A IGREJA E A MISSÃO EM UMA SOCIEDADE PÓS-MODERNA, PLURAL E MÍSTICA | Ronaldo Lidório

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Edições Vida Nova
Ronaldo Lidório aborda o tema da missão da igreja em uma sociedade pós-moderna, plural e mística. A ...
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[Música] não [Música] os irmãos em cristo jesus é de fato uma alegria estar presente neste congresso a deus pela oportunidade de estar aqui hoje pela manhã a palavra do senhor senhor desejo partilhar com o irmão sobre a igreja emissão em uma sociedade pós moderna pluralista e mística e eu gostaria de dividir esse momento uma hora com os irmãos em três partes em primeiro lugar eu gostaria de fazer uma rápida uma breve revisão destes três conceitos do pós modernismo o pluralismo e também um misticismo apenas para relembrar a essência dessas idéias de movimentos sócio filosóficos na
segunda parte eu gostaria de pensar com vocês quais são as implicações essa presente sociedade para com a fé cristã e quais são as implicações destas filosofia de influência sócio filosófica para a igreja e em um terceiro momento eu gostaria de abrir a palavra de deus que fazemos juntos algumas considerações bíblia o modernismo essa influência sócio filosófica que ganhou o que ganhou essa sua força mais social a partir de meados do século 20 ao pós modernismo e é marcado especialmente pela quebra pela ruptura com os elementos com os marcos essenciais do modernismo eu diria que o
pólo moderno mesmo ele é marcado pela quebra de dois elementos do modernismo questão ele primeiramente a crença em verdades absolutas e em segundo lugar a um progresso social e cultural esses dois pilares do modernismo foram abaladas pelo pós modernismo e é gerado portanto a partir de meados do século 20 para cá esse movimento sobre qual nós não temos muita clareza e fluido e dinâmico que não há clareza sobre pós modernismo porque é da natureza do pós-modernismo não emitir clareza portanto nós podemos notar o modernismo ele vem assim é raizza já só se ama outra influência
que anda em paralelo a esta que é um relativismo e chacoalhando os elementos dos pilares do moderno e associado ao relativismo o pós-modernismo ele vem atacar diretamente os dogmas em três frentes nas frentes culturais na frente sociais e na frente os religiosos portanto modernismo gente para florescência do pluralismo que é o segundo conceito que nós estamos aqui revidando juntos o pluralismo já havia nascido bem tempo atrás lá no século 18 mas reafirmado no século 19 mas é com esse pó do modernismo relativista que ele ganha massa ele ganha a sociedade e ele ganha o pensamento
na nossa época este pluralismo além de atacar os dogmas que faz o povo modernismo além de relativizar o pensamento que faça meio pós-modernismo esse pluralismo ele vem se agregando conceitos filosóficos de tolerância ea feitos antropológicos de diversidade então seria essa construção enfim ocorre o modernismo entre o pluralismo eo relativismo esse ambiente em meados do século 20 para cá e começa a gerar um pensamento propício para um outro elemento uma outra influência e desta vez não apenas sócio filosófica mas também sócio religiosa que é o misticismo o misticismo a rigor seria a crença na existência do
mistério do oculto do secreto daquilo que transcende vem da palavra misty costa em grego que era no passado aquele estudioso que estudava o mistério aquilo que estava com jonisval no século 5º ele vem falar uma das primeiras vezes sobre misticismo como sendo o critério de relacionamento entre deus e os homens e entre os homens e de deus ou seja não a partir de um critério da razão mas a partir de um critério da percepção da experiência pessoal e por que não da experiência individual parece me portanto que esse misticismo ele se torna um sistema religioso
ideal para uma sociedade e que é por moderna e que é pluralista essencialmente por três fatores em primeiro lugar porque no misticismo não é necessário haver uma revelação em segundo lugar porque o misticismo ele rejeita qualquer proposta do gmat cá e em terceiro lugar porque o misticismo ele se fundamenta não na razão mas a percepção e na experiência e não da coletividade mas o indivíduo portanto esses três fatores essas três influências em nossa geração elas influenciam elas constroem elas moldam o pensamento social que é o pensamento da nossa presente presente sociedade a uma pessoa algumas
semanas atrás escreveu um aluno de filosofia e também em um curso de antropologia ronaldo se você fizesse uma análise uma brevíssima análise sócio cultural da sociedade brasileira jovem em centros urbanos hoje qual seria essa análise e eu categorizar em quatro pontos em primeiro lugar essa sociedade brasileira urbana e jovem ela é hoje no meu entender ela é relacional e individualista de maneira paradoxal ela é e é relacional porque ela busca uma existência de relacionamento humano mas sem perder as amarras as escolhas ea privacidade individual em segundo lugar essa sociedade ela é não dogmática e não
revê nacional ela não tem revelação absoluta ela não treinou o guima ela não tem resposta correta absoluta para qualquer pergunta em terceiro lugar essa geração ela é cristã mistica inclusive vista ou seja ela parte de uma plataforma cristãs histórica brasileira mas ela mística ela se baseia na experiência do indivíduo e ela inclusive vista porque não há resposta certa cada indivíduo busca a verdade em seu próprio ambiente e ex pode a verdade da qual acreditar e em quarto lugar ela é redacional lista uma vez que ela se apóia se na ativa nós somos uma sociedade contadora
de história bastante visual que define a sua comunicação a partir daquilo fiel oral que é visual e que é narrado portanto eu diria que esta é hoje talvez uma pintura talvez um quadro da sociedade brasileira jovem e urbana sociedade brasileira jovem e urbana se nada diferente acontecer a sociedade não evangélica se nada diferente acontecer em menos de duas gerações ela a se tornar uma sociedade também possa cristã que ainda não é mas caminha muito bem entramos nesse segundo momento da nossa reflexão perante este quadro pós moderno este quadro pluralista e esse quadro quais são as
implicações em primeiro lugar quais são as implicações dessa presente sociedade na sua relação ou seja na relação das quais as implicações a escolher apenas nesta noite a primeira explicação a primeira implicação ela tem como base este relativismo radical que impregnou a mente está presente sociedade ea implicação esta é a rejeição da bíblia como verdade a bíblia é vista hoje pela nossa sociedade não evangélica é vista com uma das narrativas que explica a deus e que aplicamos o homem dentre muitas outras narrativas aliás ela é vista como uma narrativa mais ingênua e mais simples se aproximando
dos 50 anos onde lembrar que há 20 anos atrás evangelizar vamos pessoas que não eram evangélicas e pessoas que nem era cristã citando versículos bíblicos quantas vezes entrei em casa de católicos romanos dizendo você tem uma bíblia e abrir a bíblia porque havia o pressuposto que aquela bíblia ela possuía algum nível de autoridade de verdade algo que poderia balizar o homem nem se for sincera apenas moral hoje não é mais assim hoje a bíblia pela sociedade pós-moderna pluralista e mística a bíblia é vista apenas como a narrativa das mais simples estas e talvez a mais
a maioria indígena a segunda explicação ela se baseia nesta nessa fundamentação pluralista que a rejeição ao conceito bíblico de pecado relembrem comigo que o povo modernismo aliás que o modernismo ele concebia pecado em três esferas o pecado moral o pecado é espiritual e o pecado cultural havia essa brecha para essa concepção mas boa modernismo ele vê então romper com essas duas últimas teorias de pecado de erro que é o pecado é espiritual e é o pecado cultural ele discorda da existência de um pecado é espiritual porque senão a verdade absoluta se não a deus não
há pecado espiritual ele discorda do pecado cultural porque dentro desta dinâmica de total intolerância tudo que o homem fazem cultura deve ser tolerado portanto não há pecado cultural o único pecado que a sociedade pós-moderna ainda consegue é o pecado moral que se torna o pecado social contra a corrupção contra o assassinato e assim por diante até a implicação que nós encontramos na visão da sociedade essa presente sociedade em relação à fé cristã é justamente a aceitação de jesus mas a rejeição da singularidade jesus jesus é aceito como um caminho e freqüentemente como bom caminho falar
que nós amamos e seguimos a jesus é bem-visto inserem os conceitos jesus em sua verdade espiritual construída e relativizada mas essa sociedade rejeita totalmente o conceito da singularidade jesus jesus não é o único em última análise rejeitando a singularidade jesus rejeita se também jesus porque jesus é a singular eu diria portanto talvez no meu entender as principais implicações na visão e na posição da sociedade pós-moderna pluralista e mística em relação à fé cristã quais são as implicações dessa sociedade nessa configuração sócio-cultural sócio religiosa sócio filosófica na própria igreja ou seja será que esses pensamentos é
são espalhados por aí mas não tem influência as nossas igrejas os nossos púlpitos os nossos seminários eu creio que infelizmente há uma grande influência na primeira aplicação desta presente sociedade desse jeito de pensar de crescer e viver na igreja de cristo eu creio que é a produção de efeito humanista narcisista na própria igreja igreja que centraliza o homem não é deus igreja que exalta o clero e não deus igreja que proclama a igreja e não deus o resultado são igreja com donos igrejas com títulos igreja de herança igrejas com pedras tais igrejas com glória igreja
que procuram ser as melhores com mais essa aqui com mais luz tô mais influência com mais percepção igrejas a caminhada e se estamos em um congresso teológico porque não dizer não apenas igrejas mas também seminários seminários bons com boa tecnologia como a cabeça como preparo como os livros como os conceitos mas muitas vezes influenciados por um humanismo nas isso exalta um homem e não deus eu creio que esta é uma das implicações mais sérias e nós devemos lembrar todos os dias q deus resiste aos soberbos uma segunda explicação seria o efeito da relativização da mensagem
pregada pela igreja nós já ouvimos isso ao longo do dia de hoje e ao longo desse congresso mas a mensagem pregada pela igreja ela vem se tornando mais e mais uma mensagem de afirmação e uma mensagem de confronto porque a igreja vem se transformando em um corpo que produz mais adesão do que transformação em última análise essa mensagem se torna uma mensagem a tônica mensagem que chama para o prazer chama para realização e chama para o bem estar mas jamais chama para o arrependimento está pregando uma igreja evangélica brasileira alguns anos atrás a visita à
igreja boa grande irmão me levantar e abrir a bíblia um dos líderes da igreja me segura pelo braço isso sou e me ouvindo ronaldo e esquecemos dele falar aqui na nossa igreja nós temos evitado usar o termo pecado para não constranger as pessoas há muitos recém convertidos em cada 1 99 e nós não queremos constranger os meus irmãos essa é a mensagem relativista pós moderna e uma mensagem com potencial místico perigosíssimo se nós paramos de pregar o evangelho que confronta o evangelho vamos chegar se nós paramos pregar o evangelho que transforma o evangelho vamos pegar
se nós preparamos de pregar o evangelho que muda a vida muda o pensamento muda a cultura que o evangelho vamos pegar eu diria que a terceira implicação é a produção de um efeito de triunfalismo espiritual espiritual porque essa igreja influenciada pelo pós modernismo influenciada pelo mtur izzo relativista influenciado pela influenciada pelo misticismo ela muitas vezes ela passa agora valorizar o triunfo no meio neopentecostal esse triunfo ele se traduza em prosperidade no meio histórico este triunfo pode se traduzir em outra coisa até mesmo orgulho teológico em orgulho de conhecimento e orgulho de vanguarda mas o triunfo
ou tenham falei wu essa tendência humanista alojada na igreja de cristo que faz com que a igreja busca apenas a realização o destaque o sucesso o ganho era quer ser a melhor a maior tela quer ser de maneira nas exista apontada temos outros dizendo essa melhor igreja de são paulo esse é o melhor seminário do rio de janeiro porque eles fazem o que ninguém faz e aí o homem assaltava engrandecido e o nome de deus do senhor jesus cristo é esquecido eu não quero me envolver na teologia do arrependimento com os irmãos na nossa proposta
nesta nesta noite mas eu creio piamente que só há uma saída para uma igreja alojada em uma sociedade pós moderna pluralista renate vista e mística nos apegarmos a palavra de deus e experimentámos dia-a-dia real arrependimento transformação de vida a partir de nós em última análise esses elementos é do nicos nas revistas triunfalismo ele se traduzem também nos elementos da admissão por que me acompanhe uma igreja que pensa em si mesmo uma igreja que pensa só em seu programa uma igreja que pensa apenas em sua vida essa igreja não vai partir para as ruas essa igreja
não vai proclamar o evangelho essa igreja não vai abraçar o refugiado essa igreja não vai pra jesus para o indígena quilombola ribeirinha um para aquele que está na esquina da sua casa comigo em mateus capítulo 2828 eu gostaria de partir do século 16 até porque o senhor jesus que envia os da igreja no mundo jesus mesmo nessa noite quatro fundamentos senhor jesus para que a igreja seja igreja do senhor jesus no mundo em qualquer tempo em qualquer geração e em qualquer cultura seguiram onze discípulos para a galiléia para um monte que jesus lhes designará e
quando viram adoraram mais alguns duvidaram jesus aproximando se falou lhes dizendo toda autoridade me foi dada no céu e na terra e portanto e fazer discípulos de todas as nações batizando em nome do pai do filho e do espírito santo ensinando-os a guardar todas as coisas que os tenham ordenado e eis que estou convosco que irmãos todos os dias o que irmãos todos os dias até à consumação dos séculos parece me que a igreja que enviada por jesus ao mundo ela é posta em movimento a partir de alguns fundamentos o primeiro fundamento é encontrado no
méxico 18 e afundamento da autoridade jesus diz toda autoridade me foi dada no céu e na terra notem meus irmãos que esta palavra que este comando que essa comissão dada pelo senhor jesus não foi dada a um grupo de discípulos 10 e medos 16 e 17 com jesus e nós estamos aqui em algum momento depois da ressurreição ea cost eles se encontraram com o senhor jesus e eles adoraram mas alguns também duvidaram nós estamos vendo aqui um grupo de discípulos acobardados temerosos enfraquecidos duvidosos e é para esse grupo de discípulos que o senhor jesus disse
eu tenho toda autoridade e na minha autoridade vocês farão de simples de todas as ações parece-me que jesus não chama os prontos e os fortes ao contrário jesus chama os temerosos e enfraquecidos e os fortalecem na caminhada e essa história da sua vida e essa história da minha vida nós somos chamados em nossa fraqueza e somos fortalecidos por cristo à medida que nós caminhamos com jesus envia sua igreja a partir da sua autoridade demonstrando que a singularidade de jesus porque utilizando a sua autoridade jesus se coloca no centro da história mas não a pena visto
enviando a sua igreja para fazer discípulos seus na sua autoridade ele se coloca também no centro da missão portanto jesus é o centro da história e jesus é o centro da missão na sua autoridade não somos enviados a pregar o evangelho na sua autoridade nós somos enviados a fazer discípulos de todas as nações a chegar nos lugares mais improváveis e haverá até mesmo impossível acontecer não é pela autoridade da igreja não é pela autoridade missionária não é pela autoridade teológica mais é pela autoridade do senhor jesus eu estou convicto que é justamente esse fundamento bíblico
e teológico da autoridade jesus quem faz com quem a igreja jesus que somos nós permaneça fiel no caminho certo na vontade de deus mesmo em uma sociedade pós moderna pluralista relativista e mística é da autoridade jesus porque sem autoridade jesus meus irmãos o que faremos olhe bem para mim neste momento reflita comigo como nós poderíamos abordar magnético em são paulo e falar para esse rapaz que existe uma verdade absoluta que é o amor de deus em jesus para a salvação de todo aquele que crê com o que a autoridade com que autoridade nós abordaremos um
budista lá no himalaia dizer no seu caminho budista bem como todos os outros caminhos exceto o caminho de jesus estão equivocados com que autoridade com que autoridade nós abordamos apresente sociedade cheia de informações de construção de pensamento e de crença dizendo só a pura verdade sobre deus na bíblia que é a ponte de revelação de pé e tática com quem a autoridade meus irmãos eu respondo porque a bíblia responde não era a autoridade da nossa mente o nosso convencimento da nosso sistema religioso não é na autoridade missionária nem a crise asiática nem mesmo apostólica é
na autoridade cris na autoridade cristo nós podemos abrir nossa boca em qualquer lugar em qualquer cultura em qualquer língua e falar a uma verdade revelada em cristo há uma verdade o primeiro fundamento é esse fundamento da autoridade alguns anos alguns anos atrás um congresso de igreja evangélica do sul da frança e ali a oportunidade de falar em duas noites na primeira noite me foi atacado 11 um jovem francês inglês e um jovem brilhante está pronto e eu preparei os irmãos eu repassei com ele seu irmão ele se preparou bem à tarde e à noite pregava
e produziria e aquela mensagem correu assim de maneira fluente tranquila no meu coração na noite seguinte seria a última noite ronaldo aquele jovem produtor não está disponível nós chamamos um outro produtor na verdade um tradutor ela está chegando ali e quando olhei entrava no auditório uma senhora bem idosa e uma senhora não apenas idosa mas andava curvada com uma bengala e se aproximou de nós e eu a cumprimentei e ela responde dia e eu não via nem a voz daquela mulher era inaudível e eu pensei não vai rolar não vai funcionar ao lado da senhora
e quando você gostaria que eu nem qual o texto bíblico bollée ela disse 'não não está tudo bem talvez dos principais pontos ela disse não não está tudo bem e eu fiquei extremamente preocupado àquela senhora com alguma ajuda e subiu também curvada colocou de lado a sua bengala ajeitar o microfone ela lhe segurou um pouco meus irmãos quando comecei a falar aquela mulher se agigantou naquele púlpito e foi a melhor tradução fiel rápida em momento de maior empolgação no final da mensagem eu terminar a frase e à terminar a frase comigo meu negócio diferente daí
eu me sentei amin agradecer muito obrigado pelo seu trabalho ela sorriu ela disse ronaldo eu não sei o que acontece mas quando eu faço a vontade de deus eu sou sempre fortalecido e aí depois que aquela senhora saiu organizador ronaldo sabe que aquela mulher eu disse não e ele disse aquela mulher era tradutora do be grande quando ele vivia na frança na década de 70 meus irmãos nós só temos autoridade como igreja para fazer uma coisa em nossa existência a vontade de deus eu não quero me prolongar com respeito à percepção em teologia bíblica quanto
à vontade de deus mas eu creio que jesus que tem toda a autoridade ele reserch a sua igreja que somos nós com a sua autoridade mas para fazemos apenas uma coisa a vontade de deus e se nós não estamos à vontade de deus meus irmãos nós continuamos crentes e salvos não perdemos a salvação mas eu creio que nós não temos autoridade crise para fazer coisas da nossa própria mente para cumprir projetos canais do nosso próprio coração para edificar monumentos em nosso próprio nome nós somos e eu creio revestidos de autoridade cristo para cumprimos a vontade
de deus e jesus disse claramente toda autoridade me foi dada no céu e na terra e de fazer discípulos o segundo fundamento é o fundamento da transformação o primeiro é o fundamento da autoridade ea autoridade de cristo o segundo é o fundamento da transformação ea transformação de gente assim e portanto e fazei discípulos do empregado e já fizeram tanta gente à disposição mas em leião comigo é importante fazer discípulos de todas as nações batizando sem nome do pai do filho e do espírito santo a igreja e não discípulos da igreja tem muita gente fazendo discípulo
próprio de maneira esquisita foi uma igreja em que depois da igreja um dos líderes diz ronaldo eu gostaria de levar para comer uma pizza eu falei pe-60 boa ideia ele diz tenho que perguntar ao meu líder espiritual se eu posso comer uma pizza hoje à noite jesus não está enviando à igreja para fazer discípulos da igreja está enviando à igreja para fazer discípulos de jesus é uma outra coisa mas eu gostaria de ressaltar essencialmente que jesus envia a igreja na sua autoridade e que a natureza tem silêncio envio a natureza desse envio implica em transformação
acompanhe comigo jesus está enviando a sua igreja para fazer discípulos dele transformados mudados na maneira de viver num universo de entender a política de se posicionar de crê de pensar e de se relacionar jesus está em via da sua igreja para experimentar uma verdadeira transformação de gente em todas as ações a idéia aqui de fazer discípulos é uma ideia que tem por natureza transformação de gente portanto isso implica no seguinte a mensagem que jesus está enviando essa igreja pregar não é uma mensagem de afirmação porque fazer discípulos implica em gent transformada em uma mensagem de
de confronto eu poderia pensar e falar com vocês que quanto a este segundo fundamento que é o fundamento da transformação de gente afirmações lógico que eu creio que são importantes a primeira afirmação é que todos os alvos em cristo são chamados por deus a igreja a igreja pastor missionário teólogo crente há 57 anos no seu estado pra você ser usado por deus existe aqui esse conceito bíblico de quem todos os alvos em cristo são chamados por deus são chamados por deus para a santidade são chamados por deus para a oração são chamados por deus para
a comunhão são chamados por deus para a proclamação do evangelho essa é a primeira verdade a segunda verdade bíblica a respeito da vocação é complementar à s ela diz que sim todos os alvos cristãos são chamados por deus no meio de todos alguns capítulo 4 versículo 11 que no meio de toda a igreja jesus chama alguns para serem apóstolos profeta evangelista pastores e nesta e isso não é uma titularidade isso não é um pedestal ao contrário eles são chamados para serem servos no contexto de até 10 capítulo 4 todos os salvos chamados por deus e
alguns alvos chamados para ministérios específicos todos eles têm as mesmas funções que são duas a primeira função é a edificação da igreja a segunda função é anunciar o nome do senhor jesus a terceira afirmação que gostaria de fazer é quanto ao evangelho o evangelho a ser pregado pela igreja que faz discípulos de jesus é o evangelho que confronta o homem sua própria cultura olhe bem para mim me acompanhe esse evangelho sobre o evangelho pararemos pela graça de deus um pouco mais amanhã sendo este evangelho ele é supra cultural porque ele explica um homem em cultura
e não o contrário ele é trans temporal porque ele foi e deve ser anunciado a todas as gerações ele é multicultural porque ele traz pessoas de todas as culturas aos pés do senhor jesus ele é intercultural porque essa igreja e redimidos de todas as culturas têm comunhão e diálogo e vivem uma vida em comum ele é cultural porque jesus se revelou na nossa cultura no nosso tempo e na nossa história ele é transcultural porque deve ser levado de uma cultura para outra cultura na obra missionária e ele é contra cultural porque ele confronta o homem
sua própria cultura este evangelho do senhor jesus alguns anos atrás aliás vários anos atrás em 2008 nós tivemos um congresso indígena na amazônia organizar ajudar a organizar o congresso eu nunca ganhei nada na minha vida de encontro foi o único congresso que eu já ajudei a organizar e elias e ronaldo você ajuda a organizar o congresso eu falei ricci terena para você organizar um congresso sem saber quantas pessoas esperar pra ver onde vai colocar o povo e assim por diante o seu pensamento band gené ele disse ronaldo é mais ou menos assim entre 300 a
três mil pessoas esta média e aí pegou pela metade pensamos em 1500 pessoas conseguimos acampamento emprestado à igreja festeja de manaus e preparamos ali redes para 1500 pessoas e peixe farinha para 1500 pessoas uma semana antes de começar aquele congresso nós só tínhamos 12 pessoas inscritas mas não sabemos quando nem como então temos sete portos nos arredores de manaus a campo todos ali e vamos esperar qualquer índio com cara de crente que chega você manda para o congresso meus irmãos no dia da abertura do congresso nós tínhamos mais de 1.200 indígenas de 49 tribos diferentes
no último dia do congresso do organismo não uma mas era a última noite do congresso embaixo daquela tenda havia mais de 1.200 indígena de 49 tribos com 49 línguas diferentes e todos ao redor da mesa do senhor espera no momento algumas delas historicamente inimigas se encontraram em ambiente passa pela primeira vez na história ali estava abraçado e faziam transforma e transforma toda cultura e além de mãos dadas a alguns com lágrimas cada morando e louvando a deus em sua própria língua eu olhei para aquela tenda aquelas pessoas aquelas tribos eu pensei o que nos une
a pergunta é quem menos um senhor jesus isso acontece porque nós fomos transformados pelo sangue do cordeiro o primeiro fundamento da autoridade autoridade de cristo segundo o fundamento da transformação é transformação de gente no fundamento é o fundamento da doutrina ciclo 20 jesus ensinando a fazer discípulos mas ele quer nos ensinar como ensinando-os a guardar todas as coisas que você more de nada estes mandamentos que foram ordenados por cristo e devem ser guardados pornô eles são sérios do evangelho meu de mouse é esta mensagem é altamente dogmática por que jesus está dizendo a mandamentos a
verdade não é verdade aberta a verdade não é uma escolha individual na verdade não é experiência mística pessoal ele está dizendo aqui a verdade absoluta verdade que precisam ser relembradas verdade que precisam ser ensinadas verdade que não podem faltar eu estou também com meus irmãos e nós precisamos ensinar intencionalmente os mandamentos de jesus para os nossos filhos e para as nossas igrejas e para os nossos seminários nos atendo é especialmente o essencial eu explico muitas coisas são importantes mas é o essencial que assegura a nossa fé ea nossa vida na vontade de deus eu me
lembro até hoje que o france o doutor doutor francisco leonardo diretor do seminário presbiteriano no palco sei teologia a cada ano ele fazia um sermão hispano o cern um básico da fé cristã só para seminaristas e eu dizia se alguém está entregando aqui a sua vida o senhor jesus e procure meu consultório em meu escritório para nós conversarmos choramos juntos os mandamentos do senhor jesus como nós vamos ensinar esses mandamentos aos discípulos jesus diaz ensinados a guardar todos os mandamentos que você tenha ordenado como nós vamos ensinar e eu creio que que esta teologia bíblica
da evangelização ela é altamente fascinante porque parece que ela concilia duas maneiras principais de nós ensinamos alguma coisa através da palavra e através da vida através da fala e através do testemunho através da própria nação oral mas também através de uma vida piedosa que mostra o senhor jesus e meus irmãos e eu creio pensando na sociedade pós moderna pluralista ativista que influencia a maneira da igreja pensar da igreja brasileira pensar eu creio que um dos efeitos dessa influência um efeito nocivo tem sido a geração de extrema em nosso meio alguns que dizem o negócio é
só falar eu não preciso ter vida p dose eu não preciso ter santidade de vida eu não preciso ter um casamento aos pés do senhor jesus eu não preciso de uma casa por nada também eu sei a bíblia teologia se eu tenho uma capacidade comunicacional boa isso resolve ms extremo nós temos igreja igreja com tudo na cabeça em grande com boa tecnologia e greves com boa é compreensão bíblica igrejas com alta capacidade e comunicacional mais igreja sem pecado que não o testemunho de quem é o senhor jesus em sua vida temos também outro extremo zelando
pela vida conjugal sua boca que convivem com quem é o senhor jesus médicos que consultam milhares de pessoas dezenas de milhares de pessoas e tem que conversar sobre o tempo sobre a economia sobre política sobre o governo mas não tem coragem de falar sobre o nome acima de todo o nome que é o nome do senhor jesus este outro extremo eu creio que em uma teologia bíblica essas coisas são conciliáveis cristo pensou e desenhou uma igreja que fala mas também vive uma igreja que conhecem mas têm testemunho uma idéia de compor teologia mas também com
bom com um bom testemunho de arma em casa na sua vizinhança no seu dia a dia uma igreja uma igreja que uma igreja que crê em uma igreja que não vimos isso o primeiro fundamento fundamento da autoridade autoridade de cristo o segundo fundamento é da transformação de gente o terceiro fundamento é da doutrina ea doutrina bíblica meus irmãos se você estiver em apenas cinco minutos para conversar com a pessoa que não conhece a cristo e jamais eram essa pessoa em sua vida novamente privilégio trabalhar em regiões não alcançadas em que jesus a sua história quem
ele é o que ele fez já mais essa história foi ouvida uma vez e às vezes nós temos e devemos ter tantas particularidades e tantos desdobramentos mas eu gostaria de convocá lo em nome do senhor jesus não nos esqueçamos do que é o essencial o 4 fundamento para mim é o fundamento da segurança e nós podemos perceber no versículo 2010 quando todos os dias até à consumação dos séculos comigo jesus chega a us que o adoraram mas alguns duvidaram ainda em khost era gente que tinha ainda o temor do coração era gente que vinha de
uma experiência traumática no calvário era gente que essa perda de senhor jesus quem sabe aqueles 11 pensavam elbow e contrário começa e pra ser consolado e jesus em lugar de consolo olha para os discípulos e diz negócio é outro o negócio seguinte vocês vão sair sem uma gota e vocês vão estar todas as nações e vão fazer discípulos e vão ensinar e não é qualquer coisa das coisas que você tenha ordenado é uma missão impossível é uma missão bombástica é uma missão altamente desencorajadora se não fosse o versículo 20 mas tem algo a mais aliás
falar vocês não estão sozinhos e jamais estarão sozinhos porque é ele que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos jesus ter enviado à igreja porque só faz sentido a igreja que prega o evangelho de transformação em uma sociedade pós moderna porque jesus está connosco só faz sentido confrontar o agnóstico ou budista o relativismo com a palavra de deus porque jesus está connosco só faz sentido continuar pastorianus aquela igreja problemático porque jesus está connosco só faz sentido sair da sua casa e falou mata uma caverna um deserto numa cidade estranha em falar jesus
porque jesus está connosco só para sentido você dedicar a sua vida dia após dia semana a semana ano após ano o seu seminário na sua sala de aula falando e construir um pensamento bíblico na média dos alunos porque jesus está connosco mas este diferencial ele é altamente transformador por que jesus está connosco qualquer coisa pode acontecer este fundamento de segurança apresenta de jesus ele não se aplica apenas na nossa convicção teológica não se aplica apenas nas nossas igrejas e ministérios mas se aplica também na nossa vida diária eu gostaria de falar com você de maneira
um pouco mais na próxima de pessoal dizendo nós estamos aqui nesse congresso é congresso teologia e nós temos pela graça de deus ouvido aqui só ouvindo boa tecnologia e é coisa pra encher o coração enfiamento levar pra casa pra igreja do seminário mas é certo que nós também chegamos aqui muitos de nós com os corações quebrados com a alma em desespero talvez a mente confuso talvez com a crise pessoal familiar relacional o ministerial talvez vindo para cá você pensou a minha vontade é de jogar tudo para cima deixar tudo para trás é esse o seu
caso você chega aqui em crise pessoal eu gostaria também de encorajar a acler comigo nesta noite uma vez mais na palavra de deus que nos diz que nós que você jamais estará sozinho em toda a sua vida no dia bom e no dia mau jesus está connosco no dia da crise ele está presente na igreja problemática jesus não te colocou lá e te show você sozinho no seminário onde o povo do que aprender jesus colocou um lar com o plano e ele está contigo seja missionário região distante jesus out lançou e te abandonou ele te
acompanha diariamente todos os dias até à consumação dos séculos essa segurança é a segurança do próprio crente de que jesus está connosco na queiro em que nos chamou para fazer mas também na nossa vida diária naquilo nós somos permitamos sentimos somos gente de carne e osso temos nossas lutas nós não temos nem o espaço em talvez da liberdade com todos mas se nós abríssemos de maneira totalmente livre hoje à noite quem sabe encontraremos aqui um número surpreendente de irmãos e irmãos e irmãs que chegaram aqui com os corações quebrados esta mensagem não é apenas para
a igreja com o corpo para o ministério como o movimento mensagem para você na sua casa no seu dia a dia não aconteça o que acontecer a sociedade da forma que ela se construir nós jamais estaremos sozinhos um dia sequer em toda a nossa vida eu sou fã da graça de deus que deus na teologia da graça de deus que nos dá segurança em jesus ela produz dois efeitos nas nossas vidas o primeiro efeito é de que o segundo efeito é de expectativa e eu explico descanso porque nós cremos da teologia da graça de deus
nós cremos que deus nada acontece todo o universo está na mão de deus a nossa vida está na mão de deus os nossos inimigos estão na mão de deus à nossa saúde está na mão de deus a nossa fé está na mão de deus o efeito que deve gerar no - eu no meu coração e de descanso porque se deus governa verdadeiramente todas as coisas e eu creio que ele faz nós podemos vir para o nosso quarto já à noite colocar na nossa cabeça sobre nosso travesseiro conversar com a nossa alma como conversava davi dizendo
descanso união no senhor porque deus cuida de mim nós estamos em boas mãos quanto mais nós queremos mas nós temos para a paz não é um resultado de auto-ajuda para o resultado de fé quanto mais nós cremos em deus quem é deus mas nós descansamos em deus o primeiro resultado o segundo resultado a expectativa porque me acompanhe sem deus nada acontece é verdade por outro lado com deus qualquer coisa pode acontecer não há coração tão duro que deus não possa quebrar não há casamento estão desfeito que deus não possa reconciliar não a igreja tão morta
que deus não possa reavivar não há seminários tão problemático que deus não possa consertar não há tributação distante que deus não possa alcançar sem deus nada acontece com deus qualquer coisa pode acontecer e parece me que era assim que vivia paulo crendo na teologia da graça de deus com descanso e com expectativa por um lado nós falamos descanso minha alma no senhor porque deus cuida de mim por outro lado nós vamos para a cama antes de dormir o último pensamento que nos vem à mente é o seguinte quem sabe amanhã de usar de fazer algo
novo e bom inesperado na minha vida descanso irmãos que apenas movidos pelo fundamento da autoridade de cristo da transformação de gente em cristo da doutrina de cristo para a vida diária e da segurança em crise somente assim são como filhos e servos somente assim nós podemos cumprir a missão que nos foi dada há dois mil anos atrás quando jesus disse fazei discípulos em todas as nações batizando em nome do pai do filho e do espírito santo vendo gente transformada pelo meu evangelho e com paz no coração porque vocês jamais estarão sozinhos trabalhamos na amazônia plantando
igreja indígenas com 52 missionários em 12 indígenas na região amazônica missionário na área de plantio de igreja para missionários e equipes missionárias em áreas que nós chamamos de áreas áridas cerca de 400 áreas são áreas onde o evangelho não chegou ou onde o evangelho já chegou há muito tempo às vezes há décadas mas jamais uma igreja nasceu de um país do himalaia em uma região do himalaia com mais de 250 cidades e vilarejos onde ninguém conhece o nome de funcionários com mais de um milhão de habitantes onde só há 15 crente no senhor jesus dividido
em dois grupos onde 78 não se encontram em segurança mais de um milhão de pessoas quem de crentes do senhor jesus lugares mas o que mais mexeu comigo os últimos tempos foi dar esse treinamento é de plantio de igrejas para um grupo de missionários maioria europeus em uma região do oriente médio não vou citar nomes de países por questão de segurança mas é uma região do oriente médio é bastante próxima de onde está atuando estado islâmico quando me convidaram e nós combinamos eu falei mais é o local ideal ele falar é o local que nós
moramos local nós podemos ir mais onde nós moramos até por vergonha eu tive que ir a um local onde eles estão trabalhando agora também foi impactante porque lá eles estão a menos de 30 quilômetros do estado islâmico de noite o bce bomba e tiros os missionários todos os casais com filhos pequenos na sala de sua casa uma mala pronta em carro na porta cheia de combustível pra sair pra fugir a qualquer momento uma rede de contato entre ele e alguém sempre passa a noite acordado pra assim o estado islâmico se aproximar ele dá o sinal
de alerta que todo soja e menos de 30 quilômetros com estada porque 30 quilômetros na mata amazônica pode ser muita coisa mas lá como estrada era coisa de de pouco tempo e eu fui daqueles treinamento com festa os irmãos altamente constrangido constrangida e vejo gente dando a vida e não apenas a própria vida mas da família para que o nome acima de todo o nome seja proclamado tivemos aquela semana de treinamentos no último dia não me contive e eu perguntei aos missionários eu disse a meus irmãos estão fazendo aqui se você resolver sem sair às
suas igrejas maior parte de igrejas da europa certamente iria apoiá los às igrejas européias estão acompanhando muito bem o estrago que o estado islâmico está fazendo eles não pensaram duas vezes em pagar a passagem de ir a los daqui e recebemos muito bem em suas casas e igrejas o que vocês estão fazendo aqui e eles responderam de maneira unânime nós estamos aqui porque nós estamos tendo nos últimos seis meses mais oportunidade para falar de jesus do que nós tivemos nos últimos dez anos esse negócio aí do estado islâmico é uma bagunça é um caos e
tragédia por sofrimento mas deus está no controle de todas as coisas nós não temos tido tempo de sair para evangelizar porque as pessoas vêm à nossa casa e bater à nossa porta e desenvolver reconhece jesus que fala sobre o senhor jesus nós recebemos islâmicos moderados islâmicos radicais iludidos com o islamismo afetados pela própria tragédia que diga eu estou recebendo amor e carinho que eu jamais pensei existe em lugar nenhum quem são vocês e no que vocês verdadeiramente crêem nós não podemos sair daqui porque nós estamos aqui na vontade de deus autoridade a transformação a doutrina
ea segurança deus nos dá para fazermos a vontade de deus a pergunta que não pode se calar ao fim de cada dia é justamente estamos à vontade de deus vamos orar com isso a cabeça eu gostaria de gastar 12 minutos foram juntos para que deus nos capacite a semus igreja pegamos o seu nome nesta sociedade pós-moderna pluralista relativista individualista meio complicado a misericórdia de deus porque parece que em lugar de influenciar mas a sociedade nós estamos sendo mais influenciados igrejas estão se transformando em uma lista com o nome de gente título pessoal que nós precisamos
da graça de deus e da autoridade cristo para virar o jogo porque na graça de deus que nós seremos do mundo por isso nosso seminário de nossa igreja gostaria também de orar pelas nossas próprias vidas porque nós somos gente chegamos aqui com o sentimento quem sabe com situações críticas na nossa alma conhecidas por quem está sentado o nosso lado agora noite sorrimos para todo mundo conversamos amenidades ao longo das refeições abraçamos complementamos só deus conhece verdadeiramente nosso coração na mão só deus conhece verdadeiramente chegou ao congresso o coração em crise em alguma área da vida
que gostaria de na palavra do senhor na autoridade cristo e lhe convidar você descansa no senhor e tem expectativa no senhor descansar no senhor como reconhecimento de que deus controla aquilo que você não controla que deus controlar sua vida a expectativa em deus sabendo que cedeu se agradar se deus quiser se deus resolver qualquer coisa nova e boa pode acontecer na minha vida na sua vida o seu ministério no seu seminário na sua igreja na sua casa ainda nestes dias vamos convidar os irmãos eu acho que nós estamos vivendo momentos depois que jonas leu também
se manifesta declaração movimento igreja de cristo como lemos aqui juntos se você sentir liberdade desejo de joelhos onde você está faremos juntos ao senhor neste momento eu gostaria de me convidar orar por duas coisas você olhar em primeiro lugar pela igreja que somos nós sejamos igreja de cristo e em cristo nessa sociedade esquisita na qual nós e da qual nós fazemos parte então nós vamos orar pela igreja somos nós o fidelidade bíblica fidelidade teológica agradecemos a deus pelo congresso como este bem mas também gostaria que você olhar seu próprio coração especialmente se você trouxe aqui
uma situação de crise pessoal você pode chorar dizendo sem deus não estou conseguindo mas na sua palavra e descansa no senhor espera no senhor o senhor deus nós oramos nessa noite quebrantado decoração arrependido dos nossos pecados e crente na tua palavra de tantas verdades uma que nos é tão evidente é que nós defendemos o senhor para todas as coisas em nossa vida dependemos do senhor para crer para existir para pregar igreja deus nós oramos neste momento como um congresso de teologia da igreja da qual nós fazemos parte também a igreja igreja do senhor jesus ainda
vive neste mundo igreja muitas vezes em lugar de influenciar a sociedade pós-moderna plural um homem no lugar do senhor diluindo a mensagem de salvação que fala claramente buscando um entendimento não queremos olhar para a igreja e falar da igreja como se fosse um outro corpo da igreja falando de nós temos ouvido falar do congresso nós pedimos que o senhor faça isso a partir de nós o senhor pode fazer rodeios um reavivamento bíblico de amor à palavra amor ao senhor da palavra em nosso seminário se o senhor quiser o senhor pode ser o deus trazer a
igreja ea mensagem muito mais humanista do que bíblica para serem verdadeiramente bíblicas se pode fazer isso pode trazer aos seus filhos que estão em trazê los de novo para o caminho do senhor pai uma coisa é certa todos nós igualmente dependendo do senhor nós jogamos pela igreja orando pela igreja nós olhamos para a nossa nação não é de natureza política de natureza se manifesta na cultura na política na religião em todas as formas misericórdia nos ensina a respeitar aqueles que governam e lideram seu deus nós pedimos sua bênção maior do que um coração convertido sobre
aqueles que têm poder e liderança deus nós pedimos ao senhor para que a igreja seja igreja crente no meio desse caos e muito mais do que uma revolta social da igreja o amor por aqueles que podem ouvir o que os transforma em alvo meu deus eu quero morar também por aqueles que por ventura estão nesse congresso que chegaram em crise pessoa não temos muito a falar cada coração é cada coração mas nós olhamos só deus para que o senhor mesmo de a cada um que está em crise descanso expectativa descanso para dormir bem essa noite
descansada no senhor crente no senhor tranquilo no senhor dizendo a sua alma descanso a minha alma no senhor porque deus cuida de mim mas também com expectativa de que na vida na família no ministério na igreja do seminário se o senhor quiser qualquer coisa pode acontecer nós agradecemos em nome do senhor jesus a menos [Aplausos] [Música]
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