[Música] e ao anjo da igreja de tiatira escreve isto diz o filho de Deus que tem os olhos como chama de fogo os semelhantes ao latão reluzente Apocalipse Capítulo 2 verso 18 Olá eu lhe Saúdo com a paz gloriosa do Senhor Jesus Cristo seja muito bem-vindo ao quinto episódio desta série que aborda o aspecto histórico e Profético das sete cartas do Apocalipse neste quinto episódio da série O plano Profético da igreja nas sete cartas do Apocalipse falaremos sobre a carta a igreja de [Música] tiatira o período histórico de tiatira se presume entre os anos 590
a 1530 depis de CR aproximadamente a estutura social da cidade tiatira era constituída por duas classes distintas de pessoas haviam homens de negócios que eram capazes de lucrar e adquirir bens na região para o Imperador de Roma César Augusto e a família imperial haviam também escravos que eram trazidos e vendidos em tiatira onde um mercado de escravos estava localizado tiatira era uma cidade Próspera onde o bronze era também trabalhado Talvez seja esta a figura que o Senhor Jesus queria usar para se apresentar a esta igreja como aquele que tem os pés semelhantes ao latão reluzente
ou bronze polido os pés que se apressam para o juízo da condenação do pecado pisando a cabeça da serpente o inimigo das nossas almas tiatira foi uma cidade fundada por Alexandre o Grande e foi e Próspera também pelo seu comércio e Indústria de púrpura tecido de cor de púrpura ou Escarlate tiatira foi mencionada também em Atos dos Apóstolos Capítulo 16 verso 11 ao verso [Música] 15 esta referência é ligada ao nome de Lídia que era de tia tira mas que morava em filipos quando foi evangelizada por Paulo ela era conhecida como Lídia a vendedora de
púrpura o bronze também era trabalhado Ali era explorado pelo comércio e produzido em indústrias tornando a cidade famosa apesar de não ser uma grande metrópole a palavra tiatira quer dizer sacrifício contínuo refere-se ao período destacado da idade média quando o culto de adoração a Ídolos e a suposta repetição litúrgica do sacrifício do Senhor Jesus se equivalem a uma inversão do valor do ato do Calvário essa inversão de valor transformava a boa vontade de Deus para com os homens em um culto de boa vontade do homem para com Deus tiatira representa o período histórico que vai
desde o século vi ao 16 é a idade média que durou cerca de 1000 anos um tempo de Oportunidade ao arrependimento foi dado pelo Senhor Jesus a tia Tira e dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição e não se arrependeu Apocalipse Capítulo 2 verso 22 a sinagoga mencionada em Smirna no capítulo 2 verso 9 estava mais uma vez evidenciada em tiatira porque trazia do velho testamento todo o sistema litúrgico Levítico enfatizando o texto bíblico literal Ou seja a letra e anulando o sacrifício do Senhor Jesus a liturgia de culto no período Profético representado
por tiatira era somente para dizer que Jesus está morto a tolerância a Jezabel mas tenho contra ti que toleras Jezabel mulher que se diz profetiza Apocalipse Capítulo 2 verso 20 aqui a figura profética do erro está bem evidenciada pois uma igreja em fiel recebe o nome de mulher numa transposição do nome e dos feitos de Jezabel sua memória no velho testamento está ligada à corrupção à idolatria à vaidade ao engano e à feitiçaria ela é destacada como abominável em todos os seus atos usada para enganar corromper e distanciar o povo de Deus Jezabel filha de
um rei Sidônio a adoradora de Baal ela introduziu a idolatria e a corrupção religiosa em Israel ela é aqui o símbolo da apostasia e corrupção religiosa A Igreja aqui tornou-se Pagano profetismo nesse período da vida da igreja está muito bem apresentado na figura de Jezabel a rainha que com toda a aidade em embuste domina e governa através do sistema de Balaão e da hierarquia do Trono de satanás existentes desde pérgamo Apocalipse Capítulo 2 verso 14 a 15 faz esse registro nesse período se evidenciam todas as falsas doutrinas doutrinas do velho testamento as obras em lugar
da fé a tradição em lugar da Bíblia o reino material em lugar do reino espiritual a idolatria a sanha assassina e sanguinária que o paganismo demonstrou nos primeiros séculos contra a Igreja fiel agora era instigada pela mulher Jezabel ela instituiu no começo do segundo Milênio o martírio dos fiéis estee foi o período chamado de inquisição nada aqui é diferente do espírito que operou na mulher de acabe lembrados no velho testamento pelos textos bíblicos nos livros de primeiro e segundo reis o que fez Jezabel conforme Apocalipse Capítulo 2 verso 20 na posição de rainha usurpou o
trono dominando servir loucamente no destino espiritual de um povo especialmente para fazer este povo errar a semelhança da estrutura social da cidade de tiatira a estrutura religiosa que dominou o período Profético de tiatira criou universidades nestas universidades havia somente duas classes de pessoas os sábios e os os sábios eram aqueles que eram os mestres das Universidades e os indoutos eram aqueles que não tinh qualquer conhecimento das escrituras o acesso à escrituras era restrito somente aos mestres das Universidades para isso Tais Mestres apropriaram-se da filosofia e da Teia para criar uma ideologia de poder Eclesiástico [Música]
a doutrina fossilizada de tiatira consistia em que todo o entendimento doutrinário tinha que ser usado para atender ao interesse da estrutura religiosa [Música] dominante a essa altura O Trono de Cristo na terra já estava ocupado por uma estrutura de governo religioso que atribuía a si prerrogativas de infalibilidade e de autoridade Universal ao mesmo tempo essa estrutura contava com um substituto para o trono de Cristo no céu ocupado por uma rainha lembramos que a nossa abordagem está sendo feita no sentido [Música] Profético o sistema de governo religioso nesse período que Foi estabelecido com Gregório I define
de uma vez por todas a sequência sucessória esse sistema tinha o direito de manobrar politicamente usando a supremacia espiritual para canonizar excomungar cobrando taxas para sacramentos vendendo perdão de Pecados além de outros no verso 24 do Capítulo 2 de Apocalipse é referido a expressão esta doutrina trata-se da doutrina das profundezas de satanás já estabelecida e preparada pelo anticristo que aqui resumidamente intermeia três designações que são a argamassa do falso profetismo o balismo representado pelo materialismo no verso 14 o nicolaismo representado pelo poder religioso no verso 15 o gesabel representado pelo poder político no verso 20
todo o ensino resultava em anular o sacrifício do Senhor Jesus ao pregar salvação pelas obras Criar liturgias e praticar a idolatria vejamos a relação existente entre a parábola do fermento e a carta a tiatira o texto diz o reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha até que tudo esteja levedado Mateus capítulo 13 do verso 33 as três medidas de farinha representam a doutrina da trindade primeiro em Éfeso a doutrina é estabelecida a palavra do Pai segundo em Smirna a doutrina é vivida a morte e
ressurreição do filho terceiro em pérgamo a fé ela é confirmada pelo Espírito Santo o que havia na medida de fermento da mulher Esta é a pergunta Apocalipse Capítulo 2 verso 20 diz ensinar e enganar os meus servos para que se prostitu e comam dos sacrifícios da idolatria primeiro ensinar e enganar os meus servos igreja a igreja cujos fiéis enfrentaram a oposição à doutrina essa igreja era Éfeso segundo comer do sacrifício da idolatria a igreja cujos fiéis não negaram a Jesus mesmo dando as suas próprias vidas isso aconteceu em Smirna terceiro se prostituir a igreja cujos
fiéis o amor verdadeiro que é Jesus para trocar por outros amores ou outros salvadores a igreja em pérgamo a grande evidência em tiatira foi o culto litúrgico onde se destacou toda a doutrina do joio e do fermento substituindo a verdade pela aparência mentirosa de uma massa toda levedada toda a luta nesse período foi para enganar e substituir a grande doutrina vivida pela Igreja de Esmirna ainda na carta a pérgamo o senhor Jesus já havia feito uma advertência com relação ao que havia na medida de fermento da mulher era a ligação com a doutrina de Balaão
que consistia em lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que come dos safci da idolatria e se prostituem Apocalipse Capítulo 2 verso 14 o fermento em tiatira não é o da Igreja de Cristo não é o mosto do vinho do Pentecostes o espírito santo que vem de dentro para fora mas o que vem de fora para dentro este é o fermento que a mulher usa para levedar e apodrecer a massa das TR de trigo a massa levedada não é uma bênção mas uma maldição pois representa as inovações de heresias que foram introduzidas nas três
medidas de trigo já existentes para azedar a massa foi com grande ousadia que a mulher aqui representada por uma estrutura eclesiástica Infiel colocou o fermento da heresia na pureza do reino na perfeição da doutrina Bíblica da Trindade operação do espírito de conselho na igreja de tiatira e repousará sobre ele o espírito de conselho Isaías Capítulo 11 verso 2 a ênfase da operação do Espírito Santo em tiatira é o espírito de conselho conselho aos remanescentes fiéis em tiatira Versículo 25 o que tendes até que eu venha promessa já feita a igreja em pérgamo da vinda da
espada da boca do senhor para batalhar contra aqueles que tanto oprimiam os fiéis Apocalipse Capítulo 2 verso 16 para esta igreja o Senhor Jesus Faz três promessas Versículo 24 outra carga outra tiatira vos não porei promessa aos fiéis que não T A falsa in de tiatira Versículo 27 eu lhe darei poder sobre as nações não o poder político ou religioso mas o poder de Deus no evangelho capaz de alcançar muitas Nações Versículo 28 dar-lhe eii A Estrela da Manhã uma referência ao Milênio com Cristo o verdadeiro Milênio Toda a promessa aqui se refere ao período
do milênio em que o Espírito Santo enfatiza o domínio e senhorio do filho de Deus sobre as nações tal promessa se contrapõe ao domínio temporal e político que uma estrutura religiosa Infiel buscou possuir aqui na terra Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas Apocalipse Capítulo 2 verso 29 encerramos aqui este quinto episódio da série O plano Profético da igreja na sete carta do Apocalipse e lhe esperaremos no próximo episódio quando estaremos ali apresentando ao nosso assunto relacionado à próxima carta que é a Carta à Igreja de sardes Até lá então e
a paz do Senhor Jesus [Música] C [Música] C