Descrito como detentor do poder de "um milhão de sóis explodindo", o Sentinela é um personagem que chama muita atenção dos leitores da Marvel. Primeiro porque ele é uma das várias alusões ao Superman que existem nos quadrinhos, e segundo porque ele é extremamente poderoso - e mentalmente instável. Alguns rumores apontam que o Sentinela deve aparecer no Universo Cinematográfico Marvel em breve, especificamente no filme dos Thunderbolts, o que deve aumentar sua popularidade.
Mas afinal, você sabe a história desse personagem e qual o seu nível de poder real? No vídeo de hoje, falamos sobre isso e muito mais, em 10 fatos. 10 - O Projeto Sentinela Em março de 1947, o Departamento K do Canadá e os remanescentes da Operação: Renascimento dos Estados Unidos reuniram seus recursos no Projeto Sentinela, uma tentativa não apenas de recriar o Soro do Supersoldado, mas de ampliar seus efeitos em pelo menos cem vezes.
Porém, dentro de trinta anos, o Projeto Sentinela foi dividido em quase mil subprojetos isolados, com o trabalho de laboratório entregue a empreiteiras privadas. Mais de dez anos depois, Robert Reynolds, um viciado em metanfetamina, invadiu o laboratório de um professor não identificado. Foi lá que ele descobriu o Soro Sentinela.
Consumindo o composto, Robert ganhou o poder de um milhão de sóis explodindo. Este ato matou seu parceiro e os guardas do laboratório. Ele então pediu ao professor para fazer mais do composto.
9 - Sentinela, o super-herói Decidido a se tornar um super-herói, Robert costurou um traje e passou a usar o nome de Sentinela, enquanto o cientista continuava administrando regularmente suas doses do soro. O que ninguém sabia, nem ele, era o quanto isso estava prejudicando ainda mais os seus diagnósticos de esquizofrenia, agorafobia e transtorno de ansiedade generalizada. O Sentinela era um herói otimista e logo foi socialmente aceito na comunidade super-humana.
Deduzindo quase instantaneamente a identidade secreta do Homem-Aranha, ele se tornou um modelo para o jovem herói, bem como um aliado dos X-Men, um parceiro cientista de Reed Richards e amigo do Hulk. Nesse período, o Sentinela se casou com o amor de sua vida, Lindy, que ficava animada com a perspectiva de conhecer outros heróis. 8 - Poderes O soro experimental concedeu a Robert Reynolds poderes alimentados pelo sol.
Seus vários poderes parecem ser baseados na manipulação de moléculas ou na distorção da realidade, todos decorrentes de seu corpo carregado de energia solar. Ele é tão poderoso que existe uma cena onde a personagem Karla Sofen diz a Norman Osborn que o que aconteceu depois que a Feiticeira Escarlate surtou não seria nada comparado ao que o Sentinela poderia fazer. Tecnicamente, sabe-se que ele possui manipulação molecular, materalização de objetos, imortalidade, força e velocidade sobre-humanas, teletransporte, invisibilidade, fator de cura e algumas habilidades psiônicas.
No entanto, como nem ele próprio conhece seus limites, podem existir ainda mais poderes. 7 - O Vácuo A chegada do Vácuo, um monstro sombrio que exploroava os maiores medos de seu inimigo, acabou com a vida encantada do Sentinela. O Vácuo assassinou mais de um milhão de pessoas em Manhattan, antes de Robert descobrir que ele era na verdade um aspecto sombrio de sua própria mente.
Ao tomar conhecimento que ele e o Vácuo eram o mesmo ser, Sentinela se uniu a Reed Richards e ao Doutor Estranho para criar um sistema que fez toda a população da Terra - incluindo Richards, Strange e o próprio Sentinela - esquecerem sua existência. Com o Sentinela inativo e esquecido, o Vácuo desapareceu. 6 - Novos Vingadores Na primeira edição dos Novos Vingadores, Robert Reynolds é um prisioneiro da Balsa, a prisão construída especificamente para abrigar supervilões.
Ele havia se aprisionado voluntariamente pelo assassinato de sua esposa, Lindy Reynolds. Durante uma fuga de presos na Balsa, o Sentinela ajuda os Vingadores e elimina o Carnificina, rasgando-o no meio. Com grande interesse no agora livre Sentinela, os Vingadores começam a investigar sua história.
Emma Frost liberta o Sentinela das amarras do Vácuo, e ele se lembra de toda sua sua vida, incluindo que nunca matou sua esposa. Com a memória recuperada, ele se junta aos Vingadores e começa a lutar ao lado deles. 5 - Contra o Hulk Quando Hulk e seu Pacto de Gyerra atacam a Terra, Reed Richards e Tony Stark apelam para o Sentinela.
O Homem de Ferro chega a dizer a Robert que sem sua ajuda eles perderiam. No entanto, nessa época ele estava com muito medo de usar seus poderes e perder o controle. Até o presidente dos EUA tenta convencer Robert a lutar, mas ele se recusa.
Somente após ver que o Hulk capturou todos os heróis e os colocou para lutarem em uma arena usando discos de obediência, Robert decide intervir. Ele perde o controle de seus poderes ao entrar em batalha em um estado mental frágil, mas é o único herói na Terra que consegue fazer frente ao Hulk, em um verdadeiro duelo de titãs. Os dois se socam com tanta força, e com tantas explosões de poder, que acabam perdendo suas transformações ao mesmo tempo.
Mas vale dizer. . .
Robert cai, mas Bruce permanece de pé. Lidem aí com essa informação. 4 - Vingadores Sombrios Quando Norman Osborn basicamente tomou o controle do mundo, ele visitou o Sentinela.
Osborn confidenciou a Robert seus próprios problemas de saúde mental e o convenceu de que não havia Vácuo, que ele o havia criado negando sua própria humanidade. Ele então se oferece para ajudar Robert, com a condição de que ele se juntasse aos seus novos Vingadores Sombrios - dando a ele uma fórmula semelhante à que lhe deu seus poderes. Ao longo dessa fase, Osborn foi deixando o Sentinela cada vez mais mentalmente instável, enquanto o mantinha sob seu controle e ordens.
Sem que o próprio Robert soubesse, Osborn conseguiu ajudar o Vácuo a tomar o controle do Sentinela quando quisesse, e o usava como seu cão de guerra pessoal. 3 - O Cerco de Asgard Quando Norman Osborn invadiu Asgard na saga "O Cerco", o Sentinela era sua arma principal. Além de derrotar o próprio Thor e rasgar o Deus da Guerra Ares no meio, Sentinela foi responsável por derrubar Asgard dos céus, atravessando o reino e transformando-o em destroços.
Todos esses atos, no entanto, foram deixando o Sentinela mais e mais instável, até o Vácuo assumir o controle completamente. Ele começou a atacar os heróis restantes, matando Loki, que estava fortalecendo os Vingadores com as Pedras Nornes. Em um último esforço, Tony Stark jogou um Helicarrier da SHIELD como uma bala no vácuo, o que fez com que Robert recuperasse o controle temporariamente.
Depois de implorar por sua morte, ele se transformou no Vácuo novamente e foi rapidamente morto por Thor. Thor envolveu o cadáver carbonizado do Sentinela em sua capa, voou com ele para o espaço e o jogou no Sol. 2 - Cavaleiro da Morte O Sentinela foi trazido de volta à vida pelos Gêmeos do Apocalipse, usando tanto a Semente da Vida quanto a Semente da Morte, a fim de servir, ao lado de Banshee, Ceifador e Daken , como o Cavaleiro da Morte.
Uma vez ressuscitado, a loucura do Sentinela aumentou lentamente e ele começou a se considerar o herdeiro do Apocalipse. Durante a batalha final, Thor tenta convencer o Sentinela a ajudá-los a salvar a Terra da destruição planejada secretamente pelos Gêmeos. Ao saber disso, o Sentinela, insano, mas ainda pensando em si mesmo como o protetor da humanidade, concorda em ajudar.
1 - Valhalla Após a invasão de Knull - o deus primordial das trevas que criou os simbiontes - o Sentinela, restaurado à sua forma original, foi chamado de volta à Terra pelos Vingadores para enfrentá-lo. Matando um dos Celestiais controlados por simbiontes, o Sentinela agarrou Knull e tentou colocá-lo em órbita e rasgá-lo ao meio, como ele já havia feito com o Carnificina. Em vez disso, Knull inverteu suas posições e rasgou o Sentinela, absorvendo o Vácuo.
Após sua morte, Sentinela tornou-se um fantasma habitando a órbita da Terra. Ele teve uma conversa com a Valquíria Jane Foster sobre tudo o que ele viveu até sua morte nas mãos de Knull. Ao lado de Jane e de outras Valquírias, ele se dirigiu para o Valhalla.