20 Curiosidades SOBRE A GROVE STREET FAMILIES em GTA 5 /SA

184.54k views2392 WordsCopy TextShare
GameSnooK
20 Curiosidades SOBRE A GROVE STREET FAMILIES em GTA 5 /SA - Ryder é traidor? Carros preferidos da g...
Video Transcript:
Uma das gangs mais conhecidas no mundo, ou pelo menos na comunidade gamer, é a Grove Street Families, ou "the Families", né, como alguns preferem chamar. Enfim, no vídeo de hoje eu vou estar trazendo para vocês 20 curiosidades sobre a Grove Street e sobre os The Families. E essas curiosidades eu não vou trazer apenas sobre o GTA San Andreas; vou trazer também sobre o GTA V, já que a Grove Street também tem menções ali no GTA V.
Relativamente falando, ela não aparece exatamente, mas os The Families, né, que a Grove Street basicamente faz parte deles, aparecem lá também. Então já deixa o likezão logo no início desse vídeo e já se inscreve aí também para dar aquela moral, aquela fortalecida, porque senão eu vou ter que mandar o Sidney e o Franklin atrás de você. Então, sem enrolação, bora começar.
A Grove Street Families e os Ballas são baseados em duas gangs reais de Los Angeles, que são os Bloods e os Crips, que viviam em guerra nos anos 90. Algumas pessoas se referem a que os Families foram inspirados nos Bloods, e outras dizem que foram inspirados nos Crips. Eu prefiro acreditar que os Families foram inspirados nos Bloods e os Ballas nos Crips, por uma série de fatores que eu acabei vendo enquanto eu estava pesquisando para fazer esse vídeo.
De qualquer forma, se eles são um ou outro, não faz diferença; a única ideia aqui era passar que essas gangs foram inspiradas em gangs da vida real que viviam em guerra naquela época, que é a época que se passa de GTA San Andreas, que são os anos 90. Beleza, a gang Grove Street Families originalmente se chamaria Orange Grove Families, e a gente consegue ver isso por algumas pichações claras que existem dentro do jogo, que são "ODF", né, ao lado ali, por exemplo, daquela pichação do Seville Boulevard. Além disso, se a gente for fazer uma tatuagem também, e a gente selecionar que quer fazer uma tatuagem da Grove Street, vai sair uma tatuagem da Orange Grove Families.
Isso mesmo: Orange Grove Families. Além disso, também tem aquela questão da artwork do carro laranja e também daquele personagem laranja que aparece nas telas de loading do GTA San Andreas. Eles aparecem porque, na versão beta, essa gang seria toda laranja, não seria verde, e o nome não seria Grove Street Families, e sim Orange Grove Families.
E o porquê da mudança eu não sei, mas tá aí. No GTA V, o dublador do Franklin é o Shaun Fonteno, né? Eu acredito que bastante gente acabe conhecendo ele aí, porque existem várias curiosidades, né, que o pessoal já começou a postar, porque ele acabou ficando bem famoso na comunidade GTA depois da dublagem do Frank.
O que muita gente, porém, não sabe é que ele também faz a dublagem desse NPC gordinho no GTA San Andreas. Ou seja, ele não apareceu pela primeira vez no GTA; ele já fazia a voz de NPC no GTA San Andreas. Dá só uma olhada.
E para mim, foi meio que um susto descobrir que ele já participava da saga GTA antes mesmo do GTA V. Agora, uma outra curiosidade é a seguinte: segundo várias teorias da internet, que eu acredito na maioria delas, o Rider originalmente não era um traidor da Grove Street Families. Isso acontece porque, em algumas missões, né, da Grove Street, o Rider está sempre tentando ajudar a Grove, diferente das missões do Big Smoke.
Além disso, quando inicia a missão "Sabre Verde", o CJ acaba citando apenas o Smoke como um traidor e nunca cita realmente o nome do Rider. Além da morte do Rider ser um tanto quanto clichê, com falas repetidas, qual foi a treta que aconteceu que fez com que talvez o Rider acabasse saindo do jogo? Galera, tá aí uma coisa que eu não faço ideia, mas existem várias teorias na internet.
Se vocês quiserem saber um pouco mais, é só dar uma pesquisada. Os NPCs da gang Grove Street, assim como a maioria dos NPCs do jogo, são muito repetidos. Porém, você sabia que existem NPCs beta, basicamente, que não foram colocados dentro do jogo?
Exatamente. Só aparecem nas cutscenes. Se você iniciar a missão "Sepulcros", você vai ver esses dois NPCs vindo ali dos dois lados.
Eu vou botar até uma setinha. Olha só aqueles dois NPCs ali. E eles também aparecem, curiosamente, na missão "Sabre Verde", e eu não entendo o motivo exato de eles não aparecerem no jogo, né, para, sei lá, fazer parte da gang normal e aparecerem só nas cutscenes.
Antes eu achava que era um problema de hardware, só que mesmo na versão Trilogy eles não foram inseridos, apesar de terem sido remasterizados. Você sabia que o nome do Rider, na verdade, não é Rider? É um apelido.
O nome do Rider é Lance Wilson, assim como o nome do Big Smoke é Melvin Harris. O do CJ, todo mundo já tá ligado que é Carl Johnson, e o do Sweet é Sean Johnson. As Grove Street Families, na verdade, não são uma gang inteira.
Na verdade, ela é uma divisão de uma gang maior, que são os The Families. Assim como existe a Grove Street Families, existe a Seville Boulevard Families e o Temple Drve Families no GTA San Andreas. Já no GTA V, a gente tem outras famílias: a Chamberlain Gangster Families, a Carson Avener Families e a Davis Neighborhood Families.
Nossa, como é que se pronuncia isso corretamente? E a Chamberlain Gangster Families, que é a CDF, é a que o Franklin e o Lamar faziam parte no início do jogo, ou pelo menos antes da história. Mesmo que você não recrute os NPCs da Grove Street, eles sempre vão te defender contra a polícia até uma certa quantidade de estrelas.
Isso acontece no GTA San Andreas e também acontece no GTA V. Tá, mas isso no GTA. .
. V só acontece se você estiver com o Franklin. Isso porque os NPCs dos Families conhecem o Franklin, né?
Pelo menos os dessa área que eu tô agora. Quando você está com o Michael, se a polícia vier para cima, a menos que você revide, a polícia começa a tirar e o pessoal não reage. E também com o Trevor, eles vão deixar você ser preso normalmente.
Como eu já tinha falado, eu acredito que seja porque o Franklin já era de gangue. Até quando você chega aqui nos locais, dependendo do local que você chegar, o NPC vai cumprimentar o Franklin. Dá só uma olhada!
Um detalhe bem bacana que a Rockstar colocou é que, tipo, realmente o Franklin era conhecido entre os Families. Uma outra coisa muito interessante é o seguinte: existe uma referência clara a Grove Street do GTA San Andreas, né? Que tá aqui do lado da casa do Lamar.
Pra você ter uma ideia, é partinho da antiga carta do Franklin que tá escrito "SA 88", né? "SA" de San Andreas, "Welcome Back". E tem uma frase aqui embaixo que diz o seguinte: "We Miss You Last Time", que no Google Tradutor fica assim: "Sentimos sua falta da última vez".
Ou seja, gente, uma clara referência a Grove Street. Ou aos acontecimentos de GTA San Andreas. A Grove Street tem um código de ética de não vender drogas, mesmo com a gangue em decadência.
O Suit é o líder da gangue e não autoriza esse tipo de negócio porque ele acredita que é errado, sem contar o mal que faria para a gangue ter vários viciados em volta. A gangue é sustentada e tira o seu lucro apenas de assaltos, roubos, tráfico de armas, entre outras coisas. Enquanto, por exemplo, os Ballas fazem tudo isso que a Grove Street faz e ainda por cima vendem drogas.
Por isso que a gente vê a gangue bem quebrada no início do game. Uma outra coisa muito interessante sobre a Grove Street é que não existem brancos na Grove Street. Isso mesmo, a gangue é composta apenas por pessoas negras ou afro-americanas que se vestem de verde, e isso vem desde a inspiração das gangs na vida real.
Tanto um quanto o outro vende de gangs somente de negros. No GTA San Andreas a gente consegue ver os NPCs completamente vestidos de verde, né? Tipo, você vê de longe o cara com aquele verde bem brilhante.
Já no GTA V, a gente vê um verde bem mais discreto e bem menos peças de roupas. Isso acontece devido ao endurecimento das leis contra as gangs nos Estados Unidos, e isso o próprio Lamar acaba falando durante a missão no safari na quebrada. Se você terminar essa missão com o Trevor, dá só uma olhada: "What's that?
Why are you like to green with like toot purp old man? Do that? So how you know what's someone's man?
You just know. Might wear shirt with somep in or maybe like a hat with a on it for the ball shit. You know how we get the family, we rock the F TS with the FS on, you know what I'm saying?
" Ou seja, como Lamar disse, para evitar acusações de formação de quadrilha, entre outras coisas, hoje os Families são muito mais discretos, com poucas peças verdes. Apesar de ser o protagonista do jogo, o CJ não é o líder da Grove Street; o líder é o Suit. Por isso, talvez a gente consiga ver que o Suit tem uma devoção muito maior ao bairro e à gangue do que o CJ, né?
Que prefere, depois de um tempo, abandonar tudo porque ele não acha que ganhou nada com isso. Quando CJ volta para Grove Street, a Grove Street tá praticamente quebrada. Isso se deve ao fato de, por exemplo, eles não venderem drogas, e isso acabou ocasionando vários problemas porque, como as outras gangs estavam ganhando mais dinheiro, alguns integrantes da gangue acabaram abandonando-a e indo para o outro lado.
Além disso, teve gente que preferiu ficar na gangue e acabou se tornando viciado, ou saiu da gangue porque acabou se tornando viciado também. Isso a gente consegue ver em várias cenas e várias outras coisas que eu vou estar mostrando para vocês agora. "What's Up, ched?
GR be GR. Now, we so bus taken over, so fuck you want. Get the fuck out of here.
Wa! Hold up, man. What happened?
For life, nigga. The only thing that. .
. " Por isso que no início do jogo a gente tem algumas missões de ficar matando traficantes, porque nessas missões de matar traficantes a gente meio que tá libertando a nossa gangue da influência dos traços da Grove. Ao longo do jogo, a gente vai matando alguns deles, né?
Eu não sei se vocês estão lembrados exatamente das missões, mas a gente vai matando alguns. O pitch da Grove Street não é escrito "Grove Street Families" e sim "Grove Street For Life", que em tradução seria basicamente, que nem aparece na legenda do jogo: "Grove Street na veia", ou "Grove Street pra vida", ou "Grove Street para sempre". Mas fica aí já só uma curiosidade: os veículos padrão da gangue Grove Street são o Greenwood, que é esse carro que o Suit tem, que a gente vê sempre aqui na frente; o Savanna, que é esse daí que eu tô mostrando para vocês; e também o Voodoo, que é esse daí.
Os três carros da Grove Street e dos Families. A estação de rádio favorita dos NPCs da Grove Street, ou dos Families, também é a rádio Los Santos. Além de ter uma pegada mais rapper e tal, dá pra gente saber exatamente que eles gostam mais dessa porque, sempre que você rouba um dos veículos desses NPCs, lá não sempre, mas 90% das vezes, vai estar tocando a rádio Los Santos e não outras rádios.
Então, é a rádio preferida. Na missão do GTA V, "Safari na Quebrada". É possível ver um steg claro da Grove Street Families.
Muita gente fala que é um steg somente do CJ, só que se fosse somente do CJ, eu acho que teria apenas o carinha ali de regata branca, né? E não os três personagens que nem a gente vê nessa primeira missão do jogo, né? Que, na verdade, na primeira missão do jogo, tem quatro.
Enfim, mas é uma referência clara: um negão de regata branca e os outros de roupa verde e de bike. Apesar da Grove Street não aparecer no GTA V, ela é citada em várias conversas do Franklin com o Jimmy. Se você levar o Jimmy para dar um rolê usando o personagem Franklin, você vai acabar soltando vários diálogos diferentes, e eu vou mostrar os principais deles aqui.
[Música] “Yo, let me, Franklin. What are you? Grove?
Grove? Like a myth, man. Some old school shit.
Not but times . . .
homily, I guess. Like they was, but things. .
. ” Agora, uma última curiosidade, mas não menos importante, é muito difícil saber exatamente quando os Balas acabaram dominando a Grove Street e expulsaram os Families da Grove Street, né? E acabou deixando de existir a Grove Street Families.
Mas a gente pode ter uma noção de que o CJ e o Sweet ou, provavelmente, a liderança da gangue acabaram abandonando a gangue e indo embora, e que, depois disso, a decadência da gangue começou. Como a gente viu lá no GTA San Andreas, a gente pode testemunhar de perto. Os líderes da gangue têm total diferença na força da gangue e tudo mais.
E eu acho que com o abandono dos líderes, né? Que os caras devem ter sumido para algum lugar, dificilmente eu acredito que eles acabaram morrendo. Aí sim, a gangue acabou perdendo muita força e os Balas conseguiram tomar esse território.
Conforme o que a gente viu ali nos diálogos, dá para, pelo menos, acreditar que o CJ e o Sweet, depois de um tempo, acabaram desistindo desse mundo de gangs. E aí, o principal, que era o maior desejo deles, era que você já deixasse o like e se inscrevesse nesse canal, porque, mano, esse canal aqui tá muito [__]. Então é isso, galera!
Esse é o vídeo de hoje. Eu espero que vocês tenham gostado. Se você gostou, não esquece do like e da inscrição.
Até o próximo vídeo, então! Um abraço e falou!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com