KARL MARX | A Infância antes do Comunismo | Vida e obra (1 de 3)

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Se Liga - Enem e Vestibulares
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o Olá pessoal Professor Daniel Gomes de Carvalho professor de Filosofia aqui do Se Liga e essa é mais uma das nossas séries do Se Liga e nessa série que vocês pediram bastante nós podemos subir Marx Karl Marx Eu dividi essa série em 3 partes em três aulas e nós estaremos um Panorama um geral uma visão aérea da vida e da obra de Marx para que vocês têm uma noção de quem foi mais longe ele circulou quando que ele disse isso quando que ele disse aquilo quando que ele mudou de ideia coisa que ele como qualquer
ser humano fez várias vezes na vida lembre-se sempre de se inscrever no nosso canal deixar o like deixar o comentário para fortalecer a nossa casa então vamos lá se liga é bom vivemos numa época interessante curiosa na relação com Karl Marx o que vocês sabem que por muito tempo isso é muito forte por exemplo nos anos 90 quando houve a queda da União Soviética ao fim da União Soviética tem muita gente até professor universitário e ficava falando assim a Marcos de apoio Max é coisa do passado Marcos foi um homem do século 19 seu pensamento
não serve mais para nada já foi já tá superado etc etc e certa já se disse muito isso hoje em dia curiosamente né já passaram-se aí é décadas desde a queda da União Soviética poucos continuam repetindo isso gostemos ou não queiramos Ou não Marcos é parte da nossa sociedade o pensamento de Max continua uma referência para pensarmos as coisas claro que podemos e devemos ser críticos amar como devemos serpente que usar qualquer Pensador e ele continua a referência para a gente pensar o que é esquerdo direita ele continua a referência para a gente pensar o
que que é um Progressista o que quer um conservador o pensamento de Marx ainda é referência na nossa política cotidiana nos nossos movimentos sociais nem que seja para criticar Olha a gente pensar na China está caminhando para ser Economia mais rica do mundo o Vietnã a Coreia do Norte a Venezuela sim mais ou menos um quarto dos seres humanos vivos deste planeta vivem em países em Nações que dizem ter relações com pensamento de magro é claro que a gente pode tem saco tipo de relação é essa ser assim eu não quero você pode problematizado essa
relação mas seja como for uma boa parte dos seres humanos vivos vivem em países e nações cujos beijinhos dizem ter relações com o pensamento marxista e isso é uma coisa nada desprezível e tem aquilo né e o pensamento de Marx fosse um pensamento que não servisse mais que fosse atrasado que não tivesse nenhuma relação com os dias de hoje Se fosse faça ele fosse superado a gente não precisaria dizer que é sabe aquela coisa tinha de facto superou uma coisa a gente não precisa ficar falando que a gente superou se fala muito olha superou é
do passado é porque na verdade não é é porque na verdade ainda tem uma relevância então a ideia dessa série sobre marca a gente pensar um pouco Quem foi Marcos qual a importância do seu pensamento e pensar de maneira crítica e de fato assim Se vocês derem uma olhada aí na internet no YouTube é fácil que existe muita coisa desonesta sobre a vida e obra de Marx muita coisa é qual a necessidade né coisas mentirosas ou pessoas que dizem verdades sobre coisas que a gente não sabe se é verdade vou dar um exemplo que é
assim o suposto suicídio combinado da filha do Max a Eleanor e no companheiro dela o Eduarda Evelyn seja não há nenhuma prova de que esse suicídio combinado de fato aconteceu isso não é incontestável alguns biógrafos né como Francis ruim que coloca como incontestável mas outros biógrafos colocam em dúvida essa história e várias outras também então a gente vai fazer um Panorama aqui da vida do Marcos Aqui você encontra na descrição do episódio os livros que a gente tá usando como referência para que você tenha uma noção e também para que você esteja prevenido vacinado contra
essas coisas estranhas que tem por aí na internet e quando a gente pensa com a gente refletir sobre o pensamento de Marx Um dos problemas uma das questões são os vários maxistas leu Marx escreveu Max ver o Max morreu após Marcos a verdade ainda na vida de marca mas principalmente pós Mágicos surgiram tiraram forças vários marxistas com qualidades de o e às vezes o excesso de pensamento de texto sobre o Marcos às vezes podem abafar e o contrário dificultar mesmo o nosso entendimento sob Max diz que vai entender o Marcos no seu tempo na sua
época não seus próprios problemas então história famosa e bem bem curiosa Wendell Léo colega de Marcos falaremos sobre o Windows nessas aulas Windows em uma carta para Eduardo Bernstein e nessa carta o em Deus diz que supostamente o Marco segundo em Deus o Marcos teria dito para seus discípulos franceses o juiz gás e o Paul lafargue O Marcos créditos para os dois o seguinte ser trilhado cercar-se temo a zona sul Ipanema revista O que age certo o que eu posso dizer que é verdadeiro é que eu marco não sou marxista e o ex Você tem
uma outra carta uma carta para o Conrad Smith e nessa carta de novo ele disse que o Marcos teria dito em determinado momento Júnior suipa Max eu não sou Max Max que a gente em francês a mais palavra francês teria dito isso para as pessoas é são curiosas duas frases que você pode dizer assim nossa que o Marco proibiu o Marxismo desistir o Marcos era confrontar cciso não é isso segundo eles a julgar por essas duas cartas doendo que eu tô com ela aqui o que o Max quis dizer com essas falas foi criticar marxistas
extremamente que eram demasiadamente dogmáticas e mecanicistas que não acreditava que as ideias de uma influência na história e nos dizia não de fato as ideias emergem das condições materiais sociais materiais materialismo histórico mais uma vez que as ideias é né sem elas podem agir retroativamente sobre a base bom então o que o Marcos estaria fazendo nessas duas falas que aparecem em que a gente não sabe se o barco você mesmo disse é ele estaria criticando pessoas que teriam uma leitura da obra do Mar muito Estreita muito dogmática e pouco aberto o próprio Marcos como faremos
adiante mudou de ideia várias vezes na sua vida o pensamento do Marcos o pensamento rico e dinâmico como veremos adiante mais uma coisa interessante a gente vai fazer aqui nesses vídeos uma biografia do Max a gente pode se perguntar Será que o Marcos gostaria que alguém escrevesse uma biografia dele tem uma outra carta do Marcos que é uma carta tudo Superman e nessa carta o Mack diz assim pediram-me já há muito tempo por escrito que eu enviasse uma biografia segundo Marx Quem pediu foi a enciclopédia Maia e eu Marx não só não fiz a biografia
como nem sequer respondia carta e o barco de uma certa aversão a escrever uma biografia dele você sabe que os historiadores eles têm todos na discussão sobre os problemas de escrever uma biografia falta uma coisa muito complicada muito difícil escrever uma biografia ao escrever a biografia de um devido às vezes a gente cria ilusões mudam exemplo no caso do Marco quando Marcos era criança ele escreveu um texto na escola falando sobre a importância da gente pensar matéria para entender as ideias e como seres humanos às vezes não tinham controle sobre as suas escolhas em alguns
biógrafos do Marcos nenhum esse texto do Marcos bem jovem se tu adolescente Faro olha ali já está em embrião o materialismo histórico de Marques e desenvolvê-la com 40 anos cuidado e são grande problema não é porque como a gente já sabe o que aconteceu no futuro a gente começa a ver o futuro no passado disparadores chamou esse erro de pneumologia achar que as coisas não poderiam e de outro modo e só aconteceram da maneira que poderia acontecer com a gente quer biografias a gente tem esse problema Esse erro a gente pega por isso não aquele
texto do jovem Marx tinha a ver com o pensamento francês que ele tá valendo na época e não queria pensar no futuro não estava ali embrião o materialismo histórico Mas você é um ser humano Você tá em me ouvindo quer dizer tem alguns robozinhos também mas em geral quem tá me escutando aí são seres humanos e você sabe que a sua vida é uma coisa muito complicada multipla nada coerente assim Acontece uma coisa acontece outra você esquece as biografias às vezes dão uma noção falsa mentirosa de uma coerência não existe uma coerência que não existe
Que bom E os marxistas enfatizam bastante o papel da luta de classes das massas na história e quando a gente quer e biografia a gente escreve a vida de um indivíduo Será que a gente pode pensar o indivíduo descolado da história da estão problemas também quando escrevemos biografias já que justamente uma das características do testamento do Max é da em fazer o lugar do coletivo da classe social ou Trotsky escreveu uma autobiografia né o troço que escreveu a minha vida descem e ele lá de fato relacionava o seu presente com contexto com geral é é
curioso né Essa Ideia de escrever uma biografia ela vem sobretudo do século 18 a textos anteriores do século 18 Claro a textos de Santos medievais mas a ideia da biografia tendo que esperar a interioridade o que o autor tem sou o que o autor sentiu isso vem sobretudo da época das luzes do Iluminismo e novo né Isso pode gerar em nós equívocos enganos nem sempre a gente consegue saber o que o ator estava pensando o quê que o autor estava sentindo os historiadores Há uma grande discussão tem que usar um texto sobre isso que gosta
dessa discussão que eu abrir agora e quiser ler mais sobre isso tem o texto do Pierre bourdier chamado ilusão biográfica que ele faz exatamente essa reflexão Será que a gente consegue escrever a vida de um indivíduo destacado da coletividade Será que a vida dos indivíduos têm essa linha essa coerência ou será que só uma ilusão criada pelos escritores de biografia do nas nossas aulas aqui a gente vai tentar justamente relacionar o Marcos com a sua época com seu contexto com aquilo que ele tá dizendo com o mundo ao redor dele né Mas enfim quem quiser
aprofundar nesse debate recomendo esse texto do Pierre o dia tem mais uma questão interessante pra gente pensar antes de adentrar na vida na obra de Marx na escola e não é culpa dos professores das professoras é uma questão de tempo o que é necessário para vestibular etc mas na escola às vezes a gente aprende Marcos assim se escreve na lousa mar e faz uma série de tópicos amar materialismo histórico ideologia comunismo etc e a escola queria era a nossa cabeça uma ideia de que o pensamento do Max é algo fechado é algo homogêneo e dica
do começo ao fim da vida ele pensou sempre a mesma coisa Às vezes os livros didáticos passa essa impressão para gente essa impressão está errada o Marcos tem o pensamento nada homogêneo o Max alguém que ao longo da sua vida sempre sobre conforme a necessidade recuo a fazer compromissos ter estratégias de ação de combate porque era também um revolucionário além de escritor ele mudou de ideia mesmo acho que um caso famoso de mudança de pensamento do Marcos é a Rússia nos textos do Marcos mais jovem ele costuma retratar a Rússia como lugar atrasado um lugar
do despotismo né do Pizzaria Smith e no final da vida o Max teve contato com aquele que o homem que traduziu o capital Russo o livro do markus Capital por Russo foi um cara chamado nikolai Danielson até o nome parecido com o meu e o Marcos começou a trocar cartas com Danielson e o Max aprendeu Russo no final da vida começou a Lê fontes originais e Russos e ele muda sua noção sobre a Rússia no final da vida no final da vida nos últimos textos do Max ele considera que a Revolução poderia começar a Rússia
de fato isso acontece algumas décadas depois da morte do Max então é muito importante falar isso porque às vezes esquematismo cria em nós uma visão completamente equivocada dos filósofos nos pensadores e mais várias obras do Marcos que a gente estuda hoje o Marcos não publicou Max formar novo manuscrito caso por exemplo da ideologia alemã que o Marcos abandonou a crítica roedora dos Ratos segundo ele próprio então a obra do Marcos é cheio de textos no acabar um texto de ocasião e textos Nos quais ele muda de ideia não é o Marcos atua como nós falaremos
como jornalista ele escreve para os Estados Unidos por um tempão da vida dele mas sim foi muito importante falar isso que o Marcos tá ligado ao seu próprio tempo como todos os seres humanos estão ligados ao seu próprio tempo nenhum ser humano está à frente do seu tempo não existe isso todos os seres humanos são filhos no seu tempo é mais ao mesmo tempo dizer que Marcos é filho do seu tempo não significa dizer como alguns biógrafos do Max dizem tem um pensamento que Só servia para o século 19 tá quem diz isso são dois
drogas com os tomates Jonathan Uber stedman Jones Dizem que o pensamento de Marx é super importante mas é uma coisa do século 19 e outros corpos eu acho que é um pensamento do século 19 mas que ainda tem coisas a nos ensinar que devemos ser críticos como devemos ser críticos a qualquer coisa não devemos aceitar como Dogma Porque como vimos nenhum Marcos seu pensamento dele como Dogma mas eu acho há ainda muitas coisas nos ensinar mais uma coisa interessante as obras completas de Max né porque sempre gente pensa piloso vocês estudamos tem que pensar no
seguinte como é que a gente tem de acesso aos textos desse filósofo porque às vezes tem um acesso mais ou menos isso pode dificultar alterar Nossa compreensão daquele filósofo por causa do Max e do Angel as obras completas eles morreram no final do século 19 é o Max morre no final do século 19 a gente vai ter bonitinho e as obras completas de Marx e engels a Mega como ela é conhecida ela começa a ser publicada nos anos 20 na década de 1920 na União Soviética coordenado pelo Instituto Max ainda de Moscou pelo Davi triazol
né bom no final das contas nos anos 30 por conta do stalinismo e do nazismo etc o rei asa nova acaba sendo preso e a Mega as obras completas de Marx e engels acabam sendo interrompidas o método de estudos as publicações bom interrompido por 30 anos nos anos 60 70 a Mega a retomada é a chamada mega dois as obras completas de Marx e engels e e o projeto né continuo aí hoje tem grande estudo coletivo sobre as obras das cartas só pra vocês saberem a Mega as obras completas de Marx e engels hoje ela
é dividida em quatro partes a parte 1 tem as obras de Marx e engels sem o capital a parte 2 é o capital nos trabalhos preparatórios do Capital a parte 3 são as cartas e a parte 4 excertos e outros trechos fiquem por aí é assim tá dividida hoje as obras completas de Max amigos então perceba que trabalho de reconstrução o trabalho de arquivo de ver o que é falso é verdadeiro que foi alterado é um trabalho coletivo que já está sendo feito há quase cem anos o MEC já está sendo feito há quase 100
anos que a gente tem hoje edições de Fato muito sofisticadas das obras completas de Max em um marxista muito importante do século 20 chamado alto e serra Ele propôs a partir da obra de outro Pensador importante que é o Buzz e lá uma noção para o Max que a noção de corte epistemológico Como assim o alto certo e uma distinção entre os jovens Marcos e o velho magro mais ou menos até 1945 estaremos na época do jovem Marx Quando o Max estaria mais preso a fraseologia humanista mais preocupado com questões filosóficas ali nos anos 40
né ali passando ao longo dos anos quarenta ele passaria por uma outra fase do seu pensamento quando ele estaria mais próximo à crítica da economia política quando ele estaria mais ligado em temas econômicos e quando ele estudou de fato o Adam Smith o dado delicado então e fazem essa distinção a partir do que o óculos certo disso no século passado entre um jovem e um velho magro então um jovem Marcos e trata de temas como o humanismo alienação usa expressões que vem do forma como a expressão a essência do homem e depois um velho Max
que culminaria no capital mais próximo a questão da crítica da economia política e assim por diante muitos meu entre eles criticam essa separação entre um jovem e um velho barco embora o próprio alto certo deixe Claro que não é uma separação adultas né Nós do dia para noite é um processo e que a separação é mais pra gente entender melhor mas enfim eu mesmo acredito que não dá pra gente separar dessa maneira mas eu acho interessante que vocês conhecerem até para que vocês pensem melhor porque a gente vai falar partir de agora então feita toda
esta introdução enorme levanta desses questionamentos enormes vamos agora de fato falar um pouquinho sobre a vida Adhemar Marques na em 1818 na região que naquela época era a Prússia numa cidade que a cidade de criar as vezes traduzida como Travis né enfim e nasci nessa região camada de um Renan né né da antiga Prússia EA família do mar isso é muito importante dessas nossas aulas é uma família Judaica Inclusive a família de tradição rabínica né ah Rabino é o os avós dos avós em a toda uma tradição rabínica na família do Marcos embora o pai
do Marcos como veremos não era tão Ele nasce na Prússia na região Renan na numa cidade que a cidade teria essa cidade que alguns pontos que eu queria deixar claro para vocês uma coisa importante dessa cidade é que ela foi invadida pelos franceses durante a era napoleônica Veja a era napoleônica acaba Em 1815 Max nasce Três anos depois em 1818 E essa cidade foi invadida por Napoleão quando Napoleão invadiu essa cidade fico Napoleão PA e coloca na cidade O Código Civil napoleônico que acaba com a nobreza decreta igualdade jurídica igualdade perante a lei amplia a
liberdade comercial o que favoreceu os Comerciantes de teria e poderão comercializar com regiões da França por exemplo E o Napoleão consolidou uma conquista da revolução francesa que a igualdade entre judeus e não-judeus então o Napoleão nas regiões do que hoje a Alemanha é alemã ainda não estavam nesse caso naquela época o Napoleão nas regiões da Alemanha que ele conquista implanta a igualdade entre judeus e não-judeus e a cidade trilha é da Prússia a Prússia era um estado predominantemente protestante luterano mais a cidade do Marco era uma cidade com muitos católicos É sim não tenho o
período napoleónico deixa na cidade de Março na família de Marcos marcas que ficam a geração de jovens que a geração do mar estão muito digamos assim contaminados pelas ideias francesas pelas ideias revolucionárias pelas ideias de liberdade igualdade para pegar alguém mais velho que o Marco o rei Girl lembra que o rei ficou super empolgado com a chegada Napoleão Rego chegou a plantar uma árvore da liberdade' etc etc etc e só para vocês entenderem melhor o impacto que as invasão napoleônica teve na Prússia eu vou citar para vocês dois pensadores dessa época pelo se anos que
são os fluidos rãs misturador de Berlim e o Yakult Hi que era professor de Filosofia um Rider igreja Rambo construíram uma noção de que o judeu deve ser excluído da sociedade não por motivos religiosos eu não era mais o judaísmo religioso eles dizem que o judeu deve ser excluído porque o judeu estava fora da comunidade Nacional então já era já havia na época do Marcos antes do Marcos do Marcos nascer em construção uma ideia um pensamento antissemita que já não era mais justificados pela religião que era justificado pela nação né E aí vem o nacionalismo
do século 19 e bom você sabe onde isso vai dar no século 20 isso já tava forte naquele momento isso é importante para você entender limpar das invasões napoleônicas e lugar da família do Marcos então o pai do magro chamava-se Ixi Mark era um advogado de uma família de rabinos como a gente disse casado com Henriette Presley quero mais um dia também de origem holandesa e o pai de Maro mesmo de família Judaica era um entusiasta da filosofia Iluminista e ele próprio as cartas dele dão a entender a lista alguém que acreditava em Deus mas
não acreditava em religiões livros padre se uma crença entendeu quero uma crença racional típica do lluminismo faz de Max é lento de Boteco é leitor de gostou é leitor de ló é leitor de Lines e o pai do Max ao título do parece ter um grande entusiasta da filosofia difícil e da filosofia de casa eu tô aqui com uma carta do pai do Marcos Duarte Marques poder Um cesto para vocês porque aí dá para você entender um pouco o que pensava o pai de Maria olha o que diz a carta tolerância está na ordem do
dia em seu pai do Marcos quem pleno século 19 pensaria em afirmar que se deve ser intolerante com o judeu e porque talvez por ele ser circuncidados ou por comerem pão ázimo na Páscoa partilhar a sua opinião opinião contra os judeus seria ridículo e só alguém de lente placa Faria esse papel maldoso o enfim esse ele escreve cem anos antes do nazismo na Prússia né parte do que depois será Alemanha outra carta aqui do pai de Max de uma estimativa a mais primordial das virtudes humanas é o vigor EA vontade de se sacrificar de colocar
o eu em segundo plano quando o dever quando o amor Exigir não se trata daquele sacrifício cintilante romântico heróico que está entusiasmadas não até o maior dos egoístas é capaz de um sacrifício de se não o sacrifício que eu estou dizendo é aquele do dia a dia aquele dia que a gente faz a cada hora um sacrifício daquele coração puro e coloca os outros na frente dele e própria Olha isso tem tudo a ver com o imperativo categórico kantiano com pensamento ético de grande e ele era um leitor iluministas eram cara extremamente culto Então veja
a família do Max era portanto uma família de classe média E aí judaico porém devido ao antissemitismo existe né na cruz a nessa época o pai do Marcos em 1817 depois da era napoleônica se converte ao luteranismo e tudo indica as cartas textos a documentação indica que ele se conversa luteranismo para não ser perseguido para conseguir ter cargos públicos para conseguir ao que tudo indica foi isso né não há nenhum indício de que de fato se converter ao luteranismo por sinceridade tudo mostra que é para ele conseguir ter um emprego ganhar dinheiro trabalhar e tal
só que além de ser ligado ao seu pai nessa nem se alguém muito próximo ao pai que aprendeu muito com pai a gente mas o Max também era muito próximo do diretor do ginásio que Ele estudou o diretor do ginásio de Maio chamava-se Yohan trem bala e tem uma história interessante ele já era alguém com uma idade bastante avançada viu bastante e já época da Revolução Francesa houve uma batalha entre a Prússia não só cruza vários lugares além da Prússia EA França inflamatória muito importante na Revolução Francesa e foi a batalha de valmy e um
grande poeta escritor que você já ouviram falar Provavelmente por ver participa da Batalha de valmy você conhece o suplemento de jovem Vera preciso na escola acontece quando o que sai da Batalha contra a França e volta para sua cidade ele passa na cidade do Max e ele conheceu Foi próximo escreveu até sobre esse tal desse vídeo emagrecer professor do mar no ginásio Marcos estudava né e bom e ao que tudo indica a documentação nos diz que se diretor do ginásio do mar Que alguém também que sofreu por conta das suas ideias para alguém que parecia
que protegiam os professores mas que por ter ideias iluministas ser um defensor da Liberdade da Igualdade perante a lei foi perseguido chegou Inclusive a perder o seu posto por conta dele é uma grande influência na vida de Max não Marcos foi influenciado muito pelo seu pai o White Max pelo seu professor written by que chegou a conhecer esse próximo do dinheiro e também assim um amigo do pai de Março quero um nudes e com as falem quero nada mais nada menos que pai da Jane que a futura esposa de Marcos o best plan for alguém
muito importante para a vida do Marcos inclusive o mar quando termina o doutorado dedica o seu doutorado a ele dedica o seu doutorado a ele a família Westphalen era uma família que uma tinha uma condição financeira melhor com a família do mar é uma família da Média nobreza não era uma surpresa antiga era uma família aqui no passado havia sido enobrecida Então embora a família das falem a família da Geni por esposa de Magno fosse uma família Nobre Não era uma família extremamente rica né O Verso falem tinha dívidas assim tem tudo isso e documentado
mas era uma família que tem uma condição financeira e considerando a época e melhor do que a família de março eu que tudo indica quanto Marx escreve sobre isso o Max invés falem recitavam juntos passagens de Homero de Sheik do Marco sabia achei que tudo de cola vida inteira em grande medida por influência do gás Faro e do próprio de né que a gente tava falando agora é aliás o Max também escreve que houvesse falem seu futuro sogro amigo do seu pai era um entusiasta da filosofia tão rede São Simon os seus irmãos estudantes na
escola era um daqueles socialistas franceses que o Marcos vai chamar de socialistas utópicos e é muito interessante a gente dá essa época Então faça Essas foram três grandes influências à beira do mar seu pai o amigo do seu pai que futuro Sogro vai se fale e seu professor na escola ouvir tem Barro Olha que Curioso o que eu vou falar para vocês agora na Prússia e onde vivia marcar depois das invasões napoleônicas acontece em 1819 uma série de decreto conhecidos como decretos de calçado esses decreto proíbe iten professores em salas de aula discutirem a situação
política do presente esses decretos de 1819 culpam os professores do ginásio ginásio vezes que acabaram de ter sido criado culpa os professores do ginásio e colocarem na cabeça dos jovens ideias revolucionárias que naquela época eram ideias da Revolução Francesa essa paranoia que existe hoje fala os professores doutrina os alunos e colocam comunismo na cabeça mãos e salve essas para nós por aí isso já existia no século 19 né E se inscrever também na primavera dos povos na primavera dos povos e foi uma revolução que aconteceu na Europa em 1848 muita gente na França com os
professores pensamentos professores e palavras de que o e coisas do tipo né então só precisar eu tô aqui com os decretos e qual chave de 1819 a hora que tá escrito no decreto nenhum Professor pela tendência de suas aulas devem sentar os jovens arrogante e prevenção de acharem que eles podem ter opinião própria acerca dos acontecimentos atuais dos assuntos públicos vários professores nesse momento foram perseguidos e perderam seus cargos ou não conseguiram cargo por serem vistos como revolucionários por serem vistos como críticos o pai do Marcos o futuro sogro do mar houvesse falem e o
Victor o professor do ginásio do Marcos os três eram conhecidos e os três fazer um pátio de um clube que tinha lá na cidade quero chamado Clube do Cassino quero clube onde eles e outras pessoas vinham jornais discutiram filosofia socializa vão ficar vão bêbados e começava a cantar a Marselhesa o futuro hino da França vão esse clube foi fechado pelas autoridades bom Então veja a era pós-napoleônica na Prússia é uma era em que as ideias da Revolução Francesa tô muito forte e que a coroa prussiana às vezes mais às vezes menos faz uma grande repressão
aí me persegue professores e fecha clubes e É nesse contexto que o Marcos cresceu É nesse lugar que o Marcos eu os textos mais antigos do mar que a gente tem acesso tão lá na mega eu já expliquei para vocês com as redações do Max na escola a gente tem que preservadas algumas redações do Max na escola francesa que você talvez se soubesse se fossem preservados redações na escola entrar em desespero mas são legais que uma das redações do Marcos a gente tem é uma prova dele no qual Marco teve de fazer uma redação em
latim sobre o Principado de Otávio Augusto na Roma antiga que existem esse texto é um texto Marx escreveu lá com 16 17 anos em latim discutindo se o Principado de Otávio Augusto né o primeiro imperador romano é ruim e aí lá no texto Max fala aqui por um lado ele traz a estabilidade Mas por outro lado foi um Principado ruim para a liberdade não sabemos que o Marcos pensava isso mesmo né que a gente sabe que isso foi professora dele tinha ensinado que ele tava reproduzido na prova outro texto que a gente tem do mar
da escola é uma redação que ele escreve é muito legal chamada reflexões de um jovem sobre a escolha da profissão não é muita gente quer assistir a gente aqui tá fazendo vestibular Então o texto do mar sobre um jovem que era o caso dele que tava pensando na profissão agora um legal é que o Max nesse textinho discutir o seguinte ele fala ó Nem sempre as nossas escolhas estão 100 porcento os nossos muitas vezes elas são mais condicionadas do que a gente próprio pensa como eu disse para vocês alguns enxergam nisso uma antecipação do materialismo
histórico nada disso esse tipo de pensamento já era moda entre os filósofos e do o francês os tomates ninguém Gustavo Nélia bastante e gostava seja como for nos textos de escola o Max toda hora você tava deu se tava de verdade inclusive mais do que os seus colegas nos trabalhos do mar a gente tem acesso comparando com os colegas dele estava mais Deus que os colegas só que quando ele se tá Deus nunca aparece são Deus luterano católico parece ser uma visão de está de Deus quer dizer aquela de seu pai então é coerente supor
que o Marcos na juventude fosse também de lista bastante conhecedor já da filosofia francesa dos tenistas Franceses como boca é eram de vista e provavelmente é esse o caminho que ele seguiu naquele momento 1835 finalmente magro após terminar o colégio o ensino secundário ele entra no curso de direito e contabilidade pública da Universidade de bom Ó direito e contabilidade pública é um curso quem vai pagar vai gastar um dinheiro investimento para os filhos usar nessa Universidade uma família digamos assim de classe média e era um investimento tendo em vista que o Marco assim como seu
pai entrasse o funcionalismo público esse curso de direito e contabilidade pública era um curso muito importante para jovens que queriam ter uma carreira estável e boa para época no funcionalismo público tá nas universidades nesse momento como vocês podem imaginar eram permitidos apenas homens embora existissem havia pessoas pobres conseguir entrar via bolsas e tal imensa maioria das pessoas é uma pessoas uma certa renda uma certa condição famílias que não eram tão ricas mas tinha algum dinheiro com uma comida do mar costumavam guardar dinheiro para fazer um investimento e colocar o filho numa dessas grandes universidades na
universidade o Max o Max uma pele escura eu e o Marcos devido a isso ganhou o apelido de mor essa palavra more era geralmente usada para designar habitantes do norte da África e depois essa palavra passa desvira pessoas de pele escura geralmente a gente traduz esse morre como um Mouro embora a gente fala que não é uma boa tradição uma boa tradução né chamar Marques e Mouro seja como foi esse apelido de Mouro é um apelido que o Max leva para o resto da vida para ele te ligar na faculdade o Mouro e leva para
o resto da vida assim que era conhecido que os amigos dele chamavam ele nesse período da Universidade bom o Max se junta vários clubes lembra que na cidade dele tinha um clube do Casino E tava o pai dele que ficou tia texto cantar o hino da França ele entra no clube dos Poetas e o clube da tabela de tréveris né das pessoas da seguiram da cidade dele tá nesse clube dos Poetas o Max escrever poesias mas tem várias coisas na juventude é de batia e bebia bastante também como qualquer jovem universitário tá dizem inclusive que
no clube da caverna o Marcos teria entrado num duelo de esgrima né Parece aquele dominava esgrima supostamente teria acontecido o pai do Marcos tocava muitas cartas com ele na universidade o carro muitas caras e o mar e o pai do Marcos nas suas cartas mostrava muita preocupação que o filho ficasse muito ligado a idealizações abstratas como qualquer pai ele tava preocupado com a carreira do filho seu filho ia depois entrar no funcionalismo público seguir lá na área do direito da contabilidade pública 1836 o pai do Max estão um ano Mas está há um ano na
universidade e o pai dele solicitar uma transferência e o Max transfira da Universidade de bonn por uma universidade maior e mais importante Mais Cérebro onde o reino dava aula quero Universidade de Berlim e na verdade esse tipo de transferência na comum é uma coisa muito comum na época que os jovens entrassem numa universidade menor e passado um tempo eles solicitaram transferência E se ele tivesse goza nossas e tal a universidade maior aceitaria nesse período do Marcos está se transferindo de uma universidade para outra é quando ele volta Pátria para sua cidade natal e ele se
casa com a Jenny a filha do amigo do seu pai sua mãe que foi isso é muito importante para ele A Gene a esposa do Max era 4 anos mais velho aqui e era mais rica do que ele na verdade isso parece que até que um problema demorou-se para anunciar o noivado entre os dois ele volta para ficar noivo né ele nos casa nesse momento né ele fica noivo então da Geni nesse momento da genial que tudo indica era uma moça E isso tem a ver também com o pai dela com a criação do pai
dela muito inteligente muito inteligente com a formação da Geni incluiu o aprendizado de francês inglês muito jovem né além do Alemão do latim a leitura de jornais envolvimento em círculos de leitura né e a gênio Max é o próximo já na juventude já se conheciam era mais velha do que ele frequentava a casa dela enfim seja como for nesse período de transferência de universidades ele fica no olho e depois ele volta e se muda para Berlim e comece seus estudos na universidade de Belém Max então muda-se para ver mim e muda-se para a universidade de
Berlim Berlim nesse momento capital da Cruz uma cidade grande uma o que tinha 300 mil pessoas estamos no momento aí das revoluções industriais acontecendo 1839 enquanto Marcos Estudava na universidade de Berlim é quando foram apresentados os primeiros daguerreótipos né O que que tem a ver com as primeiras com a invenção da fotografia por esse momento que foi criada uma linha de trem né que ligava para mim a posse do ano por exemplo é o momento que as revoluções industriais estão acontecendo as linhas de trem tô começando a se multiplicar invenções estão aparecendo em Berlim Onde
o Marcos foi estudar Poucos Anos Antes de um professor lá bastante famoso um tal de reggae Léo Marcos chega lá em 1836 e a regra eu havia morrido ali em 1831 cinco anos antes do a filosofia de Hegel não sou rei do também chelif se enfim a filosofia alemã naquele lugar estava muito para o sangue Os Herdeiros de rei dos alunos dir é é é a moda naquele momento todo mundo diarreia e naquele momento Marco chega na universidade é quando acaba O Reinado de Guilherme terceiro da Prússia o Guilherme terceiro da Prússia estava no Trono
Desde 1797 na Revolução Francesa ainda estava acontecendo até 1840 1840 assim um outro rei da Prússia Frederico Guilherme terceiro e havia uma expectativa o Frederico Guilherme terceiro fizesse reformas personagem akrus ser uma Monarquia Constitucional com Liberdade isso não aconteceu essa tentativa foi frustrada tudo isso animava o clima dos Estudantes Rebeldes de alguns aquele anos mas a esquerda como faremos aqui e mais uma coisa aconteceu nesse momento que talvez eu não falasse isso se não estivéssemos no Brasil é entre 1839 1842 não levante no Egito é contra o império turco-otomano e se levante foi apoiado pela
França a Alemanha grade a Prússia apoia Turquia só a França EA Prússia em lados opostos né a polícia após Os turcos a França após os egípcios contra Os turcos Os turcos acabam vencendo mas seja como for isso cria um clima de rivalidade ali entre a França EA Prússia isso já antes da guerra franco-prussiana que quando vai ter de fato uma grande rivalidade e tem a ver com a primeira guerra mundial bom após essa primeira disputa a França começa a reivindicar alguns territórios quer um território germânico e essa reivindicação francesa alimenta as rivalidades entre franceses e
prussiano nesse contexto começa a ganhar força na Prússia na época dos termos médicos romantismo na literatura né uma literatura romântica reacionária e racista em 1841 Hoffmann Von fallersleben Eu quero alguém que produzirá escritos antes judaicos ele escreve um texto chamado canção dos alemães ou Nesse contexto meio nacionalista né estamos um próton nacionalismo aí né é de exaltação da germanidade de sentimento antes francês é escrito na gosto de ver seus 41 um poema chamado canção dos alemães o poema diz assim Alemanha Alemanha acima de tudo Alemanha acima de tudo no mundo quando sempre na defesa na
resistência ficam vida fraternalmente após a primeira guerra mundial esse texto se torna hino da Alemanha e depois no nazismo essa expressão Alemanha acima de tudo é uma expressão muito repetida pelos nazistas tanto que depois da segunda guerra mundial o texto esse poema ainda é continua como hino da Alemanha porém só é cantada a terceira estrofe há qual de liberdade direito essas partes aí Alemanha acima de tudo são retiradas porque essa expressão Alemanha acima de tudo é uma expressão que é associada desde a sua invenção ao antissemitismo ao racismo e depois o nazismo tá Por isso
cuidado com quem usa essas expressões aí o pai estava acima de tudo é às Origens são essas Dona informação Marcos então está na em Berlim Nesse contexto bastante atribulado que eu tô falando para vocês mas tem mais coisa ainda sobre o contexto vou falar agora uma coisa interessante que a Universidade de Berlim era uma universidade nova ela foi fundada em 1809 a viajar uma academia de ciências da Prússia em Berlim foi fundada pelo lágrimas Nelson lógico bastante conhecido mas era uma universidade relativamente nova fundada em um contexto de reformas pós-napoleônica pós-revolução francesa hoje a universidade
se chama Universidade Hubble de Belém O que se deve e foi feito esse nome Universidade de um monte para mim que é o nome de hoje foi dado depois da segunda guerra mundial em homenagem aos irmãos fungos né que são pessoas bastante importantes na história da cultura alemã como o quanto Marcos dava direito lá na universidade ele teve aula um dos Mestres do conservadorismo Alemão quero feridos sabe me é bom esse autor é um dos Mestres assim como outras pessoas de lá da chamada a escola histórica do direito alemão com bastante com uma tonalidade conservadora
bastante forte essa escola histórica acreditava que o desenvolvimento do direito era um desenvolvimento que deveria partir do próprio espírito do Povo Como assim segundo a escola histórica do direito Max teve aula com o pessoal lá o jurista deveria reconhecer os conceitos jurídicos que teriam se desenvolvido dentro do Povo tão o sabe ele faz uma grande o grande estudo da idade média alemã da história alemã então ele acreditava que as tradições do povo a as origens do Povo criariam as leis jurídicas e quando ele fala isso ele tá criticando no início da Revolução Francesa ele tá
criticando as teorias do direito natural que diri a liberdade igualdade tem que valer para todo não devem ser condicionadas historicamente o que está dizendo que é que não que o direito deve ser condicionado historicamente Seu Marcos tem aula com ele e o Marcos também tem aula com as pessoas ligadas a filosofia de reggae eu já tinha morrido há pouco tem é comum dizer que na universidade de Berlim nessa época tinha muita força o chamado idealismo Alemão se escutou essa frase nessa expressão idealismo alemão nas aulas de filosofia ao idealismo alemão Kant fichte schelling e Hegel
porém e agora eu vou falar aqui é pra gente pensar historicamente se você voltasse no tempo encontrasse reino em Passo você é chamado lá no Brasil pelos professores de Filosofia de Idealista porque eu não ia gostar na época do reino não existe essa expressão idealismo para ele tem um funcionário da época de 1840 que tem o verbete de Realismo Só que nesse verbete pega não aparece O Idealista Quem começa a fazer isso então por exemplo o Max na Sagrada Família e na ideologia alemã texto que ele vai escrever depois resolver nas próximas pagas o Marcos
usa a expressão idealismo cozido de uma forma um pouco vaga procurando é difícil de delimitar o que que é mesmo idealismo e coloca na caixa de Alison coisas muito diferentes outros autores da época do magro um alto chamado frita lanche no texto chamado a história do materialismo também faz a distinção entre materialismo e idealismo só que sem 1866 bem Depois a gente tem limite na década de 1830 né outro autor Neo kantiano chamado viu ter pano um texto chamado história da filosofia recente também do final do século 19 aí ele fala também no idealismo alemão
e teria a ver com o recheio a primeira coisa a dizer para vocês é que a gente chama às vezes idealismo alemão essa corrente da época Mas isso é uma caracterização feita depois e outra coisa você vai ver as vídeos de qualidade duvidosa na internet dizendo que Hegel foi um filósofo do Estado já viram isso por aí ao defensor do estado prussiano e essa visão do Rego como um esse Batista também sair do século 19 não próprio rei que é uma leitura que é feita dele no século 19 tem uma enciclopédia chamado Enciclopédia do Estado
1856 organizado por uma dupla Rota e velcro essa enciclopédia fala que o rei foi um defensor do estado e o cal Popper filósofo Liberal do século 20 também vem como um rei que o defensor do Estado A questão é que você não tiver alguns textos do reino mais jovem e é isso que a gente vai ver lá então ó tem um texto do reggae é um texto de 1.796 97 mas que ele só foi publicado em 1917 um texto chamado o mais antigo programa sistemático de idealismo alemão né em e isso vai ganhar depois né
E vocês encontram na internet faço esse texto Reino Unido assim temos de ir além do Estado pois todo o Estado tem de tratar os livros como uma engrenagem mecânica Portanto o estado deve acabar o texto no final do século 18 é Cuidado com as coisas que vocês vêm aqui na internet a maioria dos estudiosos de reggae o tende a dizer que o reggae é o mais jovem era um entusiasta da Revolução Francesa Republicano e o rei deu mais velho era de um defensor de uma Monarquia Constitucional limitada com leite nenhum dos dois é um defensor
do Estado Total todo poderoso Isso é uma construção feita a posteriori uma construção feita a posteriori feitas essas observações o rei deu Então morreu em 1831 é um grande professora de mim e alunos amigos e a esposa do reino após a morte dele começa a publicar os seus textos já começou por aí vem a filosofia da história vários textos publicados após a morte do Rei e havia um aluno do rei que não foi aluno direto do Rego mas era alguém que se criava a filosofia reggae Ana chamado é do argan e esse sim foi professor
do Max e Esse sim é parece que a interpretação que o ganso faz do Reggae tem uma influência forte na filosofia de magro eu quero ler o texto do gás é um texto de 1836 que o ganso faz uma crítica ao socialista ao socialização Simon que depois o Max aqui de cá também como socialista utópico nesse texto Olha que desgraça ele faz assim assim como antes se eu punha o senhor do escravo e depois o Patrício eo plebeu Então o senhor feudal e vassalo hoje se eu ponho ansioso Trabalhador São texto do Glam com aquele
ano da Universidade de mim professor de Marcos bom-dia de novo antes o escravo depois Patrício prendeu depois senhor feudal e vassalo E hoje você usa o trabalhador parece muito o texto que o Marcos pública 12 anos depois desse que é o Manifesto Comunista Manifesto Comunista Marx diz homem e Riscado Patrícia plebeu senhor feudal e servo mestre corporação de companheiro opressores-oprimidos estão em constante oposição na história então o organismo dele parece que teve um impacto muito forte demais e não há como negar a similaridade Entre esses dois textos O Manifesto Comunista esse texto que o ganso
escrevem 836 é é a texto grandes as referências alcance que ele falava que depois da Revolução Francesa haveria ainda uma outra revolução e seria uma revolução que acabaria com as contradições sociais enfim nas suas cartas o mar que se inscreve para o pai que o agente Marcos que ele não nesse e do princípio ao fim e depois ele se junta ao clube dos doutores que era um clube de pessoas regaliana para discutir a obra de Hegel e essas coisas todas e quando estava na universidade então o Max influenciado já pelas obras do Reggae entra no
assim chamado clube dos doutores onde estava pessoas como Bruno Bauer e outros que passam a ser chamados pelos historiadores pelos filósofos e os jovens hegelianos e também depois tenho termos regueliano sistemas a uma tradição nas histórias da filosofia de dizer que após a morte de review haveriam regar ganismo de esquerda são aqueles que eram mais críticos ao estado prussiano as contradições sociais e os grelhados e direita aqueles que eram mais passivos frente ao estado prussiano e as transformações quem tiver interesse nesse tema que aprofundar essa questão dos jovens e viramos velho siberiano Segredos esquerda Segredos
direita recomendo que vocês Leiam o texto a editora boitempo que a biografia do Max do autor Michael Henriques lá ele tem uma longa passagem laje de umas 80 páginas discutindo esfregue anos esquerda direita e mostrando que alguns historiadores e filósofos hoje desconfiam contesta um pouco essa separação entre a igreja nos esquerda direita dizem que isso na verdade foi mais uma construção a posteriori do que uma coisa que de fato aconteceu naquele momento mas seja como for quem quiser se aprofundar deixa esse livro Como recomendação que tá aqui embaixo na descrição seja como for Marcos estava
num grupo quero grupo que a partir de Hegel fazer a críticas inclusive ao próprio rei meu neto que vocês sabem que o velho nas suas obras sobre a religião tende a dizer e aquilo que eu lembro que religião e filosofia tinha o mesmo conteúdo o rei que eu dizia que religião e filosofia tem o mesmo conteúdo mas de maneira diferente quer dizer a religião fala por meio de representações e imagens e a filosofia por de conceito Mas elas estariam falando da mesma coisa e o grupo que Marcos estava envolvido era crítico a essa ideia era
o caso da obra do David Strauss né a vida de Jesus era o caso da obra que foi bastante influente na vida do Márcio não faz Vá a essência do cristianismo nesse texto a essência do cristianismo de 1841 o falha vai dizia que os deuses das religiões eram nada a não ser expressões alienadas das consciências do homem como espécie em outras palavras não era Deus que criar os seres humanos mas sim os seres humanos que inventavam Deus como uma forma imaginária de resolver os seus problemas e suas angústias é por isso que não fazia sentido
na visão de Paiva e Como disse Rego se filosofia e religião tem o mesmo conteúdo na verdade filosofia faz a crítica da religião A Crítica da alienação A Crítica de você resolver no plano Imaginário os problemas concretos né e o Fábio bate forte bate uma ideia de resolver os nossos problemas sociais por meio do amor ideia que depois o Max vai criticar o Max neste momento então Além de estudar velho além de participar do Círculo dos vegalianos esquerda um dos jovens Adriano Marques escreveu muitos poemas eles querem um livro de poesias dedicado a noiva a
Jennifer é e o Marco se escreve peças de teatro e agora uma coisa que você já viram doidos internet falando que vou esclarecer para vocês é ele escreve uma peça de teatro chamado o lamen lamen é um anagrama para Emanuel que é o nome de Jesus em hebraico nenhuma Arcos lembra de uma família Judaica etc etc a peça comenta fala de um pacto com diabo Oi e aí lá nos anos 70 teve um padre romeno chamado Richard branson que escreveu pegou esses trechos dessa peça de teatro e usou elas como prova de que Max seria
um satanista Isso já faz várias décadas que aconteceu e recentemente o as pessoas no Brasil pegar para o tal do livro do Padre Romero traduziram em português e fala por aí que o Marcelo satanista por causa de uma peça de teatro que ele escreveu é e os poemas de Marcos era um poemas que estavam claramente ligados ao romantismo então estamos na época do Romantismo aqui né que é um poema do Marcos chamado Sensações vôlei para vocês o Marcos fala assim nunca eu consigo em Descanso ficar no estado cuja for o Salmo inspira nem consigo Sereno
me aquietar e a tempestade em sua errância minha tira todos até aqui as características do Romantismo né dá a volta para o erro do individualismo sofrimento nos Oi desculpa 1838 morre o pai de uma o Max estava ali se formando em Direito na no final da faculdade ele já tinha percebido que ele não queria trabalhar com direito eu não queria ser advogado já percebeu ele gostava muito mais estudar filosofia de escrever poesias participar dos clubes do que de estudar Direito embora ele tem se dado bastante isso a gente consegue perceber bem nos textos dele o
conhecimento que ele tinha de direito Max tinha aquele amigão alguém muito próximo mesmo ele quero Bruno Bauer e o Max acreditava que com ajuda do Bruno Bauer ele Marques conseguiria também se tornar um professor universitário como era o balão para que ele conseguisse depois se tornar professor universitário o Max assim que ele termina a sua graduação seus estudos na universidade de Berlim ele já tinha sua tese de doutorado pronto Ele termina a faculdade já que uma tese de doutorado escritas a tese de doutorado do mar se chamava a diferença entre a filosofia da natureza e
Epicuro de Nox krom Eu quero uma tese de doutorado sobre a filosofia antiga e na época do mar as pessoas acreditavam que cure Demócrito tinham mesmo tem também o Marcos tenta mostrar que Epicuro se é na verdade uma teoria atômica mais livre - determinista E o Demócrito última teoria atômica mais fechada mais dormir está bom acontece que o Marcos defende sua tese de doutorado se torna um doutor esperava conseguido Bruno bala uma ajuda para virar professor universitário talvez na universidade de bonn aonde ele começou a sua graduação porém o novo Rei da Prússia que eu
tinha falado para vocês o Frederico Guilherme quarto aumenta a repressão pontos liberais na época qualquer um que defendesse o estado mais constitucional mais liberdades individuais eram chamados liberais o grupo do Max era visto pelas pessoas como Liberal nesse momento alguns engraçada a gente falar no século 21 é mais por causa da repressão contra os liberais o Bruno Bauer perdeu a carreira de professor universitário e o Max perdeu aquele que poderia ajudá-lo então Marcos se forma e o Marcos terminar sua Doutora defende seu doutorado Apolar o após terminar a sua graduação né como diríamos hoje no
Brasil ele não quer advogar E aí fica e agora que que eu faço eu sou o que advogar Eles não conseguem ser professor universitário não tem a repressão tá muito forte desse momento o Marcos Então sai de para mim se muda para Colônia e lá em outubro de 1842 o Max torna editor-chefe da Gazeta renana ou seja ele vai tentar ele vai ficar nisso resto da sua vida ganhar dinheiro como um Jornalista como editor de um jornal tão 1842 ele se torna editor-chefe da Gazeta renana já tem seu doutorado já terminou Universidade já leu réu
agora começaremos uma segunda fase da vida de Max que veremos o nosso próximo episódio da série E aí o que que você achou dessa parte um da nossa vida e obra do Max Cut vídeo com PA e comenta embaixo que você achou faça sugestões logo logo uma seremos o vídeo com a nossa parte 2 agora falando mal demais a partir do momento em que ele se torna lá editor da Gazeta renana 1842 e Paty para Colônia uma outra fase da vida do Márcio que veremos no próximo vídeo muito obrigado um grande abraço e até a
próxima
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