TUDO sobre LITERATURA para o ENEM em 60 MINUTOS

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Vinícius Oliveira
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Video Transcript:
aqui nesse vídeo eu vou te ensinar todo o conteúdo de literatura que você tem que dominar paraa prova do Enem em 30 minutos ou em 40 minutos ou em 50 minutos depende da minha capacidade de sintetizar tudo aquilo que é de mais importante paraa sua prova de linguagens na disciplina de literatura pro Enem nós vamos dividir a nossa aula de maneira didática em três momentos vamos primeiramente falar dos conceitos introdutórios e sobre gêneros literários depois falaremos sobre cada uma das escolas literárias brasileiras iremos fechar a nossa aula falando sobre vanguardas europeias Para que assim você
tenha todo o conteúdo completo de literatura muito bem consolidado para acertar todas as questões desse assunto no Enem eu quero deixar um recado também para que logo agora você já Pegue um caderno pega uma caneta e vá anotando tópico por tópico em cada uma das informações pelas quais a gente vai passar no decorrer dessa nossa aula isso é muito importante porque você vai ver que eu vou te entregar um grande volume de informações e para que essas informações sejam úteis no dia da prova você precisa anotar isso para depois fazer uma revisão completa desse conteúdo
e garantir que você vai estar realmente dominando toda essa matéria paraa sua prova do Enem é muito importante que a medida que a gente for transitando de tópico você vai sempre anotando tudo aquilo que eu vai te falando aqui porque tudo que eu pontuar aqui vai ter algum grau de importância para você acertar as questões dito isso vamos começar então com a primeira etapa da nossa aula para que possamos falar sobre arte Literatura e gêneros literários primeiramente o que é a arte a arte nada mais é do que uma representação da realidade pode ser uma
representação da realidade de maneira objetiva ou até mesmo de maneira subjetiva normalmente essa representação da realidade perpassa A visão de quem tá escrevendo a aquilo dentro de um determinado contexto você vai notar inclusive que cada obra literária está associada a um certo contexto de produção as ideias e os pensamentos dominantes da sociedade interferem na maneira como cada uma das Produções artísticas são construídas além de um contexto essa representação da realidade é organizada em torno de um arranjo então numa construção de uma pintura você possui determinadas técnicas que são empregadas paraa finalização daquela obra de arte
na construção de um poema existem recursos linguísticos como figuras de linguagem e outros mecanismos expressivos para que aquela mensagem possa ser transmitida da maneira adequada e nesse sentido a literatura é como se fosse a manifestação da arte sob a forma escrita Você pode ter arte na representação de uma pintura Mas você também pode ter arte sendo representada por meio de um texto em prosa por meio de um poema que seriam em que as principais ferramentas de manifestação da literatura quando a gente pensa em gêneros literários nós estamos pensando em maneiras pelas quais você pode expressar
um conhecimento artístico Existem várias divisões para isso mas a principal divisão que vale a pena você guardar pro Enem é a divisão proposta por Aristóteles Aristóteles fala que existem três principais gêneros literários o primeiro gênero é o gênero conhecido como épico ou narrativo esse gênero literário é marcado pela presença de um enredo de uma história a ser contada normalmente associado a uma verossimilhança ou seja essa história contém fatos que são compatíveis com o que poderia acontecer na realidade você terá personagens você terá um tempo tempo em que essa história vai se desenvolver um espaço no
qual a história se desenvolve e um narrador o narrador pode ser de primeira pessoa ou pode ser de terceira pessoa Narradores de terceira pessoa são aqueles que podem ser ainda observadores quando eles estão ali vivenciando a cena retratada ou oniscientes são aqueles narradores que conhecem tudo sobre os pensamentos Sensações e tudo aquilo que acontece dentro da nossa narrativa um outro gênero literário diferente do épico ou narrativo é o gênero lírico no gênero lírico você vai ter aqui a grande ferramenta desses artistas que são os poemas no gênero lírico a subjetividade é predominante ou seja agora
o foco está no sentimentalismo nas emoções nos pensamentos de quem está construindo aquele poema existe a figura do eu lírico quem é o eu lírico essa palavrinha que inclusive vai aparecer na sua prova Dan Ném é quem está escrevendo aquele poema é quem fala no poema é a voz de quem está falando dentro daquela nossa obra artística a Musicalidade também é uma característica muito presente nos textos gênero lírico normalmente utilizando recursos de linguagem que geram uma sonoridade pro nosso texto é importante até pontuar que a autura é diferente de eulírico eventualmente você tem um autor
do texto mas o eulírico Quem esse autor está Representando na construção do poema é um outro personagem alguém fictício que pode ter sido construído por esse nosso autor e por fim temos o terceiro gênero literário que é o gênero conhecido como dramático é aquele que vai representar encenações teatrais no gênero dramático você não tem narrador até até porque quando você assiste a uma peça de teatro não é necessário que alguém fique narrando a cena você mesmo consegue observar a cena acontecendo você vai ter vários discursos diretos que são aquelas falas dos personagens que vem entre
aspas E você também pode ter a presença de rúbricas que são como se fossem observações para que na leitura do texto dramático você conseguir entender melhor o que é que tá acontecendo ali existe até um outro gênero literário que não se enquadra nessa divisão tradicional proposta por Aristóteles que é o gênero ensaístico que representa textos não ficcionais Ou seja que representam coisas que a aconteceram na realidade porém empregando características literárias dando ali um ar estético para aquele texto esse gênero ensaístico não é tão importante assim paraa sua prova o mais importante são esses três gêneros
literários que eu inicialmente pontuei para você agora nós vamos falar sobre as escolas literárias brasileiras vamos entrar no estudo da literatura brasileira em si essa é a parte mais importante da aula e aqui que você tem que direcionar a maior parte da sua atenção para que você possa acertar todas as questões de literatura do Enem antes de tudo entenda o que é uma escola literária Basic ente quando a literatura surgiu no Brasil Ali por volta de 1500 Você tem o desenvolvimento de correntes de pensamento que vão influenciar a produção dessa literatura em cada devido momento
então num determinado instante certas ideias certos pensamentos vigentes na sociedade vão fazer com que as obras de arte carreguem determinadas características e é muito importante que para cada uma das escolas literárias do Brasil você conheça quais são essas características Porque no momento que você tiver realizando a sua questão você consegue entender a presença dessas características no texto para acertar a questão mais facilmente e uma outra coisa muito importante que você tem que dominar sobre cada escola literária é quem são os principais autores Associados essa escola literária brasileira então vamos fazer um combinado assim eu vou
listar para você cada uma das escolas literárias do Brasil em sequência cronológica dando para você em primeiro lugar as características dessa escola literária e em segundo lugar quem são os principais autores dessa escola literária e você vai guardar essas duas grandes informações paraa sua prova porque aí quando Cairu uma questão de escola literária brasileira no Brasil no Brasil não no ENEM você já vai saber poxa esse texto é desse autor específico esse autor específico é vinculado a essa escola literária e essa escola literária está associada a essas características e aí conhecendo as características daquela escola
literária você consegue entender melhor o texto e consegue até acertar a questão muito mais facilmente a primeira escola literária que surge no Brasil é a escola literária do quentis existe até ali uma divergência sobre a ideia de o cientismo ser ou não uma escola literária de fato ele surge ali Por volta do século X quando você tem o início da colonização do Brasil aqui nós teremos dois grandes Campos dentro dessa escola literária a literatura de informação e a literatura jesuítica a literatura de informação tem o interesse de transmitir informações objetivas sobre a terra recém-descoberta sobre
aquele Território que viria a constituir o Brasil alguns anos depois Aqui nós temos basicamente uma despreocupação estética você percebe que as liter uras né as obras literárias do cientismo da literatura de informação não tem um caráter estético muito rebuscado é um texto um pouco mais objetivo que tem basicamente o papel de informar né informar lá pro rei de Portugal Quais são as características desse Território que tinha acabado de ser descoberto aqui você também percebe muitas vezes um olhar de espanto um olhar de grandiosidade pra natureza brasileira que era vista como sendo magnífica aos olhos dos
europeus também temos a retratação dos indígenas muitas vezes como sendo figuras estranhas figuras que não TM uma identificação cultural com europeus e você também percebe esse caráter documental estando presente nessas obras do Quinhentismo como um todo a ideia de uma obra que tem basicamente o papel de documentar aquelas terras S descobertas eventualmente os interesses mercantis né os interesses de Portugal também se manifestavam nessas obras né obras que retratam a presença ou não de minerais preciosos no Brasil a presença ou não de determinadas riquezas naturais que poderiam levar ao enriquecimento da coroa portuguesa o grande representante
da nossa literatura de informação é o Pero vaj caminha que é grande responsável por ter aquela carta conhecida por ter sido um dos primeiros documentos a manifestar descrições sobre o território do Brasil a outra vertente do quentis smo a literatura jesuítica é feita basicamente pelos padres e o papel da literatura jesuítica é transmitir uma mensagem de catequese dos indígenas uma mensagem de Defesa do ideal Cristão do ideal da igreja dentro daqueles nativos que viviam até então no território brasileiro nesse sentido o grande autor dessa literatura jesuítica vai ser o padre José de Anchieta ele que
vai ser o grande responsável por desenvolver essa literatura que inclusive carregava uma certa preocupação estética em algumas obras construídas diferente do que acontecia na literatura de informação apenas por vias de curiosidade é legal você saber também que um outro nome ligado à literatura de informação é o Américo Vespúcio mas o principal aqui seria de fato Pero vaj de Caminha via de regra depois do quentis smo Nós entramos na segunda escola literária brasileira que é é a escola literária do Barroco Barroco também chamado de seiscentismo é uma escola literária vinculada ao século XV e a parte
do século X aqui o grande ponto chave é o conflito ideológico entre materialismo e espiritualismo aquele homem que se dividido entre ter que aproveitar os prazeres mundanos da vida porque a vida é efêmera a vida passa rápido e de outro lado ter que abandonar esses Prazeres mundanos esses prazeres da vida material para buscar a salvação no reino dos céus para buscar ali a salvação com Deus no dia do juízo final a ideia de uma dualidade ou de uma dicotomia de oposição Entre esses dois Campos é muito presente nas obras Barrocas como um tudo existem até
a utilização de quatro principais figuras de linguagem que você deve guardar a primeira delas é a antítese que diz respeito à oposição Entre palavras temos também o paradoxo que é a oposição entre ideias existe a hipérbole que é o exagero exacerbado acerca de uma determinada informação e há também o hipérbato que é a inversão da ordem direta da frase isso tudo refletindo essa confusão que passava na mente do homem Barroco entre estar dividido entre essas duas grandes presenças na sua vida a busca por Deus ou o processo de você aproveitar a vida material e acabar
se afastando de Deus nesse sentido Nós também temos a ornamentação exagerada sendo uma característica das obras Barrocas e podemos citar também essa oposição entre o teocentrismo com a ideia de Deus no centro de tudo e o antropocentrismo com a ideia do homem no centro de tudo essa oposição entre teocentrismo e antropocentrismo vai fazer com que o homem inclusive passe a ter uma visão um pouco pessimista acerca da realidade e aquele homem que começa a enxergar a realidade como sendo efêmera e que por isso ele acaba entrando nesse conflito de ter que aproveitar a vida ou
não né de ter que buscar nesse caso a salvação em Deus é muito importante pontuar também que no Barroco existem dois principais conceitos desenvolvidos pelos autores O primeiro é o conceito de cultismo ou gongorismo o segundo é o conceptismo ou quevedismo o gongorismo é basicamente um jogo de palavras em que por meio de uma linguagem rebuscada que você vai encontrar nas obras Barrocas você estabelece uma forma textual que é esteticamente agradável enquanto que o conceptismo ou quevedismo é um jogo de ideias um jogo de raciocínios que por meio desse racionalismo busca convencer o leitor de
algo dentro dos principais autores barrocos nós podemos citar em primeiro lugar Bento Teixeira que é autor da obra prosopopeia que marca o início do Barroco no Brasil também temos Gregório de Matos que é conhecido como boca do inferno por ele foi muito responsável por aqui nesse contexto ter desenvolvido uma poesia satírica que criticava os abusos da coroa portuguesa os abusos de Portugal dentro do Brasil lemb Lembrando que o Barroco se desenvolveu ali no contexto da produção Canavieira no Brasil pegando também uma pequena etapa já do ciclo do Ouro no país ele também teve o Gregório
de Matos uma poesia lírica uma poesia Religiosa e uma poesia erótica que faziam parte da sua construção temos um outro indivíduo conhecido como Aleijadinho o Aleijadinho não escreveu nada mas ele esteve associado ao Barroco por meio da arquitetura ele foi responsável por estruturar uma série de esculturas que existem no território brasileiro até os dias de hoje criando uma arquitetura que gerou um caráter identitário tendo ali uma aproximação com alguns valores populares E também temos Manuel Botelho de Oliveira como sendo os grandes representantes do Barroco no Brasil em si após o Barroco Nós entramos na nossa
terceira escola literária brasileira que é a escola do arcadismo também conhecido como setecentismo Aqui nós temos uma escola ligada ao século X7 pegando também uma pequena porção do século XVI no arcadismo nós já temos uma linguagem mais simples diferente daquela linguagem rebuscada ornamentada típica do Barroco Além disso existe uma valorização da cultura greco-romana uma valorização excessiva da própria ideia da Razão distanciando-se um pouco do fator religioso que existia até então no Barroco é também Evidente a presença do bucolismo ou do pastoralismo nas obras arcades como um todo o que que significa isso significa que o
homem árcade ele valoriza a vida no campo ele é um indivíduo que é afeito à vida mais simples a uma vida distante das cidades tanto que muitos autores arcads eventualmente utilizavam-se de uma espécie de fingimento poético para representar esse desejo Às vezes o autor ele não queria viver no campo mas ele expressava isso por meio da sua obra de arte da tentativa de se adequar a esse viés estético muito presente a utilização de pseudônimos era muito comum aqui nesse momento O que são pseudônimos é quando um determinado autor né cria uma obra de arte utilizando
o nome de um autor fictício então Eu Venício Oliveira crio uma obra de arte e aí eu coloco que o autor dessa obra de arte é o Vinícius Fernandes o Vinícius Fernandes não existe mas aqui eu criei um pseudônimo para poder Construir aquela obra de arte propriamente dita também temos alguns lemas arcades que você deve conhecer dentro do arcadismo o primeiro deles é ideia do carpedim a ideia de você aproveitar a vida porque a vida é breve também temos um segundo lema que é o lema Fuger urbin a ideia de fuga das cidades existe o
lema conhecido como locos amenos a ideia de você buscar um lugar calmo um lugar tranquilo para se viver existe o lema inuti truncat que é a ideia de você cortar tudo aquilo que é inútil da sua vida e urea mediocritas que propõe a ideia de você ter um desvío em relação a a vida material a obra Arcade se desenvolve no contexto da extração do ouro no Brasil e inclusive associada ao contexto da Inconfidência Mineira que foi um grande movimento independente que Foi estabelecido dentro do Brasil quando você pensa nos autores arades o primeiro deles é
o Cláudio Manuel da Costa autor de obras poéticas que marca o início do arcadismo no Brasil inclusive ele é conhecido por ser um autor de transição já que a sua obra contém alguns traços da poesia Barroca dentro da composição temos também Tomás Tom Antônio Gonzaga autor da obra Marília de Dirceu nessa obra inclusive o Tomás Antônio Gonzaga retrata esse amor pela figura amada na presença de um ambiente ligado ao campo ele é um indivíduo que se apresenta como um pastor e que morre de amor pela Marilha que seria aqui nesse caso o grande foco desse
seu sentimentalismo também temos por parte de Tomás Antonio Gonzaga uma obra chamada cartas chilenas que é uma obra em que desenvolvendo uma poesia satírica ele faz uma crítica ao governador do Brasil na época também temos alguns poemas épicos ligados a produção árcade no Brasil como no caso da obra O Uruguai de Basílio da Gama e na obra OC Caramuru de Santa Rita Durão depois que a gente passa pelo período do arcadismo entra uma escola literária essencialmente importante para sua prova do Enem que é o romantismo o romantismo está ligado ao século XVI pegando também uma
pequena parcela do século XIX o contexto de emergência do Romantismo é o contexto de independência do Brasil quando o Brasil conquistou a sua independência em relação a Portugal nós dividimos o romantismo de maneira didática em três grandes Vertentes existe a vertente da prosa a vertente do teatro e a vertente da poesia no teatro o grande nome de destaque que você tem que guardar é Martins Pena agora pensando na poesia romântica nós vamos dividir a poesia em três fases a primeira fase da poesia do Romantismo é conhecida como fase nacionalista ou indianista aqui existe uma exaltação
da natureza do Brasil e uma exaltação da figura do indígena que é visto como grande herói Nacional você também percebe dentro dessas obras da primeira fase da poesia romântica uma espécie de oposição ao colonizador uma oposição uma figura do europeu como uma forma de você manifestar esse nacionalismo dentro da cultura brasileira também é presente uma certa Liberdade formal ou seja não existe uma preocupação muito grande com relação a você seguir os preceitos da Norma culta da língua portuguesa o sentimentalismo também acaba sendo muito marcante dentro dessas obras da primeira fase como um todo e via
de regra você também percebe essa produção que sempre busca exaltar a figura do indígena a figura dessa exaltação dessa nação brasileira que estava surgindo aqui nesse momento a religiosidade também pode se verificar em algumas obras que pegam essa estrutura da primeira fase da poesia romântica Quais são os principais nomes da primeira fase da poesia romântica temos Gonçalves de Magalhães com a obra suspiros poéticos e saudades marcando o início do romantismo no campo da poesia no Brasil e também é autor da obra Confederação dos Tamoios uma obra que reflete um poema épico retratando a questão dos
indígenas dentro da Nação o outro Grande autor do Romantismo dessa primeira fase é o Gonçalves Dias que é basicamente responsável por ter criado a obra que ficou conhecida como canção do exílio e Inclusive a produção de Gonçalves Dias é dividida de um lado por uma produção com uma pegada mais indianista retratando a figura do indígena e de outro lado com a presença do amor platônico daquele amor não correspondido a segunda fase da poesia romântica é conhecida como mal do século ou geração Ultra romântica geração pessimista é uma geração em que a produção romântica vai estar
pautada por um pessimismo por uma visão negativa acerca da realidade você vai ter a figura daquele homem que passa por um sofrimento amoroso E que ao mesmo tempo faz uma idealização excessiva da mulher mas que não tem o seu amor sendo correspondido inclusive isso vai fazer com que esses autores da segunda poesia romântica adotem muitas vezes um estilo de vida Boêmio ou vai fazer com que eles defendam esse estilo de vida Boêmio esse estilo marcado por uma ausência de regras de vivência marcado por você fazer o que você quer fazer porque a vida é curta
porque você vai morrer porque tudo é ruim isso demarca inclusive uma influência que Lord Byron teve na construção da segunda poesia romântica na construção da segunda fase da poesia romântica dentro do Brasil entre os autores da segunda fase da poesia romântica temos em primeiro lugar Casimiro de abril e em segundo lugar Álvares de Azevedo agora a terceira fase da poesia romântica é conhecida como geração condoreira é a geração do condoreirismo esse nome remete a ave Condor que indica a ideia de liberdade e isso tem em relação com essa terceira fase por aqui o Ponto Central
é o engajamento sociopolítico você vai ter autores que vão defender a causa da Abolição da escravidão e em alguns casos que vão até ter uma certa Associação com o republicanismo com a defesa da Proclamação da República no Brasil os principais representantes da terceira fase são Souza Andrade e Castro Alves Castro Alves que inclusive é conhecida como Poeta dos escravos porque desenvolveu uma poesia que muitas vezes retratava a questão da abolição da escravatura dentro do país por outro lado falando agora da prosa romântica já que a gente já falou sobre o teatro e sobre a poesia
nós temos uma produção de romances que muitas vezes eram publicados na forma de folhetins como que funciona essa ideia de folhetins basicamente você tinha ali a obra do romance sendo escrita e sendo publicada capítulo por capítulo na forma de folhetins nos jornais E aí o público leitor da época ia então conferindo todo esse conteúdo a produção propriamente dita desses romances seguia várias Vertentes nós tínhamos romances urbanos romances regionalistas romances indianistas e até mesmo alguns romances de vertente histórica portanto a produção era bem diversa e englobava quase que todas as Vertentes que a gente já encontrava
lá na poesia romântica aqui você vai ter a presença de personagens muitas vezes idealizados personagens maniqueístas que são aqueles personagens que TM uma certa estereotipação na maneira de agir e aquele personagem inocente que de maneira geral tem um padrão de Conduta aquele personagem que eventualmente tem mais intenções agindo sempre de um modo pré-definido então Então essa a ideia né de um maniqueísmo dessa padronização do comportamento às vezes até uma oposição de um personagem bom um personagem mau sendo muito bem manifestada principais autores da prosa romântica no Brasil o principal deles o mais importante é o
José de Alencar que é o autor de uma série de obras como Iracema que é uma obra indianista que reflete os valores românticos aqui nesse momento também temos outros autores como o Manuel Antônio de Almeida que é o autor da obra Memórias de um Sargento de Milícias é uma obra que retrata o contexto pós independência do Brasil Brasil com um tom cômico com um tom satírico meio que criticando o excesso de idealizações na prosa romântica também temos alguns outros autores que não são tão importantes quant o José de alancar e o Manuel Antônio de Almeida
mas que eventualmente vale a pena você guardar Bernardo Guimarães autor inclusive da obra escravis aura Visconde digital Naí Franklin Távora e temos até mesmo um conhecido como Joaquim Manuel de Macedo São autores que eventualmente podem aparecer na sua prova depois que a gente finaliza o romantismo entramos na escola literária con como Realismo associada ao século XIX nós já falamos de quentis smo já falamos de Barroco de arcadismo e de romantismo né então o nosso Realismo entra como a quinta grande escola literária brasileira o contexto do Realismo no Brasil é o contexto do segundo reinado no
momento em que o Dom Pedro I estava governando o país e também um período em que você já tinha ali as ideias do abolicionismo cada vez mais presentes na sociedade a ideia fundamental do realismo reside na crítica social crítica social à igreja católica crítica social a hipocrisia da burguesia dentro daquela sociedade crítica social até mesmo a questão do abolicionismo de uma sociedade escravocrata que estava entrando em contradição com a emergência dos valores liberais com a emergência dos valores iluministas lá na Europa nesse sentido você percebe uma objetividade dentro das obras realistas enquanto o romantismo como
você viu era muito pautado por um sentimentalismo por uma idealização exagerada no realismo Isso você já não vai verificar você vai ter agora uma obra muito mais objetiva tanto que o materialismo e o cientificismo também são características do realismo como um todo aqui nós teremos a construção de vários tipos de romance havia o romance de tese romance psicológico havia o romance social e dentro disso o principal autor é Machado de Assis Machado de Assis que é autor da obra Dom Casmurro autor da obra Memórias Póstumas de brascubas Inclusive a obra Memórias Póstumas de brascubas é
tida como uma das obras que inicia o Realismo no Brasil e também tem uma série de contos Como por exemplo o conto a cartomante que é bem conhecido entre as estg utilizadas por Machado de Assis que inclusive é bom que você guarde porque Machado de Assis está entre os top autores mais cobrados pelo Enem nós temos a estratégia de interlocução com o leitor é muito comum que nas obras machadianas você tem ali o Machado de Assis dialogando com quem tá lendo a obra a estratégia de digressão também é muito empregada o que que é digressão
eu tô lá falando de um tema e de repente eu começo a me aprofundar muito num outro tema aleatório então eu tô aqui falando para você sobre escolas literárias brasileiras E aí de repente eu começo a falar que nossa a prática de digressão é muito comum Né desde o período da Grécia Antiga porque na Grécia antiga a prática da digressão eraa utilizada nas obras veja eu tava falando de escola literária de repente eu comecei a ter uma digressão aqui falando de um outro tema aleatório isso é muito comum dentro das obras de Machado de Assis
também temos a utilização excessiva da ironia Machado de Assis é muito irônico em boa parte das suas construções literárias como um todo e isso também acaba sendo uma característica que vale a pena você guardar para caso você vá pegar alguma questão que trabalhe com esse nosso autor o Machado de Assis foi um dos grandes expoentes inclusive da literatura brasileira quando a gente pensa aí em escala de importância Entre esses autores depois do do Realismo no Brasil entramos no naturalismo a nossa sexta escola literária brasileira se eu não tiver errando aqui nas nossas contas o realismo
é tido como uma ramificação do realismo e dentro do naturalismo você vai ter um contexto de transformações urbanas cada vez mais presentes na sociedade brasileira junto com a pauta do abolicionismo que ainda era muito marcante na sociedade Quais são as características dessa nossa escola literária nós temos em primeiro lugar a crítica social como sendo uma característica persistente uma crítica social de novo a hipocrisia da da burguesia uma crítica social à igreja católica uma crítica social a própria questão da sexualidade e também a questão da classe operária que começava a ganhar cada vez mais importância no
Brasil diante dessas modificações urbanas Nós também percebemos a presença de uma retratação de personagens e ambientes animalescos o que é que isso significa Vini significa que os personagens e ambientes muitas vezes são retratados como sendo animais como sendo ambientes ligados ao ambiente da natureza em si você percebe eventualmente uma característica que a gente chama de zoomorfa é você representar o ser humano tal como se esse ser humano fosse de fato um animal isso inclusive é uma herança do cientificismo dessa influência desse cientificismo que vai interferir na construção dessas obras do naturalismo a retratação de uma
série de tabus também é muito marcante nas obras naturalistas como um todo retratação de temas que até então não eram debatidos em público por meio das obras literárias a objetividade continua sendo uma característica presente nas obras naturalistas você também percebe dentro do naturalismo como um todo a presença de uma linguagem mais coloquial uma linguagem Mais despreocupada em relação às normas da Língua Portuguesa e a figura desse homem instintivo esse homem que age por instinto que se parece muito com a ideia exatamente de alguém mais animaliz os principais autores do naturalismo no Brasil são em primeiro
lugar O Aluísio Azevedo e em segundo lugar o Raul Pompeia O Aluísio Azevedo é o autor da obra H mulato que marca o início do naturalismo no Brasil e autor também da obra O Cortiço em que esses aspectos da zoomorfa acabam marcando ali de maneira muito Evidente o Raul Pompeia é o grande autor da obra O Ateneu sendo Então os dois grandes representantes do naturalismo no Brasil depois do naturalismo entramos numa nova escola literária conhecida como parnasianismo o parnasianismo está associado a características como em primeiro lugar a valorização da cultura greco-romana Você lembra que eu
falei para você que lá no arcadismo a valorização da cultura greco-romana era uma característica pois bem aqui no parnasianismo Isso volta a se ver presente dentro da produção literária a imparcialidade uma produção muito pautada para um descritivismo também são características presentes nas obras parnasianas tanto que o grande lema do parnasianismo é arte pela arte o que é que isso significa na prática significa que a forma importa mais do que o conteúdo então não importa na prática o que é que você tá dizendo na sua obra de arte desde que você esteja cumprindo os rigores da
Norma culta da língua portuguesa desde que a sua obra de arte seja de maneira formal algo construído de maneira inteligente então a sua obra de arte ela tem que seguir os sores da Norma culta linga portuguesa ela tem que ter uma caracterização estética utilizando-se da forma que seja essencialmente agradável não importa exatamente o que é que você tá falando o que importa é a maneira como você fala aquilo e aí nós temos obviamente a caracterização de rimas ricas que são muito utilizadas dentro das obras parnasianistas a versificação e a metrificação como sendo elementos fundamentais a
maior parte da produção parnasiana no Brasil é feita a partir de poesias E aí nós temos a construção de vários poemas incluindo a construção de vários sonetos que vão marcar toda essa nossa rica produção artística os principais autores do parnasianismo são em primeiro lugar Teófilo Dias autor da obra fanfarras que marca o início do parnasianismo no Brasil também temos Raimundo Correa Alberto de Oliveira e o maior nome do parnasianismo que é olav Bilac olav Bilac é autor da obra Via Lacta essa obra que inclusive consagrou olav blac como sendo o príncipe dos poetas brasileiros dentro
do Brasil ele também é autor da obra língua portuguesa e autor de um livro conhecido como poesias apesar do olav blac trazer consigo essa característica de uma produção parnasiana em que a objetividade predomina e o sentimentalismo é deixado de lado em algumas poucas obras de Olá bilá que você até percebe um certo grau de objetividade sendo manifestado dentro da construção artística como um todo saindo da produção parnasiana nós temos uma nova escola literária que é a escola do simbolismo o simbolismo marca a última escola literária desse conjunto de escolas literárias tradicionais no Brasil daqui a
pouco você vai entender porquê bom no simbolismo o grande ponto chave é a valorização do vago a valorização do inconsciente a valorização do subjetivo tanto que o plano metafísico e onírico são características tipicamente presentes nas obras simbolistas na prática v o que é que isso significa significa que as obras simbolistas retratam acontecimentos situações que não estão presentes na realidade material muitas vezes o que o autor simbolista está manifestando no seu texto é algo com que ele sonhou é alguma coisa que se passou na mente dele que fez sentido na mente dele e que ele decidiu
manifestar por meio daquele texto tanto que as obras simbolistas como todo são muito difíceis de serem compreendidas são obras que se você lê uma primeira vez você tem uma certa dificuldade para entender o que é que o autor quis dizer com aquilo o misticismo e o hermetismo também são características do simbolismo a ideia de hermetismo é um conjunto de doutrinas místicas que envolvem alquimia e uma série de conceitos mais obscuros que vão perpassar as obras simbolistas tanto que você lê uma obra simbolista e você fica com um pouco de repulsa Diante daquilo que tá sendo
dito ela é uma obra que carrega um certo tom de misticismo de fatores místicos sendo retratados a Musicalidade uma característica do simbolismo tanto que a sonância e a aliteração são duas figuras de linguagem muito utilizadas pelos autores do simbolismo a aliteração é a repetição de vocábulos que utilizam consoantes propositalmente e a assonância é a repetição de vocábulos que utilizam vocais de maneira proposital também temos a sinestesia como sendo uma das figuras de linguagem muito empregadas dentro das obras simbolistas que é quando você faz essa fusão de percepções sensoriais é audição visão Tato Paladar e assim
por diante é também legal que você saiba que e via de regra a linguagem utilizada nas obras do simbolismo é uma linguagem sugestiva não é uma linguagem objetiva então às vezes o autor diz algo que não é necessariamente aquilo que as palavras no mais puro sentido literal estão querendo dizer é uma linguagem que sugere algo que vai além daquilo e aí você tem que ter bastante cautela no momento de interpretar esse tipo de obra os dois principais autores do simbolismo são em primeiro lugar Cruz e Souza que é o autor da obra Encarnação esse autor
inclusive é muito associado a obras satânicas obras que abordam temáticas sexuais e eventualmente temáticas individualistas e por outro lado temos um outro autor muito conhecido que é o Alfonso de Guimarães que já é conhecido como um autor neor romântico porque ele tem uma certa proximidade com a segunda fase da poesia romântica tanto que os temas de morte e solidão de uma vida mais obscura são muito presentes nas obras do Alfonso de Guimarães como um todo bom pegando agora a nova vertente da literatura brasileira que surge após o simbolismo nós temos o período conhecido como pré-modernismo
que é basicamente uma literatura de transição nesse momento nós temos uma produção literária que vai de 1902 a 1922 e dentro dessa produção em si nós temos um contexto de mudanças Urbanas no país já no momento em que você tinha a primeira república sendo constituída o crescimento cada vez maior de conflitos sociais que foram muito marcantes aqui nesse momento da história do Brasil e o aumento da preocupação social por parte desses nossos autores que vão desenvolver essa literatura as características do pré-modernismo São divididas em quatro principais pontos primeiro ponto há uma fusão de características literárias
tradicionais com características inovadoras Nós também temos a presença de uma abordagem crítica da sociedade brasileira existe a utilização da linguagem coloquial e o surgimento de novos personagens dentro da literatura como o sertanejo O Caipira e o mulato os principais autores do pré-modernismo no Brasil são em primeiro lugar eu clites da Cunha que é autor da obra Guerra de Canudos e autor da obra os Sertões Lembrando que a obra os Sertões é uma obra de grande importância que retrata a figura do indivíduo sertanejo lá no nordeste que acaba Vivendo uma vida ruim uma vida submetida às
condições de seca as condições da degradação que as situação climática do Nordeste impõe a esse homem tanto que o cientificismo e o determinismo são características presentes na obra os Sertões também temos um outro autor conhecido como Lima Barreto é o autor da obra Triste Fim de Policarpo Quaresma que é uma obra que retrata a vida de um nacionalista fanático que acaba se frustrando no decorrer da sua vida e que inclusive vai demonstrar esse rompimento com aquele nacionalismo ufanista que existia até então no Brasil aquele nacionalismo exagerado que tinha sido criado pelos românticos anteriormente aqui você
também percebe a utilização extensiva da linguagem coloquial de maneira proposital dentro dessa obra Existe Graça Aranha que é o autor da obra Canaã um outro importante autor do pré-modernismo temos Monteiro Lobato um grande autor do pré-modernismo autor de obras como Sítio do Picapau Amarelo Urupês cidades mortas e temos por fim o Augusto dos Anjos que é um dos grandes autores do pré-modernismo in inclusive né é um autor bem singular ele é um autor bem característico Porque apesar de ser um autor pré-modernista ele tem várias características que o aproximam muito da produção simbolista ele é conhecido
como poeta da morte porque a sua poesia é marcada por um cunho pessimista por um cunho orgânico até mesmo por um cunho cósmico em boa parte da produção literária do Augusto dos Anjos você percebe a presença de elementos que não estão Associados à realidade material do planeta terra mas elementos que remetem à nossa galáxia por isso que é a ideia de uma poesia cósmica essa poesia tambm ente comho orgânico é muito presente é uma poesia que às vezes até dá uma certa repulsa quando você lê é uma poesia um pouco mais grotesca com esse tão
pessimista também se mostrando de maneira bem Evidente depois do simbolismo a gente entra no momento da história brasileira que é o momento que marca o início do Modernismo no Brasil e o modernismo inclusive de todas as escolas literárias que você tem que conhecer paraa prova do nem Talvez seja a mais importante para prova do nem talvez deve ter sido aquela escola literária que mais apareceu no ENEM nos últimos anos mas antes do modernismo começar aconteceu um evento que você tem que guardar que é o evento da Semana de Arte Moderna esse evento acontece em 1922
nos dias ali de 13 15 e 17 de Fevereiro marcando o centenário da independência brasileira ou seja ele acontece após 100 anos da Independência do Brasil esse evento foi marcado por uma forte influência das vanguardas europeias e a gente até diz que a Semana de Arte Moderna é o que marca o início do Modernismo no Brasil por isso que esse evento ele é tão importante você vai ter uma série de autores em vários Campos que vão se juntar tá para propor uma nova construção da arte uma nova construção da literatura dentro do Brasil dentro dessa
fundamentação nós temos no campo da música O autor Vila Lobos no campo da pintura aneta malfa de Cavalcante temos no campo da poesia dos Poetas osvald de Andrade Mário de Andrade Menote delpa Graça Aranha ah Ben mas o Graça Aranha era do pré-modernismo sim mas ele participou da Semana de Arte Moderna também e todos esses autores vão propor uma literatura totalmente inovadora uma literatura que como a gente vai ver nas características do modernismo rompe totalmente com aquilo que era construído até então dentro da literatura do Brasil por ser uma literatura que carrega consigo esses valores
totalmente novos ela vai ser uma literatura que vai ser vista com maus olhos no primeiro momento ela vai ser uma literatura fortemente criticada mas que vai a longo prazo trazer uma nova perspectiva pra Construção de arte dentro do Brasil tem até um evento que ficou muito conhecido na época em que aconteceu a semana da arte moderna que foi quando a Anita malfa tinha publicado uma obra conhecida como a boba e essa obra foi fortemente criticada pelo Monteiro Lobato Monteiro Lobato publicou lá a sua obra conhecida como paranoia ou mistificação era meio que um comentário do
Monteiro Lobato sobre essa obra a boba de aneta Malfatti que era uma obra que carregava a influência das vanguardas europeias e aí ela basicamente foi massacrada pelo Monteiro Lobato Monteiro Lobato que era associado à literatura mais tradicional olhou para aquilo com um olhar de repulsa e boa parte da sociedade brasileira teve quase que a mesma reação Apesar de que como a gente vai ver no decorrer do tempo a obra Modernista foi cada vez mais se consolidando dentro do país como um todo entrando efetivamente então no modernismo brasileiro nós temos agora três fases Assim como nós
tínhamos três fases lá na poesia romântica a primeira fase do modernismo brasileiro foi marcada pelos primeiros princípios defendidos pelos modernistas no Brasil aqui você vai ter uma publicação dos ideais da primeira fase Modernista na revista claxon e na revista de antropofagia Quais são as características da primeira fase Modernista em primeiro lugar uma ruptura com academicismo e junto disso uma defesa da Liberdade formal pros modernistas você não tem que ficar preso à Tradição A aquele critério rígido de arte que até então era defendido pelo mais alto Escalão da arte no Brasil pros modernistas da primeira fase
A arte deve ser livre deve ser pautada pela Liberdade de criação artística que deve então ser desenvolvida por cada um dos respectivos autores aqui você vai perceber também a presença de uma produção muitas vezes pautada pela ironia e pela sátira tanto que várias paródias serão criadas meio que contrapondo-se aquilo que tinha sido até então produzido na literatura do Brasil tem um autor da primeira fase do modernismo conhecido como osvald de Andrade que vai produzir por exemplo a obra as meninas da gar né contrapondo-se a uma obra já produzida anteriormente por Pedro V de Caminha temos
uma outra obra do Osvaldo de Andrade conhecida como Meus 8 anos que de novo é uma paródia de uma obra já produzida anteriormente por Casimiro de Abril o próprio Mário de Andrade vai produzir uma obra conhecida como a Escrava que não era Isaura parodiando uma obra já produzida anteriormente no romantismo do Brasil então essa quebra com academicismo essa quebra com aquilo que até então predominou na literatura brasileira é muito marcante nessa primeira fase do Modernismo no Brasil uma outra característica muito importante que você guardar é que a defesa da linguagem coloquial e da utilização da
linguagem baseada na oralidade vai ser algo muito prevalente nessa primeira fase Modernista também temos a valorização de um nacionalismo crítico diferente daquele nacionalismo fista idealizado criado inicialmente pelos românticos existe aqui uma valorização do cotidiano parece boba mas muitas obras da primeira fase do modernismo vão tratar temas quaisqueres falando de coisas aleatórias que acontecem no cotidiano E você também tem vários poemas críticos e sintéticos que serão criados dentre esses poemas críticos nós temos até uma modalidade de poema que ficou conhecida como poema piada é aquele poema que tem o papel de criticar algum aspecto da sociedade
e usando a construção de poemas sintéticos a o emprego né a ferramenta de imagens justa apostas acaba sendo algo muito empregado para você ter essa dinamicidade de um poema que é rápido breve mas que ao mesmo tempo estabelece uma crítica frente a algum fator presente na sociedade entre os autores da da primeira fase do modernismo nós temos em primeiro lugar osvald de Andrade que é o autor do manifesto antropofágico ou Manifesto Pau Brasil essa ideia do Manifesto antropofágico expunha os principais preceitos defendidos pelos autores da primeira fase do modernismo aqui a ideia fundamental era nós
queremos criar uma arte autônoma para o Brasil Porque até então o Brasil Ele sempre teve uma produção literária muito vinculada muito submetida aos figor formais defendidos lá na Europa o que se buscava agora com essa primeira fase Modernista era pegar influências culturais europeias influências culturais externas englobar essas influências culturais externas para que a partir disso a gente pudesse criar uma arte única com elementos brasileiros com elementos culturais ligados à nação brasileira propriamente dita tanto que a ideia de antropofagia remete a uma prática cultural que por muito tempo foi desenvolvida pelos indígenas no Brasil como que
funcionava a antropofagia né uma tribo indígena e a lá vencia outra tribo indígena rival E aí Os Vencedores comiam os indígenas que tinham sido perdedores né pegava ali um indígena que tinha sido perdedor né E ó comia com dente né o indígena que tinha perdido então ali aquela guerra aquele embate E aí essa prática da antropofagia né de um homem um ser humano comer outro indivíduo né como se fosse uma espécie de canibalismo é algo que eles queriam propor no campo da arte né no sentido mais metafórico né pô a gente vai pegar a arte
europeia nós vamos comer essa arte europeia vamos digerir isso E aí por meio dos nossos referenciais estéticos vamos criar uma arte nova uma arte única com o valor cultural brasileiro sendo defendido tanto que existe até uma obra de tercila do Amaral conhecida como O Abaporu n essa obra eh significa basicamente homem comig gente né refletindo mais uma vez essa ideia do Manifesto antropofágico temos também um outro autor muito importante que é o máo de Andrade Mário de Andrade é o autor da obra macunaima é uma obra que retrata a figura de um indígena só que
esse indígena ele é visto como anti-herói é um indígena que carrega consigo atributo de herói mas que adota alguns comportamentos que são no mínimo questionáveis e isso mais uma vez quebra com aquela ideia de um nacionalismo fista muito defendido ao longo do Romantismo Especialmente na primeira fase da poesia romântica um outro autor relevante é o Manuel Bandeira Manuel Bandeira inclusive desenvolveu uma obra conhecida como os sapos nessa obra de Manuel Bandeira ele faz uma forte crítica aos parnasianistas lembra que os parnasianistas defendiam essencialmente a forma defendiam a utilização da Norma culta da língua portuguesa a
Qualquer Custo E aí o Manuel Bandeira começa a meio que ironizar esses parnasianistas propondo aqui essa defesa da Liberdade formal temos também outros autores como o Antônio de Alcântara Machado existe um autor conhecido como menot delpa responsável pelo movimento verde amarelo ou movimento da Anta temos tar Celo do Amaral aneta malfa todos esses seram importantes aí paraa composição da primeira fase do Modernismo no Brasil depois da primeira fase do modernismo entramos então na segunda fase do modernismo a segunda fase do modernismo vai de 1930 a 1945 Lembrando que a primeira fase do modernismo como você
já percebeu vai de 1922 quando acontece a Semana de Arte Moderna até 1930 nessa segunda fase Modernista nós temos agora um contexto de produção da literatura que está associado às guerras que estavam acontecendo no mundo tanto o contexto pós primeira guerra mundial quanto um contexto da Segunda Guerra Mundial e até mesmo momento em que o Brasil vivenciava uma ditadura ali no período de 1937 a 1945 o Brasil vai estar diante do Governo do Estado novo de Getúlio Vargas e esse período ditatorial também vai influenciar a produção das obras modernistas aqui nesse momento nós dividimos a
segunda fase do Modernismo no Brasil que é conhecido como fase de 30 em poesia e prosa enquanto a primeira fase era conhecida como fase heróica a segunda fase conhecida como geração de 30 vai ter uma segmentação de modo que na poesia o que nós vamos Verificar como sendo mais presente é o engajamento político social isso é muito interessante por quê no período da primeira fase do modernismo o engajamento estético com a proposta de uma liberdade formal na construção da obra de arte tinha muito mais importância do que o engajamento político não que o engajamento político
não estivesse presente mas ele não era o foco agora na segunda fase Modernista você já tem a consolidação daquelas conquistas da primeira fase Modernista aquela consolidação de que agora a liberdade formal era uma realidade para esses autores da literatura e é por isso que o engajamento político acaba se manifestando de maneira ainda mais presente nessa construção aquelas conquistas da primeira fase continuam evidentes em algumas Produções literárias dentro da poesia nós temos aqui a construção ainda do poema piada Versos Brancos Versos Livres apesar de surgirem também algumas novidades como os sonetos que passam a ser empregados
na produção Modernista e até mesmo o emprego de redondilhas em alguns poucos casos as Produções dessa Fas dois do nosso modernismo na poesia também são marcadas por um espiritualismo por um intimismo por uma representação do plano metafísico alguns autores como por exemplo a Cecília Meirelles vão adotar uma abordagem literária que eventualmente não vai falar dos problemas sociopolíticos que acometiam o Brasil até então mas que vão retratar problemas existenciais problemas íntimos problemas subjetivos que perpassavam ali pela cabeça do de quem tava escrevendo aquela respectiva obra um outro detalhe também é que as obras da segunda da
fase Modernista na poesia são marcadas por um critério de universalidade Então são muitas vezes obras que apesar de serem produzidas por autores brasileiros carregavam valores humanos carregavam aspectos que poderiam ser compreendidos por qualquer pessoa em qualquer região do mundo isso também acaba eventualmente sendo algo que você consegue perceber nessa produção literária Quais são os principais autores da segunda fase da poesia Modernista no Brasil Carlos rumon de Andrade Vinícius de Moraes Cecília Meirelles Murilo Mendes e Jor de Lima quando a gente vai agora pra prosa da segunda fase do Modernismo no Brasil existe um foco muito
ligado a temáticas regionalistas e urbanas Então você percebe que a segunda fase do modernismo é marcada na prosa por uma abordagem muito ligada aos diferentes regionalismos que estavam associados ao território do Brasil incluindo a região Nordeste que vai ser o grande foco de abordagem o determinismo com a ideia do meio influenciando o homem também é muito presente nessas obras regionalistas uma segunda característica importante é a utilização de uma linguagem coloquial que de novo Passa ser fortemente valorizada essa linguagem do dia a dia especialmente aquela linguagem baseada em expressões regionalistas em regionalismos típicos de cada uma
das regiões do país nós dizemos também que a obra da prosa da segunda fase do modernismo é pautada por um caráter documental de denúncia social tanto que a gente até fala que a prosa da segunda fase Modernista é uma espécie de neorealismo porque aquela ideia de uma crítica social volta a perpassar a nossa produção literária como um todo e o engajamento político social de maneira geral acaba também sendo uma característica Quem são os principais autores da prosa na segunda fase do modernismo em primeiro lugar José Lins do Rego depois Jorge Amado que inclusive o autor
da obra Capitães da Areia temos Érico Verissimo Graciliano Ramos Lembrando que Graciliano Ramos é um autor de uma obra muito importante conhecida como Vidas Secas que retrata o regionalismo na região Nordeste também é o autor de uma obra conhecida como São Bernardo temos Raquel de Queiroz e o dionélio machado dionélio Machado que inclusive faz uma produção regionalista centrada lá na região sul do Brasil por fim Nós entramos na última fase do Modernismo no Brasil que é a terceira fase Modernista conhecida como geração de 45 vai de 1945 até 1960 aqui o que se busca é
via de regra um equilíbrio entre forma e conteúdo quando a gente pensa na abordagem da forma dentro da produção da terceira fase Modernista nós temos por um lado a influência do experimentalismo da primeira fase e por outro lado também verificamos o emprego da metalinguagem que é uma função da linguagem muito utilizada Especialmente na poesia da terceira fase Modernista por outro lado quando a gente pensa na construção do conteúdo nós temos de um lado a questão do existencialismo sendo muito trabalhada pelos autores da terceira fase Modernista esse existencialismo que muitas vezes vai caminhar para uma Procura
pelo autoconhecimento por uma investigação interna do que se passa na mente do indivíduo para entendimento dos seus desejos para entendimento das suas frustrações e assim por diante e nós temos também uma abordagem muito ligada ao regionalismo só que é uma abordagem ligada ao regionalismo que caminha em direção ao universalismo É como se você pegasse uma determinada realidade no Brasil e aí você trabalhasse aspectos dessa realidade mas sempre tentando Trazer isso a partir de ensinamentos que servem né para um caráter mais Universal dividimos via de regra a terceira fase Modernista também em prosa e poesia na
prosa nós temos a construção de uma série de romances de uma série de contos Inclusive eu tava aqui nesse momento editando essa aula de literatura e eu acabei de perceber que eu esqueci de falar quem são os dois principais autores do campo da prosa na terceira fase do Modernismo no Brasil Então guarda essa informação Guimarães Rosa e Clarice Lispector são os dois grandes nomes da prosa Modernista nessa etapa da terceira fase inclusive na produção da Clarissa el Spector destaca--se um psicologismo uma abordagem muito grande sobre o mundo interior do personagem com a retratação dos seus
desejos anseios e assim por diante Agora continua aí aproveitando o restante D sua aula que eu vou terminar aqui a edição dessa nossa aula de literatura na poesia nós temos uma abordagem um pouco mais anada do padrão da terceira fase nós até dizemos que os autores da terceira fase vão estabelecer uma negação da primeira fase Modernista porque eles são um pouco mais conservadores tanto que nós classificamos os autores da poesia da terceira fase Modernista como sendo autores neor românticos neoparnasianos neossimbolistas porque eles vão pegar os valores do parnasianismo do Romantismo do simbolismo e vão trazer
a tona na construção dessa nossa literatura existe aqui uma certa preocupação com a forma que vai inclusive dá a essa literatura da poesia da terceira fase Modernista um caráter singular o principal autor da poesia na terceira fase Modernista é o João Cabral de Melo Neto que vai brincar com as palavras em boa parte dos poemas que ele vai desenvolver como você vai verificar Nas questões como um todo e aí depois que a gente finaliza essa etapa do Modernismo no Brasil nós temos várias tendências contemporâneas que vão se desenvolver dentro da literatura brasileira e aqui eu
vou citar para você todas essas tendências para você ter isso aí em mente no momento que você for fazer a sua prova primeira tendência é o concretismo o concretismo foi foi uma corrente que surgiu como uma reação ao excesso de formalismo da terceira fase do modernismo especialmente da terceira fase do Modernismo no campo da poesia aqui o que se propõe é aquilo que eles falam de palavra em liberdade colocando em Foco a questão do apelo visual em que a forma corresponde ao conteúdo é até meio difícil de explicar como é que funciona a estrutura de
um poema concretista Vou tentar colocar aqui na imagem uma estrutura de um poema concretista só para você entender a ideia por trás disso mas você percebe que o Ponto Central é que a própria forma como o poema é construído corresponde ao próprio conteúdo que esse poema tá transmitindo para você nessa situação isso é diferente de uma construção prosaica Quando você pensa no concretismo os principais nomes são dcio Pignatari e o Augusto de Campos existe uma outra vertente contemporânea que é conhecida como neoconcretismo o neoconcretismo é uma reação ao excesso de formalismo do concretismo e a
grande diferença é que no neoconcretismo você vai adotar um pouco mais de subjetividade e de temáticas sociais na construção dos poemas como tudo o neoconcretismo basicamente utiliza a técnica do concretismo só que agora centralizando a mensagem um pouco mais em temática subjetivas ou em temáticas sociais de modo propriamente dito temos algumas outras Vertentes menos importantes Como por exemplo o poema Praxis que busca juntar o aspecto visual com a temática social na construção do poema de maneira bem parecido com o que acontece no neoconcretismo temos o poema processo que abol a linguagem verbal e foca essencialmente
na materialidade né naquilo que você pode essencialmente tocar temos também o Haikai que é um poema curto padronizado sempre em três versos e que vai trabalhar algum tema ligado à natureza ou ao cotidiano e para fechar existe ainda a poesia marginal a poesia marginal é tida como uma poesia de esquerda que se manifestou no contexto da ditadura militar no Brasil contra os fatores opressivos que estiveram presentes ao longo da ditadura essa poesia marginal é pautada pela utilização de uma linguagem Popular pela utilização massiva da ironia como forma de crítica ao regime vigente e também é
conhecida como sendo a geração mimeógrafo entre os nomes da poesia marginal temos chakal cacaso Ana Cristina César e Leminski sendo que o Leminski é o principal nome da poesia marginal como um todo eá volta aí no seu caderno e anota no neoconcretismo o principal nome é Ferreira Gular é interessante que você guarde isso aí também algumas outras influências culturais que vale a pena você guardar são o tropicalismo que basicamente foi uma espécie de produção artística de choque que propõe uma revolução musical no Brasil juntando elementos da cultura popular com elementos da cultura erudita inclusive trazendo
pro Brasil elementos internacionais na fundamentação dessa música cabe ressaltar que o tropicalismo sofreu influência da indústria cultural e vai ser manifestado por meio de mensagens codificadas até porque boa parte dos autores do tropicalismo vão ser críticos do regime militar que estava vigente no Brasil aqui nesse momento podemos citar Gilberto Gil Caetano Veloso Tom Jobim Tom Zé Os Mutantes dentre outros artistas que vão participar desse movimento existe também o movimento da literatura de cordel que é uma espécie de de literatura centrada nos regionalismos da região Nordeste no Brasil temos algumas Produções em prosa contemporânea que seguem
várias temáticas você tem produções de autobiografia ou de memória como a obra ainda estou aqui de Marcelo rubén spiva você tem Produções que tratam sobre temáticas marginais como a obra Estação Carandiru do draus Varela e a obra quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus que vão compor esse acervo de de produção literária ligado ao cenário mais contemporâneo da Nação temos também outros autor contemporâneos como por exemplo Adélia Prado Manuel de Barros Mário Quintana e assim por diante que quando cai na sua prova normalmente caem de forma mais interpretativa finalizado então todo o nosso estudo
de literatura brasileira podemos falar por fim sobre vanguardas europeias as vanguardas europeias fazem parte de um movimento artístico que Como o próprio nome sugere surgiu na Europa especialmente ali no contexto do início do século XX você até viu que as vanguardas europeias influenciaram o início do movimento modernista no país a ideia por trás das vanguardas europeias remete à concepção de você estar à frente a ideia de Vanguarda é a ideia de você estar à frente de algo e nesse sentido as vanguardas europeias propunham uma construção artística que estivesse à frente de tudo aquilo que tinha
sido feito até então pela tradição artística os autores das vanguardas europeias propõem que a arte deve não mais ter aquele compromisso fiel com a representação fidedigna da realidade eles propõem uma ruptura com senso estético vigente até então E propõe uma nova maneira de construir a arte uma nova maneira de você fazer a arte nesse sentido a liberdade formal a liberdade de criação e ao mesmo tempo essa proposta de uma arte que não fique presa aos rigores estéticos vigentes até então vai ser muito presente dentro das vanguardas europeias como um todo os autores das vanguardas europeias
foram incompreendidos no primeiro momento mas apesar disso estabeleceram uma influência mundial na fundamentação da arte Quando você pensa nas vanguardas existem basicamente cinco vanguardas europeias que você tem que conhecer com seus respectivos representantes o primeiro é O dadaísmo O dadaísmo é uma Vanguarda europeia que tem como principal representantes o tristant Zara e o Marcel do champ no dadaísmo o que nós encontramos é uma obra de arte guiada pelo irracionalismo guiado pela ironia guiado pelo nilismo por uma obra de arte que não tem sentido é uma obra de arte non sense é aquela obra de arte
que você olha para ela e fala Poxa mas isso aqui não é obra de arte e no fundo vai por mim aquilo ali vai ser de fato uma obra de arte tanto que os Ready mates remetem a concepção do dadaismo o que que é o Ready Made é você pegar né objetos quaisquer do cotidiano fazer ali uma montagem qualquer e falar que Aquila é obra de arte Então olha só coloquei aqui essa nossa xícara em cima dessa ampulheta e eu digo para você que isso aqui é uma obra de arte né é o café passado
no tempo é o café passado no tempo pronto isso aqui virou uma obra de arte pra gente é um Ready made peguei um objeto do cotidiano qualquer que não é obra de arte e transformei isso numa obra de arte é uma obra de arte que aparentemente não faz sentido mas que pros dadaístas tem o seu valor artístico sendo defendido as Produções do dadaísmo também são marcadas por uma agressividade e a gente pode até entender O dadaísmo como uma resposta à primeira guerra mundial uma outra Vanguarda europeia muito importante é a Vanguarda europeia do expressionismo os
principais nomes do expressionismo são o Vicente van goog e o Edward manch aqui o grande ponto chave está na expressão dos aspectos que permeiam o interior do artista daquilo que se passa interiormente na mente desse artista de modo propriamente dito é a expressão da Concepção do pensamento da sensação do sentimentalismo do artista em si das suas angústias suas necessidades e assim por diante uma outra vertente literária associada às vanguardas europeias é a Vanguarda do surrealismo o surrealismo tem como principais representantes Salvador Dali Renê magrid e André Breton a estrutura do surrealismo defende uma concepção de
arte guiada pelo universo onírico pelo universo do sonho tanto que boa parte das obras surrealistas permeiam tudo aquilo que tá no inconsciente humano o desenvolvimento da psicanálise por Freud até influenciou a estrutura do surrealismo como um todo o surrealismo é até parecido com o expressionismo A grande diferença é que o surrealismo ele é mais abstrato ele remete esse a esse nosso plano metafísico a esse nosso plano onírico de maneira um pouco mais agressiva as as obras de arte surrealistas elas são mais absurdas em relação a aquilo que tá sendo representado do que o expressionismo como
um todo e isso acaba sendo muito bem evidenciado nas obras desses principais artistas que carregam o surrealismo dentro da construção essa abordagem muitas vezes ligada pelo Sobrenatural essa abordagem ligado ao subconsciente humano temos também a quarta Vanguarda europeia que é o cubismo o cubismo tem como grande representante Pablo Picasso aqui a grande defesa está na utilização de figuras geométricas paraa construção da sua obra de arte dentro do cubismo o que a gente percebe é uma fragmentação daquilo que você tá visualizando naquela obra artística de maneira que com essa fragmentação você tem ali alguns recursos que
até se manifestam na literatura essa defesa de uma instantaneidade de uma simultaneidade de informações e até mesmo a gente percebe influências do cubismo na própria poesia concreta o concretismo foi influenciado pelo cubismo né existe até o poema fotografia na literatura né que é como se fosse um poema que tenta trazer as características cubistas pro campo da palavra para fazer com que então você consiga representar por meio do poema uma imagem que é muito bem visualizada por quem tá lendo esse nosso poema de modo propriamente dito apesar de trabalhar com figuras geométricas o cubismo também defende
que haja uma certa noção de perspectiva nas obras de arte e por fim a última Vanguarda europeia que você tem que conhecer Lembrando que a gente já falou de dadaísmo expressionismo surrealismo e cubismo é o futurismo o futurismo foi muito estruturado pelo Felipo marinet ele se manifestou por meio de manifestos e aqui o grande Ponto Central está na defesa na valorização das inovações tecnológicas então a representação de máquinas a representação da velocidade a representação das inovações tecnológicas como sendo algo a ser valorizado é uma característica do futurismo o futurismo também defendiam as guerras eles falavam
que por meio das Guerras você poderia exterminar parte da população para garantir que o Progresso então pudesse ser alcançado essa ideia inclusive de movimento essa representação das máquinas das inovações tecnológicas no futurismo até se manifesta na literatura por meio da onomatopeia né você vai imitando ali o som das máquinas por meio da palavra escrita para representar essa dinamicidade e essa dinamicidade essa ideia de movimento é algo também muito fortemente presente nas obras do futurismo e que portanto você deve guardar para caso alguma questão cobre essa mord europeia na prova do Enem e olha que maravilha
eu tava aqui editando a nossa aula de literatura vi que nós temos atualmente cerca de 58 minutos de aula então para fechar 60 minutos de maneira completa vou colocar para você uma vertente artística adicional para você anotar no seu caderno que é o Impressionismo que surgiu no século XIX no contexto da Bella epoque pouco antes ali do momento em que você tem de fato a emergência das guerras mundiais é um movimento ligado ao campo das artes plásticas que se desenvolveu lá na França propõe basicamente a captação das impressões externas de tudo aquilo que o artista
consegue ver com os seus olhos consegue sentir por meio das sensações para fundamentação da arte aqui você não tem preocupação com a perspectiva Então existe uma desvalorização da perspectiva uma desvalorização até mesmo do uso de modelos para construção artística propondo assim uma regen das Convenções artísticas que existiam até então na época esse movimento inclusive aconteceu antes da emergência das vanguardas europeias os principais nomes são Claud Monet Edgar Degas e Paul CESAN dito isso você já tem aqui todo o conhecimento de tudo que já caiu de literatura na prova da nem e não falta nada agora
é só amassar as questões e garantir aí a sua pontuação máxima dentro da sua prova agora fica aí com o encerramento do vídeo tá bom bom eu sei que é muito conteúdo mas eu tentei ser o mais breve possível trazendo Exatamente tudo aquilo que você tem que saber para acertar qualquer questão de literatura na sua prova do ENEM como um todo é muito importante ressaltar que esse conteúdo por si só não vai ser totalmente suficiente para você ter um bom desempenho Nas questões de literatura agora que que você tem que fazer você tem que fazer
as questões do Enem você tem que praticar com as questões de provas antigas do Enem para que você possa realmente fixar todo esse conhecimento até porque à medida em que você for lendo algumas obras e for vinculando a leitura de cada uma dessas obras a leitura de cada um desses textos com as características de cada escola literária que eu te passei aqui você vai conseguir entender melhor como que essas características se encaixam na criação artística de cada um desses altures por isso que é muito importante que você faça várias questões para ir desenvolvendo esse raciocínio
cada vez mais inclusive até sugiro que se você quiser você faça eventualmente algumas provas antigas do primeiro dia do nem e corrige essas provas antigas com as aulas que eu tô liberando aqui no YouTube aqui no meu canal do YouTube se você for na aba ao vivo tem várias aulas resolvendo provas antigas do Enem e aí pegando exatamente ali as aulas de linguagens você vai conseguir verificar até por meio dos raciocínios que eu des envolv na aula como que você pode interpretar essas questões para acertar mais exercícios na parte de linguagens e assim garantir uma
melhor pontuação se você gostou dessa aula lembra de deixar um like aqui embaixo porque assim eu vou entender que vocês gostam desse tipo de conteúdo e vou poder eventualmente trazer mais conteúdos nesse mesmo nesse mesmo estilo né nessa mesma pegada tá eu tô pensando em fazer inclusive em breve um conteúdo desse com todo o conteúdo de geografia física pro Enem se você apoia essa ideia deixa um comentário aqui embaixo que eu possa elaborar uma aula nessa mesma estrutura de maneira bem sintética bem objetiva para você ter todo esse conteúdo para garantir mais alguns acertos na
prova do Enem em si e eu também queria deixar um recado para você avisando que se você tá se preparando pro Enem Tá se preparando pro vestibular e quer ter acesso a uma plataforma de estudos completa com aula de todas as matérias listas de questões simulados monitoria de dúvidas e uma série de outras ferramentas que eu estruturei para fazer você conquistar sua profissão em medicina eu indico que você vá aqui na descrição e conheça mais sobre a plataforma Vinício Oliveira no momento que eu tô publicando aqui essa aula nós estamos com as inscrições pra plataforma
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