Unknown

0 views13046 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
é muito boa noite pessoas muito boa noite como vocês vão bem-vindos a mais uma aula de filosofia agora nossa aula 02 de filosofia cujo título é heráclito e parmênides simplesmente dois filósofos dos mais influentes da história do pensamento ocidental são dois filósofos extremamente desafiadores mas são dois filósofos que você vai aprender muita coisa do que significa pensar filosoficamente ainda que o foco do curso seja uma história da filosofia é da minha natureza encontra o professor sempre focar menos no contexto sociocultural e muito mais no contexto social barra argumentativo e é o que eu vou tentar
fazer com você oi tudo bem você tá preparado para isso eu acho que hoje você vai sair diferente do que você entrou eu tenho quase certeza disso fica aqui comigo que você vai conhecer não só conceitos sobre os quais você nunca viu falar como modo de raciocínio sobre os quais você nunca ouviu falar e você tá preparado eu queria fazer antes de a gente começar alguns agradecimentos o primeiro deles não poderia deixar de ser eu vou compartilhar aqui a nossa tela é em relação aos nossos apoiadores vocês sabem que nós temos apoiadores e vou compartilhar
tela com vocês nós temos aqui uma página no catarse para quem se alinha aos nossos valores para quem vive o aluno que a gente produz e claro para quem tem condições financeiras de nos apoiar mas abrimos uma página e nós surpreendente mente e coração já conseguimos aqui r$263 por 11 pessoas eu queria que agradecer nominalmente essas 11 pessoas e são elas augusto de queiroz lima mais conhecido como o meu pai um filósofo também josiane bezerra do nascimento guilherme pazzetti talita carla rodrigues moraes brunna moreira wagner lix link bruno guedes eduardo soares constantino lopes patrick santos
de melo guilherme hair loss blocker rodrigo patrício ribeiro eu quero agradecer de coração a todos vocês pela generosidade e pela por depositar confiança no nosso trabalho o reconhecer o valor ea gente tanto tenta entregar aqui muito obrigado é muito precioso isso para gente tanto simbolicamente quanto financeiramente a gente tá com projeto de contratar um editor aqui para o canal para que o vídeo fique e mais qualidade ainda eu tô sendo meio arrogante dizer mais qualidade ainda né olha eu digo mais qualidade digo no aspecto formal você sabe que eu não sei mexer com edição e
se eu tivesse uma dito e eu tô já buscando já estou em vias de quanto mais recursos financeiros melhor eu pagaria o diretor e melhor ficariam os vídeos do canal então eu peço a sua ajuda se dinheiro você se alinhar com os nossos valores e segundo você tiver condições financeiras visita a nossa página do catarse atrás e ponto 6 barra a filosofia tem acento nenhum tudo bem é isso muito obrigado pessoas muito obrigado não separadores e vamos à aula sabe que eu vou compartilhar os slides com vocês como sempre faço e compartilhei vamos lá aqui
a proposta falar sobre dois filósofos muito desafiadores no seguinte sentido eles são colocados entre os pré-socráticos mas eles não se comportam exatamente como os pré-socráticos nova passar a gente aprendeu existem alguns conceitos-chave por exemplo x cosmos ar que é o espaço crítico são vistos como which cosmólogos ou os fisiólogos pelo aristóteles porque eles estudam a realidade como um todo a totalidade da realidade em busca de um princípio e tanto a originasse quanto a governasse e o cantor os nossos a chave de explicação de tudo o que existe na multiplicidade eu encontro uma unidade que explica
tudo que existe então pensamento conceitual é de localiza a ciência ea filosofia nascente no mundo ocidental você aprendeu isso comigo aula passado porque esses caras eles inauguram outro tipo de investigação que a filosofia chama de odontologia na margem de cosmologia e eu vou explicar isso devidamente no seu na sua obsessão da aula fica comigo que a gente vai ver isso por hora nosso roteiro o seguinte eu vou introduzir os dois filósofos algumas distinções básicas de pensamento conceitual que você precisa saber para entender filosofia senso distinções alcance que fica mais difícil portanto o primeiro momento da
aula não vai ser propriamente em relação aos filósofos mas eu quero que você preste toda atenção neste momento eu vou falar só sobre o heráclito e ali dividir as interpretações antigas que sobre ele havia do platão e de aristóteles e às mais contemporâneas e um historiador sobre o carro vou falar também edu parmênides eu vou me concentrar também no que falavam nele os antigos e de uma possível interpretação mais recente certo esse vai ser o nosso itinerário vamos aí quais são as distinções básicas que eu pensei aqui para que a gente falasse primeira e eu
quero que você preste atenção aqui para que você filosofe ou entende o que o entenda o que os filósofos falaram você precisa saber muito bem a diferença entre o que que é um discurso abstrato barra conceitual e o que que é uma narrativa que se expressa por imagens por metáforas por alegorias eu vou te explicar o que que significa olha só e eu te apresentar esses três palavras aqui na verdade não são palavras são expressões professores vitor são palavras e ele tem o número e é o número de uma das minhas identificações ou do cpf
ou do rg você descobre todas elas elas fazem referência ao indivíduo muito bem delimitado tá professor e tutor e 83 2238 i se faz referência a esta pessoa aqui essa é uma foto dela porque eu era bonito com cabelo grande hoje eu sou karekinha mais bonita sinto magnetron na no slide eu acho que não sei gata e eu quero dizer com isso existem maneiras de nós representarmos a realidade de modo abstrato e de modo imagético certo quando eu apresenta uma imagem é porque eu tô apelando para um dos cinco sentidos um dos cinco sentidos ou
mais dos cinco sentidos eu estou apelando para os sentidos eu mostro aquela foto eu utilizo uma imagem porque a tela para visão agora quando eu mostro o número do meu cpf eu não me refiro a vitor através de uma imagem me refiro aos vídeo através de um conceito quando mais professor igualmente hoje eu vou te explicar mais ainda diferença de imagem preconceito e dando outros exemplos meu mostro essa imagem quando eu mostro essa imagem e essa outra finalmente essa o que vem a sua cabeça você consegue unificar essas diferentes e estimulações sensoriais que eu acabei
de colocar na tela para você resumindo elas um conceito consegue e o conceito é amor e as imagens são diversas é uma coisa eu falar e para você sobre o conceito amor esse conceito não tem representação exata na realidade é diferente de eu falar um copo de vinho copo de vinho é um nome cuja representação é esse copo que agora quando eu falo amor já está o amor é uma coisa é um conceito outra coisa imagem eu posso utilizar e aí que eu quero que você entenda imagem para te aproximar de conceitos mas essas imagens
não se confundem com conceitos você compreende isso eu posso ao tentar te explicar o que é o amor te mostrar imagens sobre o amor que a pé limpar os seus sentidos para que você ali aumente a sua compreensão sobre o amor mas eu quero que você perceba que as imagens não chegam nem perto do que eu conceito elas te dão ali um vislumbre mas não se confundem com o conceito uma coisa eu apelado os seus sentidos outra coisa até lá para o seu intelecto você tem que saber essa distinção muito bem delimitada para você entender
o que os filósofos a seguir falam bom demais eu coloco essa palavra aqui essa outra e essa outra aqui e qual que é a representação de infinito e dá uma imagem do infinito e não existe uma imagem do infinito porque o infinito por definição não tem fim mas não conseguimos representar o que não tem fim a não ser por coisas finitas talvez você tenha pensado aquele símbolo do oito deitado aquele símbolo é um símbolo finito ele por si só não tem nada de infinito ele tem início e fim olha muito bem de metade eu percebi
que é um conceito nem sempre consegue ser representado em imagem consegue perceber isso a palavra ser o que que ela representa é porque o vitor é um professor esse é serve de cópula é um verbo de ligação entre o sujeito sujeito e o predicado professor a já nesse sentido que eu tô disse colocando palavras ser aqui palavras e representa o quê e não representa consegue perceber ela não tem representação eu não posso te mostrar nenhuma imagem aqui para representar palavras e eu te mostrar essa imagem isso aqui não é um ser isso aqui é um
ente é um individo e materializa o ser mas isso não você é torrent como entidade diferente da de hoje a gente fala a gente vai falar um fantasma né mas na origem entidade quer dizer o indivíduo que existe é uma entidade e vocês não tem apresentação eu coloquei aqui o flix para quem curte literatura vai saber porque eu tô falando é uma cor não existe inventada pelo ziraldo se conhece o fluxo depois pesquisem é uma é um personagem inventada produzir altos flix que que apresenta flix o geraldo brincou com essa coisa de que conceitos não
podem não representar nada às vezes por definição fixa uma cor que não existe uma cor que ninguém sabe que quer ué se essa palavra representa uma coisa que não existe então como é que o seu significado dela e aí e resumindo a ópera entenda uma coisa de uma vez por todas porque disso depende a compreensão do pensamento ocidental inteiro uma coisa você entender conceitos qualquer coisa você entender imagens as imagens te ajudam a pensar os conceitos mas elas não se confundem com eles e precisa compreender isso é que você compreenda pensamento racional conceitual abstratos tudo
certo tudo bem seguinte o segundo ponto aqui antes da gente ir para o pensadores que vamos estudar hoje é que eles iniciam uma longa tradição filosófica que é distinguir de um lado aquilo que é aquilo que só parece que é aquilo que todo mundo acha que é aquele que na verdade é que começa a o vislumbre da aparência da aparência não é dicotomia na da oposição famosa entre realidade e aparência que é uma dicotomia filosófica por excelência filósofos investigam isso né é a verdade das coisas e tal hoje eu vou te mostrar aqui como é
que os heráclito seus parmênides da vida abordam a questão até como nós modernos abordamos o heráclito utiliza a metáfora das pessoas que estão dispersas perto das pessoas que estão dormindo hoje dormidos aqui aqueles enxergam o que é estes enxergam o que parece que é o parmênides vai ali brincar o tempo inteiro em consegue enxergar a verdade que ele chama de alêtheia a negação do esquecimento aleteia versus aqueles que só tem opiniões as daqui sai daqui sai a opinião de dawkins e em grego é opinião enfim a oposição entre aquilo que é aquilo que parece que
é eu e mais é o tempo depois ainda na atividade o platão começa ao pôr o que é sensível versus o que é inteligível o que chega para mim aos sentidos e portanto enganoso mutável e aquilo que eu consigo ter acesso pelo intelecto e já na modernidade aquilo que a subjetivo daquilo que é objetivo a gente até hoje tem esse vocabulário aqui porque é subjetivo versus o que é objetivo não tem você utilize tempo inteiro então você vai aprender hoje como é que essa história começa como é que os primeiros filósofos começaram a pensar nessa
dicotomia entre o que é e aquilo que só parece que é vem comigo você vai ter um ganho de compreensão muito legal hoje olá tudo bem o heráclito troca de uma anedota lá pelas tantas eu queria botar para você e no final eu quero que você me responda tá no final da aula deixou ela para você ir lá o heráclito os homens se enganam no conhecimento das coisas visíveis como o mero tá falando do poeta aqui o mais sábio dos helena hoje também aquele enganavam os jovens quando o catar vão piolhos e diziam tudo que
vimos e pegamos nós abandonarmos tudo que não vemos nem pegamos levamos conosco é uma pegadinha aqui assim uma vez chegou para o amarelo alguns alguns jovens navegantes alguns jovens pescadores e tinha acabado de voltar do mar deixou volta aqui com você e os jovens pescadores são acaba de voltar do mar ao aí viram ali oh homero na praia e falaram com ele ele falava assim como era e tem uma charada para você você que é o mais sábio dos alunos o que é o que é é tudo o que vimos lá no mar e pegamos
mas abandonarmos tudo que vemos e pegamos mais abandonam o o e por que não vimos nem pegamos e levamos conosco para os termos connosco o que é o que é um merda sobre que a gente tá falando tudo aquilo que a gente viu e pegou a gente abandonou e tudo aquilo que a gente não viu nem pegou a gente trouxe é sobre o quê que eu tô falando comigo e aí o mesmo não soube responder resolvendo é somente a eu quero que você responda agora e que você acha que é final da aula eu quero
sua resposta tá bom deixa eu voltar aqui para você então os ciganos com próximo heráclito agora agora que você já entendeu essas os conceitos básicos vamos começar falar sobre o horário ele para falar sobre o erótico eu quero trocar em três pontos o primeiro eu quero tratar o heráclito aqui primeiro do aristóteles e do platão que eles foram ele foi interpretado pelo platão e por aristóteles ea interpretação chega até hoje para lá que aparece como cosmólogo como fisiólogo tal qual o tales anaximenes anaximandro oi e eu quero começar aqui dessa análise vem comigo então e
outras tantas o aristóteles esse livro aqui ó e se livram aqui chamado metafísica onde ele é um dos livros mais famosos onde ele lá no comecinho fala sobre os filósofos que o precederam para poder aí sim falar sobre sua teoria da realidade falar o seu primeiro filosofaram em sua maioria pensaram que os princípios de todas as coisas fossem exclusivamente materiais de fato deve haver alguma realidade natural uma só uma só ou mais uma a qual derivam todas as outras coisas enquanto ela continua a existir olha as fotos vai dar a teoria dele sobre a realidade
e vai formular de uma teoria que ficou conhecida como a teoria das quatro causas nós vamos falar sobre isso não falando sobre as histórias mas como ele vai formula ter o dia dele primeiro ele fala sobre os que vieram antes e para ele aristóteles os que vieram antes estavam preocupados com somente uma causa a importância do zero incompletos e essa causa dos filósofos que vieram antes era uma causa material a causa natural material ele enquadra o erário como sendo um desses filósofos em busca da causa material na localiza a água anaximenes o ar e o
heráclito nas palavras do aristóteles seria alguém que estava em busca do fogo com uma causa material com o ar que ele fala lá pelas tantas anaximenes diógenes que não é o diógenes o cínico é outro de ordens ao contrário mais do que a água consideraram como originário o ar e entre os carros simples o consideraram como princípio por excelência quanto hipaso de metaponto que o outro é só cá descobri escuro e heráclito de éfeso consideraram como princípio o fogo então era aqui tá muito famoso na história da filosofia por causa desse trecho do aristóteles o
errado teria propugnado o fogo como que é o explicação do cosmos multiplicação da e esse é o heráclito do aristóteles a certo o heráclito tem ali alguns escritos que falam que ele de fato é privilegiava o mundo material o mundo sensível não tem esse esse fragmento que fala assim prefiro tudo aquilo que você pode ver ouvir entender você já ele tá dizendo que gosta das coisas sensíveis ele critica o sensível como atores filósofo mas ele parte do sensível segundo esse fragmento e em outros pagamentos que são muito metafóricos em relação ao fogo assim o melhor
que usa o fogo mesmo assim como o agente vai deixar falando então tem esse aqui ó fala assim este mundo igual para todos nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez sempre foi é e será o fogo eternamente vivo acendendo-se apagando-se conforme a medida ele fala que tem outro também que ele fala sobre o fogo ele falar as transformações do fogo primeiro o mar ea metade do mar terra a outra metade um vento quente a terra de luz sem mar e esta recebe a sua medida segundo a mesma lei tal como era antes de
se tornar terra em um fragmento esse meio poético e tal e tem esse aqui que fala poxa tudo esse é o estudo o fogo aproximando-se julgará e condenará o fogo meio que acho que como uma divindade né e permeia tudo que julga tudo que condena tudo se transforma em tudo é permeável em tudo onde passa é muita geração bastante consolidada de que o heráclito nada mais era do que um pré-socrático em busca de um arco é de um princípio que explicasse a realidade ele localizou nesse princípio o fogo em grego é pedir aí a palavra
pira tas interpretação heráclito como mais um cosmólogo mas não fisiólogo bom então tem esse aqui também ao fogo se transforma em todas as coisas e todas as coisas se transformam em fogo assim como se trocam as mercadorias por ouro e ouro com a mercadoria e e também tem o heráclito do platão platão mas o heracles aristóteles é isso do fogo dupla tão é esse aqui ó eu era aquilo que a gente associa até hoje é um certo relativismo né a um certo fluxo constante é o famoso air aqui do devir vocês já ouviram falar desse
verbo de vir a gente quase não usa né mas ele existe ele existe mais não acontecer filosófico mesmo o verbo dividir é um verbo que denota movimento servir significa vir a ser quanto que eu ser denota algo estático o vir-a-ser de natal em processo será que tu também é vista como sendo o filósofo do processo como aquele filósofo que diz que a realidade tá sempre movimento nunca constante sempre dinâmica e é muito usado em auto-ajuda por causa disso até um a investigar o que que o plantão falava dele sobre isso para trás tantas numa obra
chamada crátilo e o cartão fala sobre o heracles na boca do choque de chegar personagem ali do livro assim heráclito diz como sabes tudo se move e nada permanece em repouso e compara o universo a corrente de um rio dizendo que não pode entrar duas vezes no mesmo rio famosíssima essa situação é formas isso assim você certamente ouviu falar nela não se pode entrar duas vezes no mesmo rio e as pessoas adoram a partir dessa situação desse nossa a vida é inconstante eu sou uma metamorfose ambulante do nome destino eu sou uma pessoa que sempre
muda eu não gosto de certezas osso relativista eu não tenho certeza de nada não existe verdade absoluta serve uma pessoa assim amei você seja essa pessoa se você for essa pessoa ou conhece uma pessoa assim tem uma alta probabilidade de você ter sido influenciada por certa visão e os antigos tinham do heráclito e principalmente o platão tinha do heráclito o heráclito é visto mas filósofo do tudo flui tudo fui tá vamos voltar aqui estou aqui dos slides então tem uma frase boa de você tatuar é a frase panta rhei vamos falar essa frase panta rhei
panta rhei significa tudo fui planta significa tudo e o rei remexe o fluxo quem é a frase em grego que diz tudo fui tem para as tatuagens se você pesquisar é exatamente essa fase agora no google maps do google imagens e vai chamar de tatuagem né panta rei há muitos historiadores da filosofia dizem que essa frase não é do heráclito porque ela não aparece nos textos originais ela só aparece nessa obra aí do platão conta rei de modo que ela parece mais uma frase de um discípulo do arco do que é o crátilo não é
o nome aí do diálogo seria o nome do discípulo já alugou é o livro do plantão tá do que uma doutrina era a que eu tinha não é de verdade dita pelo heráclito e modo que muita gente bota em questionamento muita gente pode questionar que eu disse isso mesmo ele vai falar mais sobre isso vim para cá me lembra dessa música lulu santos e nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia reconhece diversos já tudo passa tudo sempre passará um beijinho infinito tudo muda o tempo todo mundo professor de
filosofia adoram você tá essa música pra dizer tá vendo isso aqui foi inspirado no heráclito pode ser pode ser professor de filosofia no chão enganado não uma imagem associada ao araketu é de fato adulto panta rhei a do tudo fui você pode entrar duas vezes no mesmo rio mas e será que existe um heráclito por ele mesmo quando eu digo heráclito por ele mesmo eu quero que você pense no seguinte eu vou abordar antes de ir para cá quero falar com você olha hoje e você sabe que uma coisa é a filosofia feita por historiadores
da filosofia outra coisa é a filosofia feita por filósofos porque eu digo isso o historiadores da filosofia eles têm muito mais cuidado hein e ler o texto original do filósofo para saber o que que lá ele tava dizendo comparar com outros textos semelhantes fazer comparações ele de estilo operadores são muito mais cuidadosa filósofos não heróis which o estômago não tá nem aí já ideia que eles estão discutindo é de fato a ideia daquele filósofo o que o filósofo tá muito mais preocupado em discutir de fato os conceitos contra puros o que saber se de fato
era assim que tava escrito pensa dicotomia e toda vez que a gente tem acesso a esses filósofos muito antigos a gente pode colocar em várias contas a gente ficar só nas fontes estritamente filosóficos platão e aristóteles a gente corre esse risco e as ideias nele contidas já vi nem filtradas pela própria vida filósofo ou do modo como ele filósofo enquadravam o heráclito então em aristóteles certamente disk o heráclito é um filósofo que busca a causa material porque ele era história ele fez uma filosofia das causas nacionais que eu era aquilo que ia buscar uma causa
no fogo entendi talvez o platão tenha dito que o heráclito ali é o filósofo tudo flui por que ele platão tava interessado e como uma teoria em que nada fluir a gente vai ver quando chegar platão então toda vez que você encarar a interpretação de um filósofo em cima qual é a fonte da qual você tá bebendo muita crítica atual se faz em relação a isso é o horário do plantão né bem o heracles herakles aristóteles na beber água então é nessa polêmica que a gente vai tentar investigar se é um ar aqui escolher mesmo
vem aqui é um estilo e tem uma abordagem dos textos do heráclito assim o texto será que vieram para nós em cerca de 120 trechos e nós chamamos hoje de fragmento barato parece ter escrito um livro inteiro é só que esse livro tem um estilo uma abordagem muito peculiares muito peculiar eles são escritos em pequenas frases pequenas sentenças é isso para ser proposital barato não parece ter escrito um negócio de início meio e fim ordenado ele escreveu sentença e soltas tudo indica que foi isso que aconteceu esse é o estilão heráclito a gente hoje chama
de aforismatico uma flor isma é uma inscrito curto geralmente dogmático ele só dá uma opinião e não dá argumentos hoje objetivo é fazer você pensar refletir de uma flor isma e aí já na antiguidade o heráclito já era conhecido como obscuro o heráclito e já na antiguidade era conhecido como obscuro ou seja e era tão enigmático mas tão enigmático que as pessoas já não entendiam ele lá imagina aqui tem que saber disso e outra coisa é que o heráclito utiliza muita metáfora os fragmentos que enviarão até nós muita metáfora muito imagem muito exemplo do dia
a dia dele problema então do nosso tem que entender isso para entender o que guardar que quer falar e sobretudo o heráclito é muito repetitivo muito repetitivo ele fala mesma palavra aqui ali acolá ele repete muito como se quisesse fazer o seguinte conosco ele é enigmático porque ele quer que a gente essa é uma interpretação puramente e que a gente internet por nós mesmo que que ele quer dizer o guilherme iterativo porque ele tem consciência de que o estilo dele é obscuro e tenta colocar a mesma ideia de outras maneiras sempre assim sempre é como
se não tivesse convidando a gente a leu que ele tá escrevendo mais de uma vez e parece essa se a pegada do araketu ele é enigmático ele fala por imagens ele fala conceitualmente também mas ele também fala por imagem e ele é relativo é repetitivo ultimate vários fragmentos ilustram esse estilão do era tudo bem comigo o conselho que você tem que aprender ela tentar distinguir ali o heráclito do héracles do aristóteles e platão eu tenho uma palavra essencial não é hacker chamada logos logos o que significa unidade na multiplicidade na área mas vamos por partes
vamos lá e o fragmento 116 dourada eu falei para vocês que existe existem vários alimentos que vieram para nos servir de 120 para assim todos os homens a todos os homens é permitido o conhecimento por si mesmos e o pensamento correto ver aqui então todo homem é capaz de chegar ao pensamento correto tanto desse quanto o pensamento correto de comunicação externa por si próprios uma declaração é de autonomia racional talvez do homem aqui logo em seguida ele fala que os homens não conseguem compreender a realidade tal qual é a tal qual ela ainda que tem
uma capacidade no programa 34 fala assim e também quando o homem não compreendem são como os surdos lhe adoro essa metáfora justificam o provérbio presentes estão ausentes o gênero que lhe concede que nós homens seres humanos somos capazes de conhecer a realidade e diz que nós não fazemos isso é chave no héracles eu não tô mentindo assistir recife argumentos à toa sigamos o fragmento um e o fragmento 2 já abrem com o que os comentadores mais atuais consideram como o principal conceito do ar aqui é o conceito de logos vem comigo eu falo heráclito ixi
logos os homens antes ou depois de o haverem ouvido jamais o compreender e ainda que tudo aconteça conforme este logos parece não terem experiência experimentando sentar de palavras de obras como eu assis ponham extinguindo e explicando a natureza de cada coisa nota está expressão da insatisfação dele perante o não entendimento dos homens e continua os outros homens ignoram o que fazem em estado de vigília olha mental para de vigília e sono que ele adora os outros homens ignoram que fazem estado de vigília assim como esquecem o que fazem estado de sono é como se os
homens não tivessem plenamente desperto essa é uma metáfora filosófica também bem antiga e remonta hour ago por isso o comum deve ser seguido a ficar acessível a todo mundo mas a despeito de um logos ser comum olá a todos o vulgo vídeo como se cada um tivesse um entendimento particular o que é muito coisa de filósofo assim nosso adora dizer até hoje isso é uma herança como estamos dando era cristiana e a realidade racional razão tá aí os fatos estão aí só não ver quem não quer aqui o ar aqui tá dizendo né ele tá
te dando outra metáfora aqui não é a cor da visão metáfora do estar desperto e estar com sono e fala assim a realidade de inteira é permeada pelo que ele tá chamando de logos realidade inteira logos para que as pessoas não veem se logos pois não vem por algum motivo ele continua o logos saiba você quer dizer várias coisas mas aqui no heráclito tudo parece indicar que ela significa duas coisas ao mesmo tempo tanto discurso palavra linguagem né o logos que eu falo quanto um princípio que parece unificar todas as coisas na realidade para como
se fosse aquele conceito de cosmos você lembra desse conceito da aula passada é o universo ordenado organizado estruturado e por isso belo belo para que para que algo seja estruturado organizado e outra coisa tem que o ter organizado e estruturado essa coisa a chamada de logos pelo heráclito então se a gente fosse pensar aquele sentido de morar com você mais um fisiólogo mais um código moro aqui ele tá em busca do princípio da realidade a que é dele não sei o fogo seria o logos logos e ainda não disse o quê que é acho que
tá tudo indicando que é esse princípio que unifica a realidade que liga as coisas e parte da multiplicidade alguma coisa una e aí o alimento bastante famoso do horário também é que ele fala só uma coisa é sábia a ser o pensamento que governa tudo através de tudo beijão a dar ouvidos a enxergar o logos e as elemento que liga tudo que dá sentido à realidade múltipla diversa bagunçada caótica o heráclito a realidade isso é caótica para quem tá dormindo será que a realidade isso é caótica para quem não tem ouvidos para escutar o heráclito
a realidade certa lógica para quem não é sábio e quem é sábio enxerga é realidade e meia tudo aquilo que venha tudo é organizado é muita gente monte de pensadores atuais historiadores da filosofia dizem que o ar aqui tu não era filósofo por causa desses fragmentos o que o filósofo você sabe aquele que ama o saber ao passo que o horário que está sendo sábio porque ele tá resolvido au au au logo e veio logo estão tá o pagamento que fala de sabedoria também muito engraçado é sábio a é sabe o que os que ouviram
não a mim dizer aqui mais ao logos reconhecem que todas as coisas são todas as coisas são os curioso isso assim heráclito olá tudo é um olá tudo é um é o panta ren é mais o panta rhei o planta hum é outra situação né mas aquela não do platão planta renan é tudo é um na verdade ué não existe no original grego não ué é associado ele é uma tradução para língua portuguesa e para línguas neolatinas a verdade pois ela desaparece ele é tudo um ou a universal também seria verdadeira um tudo tudo 11
tudo.no heráclito ao que parece a realidade inteira o que é inter conectada por um princípio racional discursivo e cósmico chamado logos de modo que mesmo que a gente enxergue todas as coisas dispersas multiplas na verdade elas são uma só e uma só é tudo e tudo é uma só é obscuro né hum coisa né então se eu era que tu já era ouvir escuro para atividade imagina para nós mas você já vai delineando o pensamento do errado o olá buscar acto essa coisa de que tá nexo a bagunça inteira que existe na realidade e que
uma vez que você descobre ela você citou uma pessoa sábia você começa a enxergar as coisas fazendo sentido a linha busca do sentido que não a gente a ceia hoje campeonato é uma questão de buscar o logos encontrar o logos a ah e outra coisa que você precisa saber sobre o heráclito a seguinte o que você precisa saber sobre o horário que e ele dá conta de explicar para gente ir e ainda que tudo seja um e um explica a multiplicidade [Música] e quando a gente enxerga o mundo a gente tem uma dificuldade tremenda [Música]
a identificar no mundo essa tá unida ele tem consciência disso e como é que ele explica então o mundo na verdade não e ai que explica aqui a gente olhando para o mundo evento coisas estão diversas são múltiplos tão díspares é tudo isso na verdade é um oi e aí vem para última parte do oráculo que é uma das partes mais poeticamente literariamente apaixonante tá e ele vai tentar convencer agência é que na verdade a bagunça inteira existe na realidade essa é a expressão de uma unicidade em mim ver e ele vai explicar doutrina que
a gente vai se último harmonia entre os opostos e a guerra no princípio isso literariamente falando é muito bonito e que seja trágico mas vamos lá e lembra que o horário que é obscuro lembra que o heráclito fala por imagem e lembra que o heráclito para por reiteração tá a atração que ele fala tudo se faz por contraste da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia a luta dos contrários é harmônica como assim era como é que as pessoas lutam e aqui tem harmonia luta eu achava que era desarmonia era desacordo como é que
você tá dizendo que o acordo é o desacordo e harmonia como é que é estrago ele sabe que isso é difícil de entender aquele fala isso de outras dez maneiras para que a gente entenda é um olhar para chantilly para a senhora calma a harmonia invisível é mais fácil é visível você pode não ver harmonia acho que ela existe existe ele continua é necessário saber que dizer ó a técnica da imagem a técnica da respiração e da palavra diz que tudo é um e que os opostos a verdade se harmoniza na história saber que a
guerra é o comum oi e a justiça discórdia oi gente tudo acontece segundo discórdia e necessidade tem que saber disso agora você olha para a realidade e ver que tá tudo bagunçado é só aparência o que tinha que tá assim mesmo a bagunça não é bagunça se ela tá assim é porque eu tinha que assim o fato de você não entender porque não significa que não haja uma razão por trás eu quis e a guerra diz ele lá três antes é o pai de todas as coisas ele tá falando por imagem de todas as coisas
rei outra imagem né pai rei de um fez deuses outra imagem de outros homens de onde escravos e outros homens livres ou seja muita gente sem a guerra é pai porque o pai nesse contexto é aquele que governava a família mas ela não vou ver na sua família a governa a cidade como tudo que ela é rei também ela governa tudo ela governa o mais micro o homem essa milhar eu mais magro o homem que da política da cidade oi e ela une os apóstolos porque pois gregos deuses e homens eram apostas e para os
gregos também escravos e livres era uma aposta então ele tá falando a seguinte o conflito governada as coisas de menores as coisas maiores e une os contrários à criação de imagens não consegue agora está sendo tidat olha sendo professor quem sabe que em grego a guerra é o lemos sabia disso daí a palavra polêmica polêmica alguém entra numa polêmica etimologicamente está entrando numa guerra batalha numa luta e por aí vai poli mas é a mata que a correr interação e sempre repete né a guerra aí só guerra aquilo a guerra aí só guerra aquilo a
gente entender o que que ele quer dizer com tudo é um uma tudo e ele continua com relações completo e incompleto os aposta concordo e discordo harmonia e desarmonia e de todas as coisas um e de um todas as coisas e quem tá fazendo se não sendo exatamente professor é que merece uma parte assim o filósofo é meio professor porque quando eu digo o professor eu quero dizer aquela pessoa que tá muito preocupada em ser didática sabe tá muito preocupado aqui e você entenda o conceito sabendo que o conceito é difícil de entender te dar
várias imagens professor faz muito isso não faz então é como se o e rápido já tivesse preocupado e não ser entendido e já tivesse dando as ferramentas didáticas para você chegar no pensamento abstrato que ele queria que você chegasse na verdade o cerne do oráculo é a pessoa entenda tudo que você vê na realidade parece múltiplo para jogar é um só a você não vai entender isso que eu sei então vou te dar uma série de exemplos aqui ele mas só da imagem é mais ou menos assim eu me sinto muito identificado com heráclito quando
ele faz esse tipo de estratégia porque o seu professor e nega não tá ficando ciclo beber um pouco de ver se continuarmos aqui eu estrocar truque boca se não houvesse e continua com os exemplos muito professor não houvesse isto a injustiça ignorar iam próprio nome de justiça aqui dá para a gente entender né é que os opostos se completam lá e se você daria valor para as coisas caso você nunca as perdesse se você daria valor a justiça caso não houvesse injustiça por mês que é um caso injusto na realidade você é o mesmo mal
as pessoas ao mesmo tempo não clamam por justiça oi diz que está tentando chamar atenção as coisas parecem se encontra pouca mas na verdade se não houver uma não a outra e continua eles não compreendem como separando-se podem harmonizar-se harmonia de forças contrárias e essa é uma das imagens mais famosas da literatura ocidental que começa com água mania de forças contrárias como o arco ea lira o arco ea lira veja bem ele não tem que ficar intenção arco e flecha intenção para poder funcionar e ele só funciona intenção dele tava rachado ele não a olha
só utensílios sem utilidade e aí funções tentar intenção o avanço que a lira você sabe que é uma lira é que nós a coisa mais linda troca por violão 7 cordas do violão eu quero também instrumento de cordas o que é para as cordas do violão ficarem assinadas elas precisam estar tensionadas a atenção suja mais bela harmonia pode o poder de se lamentar por aqui que bonito isso o ou seja ele fala assim para você que acha que quando tem guerra tensão batalha não tem harmonia olha lá olha para mira você vai ver que na
atenção também tem beleza e bonito e se encontra na capa o e continua para a professora lacre em nomes manifesta-se sempre uma e mesma coisa vida e morte que gira e som juventude e velhice pois a mudança de um dia para o outro reciprocamente você só vive para morrer você só dorme para acordar você só rejuvenesce para envelhecer e é como se as coisas fossem cíclicas é inscrito tá dizendo as coisas são cíclicas elas parecem que acabam mas na verdade não tem o ponto inicial eo ponto final na verdade a gente tá falando de uma
reta onde os pontos finais e iniciais se encontram a realidade será que parece teve início em sim mas não tem é cíclica é cíclica é una o e continua é a doença torna a saúde agradável ao o mal o bem estar utilizando aqui na mais eu não é uma espécie de elipse o mal se a doença for na saúde agradável o mal tornou o bem agradável a fome torna a sociedade agradável a fadiga torna um repouso agradável ou não é muito melhor comer quando você tá com fome e o bem não parece muito mais agradável
depois que você sofrer um mal se a sociedade não é muito mais agradável depois que você matou a fome e eu falei já a saúde é muito mais agradável depois que você tava doente o repouso não é muito melhor depois de um dia de trabalho o sistema imagem é uma imagem meu pai deve tá me assistindo agora papai essa imagem para você que você gente nova é uma imagem mas não limpar de ser lembra que você me falou sobre ele entardecer nas você ver o entardecer assim ficou muito além de ser tão bonito não porque
ele tem uma beleza em si apenas mas porque eu entrar de sei se lembra o fim da jornada do trabalho quando você tá voltando para casa e você olha para agradecer e olha para o seu dia na sua cabeça obre os cara hoje foi um dia de trabalho muito cansativo e agora é a hora do descanso o trabalho a fadiga torna o descanso muito mais interessante você já mesma coisa que você acha acha segundo heráclito esse eu ponho na verdade ele se complementam e uma não é nada sem outra o esperado e eu acabo aqui
ah tá entendeu o horário então eu entendo o seguinte existe a interpretação canônica do platão e de aristóteles mas também existem pesquisadores como este senhor aqui ó o nestor luiz cordeiro que é de onde eu tirei essas interpretações todas e tenta olhar para os textos era críticos que não chegaram em vários tem vários livros dos textos do ar aqui nesse aqui é um deles que resumi e o johnny é para quem não está enxergando os nomes aqui todos eles estão disponíveis por nossos assinantes uma forma que encontrei de wish wish dá um mimo assim na
todas as bibliografias que eu tô dizendo aqui varden para o material e vai ao e-mail deles toda semana porque quando eles resolvem se nossos jogadores o nosso um e-mail lá para plataforma do cá tarde eles têm acesso é só para manter a coerência com esse presente aos nossos apoiadores eu não vou aqui exaustivamente falar desses livros mas se você quiser os livres e eu tô fazendo propaganda para ser nossa apoiador né tá deixa para lá mas se você quisesse também tá entendeu heráclito eu entendo o seguinte você vai pegar aqui de tudo é um livro
heráclito a oposição entre as coisas da realidade ela é apenas coisa de quem não consegue ver por trás de tudo isso a unicidade que existe nas coisas a guerra o conflito os desastres na verdade são harmônicos e a gente não consegue enxergar mais de som eu tinha uma maneira de interpretar aqui na realmente organizado o gaúcho que é os seus escritos músicas deles são muito calóricos obscuros enigmático como está o superman dizem o que é outra aqui podes assim a gente estuda no colégio as meninas e rápido a gente estuda eles em uma posição né
e eu não comecei com essa posição está em jangada de propósito assim o tempo isso você puxa no youtube e você vai entender em cinco minutos e que o professor de filosofia falam para você no ensino médio aqui interessa o seguinte e será que ele se eu quiser mesmo o porquê o ciclo de historiadores é aqui que os professores lusos e falam ensino médio e não tava respondendo outro eles eu punha e mais algumas pesquisas mais recentes dizem aqui um não tava respondendo outro porque eles viveram na mesma época os dois juntos eles não dialogavam
não tinha facebook não tem youtube para ele não fazer um live para falar um com outro eu tinha o whatsapp nem telegram e a comunicação não era como é hoje se eles eram contemporânea dificilmente dialogaram eu tinha um local onde o filósofo se encontravam não tinha esse local não nessa época não na história oi e aí é muito pouco provável que eles têm um engraçado teses ao outro muito pouco provável se eles foram contemporânea e se você pode ser verdadeira então quem usou põe já é alguém que veio depois dele e de fazer eles aparecem
como opostos no platão um toque isso diz mais sobre o platão do que sobre eles para que serve o platão quer formular uma teoria de tenta conciliar realidades que são caóticos de um lado e realidade que são imutáveis de outro gente vai vez aí ele interessava encontrar predecessores que houvessem falar sobre isso e ele encontra nos seguidores do araketu e me seguidores do pai - é mas se queixando o tempo inteiro se o que esse servidor de falar não de fato foi falado para estiloso presidente oi márcia se você quiser saber o que que eu
ensino médio fala sobre os dois bota um vídeo agora agora não depois da aula e passou em cima e falar mas eu vou tentar abordar por outra viagem tá bom a gente ir um pouco mais a fundo nesse tempo escasso que nós temos aqui o que esses caras tavam falando e no que eles são interessante para que nós pensamos conceitos tá ah e assim o heráclito se você achou o heráclito difícil o parmênides precisa da sua atenção e fica aqui comigo se você não ficar comigo e prestar atenção direitinho que eu tô falando você não
vai entender o que não é nada banal superficial ah tá vem comer mas o conceito de vale a pena o equipamento limpar - do cartão eduardo santos sp - do imobilismo vez imobilismo sobre o qual falei botão aqui das tantas fala o seguinte parece canal bater tu o plantão nomeava os livros de acordo com pessoas na teta falando de uma pessoa parece que parmênides alcançou uma profundidade de uma qualidade desconhecida mas temo que não compreendamos suas palavras e mais ainda e não sejamos capazes de captar o pensamento que eles esperam que elas expressam mas fala
silêncio que está assim caboclo e se o plantão não entendeu eu vou entender com o vitor na internet no youtube claro que não e pretensão e é uma você sabe que quando a gente deu platão platão pela média das vezes fala pela boca do sócrates já e aí o sócrates tem as tiradas de em seu do humildade assim ele fala que ele não sabe só para fazer um interruptor cair na rede dele para ele lá outros comentar interlocutor esse peixe é um desses trechos assim não é que ele não sabe nada que ele não entendeu
nada grupamento é só um texto de retórica só pensei aqui para aparecer o interessante para a gente essa brincadeirinha mas tá ele tem que saber do flamengo esse é o seguinte e a mendes faz um poema aqui o banheiro flamengo ea madison nova recentes brasileira chamado da natureza em grego é perry fios e fiz na pele fiz sobre a natureza da natureza o poema como assim põe ali na filósofo faz um poema é a hora passar eu te falei né esses caras eles estão a transição da linguagem mítica para linguagem lógica do mito ao logos
se lembra disso na transição não tem só uma e só outra tem as duas têm elementos de um elemento de outra as além disso dá pra gente pensar o porque eu era antes do elétron do parmênides ter utilizado poema e seria aí algumas pectus didático será que o defendo que sim e em questões formais aqui ó para mais de forma e conteúdo o que é o que alguns historiadores dizem hoje não é hoje historiadores dizem que os versos do parmênides e são do mesmo estilo da métrica então os versos do homero e do ezildo mesmo
isso mesmo isso homero e hesíodo são dois grandes poetas que os gregos adoravam assim era tipo o felipe neto e o luccas neto do da antiguidade todo mundo assistir os vídeos dele todo mundo todo mundo ter milhares de seguidores e tal e de modo que imitar a linguagem do a mary do ezildo significava é e voice ver espaço com seguidores do américa brasil não entende como se fosse assim é um vídeo tá fazendo sucesso um canal está fazendo sucesso aí você vai fazer sexo também você imita aquele canal de vídeo por quê que você quer
seguir hoje ele não alguns historiadores dizem o seguinte cara não deve ser à toa que o uso não parmênides o mito os versos 2 e o dedo américa ele queria alcançar um público aí e mais mais eu já te falei e mitos não é sinônimo de falsidade nem de mentira o mitos era uma narrativa que tinha que tinha respaldo tá para credibilidade tinha credibilidade ao mundo antigo como as pessoas escutavam ao mitos elas vão esperavam ouvir mentiras você perceba isso que isso é muito importante quando os gregos escutavam narrativas míticas eles não desconfiavam eles esperavam
ali escutará verdades profundas ainda que metafóricas ainda que imagética sobre quem eram eles quem era a realidade e portanto quando alguém escreve em poema essa pessoa tem a pretensão de dizer verdades tratou não outro elemento o maior barraco conteudista aí o que poderia explicar por que que o aumento de escreveu em poema antiguidade e por aí vai eu não é a tua né que o cara não era um sei lá era um doidinho que foi bem poema não no contexto chão porque eu não entendi isso e isso é mais impressionante de todos os cara que
eu faço cutucar escrevendo poema né mas do que a gente sabe é o primeiro texto completo que veio para gente de filosofia e modo a seguir uma ordenação início meio e fim é o texto do par menos esse é um poema dissertativo digamos assim um poema que quer provar uma tese nota é um poema que quer provar uma tese tem uma ordem ali é uma ordem ali de modo que porque não chegou de pré-socráticos foram fragmentos já te falei isso a gente pague menos do parmendes de todos os pré-socráticos são os mais fáceis de ordenar
e está mente porque ele escreveu ordenadamente isso dizem no testemunho dos estudiosos antigos estudiosos da filosofia antiga que é muito impressionante por isso desmistifica né acho que o mesmo poema não quer dizer nada é de tudo amigo quer dizer tudo eu tenho que mandar sabe o que quer dizer tudo é de que a gente chama atenção de verdade é de que ele queria começar uma plateia e quer dizer que ele tinha ali uma ânsia de de ser ouvido ouvido exatamente ser ouvido que o parmênides hoje fosse vivo estava fazendo vídeos no youtube no certeza disso
a capa é assim o equipamento de estágio de novidade então se o livro dele é sobre a natureza é o perry fícios e e por que a gente estuda eles separado dos outros pré-socráticos então é porque esse cara tem uma nova forma completamente nova de falar completamente nova e vem com vocês aqui a companhia dele é muito curta onde vem pequeno colocar aqui quem fala é o poema pequeno dividido em três partes dizem que são duas hoje são três e agora são basicamente três partes numa ele dá o caminho do que a verdade e na
outra ele tá o caminho do que seria mais opiniões e não a terceira ele relata as seriam as opiniões diferentes objetivo dele no poema que é um poema didático vai fazer assim e se você quer seguir o caminho da sabedoria tem que saber de duas coisas o que é verdade e ficou opinião de dentro da opinião que você precisa identificar como que ela pode te enganar como é que você fuja dela é reconhecido como sendo um dos filósofos mais abstratos do planeta terra de todos os tempos as pessoas esquecem que a maior parte do poema
dele não é abstrata e concreta ele dando conselhos sobre como não ser enganado pelas opiniões os professores para se esquecer disso eu fico maluco isso e aí vai quis entrar obviamente na questão mais difícil do poema quer entender a parte abstrata essa essa se você sair dessa aula e entendendo isso você merece um prêmio de inteligente não portanto fique comigo ficar que vou tentar explicar isso e olha lá o digamos que os pré-socráticos antes do heráclito parmênides estavam preocupados com encontrar um princípio área que explicasse a totalidade das coisas a phisis certo e as coisas
que existem as coisas que a e são organizadas seguem leis internas para o entender las nós for multiplicidade eu preciso nelas encontrar um princípio que as une fique só que tem uma premissa aí e se eu vou investigar as coisas que existem a premissa é que elas existem tá é só que ninguém se pergunta né se existem mesmo porque a próxima pergunta boba e antes de eu tentar entender as coisas que existem eu poderia me perguntar antes elas existem ou porque elas existem antes de tentar entender como elas existem é como se antes de perguntar
sobre o princípio que explica a totalidade das coisas ou para menos estivesse perguntando como que é possível haver coisas a coisas muito demonstra que existem coisas que e assim tava demorando cloud ficar chata tava demorando para ficar filosófica demais é besta demais e tem uma característica da filosofia que é assim é um professor meu de faculdade e chamar definição de filosofia como filosofia é a desde banalização do banal o segundo ele e o filósofo foi aquele cara que olha para onde está todo mundo olhando e na hora porque tá escondido e nós porque tá por
trás com a gente gosta de dizer o próximo olha para onde está todo mundo prestando atenção para que ninguém se pergunta por aqui no o que tomar aquilo como natural e nesse sentido perguntar sobre o que que as coisas existem aconteceu agora que eu por excelência e o heidegger meio que reformou essa pergunta e fala assim tô ligando o filósofo contemporâneo e o que existe alguma coisa em vez do nada as coisas existentes mas existem mas porque é que existem vez do nada o que o que esse tipo de investigação a gente dá um nome
assim então é como se o parmênides adiantar essa questão discutir como é que as coisas funcionam calma com peru investigar que as coisas existem e como ela e por que existe esse tipo de investigação a gente chama de odontologia em filosofia o nome é feio né ontologia parece sei lá é você com esse remédio não parece remédio tá um conta em grego significa os seres os seres só um significa o ser itaú conta significa os seres e logos como você sabe a teoria e o modo que cirurgia pode ser traduzido como teoria dos seres ou
teoria da existência a teoria do qa assim é uma coisa eu dizer este copo de vidro e este ser humano este livro todos estes são indivíduos-indivíduos todos eles são de alguma maneira isto é um copo de vidro isto é um livro isto é um ser humano todos eles são todos nós somos de alguma maneira mas para que nós sejamos alguma coisa a gente presta opõe se você lá para que qualquer coisa seja qualquer outra coisa a predisposição é que existe o ser se lembra do conceito que eu te falei no início da aula uma coisa
você entender um conceito por representação imagética outra coisa você tentar entender um conceito pelo conceito as pessoas que consegue entender que vocês pelo conceito são pessoas que têm um diferencial é em relação às demais porque não é fácil faz um esforço seja essa pessoa é uma coisa é a ser alguma outra coisa este livro é marrom outra coisa é o ser e carol ser no seu sentido mais geral possível e é disso que upar menos está tentando falar o quê que é o ser no seu sentido mais geral possível e que é o se é
e isso é ontologia tudo dois seres não deixou aqui e vai produzir imagens para você aonde era aqui eu sabia que uma pergunta odontológico por excelência é você perguntar se como é que é composta a realidade na os seres o ser da realidade ele é dividido em algumas partes por exemplo existem seres materiais apenas físicos ou existem seres espirituais também conceituais intelectuais puxa o todos os seres se resumem a ao que eu posso sentir se você adota essa segunda opinião todos eles são que eu posso sentir então você é um materialista ontológico ou se não
você pode ser um essenciais estão antológico raiva aqui feira essencialista ontológica ou seja admitir a possibilidade de seres para além do material não se confunde com ser religioso necessariamente pode ser que sim mas não necessariamente portanto saiba você se você só defende a existência de seres materiais você se compromete com a tese filosófica você é um materialista ontológico para você que a refutações é isso o que parece haver seres e não se reduzem cuida de materiais ultimamente humana e a mente humana parece não se reduzir ao cérebro observe físico as células os neurônios para estão
seduzir e mais tarde para voltar atrás só para ficar mais o que é ontologia tudo bem voltei aqui então as frases mais famosas do com menos essa aqui ó é engraçado porque é tão simples mas tão simples melhor que você nasceu o terror dos alunos e parmênides começa o poema de modo alegórico ele começa o poema dizendo que uma deusa vai conduzir ele por uma carruagem levá-lo até local onde lá ele vai descobrir a verdade eu tenho vários matar por isso aí né a jornada em busca do conhecimento como sendo uma viagem tem ali a
deus aqui seria o seu a sua professora para receptora em lá os portões da verdade que são abertas pra gente chegar tem tudo isso no poema mas a frase que mais nos intriga é a frase conceitual não é na parte imagética a frase conceitual e a deusa fala para ele lá pelas tantas parmênides só tem dois caminhos [Música] é um verdadeiro outro opinativo o verdadeiro é você é o opinativo é-o não-ser não é é a primeira frase o ser ar é necessária lógica e evidente a segunda frase não faz o menor sentido e ela nem
deveria ser pronunciada porque ela não faz sentido vão por parte um covarde e colocar aqui com você falar os e é é um fato da língua certo o que é só você substituir ser por existir e o que existe existe e o que não existe não existe não parece ser algo autológico parece parece é é algo sobre o qual ninguem discordaria e o que existe existe o ser é-o que não existe não existe ou não ser não é se você concorda com isso mesmo é porque se você concordar eu vou já já fazer você entrar
em contradição você preste bem atenção no que você vai responder você concorda com isso ou será eu não sei não é o celular não se você disse concorda também comigo para as conclusões necessárias da tese que você falou faz sentido o que existe existe o que não existe não existe vamos lá e você quando falta o eric foi mal você é ou não ser não é a mente vamos tirar essa frase que faz de conta que você significa algo falta um ano é o é outro é imaginou é o não ser não é a gente
que eu não ser é nada ele começar a entender essa frase e as implicações que ela trás parece inocente mas não é comigo e aí a minha primeira proposição é ter um é a proposição da primeira proposição me pela frase para ti fazer entender o raciocínio aqui é o seguinte algo lembra que eu substitui aqui o ser por algo tá o ser é por algo tá é algo tipo pode ser falado o pensado deve ser guardo comigo se eu falo é sobre este livro é porque este livro é este livro existe que eu penso sobre
uma garrafa de água ela existe aí fala assim política mas eu penso sobre o saci-pererê e ele não existe calma alguma existência ele tem anúncio que nem que seja mental ele existe na sua cabeça certo saci-pererê pode não existir fora da sua cabeça eu concordo com você mas na sua cabeça existe certo certo ele pode ser delírio da sua imaginação mas dentro dela existe tá porque eu posso falar e pensar deve ser deve existir e isso me parece muito óbvio e parece de longe consensual se eu falo isso eu penso existe nem que seja no
meu delírio e a segunda a proposição dois o nada ou não ser sequer pode ser o nada sequer pode ser e eu não tô mostrando para você o quadro né foi mal algo que pode ser falado pensado deve ser e o nada sequer pode ser a mesa comigo há 30 pensar olha os meus olhos agora vamos nos olhos 70 pensando nada para mim essa massa agora vai e para tomar um vinho aqui te esperando pensando nada não é eu sei o que você pensou eu abrir você tem pensado uma tela preta um quarto apagado é
uma quarto branco eu vou no fluxo de pensamentos sobre o qual você não consegue identificar exatamente o que que é e nada disso é nada tudo isso é alguma coisa o branco é a cor branca o preto é a cor preta e o fluxo de pensamento é um pouco de pressa se você não pensou nada a mencionada para mim e mais o tempo ah tá porque você não vai conseguir é porque não dá a jornada é impensável [Música] o vidro e a palavra nada a palavra designa exatamente a impossibilidade de pensar existem palavras que designam
nada se lembra disso como instalar né pode ver uma palavra não significa que para ela hajam referente significa a palavra ela pode ser só uma palavra a palavra para designar somente uma impossibilidade de designação é tipo o quê que eu não simboliza a palavra não há tempo referência na realidade a palavra não mudou acho que voltou agora é um pãozinho ainda eu então dizia eu e o algumas palavras não significam alguma coisa vai só dizem a impossibilidade de significar assim como não só dizem possibilidade do sim o nada não pode ser o nada sequer pode
ser a proposição 2 e o não-ser a proposição três não pode ser falado e pensado tá eu acabei de mostrar se o nada sequer pode ser alguma coisa isso para você era óbvio até um tempo atrás e não ser aquilo não ser é mesma coisa que nada pode ser falado pensado pois não consegue pensar em nada nem falar nada de consegue falar a palavra nada mas a palavra nada não designa alguma coisa é ausência de designação nós estamos concordando até aqui ó e aí quatro falar essa mais difícil de todas falar e pensar a mudança
mudança significa falar e pensar a passagem do não ser para os e a mudança é uma passagem do não ser para o ser ou não ser para não ser também tem que ver se eu consigo te explicar isso imageticamente eu digo que eu mudei eu sair de um estado e fui para outro não é porque eu não era adulto passei a ser adulto eu saí de um não ser adulto quando eu tinha 17 anos né fechando o marco legal e passei a ser adulto a quando completei 18 anos eu sair do não ser para você
e quando eu era solteiro eu saio não casado para o casado a mudança é o a passagem e não ser algo para passar a ser algo esse a mudança pode ser de ser algo para não ser também do tipo sou gordinho e passo a não ser mais gordinho depois da quarentena o que é sempre uma passagem de não ser alguma coisa para ser alguma coisa e descer alguma coisa para não ser uma coisa entende a mudança como uma ponte uma passagem em que melhor dizendo vou te dar outra imagem valeu acelerar cantor de novo aqui
imagina e tem dois pilares esse é o cê esse eu não ser a mudança é o telhado ela faz a ponte entre esse pilar e esse pilar certo a mudança é a passagem de um para outro de um pra outro assim pode ser um telhado para ter uma ponte você sabe escolher qualquer imagem melhor para você e se a mudança depende dos dois pilares é a passagem de um para outro então a gente acabou de entrar aqui não uma explosão mental porque eu não sei se você tá percebendo mas a volta para cá ir para
lá e não é possível falar ou pensar a mudança você concorda e aí e por que que não é possível porque se a mudança é a passagem desse pilar para esse isso que eu não ser e esse aqui é o ser e nós já concordamos que eu não ser não existe esse lá acabou de cair desfila acabou de cair a ponte cai porque ela depende dos dois se a ponte caiu é só restou você e acabou-se a mudança que a ponte entre outros depende dos dois e se um deles não existe porque nós já concordamos
que eu não ser não é nem sequer pode ser pensado de falado e isso é a mudança depende dos dois ela não existe um bom então e a mudança não existe ah entendeu passo a passo é algo que pode ser falar de pensado deve ser óbvio o nada sequer pode ser isso também óbvio agora se o nada sequer pode ser então não sei não pode ser falado o pessoal e tá me pareceu algo olha mas fala aí pensar mudança significa falei pensar passagem do não ser para você tá eu deixo de ser uma coisa o
passa-se alguma coisa ou é só alguma coisa e passar um ser outra hora mas não é possível fala aí pensar a mudança porque o que é uma das entendido não ser e o não-ser não é e agora a mudança não existe então mas assim não existe isso é lógico isso saiu é só concordância e que a frase do parmendes era mais pobre ou será não sei não é o que é o amor é exatamente isso as vitor eu estou olhando para você está vendo as coisas mudarem a minha cabeça agora mudou mas você vai me
dizendo que as coisas não existem aí entra uma das partes mais apaixonante da filosofia é uma coisa que o seu sentido de falam e outra coisa é o que o seu intelecto ea sua razão dizer o que você vai acreditar a confiança aí o seu intelecto nasceu no seu intelecto razão ou no sentido do sentido victor a porque eu tô sentindo sempre para a verdade né olha para a lua agora ela é melhor óleo é uma exemplo ruim mas imagina que é dia que olha para o sol ele é menor ou maior que a terra
de acordo com seus olhos é normal a sol é na realidade menor que a terra não é seus olhos em que ele é dizem dizem outros seus olhos mentem e quantas vezes você já ouviu o seu nome sendo chamado pela rua e na na verdade ninguém te chamou pois é os seus ouvidos a minha mãe tem de vez em quando e os sentidos mentem o tempo inteiro porque você tá confiando tanto neles agora então não nasceu razão que acabou de dizer que a mudança não existe ninguém vendo a filosofia a bíblia da filosofia i e
isso é para falar para você sobre parmênides mulher de apresentações mais famosos do par menos aqui o ser se pareceria com isso aqui ó e já que não existe um não ser você é único um ser infinito ser não tem bordas porque se eu tivesse borda haverá algo depois mas o que está fora dos e que seria ou não sei mas eu não sei não é porque eu não tenho nada para você é mas ainda sim essa representação não diz até você porque e o que se você é eu não sei não é não tem
como você ter limitações o que haver limite significa que existe o sejam lado e algo que é diferente do ser do outro hora mas o que é diferente do ser é-o não ser e o não-ser não é e portanto o ser é impossível de representar por imagens e você só consegue pensar conceitualmente nele você não consegue colocá-lo em imagem é impossível isso não teria limite bom mas se tiver limite é porque existe eu não sei mas eu não sei não o big na filosofia de novo o pensamento abstrato puro conceitual você só consegue acessar se
você é capaz de ter conceitos na cabeça e não imagens apenas por isso que não dá para ter filosofia em apenas cinco minutos numa aula de outub é sério agora eu precisa de esforço mental para acessar conceitos e não uma brincadeirinha de um professor que só quer fazer com que você entenda rápido para fazer uma prova é muito mais complexo do que parece esses são heráclito e parmênides [Música] o curtiram eu costumo espero que sim espero que sim agora é o seguinte e eu queria com vocês aqui me despedir obviamente chegamos ao final da aula
e e tô voltando aquela pegadinha que fizeram com o mero você lembra da pegadinha pegadinha seguinte e isso era uma pelo mero lá pelas tantas [Música] oi marcinho a gente pega aqui são eu vou falar errado eu quero lá pelas tantas promessas seguintes eram jovens que tinham acabado ali de voltar do e da pescaria e aí falar do seu mero você que o homem mais rápido do mundo me responde essa chamada para gente e tudo que nós vimos lá e no mar e pegamos mais abandonar e tudo aquilo que nós não vimos e não pegamos
mas para você me com a gente eu quero ver o homem que a gente trouxe e elas viram conseguiram a resolver a chorar do que os marinheiros estavam falando que nem omero sobre o que que era eu vou fazer um desafio para você tá e eu só vou dizer o resultado dessa charada na hora que vem eu quero que você pensa um pouco ela e não vale não vale e buscar na internet você vai passear quero que você pense e depois você tem um e fala que vem eu te eu te falo muito obrigado tem
dúvidas aqui tem dúvidas aqui é bota aqui nos comentários tá agora aqui nesse vídeo que os comentários e para quem ainda não curtiu o vídeo eu peço muito que você curta agora porque você sabe né youtube só acho que isso aqui é relevante se vocês curtirem comentarem cara é uma alimentação nossa eu queria muito que só chegar aqui da aula e entregar o valor para vocês de mão beijada mas o que é muito também que só que chegasse é mais gente depois eu tenho que pedir ajuda de vocês façam e se você ainda não fizeram
curtam esse vídeo e deixe em comentários aqui embaixo isso faz com que o formou os algoritmos o youtube entender que você quer relevante e me pergunta se tiver cara nunca fui muito chegado no parmênides mas adorei agora depois de acabamento é isso aí cauã adorei parabéns por mais uma aula valeu eduardo guilherme o guilherme colocar aqui é uma resposta piolho o paulo vitor coloca aqui a frente ao fala paula obrigado cara são paulo paulo victor a nós professores de filosofia nosso parceiro aqui do canal em referências ao canal do paulo vitor em todas as discussões
dos vidros do inep tá qual o vitor tem um podcast de filosofia super útil para quem quer fazer em conselho muito e também junto com os nossos parceiros na descrição do vídeo tem a professora fabiana que tem um instagram ali de dicas de estudo de filosofia de sociologia e geral também que é muito bom aconselho todo mundo lá o bruno rui pouco mais bruno ruim no diálogo de eutífron sócrates estaria influenciando por heráclito e parmênides no sentido de buscar o conceito e não a imagem da piedade bruno o sócrates que aparece no boot from é
um sócrates em busca do conceito você tem razão eu diria que todos os filósofos que vieram depois são filósofos influenciados pela busca conceitual do parmênides e heráclito inclusive o sócrates sem dúvida é a busca pelo conceito em vez da mera imagem ainda que a imagem sirva de didática você viu isso hoje na aula não faz bem dizer imagético tempo inteiro faz um poema nem querer conduzido por uma deusa hera que eu coloco a laje na tampa dele mas essas metáforas são só para didática eles querem mesmo que a gente chega num conceito e sem o
sócrates é um filho direto dessa tradição grega e busca pelo conceito ainda que aqui ali faça uso de imagem e aí o guilherme aí vuitton a transformação não poderia ser também a mudança do ser para outros e sem passar pelo não-ser não sabe por quê guilherme porque a mudança é deixar de ser alguma coisa sempre se você passa de um ser para outro é porque você não era esse você era esse tá aí sim você passa de um ser para outro mas você não era esse serviço tem para você passou de não ser esse para
ser esse então é sempre do não ser para você mas o quanto aguenta for para a gente vai por aí você tá no caminho certo e como era o panteísmo geraclito era tudo não era panteísta porque panteísta onde você tirou isso com o panteísta não iria ele acreditava como falei na na hora de hoje que todas as coisas a multiplicidade das coisas é uma só e um é todas as coisas agora panteísmo um pouco diferente na panteísmo é a crença de que tudo é deus só que o horário colocar utiliza palavra de deus mas é
dizer que isso é um panteísmo a gente precisaria de mais elementos não sei eu queria dizer que ele não era panteísta não ele tá dizendo outra coisa me fala o nome do podcast podcast filósofos do enem eduardo filósofos do enem o que está na descrição dos vídeos do canal a evelyn tá colocando aí no chat astério moreira passou minha dor de cabeça passou sua dor de cabeça externa que bom aula fez passar é algo que foi e não é mais faça ser um ser algo que foi e não é mais passa a ser um não-ser
ah entendi grand que coincidência ontem eu li sobre o assunto na aula do livro convite a filosofia foi o corrente inclusive quando os primeiros livros que eu tiver certo saber tiago lá na década de 90 ainda é um livro muito bom eu gosto muito desse livro ele é muito organizado muito bem e sistemático apesar de haver algumas imprecisões as operações são tocnet justificados porque é um livro de introdução eu gosto de ler e tu poderia elucidar a relação do conceito de grande estilo de niti com o pensamento grego poderia mas eu prefiro responder isso não
admitia que se não a gente vai ter que falar mais coisa que o gão fica com a gente não curte o cara a gente vai falar sobre este até uma aula sobre a gente a gente pode falar sobre isso o celular tá certo e aí mais questões e tem mais aqui em cima só o pessoal reclamando o cérebro que tá da partida e o jackson perguntou lá em cima ser ao contrário de nada ou nada também pode ser um ser não o ser ao contrário de nada grupamento seu contato diário e a jackson aguiar ser
ao contrário de nada não tá aqui vini ainda mais bonita careca me lembro new ir pode crer porque elogio valeu vem se você já respondeu lá em cima na febre já respondeu e aí beleza valeu talita gente obrigado vamos nos dividir agora vamos lá eu acho que vocês foram super gentis hoje comigo eu agradeço muito a presença espero que o curso esteja sendo útil e convido vocês a ficarem a colocar em suas funções aqui embaixo e bota em as respostas aqui nos comentários está no bota essa no chat não as pode ser aquela charada é
que a gente movimente aqui o chat tudo bem é muito obrigado é mais uma sexta-feira feliz aqui com vocês e até a próxima falando de sócrates e sofistas vai ser uma das obras mais bonitas desse mundo todo porque eu adoro sócrates tá é mais
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com