[Você está no Kinobox] [Introdução] ♪ [Vitor] Olá! Para quem não me conhece, muito prazer, eu sou o Vitor. Seja bem-vindo à academia Kinobox.
Na última aula a Dani falou sobre “paleta de cor”, dentro da direção de arte. Se você não assistiu ainda, eu vou deixar o link aqui nesse Card. Na aula de hoje eu vou falar sobre “dressagem e objetos”.
[Aula 21 - Drssagem e Objetos] Bom, dressagem né? Quando a gente pensa em um cenário para um filme, se você tem muito dinheiro, o que a grande maioria dos estúdios faz é o quê? Pensar na construção de um cenário, né?
Seja em um estúdio, ou em algum local que você possa construir todos os cenários, ou algumas partes do cenário de forma separada, né? Quando a gente não tem dinheiro, o que a gente faz na maioria dos casos é aproveitar uma determinada locação do jeito que ela está em relação a decoração, ou a gente faz o que a gente chama de dressagem, né? De pegar um espaço, uma locação e decorar ela de acordo com que a gente acha melhor para o filme.
Essa decoração pode ser de colocar elementos que você traz, que você aluga, que você compra, que você atrás de casa, ou simplesmente reorganizando os objetos que tem ali: móvel, sofá, televisão… E você rearruma aqueles objetos, aqueles móveis para que fique de acordo com as cenas que você quer para o filme. [>>> Drssagem] E aí, algumas dicas importantes para esse processo da dressagem são: primeira coisa, todas as decisões são tomadas olhando para a câmera, não olhando para o cenário, não olhando para o set. Por que?
Às vezes você está preocupado lá com o set inteiro, com uma locação inteira, mas quando você olha os planos que a direção pré definiu e você olha pela câmera, você vê que em nenhum momento vai ser enquadrado aquele cantinho, ali, direito da sala. Então você não precisa se preocupar de dressar aquele espaço. Foca suas energias nos espaços que serão enquadrados nos planos da cena.
Tire a medida de todas as coisas. Leva uma fita métrica para todos os cantos que você for. Aqui vai caber uma cama?
Aqui vai caber um sofá? Tem uma prateleira que eu preciso colocar aqui para fazer uma cena, qual é o tamanho que eu tenho? Qual é o tamanho da prateleira que eu tenho?
Meça tudo! Os espaços e os objetos que você está pensando para fazer a composição desse “dressing”. É muito comum na hora que a gente está fazendo esse processo, da gente tirar foto de alguns objetos para poder compor a decoração da locação.
Na hora de tirar as fotografias é muito importante que você coloque algum objeto para ter uma noção de tamanho. Pode ser uma caneta BIC, pode ser uma régua de 30 cm. Coloca junto esse item de medida para que todas as pessoas que vão ver essa foto possam, mais ou menos, ter uma noção do tamanho do objeto.
Como eu não consigo montar aqui um cenário para mostrar um “dressing” para vocês, eu vou pegar algumas imagens de produtos que a gente já produziu aqui pela empresa para mostrar para vocês e a gente conversar um pouco sobre dressing. [Mulher sentada em uma cadeira na varanda de um ambiente] Essa imagem aqui, por exemplo, é uma entrevista em uma varanda que a gente precisava para um programa de culinária. A varanda não tinha como a gente mudar de lugar, a mesinha e as cadeira já estavam lá, a única coisa que a gente fez de “dressing” nesse lugar foi colocar aquele vaso de planta no fundo.
Um outro exemplo é o quarto do personagem Tiago, da série “Anexo 11”. [Adolescente sentado em frente ao seu computador em seu quarto] Esse quarto, por algum acaso, era o meu quarto na época e com certeza ele não era dessa forma, né? Então a gente faz o quê?
Cola alguns pôsteres na parede, coloca alguns jogos de videogame em cima da mesinha, faz uma bagunça aqui, faz uma bagunça ali, troca a cama para ficar uma cama de solteiro e a gente monta um quarto de um adolescente, mas aproveitando muitos dos itens que já tem na própria locação, que já tem na própria casa. Essa é uma das unidades muito recorrentes, de você adaptar um espaço que a gente vai usar como locação. Um outro exemplo que já deu um pouquinho mais de trabalho, foi essa sala de uma personagem que é bióloga na série “Blackout”.
[Uma mulher abre a porta para a outra entrar em um apartamento] A gente conseguiu um apartamento de um amigo para poder filmar. A gente precisa dar uma cara mais natureba para aquele espaço. Então a gente preencheu o espaço todo com esses verdes para [Duas mulheres assistem televisão] ajudar a construir esse ambiente, essa casa dessa bióloga.
E sim, gente. Quando a gente vai fazer direção de arte, a gente descobre um monte de coisa. Você consegue alugar plantas.
Sim, isso é uma possibilidade. Você consegue alugar objetos raros, objetos para direção de arte. Tudo que você quiser para compor um cenário, dependendo da cidade onde você esteja, claro, é possível de conseguir em brechó, em acervos pessoais, em acervos próprios para audiovisual.
Não tendo isso ao seu acesso, fala com os vizinhos, fala com seus amigos, com seus familiares: “eu preciso de um bule de porcelana no formato meio rococó, meio antigo”. Manda isso no seu grupo do WhatsApp, no Facebook que você vai conseguir encontrar as peças essenciais para o seu filme. E tem alguns “dressings” que são mais pesados, né?
A gente pode ter um ambiente completamente vazio e precisa decorar ele como um todo. O exemplo que eu vou dar é da websérie de culinária, “Saúde no prato”. A gente tinha uma cozinha gourmet, toda espelhada, com um tampão de vidro na mesa.
. . [Imagem de uma cozinha tipo americana] Tudo não favorável para a produção audiovisual.
A gente teve que dressar todo esse ambiente e, então, a gente tampou esses espelhos, colocou tudo mais claro e a gente trouxe um monte de elemento mais natural para poder fazer as filmagens. E olha o resultado final como é que ficou. [Mulher de avental em uma cozinha: Nesse vídeo a gente vai preparar uma receita de hambúrguer caseiro.
Essa receita é bem saudável e uma ótima forma de incluir legumes na alimentação. Nesse caso eu vou usar a cenoura, mas você pode usar qualquer outro legume ralado e embutir na massa. ] Bastante diferente, não é mesmo?
Esse tipo de dressing dá mais trabalho. A gente tirou um dia só para fazer isso. A gente gravou em 2 dias e no primeiro dia anterior, a gente passou o dia inteiro decorando esse cenário.
E um outro exemplo, também, é você construir um ambiente que não existe na realidade, uma coisa mais sobrenatural, ou algo que é único, né? A gente precisava construir uma piscina que tinha uma colônia de bactérias enraizadas na parede da piscina térmica. [Homem desce a escada e entra em um cômodo com uma piscina] A gente aproveitou três cubas de um chafariz que tinha ali e colou um monte de raízes e de galhos para formar essa estrutura saindo dessa piscina.
[Vitor cola galhos em cubas de chafariz presas à parede em cima de uma piscina] [Homem caminha na beira da piscina para pegar uma lâmpada na parede] A gente tacou um monte de LED por todo o ambiente, dentro da água, dentro das cubas do chafariz para poder dar esse tom de mistério e de suspense. A gente passou um dia inteiro, também, só para poder fazer essa decoração. [Homem e mulher dentro de uma piscina] Drssing pode ser um desafio, mas é muito gostoso de se fazer.
Caso você não saiba, aqui nessa playlist tem todas as aulas da oficina. São 35 aulas publicadas diariamente, aqui, no nosso canal. [>>> Objetos/Props] Objetos ou props.
Esses objetos são itens específicos e únicos da história de um filme. Por exemplo, em “Harry Potter”. Em “Harry Potter” aquela varinha do Harry é um prop, é um objeto único e exclusivo daquele filme.
Como por exemplo, em Titanic, né? O colar de diamantes que a personagem carrega o filme inteiro, aquilo é um prop, aquilo é um objeto específico para o filme. Esses objetos são coisas que são construção narrativa e que a gente precisa construir, que a gente precisa fazer o designer para ter em um filme.
Sempre em história de bruxaria, por exemplo, tem aquele livro grandão que as bruxas abrem para ler. [Três mulheres lado a lado em frente à uma mesa com um livro grande aberto] Esse livro, por exemplo, é um prop, é um objeto importante de cena. Pode ser que o seu objeto seja uma coisa simples e fácil, que você consiga comprar, mas você dê outro significado para ele.
Por exemplo, essa caixinha que a gente comprou no camelô, [Mulher sentada em um escritório gruda um objeto embaixo da mesa] no centro do Rio de Janeiro, que é uma luzinha que acende com interruptor. A gente, na história da série, a gente colocou como se fosse um interceptor de sinal de wi-fi. O objeto é pequeno, não diz muito sobre o que ele faz e a gente coloca no diálogo uma explicação do que que é aquele objeto.
Pode ser uma coisa um pouco mais trabalhosa de se fazer como, por exemplo, o livro que a gente usou em “Supernova”. [Três adolescentes conversam sobre um livro em uma biblioteca] Que é como se fosse um livro mágico, né? A gente comprou um caderno, borrifou café em todas as páginas, esperou secar e depois, para poder fazer a capa, a gente mandou para um lugar que faz gravuras a laser em madeira para a gente poder fazer aquela figura da capa do livro.
De uma forma parecida também, foi um mapa que aparece dentro do livro. [Uma adolescente observa um mapa em uma biblioteca] Ele era um mapa exclusivo da história do filme. A gente teve que contratar um designer para fazer o desenho do mapa e a gente mandou para uma gráfica para poder imprimir em um papel especial.
E além de tudo, a gente queimou a borda do mapa para trazer, [Três adolescentes observam um mapa em uma floresta] um pouco, um ar de antiguidade. E claro que vão aparecer algumas situações que você precisa construir algum objeto muito específico. A gente precisava construir um objeto que simulasse um item de um experimento, onde eram armazenadas bactérias específicas mutantes que produziam energia elétrica.
[Homem se equilibra na beira de uma piscina e observa um refletor de luz] Então a gente pegou uma tampa de um pote que era de acrílico com uma borda de metal, colocou um gel azul com purpurina dentro e uma fita de luzinha de LED pela lateral, na parte de dentro, que quando acendia dava esse aspecto meio alienígena, meio estranho para o objeto. Gente, a criatividade nesse caso aqui é a matéria-prima para fazer essa construção de objetos. Não fique pensando que dinheiro vai ser uma limitação.
Use a sua criatividade para construir os seus objectos. Bom, e por hoje é só! A ideia é essa: dressagem e objetos, usar a criatividade para preencher os espaços e para construir esses itens únicos da narrativa do seu filme.
Beleza? Esse vídeo faz parte da primeira oficina Kinobox de cinema. As aulas teóricas ficam liberadas aqui no nosso canal no YouTube, mas as atividades práticas são exclusivas para uma turma fechada de 60 pessoas.
Ao final da oficina os alunos vão produzir diversos curtas-metragens que você vai poder conferir, aqui, também no nosso canal. Se você quiser ser avisado sobre nossa próxima turma, deixe seu contato no formulário que está aqui, na descrição desse vídeo. A oficina Kinobox de cinema é realizada com fomento do Governo Federal, do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc.
Boa noite e até a próxima aula. Legendado por Mariana Gomberg.