Videoaula - Gestalt-terapia: influência existencialista, humanista e fenomenológica

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Nosso Gabinete
UMA CORREÇÃO EM 11´:55´´ - O Perls não estudou com o Brentano, ele foi influenciado pelos estudos/ i...
Video Transcript:
o que é bom então porta não vai cortar aqui nadar salas beleza mano falou ontem o seu presidente que é serviço essencial com aquela gasolina dele tem que arrumar ela é mais não vai parar agora agora mais não isso mas não mede mais a mão cabelo tá horrível onde que é a camila parece que tá 15 certo ficou olha gabi esse é o nosso gabinete o vídeo de hoje a gente tem uma convidada muito especial a larissa né aqui do fala lindo que vocês já conhecem elas por coincidência minha esposa e vai apresentar para gente
uma vídeo-aula complementando né todas as que a gente já tem feito sobre que está aos terá pistão seja bem-vinda lá essa aula complementa de agradecer você falar essa aula complementa muito bem complementa muito bem aquela aula do guarda-chuva em que eu apresentei para vocês a diferença entre fenomenologia e existencialismo e humanismo eu expliquei o que né o conceito desses movimentos e vou deixar para vocês o link dessa segunda aula aqui na descrição desse vídeo tá bom eu vou sair aqui da câmera um pouquinho para larissa poder dar aula dela para vocês eu anotar e alice
tá bom obrigada lá de nada falei muito né fala alguma coisa enquanto a gente tá junto aqui porque aí eu depois eu saio vo vou ficar atrás da câmera estudando bom eu tô muito feliz até aqui acho que essa é a primeira coisa a dizer né é muito importante o poder falar não só sobre a gestalt-terapia mas sobretudo o que representa a terceira força então tô achando muito bom e gostei de ler os comentários de vocês lá ainda que repartidos né vários fragmentos muito obrigada pelo prestígio pela moral tchau tchau gente vou ficar atrás da
câmera para ela dar aula aí sozinha tchau eu disse né tô muito feliz de estar aqui e estou feliz também com o crescente interesse que eu tenho percebido pela gestalt terapia mas pelo existencialismo pela fenomenologia pelo uma é importante ver que isso refloresce entre nós né que isso aparece novamente no momento tão importante do ponto de vista histórico é a gente está enfrentando um momento eu acho que cheio de desconstruções e não só a pandemia eu acho que de um modo geral o século 21 chegou chegando chegou um desafios para a gente pensar no que
é a nossa resistência em todas as angústias que são mobilizados nesse momento em que é pilares estão sólidos outros pareciam tão sólidos da sociedade não sendo questionado né uma questão do emprego essa lógica do emprego do trabalho então fico muito feliz que a gente possa discutir sobre a gestalt-terapia sobre existencialismo fenomenologia ou humanismo é a gabi sempre fala isso essa é uma é uma premissa da qual também pa e eu entendo o que a gente não tem uma abordagem melhor ou mais correta do que a outra a gente tem mais ou menos fé que a
gente deposita numa abordagem ou em outra então isso depende do que você acredita e eu tenho percebido que muita gente às vezes está desencontrado na sua prática clínica né ah e pode ser que tenha a ver com isso eu penso às vezes a pessoa gostaria de se interessar por uma abordagem mas não é de fato a abordagem do coração o abordagem do perfil né aquela com com a cola se identifica isso aconteceu comigo eu conto essa história porque eu acho que ela ilustrativa eu fiz estágios mais de um em psicanálise e escutei isso das pessoas
que me supervisionar ão escutei que eu não seria psicanalista é porque é uma das minhas supervisores me disse você não vai ser psicanalista né que você não cala a boca e quem é meu aluno sabe disso eu tenho dificuldade mesmo cala a boca e me encontrei eu gosto de ouvir também eu gosto de ouvir também eu eu não sei eu acho que eu gosto até mais ouvir tudo que tu falar não sei é empacado e aí a gestalt-terapia me cativou por causa disso em primeiro lugar eu preciso dizer para vocês que a gestalt-terapia deixa a
gente ser quem a gente é essa é uma ferramenta inclusive utilizada você não tem que se vestir de um gx você não tem que esconder suas tatuagens você não tem que se pentear de um jeito x você pode ser quem você é como ferramenta para que o autêntico o outro também a marisa é esse esse desenho para mim é muito cativante eu entendo que a gestalt não em mim colar nenhuma máscara na cara vestir nenhum manto sagrado de nada a gente tá ali numa condição absolutamente igual à da pessoa que nós estamos atendendo a do
nosso cliente ou do nosso paciente como vocês preferirem chamar então a gabi me pediu para falar de visitar os terapia porque ela também tá como abordagem clínica ela também está nesse guarda-chuva que ela falou ela tá embaixo das guarda-chuva para gabi mencionou uma outra aula e aí a gente vai fazer uma diferenciação entre psicologia da gestalt e questão de terapia tá psicologia da gestalt é uma das influenciadores da gestalt-terapia como tirar os óculos é mas a questão de terapia foi pensada para clínica ela tem essa particularidade porque ela é uma abordagem de intervenção é nós
vamos ter pilares filosóficos e epistemológicos o teórico e por isso por causa desses pilares ela está localizada nesse guarda-chuva que a gabi falou mas ela não equivale a psicologia da gestalt é às vezes em alguns currículos a questao tu só é abordada quando se fala em psicologia geral ou história da psicologia e ainda das referências mais comuns é o nível da ana coloque aquele livro bem geralzão ele foi pensado ensino médio inclusive é preciso dizer isso ele é um livro pensado para o ensino técnico né eu aquilo que substituiu ensino médio na década de 90
ele é um livro muito genérico com alguma superficialidades ele tem as suas vantagens porque ele é um livro panorâmico mas ele é superficial e aí ele apresenta a gestalt de um jeito muito parecido com a psicologia da gestalt e que é bem diferente da gestalt terapia oncologia vias ao estudar na forma percepção magicamente o o flamengo estudava figura-fundo o ios princípios que regem o nosso modo de perceber é claro que é psicologia da gestalt já está preocupada com um elemento que é importantíssimo quando a gente fala da fenomenologia o existencialismo que surja reboque diz que
é a consciência é a consciência esse é um elemento de foco da psicologia da gestalt e isso traz e repetir na gestalt-terapia então nós vamos dizer que existencialismo é um humanismo a questão de terapia a psicologia humanista das suas variadas vertentes as suas variadas escolas todas essas são terapias da consciência diferente daquilo que a gente vê na psicanálise né a base de investigação da psicanálise é a perscrutar a ao inconsciente ea o entendimento que é psicanálise faz é que essa a grande área do freud chamou de inconsciente definir muito do que a gente é então
para quem está onde terapia o inconsciente não é concebido dessa maneira nós vamos ser um modelo topográfico como freud estabeleceu vocês vão se lembrar aí quem é da psicologia e já tá um pouco adiantado nos estudos psicanalíticos vai se lembrar da pirâmide do iceberg do modelo que o próprio desenha que é um triângulo com as faixas cada faixa representando uma instância psíquica então esse modelo é chamado de topográfico porque é como se ele mapa e ative o psiquismo e aí você tem ali né o o grande o lugar do índice a gente olhar para proporção
na distribuição dessa pirâmides triângulo nós vamos ver que a parte o menor é exatamente a parte destinada ao ego e esse já é um ponto de discordância vai gastar os terapia com a psicanálise assim como é muitas es é a questão de também é uma desse dente da psicanálise né porque a gente tem que reverenciar os grandes mestres da psicologia eu acho uma grande bobagem a gente ficar uma briga de vertente qual é mais importante qual é melhor qual que não pode eu acho uma grande bobagem tudo isso porque para nós da psicologia para mas
como ciência uma ciência que tem um objeto tão complexo quanto mais interlocução a gente tiver quanto mais gente pensando sobre o mesmo objeto que é o ser humano melhor para nós então o freud é de fato o responsável é a pela humanização na lida com a pessoa que que tinha um transtorno mental sofrimento psíquico e aí quando ele fala do inconsciente por tudo que ele enfrentou na comunidade científica ele levanta uma bandeira que ela vai reunir em torno dele um segmento da comunidade médica insatisfeita com as respostas oi gatinha e é claro que a partir
disso a partir dessa centralização em torno froid o lado de incidências depois vão acontecendo os desdobramentos ocorre porque aí vem tudo o frágil levanta uma bandeira ele coloca lá o ovo de colombo mas nem tudo o que ele disse sobre aquilo que ele levantou sobre o ovo posto vai gerar concordância das pessoas que então estão despertados para estudar sobre aquela questão então por isso freud é uma figura muito central para se colorir de modo geral a psicanálise tem uma importância capital e aí a gente se desdobra para essas vertentes todas que resultam de discordância sobre
divergências com pontos muito fundamentais da teoria psicanalítica então o fritz pneu junto com outras pessoas que já vinham pensando nessa divisão o que que é o psiquismo será que a gente poderia falar de uma de uma a fotografia de uma ferramento ou será que a gente começa a falar de um ser humano sempre em em relação é então isso tá lá na fenomenologia é uma questão de terapia vai capturar de volta aquela noção da intencionalidade que consta lá russell né e gente é sempre importante a gente pensar no seguinte quando a gente fala desses nomes
russell appels froid eles são os nomes de saliência de destaque mas eles não são os únicos caras tá muito frágil tava estudando com o charco tava estudando com o broier o pelos por exemplo estudou como brentano então são pessoas que vão conversando vão comentando um outro sistema teórico até que alguém materializa aquilo então quando a gente fala dos grandes nomes a gente se comete-se uma injustido né com outras pessoas que não apareceram na história história está cheia dessas injustiças há um tempo por exemplo ele está conversando com outras pessoas ele está conversando é como o
próprio freud ele tenta empreender um diálogo com froyo para discutir exatamente o funções de ego em primeiro lugar para discutir isso e para discutir a passividade né para o pelos o ego não é uma instância passiva como o froid sabia como freud pensou e ele vai entender diferentemente do freud que as resistências morais elas têm um papel fundamental na construção do sistema self e aí o froyo foca principalmente nas resistências anais neto froid esse momento de controle do esfíncter anal é um momento importante de tomada de poder a criança reconhece ainda que isso não seja
deliberado ou da consciência a um controle sobre sobre alguma coisa do meu e aí então o peso vai dizer o ato de morder o átomo de o ato de agredir o ato de avançar até o seio ele tem uma função que teria sido desprezada pela psicanálise freud anna pela análise que o froyo faz dessa constituição da subjetividade do desenvolvimento psico-social então a gestalt-terapia começa pelo questionamento é importante dizer que a marca de origem da gestalt-terapia tem a ver basicamente com uma dissidência da psicanálise e junto com isso com outras questões que passam ao pra cabeça
do pelo e a cabeça dos principais sistematizadores da gestão estão gente tem a mulher dele a laura pelo gente vai ter o povo urban e a gente vai ter um refri line são pessoas que se juntam para escrever o nome da laura inclusive não consta a mulher né não consta desse livro e o que a gente sabe é que o príncipe o escritor mesmo do livro não foi o penso em alguma mas a revisão e as conversas eram feitas com a laura o pelos mesmo não gostava muito de escrever não mas isso que eu posso
contar uma outra hora então o que a gente vai ter basicamente é um conjunto de pensadores tentando conversar sobre a consciência sobre o que seria selfie é a e sobre tudo o que é um homem o ser em relação então esse é o resgate que se faz em primeiro lugar da fenomenologia husserliana a ideia de intencionalidade que é muito importante para o seu quando ele diz a consciência ea consciência de algo ele estabelece ali uma marca da relação e da experiência do sujeito a consciência não é uma entidade abstrata a consciência só existe em alguém
ela só existe um materializada no sujeito em um sujeito com o mundo então esse conceito de intencionalidade é importantíssimo para a gente entender a por quê que essas teorias e essas abordagens essas intervenções são são chamadas de terapias da consciência porque elas tem a ver com o exatamente essa noção de intencionalidade que é recuperada rússia a consciência ea consciência de algo se ela diz respeito a uma relação nós vamos usar um método que descreva que diz trinche a relação que você tem como o mundo até que aquilo esteja disponível para sua consciência então faz uma
diferença enorme tá pensar nessa noção de intencionalidade do russo então essa é a primeira presença da fenomenologia na questão de terapia a segunda grande presença é o método descritivo método fenomenológico o russo vai dizer isso arca se você quer saber se você quer entender primeiro curso vá o lixo uma consciência interna e outra externa existe a consciência da pessoa ele ele já rompi ele já chega de cara dizendo que a psicologia teria uma missão é fundamental uma desconstrução científica fazer a desconstrução científica é a desconstrução do método do positivismo a desconstrução da dicotomia estabelecida pelo
método positivista de olhar para uma coisa como objeto e outra coisa como sujeito então eu custo já chega dizendo não tem objeto e sujeito e tem uma relação tem alguém no mundo que se relaciona com o mundo então o dentro eo fora eles vão ficando é para o russo eles têm que ser desconstruídos tá eles vão ficar sem sentido e bom então o método fenomenológico ele vai estabelecer algumas etapas aí de redução né e alertar os terapia traz isso de volta e aí atrás e o seu método então estamos falando de alguém que realmente suspende
os seus valores suspende os seus pré conceitos para tentar e estar ali com a pessoa do jeito que a pessoa se apresenta do jeito que a pessoa se mostra agora é óbvio e depois do russell foi criticado por isso menu ponte aparece no cenário para fazer o exatamente essa crítica ao russell é claro que você não consegue fazer uma redução completa exatamente por esse motivo que o próprio russell a com todos não existe uma separação entre o sujeito eo objeto então muito cuidado com essa noção de que a gente suspende é possível suspender o tempo
todo nós temos que ter consciência dos preconceitos que a gente tem das noções apriorísticas que a gente toma para então a gente poder suspender as então o primeiro exercício é o exercício de consciência de quem espaços eu sou eu tendo noção de que eu sou preconceituosa de que eu tenho juízos de valor de que o pino sobre tudo que está ao meu redor não quando eu tenho consciência disso é que eu consigo suspender se eu chegar para sessão pensando que a eu não tenho julgamento eu não tenho uma moralidade eu não sou uma pessoa com
qualquer outra do mundo eu vou errar e eu não comprei um método do jeito que o método deve ser cumprido aí eu eu vou estar fingindo que eu suspendi é exatamente a consciência de que a gente funciona de um jeito é que nos permite suspender esses preconceitos e essa suspensão também é dado numa certa medida tá importante a gente dizer isso é então da fenomenologia basicamente tem mais coisa aí mas aí aí a gente falaria duas horas mas basicamente então nós vamos pensar na intencionalidade e nós vamos pensar no método fenomenológico que é descritivo e
que é um método de suspensão de preconceito do existencialismo a questão de terapia recupera essa noção de que as coisas estão em relação de que a experiência do sujeito a experiência relacional do sujeito ela é inominável e inapreensível então vai ser sempre um exercício da consciência perseguindo é o inalcançável né mas que é importante é um exercício que a gente tem que fazer mesmo mas da experiência do sujeito a experiência vivida o estar-no-mundo o autêntico todos esses conceitos que são tão caros são tão prezados dentro do existencialismo eles são recuperadas na gestalt-terapia basicamente a gente
pode dizer que a gestalt busca encontrar no sujeito o autêntico ajudar esse sujeito a encontrar-se autenticamente sem as prescrições do mundo sem a tutela do mundo levando ao sujeito a ideia do que ele é responsável pelas suas escolhas e aí essa é uma responsabilidade que muita gente demora ou tem dificuldade para assumir e sobretudo entendendo que a angústia é imobilizadora e nem aquilo que vai aparecer no site aquilo que vai aparecer no que ficar daquilo que vai aparecer no rider aparece na gestalt-terapia também então a gente tem a exata noção do quanto angústia é importante
do continente cessário que ligar mesmo né um dos pais do existencialismo vai dizer isso você só muda de estágio você só passa a ter uma existência forjada de outra maneira quando você se angustia e quando essa angústia de coloca diante de um abismo é nesse momento em que você salta é muito bonito esse conceito do que brigar eu acho eu acho até emocionante porque a gente luta tanto para espantar angústia da nossa vida e ele tá dizendo o contrário a angústia pode ser um trampolim ela pode te ajudar a encontrar outras formas de estar vivo
outras formas de existir no mundo e do humanismo se recupera um conceito quando eu digo recupera né gente é com todas as transformações que cada abordagem oferece não é não é uma recuperação na íntegra mas é uma fundamentação para nós a ideia que está presente no humanismo de um potencial o autorregulador de um sujeito que busca sempre atualizar-se a partir da melhor a versão que ele encontra então na gestalt-terapia também teremos uma visão otimista uma perspectiva do sujeito como um sujeito potente como um sujeito que dá conta da sua própria existência ainda que ele tenha
um transtorno grave ainda que ele tenha um sistema self bastante dos integrado ele dá conta e não no processo terapêutico nos cabe ajudar essa pessoa a enxergar onde estão as potencialidades dela é né então vejam que é uma visão que se coaduna bastante com o momento do pós-guerra a questão histórica que a gente tem europa e estados unidos a gente tem aí um momento a em que se tenta retomar uma visão um pouco mais otimista sujeito uma visão mais esperando sentada mas esperançosa do sujeito então nós vamos ver o crescimento dessa terceira força inclusive em
função disso em função de da necessidade de enxergar esse sujeito como alguém capaz como alguém que está em realização desse mesa é bom acho que faz todo tempo mas bom temos muita coisa para discutir né e a gabi vai continuar vai prosseguindo de instrução isso tudo com vocês é e eu tenho curso de formação junto com a renata e amando o curso de formação em gestalt-terapia para quem quiser estamos disponíveis muito obrigado obrigado a gabi pelo convite como eu digo sempre a sua face pinha pode me chamar que eu venho beijo e quem tiver dúvida
escreve coloca aí nos comentários o que que não entendeu e a gente volta sobre três fique à vontade acredite ou então só currículo tomar aguardando convite
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