Imagine só apontar a câmera do celular para qualquer coisa ao seu redor e aprender instantaneamente como dizer aquilo em outro idioma. Pois é, o Google acabou de lançar uma ferramenta que faz exatamente isso e vai além. O Little Language Lessons do Google Labs usa inteligência artificial para criar lições personalizadas, ensina gírias do dia a dia e até simular situações reais como pedir comida ou resolver um perrengue em outro país, sem ter que pagar nada.
Isso pode mudar tudo, inclusive o futuro das escolas e dos professores de idiomas. Será que estamos diante do fim das aulas tradicionais? Antes de saber isso, inscreva-se no canal.
E para ver os vídeos antes de todo mundo e sem anúncios, é só clicar no botão, seja membro. Fechou? Então bora pro vídeo.
Bom, pessoal, então hoje eu quero falar para vocês sobre essa ferramenta que acabou de ser lançada pelo Google e que promete facilitar muito o aprendizado de idiomas. Vejam só que interessante que eu encontrei aqui no blog Google for Developers. Escutem aí.
Processo de criação. O Little Language Lessons utiliza os recursos multilíngues do Gemini para personalizar o aprendizado de idiomas. E olha só o que eles dizem mais ainda.
Como engenheiro, sempre fui fascinado por linguagens, tanto as que codificamos quanto as que falamos. Aprender uma nova linguagem de programação geralmente começa com a construção de algo tangível, colocando a teoria em prática instantaneamente. E olha só isso que o desenvolvedor diz aqui.
Isso me levou juntamente a um pequeno grupo de colegas a experimentar a API de EMINI, que permite aos desenvolvedores acessar os modelos generativos mais recentes do Google. O resultado é o Little Language Lessons, uma coleção de três experimentos de aprendizagem curtos, todos alimentados pelos modelos Gemini do Google. E aí ele traz aqui uma série de informações relacionadas a cada um desses experimentos que estão disponíveis gratuitamente no link que eu vou deixar aqui embaixo na descrição desse vídeo.
Eu também vou deixar o blog queira se interar mais sobre o assunto. Então, clicando no link que vai estar aqui na descrição, vocês vão cair nessa página aqui que dá para ser traduzida para espanhol, francês e português do Brasil, além do inglês. Eu vou deixar aqui português brasileiro.
Aí você precisa fazer o login com a sua conta do Google. Antes de começar, eles dizem o seguinte: o Little Language Lessons é uma tecnologia experimental em estágio inicial. O intuito da ferramenta é ajudar do ensino de idiomas, mas como ela usa i generativa, alguns resultados podem estar errados ou incompletos.
Recomendamos conferir as respostas com fontes confiáveis. Aí você vai clicar aqui que você entendeu e depois em continuar. No primeiro experimento, que é o Tiny Lesson, você vai encontrar palavras, frases e dicas de gramática relevantes para qualquer situação.
Já no segundo experimento, o Slang Hang aprenda expressões, figuras de linguagem e gírias regionais, gerando conversas com falantes nativos. E esse último aqui, que na minha opinião é o mais legal, se chama Word Camp. Tire uma foto para saber como conversar sobre o que está ao seu redor.
Então você vai utilizar a câmera, pode ser do seu celular, para identificar um objeto e automaticamente você vai saber como dizer aquilo em qualquer idioma. Então vamos começar aqui pelo primeiro, o timey lesson. Vou clicar em tentar.
Vou selecionar o idioma, vou colocar aqui francês da França. Vamos lá. Ele pede aqui qual vai ser a finalidade ou tema.
Vou colocar aqui viagem de turismo e vou pedir para gerar. Pronto. A partir desse momento, ele traz aqui para mim um vocabulário básico para que eu possa me virar durante uma viagem de turismo.
Olha só. Então, se eu quiser falar viagem, voyagem, olha só, guia turístico, guide turistic, o turismo, o turismo, e o hotel, l'hotel. Se você quiser saber mais, só clicar aqui no botão azul e ele traz outras palavras básicas.
Legal, né? Além desse vocabulário básico, ele traz também algumas frases que você pode utilizar durante a sua viagem, que foi o tema que eu escolhi lá no começo. Então, primeira frase: "Eu gostaria de reservar um hotel".
Olha a outra. Qual o melhor meio de transporte aqui? Olha essa daqui.
Você poderia me ajudar, por favor? Legal, né? Aí você tem também algumas dicas.
Olha só, quando falamos de viagens, especialmente turismo, é muito útil saber como indicar o meio de transporte que usamos. Em francês, a preposição ON é usada para indicar que estamos viajando por um meio de transporte específico. Pense em ON, como em, no Iná, e assim por diante.
E aí ele traz aqui alguns exemplos. Nós viajamos de trem. E olha só, eles partiram de avião.
Eles são partis em avião. Viram só? Então você tem aqui algumas palavrinhas, algumas frases e algumas dicas para você se comunicar de maneira básica em determinada situação.
Isso ajuda bastante porque como essa é uma IA generativa, você pode simplesmente clicar aqui nesse botão e ele vai mudar tudo. Então você pode ir treinando aí o seu novo idioma sem sair aqui de dentro da plataforma, porque ele sempre vai gerar frases diferentes aqui para você poder treinar. Certo?
Voltando lá pro início, agora vamos ver essa daqui. Olha só. Slang hang.
Aprenda expressões, figuras de linguagem e gírias regionais. Vou selecionar o idioma. Agora eu vou colocar aqui em fr, não vou colocar aqui em espanhol, da Espanha e vou pedir para gerar.
Aí ele traz aqui uma introdução. A cena se passa em uma pequena livraria em Madrid. Helena, uma jovem estudante de literatura, está procurando um livro raro quando encontra Ravier, um livreiro mais velho e experiente.
Eles começam a conversar sobre o livro e a paixão compartilhada pela literatura. Aí, se você quiser, você pode mudar esse contexto aqui, mas eu vou deixar o mesmo e aí eu vou escutar o que eles estão dizendo aqui. Se você passa o mouse aqui nessa parte que tá grifada, olha só, por casualidade.
Esta expressão é usada para perguntar se algo existe ou acontece de forma inesperada ou por acaso. E aí quando você vai pressionando a tecla espaço, olha só, ele vai aumentando o diálogo aqui, né? Você vai pressionando espaço e ele vai aumentando o diálogo.
Olha que legal. Vamos escutar a segunda parte. Passar aqui sobre hombre.
Olha só. Usado como interjeição. Expressa surpresa, concordância ou serve para chamar a atenção.
Equivale a hora pois ou veja bem. Viram só? Então é uma aula completa aqui para você poder se comunicar utilizando algumas gírias que geralmente são faladas pelos próprios nativos.
Você pode ter essa experiência aqui dentro da plataforma para treinar o novo idioma. Se você clicar aqui nesse ícone, ele faz a tradução para que você saiba o que é que tá escrito aqui em português, ó. Esperançosamente eu sei que é difícil de encontrar.
Então aqui você tem o diálogo completo e sempre que você vai apertando aqui a tecla espaço, ele vai aumentando esse diálogo. Então é uma ótima forma para você poder treinar um novo idioma, porque eles estão utilizando aqui uma linguagem mais próxima daquelas que os nativos falam em seus países, né? Então, não é aquele aprendizado que você vê nos livros, por exemplo.
Eles trazem aqui uma linguagem mais natural para que você tenha o contato direto com a língua, como os nativos falam, o que é muito bacana. Voltando aqui para o início, aqui no experimento número três, wordc, que eu disse lá no começo que é o meu preferido, o que que você pode fazer? Simplesmente apontar a câmera e pode ser do seu celular para que a inteligência artificial identifique qualquer coisa ou qualquer objeto e faça a tradução para você.
É justamente por ser uma função muito bacana para usar no celular que agora eu vou pular lá pro meu smartphone para mostrar para vocês como é que funciona. Então vamos lá. Então vamos lá.
Tô aqui com o meu celular aberto. Vou apontar aqui para essa tesoura. Vou clicar.
Ele tá fazendo a leitura. Olha só que bacana. Ele identificou tudo que tá aqui na minha imagem.
Eu queria que ele mostrasse apenas a tesoura, mas ele tá trazendo a tradução aqui para italiano. Então ele mostra aqui para mim a tesoura. Aí ele traz aqui também um carregador e aí lá no fundo o speaker, né?
Aqui a minha caixinha de som. Vamos testar outra coisa agora. Colocar aqui retake foto.
Vou selecionar aqui esse disquete. Vou deixar só o disquet aqui. Vamos ver como é que vai ficar.
Olha lá, flop disc, né? Ele traz aqui a tradução também. Continua mostrando outras coisas que aparecem aqui na imagem.
Eu vou mudar agora o idioma aqui pra tradução. Vou colocar agora aqui para alemão. E agora vamos ver aqui se ele consegue identificar essa agenda.
Olha só, ele identificou aqui como um notebook, né, como um caderno e trouxe aqui, como se diz isso em alemão. Não sei se tá certo. Se você sabe alemão, tá vendo aí nos comentários.
Diz para mim aqui se isso tá certo. Vamos ver agora mais um exemplo aqui que ele pode identificar. Ver aqui se ele identifica o meu mouse.
Olha só. Mouse. E depois traz aqui em alemão.
Então, viram só que bacana. Essa é uma tecnologia que tá em desenvolvimento, que o pessoal ainda tá trabalhando para melhorar a forma como ela interage com as pessoas. Mas é muito interessante porque você tem aqui várias formas diferentes de aprender idiomas.
Pode ser por meio de palavras ou frases básicas, por meio de gírias ou expressões idiomáticas ou também usando a sua câmera. E esse último recurso aqui, ele é muito bacana porque você pode utilizar a câmera do seu celular em uma viagem, por exemplo, e aí se você tiver alguma dúvida, não souber como se fala determinada coisa naquele idioma do país em que você tá, você pode simplesmente abrir a câmera do seu celular e pedir pra inteligência artificial identificar aquilo e fazer a tradução para você. Então pessoal, testem aí, é gratuito, vocês não pagam nada.
O link vai táar aqui embaixo na descrição desse vídeo. Vejam se vocês conseguem traduzir, aprender palavras novas de um outro idioma e depois voltem aqui nos comentários para dizer para mim o que vocês acharam desse novo lançamento do Google. E aí, será que essa ferramenta pode mesmo mudar a forma como a gente aprende um novo idioma?
Contem para mim nos comentários, tá bom? Te vejo no próximo vídeo.