o começo agora o bento e rastro filmologia é nosso esporte é e aí é muito bem muito bem muito bem começa mais um bt quer ge360 eu sou o rodrigo bibo e carol fica quieto boa por essa não esperava eu sou carol base eu sou uma mulher no ministério mas nem e tá mais aguentando gente olha estamos aqui para falar sobre mulheres no ministério sim meus amigos vamos falar deste tema que olha isso é bem depois eu comento um pouco mais vamos para os recados paroquiais em e aí e eu não sei que ela falou
que ia sair dessa semana a thomas nelson brasil não para de lançar se essa luz eu nem tô aqui para não ser isso mas eu tinha que falar porque eu li algumas coisas muito legais no twitter a galera falando meu deus do céu se nojenta tá vivo que a thomas nelson não para de lançar livro dele sim gente e tem muito mais coisas ainda para vir doce essa luz fique atento aí nas redes sociais da thomas nelson brasil que tudo lançamento sai por lá ok inclusive o link do instagram da thomas nelson está aqui na
descrição deste podcast mais eu quero reforçar aqui um lançamento da thomas nelson ainda desse ano que nós já falamos dele mas é uma obra tão boa que você precisa atentar para essa obra gente eu estou falando de a história da pregação um livrasso que é dividido em os volumes e olha só ele vai falar sobre a vida a teologia e um método dos maiores pregadores da história o volume 1 ele vai dos apóstolos aos reaviva a listas inclusive tem um podcast comigo e com a carol bazzo onde nós estamos falando sobre esta pregação do os
avivalistas cara muito bom se eu fosse você eu ia lá conferir o pt cash 347 em que a gente dá uma analisada aí um base neste livro sobre a pregação de wesley edwards whitefield ficou demais galera este livro aqui a história da pregação que é dividida em dois volumes tem aquele cuidado aquele acabamento da thomas nelson um livro de extrema qualidade na desde a tradução tá thomas não tem um cuidado enorme com a tradução e todo acabamento gráfico então assim ó eu tô correndo aqui na minha mão agora mano gostoso de ler é bem assim
tá bem diagramado tem o tamanho legal da fonte e olha só o volume 2 vai do iluminismo aos dias atuais até o pátio que faleceu recentemente está aqui neste livro martin luther king cara é billy graham dá para falar de alguns atuais então assim tá muito bom este trabalho da thomas nelson brasil a história da pregação a vida a teologia e método dos maiores pregadores da história você vai percebendo ao longo do livro como a pregação dos mais antigos de alguma forma influencia os mais novos e também é muito legal você vê que cada pregador
não deixa de ser também um filho do seu tempo e interessante que nesta obra o contexto histórico do pregador é levado em conta então tem uma análise também do contexto histórico deste pregador sério se você ama história da igreja se você ama pregação ama fala sobre homens e mulheres que impactaram este mundo pregando a palavra eu tenho certeza que a história da pregação é o livro que precisa ter na sua biblioteca os livros porque é o volume 1 e o volume 2 e sabe o que é mais legal a thomas nelson tem um preço galera
se você compra na amazon mesmo é um preço muito acessível muito bacana vale a pena você ter essa obra na sua biblioteca a história da pregação volume 1 e volume 2 dos apóstolos até os dias atuais se você quiser ter aí um gostinho do que tem nesses volumes ouça lá o bcash 347 que você vai ter um gosto e olha só que legal no final de cada personagem explorada que no livro tem um trecho da pregação dela e você consegue visualizar aquilo que o autor falou sobre a personagem por exemplo eu tô aqui com o
charles como é que é o nome dele oi charles haddon spurgeon o príncipe dos pregadores então o autor ele vai falar do contexto histórico do esponjão vai falar dos fundamentos teológicos vai falar da metodologia tão cara isso é muito legal e aí tudo isso depois que eles fora todas essas questões aqui você tem um trecho da pregação do spurgeon onde você consegue visualizar todas essas partes que ele analisou aqui acerca deste personagem então manda uma obra muito completa do que ela se propõe a trazer para você a história da pregação a vida a teologia e
método dos maiores pregadores da história volume 1 e volume 2 o link para você adquirir de saber um pouco mais está aqui na descrição deste pt c'est un [Música] e aí o carol a gente aqui para falar sobre mulheres do ministério um tema que para alguns tipo assim meu é sério que vocês estão discutindo isso em pleno século 21 para outros ele simplesmente jogam os textos de paulo e é isso aí né então é incrível como esse tema mulheres no ministério ainda causa alguns burburinhos ainda causa indignação ainda causa muita dor mas no twitter eu
achei interessante algumas reações eu fiz uma pesquisa lá e assim das mais de duas mil pessoas que votaram a maioria acredita que a mulher pode ensinar na igreja para além do culto infantil algumas até se sentiram ofendidas carol com a minha pergunta a carol é verdade que em muitas igrejas históricas o papel da mulher está restrita ao culto infantil fala aí me ajuda sim algumas condições mais assim que a gente considera mais extrema não permite nem que mulher é porque cantar seria uma forma de ensino né e ela e com certeza é uma forma de
ensino então assim aí eu vou ficar ofendidos como se eu tivesse diminuindo gente foi só pergunta que eu fiz o twitter a partir de uma constatação que eu vejo que muitas igrejas a mulher tem o seu ministério restrito ao departamento infantil não briguem né não matem o mensageiro e outros simplesmente só jogava os textos de paulo outros achavam um absurdo a gente tá discutindo isso em pleno século 21 tem gente a gente não pode tem nenhuma postura nem outra tem textos da bíblia que a gente precisa lidar com eles o que a gente precisa responder
não assim só jogar o texto ea mulher fica quieto e pronto e não pode ensinar a espera um pouquinho né com diz ciro gomes não pera aí não é assim contrapartida também a gente vocês estão discutindo em pleno século 21 que que absurdo e tal não é pera aí gente nós precisamos curtir porque tem textos a bíblia que estão falando sobre isso e a gente acredita que a bíblia é a palavra de deus então precisamos levar a sério alguns textos ficaram hoje na a tentação aqui nós vamos usar embasarem quem em nada menos que kathy
keller a esposa do tim keller no livro mulheres no ministério jesus justiça e papéis de gênero da thomas nelson brasil é um livro pequenininho é um toque de praticamente confesso a você que lhe a primeira vez gostei muito só que eu fui a segunda vez e eu percebi que esse livro sem ele tem muito conteúdo eu também fiz uma pesquisa no meu instagram de quem leu o livro teve gente que achou que foi muito curto a gente gostou que a gente ficou na dúvida não se ela falou mas eu fiquei com muita dúvida mas gente
eu vou falar uma coisa para vocês esse livro não pode ser ido só uma vez só tem que ser duas vezes eu peguei coisas que eu não tinha percebido na primeira leitura porque era meio que joga coisa assim é denso e curto então vale a pena ler duas vezes eu confesso que eu li só uma vez ainda nem terminei ele falei ficou faltando a parte é mais pessoal aliás achei muito prudente isso dela naquela começa o livro não com a história dela ela relata um pouquinho ali só na abertura mas depois ela vá o meu
tica e depois que ela conta um pouco né que ela vai contar um pouco à questão dela e esse relacionamento dela com o ministério gente então assim só para deixar bem claro nós não teremos aqui tanto a minha opinião e a opinião da carol ainda que aquela que concorda bastante com o livro eu tenho algumas dúvidas também eu tenho algumas dúvidas nós temos um bt cash maravilhoso sobre esse tema da ordenação feminina considerando os dois pontos o igualitarismo e o complementar ista que é o bcash 255 oc do bcash 255 a gente se de tem
um pouco mais aos textos bíblicos e tal e tá lá alexandre milhoranza defendendo um ponto e victor fontana defendendo outro ponto tá muito legal o bcash 255 hoje a gente está aqui para trazer um pouco da argumentação que a kathy keller desenvolve neste livro jesus justiça e papéis de gênero mulheres no ministério carol a primeira pergunta é essa né a mulher eu vou a pergunta que eu fiz o twitter a mulher pode ensinar na igreja para além do ministério infantil segunda kathy keller sim mas aí temos várias até assim o ponto mesmo que eu queria
para gente começar queria trazer esse assunto de mulheres é um assunto complexo porque existem vários tipos de linhas teológicas e práticas nas igrejas e denominações diferentes então eu circulei em meios muito diferentes fiz parte de um grupo de estudo muito bom com mulheres de várias denominações diferentes e cada uma trazia um ponto por exemplo vou dar um exemplo aqui tinha mulher que falava assim poxa na minha igreja a gente não tem tanto espaço e tinha outras que dizia o contrário a gente precisa diz feminilizar a igreja porque a igreja só tem mulher cadê os homens
então perdendo do de onde você tá e no corpo de cristo da sua linha teológica da sua denominação se fosse um conta diferente fica às vezes a gente está debatendo está brigando com uma coisa aqui naquela naquele contexto é diferente sabe eu já bom então você tem é tanto igrejas que são igualitaristas teologicamente bem bem formadas teologicamente como você tem gente que não pensa em nada sobre o assunto só vai vivendo eu já eu já me igrejas que têm mulheres liderando o que é assim não tem a sinagoga de satanás tem a sinagoga de jezabel
também tem gente mas já vi igreja que só tem homem a igreja se não tem uma flor no banheiro sabe e não tem uma mulher cantando não tem nada é só um homem parece uma maçonaria então nossa hoje eu tô cheio das graças né então o seguinte independente de qual linha você tá e como você crê a respeito de mulheres na igreja atuação das mulheres na igreja se você é igualitárias você complementares você tá no meio dia se você não sabe se definir esse é um livro importante para gente ler primeiro porque a esposa do
tim keller ela é uma mulher sensacional por ela mesmo ela estudou teologia eu já vi algumas entrevistas que ele fala que ela é mais inteligente que ele ela lidera a equipe de mídia lá da igreja dele né e todo mundo leu tim kelly então e a mulher dele é uma mulher sensacional então vamos ouvir ela então livro importante legal então você não concorde com tudo né sim óbvio e ela lida com dois terços é a grande pergunta dela é isso né a mulher pode ensinar na igreja qual é o papel é qual é o papel
da mulher no ministério aí a gente pode ir direto para os textos que ela lida outro acha legal que trazer algum aspecto biográfico primeiro ali que ela quer duas páginas é porque ela se preocupa com a biografia depois mas o que ela já deixa bem claro nas primeiras linhas é que ela participa de momentos de ensino na igreja inclusive até fora do contexto da igreja deles onde já causou até alguns olhares assim tipo que que essa mulher tá falando achei muito interessante isso e aí depois ela vai lidar com os dois principais textos que são
utilizados por muitos para dizer que a mulher não pode falar na igreja porque como a gente sabe tem igrejas que são não são nem complementaristas né sei lá como é que a gente chamar o que é que a mulher não pode fazer nada né mulher não pode pregar né como você disse mulher não pode cantar então tudo que envolve o ensino na igreja somente homens fazem pelo que pude perceber aqui aquele que ela não ela prega lá ensina aí ela vai agora procurar a partir da hermenêutica como ela ler esses textos que proíbem né a
mulher de falar na igreja vamos lidar com o primeiro nome deixa eu tô dar uma introdução 1 introdução não pinça algo que eu achei interessantíssimo manda porque na primeira parte do livro ela vai tratar igual você falou da questão 10 mil tica porque ela tinha dificuldade em crer na autoridade das escrituras na inspiração das escrituras ela lidou com essa problemática e aí no meio do caminho ela solta uma frase que eu achei assim tão chique ela fala assim eu me achei intimamente familiarizada com crítica textual variantes textuais tradição oral o documento que usa cenas liberalismo
na ortodoxia desmitologização fundamentalismo evangelicalismo e muito mais para mim explorar os cantos da alta crítica e das críticas bibl e revelou a precisão fundamental dos textos canônicos poxa uma mulher falando isso achei sensacional é falei nossa ela realmente entende do assunto né sim ela estudou para caramba né e desde muito cedo eu achei isso legal ela já mostra aí você sabe ela já mostra que ela não tem medo de dar teologia que ela tá ali no meio da coisa mesmo e tal e nesse estudo hermenêutico apesar de ter várias visões hermenêuticas diferentes tem dois pontos
duas pedras de toque que todo mundo reconhece aqui escritura não contradizem escritura né nunca a bíblia vai falar contra ela mesmo e todo o texto deve ser entendido no contexto né cultural histórico e social então naquela da essa introdução para ir direto nos textos mais polêmicos né que a primeira coríntios 14 segunda e primeira timóteo capítulo 2 é eu percebi que a kit que ela também eu acho isso a pena tá aqui se eu pudesse te falar se eu pudesse tomar um cházinho com a katiele o tim keller poxa a pensou nós sentado ali você
é muito mais só queria ter um tradutor que eu não falo inglês mas falando sério eu dizer que poxa cake e tem explorado mais é porque quem fez seguinte muita coisa ela aponta para nota de rodapé galera o fulano de tal já se deteve bastante nisso tipo ela é muito prático assim muito objetiva pessoal eu não vou falar sobre isso porque vai ler aquele arminiano bom para caramba ali que é o grande oz mor fala sobre hermenêutica espiral não tá o nome dele é isso mesmo a espiral hermenêutica isso a espiral hermenêutica que é de
um arminiano por sinal não fico muito feliz quando o vinícius assim então a vendendo faz assim então ela faz muitos galera eu não vou me ocupar com isso aqui porque o ar menino ali já se ocupou aí tem outro momento lá com a gente eu não vou discutir muito isso aqui porque o bloomberg já discutir exaustivamente se isso aqui isso aqui isso aqui é isso aqui então a parte muito do pressuposto tiver ei vai fazer a sua tarefa de casa vai quer que eu vou direto ao ponto para se achei ela muito eu juro se
eu fosse julgar que aí tipo por esse livro eu diria que ela extremamente pragmática sabe sim eu também achei isso também senti a mesma coisa mas vamos lá vamos aos textos de terror né segundo algumas feministas ela fala ela fala isso nem quer ser minha o texto de terror tecido um livro né que depois do livro não tem muito a ver com isso mas depois vou ganhar essa conotação nele textos difíceis e que a galera a posto 10 para cortar da bíblia teve um cara que tentou cortar algumas coisas da bíblia aí na reformas não
vão falar nada sobre isso agora o alex fica louco ela vai lutar o que fazer mesmo jeito e depois ele voltou atrás nós vamos lá o texto é de primeira coríntios né todo mundo creio conhece como em todas as congregações dos santos permaneça as mulheres em silêncio nas igrejas pois não lhes é permitido falar antes permanecem submissão como diz a lei no boleto tudo né pessoal pode ler aí em casa aí depois vai aprender em casa com o marido quiser fazer uma coisa é vergonhoso para a mulher o falar na igreja tá dizendo aqui é
vergonhoso para uma mulher falar na igreja paulo tá dizendo tá dizendo tá na lei e que mano é isso aí tá se alguém pensa que ela é que fica no lugar tá se ignorar isso ele mesmo será ignorado em que é um mandamento do senhor inclusive esse onde eu tava que não tem que ler aqui e aí vamos lá que ela descascar esse abacaxi primeira coisa que ela fala tipo texto o que o que o que significa o texto não pode significar que a mulher nunca pode falar em reuniões públicas e oralmente na igreja porque
a gente tem no novo testamento mulheres até profetizas ela vai citar aqui e pouco tempo antes em primeira coríntios 11 versículo 5 na mesma mesmo mesma carta paulo vai falar sobre a mulher profetizar de cabeça cobrar ou seja mulheres falando no culto público exatamente o que seria se profetizar aí também tem linhas diferentes tem gente que acha que é profecia profecia mesmo e tem gente que vai achar que é a pregação independente disso não tem problema falta que a mulher tá falando lá né para exercendo um dom num evento público exatamente então ela vai usar
os exemplos por exemplo a mulher na profecia de joel né joel em relação quando eu tenho cumprimento no pentecostes fala suas filhas profetizarão então é mulher é felipe tinha quatro filhas virgens que profetizavam é bem interessante isso aí a gente vê até no podcast não e se tornar eu lembro que faz gente a gente pessoal falou bastante filho da equipe meu daqui que já me sinto parte priscila e áquila né o casal então priscila como uma colaboradora do evangelho é citada e ela é chamada de colaboradora que ali é a mesma raiz do esqueci aqui
é a mesma riso a gente não lembro tá igual a kitty a gente pesquisei da mesma raiz não sei da onde aí vai a aula e do tal longe o que legal é que priscila e áquila né priscila sendo citada primeiro né priscila e áquila ensinava o apolo né ensinaram apolo no caminho né é muito legal é e um termo usado ali é o mesmo para o de sinergia né que igual tem monergismo e sinergismo é o disse energia original marcando juntos trabalha junto e então ela foi uma colaboradora e mesmo ter me falado para
evodia e sintique também são outras mulheres então a gente vê mulheres bem atuantes a gente a gente vai mulheres profetizando então precisa a bíblia tem mulher profetizando se paulo fala sobre a mulher para o é mais colocar o véu né como um sinal de submissão e tal então a bíblia não pode estar proibido de falar e ponto final porque senão a bíblia estaria negando ela mesma então é um princípio hermenêutico que ela já estabelece ali que depois ela vai ser o seguinte ela vai para a questão do contexto a segunda pedra de toque né se
a primeira é escritura não contradiz escritura segunda é todo texto deve ser entendido no contexto aí ela vai lá para o contexto e eu te confesso que eu nunca tinha ouvido falar como ela falou aqui então a surpresa para mim mas foi super interessante que o contexto ali da carta né e principalmente além do capítulo é paulo colocando as rédeas numa igreja que é muito expressiva é a igreja em corinto que é muito cheia de dons mas que não tinha muitos limites ela até vai comentar e realmente em algumas bíblias o título desse capítulo onde
está esse versículo é ordem no culto então o contexto ali da passagem seria a tentativa de paulo estabelecer a ordem no culto como que funciona um culto em si hoje em dia no nosso culto não é todo mundo pode participar mas naquela a minha muito isso todos podiam participar uma coisa mais orgânica né é quando você ir cada um tem o sal não tem um hino né e tal então tinha uma participação ela até vai citar uma uma prática cultural na sinagoga judaica de que eu também qualquer um podia participar na sinagoga judaica né o
próprio jesus e paulo eles entraram na sinagoga e falavam né dava um sonho interpretação das escrituras e tal e mas tinha essa prática de ter os anciãos que no final eram responsáveis por julgar o ensinamento se aquilo era certo ou errado isso reverberam na igreja sendo que paulo fala também para julgarem as profecias exatamente exatamente e na história da igreja para mim fica muito fácil ver isso porque nos primeiros séculos a gente não tem uma organização eclesiástica muito bem estabelecida então era muito comum vim você tá na reunião da igreja no culto né e aí
vem um profeta de outra cidade vem profetiza fala um monte de coisa fala coisa errada em trás heresias e alguém que se autenticar se aquilo é certo ou errado entendeu então isso é muito uma vez na história da igreja acontecer porque tinha essa abertura para outras pessoas falarem então ela vai dizer o seguinte que esse é o ponto quando aparece o terço das mulheres ficar em silêncio que é quando os profetas estão sendo julgados tá então é isso aí é o é um centro do da interpretação que ela coloca aqui então ela fala o seguinte
nesse contexto primeira coríntios 11 é lido como um encorajamento a manter os papéis de homens e mulheres divinamente ordenados com as mulheres exercendo seus dons espirituais publicamente de várias formas então isso sobre o corinthians 11 né que é sobre o véu na cabeça então o ponto ali é que a mulher deve ficar em silêncio é nesse momento de julgamento de ordem do culto ou seja e ela vai fazer um link também porque tem outro aspecto da hermenêutica que ela cita carol me ajuda a lembrar aqui é que passagens mais complicadas podem ser descomplicados né ou
sem se tornar mais claras a partir de outra né então qual é o outro texto em que a mulher é convidar o ar quieta né então aí onde ela traz o timóteo 2 para conversa porque ela acredita que a relação de primeira coríntios 14 e primeira timóteo 2 de alguma forma se é é onde tem esse tema do silêncio da mulher no culto né então uma ajuda a interpretar o outro é então assim aqui no contexto de corinto é o que é a mulher deve ficar em silêncio no que diz respeito ao julgamento da profecia
por quê porque o ensinamento ou a preservação da doutrina ela acontece por meio dos homens então se tinha essa cultura essa ideia de que os homens e consequentemente os apóstolos né é que preservavam essa doutrina paulo vai orientar timóteo tem toda uma orientação da carta de paulo a timóteo para que os homens preserve essa doutrina não é passe a outros homens que sejam capazes de ensinar e passar adiante tal então aonde ela traz um primeiro timóteo 2 11e 12 a mulher deve aprender em silêncio com toda a sujeição não o que a mulher ensine nem
que tenha autoridade sobre o homem esteja porém em silêncio isso é ela fazer a mesma coisa que fez antes né mas o ponto principal aí é a palavra nem né a frase não permito que a mulher ensine nem que tenha autoridade sobre homem ela vai falar que esse nem aí até no original e que ela vai usar outros autores né como ela disse que já fizeram esse trabalho muito antes dela porque o nem aí tem uma conjunção de conexão que o a melhor tradução seria não permito que a mulher ensine exercendo autoridade então esse seria
o ponto dela então a conclusão que ela tem é que paulo está estabelecendo limites para mulher em relação ao ensino autoritativo é eu confesso que eu tenho dificuldades e até conversando contigo aqui no off topic e eu entendi um pouco melhor aquele que diz o seguinte então o que está sendo proibido as mulheres em 1ª timóteo 2 e por extensão primeira coríntios 14 por que ela faz o link a mensagem ajuda a entender a outra escritura interpreta a escritura então o que está sendo proibido as mulheres em 1ª timóteo 2 é o ensino autoritário uma
espécie de ensino que carregavam uma autoridade não encontrada em outras formas admissíveis de discurso oral ou seja é a mulher não poderia ensinar doutrina eu tenho de cuidar de com isso o que que é isso ensina autoritativo quer dizer que quando a quente que ela é prega não tem autoridade o que ela tá falando é somente se um homem lá atrás tiver sentado aham ok ok não tá tudo certo isso aí eu tenho dificuldade me ajuda como é que a kate e você me ajuda a entender isso aqui carol olha eu vou tentar explicar que
a gente keller espero não não é ao fazer isso mas vamos lá tudo que ela tá falando é baseado isso vai ficar mais claro no final do livro é também tem outras bases primeira é a questão da relação homem e mulher no casamento ea divisão dos gêneros né os papéis de gênero quando eu vou te falar viu quando olhei a capa a nossa que título grande mas ela não fala tudo isso no livro uma pessoa te mandou essa mensagem o título é muito grande ela não fala tudo isso ela fala pior que ela fala mas
ela ela sai dando tiro né você que corre atrás entender você mais então ela crê que existe uma divisão de papéis de gênero então ela é uma complementar ista então ela vê isso no casamento então assim como existe autoridade do homem a submissão da mulher no casamento existe um reflexo disso na igreja também mas em que sentido aí a gente pode dividir a questão do governo da igreja carol parentes aqui eu lembrei agora dessa nota de rodapé ela aponta né ela aponta para o capítulo que ela escreveu junto com o tim keller no livro o
significado do casamento da ela ponta olha lá nesse livro eu exploro um pouquinho mais celulose papéis de gênero se você quiser o que eu penso e o tim keller tá lá nesse livro é o significado do casamento não lembro qual capítulo capítulo 6 eu acho não lembro agora que há muitos anos que eu li esse livro mas enfim início reflete na igreja e aí então se alguém tem essa a corda com esse pressuposto baseado lá em efésios 5 e tal fica mais fácil entender isso na questão da igreja toque na questão da igreja tem um
ponto importante que a questão do presbitério do governo então ela faz antes são muito forte pra questão do governo da igreja o que isso pode variar de igreja para igreja né por exemplo tem igrejas que pastor é governo e tem igrejas que passou não é necessariamente tem gente me pergunta carol você é a favor ou contra mulher pastora eu falei depende do que significa se pastora é governo a pessoa está governando a igreja mas se pastor é cuidar e pastor e a mulher já faz isso desde sempre ainda bem né ainda bem porque tem gente
no twitter carol que diz que mulher não faz nada assim tem teve até um que ser uma mulher tem que cuidar dos filhos né tipo cozinhar e cuidar dos filhos só faltou colocar assim o cozinhar mas eu não vou colocar a sua boca da pessoa mas a mulher tem que olhar os filhos sabe então assim para alguns a visitação é trabalho do pastor daí alguém até comentou assim nossa ainda bem que a minha igreja não obedece esse seu twitter tal porque é as minhas amigas o brilho e muitas mulheres cuidam de outras aliás até paulo
orienta isso daqui é a mais velha cuide da mais nova hein mas e olá eu sou pessoas falando nossa ainda bem que as pessoas que muitas pessoas não dão bola para essa discussão porque muitos homens são presos e quem toca a igreja muitas vezes é a própria mulher não é isso acontecer em alguns momentos da história é homens foram para a guerra que tocou a igreja foi a mulher mas enfim não é o ponto aqui segue aí carol voltando para ensinar autoritativo então ela vai estabelecer muito essa questão e na história da igreja gente vê
isso igual eu falei a no início da igreja muita terezinha sondaram a igreja e foi necessário estabelecer um governo né de presbíteros depois foi evoluindo para bispo quero era uma pessoa que justamente faziam esse limite do que que é a doutrina verdadeira doutrina falsa a gente não tivesse isso na história da igreja não teria cristianismo simplesmente provavelmente é outra dia mais bagunçado do que já é hoje né exatamente então é para mim como se faz entender isso com a sua visão da história da igreja então para ela é o ensino autoritativo tem a ver com
o trabalho do eu vou chamar de preço e nesse sentido do governo da igreja dos homens que cuidam do que que é heresia e o quê que é a doutrina verdadeira que se preocupam com isso com estabelecer esses limites tá e ela também fala da disciplina então presbitério o governo da igreja são os responsáveis por esse comungar uma pessoa ou não por heresia ou enfim sabe é talvez seja um assunto polêmico para várias pessoas mas gente é bíblia tá lá tá assim não é não dá para jogar mateus 16 18 e segunda coríntios 5 embora
ensina chamado de autoritário por duas razões primeiro era um julgamento final da verdade contra a heresia segundo ele vinha com poder da disciplina ou seja o poder de remover do corpo da igreja qualquer um que ensinasse desafiando a tradição apostólica oral aprovada ela dá um exemplo bacana sobrinho para entender ensina autoritativo e como bibi falou todo ensino tem uma autoridade mas alguns ensinos não vou dar o exemplo logo direto ela fala o seguinte que não sei cortar isso aí nós e não é isso pessoal é que a gente é humano e você vai numa palestra
e houve uma palestra selado sobre qualquer assunto você ouviu aquilo beleza não você fica a seu critério obedecer aquilo ou não mas se jesus prega por exemplo sermão do monte jesus pregou a forma que você lida com esse ensinamento é diferente porque ele alto autoritativo se você concordar com ele você é discípulo de jesus se você não concordar você tá fora da fé cristã então vem um exemplo de ensino autoritativo a gente eu usei por isso aqui com um exemplo é bem grande mas no nível de igreja seria isso aí sim ou seja essa tradição
que foi preservada pela igreja e até hoje é para gelar bem algumas coisas assim ah mas as mulheres não podem julgar hoje o que é heresia ou não porque o canal já está fechado é um argumento que alguns usam né tipo ah mas por que que a mulher não pode hoje em dia julgar naquele tempo não tinha cano agora tem bem porque o que está no cânon eu e a katy vai falar isso é que em tentação aqui homens preserve em essa tradição é e aí tipo porque homens aí eu não sei nem essa homens
as empresa império né no camisa aqui mas vidro porque o seguinte se a gente for nessa linha de dizer assim ah era só para aquela época porque o cano não tinha sido fechado e agora sim já tem a bíblia eu acho que não faz muito sentido porque a gente tá ali na era apostólica certo e os apóstolos estavam preservando a fé mas paulo tá falando isso aí não é proposta é para presbítero da igreja local em corinto e éfeso lenço aqueles presbíteros daquelas igrejas são iguais a nós hoje no presbitério hoje não tem muita diferença
sabe e um aumento que ela usa bíblico é que no próprio versículo fala assim e é assim que se faz em todas as igrejas de deus né então seria algo já estabelecido e e aí lá na página 38 carol ela coloca duas perguntas bem interessante né ou seja nós devemos obedecer ou mesmo nos importar com algo dito há tanto tempo numa época e lugar tão diferente de hoje e por que deus fez as coisas dessa forma ou como a divisão de trabalho baseada em gênero ou seja essa questão de papéis de gênero é bem importante
para kate né na argumentação dela é o seguinte sim a gente deve se importar com uma coisa que foi ensinada a tanto tempo e sobre a segunda pergunta por que que deus fez essas coisas né a baseado em papel de gênero ela ela falou não sei ó ela aceita quatro exemplos de formas diferentes que às vezes as pessoas lidam com essas passagens né lembrando aqui que eu eu particularmente respeito todo mundo que pensa de forma diferente tal concordo mas quando acreditando que vai falar agora eu concordo com tudo né chama o ângelo gente é eu
concordo em tudo mas é vamos lá se a gente tem que lidar com essa passagem e ela vai argumentar o seguinte tem gente que fala assim ai paulo escreveu isso mas paulo era um era terrível ele é machista vamo ignorados são paulo segunda tipo de pessoa ai paulo ensinam essa doutrina horrível mas é por causa daquela igreja que era ruim ela só aquela igreja lá que era ruim isso aí já não dá porque ele fala no próprio versículo é assim que a gente faz em todas as igrejas de deus sim é no caso de timóteo
o pessoal os argumentos do templo da diana e tal que as mulheres estavam muito soltas e paulo tem que dar um ele tem que ir aí baby mas a própria escritura já falei isso não quero um padrão geral na nas igrejas é o terceiro paulo ensinou isso mas o tempo mudou vai me ignorar o tempo são os outros ela é linda com isso né ela ela tenta entender o versículo ela tava na igreja lá e o povo tipo assim simplesmente já vai hoje hoje é diferente e esquece isso aí o que ela ela ela crítica
como sendo um absurdo porque então a base para gente e as escrituras até os dias de hoje é a modernidade é o mundo hoje não é pera aí karol pera aí pera aí aqui assim eu acho esse argumento por mais que talvez eu não concordo mas é uma crítica interessante porque assim é a questão da escravidão né até o cara que ela cita aqui que eu não sei que o web ela vai assim a beleza a bíblia não é que ela pode a escravidão ela também não fala conta né e ela fala inclusive para o
escravo obedecer ao seu senhor e fala para o senhor tá ela tá bem o escravo então a bíblia qual mas a humanidade evoluiu né nós somos mais bárbaros a humanidade evoluiu então é claro que agora não vai a gente não tem como apoiar a escravidão ainda que alguns apoiassem com base na escritura e tal mais grosso modo cristãos estão envolvidos em na libertação dos escravos e tá e por aí vai então trazer bom então assim quando paulo fala lá da escravidão é um argumento para aquela época e tal então eu acho até um argumento interessante
sabe assim tipo eu não achei ele tão ruim não porque assim como o paulo também tá numa cultura patriarcal e tal enfim né eu confiei aonde que me dá uma balançada é aonde esses argumentos aqui da katy me deixaram meio preciso ler mais sobre isso sabe mas enfim manda aí ela coloca ela fala que muita gente falha as vezes nesta compreensão das escrituras é de entender que tem literatura diferente nas escrituras que umas descrevem fatos então por exemplo no antigo testamento a gente tem descrição de fatos na bíblia tá escrevendo não tá surdo escrevendo né
por exemplo poligamia e tal cravidão são narrativas ela tira o peso teológico de certa forma o doutrinador das narrativas e isso enquanto que essa questão da mulher é é doutrina né paulo não vamos assim sei lá e nem a minha área tá vou chutar um risco de paulo não não apoiou escravidão mas regulamentavam regulamentar regulamentar visou debaixo do evangelho né então obedeça o seu servo como a cristo e você ame seu escravo né então eu acho que tem uma diferença tem um peso aí porque aí paulo tá sendo bem enfático na questão é só o
esperando o quê gente o absurdo escravidão por solta o cara e tal para vai entendeu o pessoal esperaria isso mas não paulo de alguma forma está respeitando o seu ambiente histórico-cultural é tem um respeito de pau e alguns a justamente esse argumento ficado então paulo ali tá respeitando pouco ambiente cultural e é por isso que ele não ordenou mulheres e tal enfim a que a gente vai dizer que nada a ver isso daí as cartas de paulo por mais que tenha um contexto cultural são para a igreja de deus e pouca coisa ali em timóteo
me ajuda aqui carol você até que concorda mais com ela do que eu mas é até gente vai ver você discorda do que a gente eu não sei eu tô pensando ainda tá então me deixa em paz vai em tudo em isso tudo me deixa eu não sei se eu sou especialista não sei o que é seu sou eu tenho um monte de dúvidas você eu sei que eu sou arminiano né hoje eu já me define isso daí né não já pensando do que falar besteira ficar defendendo coisas que a gente não sabe direito então
e claro porque você igual eu vejo pessoal esse preciso jornalismo progressivo caraca mano meu deus e a milene tá eu eu era a milene está mas eu tô conhecendo os argumentos aí do pós do pré milenismo histórico puxando muito massa e tal enfim então galera sem cresce importante que jesus morreu para salvar a humanidade então o que acontece só que é brincadeira a gente eu não tô diminuindo o estudo da teologia tá que esse argumento bem ruim não é tem que estudar mesmo mas eu tô com calma ainda tá enfim mas ela fala ali que
é pouca coisa é para timóteo mesmo então paulo escreve realmente regulamentando a igreja né a igreja tá então a gente deixar essas coisas muito localizadas na cultura é um erro segundo a kathy keller ou segundo eu entendi aquela ela chama diego de senso comum né que a gente tem que ter cuidado com ele porque assim a sociedade eu ficando cada vez pior então ela vai ser a nossa lança baliza né então é meio perigoso né é perigoso mas então ela estabeleceu isso teve até uma pessoa que comentou assim ai eu livro fala sobre justiça mas
ela é contra a ordenação de mulher e é exatamente esse ponto que ela trata né então assim apesar dela ser kun oi e ela dizer que o ensino autoritativo a questão de governo da igreja não é permitido às mulheres segundo as escrituras por outro lado e por isso eu gostei muito do livro ela fala muito da mulher sem cor a já dá se ativa participante verbal na igreja ela fala que uma mulher são encorajados a serem ativas participantes verbais na igreja ensinando exortando encorajando contribuiu de todas as formas exceto no cargo de presbíteros ou qualquer
outra autoridade legal que haja na igreja especificar o me ajuda que a refrescar mas eu lembro bem ela até fala que ela participa de reuniões e de destinos da igreja ela tá ali ela dá opinião dela porque eu entendi aqui na sala dela que ela não é uma muda né ela não é ela não fica ali só balançando a cabeça não ela participa ativamente das questões da igreja claro que a palavra final pelo que eu entendi vai ser do presbitério da cola não faz parte mas ela participa de várias reuniões importantes né ela até cita
ali um pouco do e do ministério deles e tal e como ela foi importante e como ela participa dessas decisões porque parece que para o pessoal ela não pode nem a mulher não pode falar nada né e deu para entender hoje aqui que sim a mulher pode pregar a mulher pode ensinar mas a mulher tem que estar o que preservando a doutrina né que foi o que preservada pelos presbíteros e pelos homens ao no decorrer dos séculos mas sim a mulher tem que ensinar a mulher tem que falar mulher tem que estudar eu acho que
isso porque assim tem os radicais né mulher não abre a boca eu acho que ela traz um meio termo legal aqui apesar de não ser igualitarismo não a gente complementa a parada pô ó eu vou te falar uns pontos que eu achei assim interessantíssimas um livro que eu acho que serve para todo mundo que é igualitárias seu comentário primeiro ela fala do da bíblia do mandamento tal da hermenêutica e tal então assim tem isso aqui deus estabeleceu isso como que a gente submete a palavra em alegria isso me chamou muita atenção porque tem que várias
coisas do cristianismo que a gente não gosta de primeira também a forma que deus estabeleceu e fala assim como que a gente subir pode cometer a palavra com alegria e aí bibi eu quero chegar no ponto que eu não sei se você lembra mas que ela dá uma batida legal ela fala o seguinte que muitas mulheres têm sido vítimas o surgimento de tradições extra bíblicas dentro da subcultura cristã que acaba limitando ou marginalizando-os da mulher na igreja e no final ela fala o seguinte que igreja onde não tem o dom das mulheres fluindo isso não
apenas desqualifica metade da igreja mais amputa o corpo de cristo eu achei isso sensacional então assim ela estabelece lá questão do mandamento como é que ela acredita e tal presbitério ensina autoritativo mas ela também bate do outro lado claro isso é perfeito isso é perfeito porque não anula a mulher sabe incentivo a mulher a participar ativamente da igreja sabe isso é muito legal porque legal mesmo eu tô eu tô querendo muito escrever um livro sobre isso sabe o que que é opa pedir longe e não é nem um livro teológico sabe eu queria escrever um
livro bem prático a gente vê de longe igreja a participação de mulher nos dons a igreja pode ser em tudo desde a decoração até teologia a gente percebe uma uma igreja é fria é meio morta é igual família carol eu quero esse livro eu quero esse livro janeiro na minha mesa que ela porque já tô já tô mandar uma mensagem para thomas nelson agora tirar o thomas nelson tem um livro bom vindo aí tá você fala comigo mas você tem outras editoras mais quiser thomas nelson tá aí para ver o seu material mas a gente
vai ser igual casa que só tem marido com filho falta alegria falta um negócio sabe falta falta olha aí olha esse papo feminista e aí ela vai entrar no assunto de justiça e muitas mulheres falam aí é injusto é injusto e ela vai dar umas dar um tapa nela vai dizer o seguinte justiça no final é o que deus decreta então se você é ou não capaz de ver justiça nos papéis de gênero divinamente criados isso depende amplamente do quanto que você confia no caráter de deus isso claro depois ele estabelecer todos os pressupostos ver
o dela né então ela vai falar que justiça é a base é o que deus estabelece tá mas que realmente tem mulheres que têm sofrido injustiça por ser imagine alisados é por nós exercer seus dons uma coisa interessante cima bíblia que ele fala que ela fala não não vou deixar de falar isso ela dá um exemplo de que algumas igrejas fazem o que alguns judeus ortodoxos fazem que a hallaca não sei se ele chegou a vez eu o judeu ortodoxo ele ele para tentar não pecar ele estabelece um monte de costume e tradição no mesmo
nível da bíblia e a uma rede que tipo assim para você não pegar sabe assim jesus falou que até aqui é pecado mas ele acrescenta para evitar que você perde e acaba criando várias tradições de homens como se fosse bíblia e ela fala o seguinte muitas igrejas fazem isso tentando cumprir o mandamento de deus e evitar é um erro né um deslize um extremo não deixa a mulher fazer nada porque daqui a pouco vão pedir mais em sei lá se a gente erra a gente tá passando dos limites e eu falei nossa é verdade como
isso eu fiz o cerrado como a gente pode estar tentando evitar um extremo causando outro terrível caramba perfeito perfeito muito bom posso continuar tua mulher não ana paula carol manda bala nós temos mais quatro minutos outra mulher falar se eu vou falar aqui até o fim agora em as meninas as que as mulheres falem a teologia das minas das minas ela conselhos práticos que eu achei muito interessante primeiro ele prepara eu quero aí o pessoal nem vai querer ler o livro nesse tu fala também todo aí entre a gente a entregar todo o ouro hein
eu eu acho que a gente não deveria falar hein galera deveria porque gente é um livro pequeninho é muito bom ai ai tá bom cara vai eu não quero ser um homem que vai te limar não quero ser o homem que vai privar e calar a sua avó eu vou fazer propaganda mesmo thomas nelson porque é muito bom esse livro a pouco tem que ler duas vezes depois eu vim codecast lei de novo pesquisar ela dá um monte de indicação de livro no final tem que ter tudo que ela fala que ela aquilo que você
achou a última tá vou falar o último opa conselhos práticos oi gente tem que ouvir os homens tem que ouvir as mulheres terem ouvinte solícitos né gente ouvir as mulheres a nossa congregação mas você no ponto ela fala que homens em posição de poder quem tá um poder né na no presbitério no governo da igreja tem que trabalhar ativamente para dar espaço para as mulheres e isso eu vejo na prática acontecendo já vi na minha congregação às vezes as mulheres se escondem então tem isso em quem tem que quem é responsável por isso diante de
deus a participação da mulher ó eu escrevendo ali daquele quebra né se eles estão na liderança se eles são livres que são responsáveis vai cair sobre as costas dele então cabe ao homem em posição de autoridade da espaço incentivar as mulheres atuais e seus dons e aí por fim mais uma pérola que eu achei incrível primeiro que ela fala assim gente eu estudei com elizabeth ele vai falar o meu deus que mulher chique a mulher a esposa do dinheiro etna escritora missionária morreu alguns anos e com elizabeth l e durante uma aula elizabeth falou o
seguinte eu como mulher e nos meus dons provavelmente sou mais capacitados do que muito homem aqui para ser pastora mas deus não me chamou para esse papel mas me chamou com esses dons para exercer meu ministério então ela vai fazer uma distinção entre dom e papel e aí eu lembrei muito do curso da rute salviano porque quando eu estudei mulheres na história do cristianismo a gente vê que as mulheres sofreram mesmo assim marginalizados é sempre falar e tudo mais mas não ficar elas não pararam elas vezes é serão seus dons mesmo sem ter nome de
presbítera mesmo você tem que ser não tem nome de teólogo é mesmo sempre nome de exegético ela não exerceram até vai sair um processo legal aí daqui a pouco com a rute carol também tá e a gente vai vai vai ouvir uma dessas histórias então ela vai falar justamente isso aqui uma coisa é você não ter o papel daquela autoridade mas você tem dons então você pode o mesmo sentar sentado na cadeira sabe assim de governo fazer isso sabe então ela faz essa distinção bem legal não vou explicar muito vou deixar aí para quem deu
livro guia que eu vou parar e se não vou falar mais não é isso para vocês verem que lhe dou vinski tem o livro é pequeno mas meu irmão como é cômoda para cavar coisa nesse livro aqui muito legal muito legal mesmo é o se eu pudesse dar um parecer eu vejo muito assim há por exemplo a comunidades em que se ordem igrejas históricas que ordenam mulheres por exemplo igreja luterana né aí slb você vê bastante mulher estudando teologia porque elas sabem que elas vão ter um ministério depois eu não sei como é que é
isso nos centros presbiterianos que não ordena mulheres é ou até mesmo da assembleia de deus mas falando temos de assembleia de deus por exemplo seminário que eu trabalhei por um tempo e outros que eu conheço cara numa turma de 20 homens duas mulheres não é o numa turma de 30 alunos mais quatro cinco mulheres no máximo e aí tem aí vazão normal dos cursos é às vezes uma mulher ou nenhuma mulher acaba se formando porque é como se não tivesse um incentivo né para ela tipo é que eu vou estudar teologia eu não posso ser
ordenada ao ministério pastoral e aí fica uma dica também para as mulheres que eu acho que a kate e a carol e a senhora elliott acabaram falando para nós tá mas quer dizer que você só vai estudar teologia se te derem um título antes do teu nome então também não é legal né eu acho que você pode e deve se puder estudar teologia porque você vai poder servir bem a igreja sabe se a gente acredita que jesus é o pastor da igreja eu não tenho dúvida de que o seu talento o seu dom e se
você tiver realmente um talento para o ensino digamos assim o senhor da obra vai te dar um espaço sabe o dono da igreja ele vai te dar um espaço então tem que ter as motivações corretas é eu não vou estudar porque eu não posso ser pastora na minha igreja mesmo tá e daí mas claro se você tá numa igreja que a mulher não pode nem falar aí talvez você tem aqui talvez mudar de mim oi gente talvez eu não sou seu pastor para ficar falando aí mas só dedo aqui né sabe alguma coisa que ela
fala que eu achei interessantíssimo essa coisa da do papel ela fala isso não é dificuldade só de mulher é de homem também tem muito homem que tem dom mas talvez um mês ordenado não esse seu governo talvez não vai sei lá ela fala que existe essa de choco dade entre homens também eu a gente lida muito com um jovem aqui é muito comum jovem falar assim eu quero ser pregador tá mas você tem dom antes de tudo né então é tem gente que às vezes que é muito título a gente vai muita atenção eu quero
título e tal tal tal mas não quer tipo o serviço feito tem muito aí tem outro papel que a gente poderia fazer o outro porque é sobre tem muito homem que nem fugindo da responsabilidade que que é dele ela fala isso também olha ela por é um livro muito pequeno que ela fala muita coisa jesus justiça e papéis de gênero mulheres no ministério de kathy keller da thomas nelson brasil o link está aqui na descrição deste bt cash car ó ó com capinha dura daí tô sim fiquei de cara aqui a thomas nelson investiu assim
nesse livro mano é um cuidado muito legal porque o livro é capinha dura foi linha amarela que já é padrão da thomas nelson mas tem todo um acabamento zinho aqui mano oi hoje eu andei com esse livro em para lá para cima e para baixo ele está inteiro ainda tá aguentando o tranco aqui né muito bom mesmo gente você pode sentir né a gente arranhou aqui na a gente fez um panorama no livro não trouxemos eu não deixei né porque eu sou o senhor aquele essa cara sou eu carol segura aí porque o pessoal também
precisa ter algumas pepitas pra elas poderem cavar aqui neste vídeo inclusive vão ler de novo carol você falou que parece qualquer livro na verdade é essa qualquer livro que você re visita é muito bom porque o livro continua o mesmo mas você já não é o mesmo né então por isso que ler lewis por exemplo meu irmão faz tempo você não lê cristianismo puro e simples volta volta vai ler olha ele vai ficar entregando ouça no the pilgrim tem agora ali no dp é muito legal esse lançamento da thomas nelson você pode ouvir o áudio
book do cs lewis lá na the pilgrim inclusive você pode experimentar the pilgrim por 21 dias de gratis da tem um link aqui na descrição do bcash também e ou seja você pode ouvir o cs luz tão ouça lá cristianismo puro e simples tá lá na the pilgrim muito legal cara obrigado pela tua presença aqui como sempre é bom estamos agora respira toma-a água e corre para o seu próximo compromisso agarrar um abraço jeito é bom esse podcast foi editado por tu ler e total que produções