Parabéns surrealismo pelos 100 anos 2024 é o aniversário de 100 anos do surrealismo porque em 1924 André Breton publicou o seu Manifesto surrealista a palavra surrealismo vem do termo surrealist usada pelo poeta e crítico de arte francês guilhom poliner para descrever uma peça de teatro lá em 1917 e o que o Breton faz com o seu Manifesto surrealista é trazer um conceito definido para essa palavra que inaugura todo um movimento artístico no Manifesto ele descreve o surrealismo como automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir o funcionamento real do pensamento ausência de todo o controle
exercido pela razão onipotência do sonho o surrealismo de André Breton é inspirado pelo movimento da dá pelas teorias da psicanálise de Freud pela pintura metafísica de de quírico com suas praças vazias que misturam a antiguidade com a vida moderna então o surrealismo defende que a arte deve vir das profundezas do inconsciente livre da razão e de ideias preconcebidas as imagens do sonho são fundamentais como uma ferramenta para acessar esses recônditos do pensamento para revelar aqueles Segredos escondidos a Interpretação dos Sonhos de Freud é ovacionada por Breton em seu Manifesto Max Ernest artista alemão que vivia
em Paris também ama a teoria dos Sonhos de Freud e aplica em suas pinturas Juan Miró por por sua vez produz com Associação espontânea criando um vocabulário de formas geométricas e biom cór ficas nascido em Barcelona ele viaja para Paris em 1920 e expõe na primeira exposição surrealista em 1925 Man Ray que vivia em Nova York muda-se para Paris em 1921 e experimenta com técnicas como a radiografia e a solarização para atribuir uma aparência onírica a suas fotografias já o belga René magrit criou verdadeiros filmes de suspense em suas pinturas quanto mais você olha paraas
suas telas mais percebe que a realidade não tem nada de real Salvador Dali é provavelmente o mais famoso dos surrealistas mas ele só se juntou ao grupo em 1929 ele costumava cochilar em uma cadeira para acordar de repente ter as imagens dos sonhos bem vivas na memória ele também praticava o desenho automático e uma espécie de Alucinação psicótica autoinduzida que ele chamou de método crítico paranoico em sua pintura a persistência da memória relógios derretem como queijo em uma paisagem misteriosa nas palavras do próprio artista são o camember do tempo a carcaça de um dos relógios
atrai formigas como se fosse um pedaço de carne as falesias ao fundo remetem à região da Catalunha na Espanha onde ele nasceu e a figura enigmática no centro da pintura pode ser o perfil do rosto do próprio dali com cílios gigantes de uma espécie de língua que parece escorrer de dentro do nariz em 1938 André Breton viaja pro México e conhece a obra da frid calo fica apaixonado e convida ela para P junto do surrealistas Frida caro diz nunca pintei meus sonhos pintei minha própria realidade mas ela topa participar ela sabe que é importante expor
o trabalho o que não quer dizer que ela concordasse com as ideias do grupo Frida pintou a sua realidade e grande parte das suas telas são mesmo autorretratos os abortos Dolorosos Que ela sofreu também foram registrados na pintura assim como seu amor profundo e complicado por Diego Riveira o Breton disse que o México é o país mais surrealista do mundo e eu tendo a concordar o México também foi residência de duas grandes pintoras surrealistas que mudam para lá durante a Segunda Guerra Leonora carrington e remédios varo junto da fotógrafa Katy horna as três são retratadas
por Leonora ao redor de um caldeirão preparando poções alquímicas confabulando sobre Arte e Vida o espaço doméstico atribuído historicamente ao feminino foi transformado por elas em um lugar poderoso de práticas mágicas Além de caty horna a fotografia surrealista teve expoentes como Lee Miller fotógrafa estadunidense que trabalha com colabora com Man Ray e se torna uma importante correspondente de guerra Dora mar adota a fotografia como meio e Cria fotomontagens como essa da sua amiga n luar com uma teia de aranha ao redor do rosto cloue kum que começa a experimentar com fotografia em 1910 E cria
autorretratos que questionam a identidade de gênero se apresentando com cabelo raspado e ternos masculinos kum colaborou com Marcel Moore criando personagens fictícios e alter egos performáticos que se recusam a compactuar com o arismo de gênero na escultura um artista importante mas que raramente é associado ao surrealismo é o suíço Alberto jacomet em 1922 jacomete se muda para Paris conhece o Ernest e o Miro e se junta ao grupo em 1930 ele fica 4 anos e meio com surrealistas E cria inspirado no inconsciente na sexualidade mas é excluído do grupo acusado de ser muito apegado ao
mundo sensível parece que ele usava modelos reais para criar suas esculturas jacomet ficou muito conhecido por suas esculturas de pessoas com corpos alongados que tem as dos dedos do artista bem visíveis na superfície produzidas no pós-guerra a artista brasileira Maria Martins viveu e produziu em Nova York entre 1939 e 48 época que recebeu muitos artistas da Europa exilados durante a Segunda Guerra Maria conhece André Breton e Marcel do Chan Eles foram amantes e é convidada por eles a participar da exposição internacional do surrealismo em 1947 o desejo é força motriz na criação de Maria Martins
que inclui esculturas em bronze desenhos e uras que representam figuras femininas híbridas bem como mitologias indígenas amazônicas afro-brasileiras e da antiguidade clássica na escultura o impossível duas figuras uma com seios e outra fálica são impedidas de se aproximar completamente por conta dos tentáculos de suas cabeças o impossível é uma das esculturas mais radicais do século XX o último objeto que eu gostaria de compartilhar Talvez seja o mais surrealista de todos em 1936 a artista Suíssa merit opheim criou uma obra de arte que se constitui de uma xícara de chá um piris e uma colher forrados
com pele de gazela a sensação é de que você pode beber o su Realismo Eng Goes e senti no seu corpo as experimentações desse movimento Parabéns su Realismo pelos 100 anos e eu acho incrível como as experimentações que eles fizeram 100 Anos Atrás continuam fazendo tanto sentido a gente é bem impregnados de modernismo né Eu Ando Pensando sobre isso muito bem seguimos beijo até logo