A religião é o ópio do povo - o que Marx queria dizer com isso e as influências de Feuerbach

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Filosofia Vermelha
Uma das afirmações mais conhecidas - e também mais polêmicas – de Marx é a de que a religião é “o óp...
Video Transcript:
o Olá pessoal uma das frases mais polêmicas e provocativas de Marques é de que a religião é o ópio do Povo nesse vídeo a gente quer analisar o contexto em que essa afirmação foi feita pra gente tem uma compreensão um pouco melhor sobre o que está em jogo aqui nós vamos também fazer um comentário em relação ao matéria de capa da revista Focus que apareceu na verdade hoje aqui na Alemanha a gente mostrar como que a crítica que Marx faz aqui ela na verdade está certo e tem validade até hoje acompanha o E aí [Música]
e antes da gente ir para o tema do vídeo um recado rápido vocês perceberam que o canal tá com uma introdução nova tá também com o slogan Isso é para marcar a nossa marca de 20 mil inscritos então em primeiro lugar muito obrigado a você que acompanha o canal que é inscrito que compartilha os nossos vídeos nas redes sociais é o nosso canal faleceu de forma orgânica literalmente pela base a gente nunca foi indicada por nenhum outro canal grande seja Liberal ou marxista Então esse crescimento deve muito a vocês também que nos acompanha o que
assistem os vídeos é assistir um vídeo até o final faz uma importância enorme para o algoritmo do YouTube então a você que assiste o nosso vídeo até o final você já tá dando a sua contribuição para o canal então o Muito obrigado e uma breve explicação sobre o slogan né vou falar isso aqui de uma vez porque depois eu não quero ficar repetindo isso essa frase em Latim é na verdade uma frase que o Marcos utilizou para dar uma resposta o trabalho escolar de sua filha é a sua filha tinha que responder várias questões né
em relação ao livro preferido do pai dela em relação a cor preferida essas coisas nem o trabalho escolar de criança e quando ela perguntou para o Marcos qual que era a frase preferida o Marcos usou essa frase essa frase significa duvidar de tudo Qual a frase que a gente encontra também em Rio Na verdade o rei eu atribui essa frase em latim ao de kart falando que o duvidar de tudo é o princípio da filosofia cartesiana muito interessante essa frase por que resume bem a nossa ideia aqui no canal Nosso propósito tem um canal de
filosofia a gente não tá tanto interessado assim em ficar fazendo o polêmica sem ficar fazendo o meramente militância teórica afirmação de um ponto de vista o nosso consideramos Karl Marx de fato um filósofo e essa frase dele deixa muito claro que ele também se viciam a postura que ele tinha na vida e o que a gente quer ressaltar que no canal Karl Marx enquanto filósofo não é O que é o único de uma área a ube mais Marques enquanto filósofo então entrando agora no tema do vídeo em primeiro lugar uma informação contextual né Essa obra
do Marcos aqui a introdução à crítica da filosofia do direito é a obra na qual aparece nessa situação aqui essa afirmação de que a religião é o ópio do Povo essa obra ela foi escrita redigida no final de 1843 início de 1844 e a gente percebe aqui claramente uma influência muito grande dessa outra obra aqui que é a essência do cristianismo das vezes na descrição tons de forma foi bar publicou essa obra em 1841 então vejam EA proximidade né 1841 forma 1843 dois anos depois Marcos já estava escrevendo isso aqui e o Marcos começa falando
logo no primeiro parágrafo que a Alemanha A Crítica da religião estava essencialmente O que que a crítica da religião é o pressuposto de toda crítica nós vamos falar um pouco mais para frente por quê que é o pressuposto toda crítica agora porque a criança estava acabada um não tinha mais ninguém para criticar mais nada acredita que não tava continuando para Marcos não para Max estava finalizada a crítica isso mostra a influência dessa obra de Fora o banco no percurso de Marcos o objetivo de forma com essa obra era basicamente mostrar que a teologia é uma
antropologia invertida ou seja tudo que a teologia fala na verdade o desrespeito não ateus ao a Deus mas ao homem a gente percebe influências aqui de forma em vários trechos aqui logo aqui nos três primeiros parágrafos por exemplo Marcos fala que o seguinte tá no segundo parágrafo eu falo um homem é que buscou um Uber mente né na na realidade fantástica do céu na verdade só encontrou um É isso mesmo interessante o Marcos usando aqui a palavra Uber mente que é tão comum tão cara All Nite Não é para falar do super-homem do além do
Onix então Marcos fala que o homem o ser humano ele busca um implemente um além do homem no céu só que quando Ele olhou para o céu ele só vem um reflexo desse mesmo de onde que o Marcos tirou isso hoje forma é isso que a gente quer mostrar aqui então o forma fala o seguinte o ser absoluto O Deus do homem é o seu próprio ser é sua própria Essência ele disse isso aqui na página 53 dessa edição O que é mais para frente na página 60 em 8 67 ele fala o seguinte a
religião pelo menos a Cristã é a relação do homem consigo mesmo ou melhor dizendo com a sua essência a gente percebe claramente aqui o Marcos está se apropriando das ideias de forma ele fez uma das ideias de forma suas próprias ideias e tá colocando aqui no texto isso aqui a gente chama atenção para um fato que a gente sempre repete isso aqui nos vídeos do canal a gente tem que conhecer o contexto de Marx a gente quer entender Marcos o que que ele tava fazendo com ele pensava porque o Márcio não tá fazendo situação aqui
que for Eva não é igual a gente tá acostumada a fazer trabalho acadêmico é qualquer coisa segundo forma, e põe uma notinha lá e fala onde é que tá que forma falou isso o Marcos não faz isso ele simplesmente faz uso das ideias que eram ocorrência no seu tempo que eu sou os leitores imediatos Com certeza identificariam saberiam né do que que eu marco tava falando e as influências De forma no texto continua o mais fala por exemplo aqui o fundamento da crítica e religiosa é que um homem fez a religião e não que a
religião fez um homem Então ele continua fala também que a a religião é auto consciência do homem ou que se perdeu o que ainda não se encontra é isso aqui também tá na essência do cristianismo de forma só que marca está também criticando forma em alguns aspectos aqui é porque o problema dessa concepção de forma aqui ele considera que Deus é uma projeção mas do gato uns vezes não seja da essência do gênero humano e o que que é isso o gênero humano nessa coisa gata uns vezes aquele usa no alemão é uma entidade abstrata
isso não existe isso não é concreto e o Marcos já começa aqui então colocar alguns críticos né as teses a forma seriam escritas redigidos um pouco depois desse texto aqui então Marcos vai falar olha o homem né obviamente Este é na verdade um mundo do homem o estado e à sociedade e esse estado e Essa sociedade produzem a religião que é uma autoconsciência invertida do homem Então veja só que interessante é o Marco ele está concordando confu no sentido de que de fato o homem faz religião mas não é um mente abstrato não é uma
má Essência humano mas não é o homem no estado na sociedade que produz essa auto consciência e com alta consciência ele continua ele fala o seguinte Olha a religião é a teoria geral deste mundo ele é o seu compêndio enciclopédico a sua lógica em forma Popular então religião é uma forma de explicar o mundo Marcos tá falando aqui e de certa forma você vai lembrar o kinit vai falar algum tempo depois quando ele fala que o cristianismo é um platonismo para o povo é então como o povo não entende de fato as questões filosóficas eles
têm uma versão mais facilitada ali através da religião e de certa forma é o que marca está falando aqui é a religião é a lógica em forma Popular para o povo e Vejam Só como isso aparece na essência do cristianismo forma ele faz o seguinte a religião é a primeira e de fato a autoconsciência indireta do homem e ele continua a religião é a essência infantil da humanidade não sejam uma espécie de compreensão é primitiva sobre o mundo então essa primeira parte que a gente queria mostrar aqui as influências De forma sobre essa reflexão de
Março então no final aqui do primeiro segundo terceiro parágrafo eu marco você fala o seguinte a última frase a luta contra a religião é logo uma luta indireta do col da contra aquele mundo do qual o aroma espiritual é a religião Ou seja a gente tem um determinado estado uma determinada sociedade que cria uma religião e Marcos fala a luta contra a religião é uma luta indireta contra aquele mundo que criou a religião aí no próximo parágrafo ele vai continuar e em direção a a famosa frase que é o tema do nosso vídeo que ele
vai fazer o seguinte Olha a miséria religiosa ela é de um lado a expressão da miséria real quente por outro ela é o protesto contra essa miséria real e aí ele continua fala que a religião é o suspiro da criatura oprimida e termina o parágrafo falando ela é o ópio do Povo em primeiro lugar chama a atenção para um aspecto aqui que geralmente negligenciado geralmente dá-se ênfase ao aspecto que o Marcos fala aqui é de que a religião ela é expressão da miséria real só que Marco fala só isso ele fala que a religião ela
é também um protesto contra essa miséria Real ela é expressão da miséria e ela é protesto então é importante a gente não deixar de lado esse segundo aspectos é assim como em Deus não É porque quando a gente vê análise que o Windows faz sobre o Thomas Nice nas rebeliões camponesas na verdade ali né no contexto ali da reforma protestante a gente ver como que o em Deus faça uma análise muito positiva desse lhe entendo a reforma protestante É porque por um lado a gente tem um Martinho Lutero que se aliou com as classes dominantes
da época Mas por outro lado a gente tinha o Thomas Messenger que também era um líder da reforma mas que tava junto com os Camponeses pobres e o em Deus faz uma análise muito positivo sobre o Thomas minis é e a gente pode perceber que por toda a história vários movimentos religiosos eles se colocaram contra a opressão Mas recentemente no nosso tempo a gente tem a questão da teologia da libertação Isso mostra que a questão da religião é um pouco mais complexa do que muitas pessoas querem fazer parecer É muita gente acha que a questão
é unicamente combater religião que a religião ele expressa a alienação é expressão da miséria real Mas ela é também protesto contra essa miséria está no texto de Março a gente não pode simplesmente negligenciar esse outro aspecto e o que quer dizer essa metáfora então do ópio do povo é basicamente aqui a religião é como se fosse um anestésico para que o povo consiga suportar as agruras os Sofrimentos dessa vida desse lado de cá então ele cria um mundo Fantástico no col ele depois pode ter uma vida melhor logo depois de afirmar que a religião é
o ópio do Povo o Marcos contínuo do parágrafo seguinte fala que a supressão é aquele ao Rei bom é aquele substantivo tão caro arrego né o Márcio fala de ao forrei bom Cadê a religião Ou seja a supressão da religião como felicidade ilusória do povo é a exigência da Felicidade real do povo ou seja tira a felicidade ilusória E com isso o povo vai querer o quê a cidade real a ele continua se você tirar as ilusões do Povo em relação à sua situação atual se o povo não tiver mais ilusão em relação ao agora
e isso significa então que você vai acabar com a situação que precisa dessas ilusões então a questão é essa a questão que a luta contra a religião é uma luta indireta contra o mundo que precisa da religião e que tipo de sociedade precisa de religiões com essa função social que o Márcio fala que são sociedades em que as pessoas são oprimidos em que as pessoas não tem uma vida digna é por isso que ele continue fala o seguinte Olha a crítica da religião é em seu cerne a crítica do Vale de Lágrimas é do Qual
a religião é a sua aparência Divina só aparência Santa sua aparência espiritual é por isso que eu não faz sentido dizer que é uma sociedade socialista ou em sociedades marxistas entre "são sociedades que vão o primeiro a religião pela religião esse Então pessoal escreve livros artigos revistas no comentários falando que a igreja foi perseguida na União Soviética mas porque perseguir a igreja aí o pessoal tá uma ideia que vai chegar um monte de comunista armado dentro da igreja lá tocando o terror só porque tá todo mundo ajoelhado fazendo suas orações por quê Porque Os Comunistas
são malvados Once a óbvio que isso não faz o menor sentido na questão da União Soviética especificamente é a igreja se aliava né ela serve em diversos momentos históricos os brancos então a percepção é porque existia uma luta política existe a guerra civil não foi porque eram religiosos porque eram cristãos não mas por que tinham um papel político concreto na luta de classes no que estava acontecendo no país não é a religião para religião esse porque a gente analisando o texto de Março que a gente veio é o seguinte a e ela é fruto da
alienação ela é consequência é feito de uma situação social então para você acabar com a religião não adianta você atacar os sintomas você tem que atacar a causa e atacando a causa e disse esperar que o efeito os S então a postura dos marxistas não é combater a religião diretamente mesmo porque o povo pobre trabalhador é um povo religioso e o Marcos isso não tem nada a ver com a religião do Povo né não querem saber de acabar com as religiões então a gente pela leitura do texto a gente percebe que não se trata disso
não se trata de atacar a religião pela religião Mas a questão é a religião ela cumpre uma função social e ela cumpra essa função social porque existe a necessidade de escamotear aquela determinada realidade é que são os marxistas não é contra a religião é contra a realidade que precisa que a religião exista e no início do vídeo eu mostrei a capa dessa revista aqui e eu é um comentário mostrando como que essa questão de Max é atual eu voltei do supermercado agora e essa revista foi lançada hoje então uma revista novinha em folha aí são
Eu já li a matéria principal da capa que fala o seguinte de alma é vegano lá bem ou seja o sonho da vida eterna é que tá falando subtítulo né a corrida da ciência e de alguns bilionários contra a mortalidade veja só que interessante é porque o que é religião oferece é a imortalidade só que numa outra vida então o que que o pobre faz o pobre como ele não tem uma vida boa que agora ele tem pelo menos o consolo de quem vai existir um um céu uma nova Terra no colo ele vai ter
uma vida digna uma vida que ele não vai ter o sofrimento dos tormentos que ele tem aqui nessa matéria aqui tá falando a luta pela imortalidade mas não a imortalidade espiritual O Bilionário estão querendo é uma imortalidade aqui nessa terra Então tá falando sobre diversos investimentos que os ricaços fazem porque tem dinheiro demais e vão investindo em diversas pesquisas para aumentar o seu tempo de vida e tem umas coisas aqui que são impressionante é coisa parece de ficção científica né as ideias que eles tem como eles poderiam prolongar a vida ou então até mesmo chegar
a imortalidade e colocar o seu cérebro nas nuvens umas coisas assim que aparecem até malucas né que é tão distantes do que a gente vive hoje né do que a gente sabe que é capaz pela tecnologia e Parece coisa de filme de ficção científica mas o que é interessante é os ricos os bilionários como ele tem uma vida boa não aqui no agora eles querem prolongar essa existência não tem ninguém aqui falando que quer ser imortal no além não eles estão falando que querem sair Mortais agora porque porque a situação da burguesia é uma situação
muito boa é uma situação Esse é um ótimo ser burguês no mundo capitalista esse mundo é o melhor mundo possível para os capazes porque é um mundo no qual eles são classes dominantes dominios tem uma vida boa eles têm status ou seja ele tem tudo o que eles colocam como o ideal de uma boa vida então vejam só né como que é atual essa crítica de Marx porque enquanto o povo pobre que sofre na miséria real eles precisam da religião para suportar essa vida o que é que os ricos fazem os ricos querem uma imortalidade
no aqui e no agora eles querem prolongar a sua própria existência então foi esse aí o nosso vídeo de hoje deixa um like se ainda não deixou deixe seu comentário se inscreva no canal se ainda não for inscrito e compartilha esse vídeo com seus amigos nas redes sociais um grande abraço e até o próximo
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