A destruição do ESTADO | #LéxicoMarx, com Marcos Del Roio

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TV Boitempo
Como Marx entendia o Estado? Ele era mesmo defensor de um "Estado intervencionista"? Ou um paladino ...
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e o estado surgiu na história que o estado vai desaparecer na história fazer mais como que nós vamos pensar o desaparecimento do Estado e o Estado para Marx a Rigor é o estado burguês é o estado do capitalismo é o estado liberal claro que o estado liberal Ele é aquele que melhor se a cópula ao processo de acumulação do Capital mas em momentos de crise não só da acumulação do Capital mas em crise da burguesia porque ela própria tem as suas contradições internas eventualmente a necessidade de um estado que apareça como se fosse Acima das
classes é Quando surge então a variante Bonaparte se bom mas enfim Quando surge o estado o Estado tem uma história longa cerca de 10 12 mil anos atrás Quando surge o excedente econômico mas e os homens passam a produzir mais do que aquilo imediatamente necessário para sua reprodução Vital e se separam em grupos entre aqueles que trabalham propriamente dito na produção e aqueles que administram o excedente importante depois se beneficiam disso surgiu o Estado com estado surgem outras coisas a política no sentido de instrumento de dominação insurge também algo muito importante a religião como domínio
do Homem Sobre a mulher a religiosidade precedente era predominantemente feminina né era valia à e da reprodução e da fertilidade e deixa de ser assim dizem os deuses vão para o céu eles se afastam do homem que os deuses eram terrestres e eles vão para o céu isso tudo arma um um processo de dominação persistente e que se difunde a partir do oriente médio pelo mundo todo um formas diferentes que que também aos processos adaptativos né culturais o que o mar que segue o que era possível fazer na época dele que o conhecimento existente possibilitava
era seguir essa sequência da história do mundo clássico né do mundo Mediterrâneo para o feudalismo e efetivamente a partir de uni surge o capitalismo então cada um desses dessas formações sociais diferentes eram estados que o características de E aí você tem a base de digamos assim no escravismo dizer algo estado que é escravista e tem uma diversidade bastante grande né mais enfim o estado que baseado no trabalho escravo e no feudalismo autores posteriores é a partir de Maquiavel até Hegel entendiam que no feudalismo não há estado eles identificavam o feudalismo como anarquia mas não se
trata disso a um determinado estado O problema é que ele não se diferencia ele não se diferencia por exemplo da vida religiosa da igreja um criar uma fragmentação do Poder quiser entre o vemos o rei os nobres nesse poder fragmentado não se poderia identificar um estado Mas é uma forma de estado que aquilo que nós chamamos de estado moderno feliz use a partir do século 16 Mas a partir do século 16 o estado passa a valorizar centralização do poder e uma definição mais clara de digamos assim de fronteiras né ele o like se organiza dentro
daquelas fronteiras e num primeiro momento isso é uma ação defensiva frente à crise e social do feudalismo que era avassaladora e que tinha características de barbary muito muito grandes né de regressão histórica muito grande então foi uma forma de nem recomposição do poder que acabou coincidindo com a expansão europeia já era uma Europa de ver militarmente muito mais forte se ela se fez forte militarmente precisamente nas guerras feudais teve um exercício de imortalidade interna depois expandiu isso para o colonialismo quiser para aquilo que hoje nós chamamos de América Latina nem por exemplo depois para escravidão
e africanos agora esse período foi o período em que ocorre acumulação originária do capital e não é um capitalismo dentro dessa área desse período ocorre acumulação originária do Capital que não pode existir capitalismo se existe algum capital acumulado precedentemente mas o capitalismo ele surge de propriamente Lito a partir da indústria que é Onde existe a extração do mais valor a une se acumula capital a partir do processo produtivo entre existia esfriar acumulação ocorria pela circulação de bens Então se saqueavam determinado lugar se roubavam o outro lugar aí simples quero um pouquinho mesmo basicamente que circulava
agora isso deu origem também em uma forma do estado que é o estado burguês fazer o estado burguês a Rigor é o estado liberal de qual é a característica dele é a divisão de poderes e esse nós podemos imaginar E a ideia da divisão do Poder Judiciário executivo eo legislativo e a forma de vermos assim parlamentar é a mais digamos mais avançada nesse aspecto está forma presidencialista que na verdade é uma variante de monarquia né é uma monarquia temporária um de tempos em tempos tanto que existe a Monarquia Constitucional fazer esse tipo de estado passa
a prevalecer na Europa como forma monárquica no século 19 e ao exemplo que dos Estados Unidos da América que se apresenta como um como uma república que foi depois mimeticamente copiado pelos Estados que se formaram na América Latina mas que não era exatamente estado de burgueses porque não existia um capitalismo impera o que uma classe gurias interna fizeram grupos oligárquicos que administravam os seus poderes no formato no estado liberal burguês sem que houvesse burguesia propriamente dito Então mas para que que serve esse estado por quê que o estado existe né é existe para preservar os
interesses das classes dominantes isso é no capitalismo mas é tão bem digamos no estado antigo tenhamos em mente a República Romana o império romano né agora como que ele faz isso pela força o Jardim instituições do Estado São repressivas você tem Pois é se tu que defende digamos aquele território mas ele pode eventualmente ou sistematicamente dependendo do Estado ser utilizado para repressão interna e temos a polícia o poder judiciário que são todos elementos de punitivos e aos elementos digamos assim de administração administração também é direcionada se prepara os interesses das classes dominantes desde a construção
de grandes assine de uma estrada feita aqui ou acolá construção de uma ferrovia aqui ou acolá tem essa esses interesses sendo considerados é posterior à intervenção no estado na questão da educação mas em grande parte a educação foi deixada a cargo da igreja mas paulatinamente o estado também foi se envolvendo Nisso porque a ideia é reproduzir socialmente a visão de mundo da burguesia ou seja das liberdades individuais da necessidade de um indivíduo ser um participe do mercado Ou ele se qualificar profissionalmente para possa vender a força de trabalho segundo o interesse da burguesia ou do
capital e é preciso ter uma determinada qualificação ou então as as máquinas no andam então esses dois aspectos tem um elemento repressivo para controlar qualquer tipo de contestação e o elemento efetivamente administrativo que Visa reproduzir a ordem social tendo a como a melhor possível um considerando-a como a melhor possível e com isso Sim configura uma visão do mundo que entra por todos os seus poros da vida social né e isso é reproduzido nas relações familiares nas relações profissionais e os indivíduos acabam incorporando aquilo aquela visão e mesmo então a visão filosófica a visão me ciência
ter e a todo um complexo ideológico que se conforma para exatamente colocar os índios a vida social os grupos sociais dentro de uma redoma na qual eles pensam ser o único mundo possível é claro que não é possível para a burguesia fazer esse controle que ela gostaria as contradições existentes na ordem social burguesa capitalista não permitem isso e ela sempre forja antagonismos de sempre aparecem grupos sociais maiores ou menores menos ou mais organizados que contestam a ordem social se daí de novo a necessidade dos órgãos repressivos em devemos um normal do Estado burguês é você
ter digamos assim eleições de tempos em tempos de eleger os representantes políticos que vão reproduzir Essa ordem como se fossem digamos assim os administradores dessa ordem social seriam os homens públicos né e mais se percebe exatamente o estado não é público uma reprodução dessa ordem fundamental é oferecida pelo Direito fato de existir o direito privado fazer um direito civil dizer que regulamenta as relações entre os indivíduos hum os interesses privados existe um direito público como se fosse o direito coletivo não é verdade né mas eu direito público na verdade eu direito político é um direito
que estabelece uma dominação política por meio da Lei lembrar que leem significa obrigar né a lei obriga agora o estado existe para sempre pois é mais uma vez podemos dizer se tudo é história o estado surgiu na história que o estado vai desaparecer na história fazer mais como que nós vamos pensar o desaparecimento do Estado ele desaparece num processo histórico de o capitalismo tem isso não se faz ninguém no um prazo curtíssimo de tempo na verdade é um tempo razoavelmente longo que ao mesmo tempo tem que desaparecer o capital do mercado e o estado porque
esses elementos estão imbricados não é possível abolir o estado ele é um processo de desaparecimento e agora como fazer isso E aí é preciso assumir o poder isso pode parecer o paradoxo como objetivo distinguir o estado e o poder porque é preciso que um grupo social um partido político de milhões e milhões e pessoas sim dedique a essa a esse programa de fazer desaparecer essa divisão dos homens em dominantes e dominados que é algo que é estabelecido e reproduzido pelo Estado E no momento que dominantes e dominados deixam de existir o estado desaparece o capital
desaparece mas esse é o processo muito longo não é uma decisão subjetiva um ato de vontade é é um processo histórico que deve ser guiado Aí sim racionalmente pelos homens organizados numa coletividade que pode chamar partido político outra coisa mas enfim ou partido político no sentido muito amplo né isso evidente que significa uma mudança radical na concepção no mundo é preciso concebê-la humanidade como uma comunidade que emergiu da natureza tá no outro patamar de vida e que vai ser composta por 1 milhões de indivíduos livres ou igualmente Livres não é exatamente como diz o princípio
burguês dos homens são livres e iguais mas é Esse é o outro princípio é um mundo onde os homens serão igualmente livres e aí terá desaparecido no estado fazer muitos entendem que isso é uma é uma impossibilidade de como desaparecimento da política seria uma impossibilidade claro que isso é uma discussão que existe né Muito acesa mas Suponho que todos pressupõe O que se entende por política né por estado né se se entende a política e o estado como formas de de dominação de uma parte da humanidade sobre a maioria da humanidade clístenes desaparecer exerci a
política é uma discussão sobre tomada de decisões coletivas isso vai continuar existindo sempre Evidente né mas depende do que se entende por essas palavras PA o que possa seguir Avante Mas na minha visão querer um historicismo uma visão histórica radical comando Marques entende dessa maneira quiser o estado EA política surgiram num determinado tempo histórico eles podem desaparecer podem né não é ao tá definido ligamos de uma maneira matemática hum é uma possibilidade e essa possibilidade de pênis do que nós faríamos né e nós humanidade pelas próximas décadas E aí
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