oi bom dia boa tarde boa noite sei lá que hora que você tá assistindo esse vídeo mas o importante oi como é que você tá aí e eu sou o professor justino se você ainda não está inscrito se inscreve aí no canal se curtir esse vídeo deixa um ok aí para nós temos mais outros vários vídeos aí no canal vai acompanhando qualquer dúvida manda uma mensagem se inscreve aqui ó no nosso instagram arroba professor justino e entre em contato com a gente estamos sempre aí ao seu dispor e hoje qual vai ser o tema da
nossa discussão quem vai trazer para nós será ele o justininho o justin ele tá invocado hoje brom e aí jucilene qual vai ser o tema de hoje pela roupa aí eu já derrubei o isqueiro em hoje vamos falar de jesuítas no brasil a educação tradicional combinados ó a cidade quem se você quer saber um pouco mais sobre os jesuítas acessa e no canal a aula sobre a contra-reforma certo lá eu falo especificamente sobre os jesuítas então no tema de hoje o que que nós vamos falar eu vou comentar para vocês um pouquinho justinho pediu ó
os jesuítas no brasil a educação tradicional você já ouviu professor-aluno diretor sei lá o que ela fala assim nossa mas esse professor é muito tradicional o que que será que significa dizer que a tradicional só contar uma historinha às vezes eu tava numa palestra do antônio novo é quem estuda educação e sabe quem é ele brincava falava assim que só no brasil sem tradicional é ruim né que ele entendia quando ele ouviu a primeira vez educação para adicionar e entendia como algo bom e aí ele foi descobrir que no brasil quando disse que alguém a
tradicional é ruim é mas enfim né o que que será que a gente diz quando eu digo que você é um professor tradicional que a sua escola é uma escola tradicional o que que eu estou dizendo eu estou dizendo que você pratica ainda hoje em pleno século 21 algumas das premissas que foram digitadas e tratadas pelos jesuítas lá no século 16 os jesuítas são uma ordem religiosa criada em 1534 isso mesmo então imagina só uma ordem criada em 1534 que tinha como principal objetivo a expansão da fé católica no contexto da contra-reforma e que para
isso criou um verdadeiro sistema educacional mundial e as práticas que eles faziam que eles propunham os métodos a gente prática até hoje a calma né claro que não é tudo igual mas vamos ver eu vou apresentar e você vai pensando sobre só será que eu já vi alguma coisa assim então a companhia de jesus lá de 1534 eles vêm para o brasil logo no início da colonização brasileira e ao se estabelecer no brasil eles ganham monopólio da educação que quer dizer isso significa que nesse período de 1500 de 1549 até 1759 faz as contas quase
duzentos anos os jesuítas tiveram monopólio da educação no brasil significa só eles poderiam ter instituições educacionais e esses jesuítas atuaram e tem uma reverberação uma repercussão na história da educação brasileira até hoje e aquilo que eles professaram e eu estou enraizado porque mesmo quando eles são expulsos pulso são seus os jesuítas são expulsos mas aí é um outro história você vai ter que ver um outro vídeozinho sobre os jesuítas tá eles são expulsos de portugal e consequentemente do brasil porque nesse período o brasil ainda era uma colônia brasil só fica independente em 1822 então durante
esse tempo os jesuítas ficaram no brasil e como coordenar os sistemas educacionais mesmo que precárias e depois que eles são expulsos mesmo não estando aqui aqueles professores que ficaram tinham sido formados por quem pelos jesuítas então mesmo indiretamente a mentalidade a lógica de ensinar jesuítica vai perpetuar-se no brasil por muito tempo e em certa medida vamos ver alguma o jesuíticas até hoje nas nossas escolas e universidades tranquilos qual foi o principal legado educacional que os jesuítas deixaram ou que produziram que a gente estuda até hoje foi um conjunto de leis educacionais que ficaram conhecidas como
ratio studiorum latim né aí tem gente fala quem latvala rácio estude oro ah sei lá o meu latim também enferrujado eu mal falo português imagina falar latim mas o que conheci ratio ou rácio estude oro ele foi promulgado oficialmente aqui ó em 1599 e era um conjunto de regras métodos leis que todos os colégios jesuítas do mundo deveriam seguir consegue entender o poder dos jesuítas gente eles tinham o monopólio da educação na colônia brasileira mas eles tinham colégios em todos os lugares que portugal a torrava e você se deve lembrar que portugal nesse período era
a maior potência do mundo era o país que mandava eles tinham colônias em tudo quanto é lugar na áfrica na ásia e os jesuítas estavam lá você sabia que até os primeiros estudos que são feitos sobre o oriente com por exemplo china nós conhecemos pelos jesuítas que eram caras extremamente cultos e dedicados à educação e entendiam que para enfrentar a reforma protestante a ver ele é esse braço da contra-reforma católica para enfrentar isso a educação era o caminho e esse braço serão os jesuítas por isso a dedicação as questões educacionais e eles vão então pegar
toda a experiência que eles tinham de administrar colégio digerir estudantes de educar populações nativas e colocaram tudo isso em um manual quero chamado ra o pior que falava sobre como organizar a escola como organizar a sala de aula inclusive e como dar aula olha que loucura era um método um sistema educacional mundial e transnacional olha que loucura jesuítas fizeram então o que que estava contido né qual era a a filosofia desse ratio studiorum primeiro os jesuítas tinham uma visão essencialista da educação e do ser humano o que que é isso uma visão essencialista tá aqui
ó que é universal e imutável isso quer dizer que existia algo no ser humano que é essencial que é imutável que é universal então eu posso educar da mesma maneira um cara aqui no brasil ou lá em macau na china não tem problema porque existe algo que se mantém certo e como que eu vou trabalhar um jeito o ratio studiorum aconselhável que você deveria seguir os princípios de aristóteles nossos cara avançado em grécia é mas era o aristóteles lido por são tomás de aquino que era a tentativa de conciliar aí fé e razão aristóteles são
tomás de aquino lembra que o santo agostinho ele vai cristianizar platão na ele vai trazer as ideias de platão para igreja enquanto são tomás de aquino vai tentar dar uma cristianizada nas ideias de aristóteles mas com cuidado em aristóteles era católico nunca mais os jesuítas vão pensar a partir daí porque nós estamos ali no século 16 da racionalidade como que os jesuítas vão operar diante desse mundo na verdade eles vão operar essa racionalidade voltado para as questões mais medievais do que modernos assistir aula de comer você vai ver que comemos ao contrário né para o
uso itas o importante da educação não é instrumentalizar o ser humano para ação no mundo natural mas sim é viver da melhor maneira possível o mundo natural para conseguir alcançar as dádivas divinas então é importante não é o que acontece aqui o que é importante é o que acontece depois da sua morte na sua vida eterna então ó a educação jesuítica busca por meio das suas regrinhas na ratio studiorum adequar o indivíduo aquilo que é geral e universal e o que que é geral e universal é justamente deus é justamente essa crença na fé no
a crença na vida após a morte na eternidade é isso que tá nessa essência do ser humano que é essencialmente divino ele é a ser é feito criado à imagem e semelhança de deus então ele tem um essência eu sabia que até por isso os jesuítas tinha uma preferência por crianças não carro uma maldade pessoas já pensou besteira né isso não tá eles tinham preferência por crianças no sentido de que eles viam a criança como um papel em branco como uma folha em branco em que eles poderiam atuar em que para convencer que eles poderiam
educar então quando ele chegava por exemplo para as populações indígenas no brasil eles procuravam as crianças porque eles achavam que se ele pudesse educar a criança que era um papel em branco e o marcava as impressões de uma outra cultura e ela cresceria com uma outra cultura agora o márcio é que existem documentos dos jesuítas dizendo-se revoltados porque eles pegavam as criancinhas ensinavam as criancinhas catar e lembra que catequizar não é uma educação para libertar mas é uma educação para adequar para te moldar aquilo que a universal e que vai existir para sempre eterno e
essas crianças quando se tornavam adolescente fugiram dos colégios jesuítas fugiam das aldeias das reduções jesuítas das missões e voltavam para suas tribos e eles ficavam inconformados com esses adolescentes revoltados mas é claro né a criança não é um papel em branco a criança vive e convive com seus familiares e assim ela aprende ela aprende a cultura ela aprende o exemplo a criança tem o seu poder de ação mas calma que infância é uma outra discussão tá se tiver a oportunidade studio philipe e mas vamos lá tá beleza mas em qual que é a grande inovação
dos jesuítas o que que eles trazem nesse ratio studiorum que foi novidade e aqui ó as grandes inovações criação de espaços específicos para a educação são os colégios sabe a hoje é tão comum a gente a pensa escola pensa a professora rosa né ela fala sobre os templos do saber adoro essa expressão sobre o os grupos escolares ali do início do século 20 né que eram aquelas escolas imponentes com fachadas né o templo do saber se precisava identificar visualmente o lugar em que a educação acontecia é essa ideia os jesuítas vão marcar a mas pessoa
mais tinha escola lá nos mosteiros ó mosteiro tá vendo não era um lugar específico para educação era também de religião os jesuítas vão começar a demarcar esse espaço como lugares específicos para educação os colégios jesuítas por exemplo e eles vão ser os primeiros a falar sobre implementar a seriação dos estudos do mais simples ao mais complexo separar as turmas em grupo os modos de ensinar era comum que esses novos você tiver curiosidade procura aí modo os parisienses que foi aquele que inspirou a construção do ratio studiorum não quero uma forma de organizar os estudos né
que modos itálicos também que ele já não curtiram muito o modo easy taxi basicamente eles misturavam as crianças e criava uma ideia de tutoria de alunos mais velhos tutorial ano mais na frente isso vai dar uma ideia do método lancaster que vai ser o primeiro método de ensino oficial do brasil mas depois a gente vê isso calma então os jesuítas vão inovar nessa ideia de separar os estudantes de acordo com o seu grau de desenvolvimento educacional e aí eu conseguia colocar oi flores específicos disciplinas específicas olha a novidade que os jesuítas começam a trazer eles
começam a e se especializar a profissionalizar a questão da educação isso é uma coisa que não existia e que os jesuítas começam a trazer e colocam isso no seu ratio studiorum distribuído no mundo inteiro a especialização dos professores como você pega tudo isso você começa a pensar em um verdadeiro sistema educacional jesuítico olha que bacana os jesuítas começam a construir abra sua mãe se era bom não precisa ser bom se é ruim mas lá para você conhecer né são clássicos e o método né o ratio studiorum dizia o seguinte para o professor pessoa como é
que você ensina muito fácil primeiro apresenta o conteúdo tá lá primeiro a preleção dos assuntos apresenta quem é o centro da relação ensino-aprendizagem o aluno ou professor professor e o aluno cala a boca quem sabe o professor quem age o professor quem fica quieto o aluno o aluno está de pé no mesmo nível que o professor nunca professor de pé aluno sentado hierarquia eu mando você obedece eu falo você escuta eu sei você não sabe ou será que já estudou algum lugar que foi assim isso tava lá no rádio studio moro em essa é a
noção que está por trás da educação do rádio studio então o primeiro que que vai fazer o professor vai explicar depois que ele explicou que que o aluno faz ele vai fazer um disputatio que ela disputa de ideias retórica não tinha exercícios práticos não é a ideia de conhecer pelos sentidos que o comenius vai trazer assistir aula de comenius não é isso ou esse aprendizado é passivo no sentido de que eu ouço prático por meio da retórica da fala da disputa de ideias dos exemplos do meu professor e aí depois e enquanto eu faço isso
o que que eu tô fazendo memorizando e o que que o exército então uma a educação essencialmente humanística e não esse uma educação baseada na ciências da natureza que nós vamos ver com o renascimento é isso começa a ganhar força mas essa não é a ideia dos jesuítas tem eu vou estudar gramática latim grego porque eu vou praticar a minha retórica eu vou memorizar e você desafiado e aí quando eu sou desafiado se eu roubei ganho o prémio no minho aí o melhor aluno gente já de alguma escola que eu cheguei assim a turma era
compartilhada né a sala da compartilhada então a minha turma do ensino médio era de manhã e à tarde tinha os melhores aí e aí tinha na parede um quadro com o nome dos alunos e tipo um semáforo vermelho verde amarelo onde a professora ia colocando o comportamento dos alunos deu vontade de vir lá para ela fala assim como largadas você tá o leitinho ratio studiorum hein só faltou os castigos físicos jesuítas eram favoráveis tá porque segundo eles a disciplina por meio do castigo físico era amor abra o eu já vi um pessoal se amando aí
pela rua dando uns tabefe é mas a educação por meio da violência significa uma falha do adulto que ensina e não uma falha daquele que aprende né por vezes quando o adulto recorre a violência é um símbolo da falha dele da incapacidade dele em trabalhar com o outro e não daquele que está submetido a questão educacional a maison lá então se eu vou bem que comete do rádio disse priminha da medalha festa dos melhores alunos listinha do melhor para o pior esse eu vou mal tem que eu faço vou punir senta no fundo ganha orelhinha
de burro vai ser chamado a direção para explicar por que que foi mal eu esponho você a vergonha esses métodos estão lá rádio estude oro a exceção da punição física tem muita gente que pensa assim até hoje né outra coisa que os jesuítas trazem que é fantástico eu fiz questão de deixar escrito aqui porque eu sei que você vai assistir aula do comenius ó supervisão educacional isso aqui também os jesuítas vão fazer com maestria ele vai criar dentro dos seus colégio chamados prefeitos dos estudos o prefeito dos estudos era o cara que fiscalizavam os professores
e os alunos a professora eu já vi isso com outro nome e tem escola é doidinha para ter esses caras supervisionando né fiscal de professor de aluno em lá da ratio studiorum olha o que que falava regra cinco tem escola que tem essa regra cinco até hoje em desde 1599 determina que o prefeito incumbe lembrar aos professores que devem explicar toda matéria de modo que esgotem a cada ano até errado aí comigo aí esgoto é a cada ano toda a programação que me foi atribuída assistir aula de comer você vai ver o que que o
come eles fala sobre isso crianças olha como tem professor que pensa do mesmo jeito que os jesuítas até hoje os errados eram os jesuítas não porque eles tavam 1599 eles pensavam que eram frutos do seu tempo errado quem pensa assim até hoje vamos lá ler pelo menos o comenius de 1.612 com adidas e não fica preso em 1599 com ratio studiorum réu mas conseguiu compreender a extensão e o poder dos jesuítas o quanto eles foram organizados então qual é a grande inovação que os jesuítas trazem conseguir organizar por meio de um documento um grande sistema
educacional mundial que sería bem organizava os estudantes pensando em uma organização sob esse aspecto muito bem racionalizado tem autores que falam até e fazem comparações sobre as manufaturas dizendo sobre como os colégios jesuíticos daquele período começaram a pensar a educação nessa forma de organizar para melhor produzir o sujeito e aí você vai assistir a minha aulinha de didática também né porque o método olha só se eu uso o rádio studio ouro eu produzo um sujeito que sujeito que eu tava produzindo no brasil e o jesuítas aplicavam a ratio studiorum informavam as elites coloniais ou eles
iam atuar junto às populações nativas os índios e aí criaram sujeitos dóceis os corpos dóceis para que eles pudessem utilizar nos trabalhos nos seus mini feudos que eles tinham aqui no brasil correto é claro para falar de jesus ainda tem muita coisa o assunto vai longe mas eu espero que você tenha compreendido justinho tem algo a decretar e valeu fui é isso aí espero que tenham curtido jesuítas a educação jesuítica no brasil monopólio 200 anos organização escolar seriação do mais simples ao mais complexo é organização da fiscalização dos estudos organização de um metro um sistema
educacional mundial jesuítas no brasil muito obrigado a todos e a todas e você já sabe a gente