se acomodar porque agora nós vamos ter mais uma palestra palestra é com o nosso irmão jorge elarrat que é natural do amapá engenheiro elétrico iniciou no movimento espírita no pará em 1980 já está tão novo assim nela há no grupo de jovens exercendo atividades de evangelização infantil em centros espíritas e na federativo estadual em 1987 ele se mudou para rondônia onde passou a atuar no movimento federativo estadual nos centros espíritas da capital na área de estudos e palestras é primeiro secretário da federação espírita do estado de rondônia expositor espírita o tema que ele vai abordar
é deixo-vos a paz a minha paz vos dou mas não vou dou como o mundo a dá seja bem-vindo jorge uma salva de palmas por jorge paulo bom dia boa tarde para todos nós é um prazer muito grande poder voltar a são gotardo e poder participar aqui mais uma vez do nosso percebe na sua 24ª edição muito bom e hoje particularmente a gente tem algumas questões para tratar que falam muito de perto nas nossas vidas porque nós estamos vivendo dias bastante angustiosos os nossos dias não estão sendo fáceis para ninguém nós já sabíamos quando a
gente estudava sobre as mensagens que existem dentro do novo testamento sobre o chamado final dos tempos que no fim dos tempos as coisas iriam ficar ruim que é ter muito sofrimento desde o sermão profético de jesus ele já falava sobre essas confusões todas na hora da crucificação jesus ainda dizia sim filha de jerusalém não chorei por mim chorei antes por vós mesmos e pelos vossos filhos depois tivemos o apocalipse que trouxe uma série de mensagens desse tipo então nenhum de nós e ignorava que o futuro reservaria alguns conflitos bastante graves o que a gente não
esperava que fosse desse jeito né hoje a gente tem vivido muitos dias muito difíceis dias de violência dia de intolerância dias de desamor de muita solidão dias de muitas angústias durante muito tempo na nossa discussão sobre o futuro ea questão do fim dos tempos pensava se muito que o mundo iria passar por terremotos maremotos vulcões furacões e a gente assistir aquele filme 2012 e ficava imaginando a terra rachão no meio daqueles aquelas coisas geológicas mais é a obra de kardec ela coloca desde o seu princípio que age na génese no capítulo 18 que as nossas
questões do final dos tempos não serão questões fundamentalmente geológicas que não são as entranhas do planeta que vão se transformar no final dos tempos que o que nós deveremos ter ao final dos tempos são as transformações sociais que vão acontecer não é a questão física que se movimenta e como diz kardec na obra está fazendo 150 anos agora o nosso ano não é a questão física mas é a questão social embora segundo kardec nada isente a terra de mazar por furacões terremotos tufões e uma série de outros eventos que são geológicos são normais dentro das
acomodações que o planeta passa mas o final dos tempos não traria como imagem física essas questões mais relacionadas ao a as questões geológicas do nosso planeta mas sim os aspectos sociais e é o que a gente tem visto nos últimos tempos o que nos surpreende na época que estamos vendo são alguns conflitos que não estão na ordem física do planeta mas no comportamento do ser humano se hoje o nosso planeta experimenta fome à fome que experimenta não é por falta de alimento nós já produzimos na terra mais alimento do que a gente precisa para que
todo mundo possa fazer as suas refeições o que nos falta é dividir essa alimentação então nossa nossa questão maior é mais de goey smo do que diz que a cgd alimentos efetivamente no planeta além da fome que é um grave conflito que a gente vive apesar de nós já temos plena condição de não ter mais essa dificuldade na nossa história existem outros conflitos agora do momento gente que a gente nem imaginava que a gente pudesse viver são conflitos de diversas ordens observando o comportamento da geopolítica do mundo hoje a gente vê um enredo que retornar
de algumas experiências que a gente pensou que estariam sepultadas lá atrás no século 20 que isso não iria acontecer mais ocidente versus oriente armistício plano é países se posicionando como se eles estivessem intencionados em mt provocar a guerra atritos desnecessários entre nações a sensação e atenção de que a qualquer momento pode se deflagrar um conflito de ordem mundial a gente achou que isso a gente não iria ter mais existe uma obra é publicada na década de 80 chamada mega trends 2011 uma obra que apresenta segundo os estudiosos da época dos anos 80 as megatendências para
o novo milênio que viria e entre as megatendências ali é apontado que a guerra entre nações não existiria mais que estivesse guerra seria guerras de duas naturezas ou para a separação de países que abrigariam povos distintos e esses povos e um querer sua libertação e as guerras de cunho religioso mas não temos mais guerra entre nações e surpreendentemente nós estamos vivendo no século 21 o surgimento de conflitos que nem era imaginado secção não de natureza nem religiosa nem de separação de povos mas entre nações conflitos dessa natureza ao mesmo tempo também a gente observa conflitos
religiosos que nem se imaginava que pudessem surgir no século 21 expressões de intolerância e violência e recrudescimento de uma série de manifestações religiosas que aparentemente não são típicos do século 21 parecem ter nascido dos livros de história do século 14 da época a inquisição de um período de até mil anos anterior ao nosso nós estamos vendo e expressões dessa natureza no nosso mundo e isso nos assusta é significativamente também se observa conflitos não só na área do mundo como um todo da sociedade mas dentro das próprias famílias ão devendo graves conflitos graves problemas conflitos na
questão da harmonia dos laços no nas vinculações e nas desvinculações entre as pessoas uma um afrouxamento dos vínculos que fortalecem a questão familiar novos arranjos familiares vão surgindo novas expressões de relacionamento vão aparecendo e ao mesmo tempo é os vínculos de afeto eles parecem está afrouxando uma série de famílias isso é preocupante porque nós vamos observar a partir desse afrouxamento dos laços familiares as razões de do surgimento de uma série de conflitos que estão na sociedade porque como disse kardec que na questão 683 de o livro dos espíritos não é de se admirar que uma
sociedade que tem tantos elementos sem uma educação bem informada e sendo jogados na sociedade o tempo todo você formar uma sociedade doente porque se as famílias adoecem elas vão produzir uma sociedade doente ou seja esse modelo de sociedade que a gente está vivendo ele é decorrente exatamente desses processos de desarticulação que a família acaba apresentando e a gente assiste no nosso país particularmente no mundo mas no brasil especificamente dos graves problemas surgindo que a questão da violência ea questão da corrupção são dos dois movimentos muito fortes que nos incomodam que nos assustam que nos deixam
temerosos sobre o futuro nós em função dessa questão da segurança nós temos que harry organizar as nossas famílias a gente não percebeu isso mas os que são mais velhos devem lembrar que quando a gente era criança quem comprava o pão em casa éramos nós e hoje que a gente ficou adulto quem compra o pão continua sendo a gente ou seja já não conseguimos transferir essa tarefa para os nossos filhos porque a gente passou a ter medo antigamente a gente com rubens aquino me deixa mentir a gente era pequeno a gente fazia compras em um mercado
que tinha 68 anos meu filho vai comprar a gente ia hoje você não manda uma criança de oito anos sozinha fazer compras no mercado então assim essa questão da violência ela mexeu muito com as famílias isso decorre exatamente dos processos de desarticulação que a gente foi sofrendo ea nossa sociedade vai ficando cada vez mais doente quer dizer nós temos um problema global hoje entre nações que decorre dos conflitos familiares e essas famílias diz articuladas e estão produzindo um conjunto muito grande de conflitos que decorre exatamente da fragilização dos laços familiares que nós temos eu não
estou aqui fazendo crítica nem recriminando a postura das famílias mas apenas uma reflexão sobre o que acontece hoje nos nossos lares nas dificuldades que a gente tem não é em função da própria modernidade que a vida nos conduziu e que a gente foi surpreendido houve uma mudança tecnológica muito rápida numa geração só e nós não soubemos como agasalhar as nossas funções de pai de mãe numa sociedade que não foi a que a gente foi criado nós vivemos hoje numa sociedade que a gente não conheceu hoje a gente vive nós temos uma dependência de celular muito
grande se você for tirar o celular da sociedade é saber viver eu estou falando do sentido das pessoas são viciadas mas é porque o próprio negócio da sociedade à maneira da gente se comportar ela depende muito hoje da tecnologia e nós não tínhamos isso quando crianças então a gente hoje vive uma sociedade muito diferente daquela que a gente foi criado e essas estruturas familiares elas hoje elas estão fundamentalmente enfermas além delas é nós encontramos dificuldades na escola a escola também está com dificuldade ela não sabe como lidar com seus alunos ela não sabe como como
lidar um com os educandos gente perdeu a forma de como é que a gente vai fazer para conduzir o alunado na direcção da instrução que a gente tem que fazer as igrejas passam pelo mesmo conflito elas num não sabe mais como lidar com seus fiéis nós temos conflitos em diversas áreas diferentes né e se a gente for fazer um olhar atencioso sobre o que acontece a gente vai perceber que na verdade toda essa estrutura de desarticulação que está acontecendo ela tem raiz fundamentalmente no homem o homem desajustado está formando as famílias desajustadas que constrói uma
sociedade diz ajustada que compõem um mundo desarmonizado onde estamos hoje cheio de muitos conflitos nós temos muito mais conflitos hoje individualmente do que existiam no passado nós temos hoje é uma série de dramas que estou assim as nossas gerações anteriores não conheciam vou dar um exemplo para vocês os que são mais velhos devem lembrar antes nas nossas escolas a gente apontava o lápis com gilete todo mundo tinha dentro do livro uma gilete naquela página ficará marcada e quando a gente apontar lápis a gente pegava apenas let é pra lá para o cesto apontavam lápis e
voltava eu desconheço qualquer incidente de violência entre dois meninos com aquela gilad que a gente levava para a escola na escola tinham centenas de giletes todos os dias iam e vinham e ninguém nunca pensou em usar a gillette para fazer algo com seu colega ponha hoje pra você ver o corpo o que iria acontecer quer dizer nós temos uma sociedade hoje é muito diferente uma série de conflitos que a gente não tinha anteriormente na revista espírita existe uma mensagem que fala que quando se aproximar se o período da chamada transição planetária haveria tantos conflitos mas
tantos conflitos tanto a insatisfação que as próprias crianças e os jovens mais destaque é para as crianças perguntaram sobre a razão de suas próprias vidas ea taxa de suicídio entre crianças que seria muito interessante que a gente observa que esses fenômenos eles estão acontecendo na nossa sociedade nós estamos hoje vivendo uma crise e o que é uma crise qual é o conceito do que é a crise grammys que é um pensador italiano tem um conceito do que é crise crise é o seguinte é quando o modelo que a gente tem não serve mas mas o
modelo que que pode servir para o novo nova sociedade ainda não está pronto imagina o que tem não serve mas o que vai servir não está pronto ainda está maduro então se uma crise que você quer reger um modelo novo com um uma sociedade nova com um modelo antigo não vai funcionar então isso tudo acaba produzindo em nós a chamada crise e segundo aquilo que a obra doutrinária e coloca durante a história da humanidade a gente vive crise separadamente existe crise na indústria na época da revolução industrial existe a crise na religião existe crise é
em segmentos distintos mas na era da transição planetária a crise em todas as áreas ao mesmo tempo e não precisa a gente ser muito estudioso para perceber que a gente está com crise em todos os lugares nós temos crise no mundo temos crise nas sociedades nós temos crise na família crise na escola cristã a religião e crise no homem ou seja todos os segmentos que a gente pudesse pensar está tudo com funcionado nós não precisamos de terremoto e maremoto divulgam furacão pra fazer com que a gente perceba que nós estamos realmente vivendo um período muito
singular da história da humanidade nós nunca vivemos um período de tanta convulsão entre os interesses humanos e as discussões de insatisfação do ser humano nós vemos um período de insatisfação absurda em que a gente não se satisfaz com mais nada a gente quer trocar tudo o tempo todo antigamente as gerações anteriores elas viviam em uma casa 20 30 40 50 anos observem que os nossos avós viviam naquelas casas até desencarna e depois da gravação branco a casa porque previa tanto tempo sem dificuldade embora a vantagem que a gente não vai assombrar as nossas casas porque
a gente não sabe mas não demora porque a gente mora num canto daí a cinco e dez anos a gente mudou para outra mudando com apartamento maior troca troca troca a gente acaba não tendo então a troca acabou sendo uma coisa muito comum na nossa sociedade então a gente troca de tudo você tem um celular sei lá tá bom queria outro mas ele está funcionando mas já tem dois anos ea gente troca etapa mas a gente troca troca de carro sem precisar troca de troca de tudo troca de marido que tiver vai trocando trocando de
trocar mas vai olhando tanto na hora de a troca aqui também o velhinho trocar então é todas essas questões elas são um indicador de que nós não estamos no momento comum da história da humanidade mas mais importante não é somente aquele motivo cenário sociológicos apresenta mas o que a doutrina espírita nos diz sobre tudo isso por que isso acontece qual é a justificativa que a doutrina espírita nos concede para que a gente entenda o que está acontecendo segundo aquilo que alan kardec coloca no livro gênesis capítulo 18 nós estamos vendo um período que é o
período da chamada transição planetária e nesse período que ocorre espiritualmente no planeta ocorre uma inversão do processo de um fluxo migratório dos espíritos nos períodos anteriores que não são da migração planetária o que ocorre é a humanidade tem uma população basicamente estável aquela população é aquela ali e vez por outra um que se transforma que fica uma alma evoluída sai do planeta então nós vamos fazendo migrações para fora dos bons os bons sai e os maus permanecem esse é o modelo do dac acontece na história da humanidade nas situações de regime as migrações são individuais
e saem os bons quando chega na hora da transição planetária inverte completamente essa lógica os bons não sai os bons voltam para colaborar os maus permanecem mas vai acontecer uma mudança na qualidade dos espíritos que encarnam que vai acontecer no período de transição é que espíritos que não estavam com a concessão de em carne muito frequente e é franqueado a eles o em carne na terra essas entidades nós precisam vir e elas estão vindo em tempos muito espaçado eu vou fazer uma comparação para a gente entender que eu quero dizer esses espíritos eles vinham a
terra igual visita de sogra então assim vem uma vez por ano para passar uma semana porque vicia suporta uma então é uma só então você se preparou em meu deus está chegando está chegando aí vem vem passar uma semana claro tem sogras maravilhosas mas tem algumas aí vem quando vem meu deus ainda quarta-feira meu deus não chega o final de semana aí até que aquela pessoa vai embora acho que você se acomoda em 6 no ano que vem você vai ter então você vai ter um ano para se preparar para uma nova vinda então os
espíritos de carvão vinda dessa forma que demoravam muito para vir à terra e aí você tinha tempo para preparar a terra tinha tempo para recepcionar esses espíritos que tinham quando chega na transição comparando com esse modelo a sogra veio morar conosco essa diferença então assim ela já não vêm mais em visita ela se mudou para a casa e assim ela mudou mudou ela mudou o marido veio cunhado veio todo mundo veio só ela então o período de transição planetária os espíritos que estão no mundo espiritual e que possui um carne muito demorado entre duas encarnações
sucessivas eles nem todos é por isso que a gente em percebeu uma transformação muito grande na terra nesses últimos anos a a literatura espírita fala de uma data numa data específica mas um período diz que eles começaram a reencarnar a partir da segunda metade do século 20 antes da primeira metade do século 20 você tinha uma realidade social observemos nós que naquele período da primeira metade do século 20 o mundo era mais estável as os valores não eram questionadas ea partir da segunda metade do século 20 começa um conjunto de questionamentos observemos nós quanto os
questionamentos surgiram a partir da encarnação dessas entidades que vieram até nós não basta ser bom de matemática para fazer uma conta assim vamos considerar 1950 quando eles tinham 18 anos foi em 1968 que aconteceu na humanidade - 68 assim de significativo de revolucionário o de estoque o movimento hip hop a primeira expressão da chegada desses espíritos então eles traziam um é dentro deles coisas muito interessantes porque eles questionavam a hipocrisia nós tínhamos uma sociedade hipócrita nós temos uma sociedade é cheia de máscaras então eles vieram para tirar essas máscaras eles fizeram uma coisa muito boa
para a sociedade porque a partir da presença deles a família se remodelou porque antigamente o a mulher chamava de seu fulano é que são muito jovens vocês não lembram mas se o fulano eu já que a jantar lindo né então é mudou o pai não abraçava filho filho era lá o pai era que são essas esses questionamentos surgiram o padre fazia missa em latim de costa com o público o padre tirar a batina trocou latim pelo português e se misturou a massa então e são coisas interessantes a esses questionamentos da hipocrisia que existia na época
foi todo mudado professor naquela época batia em aluno uma coisa boa então hoje é o contrário né mas isso foi mudado estudo foi mudado era um período que tinha palmatória tinha sabatina a gente acompanhava a mão na mão quando não sabia a tabuada quando veio essa nova leva tudo isso foi questionado então foi muito bom mas por outro lado trouxe uma série de conflitos não é porque trouxe a droga a promiscuidade que veio no bojo porque não são revolucionários superiores não são espíritos superiores fazendo revolução então os espíritos quando fazem revolução eles às vezes tiram
de um extremo e joga para o outro e acaba não dando certo então se ficar oscilando num pêndulo pra lá e pra cá jesus é o verdadeiro revolucionário que tira do extremo e põe no meio mas você tomar algumas almas perturbados para fazer a transformação ocorre esse processo disse mas é preciso que elas venham porque elas precisam de encarnar a esses espíritos vieram e algumas obras espírito até os citam como sendo aqueles antigos espíritos bárbaros de ontem que encarnaram agora no presente que período os ostrogodos visigodos os vândalos os únicos que fazem aquelas barbáries saqueava
as cidades não plantava não corriam gostava de ver nas costas dos outros só roubavam não tinha interesse pelo trabalho parecido com alguns modelos de algumas pessoas hoje funcionando então é até hoje um conceito pessoal fala geração nem-nem não é nenê nem que nem estuda nem trabalha e agora tenha nem nem que nem estuda nem trabalha e nem está procurando emprego também não é verdade se você colocar no google vocês vão ver geração nem-nem geração nem ninguém tem então fala se muito hoje da chamada geração canguru que ficou adulto fica dentro da bolsa dos pais não
sai de casa de nenhum então existe uma série de de comportamentos hoje que está acontecendo na sociedade não tinha os filhos que permanece com os pais sejam de sejam evidentemente os bárbaros encarnados não mas às vezes é por conta da questão é da violência que os pais acabam deixando os filhos mais próximos mas é esse chamados bárbaros reencarnados acabam produzindo 151 uma sensação de insegurança na sociedade muito grande então no final agora dos nossos tempos nós estamos vendo a reencarnação não somente esses bárbaros mas muitos cruzados da época antiga da época da idade média estão
vindo com sua intolerância religiosa antigos inquisidores que durante muitos séculos não conseguiu encarnar reencarnam agora com todo o ímpeto da sua dos seus pensamentos de inquisição do passado então a doutrina espírita ela vai nos esclarecer o que está com o que está acontecendo são espíritos com o psiquismo da idade média reencarnando hoje então pra mim é muito natural você ser intolerante religiosa mente e ao mesmo tempo eles produzem um conjunto de conflitos do mundo que está promovendo migrações enorme de pessoas na direção da europa interessante na europa que durante tantos séculos foi a dominadora a
região do mundo que digamos assim dominou a áfrica ea ásia e oriente médio agora ela está recebendo de volta aqueles que pertence aos países que no passado eles tiveram mando sobre eles é como se fosse a lei de causa e efeito devolvendo pra eles um pouco daquilo que eles produziram esses países mas o certo é que a gente hoje vive muitos conflitos e nós ficamos a imaginar o que a gente pode fazer qual é a atitude que nós podemos tomar em relação a isso e nesse sentido observando o comportamento que a sociedade pode tomar existem
cinco saídas que a humanidade costuma dar para esses conflitos nem todas são boas o que significa dizer que se a gente escolhe uma saída ruim nós complicamos o processo de transição da terra porque porque segundo a doutrina espírita a transição ela não tem prazo para acabar não tem data marcada às vezes as pessoas assim a não mais em 2019 ainda não tem data porque o relógio de deus não tem ponteiro gente o relógio o tempo de deus é psicológico o tempo de deus não é kronos é kairós ou seja é um tempo kronos é o
relógio é o tempo do relógio e o tempo de deus chamado pelos gregos de kairós é um tempo que depende das circunstâncias das coisas então a evolução da terra ela tem um período uma faixa de tempo para acontecer mas ela vai acontecer com os homens sem os homens ou apesar dos homens com os homens é quando nós nos colocamos à disposição para colaborar nesse processo aí é com os homens se nós colaborarmos ela acontece mais rápido ocorre mais cedo e termina mais cedo e nós permanecemos no planeta que ele vai ficar melhor se for sem
os homens significa que nós não estamos querendo tomar parte estamos indiferentes então quando a gente está indiferente ela demora mais e talvez a gente não faça parte existe a terceira condição que é apesar dos homens é quando nós puxamos para trás a ela demora bem mais mas como ela também tem um tempo que ela não pode passar quando chegar o tempo que não dá mais pra segurar nós é que não iremos ficar nós vamos ter que sair do planeta para que ele possa avançar então a gente que vai escolher se é com os homens sem
os homens ou apesar dos homens a depender da nossa decisão a transição vem mais rápido ou mais tardiamente ea depender da nossa decisão a gente fica com a gente vai embora porque diz a obra doutrinária que nesses processos de migração do final dos tempos os bons voltam os maus permanecem mas há um segmento dos maus e kardec define como sendo os maus não tocados pelo bem vejam que são os maus não tocados pelo bem que simplesmente decidem por não mudar eu não vou mudar eu gosto e começou a dizer mal sou eu passo tão mal
não tocado pelo bem não é uma pessoa qualquer assim a eu acho que o meu vizinho que com doni a sábado e coloca sertaneja para eu ouvia não gosta não é isso o mal não tocado pelo bem são pessoas verdadeiramente mas que dizer eu fiz eu faço de novo que tem prazer em o diá que não sente dó daquilo que faz outro não não reflete o que faz não sente arrependimento e os espíritas gosto muito de fazer aquele papel de coitada de mim a verdade gente nós não temos o perfil típico dos espíritos que vão
migrar a gente pode até ir buscar gente na frente porque os que vão são os maus não tocados pelo bem não me parece que os espíritas sejam os maus não tocados pelo bem nós podemos até seus maus nós somos os maus tocados pelo bem porque a gente se arrepende se lamenta que mudar isso já é um sinal que é regeneração não é na verdade um mundo maravilhoso regeneração é o mundo está em regeneração e pessoas estão se regenerando não é um local de almas sublimados mas é um local onde as almas querem acertar essa é
a grande diferença mas nesse cenário se vêem mais tardiamente ou não vem a 5 forma diferente de nós nos comportarmos ea gente saber em qual desses grupos é que a gente 5 uma das reações mais é imediata se existem é a primeira de todas elas são aquelas pessoas que quando assistem o noticiário e vem o que está acontecendo dezesseis é um absurdo tem que matar tutinho mata como se matando as pessoas fosse resolver ora se o espírito está vindo para um processo de melhoria espiritual eu digo rapaz termina uma bomba mata tudo resolve não vai
resolver e vão ter que voltar o que fez você empurrou pra frente a depuração dessas almas eles precisam de um tempo aí vocês vão me perturbava não vou entrar na faixa evolutiva deles é que quando você não tem evoluído também não é porque a gente podia ter evoluído no telecentro mas isso só que a gente não mudou ficou numa condição espiritual que merece encarnar junto com ele e tá reclamando mas você se misturou quem se junta com os porcos farelos come então não quer melhor e só que agora não dá mais embora já tenha encarnado
então nós estamos numa fase evolutiva que comporta conviver com essas almas violentas comporta de passar uma desequilibrada porque porque na faixa das experiências que a gente poderia ter essa experiência razoável ea gente querer achar que é determinando essas pessoas a terra vai melhorar é um engano do ponto de vista do espiritismo porquê porque esses espíritos ano completou o processo vai ter que mandar esse pessoal todo de novo então avança aí a gente está atrapalhando não estamos na condição de apesar dos homens e um segundo motivo é que a gente se revelou nós revelamos que nós
somos intolerantes e maus então é um sinal de que a gente também tá arriscado e não vi mais porque nós estamos mostrando que nós não sabemos conviver com os nossos desiguais a gente só quer viver com quem gosta de nós dizia jesus no sermão do monte e se amar diz aos que vos amam que recompensa até recompensa tereis também os pecadores fazem o mesmo então a gente precisa aprender a conviver com os nossos desiguais e não com os que são e quais a nós e na faixa evolutiva que a gente tá comporta conviver com essas
almas difíceis esse é o primeiro dos comportamentos e para os quais a doutrina espírita aponta que não é a melhor opção retarda a evolução do planeta e nos revela como sendo espíritos perturbados uma segunda solução que a gente também encontra na sociedade são daqueles espíritos que vendo esses movimentos dessas propostas malucas e muitas vezes aparecem nós nos sentimos atraídos por eles e nos perfilam anos entre esses espíritos aparecem as teorias malucas aí ea gente só eu vou largar a minha família e vou embora para lá eu também quero ser um deles e quando você se
a finaliza não necessariamente quer dizer que você é um desses espíritos que veio reencarnado na condição de bárbaro de violento eu posso me sentir atraído pela violência não porque o pertença a essa tribo de espíritos que encarnou no final dos tempos às vezes eu nem sou mas eu sou atraído por ela algo que ela faz faz eco dentro de mim eu até nem sul dessas estivesse tão violento estão perturbados mas tem um cafezinho dentro de mim que me chama pra esse lado e por esse motivo como se fosse um ímã esses movimentos eles servem para
separar os bons dos maus falava jesus na parábola do joio do trigo que plantou o joio eo trigo junto a sair agora à sanção deixa crescer quando crescente vai saber quem é e quem atribuem separa então esses movimentos a edição como uma forma de separar o joio do trigo para que você se defina porque se você se move o rapaz tão matando gente aí eu gostei disso acho que eu vou ela também o teria matado gostei diz e eu me sinto traído aí eu vejo uma das expressões de intolerância olha acho que é cal aí
vou pra lá então não necessariamente eu sou um espírito dessa tribo posso até ser posso até ser mas não quer dizer que todos os nossos adolescentes que se sentem a chamados para determinados comportamentos pertencem ao mesmo padrão vibratório dos líderes desses movimentos não edição como se fosse limalha de ferro misturado na areia como eu vou separar a de malha de ferro da areia eu passo o imã quando eu passo imã toda animada é atraída pelo então esses movimentos que esses espíritos promovem são chamados de movimentos catalisadores porque eles atraem as entidades que são interessadas por
eles e assim nós conseguimos definir quem realmente ainda está propenso ao mau ou quem não está no sermão profético com e que está presente no capítulo 24 de mateus que é o último dos discursos de jesus feito as portas do templo de jerusalém antes da sua prisão é jesus tem um momento que diz assim que no final dos tempos por se multiplicar a perversidade o amor de muitos se esfriará por se multiplicar a perversidade o amor de muitos esfriará é um indicativo de que quando nós vemos uma série de barbaridades acontecendo a gente é para
de fazer o bem e começa a querer fazer o mal então isso é muito perigoso muito perigoso porque eu começo a me sentir atraído e essa conduta também não é boa porque ela me revela enquanto que o primeiro se revela como o mal porque é o extermínio do outro achando que ele é melhor e retarda a evolução quando eu me perfil com esses movimentos eu me identifico com eles eu engrossa a fileira do mal eu retarda a evolução e me coloco entre aqueles que põem vencer repente migrados do planeta para uma outra um outro local
para o outro mundo aonde vá continuar o seu processo evolutivo porque a terra tem um encontro marcado com o progresso e já não é mais suportar determinados comportamentos que a nossa sociedade hoje possui então segundo modelo também não nos serve a um quarto um terceiro modelo também que as pessoas costumam ter é quando a gente assim está muito complicado meu dia 10 e te mt então a gente procura ficar inerte eu vejo nó fecha o vidro do carro meu filho vamos levantar o ouro e quanto mais a gente se isola mas nós damos conta de
que nós não estamos preocupados com o coletivo esse é um outro indicativo seja lá o que o mundo espiritual está fazendo eu não estou fazendo esse passo está ninguém mas nós estamos em prova e estamos observando olha esse aqui está odiando os maus não é o 11 tem ódio no coração dizer nos revela o outro se eu gostei do mal vou me ligar aí e se gostou e se tem maldade no coração muito bem aí o outro não quero nem meter com isso deus me livre esse é só problema esse problema não é nosso então
a gente tem diferença no nosso coração diferença no livro do apocalipse diz assim que na na na carta que jesus manda escrever para a igreja de laudicéia que são uma das sete igrejas que recebe as cartas do apocalipse na quarta prova de saída e diz assim eu preferiria que tu fosses quente o que tu fosses frio mas por seres morno vomitar te ei da minha boca ser quente ou ser frio significa se decidir sair de cima do muro ou você é bom ou você é mal sabe porque quando a pessoa é boa tá ótimo quando
eu sou quente maravilhoso eu já me defino e quando eu sou é frio então quando eu sofri eu eu já me define não eu sou contra e o meu movimento contra é uma manifestação que vai me produzir reflexões que vai fazer o meu progresso agora quando eu sou morno numa tornando mais claro que eu quero dizer às vezes as pessoas assim eu acho que era um perseguidor de tristão do passado devo ter queimado cristão no psirico tal provavelmente não porque quem fez isso já até se renovou porque fez bobagem já tinha se decidido se incomoda
com o que fez e o mal feito é mola propulsora do progresso nós provavelmente não daqueles em diferentes olhares num nossa isso ficava na janela olhando que esse um homem lá então assim essa nossa indiferença não é já dizia o filósofo zezé de camargo essa sua indiferença é que me mata que me mata que me mata então essa indiferença nossa que é o problema a gente não se decide nas coisas a gente tem diferente acho que estão acontecendo o pau tá quebrando e você tá quieto então isso é um problema isso é um problema nós
vamos sair a nossa indiferença esses seriam assim os dois primeiros casos são os que são apesar dos homens esse é que é sem os homens assim o a transição vai se dar com os homens sem os homens com apesardo apesar dos homens é quando eu odeio mal ou quando me perfil com o mal sei os homens é quando fica nessa diferença uma marca uma motor romeu temos uma preguiça anã xixi aí tem um pessoal ainda que diz assim pega uma frase de jesus deus abençoe tá certo é tem um pessoal que diz assim a mas
jesus jesus dizia assim olha a quem muito será dado muito certo o prato então eu não quero conhecer que para não ser cobrado nascer não quer ir para o centro que contenham mais souber mais vão me cobrar então quero ficar na ignorância não me faz não me conte nada nome continuando a receber nada uma vez eu cheguei a ouvir uma palestra que o palestrante assim a gente cuidado com o conhecimento espírita o meu deus que quanto mais se sabe maior imagem duro é o pau de dar na cabeça estrangeiro isso não é bem assim porque
quanto mais eu sei mas eu serei cobrado mas por quem é você cobra pela minha consciência só que quanto mais eu sei tudo bem você é cobrado mais mas eu vou conseguir andar com muito mais rapidez o que é melhor andar no escuro andar na luz ora se eu andar na no escuro wanda sá palpa delas devagarinho arrastando pezinho para também tem um buraco onde não tem mas eu estou na plena luz eu ando com muito mais velocidade só que como eu estou andando na luz com velocidade eu me cobro muito mais quando eu faço
coisa errada então não é ninguém que vêm de fora me sentenciar me condenar me criticar mas na verdade eu recebo de mim mesmo da minha própria condenação as conseqüências dos fatos dos atos que eu cometo então na verdade quando se fala que a quem muito é dado muito será cobrado tem uma parte de mim a quem muito é dado muito será cobrado e muito mais rápida e feliz será a sua caminhada porque se eu sei muito eu consigo acertar muito se eu sei pouco eu tenho muito a chance de errar então conhecer faz muito bem
a gente se cobra realmente mais mas em compensação a gente pode acertar muito muito muito muito mais do que acertaria se a gente não soubesse então dentro dessa ótica quando a gente vê essa indiferença que a gente tem é um sinal de que nós estamos ainda faltando despertar isso é muito ruim porque a gente tá dormindo o mundo tá quebrando ea gente está dormindo então esse é um emblema aí tem a corta forma de se comportar é uma forma de se comportar bem religiosa em nosso mundo está o rio para morar gente namora o evora
vamos orar vamos orar pra ver se melhora o humor a peça eu vou pra mais efetivamente eu não faço nada já tá ajudando porque orando a gente melhor ambiência espiritual facilita com que as coisas aconteçam mas é pouco é muito pouco porque até certo ponto é edson pezinho que a gente tá mexendo a gente poderia fazer muito mais é melhor que a indiferença e assim não não vamos meter nisso aí porque se a confusão o outro ódio gente e houve um acidente a mulher foi atropelada vamos orar pra quê ambulância chegue a chame a ambulância
vai lá prestar socorro não vou morar morar que ao pôr a para que alguém chame a ambulância já me você faça você então se é com os homens sem os homens e apesar dos homens nós temos apesar dos homens quando a gente odeia ou quando se perfila com o mal sem os homens quando a gente está indiferente e como os homens uma das formas de ser com os homens é quando a gente já faz esse movimento sozinho que é o movimento de querer o bem mas a gente quer o bem só pelo pensamento sem grandes
comprometimentos mas o verdadeiro sentido que realmente pode transformar o mundo é quando a gente se comprometer de fato com aquilo que a gente tem pra fazer somente quando nós nos comprometemos de fato com aquilo que está previsto pra nós é que nós encontraremos a verdadeira mas nenhum de nós nenhum de nós encontrar a paz enquanto não se comprometer efetivamente como bem porque o sentimento de não compromisso com o bem no geram desconforto íntimo as almas quando elas despertam elas percebem que elas precisam se comprometer com bem e enquanto não me comprometo com ele algo dentro
de mim se move se mexe me incomoda e me impulsiona para que eu me comprometa e faça o trabalho de realizar todo o bem que me seja possível fazer então no na santa ceia quando jesus se reuniu na última vez com seus discípulos ele disse para os discípulos assim a minha paz eu estou mas eu não vou lá dou como o mundo andar porque a paz que o mundo dá é aquela paz que não é essa é aquela paz ou do armistício aonde eu digo olha não me agressão de hagrid fica na tua então eu
fico mantendo uma paz falsa porque a paz fruto do temor de que se eu fizer qualquer coisa que me agride então tem que ficar quieto são dois cães um rosnado para o outro ea gente sair estão em paz não estou em paz e não estão notando mais um está tomando conta do outro essa não é a paz do cristo assim como a parte do cristo não é a parte da inércia de ficar sentado assistindo as coisas acontecendo e vai ficar aqui no meu e eu quero ficar em paz aqui no progredi a gente não avança
alan kardec na li no livro dos espíritos falando sobre a lei do progresso diz que o soldado que não vai para o campo de batalha não ganhou medalha então pra gente progredir tem que enfrentar os seus medos tem que vencer as imperfeições morais senão a gente não consegue avançar daí a importância do comprometimento nosso no bem para que a gente consiga fazer o trabalho que tem que ser feito resultado a única forma que a gente tem pra fazer um efetivo comprometimento nosso com as coisas e fazer com que a gente sinta a paz do cristo
é a parte da consciência íntima quanto a gente se compromete é efetivamente com a transformação do mundo em que a gente vive e aí a gente vai observar que na revista espírita de 1863 no mês de dezembro se pegarmos a edição da festa na página 540 cada que fala das seis fases que o movimento espírita iria passar o primeiro seria fácil da curiosidade depois da fase filosófica depois veio o período das lutas depois veria um período religioso depois desse período religioso um período intermediário que seria uma transição para a fase definitiva ea fase definitiva do
espiritismo é a fase da regeneração social o que seria essa fase da regeneração social é o comprometimento do movimento espírita com a transformação da humanidade nós somos muito tímidos nós somos muito até covardes na nossa ação e eu não estou dizendo isso no sentido de a gente ter uma ação político partidária não é isso quem gosta de política partidária e que engaje seja político siga vida política precisamos de bons homens no mundo político mas eu falo da questão de nós nos engajarmos na transformação da sociedade a sociedade está cheia de concelho é conselho da criança
conselho do idoso conselho da mulher conselho diz têm vários concelhos o movimento está presente nos conselhos porque as políticas públicas estão sendo definidas aí e se nós nos omitimos as políticas são definidas à revelia da vontade daquilo que a gente sabe que é o correto então é preciso que a gente tenha um comprometimento na transformação da humanidade então é um movimento que é de nos dois sentidos é a transformação do homem para dentro e do homem para fora qual vem primeiro é simultâneo eu me transformo dentro da transform transformar fora transformo fora isso muda por
dentro e é nessa dinâmica que a gente vai construindo a paz que a gente precisa ter a paz que o cristo prometeu que daria para os seus discípulos não é a página a inércia é a paz dá a certeza do cumprimento daquilo questão está desenhado para nós não precisa ser necessariamente o engajamento social grandioso às vezes o nosso engajamento pode ser até menor pode ser dentro de casa no comprometimento com o meu grupo familiar no resgate dos meus familiares muitas pessoas às vezes acham que as suas missões são missões fora do lar mas a nossa
primeira missão redentora de casa seria ilógico que deus reunisse os espíritos para que a gente não tivesse conviver com eles é o nosso primeiro espaço de trabalho e não estou chamando espaço de luta mas o espaço de exercício de amor é no grupo familiar a gente tem que exercer porque às vezes a gente se torna grandes vitoriosos no mundo lá fora mas dentro de casa a gente perdeu batalha então o grande objetivo da vida o que vai nos oferecer a paz é a gente descobrir o propósito pelo qual nascemos o judaísmo tem algumas coisas bem
interessantes semelhantes ao espiritismo ele diz que antes de nós nascemos nós temos uma programação espiritual semelhante como o espiritismo disse e dizem os rabinos o grande objetivo estava na terra é descobrir a que viemos e quando é que a gente vai descobrir que veio quando a gente descobrir a desimportância das outras coisas quando você descobre que veio as outras coisas perdem importância e só fica importante aquilo que você tem foco enquanto você fica assim estou fazendo um curso agora vou mudar para lá agora fazer isso agora não agora não achou que vai fazer quando ele
descobre o foco se volta para aquilo que se quer e nos realiza profundamente a gente encontra essa paz do cristo que é paz do cristo é a certeza do dever cumprido é a serenidade que vem de saber que a gente realizou o que a gente deveria fazer então nestes dias tão tormentosos de tanta loucura que o mundo faz nos noticiários que nos angustiam não nos angustiamos com o noticiário nós temos a nossa parte não ficaremos inertes não ficamos assistindo televisão entre elas a especial de hoje não vai não vai adiantar nem dizer olha eu acho
que vou me juntar a eles nem à nossa indiferença nenhum simplesmente vamos orar mas que a gente se comprometa uma mudança interior de tentar conviver com os desiguais é quando eu aceitar que eu tenho que conviver com os outros que a gente vai resolver se a europa fecharam as portas para o processo migratório dos que estão indo vai empurrar a migração vai empurrar a transição para a frente nós temos que encontrar somos nós criamos os problemas nós vamos ter que encontrar as soluções se nós não encontrarmos a solução nós continuaremos vivendo em sociedade perturbadoras nós
só vamos sair do nosso processo de perturbação espiritual quando nós efetivamente soubemos conviver com os que são diferentes de nós você é diferente me daí nós somos diferentes mas nós vamos conviver vamos aprender a nos respeitar e nos amar enquanto a gente tiver essa distância nós vamos viver numa sociedade extremamente conflituado cheio de muitas convulsões internas e com muita dificuldade para que a gente consiga sair dos nossos conflitos não existe mas não existe mesmo solução para os problemas da humanidade que não passa pelo amor qualquer solução que a gente queira tomar para resolver o problema
do mundo tem que passar pelo amor isso jesus já dizia o que devo fazer para alcançar a vida eterna é amar a deus amar ao próximo como a si mesmo e amar amar e amar como já dizia minha linha somente para amar aramar só para a marca então é só para amar a gente é que fica se perdendo no monte de coisa se a gente focar nisso nós conseguiremos encaminhar o nosso grave conflito é que a gente cria uma série de técnicas que nenhuma técnica superior ao amor nas nossas vidas então se a gente procura
hoje a paz no nosso mundo não pensemos que a paz do cristo é a paz da nossa inatividade façamos um compromisso de mudança um compromisso de nós procurarmos as relações familiares que estão em nosso redor e façamos tudo que a gente puder tomando por modelo jesus poderia da humanidade na véspera da sua desencarnação sabendo que no dia seguinte seria preso seria a ser viciado depois iria ser crucificado teria todo tipo de bárbaro e que ele ia a passar na véspera reunir os amigos da um jantar conversa como se nada fosse acontecer e tenhamos a serenidade
mas não deixemos de plantar o bem por onde nós tivermos para que a gente possa dizer ao final da nossa jornada que nós alcançamos a parte dentro dos nossos corações porque aprendemos a servir e nos comprometemos cada vez mais com a sociedade em que vivemos o nosso momento na terra é esse esse é um momento singular para todos nós aproveitemos a oportunidade que deus está dando e vivamos o amor em plenitude não pela metade mas nos entreguemos ao processo do amor observemos em casa quem falta maehara me sem reserva entregues ao processo de amar se
você tem um parente difícil renuncia o seu orgulho procure passar por cima disso e se reúna com as pessoas que deus lhe deu e faça da sua vida uma coisa melhor não carregue peso não carregue cruz sobre as costas que a gente não precisa quando a gente perdoa a gente tira um peso enorme e alcança uma paz indescritível mas para isso tem que ter um movimento de saída então façamos o nosso movimento de comprometimento com a vida de comprometimento com o outro de comprometimento com a sociedade que a gente vive para que faça sentido investimento
que deus tem feito em nós nesse período de transição o sucesso muita paz para todos nós e que deus nos abençoe obrigado gente [Aplausos] [Música] agradecemos ao jorge olhando cada um aí deu pra perceber que estava todo mundo muito atento e muito envolvido com a palestra dele agora nós vamos almoço então vai está sendo servida aqui ao lado a direita de vocês a gente vai fazer uma fila ea gente a gente retorna às 14 horas para o grupo de estudo tá bom eu só peço pessoal que está fazendo a fila porque o pessoal ainda está
passando com algumas panelas à então cee pacheco um pouquinho pra cá ficar atento que pra num bloquear o movimento no entanto aí a gente vai encerrando aqui a nossa transmissão ao vivo jorge e daqui a pouco a gente volta a dívida por volta de 3 e 6 em quatro horas 36 certo e sem rubens dar uma descansada agora na hora do almoço almoçar um pouquinho né é porque hoje jornada da tarde vai ser bem puxado né vamos descansar um pouquinho almoçar e depois a gente retorna né gente obrigado a sair daqui a pouquinho a gente
está de volta ao vivo aqui e me sinto bem você continua acompanhando a programação preparada com muito carinho pra você o vídeo da nossa o web rádio fraternidade tchau tchau