oi boa noite muito boa noite seja bem-vinda mais uma aula dessa vez uma aula sobre ética e política em aristóteles hoje nós falaremos sobre a continuação da aula passada e amplamente aqui o que o aristóteles tem para falar sobre o modo como a gente conduz a nossa vida sobre o modo como a gente se comporta então vamos a isso aqui como sempre eu quero também fazer justiça aqui obviamente a todos aqueles meus apoiadores nossos apoiadores aqui do inef e sempre que eu puder eu vou defender os com todas as minhas forças então venham comigo aqui
para que eu mostre algumas novidades novidades e olha só deixa eu compartilhar com vocês aqui um para quem não conhece o nosso o nosso projeto é financiado por pessoas que nos apoiam no catarse no site do cá tarde para a descrição do vídeo aqui o site do catarse eu te convido a apoiar caso você enxergue valor no que nós fazemos e aproveita enquanto os apoiadores estão um pouco sem porque agora dá para falar o nome deles um por um e eu faço questão de falar o nome de um por um porque eu uso adoro eu
vou gastar um minuto ser o nome deles gabriel menezes augusto de queiroz lima josilene bezerra heber alberione guilherme stereo talita hugo pedro menezes eduardo tule fabiana lessa joão lennon bruna moreira diego veras wagner bruno filipe da taxa ao mês lianny mateus washington eduardo soares patrick guilh a anna rodrigo marçal e carlos frederico e o sempre que puder vou falar o nome dessas pessoas porque elas são sensacionais e acho que permitem que se o que aconteça repito se você enxerga volume que fazemos considere ser nosso apoiador começa fossem reais o limite é o a sua possibilidade
financeira muito obviamente então seguindo aqui eu quero mostrar uma novidade a novidade é a seguinte a partir de amanhã a gente vai fazer um ciclo de lives no instagram eu já te convido a conhecer um instagram do está na filosofia para perguntas e respostas sobre a aula de hoje sobre a aula de hoje é quantas respostas sobre a aula de hoje então a primeira convidada desse 1º ciclo que vai durar um mês é a natasha rani é uma que a nossa praia dura e a professora de filosofia também em vários projetos incluindo o estilo na
rede a caixa divulgue seu projeto aí no chat por favor oi e a partir de amanhã às 5:00 a gente vai fazer uma live e duração de mais ou menos uma hora e meia hora uma hora e meia nome uma hora foi o instagram não permite mais que isso e aí a natacha vai me ajudar responder perguntas sobre a história da filosofia especificamente sobre as aulas anteriores neste caso ética e política em aristóteles não competição de vocês se inscrever no instagram mas eu comprar um instagram e acompanhar essa live de perguntas e respostas lá eu
tenho certeza que vai ser muito produtivo para quem tá acompanhando o curso de verdade assim certo não percam por lá no instagram é de graça você não precisa pagar nada para está disponível para quem quiser estiver interessado tudo bem vem falar que tem nosso grupo no telegram também tá na nossa nosso link aqui embaixo na descrição nosso link true conteúdo de graça aqui você continue consumindo filosofia mesmo sem conseguir pagar ou nos apoiar diretamente certo vamos e agora falaremos sobre ética e dentro de ética falaríamos sobre virtudes éticas e virtude dianoética este nome esquisito é
esse vou já dizer em seguida falaremos sobre política e dentro de política falaremos sobre a teoria do estado do aristóteles outras formas estados terminaremos falando sobre qual que é o cidadão ideal para aristóteles e vou já dizer que essas coisas todas se ligam maior estoque de a versão mais ou menos as mesmas coisas e vai fazer sentido para você eu tenho certeza no final da estava começando falar sobre a primeira parte não tem como eu não falar sobre algo que eu já deveria ter falado aula passada e é a concepção de filosofia e ciência na
aristóteles como um todo assim isso concepção de filosofia e ciência na hora história de como um todo eu fui preenchendo esses campos brancos aqui e vai fazer sentido para você ama sofia essência para história 0 a mesma coisa você sabe que a divisão só acontece no século 19 eu já e lá na primeira aula segunda aula também então hoje pode está triste costumava dividir aquela sofia em três partes que você teórica da filosofia prática e filosofia produtiva teórica prática e produtiva tem hora que a prática produtiva a diferença aqui a filosofia teórica estudava a o
conhecimento nele mesmo o conhecimento das coisas nele mesma filosofia teórica a filosofia prática é estudo o conhecimento aplicado a ação humana isso que a chave aqui ação humana ação humana ea filosofia produtiva é o conhecimento humano aplicado ao produto da ação humana conhecimento em si filosofia teórica conhecimento da ação humana filosofia prática conhecimento do produto da ação humana filosofia produtiva de filosofia prática ele chamava de política e ética que a gente vai estudar hoje oi gente tudo aula passada a filosofia primeira lembra disso ou filosofia da substância o que nos vestidos ser enquanto ser o
filosofia hotel ou teologia e o que a gente vai deixar de fora do curso por uma questão de economia é a filosofia positiva que se divide em retórica e poética gostei de externo de retórica eu me interesso muito ainda aula de retórica mas não só aula tipo teórica queria dar uma prática mesmo assim de como dicas para falar em público então me interessa sobre isso se você se interessa sobre isso comenta aqui embaixo nos comentários e aí quem sabe a gente faz algum dia não sei talvez esse é o panorama de estudos é o sistema
aristotélico por assim dizer esse é o sistema aristotélico parecem dizer a gente vai se concentrar nesse do meio agora mas esse do meio se subordina aquele primeiro e você vai ver como tudo se encaixa aqui agora então vamos falar sobre ética ética é pos mais rica ethos mais ricas e sabe que se esse é um sufixo que se liga a palavra e designa mais ou menos a mesma coisa que o login ia o logia elogia e tudo que for por aí vem esse que significa estudo de técnica de estudo de técnica de então os estudos
ou reflexões pode ser também sobre o ethos e pathos ethos em grego significa costume costume comportamento costumes e comportamento então aqui ética pode ser traduzida mais ou menos assim ó uma filosofia sobre a moral sobre os costumes e comportamentos em filosofia a gente chama ética de filosofia moral também filosofia moral pode ser a gente chama ética de reflexão filosófica sobre hábitos e valores pode ser ethos pode ser hábitos e valores ética também pode ser reflexão filosófica sobre a moral eo direito pode ser também a ética se pergunta sobre o que a justiça fosse uma lei
é justa ou injusta polícia at ó e aqui no outro tá três precisamente é uma reflexão filosófica sobre as ações humanas lembra-la que ela se coloca dentro do sistema de estratégico na filosofia prática ea filosofia prática se dirige a ação humana então a ação humana que é objeto da ética de aristóteles uma reflexão filosófica sobre como devemos agir não devemos agir como devemos comportar um ver o que os outros têm para nos falar cantar seguinte a preguiça desse estudo na verdade são duas premissas a primeira delas aqui com o homem é um animal racional lembra
que a gente falou sobre isso e a segunda premissa é que para ser racional ele precisa ser político se lembra disso o homem um animal político das obras de aristóteles no colégio você vai ver como hoje essas duas coisas se inter-relacionam nora está crise são indissociáveis ser racional e ser político é a mesma coisa no aristóteles eu vou te mostrar isso até o final da aula então tudo bem começamos aqui uma palavra oi simone a ou bem supremo motivo da harmonia o bem supremo sabe que eu da harmonia uma palavra esquisita né acho que a
gente costuma traduzir por felicidade em língua portuguesa eu significa bom e da harmonia vende diamond é um gênio o intermediário entre nós mortais e os deuses entre nós mortais e os deuses então por derivação de sentido esse bom gênio esse bom gênio seria algo que nos acompanharia e tornaria nossa vida próspera essa prosperidade seria a felicidade para os gregos então tudo começa nessa reflexão sobre a ação humana sobre a moral e sobre as regras sociais sobre como devemos nos comportar em sociedade tudo começa tudo começa a reflexão sobre a eudaimonia a eudaimonia a felicidade para
você que adora saber o que que é felicidade fica comigo e até o final da aula você vai descobrir se você é feliz ou se você é infeliz como voltando aqui eudaimonia eudaimonia a e se lembra do que era substância no aristóteles da aula passada lembra substância é o cerne da metafísica e eu quero só te lembrar porque faz parte do show da maiara aqui eu te falei aula com a sogra que substância era aquilo que fosse localizar metaforicamente abaixo e tudo mais lembra subir abaixo e estância camada substância aquele cá abaixo de uma camada
da superfície fundamenta e baseia a licença e mais importante permanece idêntico a si mesmo quando tudo o mais se modifica e perde suas qualidades a substância nesse sentido então é aquele que permanece é a essência é a essência a gente viu lembra a gente viu lá aqui ele tem 4 carros para a gente entender a substância como aquela se funda como é que elas estrutura como é que ela se fundamenta lembra disso e terminam aula falamos bastante nações aqui ó a gente valor da causa material depois a formal da causa eficiente da casa do chinelo
a gente precisa desse da chrome hoje para entender muita coisa inclusive a felicidade para aristóteles me lembrar é causa material é o elemento sensível de que alguma coisa feita a causa formal é a essência ea definição de uma coisa feita a causa eficiente é a origem é o início dessa coisa é a causa final é o propósito é o propósito para que você entenda como é que alguns estrutura reconstitua circunda você precisa entender as quatro preciso entender as quatro e a felicidade meus amigos para relacionadas sobretudo a causa final aos final aqui no aristóteles como
é que essa causa china como comprar investigar aqui como é que se dá essa causa original tá vamos ver o quem sabe que o homem o homem já que a gente vai investigar a ação humana aqui sabe que o homem é uma forma lembra uma alma pura história é um ser vivente racional ele é uma matéria burro e carne urso sobretudo ele é hoje são 221 o composto para está se chama abrir símbolo lembra disso é um ser vivente racional e carne e osso de carne e osso tudo bem seguinte toda vez que a gente
se entende esse ser racional de carne e osso a gente tá entendendo a forma ea matéria para a gente entender qual que é a causa final do homem ou seja qual que é o propósito do homem a gente precisa fazer algumas distinções precisa fazer algumas distinções quais extensões para lá dois fatores pelo menos dois tradutores do aristóteles toda vez que aparece a palavra bem ela também significa chin a toca dos lá fala todo mundo se dirige a um bem todo mundo se dirigiam bem quando ele começa as investigações sobre isso se diz como devemos agir
para todo mundo se deixe de joão bem mas entenda bem como shino ainda bem como fim o que que é bem que caixinha aqui esse duas categorias de destinações de finalidade de bens aqui é o mês anos existem os bens relativos existe o bem o último que tem um bem relativo é um bem relativo também relativo a igual a marginalidade relativa é algo que você faz você almeja fazer não porque você quer fazê-lo aí você não quer fazer algo para além daquilo e aquilo só mais tapa é que você conquiste alguma outra coisa tipicamente a
gente tem bem gelatti vos como exemplo o vestibular ninguém faz vestibular porque quer parar no vestibular para a gente ir lá porque ela que era por meio dele conseguir uma vaga na universidade o presente trabalhar ninguém pode ser seu carro está mais quem trabalha porque gosta de trabalhar em si neste trabalho fica ganhar dinheiro a ninguém ganha dinheiro você gosta de ganhar dinheiro em si a gente ganha dinheiro o que a gente quer comprar bens e serviços mas ninguém compra bens e serviços porque eu quero bens e serviços em cima fica bem de serviço porque
quer atingir alguma necessidade outra mas onde é que as necessidades acabam a que esses bens esses fins sempre são relativos sempre alguma coisa para alcançar outra hoje está triste lança mão naquele arco mentinha que a gente viu lá passada se os bens e as finalidades nunca acabar em então assim que a gente regride ao infinito regride aonde mesmo tente religião infinito é um indício de que a gente aí racional seja de que isso não pode ser abarcado pela razão se lembra disso e religião infinito é um indício de que a gente irracional é abarcado pela
razão logo diz aristóteles é preciso é preciso que haja um bem último a fala ea cadeia de bens que a gente fez segue o tempo inteiro bem último seria ele e bem último cereais a esse bem último esse bem você já essa finalidade última esse bem supremo aqui nós seres humanos almejamos aristóteles dar o nome de felicidade felicidade e fácil né assim é só inclusive um insight empírico ele se faz o aristóteles ele está acontecendo tem alguma dúvida tem alguma dúvida difícil eu perguntasse para qualquer homem o que que você faz isso que você faz
e que você faz isso que você faz ele pergunta a ele responderia ué eu faço isso porque o cara não sair senão aí eu acho que a gente continuaria naquela investigação seu carro tá mais isso é para almoçar o que até que no momento todo homem dirigindo eu tô fazendo isso que eu quero ser feliz é no limite eu quero ser feliz agora está tristão aí como dado resultados todo homem se você a responder eu quero ser feliz quero ser feliz agora seguinte assim na tu não me responde que é ser feliz tudo bem supremo
o fim o último é a eudaimonia a felicidade a discordância começa quando a gente pergunta pelo conteúdo a eudaimonia e da felicidade a eudaimonia da felicidade toda ação humana no partiu da merda não está estudando aqui por quê que o aristóteles tá falando sobre felicidade que ele tá dizendo toda ação humana toda ação humana almeja em última instância supremamente se essa palavra existe achei ele cidade tudo que a gente faz é para alcançar o da harmonia o que que é o conteúdo qual que é o outro teor da felicidade também vai chegar e tem alguns
candidatos aqui a conteúdo de felicidade por exemplo será que são os prazeres do corpo muita gente persegue os prazeres do corpo comidas e bebidas e sexuais para que podem ser os prazeres do corpo no aristóteles não porque quebrou estou aqueles não há justificativa que ele dá é que todo ser vivo incluindo os animais sentem prazeres sentir prazer no corpo não é algo propriamente humano se tem alguma coisa tão nobre quanto a felicidade não pode ser algo que seja meramente animal tem uma pré-concepção aqui e que nós seres humanos estamos sobretudo razão lembra nós somos um
composto de forma e matéria e forma seria nossa razão seria nossa razão também então ele descarga prazeres do corpo porque prazeres do corpo é algo que não é propriamente humano é animal e portanto é menos digno prazeres racionais os candidatos que vem a honra honra ou seja nossa e a nossa imagem social temas atuais digamos assim será que como que está a honra é de certo modo conquistar a felicidade se acha estará honro que estava felicidade no ariston a televisão raça também não é felicidade pelo seguinte motivo pensa comigo o que pensam de você depende
de você ou depende dos outros em alguma medida depende de você claro depende das suas ações depende o que você faz em público agora em grande medida ou assim em larga medida e você a sua imagem social né e atribuem a você melhor dizendo e aí depende muito mais depende muito mais de quem é atribuído o quê de você e você sabe disso né às vezes as pessoas falam mal de você sem você merecer e às vezes eles falam bem de você e você merecer às vezes ao contrário às vezes você merece as pessoas não
falam bem de você depende muito mais nos outros do que de você e pelo aristóteles felicidade eu da harmonia seja o que for precisa ser algo que dependa propriamente da pessoa do ser humano se não depende internamente do ser humano alcançável é externo portanto tem que ser afastado como um candidato a eudaimonia até a pasta também a honra não pode ser ela garante mais dos outros que a gente aí aparece o último outro é opção as riquezas materiais mas aí ele descarta também logo de cara assim porque se a felicidade é o bem supremo é
o fim último oi tem como você riqueza material felicidade e ninguém que a riqueza material por quê que é a riqueza material a gente a riqueza material que a gente tá uma casa porque a gente quer um carro que a gente quer conforto que a gente quer segurança entende a riqueza material não é um fim o último ela é um meio para outro x ela é um meio para outro x sendo um meio não pode ser um fim último se não for um fim o último pode ser o da harmonia para que serve ele descarta
riqueza de materiais também não é rica de materiais e aí tem a forma do bem lembro do nosso amigo cleiton o furacão patrão inglesa cleiton cleiton cleiton diz lá que a forma do bem se alcançada homem seria pleno e alcançarei o mundo inteligível blablablá pois só três descarta essa possibilidade também primeiro porque your background filosófico deles a teoria se refere a metafísica filosófica dele isso a forma do bem como algo realmente aceitado você lembra né a substância que é o cerne da teoria do concurso de forma de matéria mais a forma a que ele se
refere não é a mesma forma do platão é uma forma aqui neste mundo uma forma neste mundo e não o mundo inteligível tudo certo por isso se não é um mundo alcançável este plano digamos assim não é um candidato a verdade bobão candidato a felicidade melhor dizendo não é um candidato a felicidade competente por esse motivo ou seja por não ser alcançável a forma do bem também não constitui uma boa candidata a felicidade então ele descarta a forma do bem também mas então o que que é a felicidade e ele responde o seguinte uma só
palavra felicidade é cultivar a ar é eu vou te ser sincero aqui era essa é uma das palavras se se fosse concedida a sei lá a oportunidade o desafio de escolher uma palavra uma palavra e eu em grego assim bonita que significa muito para mim eu acho que eu escolheria essa aretha aretha ela está presente numa palavra que você já conhece aqui a gente vai falar hoje ainda daqui a pouco chamada aristocracia aristocracia governo dos melhores hino dos melhores parecer tá ligada à tanta coisa a tanta coisa e reduzir ela a tradução em português parece
tirar noventa porcento do significado dela mas a palavra que a gente geralmente traduz é estude estude estude mas vamos fazer algumas ressalvas aqui ó vou fazer uma injeção vez aqui olha só tem gente que a eudaimonia é a área externa publicar da terra bom então grego um grego desde o homero parecer são associadas está associada à capacidade está associada a destreza associada à força força capacidade de destreza isso é até no panorama grego o panorama grego do qual aristóteles também se insere olá vamos lá e que seria então com mais detalhes essas capacidades de estrelas
e forças por exemplo a capacidade do olho é enxergar bem de modo que a área até do olho vai enxergar para de ficar um cavalo em homero tem área terra aparece lá vários exemplos de coisas não humanas e de entidades não-humanas o que apresentam até o cavalo tem maria até que é correr essa é a capacidade essa força do cavalo o soldado por exemplo tem mar eterno é uma é qualquer área qualquer capacidade qualquer disposição qualquer força o soldado que riar riar que que ele faz bem e ri aqui que o cavalo faz bem o
rir e que o olho faz bem enxergar inserir o outro campo semântico para você entender até pão grego então só aquilo que é uma disposição a força mas também aquilo que algo faz de melhor aquilo que algo faz bem olha só quantos significados tem ar até parecer é uma disposição uma força mas também e aquilo que algo faz de melhor por exemplo enxerga o cavalo corre o soldado guerreiro soldado guerrilha então quando o aristóteles a utiliza a palavra ar e ter que a gente traduz por vir e olha como é que ele utiliza olha como
é que ele utiliza eslavo aristóteles lá pelas tantas na principal obra ética do aristóteles que a obra a qual a gente se baseia para dar essa aula assim sendo diz lá o aristóteles assim sendo o bem próprio do homem é a atividade da alma e em conformidade com a virtude em virtude se as virtudes são muitas a segundo a melhor e mais perfeita então assim repetindo o bem próprio do homem é a atividade da alma em conformidade com a virtude se as virtudes são muitas segundo a melhor e mais perfeita isso vale também para uma
vida completa isso vazamento uma vida completa ele tá dizendo ali o que que é a vida completa o quê que é a vida plena o que que a vida eudaimonico o que que a vida feliz é a vida conforme a virtude em grego era terra e isso vale também isso vale também para uma vida completa se uma andorinha ou um só dia não faz verão tampouco um só dia ou um breve tempo proporcionar beatitude o felicidade para ele felicidade algo completo que dura uma vida inteira e não algo momentâneo e sim o ditado uma andorinha
só não faz verão remonta aos gregos e mais precisamente a ária estou aqueles que você sabia disso se você não sabia disso eu acho que eu mereço um like só por causa disso é e quando ele na sua mão pra geral você sabia que vinha aqui olha só aqui tá dizendo aqui fazendo o quê que a felicidade a felicidade é a vida conforme a virtude explicar dizendo e visto de emprego era terra é mais que ele tá dizendo que ele tá dizendo aqui que a virtude propriamente humano é aquela conforme a alma seja a virtude
é aquilo é aquela disposição é que ela fosse é aquilo que algo faz bem ele tá contando aqui e aquilo que o homem faz bem a virtude própria humana efeito a alma do homem como eu vou chegar mais isso como é que é isso é que a virtude faro essa é a capacidade à disposição do homem é a alma dele investigar era só áreas é igual a virtude para até igual a virtude ea virtude do homem contra o homem não do homem contra saudado como eu falei antes não do homem contra o professor como é
agora quando o homem encontra ou seja lá o que ele for mas do homem de modo mais geral o que é virtude qualquer área técnica e são qualquer força e que o homem enquanto homem faz de melhor e que o diferencia dos demais o que é essa dica que eu a história está dando a felicidade o bem supremo o bem supremo concessionária eterna essa disposição nessa força para fazer alguma coisa aqui para gente ir a gente ficar qual que é a disposição áreas é do homem como tem que perguntar então o que é aresta do
homem enquanto homem aqui aqui pode estar principais ou parte de uma concepção de alma humana e lembrando que o homem é um composto entre forma e matéria e o que é homem propriamente é a forma é a forma é a definição é a essência o aristóteles chama a forma de homem de alma também aqui aqui é curioso cara assim como platão assim como platão ou aristóteles defende que a alma humana aquele que há de mais próprio ao homem se divide em três partes se divide em três partes a palavra para uma igreja você sabe né
que você quer oxic mais pronto sicario a alma para-choque aquilo que comanda se divide em 3d em três para cada parte da alma para cada parte da alma a uma força a uma disposição adequada ou seja para cada parte da alma a uma área até aquilo que ela faz de melhor bem melhor portanto se a gente já sabe que pro aristóteles a eudaimonia o fim o último o bem supremo consiste em cultivar até aquilo que se faz de melhor e que o que há de mais próprio no homem a área até do homem está na
sua alma porque a sua alma que o definir o distingue dos demais seres humanos seres humanos não animais e dentro da sua alma por sua vez tem uma subdivisão em três é isso agora você tá acompanhando meu raciocínio tentar identificar e parte da alma e parte e até mais própria do ser humano é tipo uma boneca russa né eu entro com uma boneca entre colega é uma um conceito dentro do outro está funilando está afunilando para chegar felicidade vamos lá vamos lá deixa eu te explicar quais são as partes da alma aqui o resultado dividir
alma em três primeiros a intelectiva a alma intelectiva a uma sensitiva sensitiv calma não deixa o que você já sabe desse significado de influenciar eu vou explicar o que que a cada uma e alma estejam criativa e já tá ativa nós seres humanos temos uma alma uma forma composta por essas três a virtude área até a propriedade a força à disposição de cada uma vem a seguir a seguir a alma intelectiva realiza à disposição que é conhecer pela razão por meio da razão por intermédio da razão alma sensitiva tempo rogito di controlar as paixões paixão
vida o que que a paixão impulso impulso eu vegetativa temporário até tempo disposição tem por força manter o corpo manter o corpo esteja dessas três partes da alma qual que você chuta o que você chuta evaristo atriz vai descartar como não sendo o candidato a área até mais própria do homem se você chutou vegetativa você acertou claro porque manter o corpo quando eu pouco como o próprio nome indica é algo que nós partilhamos com todos os seres vivos inclusive os vegetais todos os vegetais tem esse princípio é de alma para ser para ser bem grego
aqui o que faz com que eles se preservem a si mesmos não necessariamente tendo as duas outras partes até a parte vegetativa essa parte tatuando do seu corpo agora sabe seu corpo inteiro tá funcionando tá funcionando sem que você tem que mandar você tem que mandar e que comanda o seu corpo quando você não manda dele perigo aristóteles a sua alma vegetativa o carro comando alternando no seu corpo que não precisa ser racional acho que o mantém mesmo assim é sua alma vegetativa segundo aristóteles então tá e passando aqui você sabe que o homem é
uma substância tem uma forma que é um ser vivente racional e se essa forma aqui é o que há de mais próprio para o homem então eu elimino alma vegetativa que é o que o partido com todos os outros animais esta então as partes da alma intelectiva e sensitiva ou seja aquelas parte que visam a conhecer pela razão e a controlar as paixões conhecer pela razão e controlar as paixões é sobre isso aqui é sobre isso aqui que horas são aqueles vai debruçar-se sobre quando ele identifica ou estuda eticamente o ser humano a partir da
alma intelectiva e parte da alma sensitiva uma tendo como virtude conhecer pela razão e outra tendo como virtude controlar as paixões a ética aristotélica e dificilmente é estudada na sua inteireza no colégio como você estuda você estuda só à parte e talvez sensitiva da alma as ah não se resume a ei a parte sensitiva ele chama de virtudes éticas e a parte intelectiva ele chama de virtudes dianoéticas porque dia se referem grego a parte intelectiva da alma dia por isso que é dia não ética aristóteles atenção nisso aristóteles a e as virtudes que são mais
próprias do homem são as dias não éticas e não é difícil para que você só estuda exóticas se você ficar comigo até o final você vai descobrir uma coisa que você nunca tinha descoberto antes então olha só outro aqui um b quais são essas virtudes éticas que correspondem a parte sensitiva da alma e em seguida ver as virtudes de genética e correspondem a parte intelectiva da alma vamos as virtudes éticas futebol como ser virtuoso nesse sentido ético aí vamos lá ele responde só tem uma maneira de você ser virtuoso por meio dos hábitos meio dos
hábitos então por exemplo ele falar não tem como se você quer ser justo você não ser justo e via uma ação repetida e uma ação constante no tempo oração repetida e ação constante no tempo ser isso o uso não é uma questão não é uma questão de conhecer é uma questão intelectiva ser virtuoso serviço o uso é ser é ter um hábito e ter um hábito a ter uma ação repetida é ter uma ação constante no tempo âmbito mas eu sou uma pessoa boa aristóteles pergunta aí é para você que que você faz de bom
olha aí me diga as suas ações não é suas intenções quero saber das suas ações você faz e fato por você diz que é uma pessoa boa hum diga e aí eu te digo se você é ou não é uma pessoa virtuosa então como eu falei para você sim sim eu quero ser justo eu tenho que praticar ações justas eu tenho que ser justo constantemente uma ação justa não assegura que você seja uma pessoa justa não assegura não assegura você precisa segundo aristóteles a ficar constantemente sim nada assegura a bondade humana que ada segura a
bondade de uma ninguém é bom em ser a gente é bom tá medida que pratica constantemente coisas boas mas pergunta fica né a pergunta fica que coisas boas são essas né o que que é virtude propriamente aqui olha só se chama diária até essas virtudes éticas lembra essas virtudes relativas a parte sensitiva da alma as paixões sendo controlado e se lembra de suas impulso sendo controlados bom ele fala que estude isso é famoso talvez você já saiba de sujar a virtude é um meio termo ou outro nome que a gente dá em língua portuguesa e
justa medida meio termo justa medida esse é o conteúdo da justiça assim o que é esse meio termo gente tem que fazer uma diferença entre norma e princípio forma e princípio a press tensão isso aqui é uma descrição que a gente utiliza até hoje tá no direito com direito a gente utiliza até hoje essa distinção norma e princípio eu vou dizer para você o seguinte norma é um passo a passo princípio é uma diretriz sabe a diferença entre um passo-a-passo uma de três passo a passo exatamente o que essa imagem indica ou seja é algo
que é dado com detalhes com detalhes e você faz isso depois você faz aqui no outro insira você faz aqui no outro se chama norma chama norma por exemplo na legislação brasileira a gente tem os códigos de processo civil e penal estão código de processo é uma norma procedimental ou seja aquela diesel como a gente deve fazer para conduzir uma ação judicial por exemplo uma semana norma é um passo a passo é muito diferente de ter um princípio não quem não dá um passo a passo e dá uma diretriz de ação uma diretriz geração por
exemplo princípio da liberdade de expressão liberdade de expressão o que que a liberdade de pressão fica tem que fazer um passo a passo para liberdade depressão quem sabe não tem passo a passo para libertar respiração aí vai da depressão é um princípio a gente vai definir o que a liberdade de expressão do caso a caso seja o direito precisa dos dois não tem como ter só princípio porque estão tudo seria muito vago mas não tem também como ter norma porque são tudo seria muito controlada o direito é um pêndulo pêndulo que vai dos princípios as
normas e e o direito sem os dois sabendo dessa diferença então saiba aqui quando eu deixo a gente fala de meio-termo ele não fala de norma e fala de princípio para de princípio não de norma-princípio então tá então meio termo é um princípio como ver o que que é esse princípio na prática ou seja é uma diretriz nunca é algo tipo não livro onde está escrito o que é certo e errado bem o tempo é apenas uma diretriz z e em qualquer coisa qualquer coisa seja ela homogênea old visível é possível distinguir o mais ou
menos igual tanto em relação a própria coisa tanto em relação à aqui também olha só pra coisa conta em relação a nós mesmos o igual o igual é um meio termo entre o excesso ea escassez ela fica essa justa medida que que esse meio termo é algo que eu não sei dizer exatamente o que é mas eu sei que ele não é nenhum excesso nem a escassez é uma diretriz seguindo tem alguns exemplos tem em vários exemplos que ele que ele vai fornecendo e acordo com o proceder com os hábitos com os valores da época
dele é fazer tem algumas virtudes que ele elenca o que tem a ver com a égua dele e claro como todos nós somos de certo modo gregos dizem respeito a nós até hoje então por exemplo coragem para agência em dúvida nenhuma uma virtude correta ser uma virtude é um meio termo será meio ela tá entre dois extremos numa escassez e um excesso qualquer escassez o excesso da coragem então a escassez da coragem ea covardia é a ausência total de coragem o excesso de coragem é a temeridade sabe a pessoa sem noção mas tão sem noção
ela já não é mais corajosa ela só é sem noção mesmo então me diz aí a definição de coragem então tem definição eu já te falei isso não existe definição existe princípio você tem que identificar no caso a caso qual é o excesso e qual é o escasso o termo será a coragem não tem definição isso é isso é bastante interessante na ética aristotélica né e assim quem tá defendendo aqui princípios e não tá defendendo como você deve se comportar apertar isso não é como você deve se comportar e sim em que princípio de vocês
se baseia quando você se comporta dessa maneira entende-se até mais nesse sentido a ética aristotélica e tem também o segundo exemplo vamos lá segundo exemplo por exemplo é da temperança você sabe que a temperança à temperança a justa medida entre a devassidão e a rim sensibilidade quando eu te jogos extremos você entende melhor que que significa temperança fala a verdade bom então temperança tem a ver com o modo como a gente se dedica aos prazeres aos prazeres sensoriais obviamente não intelectuais então se a gente é muito dedicado aos prazeres quase sem limite nenhum a gente
não tem esperança mais esperança não tem esperança a gente não tem temperança eficaz esse é o extremo devassidão quando a gente é muito cuidadoso para não passar da medida a gente acaba que se torna insensível não sente mais nada fica frio aí fica frio uma pessoa deve evitar a frieza da insensibilidade mas ela também deve evitar a devassidão de se entregar à toda e qualquer prazer o meio-termo a justa medida é a temperança e um terceiro exemplo seria aqui a liberdade a liberdade de hoje a justa medida entre quais extremos entre a a mesa ea
prodigalidade a qual que liberdade aqui não está no sentido que você estava esperando de verdade aqui tá no sentido de liberdade financeira ou liberdade quanto a gastar dinheiro de gamas assim a pessoa que não gasta dinheiro em absoluto não tem essa virtude de gastar dinheiro na medida certa é uma pessoa a pessoa com avareza sabe meu tio patinhas então o tio patinhas tem avareza prodigalidade é o é a característica é o excesso é o vício é o vício e quem gasta muito sem medidas quem sim dívida toda hora de quem não sabe a medida do
que gastar é ser o próximo antes nota seguinte o meio é a virtude os extremos são os vícios e os vícios são ou escassez ou excesso de virtude ou não existe para o aristóteles você ser muito é por definição por definição a virtude não é excessiva a virtude é justa medida em falta nem excesso e falta esse ação extremos é justamente de um meio isso não é um culto a mediocrização e ainda que o pai de qual seja o mesmo né médio ou aristóteles a justa medida é o que há de mais elevado moralmente vão
medir o que tens não é não tem a ver com medo de localização bom então assim geralmente horizonte o estudo essas coisas no colégio a gente para aqui as virtudes éticas mas o aristóteles ai subordina a outras a outras eu quero te mostrar essas outras aqui olha lá e o que é virtude então é esse meio termo entre dois extremos e sentimentos e paixões e ações lembra temperança coragem de verdade que podem reproduzir irmão eu te faço ou excessivo a virtude é tentar evitar a escassez evitar o excesso é o meio termo é o meio
de no jantar então tá então lembra para cada parte da alma propriamente humana tiramos a parte vegetativa existe uma virtude à virtude dianoética ea virtude ética a ética nós já vimos quais virtudes éticas são numerosas né agora tantas virtudes éticas quanto paixões sentimentos e ações a moderar por isso que assim você pode até discordar da nomenclatura fornecida pelo aristóteles ou mais é aquilo o nome tá ruim não o nome não é importante como importante importante é a ação o sentimento a paixão que está em jogo é sabe isso é importante encontrar tu já está agora
ver a parte da virtude dianoética vamos elas são as virtudes e a nó éticas são as seguintes as seguintes atitudes diamante fez eu me refiro estritamente a parte intelectiva aquelas fotos faz uma divisão de novo sim ele faz uma divisão novamente novamente ele divide a alma alma racional intelectiva em razão teórica e razão prática o nome não é exatamente esse o nome é uma tradução do nome grego mais captura exatamente o que a gente quer dizer segundo aristóteles a parte intelectiva tem e assim um segmento dela conhece aquilo que é imutável necessário imutável é necessário
para matemática de bom primeiro motor lembro o primeiro motor tipo essas coisas e outra parte da alma se se refere ao conhecimento do mutável mutável e contingente contingente é tudo aquilo que não é necessário é tudo aquilo que poderia não acontecer é o passageiro é o efêmero então tem duas partes da alma uma conhece o imutável e necessário e uma que conhece o mutável e o contingente a primeira parte o aristóteles chama de sushi a a virtude da razão teórica é a sofia ea virtude da razão prática é a phrónesis ouvido falar essa palavra frônesis
phronesis o que cada uma cada uma dessas virtudes que são as virtudes mais elevadas porque eu já te falei eu já não éticas são mais elevadas que eles éticas por quê porque elas se referem a uma parte do homem que é dele propriamente que a razão choque entre as duas também tem uma hierarquia entre os dois também tem uma hierarquia você já deve adivinhar qual que é em grau maior de histórias vamos ver cada uma vamos ver a phrónesis aqui pela afrodis poderia ser traduzido por senso hatayspor discernimento curtindo valentino pessoa destino a pessoa que
sem espada pessoa que tem discernimento é só que sabe distinguir em cada caso qual a coisa certa a se fazer é exatamente isso faz clones a phrónesis se refere a todas as virtudes éticas quando você se tá falando de coragem de temperança de liberdade o que está em jogo sobre todas elas é a parte da alma cultiva a phrónesis o discernimento a sensatez o tino forma de aquele go e se e a gente adquire e de acordo com a justa medida diante de cada decisão porque não é um código é uma norma lembra sobre o
que é bom eo que é mau respeito sentimentos paixões ações isso é a phrónesis isso é frozen como é que você adquire afronazi vítor pede criação nos meu amigo através da experiência através do hábito através da avenida sendo vigiada por três valoriza muito a a vida vividas a experiência passadas você ter discernimento sensatez tino phronesis é você ter passado por tantas experiências a conta saber reconhecer ali em cada uma delas a falta ou a escassez e o excesso essa habilidade você não aprende em curso nenhum meu amigo minha amiga você aprende vivendo a phrónesis é
aprendida vivendo pg é muito legal da história muito legal sigamos então essa é a phrónesis ea sofia que que é a sofia a sofia famosa sabedoria é a intelecção é a intelecção é a parte da alma racional e se destina a objetos a objetos depois dos quais nada a nadar o que você há de convir comigo que a phrónesis é a parte da alma que se preocupa com a ação humana não porque a ação humana é boa nela mesma mas porque ação humana avisa a ser controlada por que desde controlada ela causa infelicidade a infelicidade
ao passo que associa oi lisa aqueles objetos quis depois dos quais nada a então ela avisa aqui nos objetos e são estudados neles mesmos e não para que nós atingimos nada ficou na frônesis eu estudo e conheço para que eu controle a minha são a sofia eu estudo e conheço para nada nada o estudo é nele mesmo a reflexão é nela mesmo victor isso aristóteles é o que há de mais elevado estudar para nada sim sim toda vez que você se subordina a sua razão a alguma coisa o quê que está em jogo aqui não
sim nele mesmo lembra do que significa a felicidade da harmonia fim o último bem supremo porque depois dele depois dela nada a hora enquanto você estiver pensando ainda que você esteja no ra e em alguma coisa que não se basta em si mesma você não está no bem supremo você não está a finalidade última você está no fim e é só meio para outro fim portanto você não está na felicidade percebe a felicidade só vem para sua razão se direciona a objetos e depois dos quais nada a ou senão na felicidade porque a felicidade fim
o último bem supremo sacou então volte aqui sofia ele continua falando sobre suas ia dizer ele se atividade do intelecto a parte intelectiva da alma e é contemplativa e parece superior em dignidade além de não contemplar nenhum outro fim senão ela mesma também parece e todas as qualidades atribuídas aos homens felizes se encontram nessa atividade então ela será a felicidade perfeita do homem desde que perdure pela vida inteira depois de fato nada do que diz respeito a felicidade pode ser incompleto você é muito bonita não é nada do que respeito amizade pode ser complexo sabe
quando te dizem que a felicidade consiste nos momentos essa pessoa é tudo menos aristotélica eu tô dizendo que ela tá errada tá pode tá certo tô dizendo que ela é tudo menos aristotélica porque o aristóteles jamais em doçaria é a mais em doçaria uma felicidade e a momentânea isso é isso é anti aristotélico por excelência daí a diferença entre felicidade e alegria faz todo sentido é grande aristotélico alegria uma coisa felicidade outro é felicidade é um apanhado da vida é um apanhado da vida não momento da vida um apanhado da vida não momento da vida
faltando aqui e ele continua se portanto o intelecto é algo de divino em comparação com a natureza do homem que é composta lembra corpo e alma também a vida conforme o intelecto será divina se comparada à vida humana devemos antes tanto quanto possível agir como imortais e tudo fazer para viver segundo a parte mais elevada que temos em nós a parte da alma intelectiva teórica depois ainda que ela seja pequena em tamanho é a partir de minuta da alma supera em muito todo o resto impotência e valor é a parte mais valorosa da alma é
a parte mais valiosa da alma porque o que é a parte mais aproxima de a parte que nos aproxima da divindade da divindade que é perfeita que é plena e satisfeita em si mesma e não em outra coisa fora desse tem um o bem supremo a pouco é a vida interactiva pura piores tóteles é a vida mais feliz porque o que ela não visa a outra coisa senão ela mesma porque a virtude suprema sorria e não phronesis ambas são úteis mas a franceses ainda se destinam a outra coisa que não ela mesma pode ficar sofia
se contenta com ela mesma e por isso é a felicidade por isso na idade que felicidade finalidade é bem último a bom então é isso a gente fala de ética a gente fala de ética ética das partes da alma do homem escuta a ética estuda as ações humanas a oração humana se dirige a um fim existem fim já bati você fim supremo e em último e qual que é o fim que a felicidade a felicidade ea satisfação plena felicidade é o fim último é o bem supremo tudo bem mas tem alguns candidatos assim último em
supremo prazeres não pode ser e todo animal tem riqueza não pode ser que eles vão meio honra não pode ser que é uma não depende de nós o bem supremo não pode ser forma de bem coletivo não pode ser porque ela é inalcançável taxa de certinho que ser alcançável alcançável por aristóteles e a arete é a virtude aquilo que é demais próprio e nós realizada aquilo que há de mais próprio nós é alcançada felicidade em vida outro criar demais for para aí nós se acha convite tem que ser respeito ao que qualquer um de mais
próprio no ser humano que que é demais foco no ser humano sua alma sua alma se divide em três a parte dessa alma é vegetativa é de todos os animais também é tão duas a sensitiva ea intelectiva cada uma tem a sua virtude cada uma tem a sua área até áreas f própria da parte sensitiva é a phrónesis é o discernimento é a sensatez é o tino ea virtude da parte intelectiva puramente racional é a sofia é sabedoria planos não é um fim nela mesma ela visa a controlar as ações a sabedoria é um china
lá mesmo ela não visa a outra coisa que não era mesmo horas chegamos na felicidade é o fim último é o bem supremo mas o homem poderia alcançar a felicidade nele mesmo sem ajuda de qualquer outro homem nai não poderia ter que venha conexão com a política vamos dar algo e fica pública tem a ver com tudo isso política você sabe é podes mais rica na é podes mais rica o igor já te falei tá lá em ética e o estudo de reflexão sobre podes podes tem a ver com a cidade grega a cidade-estado era
o nome que o diego estava com a sua cidade do estado aqui é o estudo ao mesmo tempo da do estado grego mas também vou deixar o ajudava outro sentido a política e não só esse sentido mais estrito estado política para aristóteles isso merece uma pequena conservação também é conceituada como a arte dos das questões humanas como a arte das questões humanas incluindo a ética incluindo ética na política também aparece uma detox como um englobante da ética ela aparece como uma forma de estado a refletir sobre o estado dela também aparece como englobando a ética
e é por isso que as duas são indissociáveis a seleção estudadas em conjunto eu chorei até agora o modo como o estoque eles entende a felicidade ea felicidade por meio das relações das virtudes só que o aristóteles lembra da premissa não entendi o indivíduo o indivíduo é uma noção moderna pessoas não é uma noção antiga não existe esse indivisível o homem é entendido dentro de uma coletividade e essa é uma premissa que eu quero explicitar agora seguinte premissa aqui o homem é absolutamente incapaz de viver isolado precisa estabelecer relações com seus semelhantes em todos os
momentos de sua existência essa é a premissa de estudar política antiga e se dá o homem em comunidade em comunidade pode só três dias eu não coloquei o a situação aqui na festa deve conhecer a resposta três dias e o homem fora da polis ou é uma besta do sentido de animal ou é um deus e ele não é homem para fora da cidade fora da polly ele só se torna homem propriamente na fortes entre outros homens entre outros homens fora olho é uma besta ou ele é um deus é importância da pode sigamos outra
premissa outra para mim o todo napoli a coletividade press and as partes assim prefere as partes e as partes só adquire sentido quando inseridas no tudo quando inseridas no tudo eu vou te provar isso com exemplos em um didático tá o todo precisar de as partes porque são tudo dá sentido às partes e pega palavra ó página palavra ó e imagina a palavra m agora e imagina palavra r agora agora imagina palavra a o excesso mais parte elas não tem sentido nenhum e agora vou te dizer a palavra o todo amor agora as partes tem
sentido porque elas tem sentido porque tenho tudo e as partes só adquirem sentido me contem tudo e esse é o espírito que o senhor está dizendo que as partes existem tenho todos é sua morte que tem sentido entendi tá bom ou temos aqui a outra premissa é que como já falei para vocês o homem é um animal político é o zoon politikon em grego usou na zoológico na animal político político como pegar primeiro a política como do treinador e estado do treinador é estável qual o caminho do homem até instituir a polis e caminho a
esse ao caminho que ele percorre até instituir a polícia tudo começa com aristóteles lá no início do livro já fala na família pode está triste isso é curioso ele tão a família como sendo natural além curioso a família pode totalizar natural e em seguida vem o conjunto de famílias é aldeias para sua em seguida vem o conjunto de aldeias e é a polis a perfeição coletiva grega a família para lhe estou a dizer muito curioso é macho ou fêmea escravo que coloquei macho-fêmea escravos não homem e mulher porque de verdade olha só três coloca um
papel biológico biológico natural a família no sentido de que ela é junção mesmo de macho e fêmea de homem e mulher para procriar e também e também a escrava posses posses dos escravos fazem parte da família isso isso a dentro a roma só dentro a roma consegui família em roma também envolve tudo isso aqui aldeia por sua vez é reunião de famílias e após é a reunião de cidadãos peguei se a placa da reunião de aldeias na não é reunião de cidadão a parte que a pólis invoque todo mundo né as famílias das aldeias mas
só faz parte da polis quem é cidadão a gente vai já ver o que que é um cidadão propriamente e por aristóteles aqui e tem que esperar ver com a teoria dele até então em duas esferas que a gente cultiva até hoje e que remontam aos gregos a esfera do privado do âmbito privado ea esfera do âmbito público e aldeia victor aldeia aristóteles não dedica muito tempo não ele é só falar da aldeia para falar como é que a gente chega até a pode é mas o que é privado é a família e o que
é pública após ead vir em pertence à família não necessariamente pertence a pólis no sentido de ser cidadão tá no sentido de ser cidadão todas essas pessoas envolvidas aqui elas são essenciais para que após exista o que não significa dizer que elas têm direito iguais agora só falta de fazer isso textualmente assim uma coisa é admitir e algo é essencial a existência da polly outra coisa é admitir que algo tem o ex nos direitos perante a polly isso é outra coisa vamos seguindo o ele só três começa com essa descrição tudo começa com a família
a união natural entre macho e fêmea para produzir e também alguns escravos para permitir a existência aí você já viu o rio aí sociopolítico da aristóteles obviamente não tem nada de filosófico aqui e tem tudo de preconceituoso obviamente i e fica nem perante a sua própria metafísica e por quê porque o homem não é suficiente por si mesmo ele se juntem famílias porque as famílias não são suficientes em si mesmas elas se juntam em aldeias o que as aldeias não são suficientes em si mesmo mas ela se juntam bem forte e após seria essa organização
mais perfeita mais bem acabada onde seria possível então o homem plenamente se desenvolver enquanto cidadão as suas potencialidades que nós já veremos quais são consigamos aqui o seguinte número só que ele vai falar sobre a polis e depois ele faz uma análise das constituições e constituições só que não era histórias constituição é igual a forma de estado tá forma de estado a constituição a gente utiliza o termo até hoje tá constituição do estado do brasil então é um significado parecido mais na mesma coisa não olha status constituição significa forma de estado porque é a constituição
que descreve o que é demais básico numa organização política e repolhos é perry quem vai mandar como vai mandar de que maneira isso vai acontecer a constituição descreve a forma do estado e olha só aqui se inscreve lá as várias constituições possíveis as várias formas possíveis de haver podes e a ver pode isso nos diz respeito ainda hoje o que serve para que a gente análise inclusive a nossa forma de estado a nossa constituição a mesma coisa constituição hoje constituição lá mas tem a ver e você ganha em termos de discernimento por você sabe as
similaridades então vem aqui olha só olha só três dias lá pelas tantas nenhum outro livro agora na política quando um só poucos o a maioria exercem o poder tendo em vista o interesse comum então a necessariamente as constituições justas prostituição igual a forma de estado quando um pouco sal a maioria exercem o poder tendo em vista o seu interesse privado então a desvios não há mais constituição e justas mas agora a constituições injustas deixa o destrinchar isso para vocês e existem formas justas de estado segundo aristóteles existem formas injusta de estados segundo aristóteles as formas
desviantes o que torna uma constituição uma forma justa é se ela visa ou não ao bem comum o que torna uma forma uma constituição desviante e portanto injusta é se ela visa ou não ao bem particular então ela pode ser de um só de poucos ou de muitos nada que ele falou isso ela falou de um só ela é justa uma monarquia ela foi de pouco ela justa uma aristocracia se ela podia muito ela é justo a uma eu vi você falar democracia nem pode decidir politéia pode ter ele não dá o nome de democracia
e as formas desviantes por sua vez ou seja quando esse 11 desses poucos e quando esses muitos passam a não mais pisar ao bem comum mas a bens particulares próprios acontece os desvios a monarquia se transforma em tirania aristocracia se transforma em oligarquia ea pode ideia se transforma em democracia sim o aristóteles chamava a corrupção o desvio a injustiça do governo de muitos de a democracia sim eis outra crítica à democracia aí note que ele não está indicando o governo de muitos ele está criticando a corrupção do governo de mundo quando o governo de monti
passa a atender a interesses particulares onde a confusão entre público e privado começa a acontecer é explicar criticado é isso que ele tá aqui de casa quando o o ser humano sincero numa polly que não visa ao bem comum a sua própria felicidade fica comprometida não tem como ser humano dado que não é autossuficiente conquistar a sua virtude aquilo que há de mais próprio apartado do local do local onde ele mora onde ele vive onde ele se insere apólice não tem como é por isso que não tem como estar uma coisa sem a outra agora
histórias então o estado ideal cristoteles é a politeia é a polícia aqui certo modo o meio termo meio termo que a gente estudou na ética também paz eco o que ele fala assim e na teoria os três são bons e se divisão em alguém como uns três são bons só que na prática a monarquia só funciona só funciona se houver uma pessoa excepcional porque se houver mais de uma já tem briga já tem briga na prática a aristocracia só funciona se houver poucas pessoas excepcionais porque se tiver se tiver mais parte de poucas aí já
da briga é porque o mais comum fernandes no contexto dele era ter muitas pessoas excepcionais então para dar menos briga interna a polícia era a mais recomendada é por isso ele coloca a política e no meio fraco então voltando aqui pode até seria o meio entre a monarquia ea aristocracia justamente porque o contexto dado que ele tá na lizando que existiam muitas pessoas excepcionais candidatas a governantes se não fosse dado a elas a oportunidade de a cada uma a cada vez governar daria briga interna ele alerj a politéia e não há democracia como forma de
governo mais ideal ele continua ele fala uma cidade almeja ser constituída a medida do possível por cidadãos iguais semelhantes entre chico e isso acontece sobretudo com cidadãos pertencentes às classes médias onça victor lote estoque fizeram o igualitarismo lembra que ele tá falando de cidadão ele não tá falando de ser humano quando ele fala de cidadão ele aparece foi uma exclusão e gigantesco aqui gigantesca mulheres na cidadães penalidade na cidadão escravos na cidadãos estrangeiros no ar o cidadão tem índice em questão da igualdade só que essa igualdade entre cidadãos pressa o poema desigualdade tremenda para todo
o resto que a maioria e isso acontece sobretudo com cidadãos pertencentes às classes médias o que classe médio olha lá por isso a cidade mais bem governada será aquela em que se realizam tais condições quais as das classes médias governarem as quais deriva por natureza possibilidade da comunidade do cidadão sacou então assim ele fala e fala que quanto mais uma cidade a polícia o governada por classes médias tão almejam nem a concentrar riquezas portanto privar só pelos bens privados e nem são tão pobres que almejam derrubar todo mundo quando a classe média é maioritário e
governante apoie estende a funcionar de modo mais ideal curioso isso na curioso estou aqui na concepção dele a classe média seria também de certo modo uma forma de justa medida e meio termo e não precisaria nem a chegar nos extremos não é sério um mundo de riquezas e também não seria tão paupérrima a ponto de o time tem que trabalhar trabalhar trabalhar trabalhar e não tem tempo para nada anjo curiosis para ele para ele após ideal era composta por divulgar essas frases fácil um termo anacrônico as diversas camadas de populações agricultores artesãos e comerciantes guerreiros
sacerdotes governante após ela tem tudo isso em tudo isso significa dizer que todos eles são cidadãos percebe significa dizer que todos estão cidadãos eles podem até ser homens livres podem até ser homens livres mais para ser cidadão no sentido pleno da palavra pleno da palavra você precisa ter alguns outros requisitos final do que aqui como essas pessoas estão no âmbito da necessidade ou seja elas não podem escolher não trabalhar elas tem que trabalhar para sobreviver e lá elas estão da liberdade ou seja ela dispõe de tempo livre para se dedicar aos assuntos propriamente políticos para-choque
nisso definitivo assim definitivo todo mundo aqui normalmente pode ser cidadão mas cidadão mesmo claro estou atriz aquele com plenas condições de realizar suas capacidades racionais entre iguais tem que ficar com plena liberdade com plena liberdade aí você ver de novo né a liberdade sendo assegurada pela necessidade e a igualdade sendo assegurada pela própria desigualdade é para ir na equação pela desigualdade então assim esses cáries são os cidadãos de ideais esses carros os guerreiros os sacerdotes de governar com ele pode fazer até um escalonamento sendo assim mais jovem vira guerreiro ou um pouco mais adulto vira-vira
governante e o ápice da vida é ser sacerdote alguma coisa assim e fazer esse escalonamento também tá assim passa daniela excludente completamente porque ela precisava de tempo disponível famoso ócio eu vou falar essa palavra ócio ela precisava de posses porque se você não tiver pode se você tem que trabalhar e se você tiver que trabalhar se eu não tem tempo eu pensava de experiência lá precisava dia de tempo dedicado as coisas da cidade que você é há um tempo coisa adquirindo a famosa phronesis que você já aprendeu tá assim passa cidadão tinha que ter muita
coisa muita coisa essas três aqui são só três assim na tempo posso experiência um mínimo tal mínimo aí você ver quem era cidadão plenamente mesmo na politéia quero regime da maioria pouquíssimas pessoas pouquíssimas pessoas e aí você já vê a a a dificuldade teórica e prática que que a gente tem de definir democracia de modo simples como o regime da maioria nunca foi regime da maioria tem uma atividade nem hoje mas você fala para outra hora tá bom bom então seguinte não vou voltar para lá seguinte acabando em o cidadão ideal é aquele que participa
é aquele que participa e o aristóteles diz ali ele tem que participar dos tribunais e das magistraturas que nada mais é do que hoje a gente diria como o legislativo executivo e judiciário na criar leis aplicar leis de julgar aleixo e é muito curioso isso porque é para o aristóteles o verdadeiro cidadão aquele que tem tempo que tem porte que tem experiência ele estaria disposto a fazer qualquer dessas atividades agora como esse cidadão um super cidadão né a ele se ele fosse chamava criar leis ele seria capaz se ele fosse criado o chamado a julgar
leis ele seria capaz se ele fosse chamado a aplicar leis ele seria capaz de um cidadão para alcançar o patamar é de protético assim acho o que mais chega perto de cidadão hoje hoje seria um diplomata sei se você já já viu como é que a formação de um diplomata o formato tem que manjar de direito tem que manjar de economia tem que manjar de história do brasil história internacional relações internacionais e tem que manjar de inglês francês espanhol e língua portuguesa num nível absurdo é importante um diplomata como ele é um representante do brasil
no exterior ele tem que saber de todas essas questões legais e econômicos um cidadão ao nível estratégico do modo como eu vejo seriam diplomata hoje assim um cara tão preparado quanto é um diplomata hoje você sabe que na carreira de diplomacia é uma das carreiras mais bem preparadas do estado brasileiro assim ela é invejável mundialmente né pelo país que preparam um formato como nós preparamos aqui no brasil não e esse é um cidadão aristotélico olha como excludente essa daniele essa técnica para correspondência o seguinte a vida feliz por aristóteles e a gente tá caminhando para
o final para ele eles falam lá pelas tantas é necessário atender ao trabalho é necessário atender o trabalho vou fazer a guerra praticar as coisas necessárias e úteis nota e fazendo o quê tu diz que é necessário e não está aconselhando nas você faça isso por isso que é necessário é nome conselho é uma descrição da realidade da uma escolha fazer isso é necessário sem isso não há pode não a sobrevivência isso é necessário agora para ser feliz uma felicidade ao bem supremo uma felicidade alguém último você precisa ir além do necessário o que é
necessário é tá na gmail para outra coisa tu tens para vez que você fala assim vitor mas eu não faço nada de útil mas eu não faço nada de necessário agradeço eles o que você já fazer uma coisa por ela mesma é mais claro que não às vezes as pessoas tá tão preocupado mesmo mas em termos aristotélicos temos aristotélicos quando você faz uma ação nela mesma aí mora a felicidade se você está nessa aula você está nessa aula o que você quer com essa aula adquirir conhecimento para outra coisa você não está sendo feliz aqui
não está sendo feliz aqui mas se você está nessa hora porque essa alma de causa prazer né intelectual satisfação intelectual melhor dizendo tipo satisfação intelectual nela mesma então agora você está sendo uma pessoa feliz lembra e felicidade é uma questão de momento está de uma questão de durabilidade vários fatores então a felicidade na verdade isso é avaliada em uma vida inteira é mas aqui tem que fazer se aproximar de modo não e modo não rigoroso tem um momento feliz caso você esteja aqui o que você quer está aqui e não quer usar isso aqui com
um instrumento para outra coisa voltam do lá no quem tava falando é necessário você só uma descrição na uma não conselho atender ao trabalho fazer a guerra praticar as coisas necessárias e úteis mas que isso é preciso praticar o livre repouso o ócio porque o ócio não visa nada além dele mesmo dirigir em paz e fazer coisas de belas pois é de belas e para isso utilizaram a se dedicar a contemplação a data da sofia pela sofia da sabedoria da sabedoria do conhecimento pelo conhecimento quem quem consegue se dedicar ao conhecimento pelo conhecimento o conhecimento
pelo conhecimento essa pessoa e essa pessoa é feliz e se ela consegue manter uma vida dedicada em sua maior parte ao conhecimento pelo conhecimento você está diante uma pessoa feliz porque porque toda ação humana visa um fim mas existem enfim já bati você fins absolutos e relativos servem ao fim absoluto ao fim supremo e modo que a felicidade é aquele que todo mundo quer alcançar a felicidade é alguma coisa da ordem do fim o último tem alguns candidatos para felicidade todos eles caem por terra porque todos eles ouçam meios para outras coisas dinheiro ou são
inalcançáveis a forma do bem ou dependem das outras pessoas a honra eu vou são meras américa fontes animais fazer físicos sobrevivi a área até a virtude aquilo que o homem tem de mais próprio aquilo que o homem tem de mais próprio aqui para identificar o que comentei demais própria presidente ficar alma humana a humana é composta por três partes por três partes vegetativa sensitiva e intelectiva é o que mais próprio ao homem é a parte sensitiva e intelectiva a vegetativa ele partida portanto não é até é o clipart de com todo mundo não é próprio
do homem na casa da parte dessa sensitiva intelectiva tem uma virtude uma área terra a área era parte sensitiva controla as paixões área da parte intelectiva conhece por meio da razão é o que mais próprio do homem não é a sensitiva é a intelectiva entre que tiver por sua vez se divide em duas uma que visa a controlar as paixões a frases a sensatez e uma que visa a conhecer por conhecer associa o homem que se dedica a sofia é o homem que chegou no fim o último porque ele não quer nada mais pode ir
para assegurar isso de modo durável ea felicidade e durável ele precisa estar inserido num contexto maior que o permite fazê-lo daí a investigação ética estava intimamente ligado com a investigação política eu preciso ter uma polis e estável e funcionando para que o assegure a vida sofia na a vida da sofia da sabedoria existem formas de estado e todas elas são tanto mais justas quando elas visam ao bem comum ao bem comum dos cidadãos a monarquia aristocracia politéia todas elas se corrompem por exemplo a cidade vinham caso bem comum não esteja mais assegurado caso o que
esteja segurar agora seja o bem privado a monarquia se corrompem tirania a aristocracia se corrompem oligarquia ea polícia é se corrompem democracia e todas elas a politéia é a que mais se alcance aproxima do ideal exatamente porque no contexto é mais comum que haja muitas pessoas excepcionais não apenas uma e não apenas algumas nesse contexto os cidadãos ideais são aqueles que têm tempo tem posse e tem experiência aqueles que passaram pela diferença solicitados pela guerra pelo aconselhamento do governo e terminam ali sendo deixando as coisas do espírito a sendo sacerdote esses caras e geralmente eram
homens na grécia são plena as fases de se dedicar a parte da alma intelectiva esses caras são plenamente capazes de dedicar a parte da aumentar leite va esses caras são realmente capazes de serem felizes sim a felicidade para mim estou atriz teoricamente é bonita na prática é altamente excludente e essa lição ele te dar hoje hoje a gente estudou ética e política virtudes éticas e virtudes dianoéticas eu como o estado e os cidadãos estão intimamente ligados de modo que eu não posso estudar ação humana besta cada da coletividade em que ela se insere daí daí
a gente estudar filosofia prática pro stories aquilo que você culpa da ação humana ao mesmo tempo estudando ética estudando política g1 e se resume a isso pessoas que eu tinha para falar para vocês e chegamos ao fim da aula isso aí como é que vocês estão aqui deixa eu ver como é que vocês estão aqui me deixou vou colocar aqui onde é que vocês estão aqui boa tarde ahh bem sei que esta não é agora não olá tudo bem com vocês gostaram da aula e proveitosa eu proveitosa me deixaram perguntas ei vocês conversando para caramba
aqui que lindo de vez que lindo de ver isso aí e eu vou eu vou eu vou responder hoje as perguntas não tá e eu não vou responder minhas perguntas não porque porque eu quero chamar vocês para fazer um machão último prometo eu quero chamar vocês comprar ou compartilhar de novo aqui baixar de novo aqui quero chamar vocês aqui por nosso instagram amanhã estarei uns eu e natasha ambos professores de filosofia discutindo sobre perguntas e respostas desta aula então todas as perguntas que vocês colocaram aqui no chat oi gente vai utilizar como roteiro para responder
lá tá bom então se inscreva no nosso canal do instagram a gente quer todos vocês lá em 5 horas da tarde 5 horas da tarde participando com a gente e tirando suas dúvidas pior que vai ser isso muito em cima porque raramente a gente grava as perguntas e respostas e de verdade assim eu acho a parte mais interessante as perguntas e respostas e com ajuda da natasha isso vai ficar maravilhoso fica lindo vai ficar tinindo tô doido para fazer isso amanhã e vocês topam um é top ah tá então tá combinado amanhã a gente se
vê as 5 horas eu vou pegar as as respostas de vocês aqui a gente vai ficar de funcionar as perguntas de vocês aqui ou se transformar esse roteiro e amanhã a gente se encontra tudo bem muito boa noite muito obrigado pela pela audiência por vocês estarem aqui tão carinhosamente conosco e beijos até amanhã vai 5:00 no instagram