Paulo Freire : pedagogia crítica

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Prof. Basilio Historiando
Centenário de Paulo Freire. Em tempos de tantos ataques à direitos, especialmente no campo da educa...
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e sobe só rapaziada Professor mouse no canal historiando estou aqui com uma aula fundamental uma aula que celebra o centenário desde que é o grande educador brasileiro que sabe o mundo Paulo Freire primeiramente esta aula não substitui de forma alguma a leitura das obras de Freyre leia-se Você gosta do Freire concorda com freio eu sou se abomina Paulo Freire Leia suas obras a gente precisa de embasamento para conseguir fazer uma crítica mas primeiramente vamos entender Quem é Paulo Freire qual contexto da sua produção Paulo Freire é um Pensador de educação que começa a pensar a
educação brasileira a partir da década de 50 o Brasil estava vivendo um acelerado processo de urbanização de industrialização crescimento econômico mais apesar disso Brasil é um país majoritariamente analfabeto apesar do desenvolvimentismo o analfabetismo era um problema estrutural na sociedade brasileira Especialmente nos chamados rincões no Brasil Rural e para a classe trabalhadora não haviam concreto programa de erradicação do analfabetismo até Porque somente alfabetizados poderiam voltar logo o analfabetismo uma excelente estratégia de manutenção dos privilégios tudo bem Paulo Freire Então tem um objetivo erradicar o analfabetismo E para isso ele vai desenvolver no chamado método Paulo Freire
uma inovadora forma de pensar o processo de alfabetização não apenas ensinando a ler as palavras mas ensinando a classe trabalhadora a ler o mundo o que Paulo Freire propõe e perceba se você concorda com isso ou não concorda íntima distância tanto faz Vamos aos fatos em 1963 Paulo Freire consegue em poucas semanas educar 380 camponeses na cidade de Angicos no Rio Grande do Norte e como é que ele faz isso ao invés de ensinar a Trabalhadores de 50 60 anos que tem mais é pa bem mais é é bé bem magia Hebe ao invés de
ensinar alfabetização pelo método silábico Paulo Freire vai ensinar a ler as palavras através da leitura do mundo ele vai buscar uma série de palavras que estão relacionadas ao dia a dia desta classe trabalhadora e por meio dessas palavras ele ensina as letras então por exemplo o senhor João João ele é pedreiro pedreiro e João utilizar pa e utilizar pedra e pa mais pedra ele constrói casa mas esta casa que João constrói com a tá e com a pedra não é do João mas é do patrão ou seja o João começa a perceber as letras desses
instrumentos de trabalho mas também começa a refletir sobre sua condição social como um ser no mundo e começo de ser no mundo está em os outros seres do mundo se você acha isso legal ou não pouco importa Paulo Freire objectivamente consegue erradicar o analfabetismo Em centenas de trabalhadores em pouco tempo ensinando não apenas as palavras mas a compreender as relações sociais do mundo e adivinha só um ano depois Paulo Freire é preso Paulo Freire perseguido pelo golpe civil-militar de 64 em nome da bandeira de acabar com o comunismo Imaginário visava em última instância em pedir
reformas estruturais na sociedade brasileira dentre elas a alfabetização Paulo Freire estava muito próximo do ex-presidente João Goulart e pensando em transformado seu método no método Nacional de combate ao analfabetismo sempre importante lembrar a ditadura militar não só não vai erradicar o analfabetismo como vai perseguir politicamente aqueles que o fazem Paulo Freire é preso uma anedota muito interessante ele o recebe o sargento chefe do quartel Viu sabia que fala Professor Eu gostaria que o senhor alfabetizar-se aqui alguns soldados que sabem escrever e ler muito mal e Paulo Freire Fala ué mas foi justamente pelo meu método
dia combate ao analfabetismo que eu estou aqui preso Paulo Freire perseguido pela ditadura Vai ser lá e será no exílio que vai escrever talvez a sua grande obra leão leão Pedagogia do Oprimido é lá que Paulo Freire Vai destrinchar um pouco da sua concepção pedagógica Quais as influências ele é claramente influenciado pelo cristianismo e por uma visão bem teologia da libertação vem daquela de 60 de Amor ao pobre de buscar pensar não apenas do Espírito mas buscar pensar a matéria eo Marxismo e também algumas concepções filosóficas vão incentivar esta busca pela materialidade da vida pela
busca é de se aproximar destas classes trabalhadoras Paulo Freire Pedagogia do Oprimido ele vai pensar algo muito simples é profundamente radical a educação majoritariamente tradicional era uma educação bancária na qual o professor é o detentor do Saber iria depositar conhecimento e qualquer pressuposto disso se o professor no auge do seu conhecimento vai depositar saber que as dizer que aquele sujeitos do processo de aprendizagem são sujeitos passivos são sujeito que não tem qualquer conhecimento e que o conhecimento pode ser autoritariamente depositado essa é uma visão elitista e também autoritária como se houvesse uma elite intelectual que
tivesse que esclareceram os marços Paulo Freyre contrapõe-se a educação bancária autoritária tradicional a uma educação dialógica uma educação que vai ser construir através do diálogo e pense Paulo Freire teve a sua grande experiência Educacional com jovens e adultos o prof a funcionar o João Pedreiro a ler e escrever mais o professor também vai aprender com João Pedreiro porque em última instância a classe trabalhadora que tudo produz ela tem saber ela tem experiências ela tem vida ela tem agregar então para Paulo Freire a educação não deve se constituir num passar informação mais por meio de uma
troca por meio de um diálogo por meio de um respeito entre pessoas que podem e devem compreender e ensinar na educação acontece para Paulo Freire a educação é um diálogo Qual é o pressuposto de isso pressuposto e radical e radicalmente democrático Qual é esse pressuposto todos tem condição de ensinar e aprender a educação seria o processo de troca a educação seria o processo de aprender e ensinar de forma conjunta e respeitosa sem dúvida seu João não detém o Saber acadêmico erudito Mas ele tem outro saber popular quer saber da mesma forma para Paulo Freire educação
se constitui por meio da troca se isso poderia funcionar para a educação básica para educação infantil para sujeitos que estão entrando no mundo talvez esse seja um outro debate o debate pela importante mas perceba radicalidade desta concepção de Paulo Freire vamos prosseguir e qual que é o objetivo desta educação dialógica o objetivo é a autonomia e o que é a autonomia para Paulo Freire autonomia tem uma postura crítica diante da realidade não apenas compreender o mundo mais conseguir criticar o mundo como que se colocar como sujeito transformador do mundo para Paulo Freire EA autonomia é
este sujeito consciente crítico e intervindo na realidade transformando a realidade EA realidade não enquanto dava individual mas enquanto um lado coletivo enquanto uma construção coletiva do mundo autonomia é intervir criticamente o jet camente no mundo a busca pela justiça não apenas pelos meus privilégios a gente viu as Mas pela transformação da realidade social como um todo muito bem meus caros Paulo Freire tem então a concepção de que a educação uma ferramenta de transformação com isso ele está se posicionando em relação ao tempo presente Paulo Freire tem uma máxima tem uma frase muito popularizada que todo
o processo todo conhecimento ele é ideológico a questão da ideologia inclusiva ou exclusiva Paulo Freire não consegue a neutralidade para ele o fazer pedagógico é um ato de inclusão ou de exclusão a dependendo da postura bancária ou da postura dialógica por parte do educador mas Paulo Freire vai além A gente pode achar isso muito bonito achar que a educação uma missão mas Paulo Freire enfático professora Sim tia não é um livro e fundamental em que ele acaba com qualquer tentativa de Rolante o professor Sem dúvida o professor tem um trabalho fundamental mas não é missão
é trabalho e como todo o trabalho assalariado ele deve ser reconhecido e remunerado e valorizado dignamente essa máxima professora Sim tia não Paulo Freire está questionando esta este excesso de é este excesso de informalização da profissão docente professor é um profissional e como tanto deve ser remunerado Quanto tempo deve ser respeitado porque esta coisa desta aproximação e só que não é um trabalho Isso aqui é uma missão e se esconde a precarização do trabalho e se esconde exploração do trabalho se esconde assédios é no trabalho e se esconde muita coisa o professor é um profissional
com um profissional fundamental então portanto deve ser respeitado enquanto tal tem que ter estruturas para conseguir realizar o seu ofício Professor deve-se pensar enquanto uma categoria profissional o professor deve ter antes de tudo consciência de classe para Paulo Freire é fundamental compreender Essa realidade em que os alunos estão inseridos para portanto intervir não com saber pronto que será depositado mas como saber que se constrói a partir da realidade social em que o processo de educação acontece Além disso Paulo Freire nos diz educação não muda o mundo educação da pessoas e pessoas mudam mundo pode parecer
um mero jogo de palavras mas tem muita coisa aí Paulo Freire está rompendo com qualquer idealismo de que a mudança nas consciências muda a realidade o que muda o mundo a política o que muda o mundo da luta social o que muda o mundo é reivindicação por direitos à educação tem uma ponta até o fundamental nesse processo mas não é educação que muda o mundo é esse é pelo contrário um funcionamento muito conservador Olha só o mundo está desigual as pessoas não têm o que comer o trabalho as pessoas tô morrendo de fome mas vamos
investir na educação que talvez daqui a 30 40 anos as coisas resolvam quando uma nova geração foi intelectualizada perceba eu tô jogando para as próximas gerações um problema responsabilidade social e política do hoje Paulo Freire falei educação é fundamental mas ela por si só não muda o mundo cuidado com esse discurso um tanto quanto conservador de jogar nas costas educação uma responsabilidade social e política do tempo presente vamos lá Paulo Freire perseguido durante a ditadura abominado durante a ditadura voltará ao Brasil no final da década de 70 ali na década de 80 e ele participa
do processo de reconstrução o processo ali de redemocratização e ele cria as bases ele sugere a construção de políticas públicas que vão é ampliar o processo de escolarização de alfabetização só que esta Nova República Ela tem que dar conta de alguns problemas uma em crônica gerada pela ditadura e uma crise social como é que você vai alfabetizar educar uma massa de trabalhadores desempregados famélico sem qualquer estrutura Econômica alimentar é com esse os problemas que a Nova República tem que lidar com uma massa de trabalhadores desempregados com uma brutal crise econômica e vai ser Neste contexto
em que as ideias de liberdade de autonomia de uma educação baseada no diálogo tentam se realizar no terreno social brasileiro que Paulo Freire vai ser apropriado e demonizado eu quero esse aqui é um elemento Fundamental Paulo Freire vai ser a própria dízimo pelos funcional Liberal porque a sua autonomia crítica só autonomia época de transformação pro mundo vai ser apropriado pelo neoliberalismo como uma autonomia individual o indivíduo em empreendedor desse a aqui no nosso colégio nós valorizamos autonomia Bom dia do empresariamento desse autonomia individual sem qualquer responsabilidade ética com a coletividade estamos criando grandes e pequenos
empresários pequenos empreendedores de se perceba a ideia da Autonomia que Paulo Freire é o sujeito se engajaram na construção do mundo pode ser apropriada por um discurso individualista e neoliberal E adivinha só muitas das reformas da educação vão por este caminho mais além disso Paulo Freire também vai ser apropriado por setores eu preciso dar expressão porque ela é conceitualmente correta produtores fascistas para setores calcita saudosos da ditadura Pinheiro Paulo Freire é um demônio é uma demonização da figura de Paulo Freire com o objetivo estratégico com o objetivo de você simplificar o debate criar um inimigo
comum e todos os problemas educação sopa de Paulo Freire daí biologização nas escolas e não não professor que ganha r$ 1200 por 40 horas semanais por isso o papel higiênico e não tem água por alunos que estão passando fome numa realidade Econômica social desestruturada Não esquece tudo isso esquece a realidade da educação pública em qualquer Paulo Freire a culpa ideologização a ideologia de gênero e todas as abominações que setores fascistas se apropriam para é deslegitimar o pensamento de Freire E além disso esses grupos defendem claramente a militarização do processo de educação como se faltasse de
10 e autoritarismo como site tá dura conseguisse ter erradicado o analfabetismo isso aqui é só uma ideia sua ideia solta no ar Leia por favor leia Paulo Freire lei um Paulo Freire e suas diferentes obras Pedagogia da Autonomia Pedagogia do Oprimido Leão Paulo Freire viva a educação pública e educação popular vivo a uma educação que se compromete com a transformação social viva uma educação que respeita os educandos como sujeitos que ele tem conhecimentos e viva a educação como espaço de diálogo viva Paulo Freire vivo Centenário e Paulo Freire e Paulo Freire possa ser lido possa
ser criticado nem uma hora Paulo Freire é uma Bíblia um cano e a ser seguido e deve ser pensado deve ser historicizado deve ser criticado para que possamos avançar rumo a uma educação pública digna de qualidade Professor Basílica na história ano se quiser Tire foto da Lusa um forte abraço
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