Talassofobia nos Jogos

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Fyori
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Video Transcript:
GTA V é um dos jogos mais incríveis que eu joguei na minha adolescência eu passava horas explorando a cidade fazendo missão e atropelando pessoa na rua mas uma coisa que eu adorava fazer de verdade e ao mesmo tempo não queria fazer por me cagar completamente era explorar o oceano por algum motivo alguma coisa me chamava nesse lugar talvez desvendar o que podia ter no fundo os Peixinhos a vasta vida marinha e para checar se tinha algum tubarão no jogo e bem não só tinha tubarão como ele também atacava e foi nessa hora que eu larguei
o controle eu sempre achei em ambientes aquáticos em jogos muito agoniantes primeiro porque jogos são muito imersivos não tem coisa mais próxima de mergulhar na vida real do que mergulhar com um personagem que você controla Você prende a respiração junto com ele e sente o mesmo medo de surgir uma criatura por trás e tipo chá profundo o mais louco é que esse é um medo Bem antigo bastavam os primeiros jogos em 3D para os devs encherem eles com fase embaixo d'água e eu não gostava de nenhuma delas quem gosta a boa notícia é que esses
são jogos mais antigos e por causa dos gráficos já não dão tanto medo a má notícia é que isso ia piorar muito mais nos anos à [Música] frente quando a gente pensa em jogo em talassofobia o primeiro que vem na cabeça definitivamente é o subnautica mano quem nunca jogou viu o vídeo desse jogo e não sentiu desconforto é é impossível o jogo já começa esquisito por se passar no espaço longe da terra você é um carinha escapando de uma nave que explodiu E aí cai num planeta desconhecido quando você sai para checar o tal planeta
bem ele é completamente coberto de água e aí já sabe você não vai ficar parado em cima da cápsula podem ter Sobreviventes em algum lugar assim como você então é melhor mergulhar de início aquele ambiente é bonito tem várias plantas Peixinhos agradáveis e até alguns animais agressivos que te atacam se chegar perto mas até aí tudo bem O bicho é pequeno e as águas rasas e cristalinas dessa região ajudam bastante agora quanto mais você avança maior a necessidade de ir mais longe e mais fundo nessas regiões isoladas é onde você começa a sentir o clássico
vazio do Oceano onde você precisa de um tanque maior e um submarino para respirar e onde você encontra o Reaper leviatan um bicho gigantesco que praticamente te mata numa só mordida e também pode te matar de susto existem diversos perigos nas águas de subnáutica você pode morrer obviamente por falta de oxigênio por subir rápido demais à superfície ou simplesmente atacado pelos bichos e Mano haja bicho assustador nesse jogo Cada um com uma aparência diferente mas causando Jump scare daes MMA maneira o mais bizarro é que esse não é oficialmente um jogo de terror mas de
aventura e sobrevivência como na página das stin se isso não é terror meu amigo o que seria terror de verdade Death in the Water 2 segue os mesmos passos de subnáutica Só que aí o terror é abraçado logo de cara você é um mergulhador contratado por biólogos marinhos para explorar uma misteriosa Bahia tomada por ruínas tesouros escondidos e criaturas que te atacam a todo momento por algum motivo os animais dessa região são mais agressivos e as pessoas que navegam por essas águas não Retornam para casa então te jogam de um helicóptero no meio dela para
investigar tudo isso pois é mecanicamente o jogo é simples Você Tem que completar uma série de objetivos pegar peixe encontrar alguns baús e ir mais a fundo nesse lugar enquanto tenta se proteger dos tubarões e dessas sereias do capeta jogando lance isso tudo é bem bizarro no iní mas fica um pouco irritante e até previsível no decorrer das fases o jogo não é tão versátil como subnáutica mas isso porque ele foi feito por duas pessoas Então mano crédito pro trabalho deles que não deixa de ser incrível incrível por sinal é a ambientação do mar e
a forma que as criaturas se movimento talvez a melhor coisa desse jogo e o que me dá mais nervoso mas o pior mesmo é Tá nadando de boa quando de repente você encontra um povo gigante que aparece e desaparece na escuridão não sem mais nem menos essa mesma temática de exploração em monstros marinhos retorna em Sea ofes A diferença é que aqui você é um pirata em um barco na superfície da água e Mano quem disse que talassofobia só existe quando mergulha Só pelo fato de controlar um navio no mar tempestuoso e com ondas desse
tamanho para mim basta e beleza que esse é um jogo cooperativo mas a companhia de um amigo não tira o peso de ver um tubarão gigante contornando seu navio ou de vários tentáculos emergindo do fundo do mar ou se você cair no mar quando isso acontece inclusive boa sorte só não olha para [Música] baixo fodeu de outra coisa bizarra em Sea of theves que eu não posso deixar de falar é o limite do mapa como uma forma de manter o jogador na área do jogo Os deves costumam colocar uma surpresinha se você for para muito
longe em subnáutica por exemplo se você for para fora do mapa você entra na zona da Morte um lugar escuro e habitat de leviatãs Fantasmas se O Leviatã normal te mata em um Hit já dá um cagaço imagina um em forma de espírito mano em Sea of thieves a coisa é um pouco diferente ainda que bem bizarra você navega rumo ao infinito até perceber que o oceano tá ficando vermelho seu barco aos poucos começa afundar você fica deriva numa água tomada por sangue e aí já não tem mais volta outro jogo que brinca com os
limites do mapa é o drad você é um pescador recém-chegado no misterioso arquipélago e precisa ganhar vida nesse lugar para isso Aceite o trabalho dos locais e pegue Peixinhos em diversos pontos do mapa essa basicamente é a prem e por um lado esse jogo é bem relaxante mas não se enganem aquela ilha tem alguns mistérios e o oceano também quando escurece você vê coisas maiores que o barco se aproximando cuidado com o crack e claro atenção para não passar um pouco da linha essa não vai ser uma boa ideia todos os jogos que eu falei
até agora possu em algum elemento de terror cada um utiliza a água e o mar para assustar do seu jeito mas nenhum utiliza a agonia tão bem quanto o Iron lung o mesmo oceano de sangue visto anteriormente retorna para esse jogo A diferença é que ele não existe somente para fora do mapa na verdade o mar de sangue é literalmente do que Iron L se trata Resumindo você foi mandado para explorar o oceano de uma lua no cafundó do universo como eu disse esse oceano é feito de sangue o submarino que você usa não é
um dos mais fortes e claro existe algo muito estranho naquele lugar alguma coisa espreita nadando em volta do submarino e que você não consegue ver apenas ouvir e sentir a sua presença eu não vou entrar em detalhes nesse jogo nem dá muitos spoilers eu já fiz um vídeo no canal sobre ele você pode ver a história completa assim que esse vídeo terminar o que eu posso adiantar é que mais uma vez ele é um jogo muito tenso o mais agoniante de todos que eu falei nessa lista talassofobia e agonia são duas coisas complementares e a
verdade é que a gente não precisa de jogos inteiros se passando na água para sentir os dois basta qualquer Triple se tiver uma parte que você mergulha na água e tem que se enfiar em lugar submerso minha fobia já tá gritando basta um pulinho no mar de Far Cry só para refrescar e perceber o vazio que existe lá embaixo Às vezes basta o mergulho em Horizon Zero no oceano cheio de vida rico em detalhes mais ainda assustador ou basta Na pior das intenções um GTA da vida a velha curiosidade de saber o que existe em
alar até descobrir que bom você foi longe demais o seu barco afundou E então r
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