e nesse vídeo a gente vai falar sobre produção de filmes de curta-metragem e de séries que tem Episódio de curta duração bom para quem não me conhece o seu Vitor do canal aqui no box Eu costumava da oficina de cinema em algumas cidades do interior do Brasil então resolvi trazer aqui pro YouTube três aulas básicas de roteiro produção e Distribuição para mostrar para você que é possível sim fazer bolo de curtas-metragens sem precisar de grandes equipamentos sem precisar de uma faculdade só tendo muita disposição e um pouquinho de conhecimento primeira coisa é você entender Quais
são as demandas do seu projeto né você pega o roteiro do filme que você quer gravar esse vai olhar esse filme demanda muito tempo de gravação precisa de uma equipe muito grande muito complexa precisa de dinheiro para produzir precisa de muitos atores para essas cenas porque isso vai dizer muito sobre o tipo de produção que a gente vai ter Mas independente do tamanho do seu projeto a gente sempre vai precisar considerar e apartamentos as funções que precisa ser exercidas para a realização audiovisual que são direção produção fotografia São direto arte figurino e edição os principais
né e é muito comum na hora de você pensar a realização audiovisual né de você querer fazer um filme de você se imaginar no lugar da direção que é meio que como se fosse uma resto do filme mas como Maestro é muito importante que você conhece a cada instrumento para poder saber o que tirar de melhor de cada um deles então vou dar uma passada bem rápido aqui sobre cada um desses apartamento para que a gente possa ter uma clareza maior sobretudo fazer audivisual beleza a função direto nada mais é do que a captação de
todos os diálogos e ruídos do filme então se tem duas pessoas conversando é importante que a gente capte o som do Diálogo dos dois atores então a gente pode usar diferente microfones né a gente pode usar o microfone direcional acoplado na câmera que capta o som de tudo que está ao redor a gente pode usar o microfone Boom que a pessoa segura com o braço e ele capta muito bem o som dos diálogos evitando o seu redor a gente pode usar a lapela que aquele microfone que vem por dentro da roupa e que não aparece
em algumas situações Esse foi o vídeo mais caseiro foi um blog foi até um documentário alguma entrevista você pode usar até mesmo fone de ouvido escondido por dentro da roupa que é exatamente o que eu tô usando aqui agora por exemplo é muito importante na hora que você vai olhar o set que você vai gravada escolher uma locação para saber se não tem muito barulho volta por exemplo lugares perto de estrada lugares perto de Cachoeira perto da praia lugares perto de obra aonde tem muito ruído é melhor você evitar de gravar nesses lugares porque o
som vai ficar muito comprometido e não só porque atrapalha de fato a gravação Mas por que por exemplo na hora de você editar você vai cortar os pedacinhos do Diálogo eu vou ficar ruídos estranhos na hora de você colocar tudo em sequência por exemplo vai gravar uma cena ele tem uma música do vizinho tocando e aí você vai editar aquilo ali aí vai ficar um trecho do início da música um trecho do meio da música o trecho do final da música acompanhando o diálogo no fundo sabe isso atrapalha completamente o seu filme então vamos evitar
lugares com muito barulho se for gravar com um que aquele do braço evitar a sombra que o bom pode fazer as pessoas isso sempre acontece tanto a sombra do Sol quanto de uma iluminação artificial se for lapela algum outro tipo de microfone que tem a fio tomar cuidado para que esse fio não apareça às vezes aparecem na blusa nas costas tomar cuidado para o fio não aparecer quando tem diálogo entre duas pessoas evitar e se atropelarem porque é muito importante que a gente entenda e compreenda o texto que os atores estão dando então tem dois
personagens conversando e é uma discussão por exemplo né é natural que uma pessoa interrompa outra e vai falando por cima mas na gravação o ideal é que a gente faça um texto de cada vez Então se os atores ficarem atropelando na hora da gravação um diálogo do outro pede para ter uma calsinha e fala primeiro você depois você e aí na edição se você quiser dar uma intensidade e fazer com que um personagem atropele o outro você monta isso na edição mas na hora de gravar deixa o diálogo do bem limpinho e olha Mota é
o som é um problema e é bom também evitar que durante o diálogo tem ruído Então se alguém tá discutindo e vai bater uma porta por exemplo tenta não atropelar o diálogo com a batida da porta ou se você vai quebrar um copo você vai fazer alguma ação que provocam ruído não juntar diálogo com esse barulho faz barulho depois da o diálogo separa as duas coisas para não trepar e se precisar agravo ido na cena por exemplo tem personagem saindo e você quer que tem o som dos Passos andando para você não precisar gravar o
som junto com a filmagem Você pode gravar a senha né filmar cenas em o som e depois você só grava o som dos pés ali e junta na edição é ou então você tem um som de uma batida de carro ou de uma porta batendo e pode atrapalhar a gravação grava só o som depois e junta na edição a arte tem a ver com cenografia com decoração e com objetos é cenografia é tudo que compõem o ambiente em que vai ser gravado a cena se for um quarto sou uma sala uma cozinha como é que
é decorada esse ambiente e objetos sem objetos que são marcantes para a história como por exemplo a varinha do Harry Potter é uma vida é muito específica então a Arte precisa produzir um objeto marcante na série que eu dirigir por exemplo Supernova a gente precisava de um livro misterioso então a gente comprou um caderno mandou marcar um símbolo misterioso na frente e pegou café e molhou todas as folhas ele ficou com essa cara de livro misterioso a arte ajuda a criar de uma esfera do filme tem um filme de comédia e romance ele vai ter
elementos específicos no cenário que ajudem a passar o sentimento da comédia ou romance se for um filme de suspense outros elementos ali mais sombrios para ajudar a construir a atmosfera do filme é muito e tem que ter uma conversa da arte com fotografia porque por exemplo a você vai firmar para onde em direção a janela ou você vai firmar mais em direção a cama e o guarda-roupa a arte vai saber aonde ela precisa se preocupar mais com a decoração do ambiente Além disso também tem a paleta de cores à escolha dos tons que vão ter
no filme então se a diretora Ou diretor escolhe que o filme vai ser todo em vez de vermelho por exemplo igual Amelie Polan é a arte tem que se preocupar de ficar atento em que todos os ambientes tenho essa característica e as também é muito importante para ajudar a construir os personagens então por exemplo se imagina que a parede do quarto pode ter um monte de pôster Quais são esses postos são pôsteres de filmes são por 13 time de futebol ou são posturas de banda de rock isso vai ajudar a passar para o espectador um
pouco da personalidade do personagem pegar um exemplo da vida real quando eu era criança no meu quarto e o dividia quarto com meu irmão a parede dele tinha o futebol a minha parede de aposta de Chiquititas Sandy e Júnior em Spice Girls você já consegui entender muito da personalidade das pessoas hoje por conta da decoração do ambiente o figurino são roupas acessórios joias tudo que o personagem está usando o figurino sempre um trabalho conjunto com a arte de definir a caracterização do personagem EA construção da atmosfera do filme é muito importante o figurino sempre chegar
com o são por exemplo se for usar lapela o tipo de blusa faz barulho ou não faz até uma gravação de mesmo sem lapela tem muitas pulseiras cordões que fazem barulho então é importante checar o figurino para ver se não interfere no trabalho do som e através da moda né da Escolha dos figurinos dos personagens do filme você consegue dizer claramente que o espectador em que ambiente em que época se passa esse filme em stranger things por exemplo que a série da Netflix com o figurino dos personagens você consegue perceber claramente aquele filme se passa
em algum tempo passado se passa na década de 80 90 mais ou menos e através do figurino a gente consegue construir personagens marcantes em filmes e séries como por exemplo Dark da o que tem aquela capa amarela do protagonista e os próprios uniforme Harry Potter que são uma marca registrada da história então Fique atento aos figurinos a fotografia é tudo que é ligado a imagem do filme né conceito iluminação enquadramento correto a gente tem um tipo desde o tamanho do freio né que pode ser quadrado vai ser aquele mais fininho tipo de cinema para ficar
bem bonito elegante ou pode ser 16 por 9 mais tradicional vai ser câmera na mão uma coisa mais movimentada com a câmera balançando ou vai ser na tripé uma coisa mais parada com movimentos mais suaves é um filme de suspense qual é o filme de comédias foi um filme de suspense alimentação vai ser tudo um pouco mais escura as coisas podem ser os planos podem ser mais fechados ou é o filme de comédia em que é tudo muito claro que não muito colorido isso vai também do conceito do filme iluminação a gente tem algumas perguntas
né a luz é natural ou artificial a gente vai chamada no preferência para janelas dando preferência para filmagens externas ou a gente vai usar lâmpadas diversas para conseguir na o ambiente Além disso Qual é a direção Dessa Luz mesmo que seja a luz do sol ou luz artificial e qual é a direção é de frente iluminando tudo iluminando de uma forma mais preenchida ou é uma iluminação mais marcada mas lateral como uma coisa mais marcada para dar um contraste fazer alguma coisa mais escura ou a gente vai dar preferência para contra a luz que aquela
luz que vem de trás né já mente fazer um Contorno bem bonito no cabelo das pessoas e nos ombros Isso fica muito bonito mas é um pouco difícil de controlar a frente para não ficar escuro fica atento e enquadramento é para onde a gente vai contar a câmera né como que a gente vai registrar aquilo ali é com uma lente mais aberta pegando tudo é com uma lente mais fechada pegando um close e como é que a gente vai compor os objetos dentro daquele enquadramento é muito importante a gente não vou objetos não enquadramento tentar
dar uma espalhada nesses objetos é bom a gente evitar centralização de objeto se tem só o personagem sozinho na cena não deixar ele no centro do plano colocar um pouquinho mais para o lado ou para o outro e deixar um respiro à frente do personagem presta sempre atenção ao fundo do que você tá gravando né você tá filmando aqui uma senhora lavando a louça Qual é o fundo desse enquadramento só que você precisa ajeitar um pouquinho para poder ficar um fundo mais bonito quando tiver duas pessoas conversando fica atento Onde você coloca a câmera é
muito importante a gente obedecer a regra dos 180 graus para gente não cometer quebra de eixo quando tem duas pessoas conversando é importante a gente imaginar uma linha imaginária entre elas e a Câmera sempre vai ficar de um desses jogos da linha outro lado de lá ou do lado de cá então pega o seu celular e vai praticar um pouco vai filmar um ambiente qualquer vai treinar o seu olhar para o enquadramento aqui isso é uma das coisas mais importante não fazer áudio visual a direção é quem traz a visão artística né quem coloca um
conceito estético que entras as diferenças de outros filmes para aplicar ali naquele curta a diretora Ou diretor tem que direcionar o elenco para conseguir as atrações necessários para contar aquela história então diretor faz o teste de Elenco faz a leitura de roteiro faz um ensaio individual com cada ator e faz ensaios mais complexos com mais atores de repente no própria locação de vai ser gravado a direção tem que decidir questão de fotografia e de arte então diretor de fotografia chega e apresentar a hora que tal é se essa opção arte traz Olha que tal é
se essa opção de decoração a direção que vai escolher e da palavra final nas escolhas dos elementos da gravação e nos 7 é a direção que da ação eo corta em todas as cenas que vão ser rodadas e dica é muito importante que você usa tão adequado do ação dependendo da cena só uma cena mais intimista em que o personagem esteja vivendo algumas emoções se você possa dar uma ação mais tranquila por exemplo roda som roda câmera a ação se vão mostrando com muitas pessoas agitadas de ação você pode dar uma ação mais Explosiva aí
você pode lançar um coração roda câmera a sou o tom do seu ação pode ajudar o elenco a entrar no ritmo da cena que precisa ser gravada e muito importante combina com seus atores dele só começarem a ação depois de uns 2 segundos em que você ver baliza o ação porque a sua voz ainda pode entrar junto com o diálogo do ator Então você fala ação Oi e aí os atores começam o movimento começam os diálogos e na edição você corta aquele início morto beleza e a direção também vai orientar a edição do filme naturalmente
o editor ou editor Tem liberdade criativa para fazer sugestões e construir uma linha narrativa mas é a voz da direção e que no final das contas vai dizer sim ou não para o corte final do filme a produção é que realmente faz o troço acontecer tem tudo a ver com dinheiro e com o tempo as principais responsabilidades são locação de filmagem alimentação transporte aluguel de equipamentos e burocracias toda a papelada quando você pega o roteiro o produtor vai lá e vai procurar aquelas locações para que elas temos que precisam ser gravadas encontrou algumas opções de
locações vai chamar equipe para conhecer locação e ver se aqui para a prova se ela realmente é boa para filmar aquela cena depois de aprovada pela aqui você precisa conseguir a liberação daquela locação para gravar então às vezes você tem que pagar para conseguir filmar ali ou precisa de uma liberação da prefeitura ou de alguém para conseguir filmar naquele lugar Esse trabalho é do Produtor o produtor vai providenciar o teste de elenco Por exemplo tanto de divulgar o teste de Elenco em alguns lugares ponto de providenciar o local onde vai acontecer o teste de Elenco
organizar os atores para que ele teste de Elenco dar um retorno para cada um deles e isso é também da produção é a produção que vai resolver também toda a locação e compra de equipamentos e itens para as gravações então se a fotografia fala precisa lugar câmera o som fala precisa alugar lapela arte fala preciso comprar uma jaqueta tudo isso quem vai resolver é a produção e não só de comprar mas fazer isso chegar aos sete então tem que pagar o aluguel do equipamento e tem que arrumar um transporte para levar equipamento até onde vai
ser gravado e depois levar equipamento de onde foi gravação de volta para o lugar o inferno gado e falar em transporte todo o transporte de equipe de Elenco é a produção que organiza tanto de contratar ou de arrumar um carro para transportar as pessoas como de programar os horários de saída programar o caminho que vai ser feito tudo isso é com a produção ver se vai ter vaga na rua para estacionar o carro gente tudo é a produção a alimentação também é com a produção tem restaurante perto de onde vai ser gravado não não e
vamos pedir quentinha Ah não tem restaurante nem lugar próximo para pedir quentinha vamos levar lanche então desde de casa a melhor a gente parar um pouco durante a gravação ir aquele restaurante pertinho vai ser mais rápido ou vai ser mais barato todos esses cálculos de tempo e de dinheiro é a produção que faz tem que pegar autorização de imagem de todos os atores de todos os figurantes Pegar autorização das locações fechar contrato com a equipe guardando a tia fiscal de tudo que se compra de novo produção isso é importante como toda no projeto né que
é você encarar Qual é o tempo que você tem Qual o dinheiro que se tem e qual é a equipe que você tem para você saber se é possível realizar o seu projeto e para edição é onde a magia acontece Puxa um pouco sardinha pro meu lado quando eu comecei editando Boa noite né então você consegue construir ritmo da história claro que o ritmo é colocado desde o roteiro né Mas dependendo de como é feita a gravação de fato Às vezes as coisas podem ficar um pouco mais lentas do que programado e aí na edição
você consegue dar uma agilizada no ritmo do filme ou contrário o filme foi pensado de uma forma mais dinâmica e mais rápida mas na edição você vê que precisa de um pouco mais de respiro e você consegue mudar tudo isso na edição de você pode não conseguir mudar um pouco a história do roteiro às vezes mudando uma cena de lugar dependendo dessa cena por exemplo tem uma revelação de algo muito importante e você joga para o início você pode criar o interesse do público ali que vai manter ele preso no filme até o final isso
pode ser feito tudo na edição né então você consegue escolher quem é a melhor ator e deixar ele com mais tempo de tela Como assim aí você tem diálogo entre duas pessoas é que às vezes a atriz foi muito bem as expressões e na forma de falar o diálogo e o ator não também então na hora de cortar de um pano para o outro né na edição você pode deixar mais tempo na cara dela com o áudio dele aqui e mantém o rosto dela porque ela tem expressão os melhores isso acontece com muito frequência e
geralmente são os editores que sabem realmente quem foram os melhores atores de uma gravação na edição você vai escolher as músicas para colocar nas cenas e ajudar a passar um ritmo um sentimento ou criar uma atmosfera mas é muito importante frisar que as músicas a serem usadas nos curtas-metragens precisam ser liberadas você não pode pegar uma música da Shakira vou pegar uma música do Roberto Carlos Porque quando você colocar esse no YouTube ou às vezes até um festival isso vai dar problemas Então procura um banco de dados de músicas liberadas o próprio YouTube tem isso
você vai lá no estúdio do YouTube tem várias músicas liberadas tem mais banco de dados também na internet com músculos liberadas e olha uma para usar no seu filme para não ter problema beleza na edição a gente corrigir algumas questões técnicas de cor por exemplo se você filmou e ficou tudo meio amarelado ou se você filmou e ficou todo mês tem como traje você que dá uma contrastada ou se você quer trocar a cor do fundo por exemplo você consegue fazer isso na opção é aonde a gente pode fazer também a mixagem né para que
todos os sons fica em meio parecidos ali que ser uma pessoa estiver assistindo seu filme no celular e aí tem um diálogo que tá muito alto em Mundial que tá muito baixo ou o diálogo alto vai incomodar ela ou ela não vai ouvir o diálogo baixa então na mixagem a gente dá uma ajeitada em tudo para que tudo fique mais ou menos a mesma faixa auditiva beleza e na edição depois que você monta o primeiro corte você pode virar para a direção e falar olha só seria tão bom se tivesse uma senninha que amar e
sabe disso aqui tem como gravar ou então se for muito complexo de fazer uma cena mais né que que você acha de botar uma narração e para ajudar o espectador a entender o que personagem está sentindo porque da forma como foi construído não ficou tão bem isso pode acontecer gente é muito importante a gente eu vi os editores porque quando a gente está na direção a gente vai lá e filma acho que ele tá muito caro na nossa cabeça mas às vezes na hora de gravar a gente não consegue transmitir aquilo saiu com 110 um
vida a edição que a pessoa que não tava no set que não viveu aquilo de forma tão intensa para ver se o editor entendeu a história se o editor não entendeu a história muito bem é muito bom viu que ele tem preço dele às vezes trocar umas ideia de lugar às vezes acrescentar uma cartela de texto inicial para dar um Panorama da situação ou colocar uma narração ou filmar uma cena extra Vamos ouvir os editores Beleza o importante você ficar e tem uma mosca aqui é muito importante que você fique atento a todos esses apartamento
a todas essas funções para que você tenha maior chance de conseguir fazer um bom filme e uma dica não cria uma expectativa de que seu primeiro curta vai ser uma grande obra de arte hoje que vai te render um monte de dinheiro pensa no seu primeiro curta como um exercício dentro do aprendizado de fazer audivisual bom aqui do lado eu vou deixar as aulas de roteiro E de distribuição Não deixe de assistir em e coloca aqui nos comentários O que que você gostaria de aprender mais profundamente sobre a produção audivisual sobre direção produção fotografia arte
para que a gente possa produzir mais conteúdo aqui para o canal seja bem-vindo academia aqui no box Esse vídeo foi viabilizado pelo edital cultura presente na gente da Secretaria de Cultura e economia criativa do Estado do Rio de Janeiro muito obrigada