AS ORIGENS DO GAÚCHO - EDUARDO BUENO

826.59k views3186 WordsCopy TextShare
Buenas Ideias
Gaúcho é, antes de tudo… um grosso! Um guasca e… uma graça! Sim, o gaúcho é uma mistura de raças con...
Video Transcript:
Tu acha que sabe o que quer dizer "gaúcho", né? Tu não sabe, cara. Todo mundo acha que sabe o que o "gaúcho" quer dizer, mas na real, cara, é um mistério.
Não apenas a palavra, mas a origem. Sim, a palavra "gaúcho", ela recende assim ao troféu de cavalos, ao brado dos bravos, ao retinir dos metais. É, evoca romance, aventura, guerra, sangue, suor.
. . mas nos faz mergulhar num redemoinho de dúvidas históricas e de dívidas semânticas.
Afinal, o que que quer dizer "gaúcho"? Da onde o gaúcho, da onde aponta o gaúcho? Olha, cara, eu acho que eu também não sei, mas que culpa eu tenho se os membros do canal querem saber a história do gaúcho?
A gente deu quatro opções pra eles! Cerveja, cacau, origem da erva, da erva boa, da erva que cura, a erva-mate, claro, né? E a origem do gaúcho.
Tu acredita que ganhou a origem do gaúcho? Porra, mas por que que eu tenho que saber alguma coisa do gaúcho? Eu acho que eu não sei nada do gaúcho.
"Que luxo, luxo, isso sempre faltou ao gaúcho". É, cara, sempre faltou luxo ao gaúcho. Sabe por quê?
Porque ele surgiu numa terra de ninguém, cara. As origens do gaúcho são épicas. Eu sei que tu vai fazer piadinha de gaúcho.
Aliás, eu queria te convidar pra fazer piadinha de gaúcho lá no Alegrete, em Bagé, em Quaraí. É, é. Sabe o Casseta e Planeta, aquele grupo patético que existia anos atrás?
É, eles faziam piadinhas de gaúcho no Rio de Janeiro. Quero ver fazer piada de gaúcho lá. Tô falando sério, cara.
Tô falando sério. O gaúcho é um ser indômito e bravio, forjado na fronteira. É, com muito sangue, com muito suor.
Claro, o gaúcho das antigas. Mas é uma história épica, é uma história maravilhosa. Sabe como é que ela começa?
Claro que ela com as nações indígenas que viviam ali no coração do pampa. "A" pampa na verdade, né? O pampa, que são essas coxilhas ondulosas.
. . e nas coxilhas não vai nada?
E ali que surgiram duas nações indígenas inacreditáveis. Já falei sobre elas aqui no canal Buenas Ideias: os Charrua e os Minuano. É, e se você parar pra pensar, o gaúcho é fruto direto desses caras.
Claro, o gaúcho é fruto de uma mistura, tanto é que em 1948 surgiu uma tese incrível de um cara chamado Manolito de Ornellas, que escreveu um livro chamado "Gaúchos e Beduínos", no qual ele defendia a tese de que o gaúcho era meio árabe, era mourisco, né? Até porque as bombachas, essa calça larga do gaúcho, de fato, é uma calça que teve origem na Turquia e que tem assim uma pegada árabe. O livro é lindo, aliás, tu deveria ler, só que o livro tava equivocado, porque o gaúcho, na verdade, se fundiu, o gaúcho se fundiu num caldeirão de raças e de histórias incríveis, dos quais a influência árabe, a influência mourisca de espanhóis e portugueses teve a sua parcela, mas na verdade a base é indígena, porque o chiripá, o chimarrão, o churrasco de fogo de chão, tudo isso surgiu de uma tradição indígena, charrua e minuano, que foram incorporados aos primeiros colonizadores que chegaram lá.
Porque a conquista dessa terra de ninguém é uma conquista épica que se inicia como? Se inicia em 1494, claro, no Tratado de Tordesilhas, quando portugueses e espanhóis se unem na pequena cidade de Tordesilhas e traçam a linha que divide o mundo em dois, né. É o tratado que simultaneamente anunciou e repudiou a globalização.
Anunciou por quê? Porque pela vez na história duas nações soberanas europeias se arvoram o direito de dividir o mundo em dois, porque na tua ignorância constrangedora tu mal sabe que o Tratado de Tordesilhas dava a volta no globo, né? E num primeiro momento o que interessava era a raia divisória lá nas ilhas Molucas, as malucas, da onde vinha a noz moscada, o cravo.
. . o cravo, tu sabe, né, é aquele lance que quando tu tá comendo sagu tu morde o cravo.
. . Mas valia um dinheirão; é uma no cravo outra na ferradura.
Ha-ha. Essas especiarias vinham dali, né? De Java, Sumatra, das Molucas, e interessava saber se elas ficavam no meridiano, na raia espanhola, ou na raia portuguesa.
Claro que também havia interesse em saber que parte do Novo Mundo descoberto pelo Colombo, que aliás, né. . .
O Colombo tu sabe, vou repetir a piada, porque eu adoro. O Colombo é o cara que quando saiu não sabia pra onde tava indo e quando voltou não soube dizer onde havia estado. Hehe.
Boa essa, não é boa? E aí a partir da descoberta desse lugar que ele chamou de Índias, mas que de Índias não tinha nada, né, houve uma corrida territorial e o Tratado foi traçado. E tu sabe, o Tratado pegava lá em cima na Baíaa de Maracanã, não tem nada a ver com o estádio do Maracanã, no Pará, e ia até Cananéia, Cananéia no litoral sul de São Paulo, onde viveu o bacharel de Cananéia, que aliás eu já fiz um episódio in loco, in loko, ao vivo, e não deu tanto view quanto deveria ter dado.
Só que daí os portugueses logo estenderam raia até Laguna em Santa Catarina. Laguna, em Santa Catarina, que era a chamada "esquina do Atlântico Sul". Porque de Laguna em Santa Catarina a Punta del Este no Uruguai se estende a maior costa retilínea do mundo.
São seiscentos e sessenta quilômetros sem nenhum porto, nenhuma baía, nenhuma reentrância. Então não tinha como chegar por mar. Era como se Deus na sua sabedoria estivesse dizendo "não vai te meter no Rio Grande do Sul.
Deixa aquilo lá pro guasca gaúcho". Aliás, "guasca" que é sinônimo de "gaúcho" quer dizer "tira de couro", porque esse lugar entraria pra história a partir da era do couro e do charque, mas ainda falta pra ela começar e ela não vai começar bem ali. Sabe como é que vai começar a era do couro e do charque?
Vai começar quando os jesuítas espanhóis, saindo do Paraguai, criam as missões jesuíticas no oeste do Paraná e no oeste do Rio Grande do Sul, com muita gadaria com muito gado, com pomares, e quando essas missões são destruídas pelos bandeirantes paulistas, num momento incrivelmente trágico e épico da história brasileira que você já viu aqui nesse fabuloso canal Buenas Ideias, essa gadaria se espalha, se espalha por essas campinas sem fim, com essa grama que era a melhor pastagem do mundo! A melhor pastagem do mundo era no Pampa Gaúcho, no La Pampa, e se espalha e se reproduzem, e esses indígenas charruas e minuanos passam a caça-las e descobrem como fazer churrasco de fogo de chão e também descobrem como andar a cavalo deitado nos seus cavalos e viram essa nação cabeluda assim, como se fosse um Easy Rider, sem destino. E portugueses e espanhóis passam a travar uma luta incrível por essa terra de ninguém, e aí cara, em 1680, na maior cara de pau, os portugueses fundam uma cidade desafiadoramente em frente a Buenos Aires, na margem esquerda do Rio da Prata, que se chama Colônia do Sacramento.
Aliás cara, eu vou ter que fazer um episódio sobre Colônia do Sacramento aqui, a questão é o seguinte, eu estou aqui só pelo like, só pelo view, e se eu botar "Colônia do Sacramento", tu, na tua ignorância constrangedora, não vai saber nem o que é a Colônia do Sacramento e não vai dar tanto view assim, entendeu? Então não sei se eu vou fazer Colônia do Sacramento, que é uma história épica, épica, o cara partiu daqui da praia de Dom Manoel, aliás ô ananás, tu aí atrás, tu sabia que aquela praia de Dom Manuel, aqui tu tá vendo aqui ó, vou por uma imagem aqui com os tigres jogando aqueles dejetos, aquela coisa, e tu vai dar um zoom e lá atrás vai aparecer ali ó, "Dom Manuel", não é o rei Dom Manuel, é esse Manuel Lobo, dom Manuel Lobo, que é o cara que foi mandado criar a Colônia de Sacramento em 1680, criou e os espanhóis invadiram e destruíram a colônia e prenderam o Manoel Lobo, que morreu em masmorras gotejantes sem nunca ter sido resgatado lá em em Buenos Aires. E aí então os portugueses criam em 1684 a cidade de Laguna e o único jeito, o único jeito não, mas uma das formas mais efetivas de chegar em Colônia do Sacramento era partir a pé de Laguna até lá o fim do Uruguai, e aí no meio dessa dessa rota eles criam, em 1777 a cidade do Rio Grande.
A cidade do Rio Grande vai dar origem ao Rio Grande do Sul e ali vão surgir as charqueadas, só que no território que é o Uruguai, no território que é o Rio Grande do Sul, surgiram esses bandoleiros, esses ladrões de gado, esses aventureiros, porque o gaúcho era dono de tudo que via. É, é, o gaúcho vivia dentro de sua camisa, debaixo do seu chapéu e em cima do seu cavalo, indômito, solitário, meio sorumbático, tanto é que o grande Jorge Luis Borges disse "ser gaúcho é um destino". Hein?
E esses caras eram bandoleiros, eram foras da lei, eram índios velhos, tinham sangue indígena, porque sabe o que quer dizer "gaúcho"? Tu não sabe o que quer dizer "gaúcho". Na verdade, ninguém sabe direito o que quer dizer "gaúcho".
Tanto é que em 1946, um cara chamado Aurélio Porto, propôs uma explicação incrível pra palavra "gaúcho". Ele disse que queria dizer "gaú", que era uma palavra tupi que quer dizer "cantar triste" juntada com "che". Que quer dizer "che"?
. Che. Che quer dizer "homem", que nem Che Guevara.
Che é uma palavra que quechua quer dizer "homem", então "gachu" "cantar triste", "che" = "homem" = "homem que canta triste". É, só que não é, é linda, mas tá errada. Sabe o que quer dizer realmente "gaúcho"?
Vem de um termo quechua também que quer dizer "u gua chu", que deu origem a guacho, que virou gaúcho, né? Porque a palavra originalmente é espanholada, quer dizer gaucho, sem acento, que quer dizer "filho de ventre indígena com um forasteiro", tipo mameluco, mameluco, mestiço, "gaúcho" quer dizer "mestiço", porque gaúcho é uma mistura de raças, é uma mistura de história, é uma mistura bravia, é um sangue fervilhante e o gaúcho sempre foi afeito à luta, sempre foi afeito à guerra, sempre foi afeito aos horizontes amplos dessa terra de ninguém. Só que de repente essa terra passou a ter dono e passou não só a ter dono como passou a ter cerca.
E aí os grande terra tenentes dividiram, partilharam a terra em grandes latifúndios improdutivos que dariam origem aos gigolôs de vaca, aos estancieiros uruguaios e brasileiros que vivem só de criar vaca sem fazer nada, embora haja alguns que sejam mais competentes, né? E a partir da criação da cidade do Rio Grande todos aqueles fidalgos portugueses, ou pretensos fidalgos portugueses que tomaram parte nessa luta fronteiriça ganharam, foram agraciados com vastas extensões de terra, e eles a cercaram e sabe o que mais que eles fizeram? Eles transformaram o gaúcho em peão.
Sabe o que quer dizer peão? Peão quer dizer "aquele que anda a pé". Eles tomaram o cavalo dos gaúchos, eles cercaram o pampa de arame farpado e eles transformaram os gaúchos em peões trabalhadores das estâncias de charque.
Os gaúchos salgaram o charque com o sal e com o suor do seu rosto. Mas foi ali que o gaúcho se fez carne. Foi ali que o gaúcho entrou na era do couro.
Guasca, como eu já te falei, é uma tira de couro. E aí cara, o gaúcho a pé é um gaúcho que praticamente morreu. E quando o gaúcho morre.
. . Gaúcho bom é gaúcho morto mas em prosa e verso.
E aí surgem os grandes livros e os grandes poemas épicos sobre o gaúcho. O principal deles Martin Fierro, depois Don Segundo Sombra, que tu na tua ignorância nunca leu, vai lá ler Martín Fierro, vai lá ler Don Segundo Sombra, e vai também ler a trilogia do Ciro Martins, "O gaúcho a pé". E aí quando o gaúcho tinha sido submetido, quando tinha virado um operário, quando tinha perdido tudo que ele tinha, porque o gaúcho era dono de tudo e não era dono de nada, o gaúcho só era dono de sua própria vida e do seu cavalo e da sua china, sua mulher, e quando ele vira empregado ele está fadado a extinção, porém, surge em 1935 a Revolução Farroupilha, e os donos de estâncias arregimentam seus peões, lhe dão cavalos e os jogam na luta, no fragor da luta contra o império brasileiro, vamos nos separar.
Sim, e essa fronteira movediça que é simultaneamente uruguaia, argentina, brasileira, ali vive gaúcho, a base do contrabando, a base dos campos neutrais, sempre saqueando gado, assaltando algumas cidades, sempre na vida louca, sempre na vida indômita. E aí com o fim da Revolução Farroupilha, 1845, com o Rio Grande do Sul plenamente incorporado ao Brasil, as coisas vão se amainando, mas ainda vai eclodir, em 1893, a chamada "revolução federalista", que muita gente já pediu pra eu fazer aqui e eu vou, vou fazer um episódio sobre a maior guerra civil da história do Brasil, o confronto entre maragatos e chimangos. Sabe o que é o confronto de maragatos e chimangos?
É o confronto entre dois partidos de origem platina, de origem espanhola, blancos e. . .
acho que não vou dizer o nome dos outros. . .
Blancos e colorados. Viva os blancos! Blancos e colorados.
Maragatos e chimangos. Um ódio ancestral, um ódio que ia tingir o pampa de sangue, a guerra de degolas, ó, dois dedinho aqui e plá, degola, degola, uma coisa selvagem, sanguinária, porque o gaúcho sempre teve um lado selvagem e sanguinário, mas também sempre teve um lado épico, sempre teve um lado transcendente, sempre teve um lado de lealdade, de dignidade, de decência, de liberdade. Cara, é um épico.
Evidentemente que você pode contar outras histórias brasileiras pelo viés épico, mas poucos, poucos lugares do Brasil tem uma história com essa grandiloquência, com esse sangue fervendo nas veias. Então, era essa história que eu queria te contar, da origem do gaúcho, e aí tu vai pensar melhor na próxima vez, antes de fazer uma piadinha. Porém, porém, o gaúcho também sempre teve um lado arrogante e prepotente, né?
Eu escrevi há pouco, talvez cê tenha lido no Instagram, como é que os gaúchos se comportaram na guerra do Paraguai. Os gaúchos chegam na guerra do Paraguai e aí concluem que o exército brasileiro é formado por "brasileiros". E sabe o que que o Conde d'Eu, o genro do Dom Pedro II disse?
Ele disse o seguinte: "para o gaúcho só existem três gêneros de pessoas: ele próprio, o rio- grandense, ou filho da terra; hispano-americano ou castelhano; e o baiano, sendo que baiano é todo mundo que não é gaúcho. E que é necessariamente um ser inferior, por quê? Não sabe lidar com as bolas, é, a boiadeira, e o laço, não se sente um centauro e não tem por desonra andar a pé" é, disse o Conde d'Eu, e disse mais, relatou que os gaúchos cantavam assim "ó, mãe de Deus, faz soprar o Minuano que é pra gente se livrar de tudo que é baiano", é, os gaúchos torciam pra fazer frio, é, porque eles preferiam enfrentar, eles gostavam de enfrentar os paraguaios, só que do lado de uruguaios e de argentinos, ao invés de ter a companhia de baiano!
E cara, daí tem um dos momentos mais absurdos da história dessa guerra, quando o general gaúcho Osório, General Osório, destitui o batalhão dos zuavos. Sabe que que foi o batalhão dos zuavos? O batalhão dos zuavos foi um batalhão de negros baianos, gente brava e heroica, que se vestia que nem os zuavos da Argélia, e que havia enfrentado e vencido muitas batalhas.
Quando o Osório assume o comando do exército ele destitui esse batalhão e os transforma em serventes de hospitais de campanha, e nunca mais os permite lutar em combate aberto. Os gaúchos acham o máximo. Tudo bem, então tem esse lado arrogante e prepotente, mas tem também esse lado em que o gaúcho se diz com razão "brasileiro por opção", porque foi o gaúcho que conseguiu forjar as fronteiras do império brasileiro enfrentando argentino, argentino dopado tipo Maradona, né?
Enfrentando uruguaio, que aliás os brasileiros não conseguiram enfrentar na Copa de 50. Então ali cara, ali naquela terra de ninguém, naquela vasta, naquelas vastas planícies ondulosas batidas pelo vento o gaúcho tornou o Brasil mais brasileiro. Emocionante, né?
Mas tu acha que eu vou calar a minha boca antes de contar a história do gaúcho gay? Ah, não vou não. Sabe por quê?
Porque esse de chamar gaúcho de gay faz todo o sentido, porque foi o gaúcho que inventou essa história de que ele próprio era gay, sabe como? Porque o primeiro lugar onde o Rio Grande do Sul enriqueceu foi nas tais charqueadas, né? Aliás, merecia um episódio o charque e as charqueadas, né?
Lembrando que é uma das coisas que estabeleceu uma ligação entre Brasil e Cuba, né? Vai pra Cuba! Sim porque o charque gaúcho não alimentava apenas os escravos das Minas Gerais que labutavam naquelas minas em condições horrorosas e precisavam de proteína animal, não alimentava apenas os escravos dos canaviais, alimentava também os escravos dos canaviais de Cuba.
Sim, o charque gaúcho, né? E a vida na charqueadas, a vida desses peões de charqueadas eram terríveis, eles viviam recobertos de sangue e sal, era um regime similar à escravidão, e aí esses grandes estancieiros de Pelotas ficaram ricos. Ao ficar ricos, mandaram seus filhos estudar.
. . Eles mentem que em Paris, mas na real foi em Coimbra, e quando eles voltam de Coimbra e alguns de Paris, eles passam a comer com garfo e faca.
E o que é pior, usar guardanapo! Mas tu quer coisa mais boiola do que comer com garfo e faca e usar guardanapo? Verdade, o gaúcho chega de Bagé, o gaúcho chega da campanha e vê aqueles filhinhos de papai com rendas nos punhos e comendo de garfo e faca, porque o gaúcho só come com a faca, né?
Dá uma facada e nhac, e come um naco de churrasco. E isso cara, guardanapo, guardanapo de renda, e os cara "pelo amor de Deus. Isso aí é maricón".
Então, é o gaúcho que difunde a fama de que outros gaúchos eram efeminados, portanto estão pagando preço até agora. Então agora meu chapa não adianta chorar o leite derramado, a não ser, claro, que seja com a eleição do Eduardo Leite, a terceira via, aliás, o Eduardo Leite assiste esse canal, se ele me pagar. .
. não vai adiantar nada, ele vai continuar assistindo o canal e eu continuarei aqui olímpico, solitário, como um centauro montado no meu corsel negro, com um olhar distante e sem nenhum horizonte próximo. Tchau.
Related Videos
COLÔNIA DE SACRAMENTO - EDUARDO BUENO
18:47
COLÔNIA DE SACRAMENTO - EDUARDO BUENO
Buenas Ideias
287,244 views
SÉRIE IDENTIDADE DO GAÚCHO - EPISÓDIO 1
26:49
SÉRIE IDENTIDADE DO GAÚCHO - EPISÓDIO 1
Assembleia Legislativa - RS
20,023 views
Origem do Gaúcho | Websérie Orgulho de Ser Gaúcho - Episódio 1
12:06
Origem do Gaúcho | Websérie Orgulho de Ser...
Semana Farroupilha Virtual
211,707 views
O MAIOR LADRÃO DO BRASIL - EDUARDO BUENO
26:08
O MAIOR LADRÃO DO BRASIL - EDUARDO BUENO
Buenas Ideias
395,772 views
Eduardo Bueno | Provoca | 30/08/2022
52:09
Eduardo Bueno | Provoca | 30/08/2022
Provoca
639,795 views
A REVOLUÇÃO FARROUPILHA || VOGALIZANDO A HISTÓRIA
13:41
A REVOLUÇÃO FARROUPILHA || VOGALIZANDO A H...
Vogalizando a História
107,333 views
A História da Pilcha | Websérie Orgulho de Ser Gaúcho - Episódio 5
17:10
A História da Pilcha | Websérie Orgulho de...
Semana Farroupilha Virtual
136,320 views
O HINO DO RIO GRANDE DO SUL - EDUARDO BUENO
28:36
O HINO DO RIO GRANDE DO SUL - EDUARDO BUENO
Buenas Ideias
497,492 views
Miro e a Cultura Gaúcha de Fronteira - Episódio Completo
24:16
Miro e a Cultura Gaúcha de Fronteira - Epi...
MilagreStaLuziaSerie
231,261 views
HISTÓRIA DO BRASIL LGBT - EDUARDO BUENO
18:15
HISTÓRIA DO BRASIL LGBT - EDUARDO BUENO
Buenas Ideias
647,582 views
Aula Aberta com Porchat - Peninha e o Descobrimento do Brasil
1:25:34
Aula Aberta com Porchat - Peninha e o Desc...
Fábio Porchat
339,732 views
ÍNDIOS DO SUL - EDUARDO BUENO
13:06
ÍNDIOS DO SUL - EDUARDO BUENO
Buenas Ideias
886,025 views
A História do Chimarrão | Websérie Orgulho de Ser Gaúcho - Episódio 3
14:02
A História do Chimarrão | Websérie Orgulho...
Semana Farroupilha Virtual
218,708 views
Slavery in Brazil (Part 1) | Altas Histórias
12:36
Slavery in Brazil (Part 1) | Altas Histórias
Centro Cultural Cesgranrio
878,462 views
OS SETE POVOS DAS MISSÕES ORIENTAIS - EDUARDO BUENO
19:54
OS SETE POVOS DAS MISSÕES ORIENTAIS - EDUA...
Buenas Ideias
426,995 views
EDUARDO BUENO, do @BuenasIdeias, fala sobre Milei e conta histórias da Argentina
42:34
EDUARDO BUENO, do @BuenasIdeias, fala sobr...
MyNews
159,599 views
Guerra dos Farrapos | Nerdologia
9:25
Guerra dos Farrapos | Nerdologia
Nerdologia
684,567 views
A Origem do Churrasco |  Websérie Orgulho de Ser Gaúcho - Episódio 4
12:14
A Origem do Churrasco | Websérie Orgulho ...
Semana Farroupilha Virtual
150,905 views
OS ÚLTIMOS ANOS DE DOM PEDRO II - EDUARDO BUENO
20:15
OS ÚLTIMOS ANOS DE DOM PEDRO II - EDUARDO ...
Buenas Ideias
511,289 views
UM ASSADO PARA... EDUARDO BUENO, O PENINHA | #197
1:23:16
UM ASSADO PARA... EDUARDO BUENO, O PENINHA...
Duda Garbi
145,375 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com