[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [CLAUDETE] OLÁ, ALUNOS! DANDO CONTINUIDADE ENTÃO A NOSSA DISCUSSÃO SOBRE A APLICAÇÃO DAS LEIS 10. 639 E 11.
645, NÓS VAMOS DISCUTIR NA AULA DE HOJE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS VOLTADA À CHAMADA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, QUAIS SÃO OS DESAFIOS E COMO NÓS PODEMOS, ENQUANTO HISTORIADORES OU ENQUANTO PROFESSORES DE HISTÓRIA, CONTRIBUIR PARA ESSA TEMÁTICA. VIMOS QUE A TEMÁTICA DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA SÃO TEMÁTICAS RECENTES PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. E AINDA, HÁ 16 ANOS DA APROVAÇÃO DAS LEIS, HÁ MUITAS DÚVIDAS PARA OS PROFESSORES, PARA COM OS PROFESSORES SOBRE COMO TRABALHAR ESSA TEMÁTICA.
QUAL O ENFOQUE? QUAL A ABORDAGEM? QUE MATERIAIS EU POSSO UTILIZAR?
ENTÃO É IMPORTANTE QUE A GENTE PERCEBA QUE PROPOSTAS, QUAIS SÃO AS PROPOSTAS. NÓS JÁ VIMOS QUE FORAM CRIADAS DIRETRIZES PARA ORIENTAR OS PROFESSORES A TRABALHAR COM ESSA TEMÁTICA, ENTÃO UM POUCO ISSO QUE NÓS VAMOS DISCUTIR NESSA AULA. ENTÃO, AS QUESTÕES, O QUE SE ENTENDE POR EDUCAR PARA AS RELAÇÕES RACIAIS?
ENTÃO, QUE É UMA DAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PARA O ENSINO DE ARTES E TODAS AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO, MAS ESPECIFICAMENTE ESSAS. QUAIS OS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS? QUAIS AS POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR?
É POSSÍVEL? COMO EU VOU INSERIR ESSA TEMÁTICA? COMO É QUE EU VOU TRABALHAR ISSO COM OS MEUS ALUNOS?
ENTÃO A GENTE VAI RETOMAR UM POUCO LÁ NAS DIRETRIZES CURRICULARES, QUE VOCÊS TÊM O DOCUMENTO COMPLETO NA AULA COMO SUGESTÃO DE LEITURA, MAS TEM UM CONCEITO OU TEM UMA NOÇÃO QUE É TRATADA NESSE DOCUMENTO E QUE VAI NOS POSSIBILITAR CONHECER UM POUCO A CONCEPÇÃO QUE SE TEM DO QUE SE CHAMA OU DO QUE SE PROPÕE COMO EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ELA É COLOCADA NO CENTRO DO DEBATE, CONCEITOS DE RAÇA. ENTÃO A PARTIR DO MOMENTO QUE NÓS TRAZEMOS PARA A SALA DE AULA, NÓS TRAZEMOS PARA A ESCOLA A PROPOSTA DE TRABALHAR COM ESSA TEMÁTICA, NÓS VAMOS TER QUE REPENSAR CONCEITOS COMO RAÇA, COMO IDENTIDADE - E PRINCIPALMENTE A IDENTIDADE, NO CASO, A IDENTIDADE NEGRA -, A QUESTÃO DO RACISMO, A QUESTÃO DA DEMOCRACIA RACIAL, A QUESTÃO DA CULTURA NEGRA, DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, DA PLURALIDADE CULTURAL E CULTURA BRASILEIRA.
"A POLÍTICA EDUCACIONAL PROPOSTA PELAS DIRETRIZES EXIGE O APROFUNDAMENTO DESTES CONCEITOS E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO HISTÓRICO". ENTÃO É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR SAIBA QUANDO FOR TRABALHAR COMO É QUE SE CONSTRUIU, POR EXEMPLO, O CONCEITO DE RAÇA, O QUE É UMA DEMOCRACIA RACIAL. ENTÃO SÃO QUESTÕES IMPORTANTE PARA GENTE PENSAR A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
"PARA ALÉM DO EVIDENTE ENVOLVIMENTO DE EDUCADORES, AS DIRETRIZES CONVOCAM OS PROFISSIONAIS DE HISTÓRIA PARA UMA AMPLA REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM SUAS DIMENSÕES DE PESQUISA E DE ENSINO". ENTÃO ISSO SIGNIFICA QUE, PARA ALÉM DO ENVOLVIMENTO ENQUANTO EDUCADOR, É IMPORTANTE QUE SE TENHA UMA REFLEXÃO SOBRE ESSAS CULTURAS, SOBRE ESSAS HISTÓRIAS. QUAL É O MEU POSICIONAMENTO SOBRE ESSAS CULTURAS, SOBRE ESSAS HISTÓRIAS?
QUE INFORMAÇÕES EU TENHO SOBRE ESSES GRUPOS DIFERENTES? ENTÃO, A PROPOSTA DA INSERÇÃO DESSAS TEMÁTICAS EXIGE DOS EDUCADORES UM OLHAR MAIS ATENTO E UM APROFUNDAMENTO TEÓRICO PRINCIPALMENTE. ENTÃO AOS PROFESSORES QUALIFICADOS.
. . E AS DIRETRIZES NACIONAIS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, ELAS VÃO DESTACAR A NECESSIDADE DESSES "PROFESSORES QUALIFICADOS PARA O ENSINO DAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO E, ALÉM DISSO, SENSÍVEIS E CAPAZES DE DIRECIONAR POSITIVAMENTE AS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS DE DIFERENTES PERTENCIMENTO ÉTNICO RACIAL, NO SENTIDO DO RESPEITO E DA CORREÇÃO DE POSTURAS, ATITUDES, PALAVRAS PRECONCEITUOSAS".
ENTÃO UMA DAS PROPOSTAS HOJE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, OS ANOS INICIAIS, É A NOÇÃO DO EU E DO OUTRO. COMO QUE O PROFESSOR VAI ENSINAR PARA A CRIANÇA COMO SOU EU E QUEM É O OUTRO? ENTÃO, ALÉM DESSE CONHECIMENTO OU DE COMPREENDER QUE EXISTE OUTRO OU OS OUTROS, É QUE ELE SEJA CAPAZ DE PROVOCAR NA CRIANÇA ESSA SENSIBILIDADE PARA O OUTRO, ESSE COMPORTAMENTO DE RESPEITO, ESSA CORREÇÃO DE ATITUDES QUE NÃO LEVEM AO PRECONCEITO E À DISCRIMINAÇÃO.
ENTÃO É UMA DAS PROPOSTAS DAS DIRETRIZES E QUE TEM MUITO A VER, E AÍ O PAPEL DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO. TAMBÉM O "INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE, EM SUA ÁREA ESPECÍFICA DE ATUAÇÃO, ASSIM COMO AS ÁREAS QUE OS CAPACITE A COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS QUESTÕES RELACIONADAS À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E A LIDAR POSITIVAMENTE COM ELA E, SOBRETUDO, CRIAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM AUXILIAR A REEDUCÁ-LA". ENTÃO A PROPOSTA DAS RELAÇÕES OU DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS É REPENSAR ESSAS RELAÇÕES E, A PARTIR DESSAS REFLEXÕES, CRIAR POSSIBILIDADES DE REEDUCAÇÃO.
COMO É QUE EU VOU REEDUCAR OU CONHECER O OUTRO DE UMA FORMA MAIS RESPEITOSA? ENTÃO, A NILMA GOMES, QUE É UMA PESQUISADORA, QUE É UMA REFERÊNCIA NESSA DISCUSSÃO, ELA VAI LEVANTAR ALGUNS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DESSAS LEIS. COMO É QUE.
. . QUAIS AS DIFICULDADES QUE NÓS TEMOS E QUAIS AS POSSIBILIDADES QUE NÓS TEMOS, ENQUANTO PROFISSIONAL, DE FAZER COM QUE A LEI 10.
639 E A LEI 11. 645 FUNCIONEM, QUE TIPO DE ATIVIDADES? ENTÃO ELA VAI FALAR DE AÇÕES E POLÍTICAS INTER SETORIAIS, QUER DIZER, OS DIVERSOS SETORES: ARTICULAÇÃO COM A ESCOLA, COM A COMUNIDADE, COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS PRINCIPALMENTE, COM O PODER PÚBLICO.
ISSO POSSIBILITA QUE AS ATIVIDADES TENHAM RESULTADOS. UMA OUTRA COISA QUE ELA VAI DESTACAR E QUE É IMPORTANTÍSSIMO É A MUDANÇA DE CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS E DA PEDAGOGIA. COMO O QUE O PROFESSOR VAI SER FORMADO?
SE ELE VAI TRATAR DESSE TEMA, SE ELE VAI FALAR SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA DOS AFRICANOS, SE ELE VAI FALAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, DO POVO AFRO-BRASILEIRO, SE ELE VAI FALAR DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA, ELE TEM QUE SER PREPARADO PARA ISSO. ENTÃO ELA VAI CHAMAR A ATENÇÃO NA MUDANÇA DOS CURRÍCULOS DA LICENCIATURA. SERÁ QUE LÁ NO CURSO DA LICENCIATURA, QUE FORMA O PROFESSOR, TEM NO CURRÍCULO, TEM ALGUMA DISCIPLINA QUE FALA SOBRE ISSO?
QUE MATERIAIS ELE TEM ACESSO QUE VAI PROPORCIONAR UM CONHECIMENTO DESSE DOCENTE NESTAS TEMÁTICAS? E UMA OUTRA COISA, A "REGULAMENTAÇÃO E NORMATIZAÇÃO NO ÂMBITO ESTADUAL E MUNICIPAL, DE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E EM SERVIÇO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E GESTORES DOS SISTEMAS DE ENSINO E DAS ESCOLAS". ENTÃO ESSAS TEMÁTICAS NÃO SÃO TEMÁTICAS QUE O PROFESSOR SE FORMA, QUE ENTENDE E NÃO PRECISA ATUALIZAR.
ENTÃO SÃO TEMÁTICAS QUE PRECISAM SEMPRE SER ATUALIZADAS. E, POR ISSO, A NECESSIDADE DESSA REGULAMENTAÇÃO DE CURSOS QUE ENVOLVAM A FORMAÇÃO INICIAL, QUE ENVOLVAM A FORMAÇÃO CONTINUADA E, PRINCIPALMENTE, QUE ENVOLVAM OS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO EM SERVIÇOS, QUE SÃO ELES QUE ESTÃO TRABALHANDO COM OS ALUNOS ESSA TEMÁTICA. ENTÃO ELES PRECISAM SEMPRE SE INFORMAR E PODER AÍ CONSTRUIR E TER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE ESSA TEMÁTICA.
E A NILMA GOMES VAI DIALOGAR E REFLETIR, A PARTIR DE UMA PESQUISA QUE ELA FAZ COM OS PROFESSORES DO BRASIL INTEIRO, SOBRE COMO É QUE OS PROFESSORES ESTÃO DESENVOLVENDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DESSAS LEIS. QUE ATIVIDADES ELES ESTÃO DESENVOLVENDO? QUE DIFICULDADES ELES ESTÃO TENDO?
ENTÃO ELA VAI DEFINIR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - E ESSAS CARACTERÍSTICAS ESTÃO DEFINIDAS PRINCIPALMENTE PELAS DIRETRIZES CURRICULARES - DO QUE SERIAM AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS POSITIVAS PARA DESENVOLVER ENTÃO A TEMÁTICA. ENTÃO, ESSAS ATIVIDADES DEPENDEM DAS CONDIÇÕES FÍSICAS, ELAS DEPENDEM DE MATERIAIS, ELAS DEPENDEM DE CONDIÇÕES INTELECTUAIS E AFETIVAS FAVORÁVEIS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. ENTÃO NÃO BASTA O PROFESSOR QUERER, E SIM ELE TEM TER ESSAS CONDIÇÕES.
"DIZEM RESPEITO", TAMBÉM, "AOS PROJETOS EMPENHADO NA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA DOS AFRO-BRASILEIROS DOS AFRICANOS E DE INDÍGENAS". ENTÃO QUE TENHAM PROJETOS FOCADOS PARA ESSES GRUPOS. DIZEM RESPEITO OU "QUESTIONAM RELAÇÕES BASEADAS EM PRECONCEITOS, ESTEREÓTIPOS DEPRECIATIVOS, PALAVRAS ATITUDES QUE EXPRESSEM SENTIMENTOS DE SUPERIORIDADE".
ENTÃO NÃO É SÓ NO CONTEÚDO DA AULA, MAS SIM NA OBSERVAÇÃO, TANTO DO PROFESSOR QUANTO DO GESTOR, DAS ATITUDES, DAS PALAVRAS, DAS BRINCADEIRAS, DAS PIADAS QUE TENHAM E QUE PROJETEM ESSE SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE. ENTÃO SÃO ATIVIDADES CONSIDERADAS POSITIVAS NA PERSPECTIVA DESSAS LEIS. ALÉM DISSO, ATIVIDADES QUE VALORIZEM, QUE DIVULGUEM E QUE RESPEITEM "OS PROCESSOS HISTÓRICOS DE RESISTÊNCIA DOS POVOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL E SEUS DESCENDENTES".
PROPOSTAS OU ATIVIDADES QUE "COLOCAM EM QUESTÃO AS FORMAS DE DESQUALIFICAÇÃO: APELIDOS, AS BRINCADEIRAS, AS PIADAS", QUE "REALIZAM-SE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS EM DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES". ENTÃO NÃO É SÓ NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NEM SÓ NO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS EM TODAS AS ETAPAS, EM TODAS AS MODALIDADES QUE CONSIGAM DIALOGAR COM AS CRIANÇAS, COM ADOLESCENTES, COM JOVENS, COM ADULTOS. QUE "SÃO REDIGIDAS POR MEIO DE UM TRABALHO CONJUNTO ENTRE A ESCOLA, ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS, ENTRE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS".
ENTÃO ELA CHAMA ATENÇÃO, E É UM DOS PONTOS IMPORTANTE DAS DIRETRIZES, O CONTATO QUE A ESCOLA TEM COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS POR EXEMPLO. ENTÃO A GENTE TEM ATIVIDADES BASTANTE INTERESSANTES QUE TRAZEM PARA A ESCOLA A CAPOEIRA - QUE FAZ PARTE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, MAS QUE FALA DE UMA CULTURA QUE FALA DE UMA HISTÓRIA E QUE NÃO ESTÁ NEM SEMPRE PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS. ENTÃO É IMPORTANTE A INSERÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NESSE PROCESSO DA ESCOLA.
A TEMÁTICA INDÍGENA TAMBÉM É UMA TEMÁTICA BASTANTE INTERESSANTE, MAS QUE HÁ NECESSIDADE DE DAR VOZ AO POVO DO GRUPO INDÍGENA. NÓS SABEMOS QUE TODA A CULTURA E TODA A HISTÓRIA DA CULTURA INDÍGENA NÃO TEM UM REGISTRO ESCRITO, NÃO HÁ UMA PRODUÇÃO ESCRITA, E SIM AS HISTÓRIAS, AS CULTURAS SÃO PASSADAS ATRAVÉS DA ORALIDADE. ENTÃO É IMPORTANTE TAMBÉM QUE A ESCOLA POSSA OUVIR DESSES GRUPOS, OUVIR DESSAS PESSOAS DO GRUPO INDÍGENA A SUA HISTÓRIA, A SUA CULTURA.
TAMBÉM É IMPORTANTE QUE ESSAS ATIVIDADES "ATUEM NO NÍVEL DE CONHECIMENTO E NO NÍVEL DE CONTEÚDOS ESCOLARES, POIS SE INCLUEM NO CONTEXTO DOS ESTUDOS E ATIVIDADES ESCOLARES". ENTÃO UMA DAS GRANDES CRÍTICAS QUE SE TEM É QUE QUANDO VAI TRABALHAR O DIA DO ÍNDIO, ENTÃO A GENTE VAI TRABALHAR SÓ NO DIA 19 DE ABRIL, FOLCLORIZAR A HISTÓRIA DO ÍNDIO É COMO SE ELE NÃO TIVESSE INSERIDO. ENTÃO NÓS ESTAMOS FALANDO DE ENSINO DE HISTÓRIA, QUE ISSO FAÇA PARTE DOS CONTEÚDOS COTIDIANOS DA HISTÓRIA.
NÓS VAMOS TRAZER A HISTÓRIA NÃO SÓ NO INÍCIO DO CAPÍTULO OU COM A CHEGADA DOS PORTUGUESES, MAS TRAZER A HISTÓRIA DESSES GRUPOS EM TODO O CONTEÚDO. SÃO ATIVIDADES TAMBÉM QUE SÃO "BASEADAS EM FONTES VARIADAS, EM MATERIAIS BIBLIOGRÁFICO E OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS". ENTÃO QUE SE DISPONIBILIZEM MATERIAIS, FONTES VARIADAS PARA TRAZER AS SUAS ATIVIDADES.
ENTÃO AS FONTES ORAIS, OS VÍDEOS, OS DOCUMENTÁRIOS, AS PINTURAS, AS MÚSICAS, AS DANÇAS - COMO A CAPOEIRA QUE EU JÁ FALEI -, OS TEATROS, SÃO BASTANTE IMPORTANTE AÍ PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS ATIVIDADES. E QUE TAMBÉM ESSAS ATIVIDADES ESTEJAM INSERIDAS NO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA. ENTÃO ELAS TÊM QUE FAZER PARTE DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR.
E AÍ A NILMA VAI TRAZER TAMBÉM UMA REFLEXÃO QUE É BASTANTE IMPORTANTE PARA NÓS: >> [CLAUDETE] ENTÃO QUE É IMPORTANTE QUE SE TRAGA E QUE SE DISCUTAM ESSES CONTEÚDOS NÃO SÓ COMO UMA DISCIPLINA OU COMO MAIS UM CONTEÚDO, MAS PENSANDO NAS MUDANÇAS DE VALORES E NAS MUDANÇAS DE ATITUDES DOS ALUNOS. ENTÃO NÓS VAMOS CONTINUAR ESSAS DISCUSSÕES EM OUTRAS AULAS E ESPERO QUE VOCÊS LEIAM O TEXTO SUGERIDO E OS MATERIAIS. ATÉ MAIS.