Que isso? Quer pegar COVID? Meu colega saiu de casa sem a máscara e pegou COVID.
E ele foi para o hospital. . .
Eu gostaria de prevenir que isso acontecesse contigo. Você pode botar sua máscara? Nossa!
Como você é desleixado! Você deixou a louça na pia ontem e hoje. Eu sei que você não gosta de mim!
Eu vi você sair da sala bem na hora que eu entrei. Eu já falei mil vezes e você não me escuta. Eu reconheço que eu ainda não encontrei uma forma de te explicar isso, que você concorde.
Vocês homens são tudo insensíveis! Eu gostaria muito de confiar que meus sentimento importam pra ti, mas não sei se você se importa sobre como eu me sinto. Você gostaria de saber?
Você não aceita minhas opiniões. Eu dei três ideias hoje sobre o trabalho e você não aproveitou nenhuma delas. Você é muito desorganizada!
Já faz mais de uma semana que essas roupas estão em cima dessa cadeira e você não tirou elas daqui. Cara, você parece sua mãe. .
. Nunca está satisfeita! Eu tenho medo que você não consiga sentir gratidão pelo que eu faço, porque eu nem sempre consigo fazer as coisas do jeito que você gostaria.
Pára de falar assim comigo. Eu sou seu pai! Gostaria que você tivesse mais segurança de que podemos conversar sem aumentar a voz, porque te amo e quero te ajudar.
Quando você diz isso, sinto que isso é injusto Quando você diz isso, me fico triste, porque eu acho que não estou sendo compreendido. Nossa, eu me sinto muito ofendido quando você faz isso! Quando você faz isso, penso que está me ofendendo.
. . e pensar assim me estimula muita raiva, porque eu aprendi que isso é errado e eu começo a te julgar por isso.
. . então, esses meus julgamentos me afastam do meu amor por você.
Preciso de um tempo para me reconectar com minhas necessidades e me reconectar com meu carinho por ti. Quando não me liga, me sinto abandonado. Quando você não me liga, me sinto triste, pois você é a minha pessoa favorita para atender minha necessidade de companhia.
. . e eu prevejo que se eu for conversar com outras pessoas eu não vou ser compreendido e acolhido.
Por isso, eu acabo escolhendo ficar sozinho. Você não está atendendo minha necessidade de respeito Eu gostaria que você esperasse eu terminar de falar, antes de me dizer o que pensa. Pode ser?
Olha, eu tenho uma necessidade que você me entanda. Você pode me dizer o que entendeu eu falar, para eu saber se estou sendo compreendido? Nossa!
Sua necessidade de atenção é muito grande mesmo heim! ? Não estou seguro se você vai ficar satisfeita com a atenção que eu estou disposto a oferecer agora.
Eu sou um atendente. . .
Então, é meu dever ser gentil com as pessoas. Olha, eu escolho ser gentil com as pessoas, porque eu gosto do meu emprego e quero que as pessoas indiquem nossa loja. Eu trabalho o dia inteiro e ainda, quando chego em casa, eu preciso preparar comida para a família.
Eu sei que eu poderia chamar uma tele-entrega, mas quero economizar. E eu também poderia pedir para uma das crianças fazer a comida, mas quero evitar que elas se machuque. Por isso, eu prefiro fazer eu mesmo a comida.
Assim, eu acho que vou estar cuidando mais da gente. Olha, não posso deixar você passar. Vocês conhecem as regras.
Eu só sigo ordens. Olha, eu até gostaria de colaborar com você, mas eu temo que se eu fizer isso, eu temo que posso perder meu emprego. Então, não é que eu não me importe com seu compromisso, mas eu vou escolher bloquear aqui a passagem e quando for a hora eu vou abrir.
Quero que você seja mais responsável. Gostaria que você terminasse as atividades que combinou comigo que iria fazer. Você poderia ser mais empático?
Você pode me dizer como acha que estou me sentindo e o que você entendeu que é importante para mim nessa conversa? Quem não fizer esse curso de CNV, vai ficar sem nota! Eu gostaria de complementar o estudo de vocês com uma atividade extra.
Eu encontrei um curso de CNV aqui. . .
e eu acho que pode colaborar bastante com a turma. O que vocês acham da gente incluir ele no cronograma? Eu gostaria que você você me desse mais segurança.
Quero que você me ligasse ao meio dia e à tarde, pra que a gente pudesse conversars sobre como está sendo experiência pra gente, de ficar distante. Eu aposto que você não escutou nada que eu falei! Olha, eu tô inseguro se estou sendo compreendido.
Pode me dizer o que você escutou eu falar? Ahh. .
. Você só reclama! Gostaria que você me dissesse se há algo que você também sente gratidão.
Não quero que você minta mais! Eu gostaria gostaria que nós tivéssemos mais coragem para falar sobre coisas que a gente não tem segurança se vai ser compreendido. E eu acho que a gente pode treinar isso, se a gente compartilhar algumas coisas que a gente faz que o outro pode não estar gostando.
E que a gente possa falar sobre pensamentos e ações que a gente tem diferentes. E a gente aprenda a valorizar um ao outro. .
. que que você acha da gente criar esse espaço na nossa relação para falar sobre esses assuntos? Não!
Não quero contratar plano nenhum! Não insiste! Olha, eu agradeço por você compartilhar comigo esse plano.
Eu quero respeitar seu emprego e a forma como você vive, né. . .
a forma como você busca o seu sustento. Mas, realmente agora eu tô gravando um vídeo aqui e não tenho disposição para conversar. Então, vou desligar, OK?
Se eu sou egoísta você é uma manipuladora. . .
Olha eu entendi que você gostaria que eu compartilhasse isso contigo. Mas, eu perco a motivação, quando eu não tenho segurança que você reconhece minha liberdade de escolha. Você está disposta a falar sobre isso comigo?
Nossa, eu tenho muita raiva desses políticos! Nossa, se ele soubessem a dimensão da minha dor ao ouvir isso que ele está falando. Eu prevejo que muitas pessoas podem ser prejudicadas com esse comportamento.
E eu gostaria muito de impedir que ele fizesse isso. Gostaria de poder conversar com ele e explicar o quanto essas ações me preocupam e o quanto eu gostaria de prevenir que algumas pessoas importantes para mim fossem prejudicadas. Mas, eu não faço ideia de como fazer isso, então a forma como eu tento expressar essa minha vontade de cuidar das pessoas é dizendo que isso tá errado e dizendo que as pessoas não devem seguir a opinião dele.
Mas, eu gostaria muito que todos tivessem cuidando uns dos outros. Não adianta você pedir desculpa agora, depois que eu já falei e falei e você só ignorou. Olha, eu já entendi que você não queria me prejudicar.
Mas, eu tô inseguro se você compreende o quanto isso foi pesado para mim. E eu gostaria de saber se você está disposta a ouvir como foi para mim lidar com essa situação. Ah.
. . Me Desculpa!
Eu fui realmente um otário! Não dá para confiar em mim. .
. Você tem razão! Entendi que você ficou muito magoada e que você não gostaria que eu tivesse feito isso.
E eu lamento por isso, eu realmente gostaria de ter cuidado mais da relação. E não gostaria de ver você assim. Gostaria que você soubesse que não é agradável pra mim também.
Você não se esforça pra me ajudar! Eu esperava que que você me ajudasse, mas eu imagino que deve ter alguma coisa te impedindo e eu gostaria de saber, porque eu acho que eu vou conseguir te compreender melhor. Pode me dizer?
Agora eu não posso! Eu já te ajudei de mais. .
. Chega! Vai pedir para outra pessoa!
Olha, eu agradeço por você me convidar a colaborar mais uma vez. Em outras ocasiões, eu consegui valorizar essa oportunidade. Mas, nesse momento eu tô tentando cuidar de outras coisas aqui e eu não gostaria que a minha indisponibilidade representasse para você um tipo de desdém.
E, na verdade, eu acho que ficaria mais seguro se você encontrasse outras pessoas que também poderiam te ajudar. Eu acho que assim você não ficaria desamparado, e eu ficaria mais confortável também. Tem alguém para quem você pode pedir ajuda?
Não me manda ficar quieto! Nem minha mãe fala assim comigo. .
. Olha, se você está precisando de um tempo para pensar um pouco mais nessa conversa, eu quero respeitar, tá bom? Mas, eu gostaria de voltar a conversar contigo assim que você puder.
Pode ser? Chega! Não aguento mais essa conversa!
Por favor, me deixa em paz! Olha, eu agradeço por você se dispor a compartilhar isso comigo. Mas, nesse momento eu não tô conseguindo conciliar minha a necessidade de descanso e autoconexão com a minha necessidade de valorizar e acolher o que você está falando.
Porém, eu acredito que amanhã, se você tiver disposta a voltar a converar comigo, eu vou estar um pouco mais conectado e mais tranquilo. Podemos falar amanhã? Nossa cara!
Eu não sei nem o que dizer. . .
Acho que se eu falar alguma coisa agora, eu só vou atrapalhar. Eu acho que vou ser mais um peso para ti. Então, vou ficar quieto.
Olha, nesse momento eu não tô muito seguro de que eu tenho algo para falar que possa te ajudar. Mas, eu me disponho a te fazer companhia e se você quiser conversar, eu vou estar aqui para te ouvir, tá bom? Cara!
Não dá bola! Não perde tempo. .
. deixa esse cara para lá! Eu entendi que você tá triste e que você gostaria que ele tivesse te ligado.
É isso? Oh. .
. Relaxa! Vai passar!
Logo, logo você esquecer ele. . .
Tá tudo certo! Então, essa relação realmente é importante para você. .
. e entendi que você gostaria de ter preservado ela. É isso?
Ah! Eu também já fiz essas coisas, cara. .
. Não se preocupa. .
. Não dá bola! Todo mundo erra!
Então, você gostaria de ter sido mais gentil com ela, né? Ah! Deixa de bobagem.
. . não vem com esse negócio de pena!
Teu filho mereceu! Ele não deveria ter falado assim contigo! Eu entendi que tava insegura se ele ia te respeitar, mas não gostou de ter gritado com ele, né?
Oh! Se você fosse mais dura com ele, ele não iria te enganar! Simples assim!
Mas, você fica amolecendo. . .
Eu entendi que você está triste, porque gostaria que ele tivesse te dito a verdade pra você. É isso? Nossa!
Como você reclama da vida. . .
Na sua idade, eu tinha muito mais problemas que você e não fazia tanto drama. Eu realmente queria encontrar uma forma para te incentivar mais a valorizar, mas nós temos experiências diferentes e eu não sei como é estar no seu lugar. Se você quiser me contar mais, eu posso tentar compreender.
Cara! Olha pelo lado bom: Você não vai mais ter aquele chefe chato pra caramba! Você tá preocupado sobre como irá pagar as contas?
Vó! Só porque eles não te visitam, não significa que eles não gostam de ti! Tá com saudade, vó?
Dos teus outros filho netos? Não! Eu não disse que TODAS as mulheres gostam de fofocas.
. . Eu disse que ALGUMAS.
. . Você tá preocupada se a gente tá criando uma cultura com de mais respeito pras mulheres?
Cara! Você é ótimo! Parabéns.
. . Mano, esses exemplos me ajudaram a perceber várias formas de como eu posso cuidar mais das pessoas que eu amo.
Então, eu sou muito grato por isso! Não! Que isso.
. . Não tem por que agradecer!
Não foi nada! Nossa, eu fico muito contente em saber que você acolheu e valorizou o que eu disse. Brigado por me dizer!
Sei lá o que você pode fazer! ? Acho que você sabe, né!
? Você sabe quando eu gosto ou não das coisas. .
. é só fazer o que eu gosto! Simples.
Olha, uma das coisas que você faz que atende a minha necessidade de amor, é quando me apóia a seguir nas minhas metas. . .
seguir no meu propósito. E quando eu consigo realizar algo e você celebra comigo. Nossa, eu fico muito grato quando isso acontece!
Ah. . .
É claro que eu te amo! Que pergunta boba. .
. Tá querendo saber se EU te amo? Brigado por perguntar.
. . Eu prefiro que você pergunte, do que fique em dúvida né!
? Mas, sim. .
. Eu tenho muita satisfação de poder conviver contigo, de poder dividir minha vida contigo. E eu reconheço que a gente poderia tá criando mais momentos no nosso dia a dia para poder celebrar essa consciência do quanto é gratificante estar convivendo com alguém que é tão importante para mim.
E enluto por a gente não tá conseguindo cuidar tanto desses momentos, mas que bom que você perguntou agora e a gente tá podendo lembrar e ficar consciente disso. SIM! Eu te amo muito!
Nossa! Esse vídeo tá ficando MUITO BOM! Se a pessoa não gostar, ela tem que ser muito chata!
Eu tô bem contente de ter perceber que eu me dediquei bastante para esse vídeo e eu tô conseguindo concluir ele, porque eu acho que ele vai poder ajudar muitas pessoas. Mas, eu reconheço que nem todo mundo vai dar a mesma importância que eu dou para esse vídeo, mas eu respeito isso, porque cada um tem uma forma diferente de aprender. Porém, eu vou ficar muito grato com as pessoas que tiverem dispostas a compartilhar essa ideia.
Eu acho que isso vai cuidar muito da minha necessidade de contribuição, de apoio. Então, se você quiser compartilhar esse vídeo com seus amigos, vou ficar muito satisfeito! (risos) Pessoa, todos os exemplos que vocês viram nesse vídeo, são apenas formas como a gente pode aplicar a comunicação não violenta.
Mas, se vocês quiserem compreender cada um desses componentes, eu convido vocês a participar do curso CNV para Viver. É um curso gratuito, com possibilidade de contribuição. Se você quiser saber mais, entra lá no site cnv.
emrede. social Ué! ?
Tá faltando o número #35. Puta merda. .
. E agora? Acho que eu não gravei!
Ah. . .
Por que eu eu fui querer gravar 50 exemplos! ? Eu deveria ter feito 1 a mais pelo menos né!
? Agora eu nunca mais vou conseguir ajeitar a câmera para ficar igual ela tava. .
. Tô ferrado! Ah.
. . Acho que ninguém vai ver se eu pular um.
Eu não vou botar! Vai dá muito trabalho. .
. (latidos da Meg no fundo) Cachorro latindo ainda! Só o que me faltava.
. . Pessoal, quando eu fui editar o vídeo eu descobri que o exemplo #35 não estava lá.
Aí no início eu estava bem preocupado. Achei que não ia mais conseguir arrumar a câmera do jeito que ela tava e que ia ficar uma droga, se eu botasse um vídeo no meio. Daí, depois, eu tentei fazer autoempatia comigo e perceber: o que é importante para mim?
E eu entendi que era importante que eu tivesse cuidado desse material, porque eu acho que ele vai ajudar bastante as pessoas. . .
e seria bem importante para mim que tudo que eu planejei tivesse alinhado e vocês pudessem aproveitar da melhor forma possível. Então, quando eu me conectei com essa minha necessidade de contribuição, eu pensei: Por que não fazer um outro videozinho rápido e colocar ali no meio? Acho que assim eu posso tentar cuidar um pouquinho mais desses exemplos de CNV.
Aí eu fiquei contente e vim aqui gravar esse vídeo para vocês. . .
Me divertindo com a MEG latindo (risos) e com outras coisas acontecendo e tendo dificuldade de gravar esse videozinho curtinho para vocês, mas com muita satisfação.