Olá Brasil Olá você aí de casa finalmente voltei com mais um vídeo de história do cinema e hoje a gente vai falar do Impressionismo francês que foi um movimento que não foi muito falado e nem muito conhecido porque ele veio um pouquinho antes do surrealismo então ele foi meio que abafado mas é óbvio que eu não ia deixar de falar dele para vocês se você tá perdido e não sabe do que eu tô falando veja os outros vídeos de história do cinema eu comecei explicando como começou o cinema e como começou os tipos de narrativa
e os tipos de linguagem e agora a gente tá entrando nas vanguardas né que foi uma época que a gente teve muitas experimentações muitas novidades no cinema e todas as vanguardas Em algum momento elas conversam elas dialogam com outras Artes Então nesse caso aqui a gente tem o cinema dialogando um pouco com a pintura porque vocês devem conhecer o Impressionismo na pintura e os pintores dessa Vanguarda eles gostavam de pensar nas obras deles como uma arte em si e não como uma representação de outra coisa tipo eu pintei uma cadeira então isso aqui não é
uma representação da cadeira Isso aqui é uma obra de arte e isso iso tem um pouco a ver com o nosso Impressionismo no cinema também bom agora vamos falar do Impressionismo no cinema que ele causa discordância entre os teóricos até sobre as datas assim eu acho que o maior consenso é que o Impressionismo aconteceu entre 1919 e 1929 mas tem teóricos que não concordam com isso então vamos relembrar um pouquinho o que que aconteceu né teve a Primeira Guerra Mundial e é óbvio que isso foi um desastre né pro mundo inteiro mas falando no cinema
especificamente um dos motivos que os Estados Unidos o cinema americano ultrapassou o cinema europeu Foi por causa da primeira guerra porque a Primeira Guerra destruiu a Europa foi muito difícil para eles se reconstruírem e inclusive quando a gente tá em guerra como eu falei no outro vídeo não dá tempo de ficar fazendo filme né a gente tá em guerra o que aconteceu foi que o cinema europeu começou a entrar em decadência e começou a ter menos filmes europeus e muitos filmes americanos então a própria Europa teve que importar filme dos Estados Unidos para poder passar
nos lugares deles que vocês se lembram que ainda não é eram salas de cinema né como eu expliquei eram veves eram lugares que eram bem classe baixa digamos assim as pessoas consideravam aquilo bem Popular bem povão tinha prostituição tinha gente fumando tinha gente comendo aí no meio tinha um teatro aí tinha um filme passando aí tinha um cara cantando era uma zona inclusive uma coisa super interessante é que nessa época já começou uma discussão sobre cotas de exibição dos filmes nacionais franceses porque eles estavam importando muita coisa Americana e eles falaram pera aí a gente
tem que ter uma cota para isso a gente tem que dividir né a gente tem que exibir o cinema francês também e o que os europeus pensaram bom se tá importando um monte de filme americano a gente não tá conseguindo fazer nada aqui vamos tentar fazer algo diferente Vamos tentar elevar o cinema fazer o cinema ser um negócio mais grandioso mais chique Vamos mudar o jeito que a gente tá fazendo cinema e quando a gente relaciona ao Impressionismo na pintura aí a gente entende porque que os dois t a ver assim como os pintores queriam
que o quadro virasse uma obra virasse uma arte e não só uma representação de outra coisa aqui no Impressionismo cinematográfico também eles queriam que o cinema que o filme fosse uma obra de arte fosse um negócio assim incrível e agora eu vou entrar nos meus nomes em francês que eu não sei falar direito então vamos lá nas pessoas que foram muito importantes nesse movimento o Louis del Luke que por incrível que pareça ele era dramaturgo e crítico de teatro além de poeta e ele queria passar pra parte do cinema Porque como vocês viram nos outros
vídeos aqui era muito comum as pessoas acharem o ti a grande coisa maravilhosa uma obra de arte linda e não gostarem do cinema e nesse caso o Louis deluk ele se interessava por cinema também tem o Marcelo lerer que a gente vai falar dele mais pro fim do vídeo o Jean epstein o Abel Gans e uma mulher a Germain Du luac que eu também vou falar dela no fim do vídeo Então o que eles fizeram foi se apropriar muito da parte visual e estética dos filmes uma coisa muito legal é que eles começaram a movimentar
mais a câmera eles queriam que a câmera fosse mais parecida com os olhos do espectador coisa que no teatro você não tem como fazer você fica lá sentada e você só tem um ângulo só tem uma visão daquilo no cinema não vamos nos aproveitar disso vamos mexer a câmera e aí nessa época passaram a ter mais close-up movimento de câmera tinha câmera na mão vocês vão ver daqui a pouco outra coisa que era muito legal eles começaram a usar sobreposições de filmes então é começou aquela coisa do crossfade né uma dissolução entre as imagens eles
começaram a usar deformações de lente se a gente usar um negócio desfocado colocar uma deformação para mostrar o que o personagem tá Ass sentindo e isso é muito importante dessa época também eles começaram a querer mostrar a psicologia do personagem por trás do visual Pensa a gente tá falando dos anos 20 Aqui começou em 1919 isso antes disso os filmes eram assim principalmente em sua grande maioria muito simples e muito e bobos romances né Então as histórias não eram tão Profundas e aqui eles começam a querer mostrar o que o personagem tá sentindo só que
a gente consegue sentir isso com a imagem também eles começaram a usar o plano subjetivo que é um plano de ponto de vista né que é como se a câmera fosse uma pessoa dentro da cena fosse um personagem eles vão dando cortes mais rápidos é um ritmo diferente pra montagem basicamente os impressionistas foram considerados os estetas do cinema né que eles gostavam muito da estética outra coisa que é relacionada com a estética que eles gostavam muito eram os cenários e os objetos que passam a ter muito mais importância e não só ficar ali no fundo
Sabe eles começam a usar isso de forma mais efetiva o labier por exemplo ele distorce o foco quando os personagens estão bêbados tem um filme que tá todo mundo em foco e tem uma mulher só que tá desfocada E a gente fica né Por qu em seguida a gente entende o motivo é porque o filho dela tava doente e ela estava super preocupada como eles queriam passar muita coisa pelas imagens eles acabam tirando um pouco dos intertítulos daqueles textos que ficavam explicando as coisas no meio eles não sentem tanta essa necessidade já que eles estão
mostrando tudo mais visualmente no caso do Impressionismo eles não tinham um tema muito específico que todo mundo seguia a mesma vibe mais uma coisa que se pode dizer é que eles valorizavam muito o cotidiano então todas essas inovações não foram assim ah que eles foram descobrindo que foi por Acidente né tudo eles foram atrás disso eles queriam uma coisa nova de propósito e o que que acontece quando você quer mudar quando você quer deixar um negócio mais chique dinheiro essa brincadeira não saiu nada barata pros produtores dessa época eles estavam querendo competir com o cinema
americano então eles falaram Bora gastar dinheiro bora fazer esse negócio dar certo tudo isso Acabou fazendo duas coisas ele levando o curso da produção Óbvio e também especificando melhor o que cada um fazia ali no cenário no set de filmagem Eu já falei um pouco disso num outro vídeo que eu falo do cinema como indústria e ali eu falo de uma época como um todo né dessa época inteira e o Impressionismo se encaixa nisso por quê a gente tem que fazer um negócio super chique grandioso vocês vão ver aqui que eu vou falar do filme
do Napoleão que é assim um filme gigantesco então quanto maior o filme mais pessoas a gente tem que ter trabalhando nele então a gente acaba se dividindo melhor aquela coisa que antes fiz era um cara tinha ideia ele filmava ele era o ator e ele ia lá com o irmão dele e sabe fazia um negócio tudo assim meio caseiro isso foi começando a ser deixado de lado então a gente começou a ter um cara só para desenhar o set a gente começou a ter uma pessoa só para ser o ator ter uma pessoa só para
fazer a fotografia um outro para montar e ainda existia essa coisa do cinema de autor que é muito característico né do cinema europeu até hoje que é aquela coisa do diretor autor que é o cara que escreve o roteiro inteiro e Ele dirige o filme e ele também é tem muita participação ou até mesmo monta o seu próprio filme então ele é meio que como se fosse entre aspas o dono do filme ele que manda no rolê inteiro Então apesar de ter muitas subdivisões essa coisa do cinema de autor ainda continuou aqui e uma coisa
que é muito muito legal sobre o movimento impressionista é que basicamente foram eles que criaram a crítica cinematográfica todo esses YouTubers aí que você vê hoje falando de cinema tudo começou aqui com o Lou delc muita gente acredita que ele tenha sido o primeiro crítico de cinema e ele começou a fazer isso em 1917 ele era dramaturgo e crítico de teatro Mas aos poucos ele começou a ter vontade de falar dos filmes ele gostava de tentar entender as diferenças entre os filmes de cada país entre o cinema europeu e o cinema americano e ele gostava
de focar na coisa mais marcante que o filme queria passar né então ele escrevia umas coisas que tinham mais a ver com o todo do filme A sensação e ele foi o cara que começou a aplicar o lance da fotogenia no cinema que é né a fotografia então ele começou a falar muito disso outro cara que eu acredito que contribuiu muito nesse lance da crítica cinematográfica foi o rioto canudo ele foi o cara que escreveu um Manifesto chamado la Leon do cinema que é tipo a lição do cinema eu não sei falar francês tá gente
eu tô zoando ma ma pel P jel meu em 1919 ele escreveu um textão que basicamente queria classificar o cinema como arte mas isso ficou muito mais especificado quando ele escreveu em em 1923 O Manifesto das sete Artes que ele colocou o cinema como a sétima arte Porque até então só existiam seis arquitetura escultura pintura música poesia e dança Então nesse Manifesto ele classificava o cinema como a sétima arte e sim como um meio artístico Mas Carol o que que isso tem a ver com crítica cinematográfica essa parte Nem tanto mas uma coisa que era
muito legal desse cara é que ele começou a separar trechos de filmes para analisar E isso tem tudo a ver com crítica né então ele pega pera aí deixa eu analisar só essa sequência aqui aí ele sentava escrevia e e pensava muito sobre como aquilo foi feito e por o que que aquilo quer passar e tudo mais e aí tem um autor que se chama David bardwell que ele gosta de classificar o Impressionismo em três fases em três épocas o Impressionismo pictórico montagem e experimentação o Impressionismo pictórico foi de 1918 a 1922 Lembrando que essas
datas são né classificação do bardwell segundo ele o pictórico é o básico dos primeiros filmes que começaram a apresentar essas caracter que eu falei anteriormente E aí tem um filme dessa época que é muito legal que é da Germain do luac que vocês sabem que nessa época era muito difícil ser mulheres cineasta mas a germ do lak conseguiu e ela fez um filme que se chama a sorridente Madame bodan que inclusive alguns consideram o primeiro filme feminista de todos os tempos gente a história dessa Madame é que ela não aguenta mais o marido dela e
o marido dela sempre faz um charme com uma arma que ele vai se matar Nossa que horrível você é vou me matar só que ele sempre faz isso com a arma vazia iia E aí um dia ela fica de saco cheio dele e ela coloca a bala de verdade dentro da arma só que aí nisso Será que eu dou spoiler vou dar spoiler gente é um filme de 20 que ano que é 22 bem novinho no fim do filme Se o cara finge que vai se matar não sei que e tenta tirar nela só que
o tiro sai pela culatra e daí os dois ficam tristes Porque eles estão nessa situação e aí depois fica tudo bem É muito legal que ela já faz uso de dissoluções dupla exposição câmera lenta e umas técnicas bem legais a segunda fase é a fase da montagem nessa época eles começaram a focar muito na edição então muito mais corte rápido às vezes a emoção da cena tava ficando mais forte Então os cordes também ficavam mais rápidos um dos filmes dessa fase é a roda de Abel Guns em uma das cenas tem um homem que conta
a história de como ele salvou uma menininha de um acidente de trem e aí eles começam a mostrar flashbacks do acidente do trem da menininha e isso é muito inovador pra época a terceira fase que vai de 1926 até 29 é a fase de experimentação el é marcada por muita liberdade e criatividade dos autores diretores isso se dá também porque muitos deles começaram a Ter suas próprias produtoras o que fica muito mais fácil né para você mandar no seu próprio filme mas esse é um momento que como tinha muita experimentação fica mais difícil a gente
unir em um estilo só porque cada um fazia umas coisas de um jeito e um dos filmes que eu quero muito falar para vocês aqui que é sensacional essa história é o filme Napoleão de 1927 do Abel Gans Sim Ele conta a história do conquistador francês mas esse filme tem muitas inovações esse cara que criou o filme em Wide screen Lembrando que antes os filmes eram quadradinhos e ele inventou um jeito que ele queria que o filme fosse exibido com três telas e isso basicamente é o a tela Wide screen só que isso não colou
porque era muito difícil de exibir inclusive esse filme Infelizmente foi pouquíssimo visto da forma que o Abel Gans queria porque além de ser muito caro exibir isso era muito difícil Tecnicamente então a ideia dele foi muito boa mas também foi muito avançada pro período e pouca gente conseguiu ver do jeito que ele pensou eles chamaram isso de polyvision e depois só nos anos 50 que começaram a focar mais nessa coisa de Wide screen de novo o filme tem 330 chupa essa Peter Jackson 5 hor me0 de filme isso porque o Abel Gans tinha filmado mais
coisas ainda mas como cortaram os orçamentos dele ele jogou uns rolos fora eu não sei se ele ficou triste se ele ficou pistola eu sei que ele jogou um monte de rolo de filme fora então a gente nunca vai saber o que tinham nesses rolos e nessa coisa de que ele queria exibir o filme com três e telas diferentes alguns momentos é essas telas exibiam a mesma cena e em outros momentos ele filmou a mesma cena com três ângulos diferentes a câmera se movimenta muito tem câmera na mão já tem câmera embaixo d'água tem muito
corte inclusive ele foi o primeiro filme a ter uma trilha sonora então ele mandou a trilha do filme exatamente como ela tinha que ser exibida e eu já fiz um vídeo aqui sobre som no cinema que eu vou deixar aqui na descrição e é óbvio que por causa de tudo isso esse filme saiu caríssimo e até hoje ele é considerado um dos filmes mais grandiosos e cabulosos do cinema outra pessoa que é legal a gente citar aqui dessa época é o Alberto Cavalcante que é um brasileiro ele é carioca nasceu no Rio de Janeiro ele
foi uma época estudar na Suíça e um certo dia ele resolveu mandar uma cartinha pro Marcelo herbier que era um dos caras que eu citei lá no começo que era dessa Vanguarda um cineasta e basicamente o Marcelo herbier chamou ele para ter um emprego o Cavalcante era arquiteto e o lerb chamou ele para desenhar o set de filmagens dele e E é claro que com o tempo ele teve interesse em fazer seus próprios filmes e o primeiro deles foi em 1926 que se chama renel re que eu não tenho a menor ideia como falar isso
mostrando um pouco da vida de Paris em um filme de 45 minutos Bom eu acho que talvez você esteja aí se perguntando e deu certo tudo isso eles conseguiram transformar o cinema em arte eles conseguiram deixar o cinema mais chique sim funcionou bom até hoje o cinema é considerado arte Então essa vocês sabiam que eles tinham conseguido Mas uma coisa que foi muito legal é que sim isso ajudou o cinema europeu a crescer novamente infelizmente ou felizmente não sei o cinema americano eh acabou criando uma indústria muito mais rápida né Por causa dessa passagem aí
por causa da guerra e depois eu vou fazer um vídeo também sobre a era dos estúdios né quando o Hollywood começou a Decolar mesmo e vocês vão entender então assim funcionou um pouco mas essa mudança não durou por muito tempo essas ideias deles como vocês sabem né foram começando a ser copiadas né Não copiadas mas a técnica tá aí para todo mundo então todo mundo começou a usar da técnica então o cinema francês não tinha mais grande vantagem né com relação aos outros e também era muito caro fazer esses filmes porque eles eram cheios de
firula E para piorar vocês sabem que vem o que é seguir a Segunda Guerra Mundial então a gente começa a ter crises econômicas crises políticas que também atrapalham a Europa aí de novo então é isso coloquem aí nos comentários se vocês gostaram desse vídeo o próximo vídeo vai ser sobre o surrealismo e eu prometo que eu vou tentar fazer esses vídeos com mais frequência porque eu sei que tava demorando muito e espero que vocês tenham gostado curte aí compartilhe com seus amigos que curtem cinema um beijo tchau