Como aplicar a Família dos Dominantes na harmonia e improvisação.

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Ozeias Rodrigues
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salve pessoal sejam bem-vindos a mais um vídeo nesse vídeo Gostaria de compartilhar com vocês uma ideia Super Interessante tanto para rearmonização quanto paraa improvisação quem aqui ouve Jazz Fusion Bossa Nova já deve ter se separado com essa ideia de eu pegar um acorde tocar cada um tom e meio criando um ciclo né Por exemplo para acorde menor por exemplo para acorde [Música] dominante e até mesmo para acorde conc [Música] maior Então pessoal isso surge da família dos dominantes certo e é muito legal porque quando a gente toca comumente 251 a todo momento tá rolando isso
aqui em forma de substituição harmônica e no Fusion é muito comum utilizar para criar efeito outside então se eu pegar a escala de dó maior tem uma idade na escala de dó maior que é a distância entre fa e si que nós chamamos de trítono distância de três tons se eu pegar aqui por exemplo fá três tons acima si três tons acima volta pro fá Ou seja eu quebrei escala diatônica em duas partes iguais fá si volta pro fá agora se eu quebrei escala diatônica em duas partes iguais de três tons eu vou quebrar ela
novamente em quatro partes iguais de um tom e meio logo eu vou ter fa um tom e meio acima sol sustenido um tom e meio acima si um tom e meio acima ré volta pro fá certo logicamente que sol sustenido não tá na escala de dó maior certo porém se eu pegar essas notas fa sol sustenido si ré são as notas do arpejo ou acorde de f diminuto o Acorde de minuto ele é simétrico a cada um tom e meio logo se eu pegar fa diminuto um tom e meio acima sol Cido diminuto um tom
em meio a cima si diminuto um tom e meio a ca ré diminuto se eu pegar qualquer um desses diminutos certo eu vou pegar por exemplo o si diminuto Se eu colocar essa nota um semitom abaixo o si vai virar C Bemol notem que surge o Acorde de si com sétima nesse caso na posição fundamental volto pro diminuto se eu pegar essa nota e colocar um semiton abaixo eu tenho mi com sete [Música] e agora volto pro diminuto se eu pegar essa nota colocar um semitom abaixo eu tenho Sol com sétima nesse caso na primeira
inversão volto diminuto se eu colocar essa nota um semitom a baixo eu tenho ré bemol com séa na terceira inversão notem que se eu fizer isso com qualquer um desses diminutos por exemplo ré diminuto Se eu colocar um semitom abaixo R Bemol diminuto volta pro diminuto coloco essa nota um semiton abaixo sol se volto pro diminuto coloco essa nota um semiton abaixo Si Bemol 7 volto pro diminuto Se eu colocar essa nota no semitom abaixo mi se então guardem sol se si bemol 7 ré Bemol 7 e mi se essa é a família dos dominantes
no tom de dó certo então a todo momento quando a gente toca é comum a gente ter por exemplo dois 5 sol 7 resolve é comum nós termos dois Si Bemol 7 resolve no dó o famoso backd dominante que a gente chama esse [Música] acorde certo ou ainda ror C Bemol resolve em dó o famoso acorde de substituição por ou seja notem como a família dos dominantes está presente dentro do tonalismo e o mi7 notem que é comum a gente tocar R menor com baixo com baixo em dó R menor se com baixo em dó
si menor com s mi qu Bemol mi 7 resolvendo em lá menor ou seja esses quatro dominantes são extremamente importantes dentro da tonalidade por isso que é muito comum por exemplo eu substituir o sol se pelo C Bemol 7 e resolver ou ainda substituir o sol se pelo rebão 7 resolve resolvendo PR maior não é comum utilizar o mi se certo el geralmente ele resolve pro menor pro sexto grau agora é interessante que quando eu tenho um dominante é comum nós colocarmos um segundo cadencial para esse dominante Então logo eu vou pegar um acorde menor
Uma quinta a cima se eu tô em sol se o Acorde que vai ser o segundo cadencial dele é o ré menor 7 ré menor sol 7 já vamos colocar uma nona no ré e uma 1ª no sol e a mesma coisa por exemplo agora imagine uma situação onde eu tenho 2 dó certo eu posso substituir por [Música] exemplo por porque agora vou pegar o si se uma quinta a cima do si si bemol perdão Si Bemol 7 Uma quinta a cima fa fa menor já vamos colocar uma nona já vou colocar uma 13ª no
C Bemol resolve em dó ou seja eu vou pegar o sol se que é um compasso e vou substituir colocando dois tempos no segundo cadencial do cemol 7 resolvendo Olha que interessante two F two F One extremamente comum Charlie Parker the ear Bird suite vem da família dos dominantes ou também eu posso fazer two certo eu peguei aqui no caso por lembre que eu tenho ré Bemol 7 perfeito uma quintta cima eu tenho la Bemol la bemol menor 7 é o segundo cadencial do ré Bemol 7 que resolve em dó você colocar uma [Música] nona
resolvendo então Ó olha que bonito ou eu posso fazer aqui l b menor cede resede coloquei uma nona resolve no dó certo então outra possibilidade one two three F one two F one two F one two two for certo então o meu 251 já tem outras possibilidades para rearmonizar o meu 251 agora Outra ideia muito interessante certo é que notem que agora surgiu uma família de acordes menores também a cada um tom e meio que é eu pegando os segundo cadencia Eu tinha minha família dos [Música] dominantes e sol sete é dominante do dó si
bemol s é dominante do mi bemol ré Bemol 7 é dominante do Sol Bemol e mi se é dominante do lá novamente cria esse ciclo a cada um tom em meio certo e agora como se usa isso PR improvisação quando eu tenho uma situação por exemplo ré menord dórico ou sol mixolidio eu vou criar uma espécie de efeito porque se eu for fazer uma análise do que acontece vai dar um monte de nota fora porém a grande sacada aqui não é você fazer uma análise estática e sim pensar no movimento no efeito que eu vou
criar esse esse [Música] efeito certo é um efeito que a gente cria e como é simétrico a cada um tom e meio o ouvido humano gosta disso certo porque tem uma lógica né você sente que você cria uma expectativa no ouvinte porque é um ciclo padronizado o nosso cérebro já começa a ouvir isso porque é um loop é um ciclo né então pra improvisação Como eu utilizo isso quando eu tenho uma situação modal de um acorde estático em ré menor 7 ou sol 7 esses dois acordes Porque tudo que eu uso para ré menor dórico
eu utilizo PR S mixolidio certo esses dois acordes possuem a mesma escala mãe que é dó maior mas quando eu tenho esses dois para mim eu tenho essa penso das duas formas no caso é tudo ré menor dórico ou é tudo S mixolidio vai dar as mesmas notas então o que que eu faço a Primeira ideia que eu gosto de pensar em fazer é explorar cada um desses acordes menores criando um efeito por exemplo se eu tocar fa [Música] menor então é interessante você tocar o fa menor que vai criar um efeito outside Vou tocar
fa menor 7 o arpejo de fa menor 7 agora eu vou pra frente e notem que eu já encontro o arpejo de fa com se maior então quera esse efeito meio outside out inside por quê Porque fa com Sé maior é um arpejo diatônico para ré menor pertence à tonalidade de dó que é escala mãe de ré menor dórico no caso F maior o quarto grau do tom de dó então novamente eu crio uma esse loop certo depois eu vou mostrar como criar frases em ciclos por exemplo você [Música] pode criar esses ciclos com os
criando Exatamente esse movimento em forma de single note eu criei Exatamente esse movimento que a gente ouviu de a cada um tom e meio mas agora interessante para pegar o jeito né pegar a manha de conseguir fazer essa conversão do Alt pro in o que eu recomendo é toca o arpejo out fa [Música] menor7 linca com arpejo diatônico nesse caso eu linki com f maior e resolvi na quarta do ré que é uma excelente nota ou eu posso resolver a baixo notem que aqui eu achei o arpejo de mi menor 7 resolvo na terça do
ré menor é muito importante pegar esse Onde é que estão os pontos de conexão do alt pro [Música] in notem que arpejo de B menor7 é diatônico em em redó resolve na terça menor do ré próximo arp um tom eem meio acima eu Ten o arpejo de la bemol menor se logo a mesma ideia se eu for pra frente aqui eu já encontro o arpejo de lá menor lá menor resolvendo na sexta do ré menor que ele é dórico a sexta é uma excelente nota para ele logo [Música] novamente lá bemol menor 7 out in
e a mesma coisa para baixo L bem menor se já vou encontrar o arpejo diatônico que é sol se resolvendo na quinta R menor ou seja seja um arpejo diatônico pra frente e para trás e a mesma coisa com o c menor também eu tenho C menor aqui C menor 7 acima eu vou encontrar DX maior resolve na fundamental do ré DX maior Ou seja e abaixo eu vou encontrar lá menor S resolvendo na sexta do ré menor Olha que interessante ou certo então é legal praticar dessa forma para pegar esse jeito né de conseguir
conectar o outside com o inside isso é muito importante agora notem também que por exemplo os Voices que eu comumente Toco para acorde menor eu posso criar esse loop com os acordes e notem por exemplo aqui se eu tocar fa menor7 a grande sacada sempre que você pensa em outside é você tem que resolver o outside então se eu tenho por exemplo F menor 79 eu já vou encontrar aqui uma resolução dentro do ré notem que eu tenho aqui esse ré na posição quartal quando eu pego si menor notem que eu tenho a terça maior
do ré aqui certo no Imagina só que a grande sacada não é analisar estaticamente é analisar o movimento por exemp nove eu já vou encontrar uma resolução no ré aqui esse quartal aqui ou até mesmo esse quartal aqui certo novamente esse quartal aqui lá ré [Música] e sol dó ou seja resolveu resolveu a mesma coisa com o lá Bemol Eu tenho esse L Bemol aqui L Bemol 79 se eu vir aqui eu já resolvo [Música] notem D fa lá certo tudo dentro de R menor dórico essas notas outside inside outside inside já inside outside inside
então muito legal isso porque eu esse [Música] movimento certo sempre vai criando essa ponte de um acorde fora e vem e resolve dentro também utilizando em forma de loop né dessa questão de de tocar você pode explorar diversos tipos de fragmento que você encontra de acorde né Por exemplo esse esse fragmento para ré menor Olha que interessante eu tenho aqui a terça do ré quarta S um tom e meia [Música] baixo Olha que interessante um tom e meia baixa seria pra si aí seria para la Bemol para fá e vai resolver no ré então cria
esse efeito extremamente comum no Fusion né Então essa é uma forma de pensar para utilizar outra ideia como a gente viu eu posso explorar todas as ideias também para quer ser feito outside em ré menor dórico do próprio sol set logo se eu pegar aqui sol se eu tenho esse movimento AC cada um tom e meio também no caso eu fiz sol 7 13 né E notem que interessante por exemplo se eu fizer no caso aqui eu tenho sol se resolve nessa formação que eu gosto para dó menor dórico quaro dó [Música] fundamental Si Bemol
73 nosso ciclo dos dominantes vai resolver nessa formação do ré qu do ré fundamental [Música] nona tudo isso para R [Música] menor agora por exemplo R bemol 7 13 certo vou resolver nessa formação para R menor sétima do ré terça menor quarta Olha que interessante vai criando esses ciclos né se eu pegi aa mi7 poderia resolver por exemplo nessa formação do famoso acorde Mineiro Quinta do ré terça menor quarta stima 7 7 13 notem nunca analisar estaticamente sempre o movimento que tô criando criando esse movimento tensão resolução tensão resolução tensão resolução tensão resolução dentro de
um próprio acorde o Acorde tocando e vou criando esses movimentos certo e é interessante também às vezes crie esse movimento ré menor 79 sol 713 fá menor 79 C Bemol 713 la bemol menor 79 ré Bemol 713 enfim esse movimento aada um tom e [Música] meio né é interessante Porque apesar de ser outside o cérebro aceita fácil Ah porque é um efeito que é um loop um tom e meio um tom e meio um tom e meio resolve certo e também para frases notem que interessante né que se eu pegar por exemplo aqui aquela frase
que eu fiz antes Se eu pegar ré menor fa menor [Música] lá bemol menor ré Bemol perdão é si menor né eu vou fazendo a cada um tom e meio Exatamente esse movimento com o [Música] arpejo ou por exemplo ré menor si menor la bemol menor fa menor Olha que interessante é o movimento caindo eu tô ouvindo Exatamente olha só ré menor si lá Bemol fa [Música] novamente bem lento R menor7 si menor la Bemol menor7 fa menor resolve [Música] certo um monte de ideia você consegue criar utilizando ess pensando dessa forma né Depois eu
vou tocar um pouco com o lo para demonstrar na prática Outra ideia que eu gosto muito de fazer por exemplo notem que interessante Então Imaginem que eu tenho tríades eu tenho a Tríade de sol certo sobre ré menor lembram que eu tinha a Tríade também se eu pegar o fa menor se aqui na ponta eu tenho essa Tríade de L Bemol maior então notem notem agora se eu pegar lembra que eu tinha a Tríade que é da minha família dos dominantes do cemol 7 se eu pegar só Tríade e aqui é um fragmento do laem
menor 7 Então eu queria esse movimento deada um tom e [Música] meio lembra que eu tinha ré Bemol 7 pego só a Tríade ré Bemol fragmento de si menor 7 e a mesma coisa lembra que eu tinha mi se só TR de mi fragmento de ré menor7 sétima do ré terça quinta então queria esse movimento ah perdão você consegue quia frases do tipo [Música] né [Música] ou eu tenho um guitarrista que eu curto muito transcrevi muita coisa dele osno aí onde eu consegui comecei a ver isso na prática sendo utilizado ele usa muito esse tipo
de [Música] lance notem que é um um pedacinho de R menor mi um pedacinho de si menor um pedacinho do ré Bemol um pedacinho do La Bemol um pedacinho do Si Bemol si BOL um pedacinho do fá menor e um pedacinho do [Música] [Aplausos] sol mas cria esse ciclo é um ciclo lógico pro ouvido né porque tem uma [Música] lógica soua muito muito legal né então várias ideias por exemplo que eu gosto de fazer também às vezes eu toco um pedaço por exemplo desse acorde aquela ideia que eu fiz Eu transformo [Música] isso o mesmo
acorde que eu toquei resolve aqui [Música] mesma ideia aqui ou por exemplo olha que interessante ah [Música] perdão sou super legal né porque é um outside harmônico você tá ouvindo movimento acontecendo não é apenas tocar notas fora você tem movimentação Néa super super legal outras ideias que eu utilizo também é a própria pentatônica porque escala mãe de cada um desses acordes é o modo dórico você pode pegar por exemplo para criar frases por exemplo três notas de ré menor dórico três notas de fa menor dórico três notas de lá Bemol e três notas de si
você vai quend essa [Música] lógica ou a pentatônica pentatônica de ré fa lá Bemol si resolve ou seja novamente então muito legal né você vai quendo esse efeito lógico às vezes eu gosto muito usa muito também por exemplo você pega uma nota cria uma pequena frase por exemplo vou criar uma frase em fa [Música] menor resolve fa menor né visualiza dentro do acorde L bemol menor resolve certo então muita ideia interessante que você pode ir [Música] somando sempre a grande dificuldade do outside é voltar pro inside né então eu recomendo sempre praticar toca outside volta
pro inside Outra ideia legal pega fragmentos da pentatônica por exemplo fa menor pentatônica de fa menor segue pentatônica de L Bemol segue pentatônica de si segue pent tônica de ré inside outside inside novamente novamente né fica super legal sou é isso ou eu gosto muito por exemplo olha só que interessante se eu pegar um padrão de R menor aqui esse padrão aqui ó certo penda tônica de R menor só um pequeno fragmento si menor [Música] ó olha que [Música] interessante novamente só tríades trades sol Si Bemol ré Bemol mi resolve só as tríades da família
dominantes novamente sol Si Bemol ré Bemol mi resolve descendo só por exemplo R menor 7 um pedaço do arpejo de R menor 7 si menor 7 L Bemol e fa menor do [Música] arjo notem que o interessante é isso é esse ciclo [Música] perdão cria um loop né uma espécie de coisa [Música] lógica novamente ré fa lá Bemol si menor tudo menor né R menor fa menor L menor menor se resolver na quinta legal nov então dá para criar o número de número de possibilidades é gigante Por exemplo essa ideia que eu passei [Música] antes
linha [Música] melódicas [Música] né só super super legal né então eu recomendo muito praticar isso às vezes pegando Pequenos Grupos por exemplo um pedacinho do arpejo de R [Música] menor7 sobe um cada um tom e meio Olha que legal super legal só um pedaço do arpejo ou por exemplo um padrão pedacinho do arpejo de ror si menor L BOL menor fa menor ou resolvendo aqui por exemplo daí esse efeito meio Cascata né fica uma lógica uma [Música] lógica né Tá out aqui tá in out out out resolve Então som som muito muito interessante né as
possibilidades que a gente tem com esse recurso até a corde comc maior como vem da mesma família vai ficar out out out porque stima do ré nona sexta [Música] nona né Eu uso muito por exemplo final de música essa ideia do do do acorde subindo por [Música] exemp [Música] né só maravilhosamente bem Então pessoal vou tocar um pouco com o loop para demonstrar algumas ideias de improvisação e vou meio que falando que eu tô tocando sobre essas ideias de usar esses ciclos né esses esses arpejos e tal todas essas ideias aqui para vocês sentirem na
prática por exemplo aquela ideia sequencial começando do ré [Música] novamente notem que o segredo é sempre conseguir resolver Porque tem outside aquela outra ideia por exemplo meio aos nós subindo por exemplo começando usando aquele movimento né olha só que interessante [Música] [Música] [Risadas] [Música] descendo aquela ideia por exemplo do Acorde por [Música] exemplo joga esse efeito né outside e vem inside por exemplo se eu usar [Música] sequencial Outra ideia legal por exemplo se eu pegar um fragmento da Tríade de sol TR de sol TR Bemol Bemol e mi resolve [Música] Olha que interessante ou só
um pequeno [Risadas] [Aplausos] [Música] fragmento ou só a parte de [Música] baixo Super Interessante né ou eu gosto muito também por exemplo aquela ideia da pent tônica [Risadas] [Música] né novamente a ideia da [Música] pentatonic ó que legal que fica pen tônica de fa menor la B mol e c menor resolve ré olha só que [Música] interessante [Música] ah fragmento do arpejo de R menor várias ideias eu posso estar criando eu gosto muito por exemplo de tocar tríades abertas olha interessante por exemplo se eu fizer só a trade aberta com a sétima na [Música] ponta
novamente super legal soa né então várias ideias somente [Música] aberta [Música] [Música] k [Música] [Risadas] [Música] [Aplausos] [Música] aquela ideia da tensão e resolução no [Música] acorde [Música] eu gosto de criar pequenas ideias por exemplo F [Música] menor essa aqui oos usa bastante muito legal né como eu sempre falo é pela lógica sonora então não dá para fazer uma análise estática do que que tô tocando sobre ré menor certo a grande sacada aqui é o movimento que eu vou [Música] criar [Música] certo tô quendo esse efeito nesse movimento Então galera muita muita ideia interessante para
pesquisar a respeito disso né é um assunto que eu tô cada dia mais e pesquisando coisas descobrindo coisas é um assunto que tipo esse vídeo ele é só 1% do assunto né no caso é uma pesquisa pessoal de cada um cada um tem que achar o seu caminho coisas que gosta que eu dei várias sugestões para começar a desenvolver seu vocabulário né mas pô Super Interessante um monte de ideia que se é se o cara começar a fuçar em termos De Arpejo às vezes usar por exemplo eu gosto muito de pequenos fragmentos por exemplo se
eu usar por exemplo [Música] ó na pentatônica de fá né pentatônica de fa lá Bemol si volta pro ré por exemplo [Música] per não voltando por exemplo quia esse efeito mas o legal é sempre resolver então se eu subir por exemplo vou [Música] resolver sempre vai querendo esse efeito né Outra ideia também que eu uso bastante é pequenos fragmentos você faz um [Música] padrão e vai criando esse padrão a cada um tom e [Música] meio [Música] resolveu resolveu Scott Henderson né US muito essas ideias simétricas por [Música] exemplo Valeu pessoal Espero que tenham curtido essas
ideias abrace até o próximo vídeo
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