois bom mas não perguntamos porquê os calvinistas entraram nisso calvino falou sobre isso envolve não falou alguém falou sobre isso no mundo paulo falou sobre
isso não vamos abrir só eles só isso isso aqui não é ninguém falou sobre agora porque eles falaram é aqui que é importante observar uma coisa é é um slide meio chato aqui o meu grande mas eu quero que vocês prestem atenção para entender porque eles entraram nessa porque debateram os qual foi a razão olha só o debate supra e infra ocorreu no contexto calvinista como resultado da visão aristotélica que se insinuou no meio reformado o que que é isso meu deus do céu agora complicou tudo no que quer visão aristotélica e que isso é
assim no debate no debate escolástico existe existem diferentes posições acerca dos universais e das coisas como é a linguagem que eles usam universais as coisas no platonismo é assim o mundo das coisas que é este mundo aqui que nos conhecemos é um reflexo do mundo ideal o mundo das idéias então o mundo das idéias é perfeito e imutável e isto aqui estão apenas sombras desse mundo esse mundo ideal é inatingível imutável e infinitamente perfeito superior este aqui é variável transitório tudo mais um exemplo eu falo a palavra branco quanto os tons de branco existem aqui
eu não sei numerar é infinito quantos tons de branco existem aqui mas no mundo universal existe o conceito feito de brancura do qual todos os brancos que nós conhecemos são reflexo esse mundo mais uma vez é inatingível é o mundo 12 universais e este é o mundo das coisas explica tudo cadeira lá tem a cadeira ideal nós temos vários tipos de cadeira não tem nos vários tipos de cadeira lá tem a cadeira ideal da qual todas as cadeiras são reflexos e falar isso em nada a ver esse ano no time com a minha vida vai
vendo vai ver se tem ou não ea visão aristotélica como que é na visão aristotélico é assim o zoom universais não estão lá fora os universais estão contidos nas coisas são universais e henry carey é de realidade coisas universais estão na região estão nas coisas então os universais são acessíveis olha a diferença o que aconteceu na mente calvinista nessa época eles abandonaram a visão mais platônica e começaram a se voltar para a visão mais aristotélica pergunta na visão platônica eu vou mergulhar nos mistérios para tentar alcançar não na visão aristotélica eu vou voltar porque porque
os adversários estão nas coisas então o que acontece o teólogo aristotélico ele não para ele não para de falar eu vou achar eu vou usar a razão e vossa resposta já o teólogo mais plantonista entre aspas ele vai falar não está fora do meu alcance o que aconteceu olha só teodoro de besa sucessor de calvino em genebra adotou uma metodologia cujas raízes estão na filosofia aristotélica ele mudou o padrão de raciocínio ele mudou então a idéia de calvino ó tem coisas que nós não conseguimos alcançar senão eu alcanço quem john eu alcanço eu eu nós
podemos alcançar temos que usar o raciocínio tem uma lógica tem uma lógica no super lápis organismo a tem uma lógica no inverno é a lógica lógica aqui ó dá pra eu descobrir as realidades elas estão elas os universais estão nas coisas eu posso descobrir não vejo essa visão marcou chamado escolástica smo reformado tem um escolar este sismo que pertence ao século 12 13 que é católico que também era isto o técnico este aqui é o scolari sismo reformado então escolas e reformar tenta usar o que há a azzam ele tenta usar a razão para explicar
o que é inatingível é nesse ambiente que surge o a armênia nismo organismo é resultado do escolar este sismo reformado ele tenta explicar racionalmente o que está fora do nosso alcance aquilo que eu falei no começo o calvinista mais platônico né mas ele falou 'não eu paro aqui eu não vou seguir o agnello fala não tem uma explicação eu vou usar a razão para descobrir isso aqui então veja uma das marcas da tecnologia associada ao aristotelismo é o inconformismo com a existência de questões teológicas insolúveis tem que ter uma resposta à o pessoal brinca e
fala aprocal vista tudo é mistério quando ele chega no mar sem resposta para isso é um mistério quando ele estiver apertado ele faz o que é mistério ele está na parede é mistério eles vão bananas vacina e é verdade é verdade é verdade sair porque porque isso acontece porque a visão calvinista não era isto técnica agora o arminia e fala não é tem uma recebeu eu vou explicar a lógica diz aí eu vou explicar racionalmente isso aí logicamente ele vai explicar ele vai entrar na floresta e vai achar erva e vai ela o scola se
de sismo protestante tem tohá sim soldar pela via racional alguns aspectos dos decretos divinos não revelados na escritura tentou sondar este escolas e protestantes é perigoso é é complicado porque você começa a especular é é aquela história o que faz mais sentido decretar primeiro a queda decretada a primeira eleição o que racionalmente faz mais entendo também valendo a surpresa das escrituras da uma licença protour o que não tem por exemplo eu falei do aliancista aliancista fala do pacto da redenção não é toda aliança que crê nisso muitos aliancistas rejeitam isso mas o que é o
parque da redenção é uma aliança que houve entre as três pessoas da trindade na eternidade eles combinaram olha você vai lá e você morre eu envio você e você depois o espírito santo você concorda se vai não eu vou e você morre não viu é que a parte pior não vai ser aceito então esse é um então na eternidade né na eternidade tem o pacto da redenção então é aí aí eu eu procuro allianz está aí eu converso com ele se foi mas onde está na bíblia o pacto da da redenção ele não veja bem
isso é a lógica é lógico que teve o pacto relógios e agora nem todo alliance está ensina isso mas isso compõe grande parte do pensamento alliance cita uma aliança daí o nome aliancista né são três alianças o aliança da redenção a lista das obras e da graça três dias uma delas seria essa nem todos aceitam isso usa-se tão só duas das obras da graça mas muitos aceitam a redenção porque visam aristotélica esclarecido protestante é entrar onde não tem luz isso aconteceu com o calvinismo e acontece até hoje com o mesmo agora not even outro slide
aqui vem outro slide aqui e vocês vão ter que ter paciência espero que isso esteja pré determinado olha aqui eu achei essa aceitação do sistema gosta eu gosto muito dele e eu quis colocar aqui para você entender depois eu vou depois eu vou dar isso aqui pra vocês eu vou dar todos lá pra vocês vão poder pegar é que eu quero acrescentar algumas coisas aos slides então por isso eu não vou deixar hoje a disposição mas depois eu vou eu vou acrescentando mais coisa até o final de semana é deixar tudo com vocês para levar
para casa a ler com calma estudar tranquilos mas eu quero primeiro acrescentar alguns itens aí que não no eu vendo os slides de vir para cá eu vi que tá faltando umas coisinhas mas a citação achei muito legal que eu terminei de ler um livro dele esses dias aí a vida de um calvino é muito legal esse livro e ele fala não sobreviviam calvino mais sobre também eu escolhesse um protestante e ele escreveu isso aqui eu cheguei achei que encaixa encaixa direitinho no nosso o nosso tema que olha só a medida que calvino envelhecia surgiu
uma nova preocupação com o método do o método platônico o motorista o técnico como é que como é que fica começou surgiu essa preocupação a porque os tempos né os tempos foram trazendo isso olha só ocorreu uma uma alteração significativa no clima intelectual conforme se desenvolvia um novo interesse humanista por questões metodológicas há a questão se o método melhor o método aristotélico o outro qualquer com efeito essencial de que a sistematização não era mais considerado reserva exclusiva dos campos minados teólogos escolásticos do século 12 13 em parte isso se deve à crescente influência da escola
humanista de pádua essa escola começou a despontar era escola da moda todo intelectual é pádua adalva comum chamado limpado todo intelectual a porque paga a usp é harvard até no brasil tem a moça que se formou em harvard é então é a razão porque em harvard a tendência em harvard a tendência em oxford na época pádua pádua estava dando as cartas no mundo intelectual e qual era a tendência de pádua aristotelismo então se você quiser ser respeitado você quer seguir na esteira de pádua se você quiser ser respeitado no mundo intelectual os calvinistas queriam ter
ser respeitados do mundo intelectual ou queriam ser chamado de a é o céu é ela eles tinham que respeitar no campo intelectual nós somos doutores e mestres somos humanistas estamos sempre custam os gregos latim nós temos que respeitar é mais seis num eu falo pablo miguel que fica lá na nenhum em falar disso não sabe de nada não por fotos estão por fora dos novos tempos estão por fora do crime a lei actual da época eu não e não nós não nós não vamos lá vamos nos voltar para o clima intelectual da época é pádua
pado a cuja ênfase sobre a importância do método e das contribuições de aristóteles essência alcançou audiência progressiva favorável no final da renascença na época deles se pretendesse manter a respeitabilidade a credibilidade intelectual o calvinismo tinha que se adequar ao novo molde sistemático é meio que mundanizar coisa preocupado muito com a admiração do mundo né os sucessores de calvino teodoro de mesa ao final do século 16 confrontados com a necessidade de impor um método ao seu pensamento descobriram que sua tecnologia era eminentemente adequada a uma readaptação dentro das estruturas lógicas mais rigorosa sugeridas pela metodologia aristotélica
a qual era privilegiada ao final da renascença abraçaram isso e criaram então a essa idéia de infra expo pra resultado criou-se uma reação que reação o albinismo é um organismo surge a partir desse ambiente aí olha só olha só nesse novo ambiente intelectual olha o que aconteceu aqui olha só olha só como foco começou começou a se voltar para uma direção que nunca tinha se direcionado com tanta força ante olha só nesse novo ambiente intelectual os reformados passaram a dar grande ênfase a doutrina da fé nem calvino tinha dado essa ênfase porque eles começaram a
dar ênfase a eleição nesse novo ambiente intelectual porque para se distinguir dos geramos seus rivais na alemanha e para suprir a teologia com um princípio dominante esse princípio serviria como ponto de partida para o entendimento lógico de toda a doutrina cristã uma ciência que doravante seria abordada por meio desse logistas dedutivos é o método diz o técnico a diferença era que no caso da teologia esse princípio havia sido fornecido pela revelação então agora eu vou pensar logicamente mantém parte de um princípio que princípio o parto para construir meu pensamento lógico escolher um a doutrina da
eleição e focalizar nela a partir daí você fala calvinista pessoa pensa em que eleição é assim que eu faço calvinista a eleição existe na hora a pessoa já conecta com a eleição porque por exemplo só para eu construir um raciocínio lógico eu tenho que partir de uma premissa não é assim que funciona quem é da filosofia na escola não é assim pra mim o melhor isso o técnico premição premissa 2 e conclusão eu tenho que partir de certas premissas de um princípio fundamental para construir um pensamento que primeiro eu vou escolher eu escolher o a
doutrina da eleição a eleição aflorou calvi mesmo passou a ser sinônimo de alguém que crê na eleição certamente armínio se considerava calvinista ainda que ele cresça na eleição de outro jeito mas eu sou calvinista ele foi reitor da universidade online calvinista era pastor calvinista mas houve essa ênfase hoje fala de calvinista é a eleição agora notem bem mais uma vez essa doutrina nunca foi o centro do cristianismo após mais um calvinista falando isso nunca foi ela é bíblica eu creio que ela é bíblico e eu vou ensiná la mesmo com as dificuldades todas que ela
traz eu vou ensiná lá é bíblico mas ela nunca foi o centro da teologia nunca ela se tornou por causa dessa tendência aristotélica que entrou para o calvinismo a partir de teodoro de mesmo não foi de graça e isso aí provocou uma reação de armínio área me disse eu não concordo com essa visão você não concorda com o calvinismo não opa os espanhóis também não então você você não é um patriota então essas coisas todas se juntaram para formar o cenário que vocês conhecem que vocês todos conhecem muito bem dúvidas alguém tem várias né nesta
gerar retorno o catolicismo rejeita isso rejeita tanto a organismo como calvinismo ele rejeita isso o catolicismo ele vai ele vai adotar uma visão cmp lageana ele vai dizer o seguinte olha é o homem coopera para a sua salvação aí você fala mas isso vai contra a bíblia certo mas a bíblia não é a nossa única fonte de autoridade para o calvinismo sim ela é mas para nós católicos não os católicos têm duas fontes de autoridade a bíblia ea tradição mas e se esse ensino vai contra a bíblia mas a tradição explica esse versículo diferente então
nós não queremos essas doutrinas calvinistas nem nas doutrinas armeni anos o que nós queremos nós cremos que a salvação é pela fé eles vão dizer então o homem tem que crer em cristo crendo em cristo então ele poderá ser salvo pelas obras se ele não crer em cristo ele não poderá ser salvo pelas obras mas ele crer em cristo ele poderá ser salvo pelas obras cristo morreu para possibilitar que eu fosse salvo pelas obras então o catolicismo vai vai defender isso aí que não tem nada que ver com o calvinismo nada que nunca viu nem
carne nem mesmo o o o calvinismo falar assim olha a justiça e organismo também calvinismo mesmo dia seguinte a justiça de deus ela é imputada eu creio a justiça de cristo é atribuída a mim pela fé quando eu creio naquele momento que eu criei a justiça de cristo é atribuída a minha culpa é removida minha condenação cai por terra essa é a visão calvinista era menino o catolicismo diz não há justiça não é atribuída à justiça é infusão como assim eu vou conquistando à justiça ao longo da vida a justificação que o perdão vai acontecer
no fim da vida quando estiver diante de deus eu vou chegar diante disso ele falou assim para mim ó você acumulou bastante justiça a justiça foi sendo infundada a você ao longo da vida enquanto você fez boas obras e observou os sacramentos mas é não foi suficiente você tem bastante justiça infundida mas não foi suficiente então você vai para o purgatório para que ali você pague os pecados que ainda faltam e aí então você vai com os conquistar essa justiça e ficando no purgatório voltando aqui eu vou então declarar você justo quando esse processo terminar
então no catolicismo a justiça é um ato futuro de deus sobre o homem dependendo do modo como se comportou no calvinismo mecanismo a justiça é algo passado eu fui justificado quando eu criei jesus essa diferença então o catolicismo é o avesso de estoque de tudo isso aqui é o 14 meu avesso nós cremos que nós fomos notificados lá atrás no dia em que nós queremos naquele dia deus imputou justiça mim o católico fala não há justiça me será dada lá na frente quando eu chegar diante de deus a ele que vai ver se eu conseguir
acumular o suficiente mas cristo morreu por você e ele morreu pra que eu pudesse ser salvo por meio disso ele morreu para abrir a porta para eu poder me salvar assim então não tem nada que ver catolicismo com isso o guidu debré que é o autor da confissão belga na holanda ele escreveu para filipe segundo ele disse olha a verdadeira religião cristã é a nossa nós não estamos criando uma religião nova na holanda a nossa religião religião velha religião de paulo vocês católicos para o rei felipe segundo vocês aqui em infiltraram colocaram-na no cristianismo uma
série de novidades e estragaram a fé ele usa a expressão vocês estragaram a fé nós temos a religião antiga vocês têm uma outra região que inventaram posteriormente então catolicismo era isso não havia diálogo não tem diálogo catolicismo tang debré foi condenado há a morte pela inquisição espanhola sim aqui depois alice venha depois dele pois não sei outra diferença gritante entre mínimo e calvinismo além da sua tecnologia bom assim o organismo ele ele se desenvolveu em duas direções né assim dois troncos bem bem fortes assim não que abranja todos os arm anos mas o organismo se
desenvolveu nas duas direções e falei dos meninos da mente muitos meninos seguir na direção de uma de uma tecnologia mais liberal a bíblia tem que ser feita uma releitura ou teísmo aberta deus não sabe o futuro porque senão o futuro está fixo de tiro livre arbítrio a então a essa vertente aí isso diz totalmente do calvinismo até por causa da biologia e da visão de deus e tem os meninos do coração os armênios do coração são mais numerosos são os meninos presentes nas igrejas pentecostais o pentecostalismo recusa totalmente o calvinismo é engraçado falar eu sou
calvinista pentecostal e até de olhos em nossa existe isso não é mas é tem tem tem um monte de causa e efeito e gostaram mas assim é isso aí estou bastante porque porque há a a ênfase do duo uma ênfase muito forte do pentecostalismo é o esforço humano eu tenho que buscar buscar buscar jejua hora na montanha pular bastante gritava bastante e alê oculto começa em uma cabana e lá e aquela coisa buscando buscano na e pessoal pula rola no chão e grita e buscam tem que buscar técnica vigia irmã a vigília já que é
tudo que você viaje berrando gritando então é é uma ênfase muito grande nisso no pentecostalismo é muito forte se o pt quiser então o arminia nismo encontrou no pentecostalismo um lugar para se expandir com mais facilidade início e estou fortemente do calvinismo também os armenos da mente e do coração os da mente os liberais os do coração mas os pentecostais e aqueles que não são nem uma coisa nem outra mas nisso estou bastante do caudilho calvinismo não não ele não segue nessa direção de buscar esforço e não segue nessa direção ele não ele não tem
estruturas tecnológicas na que que justifiquem isso o calvário que ele vai dizer que vai pedir isso ele vai se aplicar a lei do senhor socorro me ajuda eu pedi socorro e é isso que vai fazer eu sei é soberano poderoso eu sou fraco o senhor pode o senhor é soberano e eu não sei nada ele vai mais nessa direção de humilhação e isso é uma tarefa mais silenciosa é mais mas particular mais íntima essa é uma grande diferença entre os dois tem mais a falar-lhe arm anos sim hum eu sei entendi é esse é um
problema sério né agora te bem assim as mortes todas foram aplicadas pelos pela inquisição católica não é que o conselho condenou à morte os arm anos o concílio expulsar-me anos tirou dos seus cargos e expulsou eles foram descerradas por causa da suspeita de traição mas assim a crueldade a que eu me referi é a crueldade dos católicos contra os holandeses calvinistas essa crueldade e sanguinários e tudo mais mas é verdade assim é nós nós percebemos em alguns e algumas instituições protestantes um grau mais exagerado de de crueldade também as pessoas falam por exemplo do de
genebra genebra calvinista condenando miguel de serviço à morte eram era um é o não era um grupo de pastores não era o consistório em genebra que o consistório que era formado por pastores não era o pequeno concelho é um grupo político mas que se definiam como reformados eles tinham implantado a reforma em genebra e eles condenam serveto a morte e foi a morte cruel porque em genebra o carrasco não tinha experiência porque em genebra não havia pena de morte havia pena de morte mas eram raras as penas as execuções o a pena geral geralmente aplicada
o desterro por isso que serveto quando perguntaram você quer ser julgado aqui ou em em paris ele falou 'não eu quero ser julgado aqui em genebra que ele sabia que era mais branda a pena ele ficou surpreso quando soube que foi condenado à fogueira e o carrasco ele não tinha experiência e um carrasco sem experiência judia aí carrasco mesmo porque tem jeito de você matar alguém na fogueira de uma forma que não ajude tanto então é quando alguém a morrer na fogueira geralmente ganhava um saquinho de pólvora pendurada no pescoço ou colocar embaixo do braço
só que de pobre os amigos levavam não coloque mais do braço então a pessoa queimava e explodir logo e morrer logo agora o carrasco de genebra não tinha experiência e olha foi um caos a morte de ser vetado foi um foi impõe foi ele foi condenado por heresia ele foi condenado por heresia por que ele não cria na trindade e aí o grande problema né e calvino foi favorável à execução então é aí que entra este problema que não fala né mas porque não há uma compaixão maior né a explicação que não é a seguinte
o irmão que não há explicação que não me convence na verdade que esse elo é ser a mentalidade da época naquela época pena de morte era uma coisa como uma coisa normal é uma coisa que há no nosso estava tanto como hoje mas esse tipo de resposta não satisfaz muito né porque dá a impressão que a bíblia não atuava na época como atua hoje no coração das pessoas então não convence muito e isso aconteceu sim eo irmão falou apelo do irmão que não fez na coxa mas onde está na a a paciência longanimidade perdão a
compaixão é realmente a história da igreja cristã em todos os aspectos ela tem sido marcada por a pela falta disso em alguns momentos nem sempre a aã ã o nos países baixos havia até uma grande tolerância religiosa havia bastante tolerância religiosa dos países baixos nem sempre foi assim mas há capítulos que são capítulos desconfortáveis e merece a crítica merece crítica bom é terrível bom é eu vou expor aqui e apontar aqui pra vocês os cinco artigos da reconstrução se até que horas e vai até pode mais um pouquinho se estão com sono nesta tarde já
tem é tempo um espresso illy bom aqui os cinco artigos da reconstrução em ciência a estão primeiro eleição de todos os que querem expiação ilimitada depravação total graça resistível e aí último ponto que nunca assim se fechou plenamente né que é a perseverança possível assim é armínio e os seus sucessores eles não chegaram a fechar essa questão eu chegar e falar assim não é é isso eles deixar essa questão em aberto a posteriormente os armenos fecharam dizendo não o homem pode perder a salvação ea armênia mesmo hoje ensina isso que o homem que o cliente
pode perder a salvação então armeni ano ele crê numa ele crê que existe eleição ele aceita isso mas deus elegeu porque ele previu ele crê na expansão ilimitada cristo morreu por todas as pessoas todos os homens sem exceção por cada indivíduo que já existiu que já pisou na terra ele o calvinista não crê nisso ele que cristo morreu pelos eleitos a depravação total ele a crise também é interessante notar isso aqui assim os os arm anos eles não crêem no livre arbítrio no sentido teológico original porque livre arbítrio do teológico original significa uma vontade não
corrompida pelo pecado a ausência de inclinação para o mal eles não querem que haja essa ausência eles crêem que o homem tem inclinação para o mal eles crêem na natureza pecaminosas então conceito básico de livre arbítrio nem organismo aceita o que é livre arbítrio no conceito básico cruz secco é o seguinte é crer que existe uma vontade que não é afetada pelo pecado agora é isso aí é é algo crer nisso caino pella janista pelo organismo crê que a vontade não é afetada pelo pecado do homem pode fazer o que quiser agora o o o
ensino bíblico que é aceito tanto por paulo como é tanto por calvino como por armínio é de que a nossa vontade ela está corrompida e nós temos uma natureza pecaminosa uma inclinação para o pecado e armênio ensina isso e calvino também então o conceito de livre arbítrio puro nem armínio e nem calvino acolhe quem acolhe são os pela ge anos eles dizem que realmente o pecado não afetou a vontade da pessoa pode decidir não pecar se ela quiser ela pode decidir e não pecar pela gênesis então agora claro o conceito de livre arbítrio ele é
ampliado hoje em dia ao livro e falam de livre arbítrio libertário ele é ampliado no sentido de que a pessoa ela pode mesmos mesmo sendo afetada pelo pecado ela pode tomar as suas decisões e ser responsável é por essas decisões sem que deus tenha determinadas coisas que deus não determinou isso o ar menino fala assim deus não determinou nada disso ele permite que não determina ele permite o homem tem o livre arbítrio não nesse sentido aqui mas o sentido do livre arbítrio libertário ele pode tomar suas decisões de pecado não pecar até certo ponto aí
e a ele ele faz isso ele é responsável por isso a e ele faz isso não porque deus decretou mas porque deus permitiu então um ar menina ele sempre vai usar a expressão permitir o calvinista vai dizer não o homem o homem ele é responsável ele ele é responsável pelos seus atos mas deus decretou o que vai acontecer o calvinista é mais determinista o armenian dele ele é - eles um verbo que abrandou um pouco eles o verbo ter me permitir trabalhar mais com permissão a graça resistível é parece que que armínio é não entendeu
muito bem o que significa isso porque a graça resistível é o conceito de irresistibilidade da graça no calvinismo não significa que o eleito não vai resistir significa que o eleito não vai resistir para sempre percebe a diferença o eleito vai existir os que são crentes aqui resistiram durante algum tempo mas o eleito não vai resistir para sempre vai chegar o momento em que ele vai se render porque a graça de deus vai ser tão abundante tão imensa que ele vai se render ele pode ficar 30 anos resistindo mas num dado momento ele se rende a
grande questão é por que essa graça insistente atua em joão e não atua em josé resposta porque joão é eleito josé não é a graça e irresistível só atua nos eleitos nos não eleitos a graça irresistível não atua percebe a diferença então a a esse irmão aqui com o seu nome o artur o que acontece eu o pessoal fala assim é então deus fora essa pessoa anula transforma em um fantoche e e arranca por pessoa vai torcer pela orelha não não é assim é qual é a visão é calvinista eu quero dizer o seguinte olha
aqui o arthur eu chega e fala eu cheguei eu sou o espírito santo eu cheguei lá senhor tur lugar em que você está é perigoso e se você continuar aí não há esperança pra você esse teto vai desabar isso aqui tudo vai pegar fogo e você morrerá você tem que sair daqui o artur disso não vou sair não acredito em nada disso aconteceria mesmo eu faço o que eu pego um revólver em sua cabeça vai agora não está bom tudo bem eu vou embora daqui três anos quatro anos eu volto ou ir tudo tudo bem
artur a situação aqui tá feia você tem que sair daqui olha eu estou falando com você porque eu amo você e eu quero o seu bem olha eu eu eu me entreguei por você você tem que você tem que crer em mim você você sabe você você sabe esse banco ter tido dores nas costas você você sabe você está vendo que a situação está ruim você não está feliz onde você está você tem que abandonar isso acredite em mim ele fala não é daqui 20 anos eu volto o artigo do cetac ainda quer falar com
você uma coisa aqui o cara chega na santa coração cansado santa com as costas destruídas santa com bico de papagaio já artur chega você talvez você não está ouvindo a docilidade da minha voz ok voz bonita não está ouvindo é a a adoçar a doçura do meu chamado você você não está percebendo o quanto os meus argumentos as minhas palavras fazem sentido e de fato são expressões sinceras de amor por você artur tenha mais um sai daqui crê em mim siga-me chega país acabo tá na hora de você sair disso acontecer com tempo coração do
ator ram vai quebrando num dado momento vai chegar fatalmente a hora em que ele vai com o coração derretido quebrantado destruído vai dizer quer saber eu vou isso também na hopman mas note o nome disso é graça e recebeu desrespeitei o arthur eu anulei a vontade dele eu forcei ele não a questão não é essa agora o que eu contei a história de vocês o que eu contei a história de vocês foi assim com vocês assim comigo vocês também ouviram o jesus chegando na oi vocês foram forçados não de forma alguma vocês foram que quiseram
a questão é por quê porque eu fiz isso com artur e não fez isso com o marcelo essa é a questão porque ao longo da vida do artur eu me aproximei tanta até o ponto de lhe de desarmá-lo de tocar no coração dele de de desarmá lo totalmente levá lo atrás de mim esse aqui eu sei lá sofreu vem aí não há bom tal porque porque tanto lá e nada aqui resposta eleição a resposta à eleição isso é a graça e irresistível agora parece que o armínio entende o seguinte não o arthur resistiu durante um
tempo resistiu e com a graça é resistir a esse cargo não entendeu que a idéia é de irresistibilidade mas é no sentido de que a pessoa não resistir para sempre ea perseverança possível que ficou em aberto em calvino e que ficou aberto em alumínio a perseverança possível é que ele falava olha a textos que parecem indicar que a pessoa perde a salvação e as explicações que oferecem para esses textos não me parecem boas ele fala não me parecem boas e eu não estou totalmente convencido eu tenho que estudar mais esse assunto e ele ficou por
isso aí e morreu morreu novo né então não deu uma resposta até onde eu saiba não deu uma resposta definitiva para essa questão os seus seguidores hoje dizem não há salvação se perde se alguém pode se perder é assim a anana visão na visão armeni ana deus deus vê deus prevê quem vai querer e não somente quem vai querer ele prevê quem vai querer e vai perseverar a esse eleito entender isso deus prevê duas coisas deus prevê quem vai querer a pessoa vai crescer não vai perceber a ele elege não elege a pessoa vai treinar
mas não vai perceber a então eu não elejo a pessoa então treinar só que da nato o estado vai perder essa votação logo logo agora ele eles ele vê aquele que crê e vai perceber a e se elege garantido pela presença de deus um outro fator importante nuno a organismo é o conceito de graça preveni em ti o que é graça preveni em ti o armeno queda na aprovação total simonal sim ele crê que o homem é totalmente depravado logo se a vontade de provada o homem não pode converter então o que o organismo ensina
ele ensina graça preveni em ti o que é isso que é preveni ente que vem antes então ele querendo o seguinte olha antes da pessoa se converter de receber a graça salvadora ela recebe uma graça que vem antes é a graça preveni ente essa graça preveni em ti ela é capacitador alll11 por teste a cabo a depravação total ela mothé se e aí ela capacita pessoa que é morta em seus delitos e pecados ela capacita essa pessoa que não pode que é incapaz ela capacita a pessoa querer então era uma graça que antecede a conversão
ok agora notem bem pra quem deus dá a graça prevenirem no organismo para todas as pessoas que são evangelizados todos então se eu chego perón aqui e o evangelismo na hora que eu estou evangelizar lei ele recebe de deus a graça proveniente que o capacita criança ele quiser é uma graça que destrava o livre arbítrio que destrava vontade e capacita ele mesmo estando morto nos seus delitos e pecados a crer ou não aguardar por sua conta evangelizar evangelizou evangelizar a graça preventivas sobre ele agora tá com ele não vai querer fazer agora superveniência vai querer
uma gre nal na mão de quem tá na mão dele lá e vamos agora aguardar também a graça chegou que não tava chegou aqui eu eu se eu puder dar uma forcinha pra ele usará graça presidente eu vou dar é aí que surge o que apelos emocionais vem já né aí já há a abaga lusa para lutar ao todo mundo 1 [Música] num é amigo vem vem já que nenhuma equipe eu to fazendo eu estou dando está dando uma forcinha pra ele usará graça proveniente de forma positiva e da resposta positiva mas proveniente tá na
mão dele e eu tenho que dar uma forcinha aí ele de posse dessa graça libertadora que o capacita ele então se ele se usar bem os artifícios ele vai lá eu vou ele aceitou já foi à frente foi à frente e aceitou jesus então ele ele respondeu positivamente à graça proveniente sim exatamente essa emoção vai à frente e depois nunca mais volto exatamente é agora muito bem note bem vocês percebem como um modelo ou outro afeta o culto afeta a pregação a gente pensa assim a isso é conversa de de gabinete de pastor isso afeta
a liturgia porque na minha igreja eu não faço apelo por causa da minha teologia quando eu era jovem zezinho o meu pastor que estava meia hora em apelo e combinava com o couro isso que eu falei agora eu vi com estes olhos que a terra há de comer roupa eu era do couro o óleo do couro eu fazia um eu fazia o que eu fazia e abril na torcida está a ele vai se converter ele vai fazer agora convive com o vídeo seu amigo pra ver a frente com o vídeo fala que você vem com
ele o que isso ajude ele é usar essa graça que recebeu agora já destravada livre arbítrio dele já destravada natureza pecaminosa aproveite claro que meu pai nem sabia disso mas ele mas essa idéia é este o conceito então o culto é totalmente alterado por causa de uma concepção só tecnológica específica o calvinista não o qual visa prega o evangelho cento e vai dormir e acabou com o triunfo em casa e dói muito bem a banda em casa mas quem mas quem é que esse quadro se converter ou sei lá isso é assunto meu mas quando
ficou um tanto quanto o seu sermão converteu 11 sei nem quero saber se é problema meu não é o meu o meu problema é brigar eu prego sei quem vai ser convertida por meu eu sei lá sido e outra coisa eu posso pegar hoje precisa conversar daqui 20 anos posso pegar agora apenas conversar daqui 50 anos não eu jogo a semente quando vai brotar isso aí é problema meu mas com o espírito santo no espírito santo o calvinista é assim eu já fui menino meu deus é uma cruz falava nossa faz um ano que ninguém
vai à frente e vou perder o emprego eu peguei e converte depois que entendi as doutrinas da graça eu prego cento saber a minha pergunta é a seguinte marcos você pregou a escritura com fidelidade essa é a questão eu avalio tudo falé preguei então acabou quem vai se converter num problema seu sim sim depois morre depois passa é é excelente e não é isso não é escreve ele foi ele reagiu um momento de emoção a gente não é movido moisés por isso vocês nunca foram movidos pela emoção eu já fui eu mostrar um forte é
um tem um poder muito forte a emoção de um poder muito forte pode levá los a se comprometer até com coisas e fica emocionado não eu dou tudo enquanto o outro você fala meu deus odeia tudo na hora da emoção e agora perdi tudo não se arrepende a nossa nova pela dawn disney de 20% meu deus porque não tem como pedir de volta à a a gente age pela emoção e fazer é o que acontece com esses apenas aquele monte de lá na frente e não é uma reação como ele está falando temporária dessas pessoas
depois aparecem mais na igreja é é o que está acontecendo hoje em dia olha só as pessoas queriam que as pessoas criam culto é cultos pra agradar incrédulo já perceberam culto para agradar incrédulo é programas especiais para roqueiros vamos atrair os roqueiros só tocar rock que que é isso é atrair a pessoa para ela ouvir evangelho ouvir o evangelho ouviu então a graça presidente chegou agora tá com ela vamos tentar fazer ela tomar a decisão porque ela pode a graça proveniente a capacita ela pode então com isso surgem essas coisas todas que temos visto por
aí esses programas todos essas peças riscas essas armadilhas todas para atrair as pessoas para cristo e ganhar almas como a linguagem usada artur eles entendiam que deus existe essa presença porque eles também acreditam na explicação não é ilimitada né não faz sentido não faz sentido não faz sentido exata é é interessante porque o que você falou agora é uma das coisas que o pastor franco ferreiro e falla é interessante mas espera aí mas se deus sabia quem iria querer então cristo morreu para salvar quem quem acredita então como é que na expressão ilimitado a expressão
limitada que sabia é deus sabia quem iria querer então enviou cristo amor por eles é óbvio e e realmente não faz sentido agora é notem bem existe graça proveniente a uma graça que vem antes e capacita a pessoa querer existe mas ela atua em todos que são evangelizados senhor não não aliás quando você lê a bíblia você assusta porque porque algumas vezes a bíblia fala que deus endurece o coração da pessoa aí é uma desgraça proveniente não é é uma desgraça preveni em ti você fala e deus endurece o coração da pessoa é porque aí
já a entrar na floresta ele endurece e até mesmo de graça preferência desgraça prevenir que isso acontece agora agora o que isso faz com a nossa pregação isso faz com que o nosso conceito de sucesso ministerial hood porque porque a pregação do evangelho sempre produz sempre sem sucesso ou ela amolece ou ela e no início quando eu prego o meu sucesso é 100% eu peguei ninguém crew amém amém glória a deus ele usou a pregação para endurecer os corações para a glória dele eu peguei todo mundo criou a man eles a pregação amolecer o coração
uma coisa é certa a graça proveniente existe sim o preparo amolecer o coração para receber a semente ou afofar da terra isso existe mas não em todos que são evangelizados o calvinista falhou também creio na graça proveniente mas a graça proveniente não age em todos só age nos eleitos essa seria a diferença entre um e outro senhor nuno organismo a misericórdia é dirigida a todo mundo ele dá graça proveniente e excesso expressão de misericórdia o time de concórdia cristo morreu por você ea graça proveniente de capacita a crer daí a minha misericórdia no calvinismo a
misericórdia se aplicar só os eleitos porque na visão calvinista as pessoas têm que avaliar a misericórdia eo juízo de deus deus não tem só misericórdia ele também exerce juízo então no calvinismo é dito o seguinte olha nós temos que considerar a bondade ea severidade de deus de acordo com romano os 11 então nem todos nem todos são alcançados pela misericórdia alguns muitos são alcançados pelo juízo aí entra aquele famoso de romanos 9 terei misericórdia de queime a prover ter misericórdia e terei com paixão de quem é prover ter compaixão ele fala isso então a misericórdia
não é universal do calvinismo essa diferença dos dois ok vamos ver aqui então os cinco pontos do calvinismo aí é parecido um pouquinho né foi ali atrás a desculpa eu voltar então por mãos e alemanha vai falar sobre algo que de trás se pode falar mal isso é o assim eles não resolvem eles não eles não resolvem qual eles os calvinistas eles não resolvem eles não vão não entra no mato não entra é é um mistério mas não fala que mistério é porque assim porque o pessoal brinca com a gente né é que brincar mesmo
né tem espaço pra isso né assim mas assim os calvinistas não usa a palavra mistério para isso porque porque na bíblia mistério é algo que estava escondido e depois foi revelado então não é certo usar a palavra mistério para isso nós usamos outras palavras só isso aí não dá pra entender isso é um paradoxo isto não tem solução e isso nós temos que aceitar pela festa em compreender falam isso não usa a palavra mistério pessoal que visou a com a gente exatamente elas não se encontram é a ilustração que ele usa são como os trilhos
de um treino mas é de fato o que o calvinista disso talvez falasse olha na bíblia nós percebemos que existe o decreto e o decreto não anula a responsabilidade da pessoa e como deus faz isso calvino responde nós não sabemos calvino falar isso calvino fala assim deus realiza isso de um jeito que ele não nos revelou e eu acho que calvino ele está certo ao dizer isso eu acho que não é resultado de política ou de inclinações nada é pessoais dele eu acho que ele está certo porque isso é verdade olha o versículo muito simples
que eu deixei um pastor tão bravo até me arrependo que era jovem e eu eu não fui muito sábio né o versículo fala assim o filho do homem vai segundo tudo aquele que segundo tudo aquilo que sobre ele está escrito mas ai daquele por meio de quem o filho do homem vai ela você você vê o versículo né o filho do homem vai segundo tudo o que está determinado isso é soberania divina mas ai daquele por meio de quem ele vai isso é responsabilidade humana como harmonizar as duas coisas o versículo não harmoniza as duas
coisas o texto de atos 2 no seu irmão de pedro pedro disse olha ele foi entregue segundo o desígnio propósito pré-determinado de deus e vocês o mataram neste versículo mesma coisa existe a soberania de deus e à responsabilidade humana sempre andando juntos mas nenhum autor nem lucas nem é é eu citei o texto é lucas também né lucas 22 22 lucas não explica nem atos nem o evangelho lucas não explica como essas duas coisas se harmonizam então os calvinistas dizem assim olha nós não sabemos harmonizar isso nós sabemos que deus é soberano ea responsabilidade persiste
como é que calvino chamava isso calvino chamava isso de douta ignorância ele falava a ignorância de quem estudou a pessoa estudou e disse eu não sei por que a revelação não lança luz sobre isso é até onde dá pra ir então calvinista não responde ele falou não sei é a doutora ele fala ele fala a dona ignorância de calvino eu não sei falar isso deve ter muita pergunta não pode falar com isso elas elas são elas são condenadas porque elas porque elas não creram pela incredulidade elas são condenadas pela incredulidade este é o juízo de
deus enviou seu filho mas os homens amar a deus deus enviou à luz ao mundo nós vamos amar mais as trevas do que a luz não aceitaram o filho de deus então são condenadas por isso ou seja mas você vai responder mas elas não serão eleitas que culpa elas têm é é e volta naquele naquela mesma questão e aí entra de novo aquilo que foi o irmão atrás deus faz isso de uma forma em que ele mantenha o decreto mantém a responsabilidade sem anular nenhum dos dois de uma forma que nos é escondida ele não
revela como ele faz isso romanos romanos dizer precisamente isso é ele fala expressamente isso há que deus quis mostrar a sua ira e essa seria uma forma de explicar né deus quis mostrar sua ira dessas pessoas na armênia assim na calvinista ele pode até dizer isso dá perspectiva humana que se tiver oportunidade e tal mas existe uma verdade mais profunda por trás disso porque isso também é verdade estiveram nos ouviram e rejeitaram isso é verdade também só que existe uma razão por trás disso que é mais profunda ali sim sim sim isso acontece isso é
o que isso acontece mas é isso aí essa parábola não trata desse tema teológico que estamos tratando aqui né essa parábola mostra a condição de certos homens que se disponha a crer mas esse crer não é um crer que persevera no conceito teológico de festa ao vivo fica a festa ao vivo fica ela produz dois efeitos ela tem duas para tem duas qualidades ela é frutífera e ela é perseverante são as duas qualidades da fé salvadora a fé sobrenatural a fé é dom de deus a fé de que jesus é o autor e consumador ela
é frutífera e perseverante então quando eu sei que uma fé não é a fé salvadora que é só uma anuência intelectual é simples quando ela não perceberá e quando ela não frutifica a parábola do semeador trata desse tipo de coisa trata de alguém que tenha essa fé que é uma resposta meramente cerebral a mensagem afirmam ler com atenção a parábola como eu sei que ele não lê não vai ver que ele ele ouve a palavra recebe logo com alegria mas assim como ele recebe logo ele também logo abandona é tudo muito rápido porque ele não
persevera porque não frutifica porque foi apenas uma anuência temporária talvez emocional como falamos aqui né aquela resposta emocional é que não transforma ninguém que não muda é a fé morta de que fala thiago e isso compõe a experiência espiritual sem muitas pessoas como é que eu sei que alguém é salvo é porque foi à frente não eu saberei se alguém é salvo com o passar do tempo os frutos ea perseverança quando alguém aceita jesus eu não posso já falá tem festa no céu não sei não sei a teve festa no céu hoje será que teve
não sei vamos esperar alguns anos porque vai acontecer virão um zoom baías tribulações perseguições inimizades as perdas materiais será que ele vai perceber a se for a fé verdadeira ele vai perceber a se for a verdade ele vai perseverar e frutificar se a fé não for verdadeira nem uma coisa nem outra vai acontecer eu acredito que nas igrejas existem muitas pessoas que são membros da igreja e não são crentes porquê porque eles têm uma fé que não frutifica eles vivem uma vida errada e mesmo sendo exortada dados sendo admoestados dão trabalho na igreja dalmau testemunho
isso ao longo de anos e anos e anos e você não percebe nenhuma transformação operada pelo espírito santo no campo da santificação daquela pessoa então você ouvir a igreja talvez porque ele tem amigos ali ele teve um bom ambiente social e permanece ali mas essa não é a perseverança da fé essa é a perseverança da fé que salva a sec salva tem q frutificar tem que identificar se ela não faz isso não é real então nós temos que reavaliar o nosso conceito de crente o crente não é alguém que fez uma opção racional por participar
de uma comunidade chamada igreja não é isso o crente alguém que um dia reconhecendo os seus pecados pela ação do espírito santo ele cresceu e criou de forma sobrenatural e essa fé sobrenatural o transformou e o faz continuar até a morte o tempo vai mostrar isso então quando é que eu vou saber que alguém é crente andando com essa pessoa ao longo de anos então direi esse homem eu vou poder dizer como paulo disse de timóteo eu estou sim certo que a fé que habitam na sua voz na sua mãe eu tenho certeza que habitou
que habita em você também porque paulo tinha certeza que ele tinha verdadeira porque ele via perseverança e via frutificação eu acho que muitos membros da igreja eles não são crentes é duro dizer isso mas acho que não só eu acho que são pessoas que gostam do ambiente saudável de um lugar onde as pessoas não falam palavrão não brigam não tem vícios estão aí alguns nasceram aqui estão aqui mas suas vidas não mostram aquela transformação é sobrenatural que jesus faz por meio da fé que vem dele e quando isso se pro treino tempo um ano dois
três quatro cinco 10 15 20 nós temos razões para crer que ela pessoa não nasceu de novo o jesus faz diferença na vida de alguém é real ou se não for assim nós estamos pregando o evangelho mentiroso quando quando nós dizemos cristo transforma e eu falo essa pessoa tem cristo é transformada então estou sendo coerente com aquilo que estou pregando na verdade é essa parábola que o irmão menciona a iná e outras questões ligadas à iaa a outro da salvação vai fazer com que nós avaliamos nossa vida não olhamos para nós opel sou um crente
sim ou não a fé que eu tenho ela me transformou e ela me faz perseverar no mundo que me faz oposição com ela ela tem esse poder em mim ou não alguém falar mas os coríntios eles eram todos vidas tortas e paulo chamou de santos os corintianos foram vidas tortas por dois anos só depois de três visitas e quatro cartas eles se arrependeram e mudaram totalmente quantas pessoas desconhecem que são transformadas em quantos clientes desconhecem que voltam para a verdade depois de três visitas e quatro cartas aos pastores falou não queria jamais é pastor em
corinto eu queria eu queria quem me dera eles eles receberam três visitas e quatro cartas e se arrependeram e e eles eram carentes de verdade agora se vê pessoas aí 15 20 anos na igreja só dando dor de cabeça o pastor toda hora não é possível mau testemunho problema que envergonha do evangelho e tá lá ele é imaturo ainda se converteu só faz dez anos só faz dez anos que está na igreja é novo crente desculpe essa pessoa não nasceu de novo à luz do que nós aprendemos sobre o evangelho mas eu não bom vou
mostrar pra vocês outro slide que eu fiz aqui os cinco pontos do calvinismo só vai anunciar e aí a gente já libera amanhã a gente vai entrar é no conceito e do sino do a eles em condicional aqui o que calvino falou né e o artigo da reconstrução óssea ea base bíblica quero compartilhar com vocês aí alguns textos bíblicos aí pra gente conversar tem a eleição pela presidência também que calvino fala né a gente vai ver amanhã os textos bíblicos que calvino fala não quero me eu falo armínio defende essa nossa presença nesses ea texto
que temos que trabalhar pra entender melhor enfim um centro de inspeção limitada tem muita coisa pra ver eu vou ter que ficar aqui duas semanas para os 5 após o qual viria então são esses aqui é pule papa tulip e tulip e tulip então tulip letra t total de proveitos aí vem a depravação total letra t ã condicional action letra u eleição incondicional teho a expiação limitada a inglês seria lenita atualmente é assim que fala aí o l né falei certo mais ou menos né a graça é irresistível e rege o futebol inglês aí ele
tá aí ea perseverança do santos deu certo o pt pelo menos deu certo aparece aí o p no finalzinho tulip então você vê o carro de vista é um símbolo uma tripinha né faltou lhe tinha assim que ficou acróstico tulip é isso aqui o acróstico tirar daqui dessas dessas expressões aqui depravação total eles o incondicional extensão limitada graças tive perseverança dos santos tem calvinista que é de quatro pontos têm tem calvinistas de quatro pontos não crê na expansão limitada com ela eu sou calvinista de quatro pontos eu creio seu creysson todos eles - na inspiração
limitado eu creio que cristo morreu por todos o legal é problema tá bom outro famoso com 23 pontos três pontos é eu tinha um amigo que era calvinista de um ponto eu falei mas os animais é é a perseverança dos santos eu falei mas que raio de conveniência de um ponto é você era pastor na eu fui na casa de um ponto ele você é uma menina de 4 anos e não fala que é uma menina de 4 e vai falar com camisa de um rival assim não é que eu faço uma menina mas é
o que é o quê né e era assim né ou a figura daquele cara aí que aconteceu ele foi o é porque é problema que terá com a eleição incondicional é porque ele está em condicional depende da aprovação total se a depravação realmente é total o único jeito da pessoa se converter apelação de deus se a depravação é total é pela ação de deus e deus não haja em todo mundo então você cai na eleição em condicional e ele não conseguia dar a cambalhota aí aí que aconteceu ele foi um congresso da editora fiel e
aí ele entendeu a depravação total quando ele entender de aprovação total aí foi tudo o resto ele me telefonou o lado e ver quem está falando aqui eu falei já sei a cabeça de um ponto não sou mais agora só de 5 foi porque eu fui conversar fiel falhar eu te ensinei durante 20 anos você num congresso resolve tudo até desonesto isso né eu fiquei um ano explicando pra você você não acreditou enfim nós vamos ver então amanhã como como se chamam os teólogos que que é que crêem na inspiração que crêem na inspiração é
ilimitada tem um nome não tem tem um nome é o nome que os calvinistas que crêem na inspiração ilimitado aos teólogos de 44 pontos são os quem sabe o nome a miral de anos é o nome outro nome os universalista cpo técnicos é melhor falar mal de ano mais barata e mais fácil então é então é o uso universalista hipotéticos que a gente vai aprender o que é quando chegar lá na expansão limitada então tem uma trajetória a gente caminhar e pastor podemos então encerrar hoje e amanhã que vai entrar no texto bíblico então não
percam amanhã vamos entrar nos textos pastor
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