atenção este vídeo tem spoilers críticos de arte podem ser profissionais bem mal vistas por muita gente e convenhamos o próprio cinema não ajudou muito nisso tendo retratado com certa freqüência críticos de arte como seres mesquinhos esnobes e desprezíveis a não ser que estejamos falando da obra prima da pizza chamada ratatui claro num primeiro momento pode parecer que esse é mais um filme que retrata críticos de maneira estereotipada graças a anta é gugu o sombrio e exigente crítico gastronômico que julga a comida de remy mas quando chegamos no final ratatui nos surpreende e mostra que essa
é na verdade uma das mais belas e profundas reflexões cinematográficas sobre o trabalho da crítica de arte o retrato que ratatui faz dos críticos a princípio não parece ser nada inovador porque tudo nessa história foi feito para nos indicar que anton ego é o grande vilão do filme a começar pelo sobrenome do personagem que já deixa bem claro que o antagonista é sinônimo de egocentrismo mas a pizza vai além e usa vários detalhes para também traduzir visualmente que esse crítico é uma ameaça basta ver o design do ego ele é anguloso e esguio nos remetendo
imediatamente aos clássicos vilões dos filmes animados sem contar que a estatura as olheiras profundas e aparência pálida está lá para nos fazer pensar em algo como um vampiro até mesmo o cenário do escritório do ego é usado para vilanizar ele se você reparar a a máquina de escrever dele é uma discreta caveira e em seguida temos esse plano de cima que mostra claramente que o recinto tem o formato de um caixão o que só reforça a imagem de vampiro como ciego fosse um parasita que suga a energia criativa de quem ele critica sem contar os
pequenos truques de direção usados para passar a imagem de que o ego deve ser temido por exemplo as cenas em que a aparição do crítico mais causa impacto são filmadas com um joão g ou seja um ângulo visto de baixo para cima isso não é à toa o contraponto é freqüentemente usado para dar a impressão de que o personagem é ameaçador ou então de que ele é poderoso que é ele quem está no controle da situação uma técnica que combina perfeitamente com a forma como o rosto do ego é freqüentemente iluminado por baixo como quem
coloca uma lanterna embaixo do queixo pra parecer assustador é o esperto shopping mas não é só uma questão de visual um comportamento diego durante quase todo o filme é o de um vilão mesmo e assim a tatuí já faz um discurso sobre o trabalho do crítico e o que a postura do ego nos ensina sobre crítica bom primeiro vamos ver o que tem de errado na abordagem dele em primeiro lugar é problemática a forma como o ego se posiciona automaticamente como um adversário do artista que ele vai jogar sua visão é a de que ele
precisa ser hostil ao artista e ele faz isso de uma posição de superioridade graças à sua enorme soberba ego sente que o chef de cozinha precisam se provar pra ele como se fosse obrigação desses profissionais agradar o gosto dele até a escolha de palavras do ego revela aqui pra ele os chefes são quase subalternos ao seu trabalho rocha tudo isso é reflexo do que me parece ser o maior problema do ego a obsessão dele com a persona que ele construiu a reputação que ele forjou de ser um crítico exigente e temido vamos relembrar rapidinho as
motivações dele ego foi o crítico que arruína a reputação do restaurante gostoso após escrever uma crítica negativa do lugar e anos depois o restaurante começa a brilhar novamente graças às comidas de remy e quando o ego descobre isso qual é a motivação dele em retornar ao gostoso com certeza não é um interesse genuíno em experimentar a comida o que ele realmente quer é voltar e mostrar para todo mundo que não o gostoso continua sendo uma decepção ou seja o que realmente móvel personagem não é a sua paixão pela comida mas sim sua obsessão em se
manter como o dono palavra final em mostrar que ele nunca deve ser contrariado esses comportamentos do ego são 11 contra exemplo de como deve ser o trabalho de um crítico porque um bom crítico é na verdade uma pessoa muito mais interessada na arte em si e não tão fixado em sua imagem pública ou na sua reputação como um ser acima da arte só que isso não quer dizer que a gente não possa tirar lições positivas sobre crítica a partir do comportamento do ego a gente viu por exemplo que a atitude padrão dele é ser um
antagonista ao artista partindo de uma posição hostil e isso é um problema porque não é assim que um crítico deve se posicionar mas ao mesmo tempo bons críticos precisam sem ter uma certa dose de confronto é como defende o crítico brasileiro arthur tuoto para fazer uma crítica não basta simplesmente fazer uma análise passiva da obra em questão não basta fazer uma mera descrição técnica dos elementos que compõem a obra o crítico precisa ir além disso e desafiar a obra e por desafiar eu não quero dizer que se deve ter uma posição hostil como a do
ego desafiar a obra significa pensar sobre o que ela tem a dizer é colocar lá dentro de um contexto histórico ou artístico é refletir sobre seus temas ea partir desse confronto com a obra que o crítico vai poder tirar uma ideia e fornecer o que mais tem de valioso no trabalho dele uma nova perspectiva e essa é uma lição que o próprio ego nos ensina num provável do furo ou seja para fazer seu trabalho bem o crítico precisa estar disposto a confrontar a obra o problema é que o ego confunde desafiar o artista com combater
o artista onde houve pré sal guedes então já vimos que o ego pode nos ensinar algumas lições mesmo em seu estado mais negativo só que o personagem desperta outras importantes reflexões sobre o trabalho da crítica no momento em que ele passa por uma transformação após tanto se opor ao linguine e ao restaurante de gostou o crítico decidi experimentar um prato surpresa feito por remy e então vem a cena mais marcante do filme inteiro ego experimenta a atue imediatamente levado para a sua infância porque o prato que a mãe dele fazia e que ele mais gostava
era a tatuí ea partir desse ponto o ego vira outra pessoa ele é tão impactado pela experiência que toda a negatividade dele vai embora ele não só elogiou o prato aos montes como também escreve um texto no dia seguinte que é basicamente um tratado sobre o papel da crítica e toda essa mudança de comportamento do ego nos apresenta ensinamentos muito valiosos sobre a crítica o primeiro deles é que em vez de ser hostil ao artista o crítico precisa na verdade manter uma mente aberta por mais que muitas pessoas acham que críticos já estão predispostos a
detonar todas as obras a verdade é que nenhum crítico sério quer ter uma experiência ruim como verdadeiros amantes da arte críticos querem ser surpreendidos eles querem ver algo bom e pra isso é preciso deixar de lado qualquer preconceito que se tenha é por isso por exemplo que você vai ver críticos como o pablo villaça torcendo para que o novo transformers seja bom mesmo que ele de teste todos os capítulos anteriores da franquia ele sabe que um crítico deve estar aberto a possibilidade de ser surpreendido positivamente por cada filme e é exatamente isso que o ego
aprendi no fim de ratatui sua arrogância e preconceito com o restaurante degusto eram tão grandes que ele sequer considerava a possibilidade de ter uma boa experiência com a comida deles e quando é pego de surpresa por algo incrível o impacto é tão grande ele muda completamente sua visão sobre o papel do crítico andar a cavalo new a segunda grande lição que o final de ratatouille nos dá é que críticos precisam continuar aprendendo porque por mais que um crítico tem estudado por mais que ele tenha anos de experiência é fundamental que ele tenha também a humildade
de reconhecer que ele não chegou ao seu limite reconhecer que ele pode continuar aprendendo sempre dá pra estudar mais sempre dá pra conhecer coisas novas e também sempre dá para olhar para trás e ver que não tem nada de errado em você mudar de opinião sobre as idéias que você defendeu antes como crítico o melhor exemplo disso no filme é como o ego reavalia sua opinião sobre o lema de gostou todo mundo pode cozinhar desde o começo do longa a gente já sabia que o ego de testar essa frase mas no final quando o ego
descobre que o prato maravilhoso que ele experimentou foi feito por um rato ele é humilde o suficiente para reavaliar a sua posição e aí o ego finalmente entende o que o chefe gostou realmente quis dizer com o seu lema com essa cena ratatui nos relembra que críticos são pessoas como nós e que portanto eles não precisam ter medo de mudar de opinião faz parte da experiência humana mudar de ideia e assim vemos que uma dose de auto crítica também é essencial porque assim o crítico enriquece sua visão e reconhece como ele pode melhorar cada vez
mais como profissional e como ser humano ea última grande lição que temos com o fim de a tui é sobre como pode ser saudável a relação entre o crítico eo artista muitas vezes nossa tendência enxergar artistas e críticos como oponentes como se um lado quisesse o mal do outro mas a tatuí lembra que não precisa ser assim porque no fundo o crítico eo artista são unidos por algo fundamental que eles têm em comum a paixão pela arte ambos são pessoas tão fascinados com a arte que decidiram dedicar o resto de suas vidas a ela a
diferença é que um optou por criar a obra e o outro optou por analisá-la claro uma crítica negativa pode ter fortes efeitos mas a gente foca tanto nessa negatividade que parecemos esquecer a importância que uma crítica positiva pode ter por um artista ora se o que críticos mais querem ver é boa arte sendo criada é natural que eles às vezes sejam também aliados dos artistas não só estimulando a criatividade deles como também sendo defensores da arte que ele jogou merecer mais reconhecimento em sua crítica de ratatui o crítico do the new york times e ao
scott afirmou que esse é um dos mais persuasivos retrato de um artista já feitos em filme se referindo a claro ao regime e eu concordo com o scott mas eu iria além disso ratatúia é também um dos mais brilhantes retratos de um crítico já feitos em filme o longa nos engano por um tempo fazendo a gente pensar que essa é mais uma representação negativa sobre esses profissionais só que depois ele demonstra ter um olhar humanizado complexo e poético sobre o trabalho do crítico e da relação dele com o artista e é por isso que ratatui
vai sempre ser relembrado não só como uma carta de amor aqueles que criam arte mas também aqueles que nos ajudam a apreciá la com ainda mais gosto [Música] galera muito obrigado por terem conferido o episódio de hoje o ator não é só pra mim uma das melhores animações da pizza é também pra mim é uma das melhores animações já feitas em todos os tempos e eu espero que tenham gostado de analisar esse filme comigo hoje o pessoal se vocês querem ajudar a gente a continuar produzindo vídeos toda semana vocês podem basta você se tornarem apoiadores
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