[Música] [Aplausos] [Música] Então vamos falar de literatura dito isso ler um Casa Velha bem legal né Eu gosto bastante desse dessa obra vocês que já me conhecem mas vai que alguém não me conhece eu Me apresento de novo essa sou eu aí eu botei uma foto mais moderna que aquela tava muito séria da primeira aula eu falei assim ah eu tinha fingir que eu era sério agora você já sabe que eu não sou então eu fiz gradação de letras aqui na Unicamp e fiz pedagogia não na Unicamp fiz pedagogia agora recentemente numa universidade online porque
foi na pandemia fiz mestrado aqui no Iel em crítica literária fiz doutorado aqui no Iel também na Unicamp em crítica literária cheguei a fazer filosofia que não existe mas não terminei porque né não deu quando eu tiver 60 anos eu vou voltar para fazer filosofia e para alimentar os jovens que chegaram de ressaca Sabe aquela pessoa que vai fazer faculdade com o tempo leva um bolo fala que sexta-feira quinta-feira tem festa tô aqui come esse bolo meu filho você eu e atualmente faço pós-doutorado agora nem Fish não mais nem eu em História cultural bom Depois
dessa carreira toda posso dizer que eu sou criador Unicamp não sei fazer conta mas 15 anos 15 anos que eu sou aluna da Unicamp ou trabalho aqui trabalho na convert como corretora e vários momentos dessa trajetória então fico muito à vontade de estar nesse espaço Mas hoje uma característica minha que importa mais eu sou muito fã do bruchão Machado O apelido dele era bruxa do Cosmo velho que ele vivia isso é uma coisa que eu acho uma realização pessoal é ter a maior obra ficcional realista do século 19 não é ter esse apelido eu sou
imagina bruxona de Barão Geraldo bruxona do campo meu sonho eu queria muito conhecer ah Marcela quem a bruxona de qualquer lugar porque não tem um bairro assim tão meu sonho Esse é o grande mérito de Machado de Assis bruxando Cosme Velho que o bicho era louco não é raro que os meus alunos me perguntam o Machado de Assis é tudo isso mesmo porque você já devem ter alguém ouvindo alguém falar que ele é o maior escritor de língua portuguesa ele é tudo isso mesmo ele é tudo isso mesmo Qual a chance de eu falar que
um homem é o tudo isso mesmo quase nenhuma então se eu estou falando que ele é tudo isso mesmo é porque ele é tudo isso mesmo quando a gente pensa em Literatura gente um critério que a gente usa e eu falei isso na aula de Alice mas eu falei menos pelo Leo Square e mais por Alice que a gente fala sobre o conceito de clássico que que é um grande clássico é um livro que tendo sido feito no século 19 fazia todo sentido e reverberava no século XIX e agora 2023 ainda faz sentido para caramba
isso isso é o da literatura Isso é incrível quando a literatura passados tantos anos ainda incomoda sorrir faz a gente sentir alguma coisa qual a diferença que o Léo scarel não era um clássico Alice era o bruxão é ele ele é acima de escolas literárias ele é acima de uma obra gente ele tem o que a gente chama de Tríade realista né a Memórias Póstumas de Brás Cubas inaugura o Realismo no Brasil aí a Tríade realista é Dom Casmurro Quincas Borba que inclusive Quem empresta Fuvest está caindo na Fuvest assim é a Tríade realista tipo
assim ah tá bom ele é um grande Realista ele é completamente fora das características realistas tradicionais inclusive ele é um cara que vivendo Realismo conseguia zoar o realismo a obra dele tá tirando sarro do Darwinismo Social enquanto anos depois os naturalistas ainda estavam reproduzindo essa ideia o bicho era sacudido é fora do tempo quando a gente fala de uma altura assim e dá para contar nos dedos Quantos são a gente tá falando de um cara que não tem estilo de época é estilo de autor é ele tá bom ele é muito mesmo então assim é
tudo isso é eu acho que ele é o maior escritor de prosa da língua portuguesa eu acho eu acho mesmo Eu geralmente não acho eu não concordo com os cânones O shorts que é um autor que eu gosto muito ele tem uma frase que define muito bem quem foi o Machado de Assis Ah é eu não mencionei porque já tá meio dito né aqui ó essa imagem circulou recentemente recentemente para mim né para o jovem recentemente não é cinco anos mas recentemente há uns cinco anos essa imagem que é uma correção histórica da negritude de
Machado de Assis você já devem ter visto isso né Machado de Assis foi embranquecido pelas imagens ao longo do tempo e na verdade ele era um homem negro e o maior escritor de prosa de língua portuguesa brasileiro é negro é preciso dizer isso não pode esquecer isso tirar isso da sua frente e aí eu coloquei para vocês vocês vão perceber ao longo da aula essas imagens São charges da época tá para vocês verem como a época viam Machado E aí você perceba na charge que é de 1905 os traços negroides dele aparecem não é aquela
imagem esbranquiçada do seu livro didático de 2005 sei lá se é bem interessante você reparar eu botei as datas das charges embaixo cada vez que tiver no slide uma data 1905 1906 1908 são as charges da época bom voltando o shorts disse que ele é um escritor do seu tempo e do seu país o que que é um escritor do seu tempo um Brasil escravocrata Mas Marcela Abolição 88 né não tinha abolido ainda gente essa obra que a gente tá falando é de 85 a data Inicial né porque ela fica um tempo sendo publicada como
folhetinho a gente tá falando do auge da Abolição que é uma abolição teórica que nunca aconteceu a gente ainda é uma merda de uma colônia lembrem disso não esqueça além de ser um país que era escravocrata no auge disso e dessas discussões que quem chegou a prestar Acho que não que são jovens mas há uns anos estava caindo Bons dias As Crônicas de bom dias que falavam dessa questão da escravidão mais explicitamente a gente tá falando do século 19 fervilhando o chamado cientificismo então todas as teorias científicas que bombavam na época Darwinismo determinismo tem todo
o processo que deriva do Darwinismo que pobre do Darwin não tava falando de evolução de gente né não tava falando sobre diferença de raça Isso foi uma leitura uma pseudociência da época muito criticável inclusive isso estava parecendo mas tava bombando na época também a gente tá falando de um capital de uma crítica ao capital que era muito recente Então a gente tem várias teorias científicas acontecendo Machado consumia todas Machado Lia muito em vários idiomas então Machado conseguia ler nessa época que tinha pouquíssimas traduções ele já Lia então a gente vê por exemplo uma clara relação
entre o realismo Russo e o machado que é uma coisa que quase impossível de pegar em outro autor porque ele era muito fora do tempo assim Além disso quando a gente fala nessa novela eu gosto dela porque ela é como se fosse um universo em miniatura do Machado Se eu te falar que isso aqui que eu vou falar hoje você consegue usar por exemplo se alguém vai prestar Fuvest ali camping tá a gente prefere Unicamp tá então tá bom mas já que você vai prestar você consegue usar isso daqui para interpretar Quincas Borbas porque as
chaves de leitura machadianas elas são bastante nítidas porque ele inventou esse estilo mesmo esse Realismo muito sua higienes a gente fala que ele inaugurou realiza no Brasil mas ninguém faz como ele tá seja tentam mas não fazem quais são ironia de direção e intertextualidade o que prova que além de ser um cara muito bom ele era um cara tinha muito repertório inclusive você deve passar uma certa raiva se você vai ler uma edição que não tem nota porque vai lá tem uma situação você sabe que é uma citação não sabe de quem tá em latim
ninguém traduziu está em francês ninguém traduzir você fica né Senhor facilita para nós isso quantas e quantas interpessoalidades que vocês nem têm acesso na cidade e que eu talvez não teria isso não tivesse lido só 10 vezes cada obra 15 vezes cada obra Dom casmurrando os meus livros favoritos eu tenho cinco edições de Dom Casmurro porque eu dou duas E aí você fala mas precisa não precisa mas eu só ficcionada por ele ironia quando a gente fala em ironia a gente tá bastante no campo do Machado né todo mundo fala sobre a ironia machadiana que
que é importante quando a gente pensa em prova ironia se dá de duas formas eu tenho a ironia que a figura de linguagem que eu faço assim bonito mexer no celular na minha aula brincadeira pode mexer é só não sei mas eu não posso perder faz tempo que eu tô de licença maternidade minha jovem tem que dar uma bronca aqui para sentir que eu tô dando aula fica à vontade tô brincando isso é uma ironia na linguagem mas eu posso ter ironia no discurso que que a ironia no campo do discurso é quando a obra
cria um cenário irônico casa velha né o final de casa velha é o suco por suco da ironia ela falou vou aqui inventar uma história para me dar bem Descobriu que era corno é isso resumo história Marcela tentou se dar bem e Descobriu que era corna não fosse Machado de Assis podia ser um Sertanejo basicamente a letra de uma música sertaneja então assim é bem é bem irônico né digressão nessa obra eu já aproveito para adiantar um conceito que eu vou falar daqui a pouco a gente estava uma novela novela não é romance também não
é conto novela é o meio do caminho entre o conto e o romance não é a novela que passa na TV tá telenovela não tem nada a ver com conceito no mundo do gênero literário narrativo a gente tem três grandes gêneros o conto que aquele universo e miniatura poucos personagens um único grande uma única grande problemática se resolve ali tem romance um montão de personagens geralmente vários núcleos narrativos várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e problemas acontecendo simultaneamente E no meio do caminho tem novela que essa esse irmão do meio que não sabe direito que
faz né nem Caçula nem primogênito que que ele é sentiu a dor né Essa risadinha de quem sentiu do irmão do meio o irmão do meio aqui na novela é grande demais para ser um conto por exemplo casa velha ela é capitular ou seja tem capítulos mas ela não tem núcleos suficiente de enredo para virar um romance tudo acontece ali naqueles personagens tem uma característica que diferencia novela de romance mas ela é um pouquinho mais teórica mais do campo da Universidade não vai ser cobrado de você numa prova eu vou te contar para você saber
romances são menos lineares na novela As coisas vão acontecendo uma atrás da outra sem grandes mudanças bruscas de cenário tá essa linearidade também faz parte da novela a novela é maior que o conto e mais complexa que eu conto e Menor e menos complexa que é um romance então a gente está diante de uma novela por exemplo Campo geral por exemplo Alice é uma novela também não chega a ser um romance de peso assim nesse sentido E por que que é importante falar isso porque mesmo sendo uma novela e nesse sentido pequena ele dá conta
de fazer degressão só que é claro que não é a digressão que a gente vai encontrar por exemplo Quincas Borba que vai e volta aqui em casa Quincas morto Quincas loucos cartas químicas Não é esse nível de regressão mas o movimento temporal é absolutamente fundamental para o machado e ele é muito inovador Nesse sentido porque os romances realistas clássicos de uma herança aí que vem da França por exemplo com floberma gamboaria etc Eles são muito mais descritivos e lineares esse jogo temporal que aparece por exemplo na literatura russa poucos trouxeram procedente antes dele pensando que
a distância Temporal da literatura russa então maravilhoso e por fim as intertextualidades tem as explícitas quando ele lança um Santo Agostinho assim ele adora né um Santo Agostinho lança o santo intertextualidade explícita mas tem às vezes ele usa assim no meio do nada em verdade em verdade vos digo não tá claro que a bíblia Mas você saca aquela linguagem imitando uma linguagem bíblica ele adora ter textualidade explícita e implícita Então já te adianto você vai me perguntar no final não vai me perguntar Marcelo que você acha que pode cair aqui três chaves que podem cair
Tá bom eu tô indo tranquilo por enquanto sucesso aqui a minha dica do ano Machado de Assis é difícil de ler mesmo que você tenha uma boa versão impressa entra no site do Machado não dele né parece que tem o Instagram não mas fizeram para ele Óbvio Machado de assis.net conhecem vocês estão perdendo porque você entra tem um print aqui para você entender você coloca a obra tem a obra completa e um esforço muito bonito de estudantes e letras de deixar tudo para você conseguir acompanhar as dificuldades da obra Então você clica por exemplo tá
ali casa velha aí tem um asterisco tá sublinhadinho não sei se na imagem Dá para ver que ele tá meio grifadinho você coloca o mouse em cima do asterisco abre uma tela esse conto Na verdade uma novela foi Originalmente publicado na estação entre Janeiro o texto edição foi cotejado com a publicação original palavras difíceis eles grifam explicam como glossário eles dizem de onde vem por exemplo o machado usa muita expressão no tempo do Rei e se você não tiver ligado você não sabe que é o Rei Dom João E aí eles dizia tempo do Rei
corresponde ao reinado Dom João lá para lá então assim bonitinhos sabe muito didático e gratuito não é todo mundo tem acesso a celular dá para ler o celular claro que no computador você vai ser muito mais confortável esse processo mas fica aí a dica Machado de assis.net para quem consegue ler né porque às vezes é difícil ler não eu tenho dificuldade de ler online então assim que que é bom Às vezes você lê físico anota suas dúvidas caça essas palavras online só tiram as dúvidas funciona também né Muito bem como já tá dito aqui esse
romance foi publicado ao longo de um ano um ano e meio aí portanto esse romance perdão perdão esta novela ela é uma típica um típico folhetim Tá aí uma questão que pode vir aqui eu tô muito generosa porque eu tô aqui facilitando para outra sabe a outra aquela que a gente não gosta tanto USP então tô facilitando a vida dela porque Quincas Borba também é folhetim é uma questão que pode vir o que que é um romance ou uma novela em folhetim no tempo que não tinha Netflix e o pessoal tinha que ter o mundo
gente desde que o mundo é o mundo o ser humano Sagaz ser humano é esperto ele quer segurar a tensão do público que que os jornais faziam em vez de contos isolados era muito comum que eles seccionassem histórias para tipo continua a semana que vem porque isso prendia Óbvio o leitor você comprava o jornal na semana seguinte e Machado meu filho era o rei ele sabe por isso que você pode ter essa sensação em casa velha você não tem tanto mas que em casa barba você deve ter tido que no meio do livro você fala
tá me enrolando só que não tá indo para lugar nenhum não vá é porque estava querendo ganhar dinheiro né é muito diferente você pegar um romance que não é folhetinho como é Dom Casmurro que é mais enxuto e muito mais assim aconteceu tudo porque o povo tinha que ganhar dinheiro é a vida dele está certo Não vamos julgar então ele é o que que é um folhetim publicado regularmente em periódicos geralmente jornais né Na época que esse foi escrito o Dom Pedro ele estava um pouco ainda muito forte Imaginário Popular meio dividindo opiniões uns achavam
Dom Pedro um grande herói nacional porque o romantismo fez o favor de criar esse mito para gente né Dom Pedro como aquele cara que foi o grito do Ipiranga que todo mundo sabe que é tudo balela mas o romantismo a gente tava acontece em 22 não é é o auge da primeira geração romântica no Brasil assim tá começando o indianismo a ideia de criar uma identidade nacional então o processo que Dom Pedro sofre nos livros históricos é um processo romântico por Excelência de criação de um herói que a gente sabe hoje que não era né
então isso já estava acontecendo e tem uma outra informação nos anos 60 65 para ser mais precisa ser minha memória materna não está falhando neste momento é fizeram mal estátua hoje na que me chamou de Praça do Passo que era uma monumentalização do Dom Pedro no cavalo e isso tava reverberando né do tipo Ai se foi legal você não foi legal porque muitos estão enviam no Pedro como um grande 10 porque Independência foi também era uma grande Ford histórica então a figura de Dom Pedro estava bombando isso era importante da gente saber porque ele é
o grande motivo para o Cônego e até a casa velha ele quer escrever a história de um dos grandes ministros de Dom Pedro se eu Trocasse por palavras contemporâneas é história de um ministro não muito certo as ideias a gente não sabe exatamente o que tá acontecendo que é vinculado a uma figura política que divide opiniões podia ser o jornal de amanhã quando eu falo sobre a atualidade Machado eu tô falando isso trocando seus títulos Eu ainda estou falando de uma fofoca política do Brasil que ainda é desse jeito né guiado por grandes famílias com
grana que a história desse rolê aqui começa assim eu juro que eu não vou ler gente não vou ler novela inteira tá só um trechinho prometo é que esse eu vou ler inteiro mesmo esse trecho inteiro porque ele tem o resumo de um monte de coisa que eu quero falar aqui está o Que contava muitos anos um velho Cônego da Capela Imperial só que é um jogo narrativo como que a gente chama na teoria da literatura a narração não precisa saber essa palavra Tá mas é só para te explicar diegese é o nome técnico a
gente fala disso aqui como se fosse uma passagem da Diesel é uma tremenda de uma sacanagem dele ele vira e fala assim não sou eu que tô contando essa história foi um Cônego que conta porque aí ele fala em primeira pessoa não comigo conta história primeira pessoa mas começa em terceira tentando criar uma falsa credibilidade essa história que é completamente falsa porque o narrador continua sendo o narrador não confiável em primeira pessoa mas ele faz um joguinho percebe ele faz isso também não conto famoso chamado um apólogo essa história que me contava um professor que
ele tinha eu tô exagerando palavrão ele tira o nariz da reta não fui eu é o Cônego aqui que Conta essa história porque a história é cheia de fofoca política entendeu É como se fosse um narrador dizendo assim eu vou contar uma grande fofoca de um grande nome do amigo nem best do imperador que chifrou a mulher dele meu pera aí não foi eu contei foi um cônico um padre né Então assim tá tudo errado desde o início é maravilhoso por isso aí só para você se localizarem a capela Imperial ela é foi designada por
Dom João como sendo uma grande Capela real portuguesa Então cara era um clérigo de renome não era qualquer coisa não era qualquer paróquiazinha não não desejo olha o jeito que ele começa não desejo ao meu maior inimigo que me aconteceu no mês de abril de 1839 então você vê foi escrito em 85 mas é de 39 Teoricamente portanto eu tô menos de 20 anos da figura de Dom Pedro como grande nome da Independência me dado na cabeça escrever uma obra política aí que já começou o machado rindo da cara da Galera eu ia escrever uma
obra política a história do reinado de Dom Pedro I até então desperdiçar algum talento em décimos e sonetos muitos artigos de periódicos e alguns sermões que sediam outros depois que reconheci que não tinha os dons indispensáveis ao púlpito eu faria uma questão assim alô convexo Escuta eu falei uma questão assim não tenho os dons indispensáveis ao púlpito que ele tá dizendo não tem vocação para ser padre Faria seguinte pergunta o que confirma que ele não tem vocação para ser padre ele fica afim da mina velho ele ficou completamente apaixonado pela Lalau e ele faz de
tudo para ela ficar com o cara do tipo não me tentar três linhas o machado já zoou o reinado e a igreja e me desculpem os católicos ele destrói com a igreja nesse texto depois que reconhecer que não tinha os dons bom no mês de agosto de 38 ali memórias que outro padre Luiz Gonçalves dos Santos o padre perereca chamado é ótima escreveu do tempo do Rei né Dom João e foi esse livro que me meteu embrios achei seguramente Medíocre e quis mostrar que o membro da igreja brasileira podia fazer coisa melhor aqui quase que
é um dos sete pecados capitais vaidade orgulho que que o padre faz vou escrever um livro mostrar que eu sou melhor que o outro é isso ele vai perder tempo para tem tempo né nessa época então fazer o quê não tava fazendo isso vai fazer o quê Vou escrever bom então ele vai ele chega na casa velha e ele vai falar direto com a viúva que ele falou assim essa viúva vai ser uma grande fornecer dentro de informações dessa mulher sabe tudo né e a casa velha só para falar para vocês é um nome que
se dava para casa que as casas tinham nome na galera com grana na aristocracia da época estudava nome para casa meio estranho assim mas era assim e Casa Velha embora não fosse uma casa velha tão pouco numa casa destruída era o nome desse lugar ele chega para Dona e fala Olha você quer perguntar a gente só uma perguntinha a gente tá perguntando No meio no final só para não interromper não você que sabe é que eles que mandam em mim como você quer tá bom você que manda é ele que manda em mim tá Anota
para não esquecer tá porque eu esqueceria cinco minutos aí ele chega para perguntar as coisas meu marido que tem noção mostrando a criança para mim eu mereço né ele chega e fala assim olha você manja porque você foi esposa tem acesso aos documentos e ela fala assim ela bota uma bem típica de mulher de político eu isso tem nada a ver comigo nunca ouvi falar aí Machado sendo Machado lança essa que eu poderia tatuar tudo pode ser política minha senhora uma anedota um dito qualquer coisa de nada pode valer muito e aí de novo uma
chave de leitura irônica né até o que você nem acha que você sabe pode valer muito o que acontece né uma fofoca que ela inventa passa a ser verdade a gente descobre que o cara o ministro tinha mesmo uma filha fora do casamento a Dona Antônia que essa mulher né a viúva ela é uma figura muito interesseira todas as relações delas são mediadas por interesses dela ela pensa em todo mundo como meio para conseguir alguma coisa ao contrário da ética Kantiana né que a gente fala que o certo da ética nunca usar um homem como
meio né ela usa o homem como leva tudo Tá tudo que ela quer e ela já abre o rolê falando assim ai Padre você tá tão amigo do meu filho você não quer dar um rolê com ele na Europa ninguém me oferece isso você nunca me ofereceu isso amiga não vai lá dar um rolé na Europa com meu filho eu pago ele Ah eu gosto muito da Europa é não mas o menino tinha que conhecer a Europa e o padrasto estranho né do tipo que ela quer tanto que ele vá para Europa é a gente
saca o padre saque nos conta na verdade a gente saca pela pelo olhar dele que ela quer afastar esse menino da figura dela lá que vai aparecer pouco tempo depois então aí tá o trechinho não vou ler porque a gente tem tempo mas esses slides estão sendo compartilhados com vocês então e depois no final tem meu contato se tiver dúvida aí chega Lalau esse trecho eu vou ler tá porque assim olha o jeito que ele fala ela se aproxima então era uma criatura adorável espigadinha não mais de 17 anos a gente vai fazer a problematização
da idade não vai tá mas fica essa minha cara para você dotada de um par de olhos como nunca mais vi outros Claros vivos rindo por eles quando não ria com a boca mas se o riso vinha juntamente de ambas as partes então é certo que a fisionomia humana confinava com a Angélica não é do Luciano Huck aqui é Anjo ele dizia que a beleza dela parecia de um anjo por que que ele tá fazendo isso pera aí e toda a inocência e toda alegria que há no céu pareciam falar por elas homens que ele
é padre bicho quando ele é padre vai ficar falando que a mina é toda maravilhosa Então vou usar o que desculpas cristãs para isso ela parece um anjo É por isso que eu acho ela linda Pode ser que isso parece exagerada 11 vagas outros mas não acho do momento o modo melhor de traduzir a sensação que essa menina produziu em mim É com certeza foi contemplação mesmo contemplai alguns instantes com infinito prazer fiei-me do caráter de Padre ele assume isso fieme do caráter de padre é já que eu sou Padre eu me aproveitei para saborear
aspiratualidade daquele rosto comprido e fresco talhado com graça como o resto da pessoa então assim já que eu sou Padre ninguém se importa eu aproveitei para ficar olhando para ela para o rosto dela e ele diz não digo que as linhas eram perfeitas não é que ela fosse assim perfeita porque não é para beleza que eu ligo a alma Ah uma coisa tem casal aqui tem relacionamento casal aqui sentado junto não tem nenhum casal não tem foi alma foi a alma né certamente também eu olhei para o meu marido pensa que tomar uma cerveja com
essa alma hoje com certeza foi isso ah lá que eu falei um demônio aqui do Machado veio um latim de cara a mão não impróprio esse aqui ele traduziu pelo menos né Não traz eu tinha falado um negocinho do site por isso que eu sei E aí vem em Santo Agostinho e eu não sei quem sabe dessa mas eu vou contar para vocês o Santo Agostinho ficou Santo bem Depois a história da biografia dele é um santo que tipo era um homem das carnes da diversão da loucura da vida louca e aí de encontrar Deus
Esse regime vira Santo então resumindo Tá mas isso é importante porque o Santo Agostinho também aparece lá no Quincas Borba não é à toa essa ideia de um homem que é humano é um santo muito humano nesse sentido né e é o grande Santo Agostinho a questão para ele compra para mim é que as criaturas sejam amadas e amam em Deus gente isso é uma tremenda ironia ele pega um santo que era da vida louca e falar de Santo Agostinho me entende o amor está acima de provas né porque que ele me entende porque não
é que eu amo a criatura que Deus ama eu sou intermédio instrumento de Deus entendeu bom E aí ele conta nesse trecho que ele fica com medo né ele fica com medo ele fica feliz de perceber que eles tinham fala que é porque assim também aliviava dele E aí surge a Lalau de fato agora a gente vai falar um pouquinho da parte política Não no sentido partidário mas política no sentido social do Machado quem já leu Dom Casmurro conhece bem a figura do agregado o agregado não é um personagem qualquer em Machado o Rubião mesmo
é um agregado no início ele não é nada daquela pessoa mas ele é meio que fosse da família Porque existe uma tutela de alguém com grana sobre alguém sem grana isso é o suco do problema brasileiro que existe até hoje quando você você não né mas quando alguém não paga direito trabalhista para empregada doméstica fala que ela é quase da família você deve conhecer alguém ou alguma realidade parecida com isso esse isso aqui gente tá em Machado a Lalau era uma agregada que que é uma agregada ela era querida pela família a mãe dele podia
viver para ela como se fosse uma filha porque ela é uma bom almoço educada a mãe inclusive ajudou nos estudos né Ah não eu pago a faculdade da filha da minha empregada só no registro ela não não ela faz tudo bonitinho ela é um agregada mas casar com meu filho aí não né Aí tem limite o quanto ela é da família E aí ele vai citar isso explicitamente não houver ali uma agregada seduzida em 85 por um Saltimbanco como me disseram Dona Antônia ou seja Dona Antônia conta que em determinado momento ali na história um
cara do circo um artista seduziu agregada de uma família e levou embora e aí o padre que percebe que a Dona Antônia não vai deixar o filho casar com ela começa a achar que o menino tá se aproveitando sexualmente dela porque ele também não quer casar ele tem essa dúvida em algum momento porque isso era comum Olha como diz aqui e assim explicou minha tema de Dona Antônia herdar o filho do Rio de Janeiro comparado com afeição que tinha menina refletindo a distância social que o separava Lalau era admitido na intimidade da família mas o
rapaz filho de Ministro aspirante Ministro e mais que tudo filho da casa grande Machado né 2023 é isso E aí a mãe não vai deixar ele casar porque ela é toda orgulhosa da história dela do avô do bisavô da família etc E aí você pensa mas o menino gosta dela porque ele gosta em teoria Eu Tenho minhas dúvidas né mas confiar em homem hétero ele gosta ele gosta da menina diz que gosta Aí o o Cônego fala mas sua mãe tá né sendo meio errada porque que sua mãe não admite só por causa da classe
social aí você pensa que menino vai se rebelar com a mãe vai dizer é mãe sua preconceituosa Ai que a mamãe é assim sabe olha só o senhor não conhece a mamãe é um coração de pomba amiga e gosta dela como se fosse sua filha mas coração é uma coisa cabeça é outra Mamãe é muito orgulhosa nas coisas da família seria capaz de velar uma semana ou duas a cabeceira de lavar ou se havia visto doente mas não cons sentiria em casa ela comigo são coisas diferentes dinheiro é dinheiro amor amor e o lance é
o lance entendeu aí não pode e ele admite isso isso é importante para você entender o final porque no final você fica assim mas ué podia ficar junto e não fica mas olha quem é ele ele é o cara que troca rapidinho sentimento que ele sente por ela por aí não tem dinheiro não dá tá bom não dá não deu acontece faz parte e aí vem essa passagem aqui também porque o tempo todo né jogando com casal jogando com a Dona Antônia jogando com a figura do Cônego o Cônego quando descobre que eles são apaixonados
não é um caso e que ela gosta dele ele fica com ciúme úme E aí a gente que já sacou que ele tá afim dela desde aquele trecho a gente vê ele percebendo que é apaixonado por ela isso acontece parecido em Dom Casmurro o Bentinho de repente descobre que é a fim da Capitu e a gente já percebeu antes isso é um jeito do Machado mostrar como tonto é aquele personagem mesmo meio panaca mesmo você não se ligou ainda a gente tá tipo 10 parágrafos atrás sabendo que você tá afim dela e agora você percebe
cinco minutos tá bom aí ele fala assim deste modo a causa tinha uma proteção que eu dava pobre moça era sem saber um sentimento especial onde eles vinham simples protetor gratuito existe um homem que impedido de amar na terra procurava menos fazê-la feliz com outro então ele vai lembra aquilo que eu falei que tudo nessa história tem um interesse até ajudar um casal a ficar junto era um jeito do padre fugir da Tentação tem que acelerar Tudo bem então no final no finalzinho vem a ironia no sentido mais puro que a Dona Antônia faz como
ela não consegue afastar os dois ela inventa mente mesmo descaradamente de que au au era filha do ministro e que portanto eles eram meio irmãos você vê que a novela do SBT não inventou nada tá faz muito tempo essa história e aí ele se separam e ela lá fica acabada destruída e o Cônego segue sua pesquisa para fazer o livro dele e nas pesquisas ele encontra um bilhete uma mulher que contam para ele que na verdade não tinha como se ela lá porque quando nasceu a filha do Cônego A lalá já tinha já existia já
tinha uns dois três anos então sim ele tinha uma filha fora do casamento mas não era Lala era outra aí que inclusive morre né aí o Cônego Vaz tipo agora pô Salvei a galáxia ele vai todo feliz contar para Dona Antônia você não sabe se é chifruda sim mas não é com ela é outra E aí ele percebe e a gente lendo percebe também que a Dona Antônia inventou ela se humilhou para não perder a realeza da família ela fingiu que ela era corna para não perder o status Olha esse nível de Brasil classe média
alta insuportável Então esse Brasil então que falar eu não vou né que meu cavaquinho de Cavalcante Magalhães Magalhães não vou perder esse título prefiro fingir que eu sou corna aí vem a ironia da história Então mas não era fingimento E aí ela fala essa frase que resume isso Dona Antônia dizendo isto perdão em cima Dona Antônia disse-me com muita dignidade que o passado estava passado que se arrependido da invenção mas que estava punida era preciso que o castigo fosse inteiro e a outra parte dela não era mais que unir os dois em casamento o posse
por soberba né por vaidade por humildade cons sentia em tudo Dona Antônia dizendo isso tu forçava por não chorar mas a voz trêmula indicava que as lágrimas não tardavam a ver Lágrimas de vencida duas vezes vencida no orgulho e no amor e aí você não sabe se o orgulho é pelo marido e o amor pelo filho ou seu amor é pelo marido e orgulho pelo filho porque essas coisas se misturam na cabeça dessa aristocracia Medíocre amor e orgulho não sei não mais aí tem uma coisa Inesperada que é bom vocês não são irmãos o cara
que né Ah tá bom então vamos casar aí ela lá fala não agora não dá para mim vocês humilharam a figura da minha mãe a minha mãe era uma pessoa que eu mais amava no mundo a mulher mais perfeita que já existiu seus humilharam a história dela me humilharam Agora não dá para mim aí o machado puxa alalá para um caráter heroico que até então não tinha nessa narrativa ela passa a ser a pontinha de esperança nesta merda de humanidade não não é isso né Eu sou pobre não dá para mim mais e aí ela
vai casar justamente com o filho do cocheiro que no início da narrativa tinham dito é bem que podia casar com ele que é pobre igual a você eu vou eu vou mesmo vou casar com ele tá tudo certo e aí Olha que interessante que esse narrador e a mãe que queria que ele casasse Com asinha que tinha poder ele casa mesmo esse narrador diz assim um casou com quem era traduzindo tá não é desse jeito que o machado escreve pobre casou com pobre o rico casou com o rico a lá se foram felizes Cadê Uma
falda corri para ver compreendi que tava tudo acabado Félix padeceu mais nada que eterno nesse mundo ele próprio acabou casando com sinhazinha lá fora felizes não sei foram honestos e basta honestos com quem com sua classe não com amor que sentiu E olha que interessante sinházinha vem do título escravocrata né sim a é a senhora dona de escravos ele casa com uma sinhazinha uma versão Menor da própria mãe mas eu não vou entrar em Freud aqui né amor esse que eu não tenho nem 5 minutos para isso bom au au então ela vai ter esse
caráter heroico que não tem ninguém na narrativa que não é típico do Machado mas que se você olhar por exemplo num Dom Casmurro esse caráter heroico tem um pouquinho ali numa figura detestável que é o José Dias o agregado o agregado passa o tempo todo sendo visto como alguém nos propordor mas a morte mais linda não Dom Casmurro é desse cara que não tinha nada ele morre olhando para o céu ele é o último o único que ajuda até o fim o ventinho que tava doido Então essa figura do agregado esse cara que ele é
tutelado é onde tem sempre um resquício de dignidade no Machado e isso me comove demais é uma figura muito interessante Lembrando que Machado foi romântico no sentido de tempo né Ele viveu o período do romantismo e aí a Garcia por exemplo é uma obra romântica dele então vai ter um resquício disso ainda ele tem alguma esperança nessa humanidade meus amores se o machado tem uma esperança na comunidade Quem Sou Eu para não ter né Então tá bom vamos finalizar com duas questões de juro rapidinho não vou nem ler só vou contar o que cai cai
o espelho quando o conto que caia na Unicamp era o espelho em 2018 cai uma pergunta que diz que assim botava um trechinho e perguntava o que significava Nesse contexto qual era a crítica qual que era o significado então é um tipo de questão típica de primeira fase Machado de Assis que que ele tá criticando aqui é a igreja é a falsidade das relações isso é batata em Machado tá essa questão não é Machado Mas ela é uma típica questão de livros e obras realistas só que é uma questão de falência que você bota um
trechinho de um teórico bota um trechinho da obra e faz ó letra indique palavras que causam atenção entre matéria e espírito e B relacione com o século 19 bem comunzinho então pode colocar um teórico falando sobre alguma coisa sei lá mas crítica das relações superficiais botam toda hora vê lá alguma coisa assim aí coloca um trechinho E você tem que mostrar como que aquela crítica aparece naquele trechinho é bem comum com o livro realista porque o livro Realista ele é se espelho Claro de uma sociedade da época não é para você achar que vai cair
desse jeito mas é um perfil de questão que combina com essa obra muito diferente de Alice por exemplo que chove metáforas tá claro além daquelas três coisas que eu falei no começo de agressão entretextualidade e ironia eu vou falar isso na primeira aula que eu dei aqui vou falar isso até o dia da minha morte quando tiver assim no leito de morte vão perguntar Marcelo suas últimas palavras Leiam livro não vai atrás de resumo de internet cuidado cuidado com vídeo nos YouTubes da vida Cuidado quem quer a pessoa que tá falando tem muita verdade muito
fácil na internet gente que não é crítico literário teórico da literatura quem é soberana a literatura nós Mortais nos damos o trabalho de tentar entender o que ela tem para nos dizer Leiam a obra especialmente Unicamp é Generosa Unicamp bota conto né olha lá Casa Velha entendeu lê dá para ler é possível ler tá bom E acima de tudo vocês são falantes da língua materna desse cara velho mas aproveitem tem gente que lê traduzido esse homem você lê no original aproveita não perca isso muito obrigado por meter em Paciência comigo sempre e vamos para as
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