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a coisa que mais falta nesse mundo é a liberdade de expressão de falar de pensar e e ele voltou ele voltou cada vez melhor olha só já quase quase 100% recuperado Alexandre germinator ainda tá meio duro aqui de falar meio inchado mas tá tá mais ou menos bom para quem fez uma cirurgia no maxilar Há 4ro dias atrás acho que tá ok minha boca tá meio pegando vocês estão ouvindo aí Tom enxadão aqui meio queixudo mas estamos aqui pela luz é isso e maravilhoso então o Alê então mandem corações mandem joinhas mandem tudo de amor
para ele que ele veio fez questão de estar aqui nesse Episódio maravilhoso de hoje né meu querido fermin uhum com certeza fiz questão é isso aí falando em coisas maravilhosas vou falar do meu novíssimo canal alegria de viver olha só lá você vai descobrir coisas incríveis inscreva-se lá com a mesma qualidade do Paranormal tem entrevistas inéditas é muito bacana lá entrevista mais curtinha mas com conteúdo de primeira categoria Tem de chamanismo tem revelações é muito bacana canal alegria de viver e agora é ela né Nós estamos tão bem trajados Vamos soltar o vídeo ali para
ver a insider olha só que beleza a bermuda não é Alê ó da insider que é maravilhosa ali né Eu adoro que é o básico nada básico Ali temos também a né a Tech tshirt incrível a insider que é maravilhosa tudo que você tiver possibilidade de ter da insider porque começou a black November que eu estava esperando então se você tava ali ansioso para comprar sua insider agora é a hora tem cupom novo do Paranormal aqui ó use use muito porque você vai ser muito feliz e antes mesmo de apresentar o Alexandre cumino ele vai
ganhar aqui ó a insider dele Olha que coisa maravilhosa meu irmão muita gratidão a gente quando ganha o presente tem que abrir na hora né Na hora não pode deixar para depois não depois dessa depois dessa propaganda toda eu também já fiquei querendo a minha ó Adore maravilhosa acho que é o meu número mesmo aí ó é show gratidão além de vir no programa ainda ganha o presente Maravilha adorei Vamos marcar a próxima para ganhar mais Então é isso aí começou na insider a black November usem o cupom do paranormal e você vai ser muito
feliz maravilhoso insider tudo da insider eu estou com a minha Green o al com a Grey dele aqui tem pullovers cuecas meias É insider assim que você compra uma você se apaixona eternamente pela só usa insider agora é verdade é todos os dias e todas as peças de roupa inclusive muito bom calças e etc muito bom insider eximente se você ainda não tem se você já tem compra mais que é muito legal seja muito mais que bem-vindo Alexandre cumino tudo bom Tudo ótimo muita gratidão muito honrado de tá aqui meu irmão me sinto muito honrado
de você fazer questão de tá aqui hoje viu fiz questão operado ah muita gratidão por esse carinho comigo né gratidão por me chamar outra vez voltar coisa boa né o nosso primeiro programa teve tanta repercussão teve tanta gente me procurou dizendo que me conheceu aqui no seu programa maravilhoso né E quem já me conhece também adorou falou nossa tava bem aquele dia né irmão T tava ótimo muito bom b então é isso estamos aqui tranquilo né E para conversar com Alexandre cumino a gente como ele já teve a primeira vez Então a gente não vai
fazer a pergunta clássica né ah mas acho que é sempre bom uma uma reintrodução pras pessoas novas reintrodução então eu eu vou reperguntas se tornou umbandista Uhum E ela saiu do terreiro por uma decepção com a família inteira né então a minha mãe teve essa experiência Umbanda e a minha avó ela continuou incorporando em casa trabalhando em casa incorporada por muitos anos mas ela desencarnou tinha só 3 anos e minha mãe ficou muito assustada com essa saída da Umbanda com uma decepção dentro do ambiente de terreiro uhum Por isso a minha mãe foi pro espiritismo
ela se sentia mais segura na estrutura de Allan Kardec ali e minha mãe foi para tudo quanto é religião irmão ela foi para foi pros evangélico ela foi pro Marari tudo que você pode imaginar ela foi e aí ela me levava junto então eu de criança assim com 13 anos já tinha estudado a obra de Kardec já tinha um grupo de estudos né de criança mesmo é inclusive orientado por uma Espírita muito conhecida aqui no Brasil que é Doriana tamborini ela era orientadora de um grupo de crianças e assim eu comecei estudar obra de Kardec
o espiritismo aí me encantei por alguns livros do Chico Viera aquela série Nosso Lar né são 16 livros da série Nosso Lar E aí Paulo Estevão há 2000 anos atrás 50 anos depois e aquele contexto assim né depois também me encantei pela obra de rochester pela Vera crias noova não sei se le alguma coisa de rochester incrível o farol de menera as duas esfinges a morte do planeta uma literatura assim muito grande né Muito encantadora mas embora eu tenha frequentado est do Espiritismo por muitos anos foi em 1995 que eu conheci e me encantei pela
Umbanda e sem saber que minha avó havia sido um umbandista né porque ela desencarnou era criança e aí me encantei pela Umbanda e junto com um grupo de pessoas a gente começou a praticar Umbanda não tinha dirigente espiritual ninguém sabia muito bem o que tava fazendo Mas tinha uma pessoa que incorporava ali né e as entidades tomavam à frente e por conta de não saber aonde eu tava entrando né eu comecei a ler tudo que era possível de umbanda que tinha na livraria depois foi pu cebo E aí conheci o meu mestre meu amigo ruber
saracene ele tava voltando para São Paulo tava publicando O Guardião da meia-noite o cavaleiro da Estrela Guia que não existia a obra psicografada na umbanda também não existia curso de umbanda nem estudo teórico foi o Rubens quem trouxe isso e eu conheci ele em 1995 e a gente ficou muito amigo a gente ficou muito próximo então comecei ali uma caminhada ada de estudo né Ele criou idealizou o primeiro curso teórico de formação de teologia livre de umbanda que é o curso de teologia de umbanda ele idealizou em 1996 eu participei dessa idealização e eu Ministro
a teologia de umbanda desde 1999 no online desde 2011 me tornei dirigente espiritual tive à frente do colégio de humana Sagrada Pena Branca por 25 anos e aí na pandemia entendi que a minha missão de terreiro aberto esta missão tinha encerrado nesse momento da pandemia com a mensagem de uma entidade que me acompanha a Maria Preta ela falou encerrou vamos fazer outras coisas né então eu mantenho o meu trabalho espiritual hoje num ambiente mais particular e Ministro a teologia de umbanda sou ministrante também da espiritualidade viceral e me formei em ciências da religião em bacharelado
para entender melhor esse universo né da religião religioso E continuo sendo curioso né Continuo sendo curioso um pesquisador um alguém que busca né um acho que somos todos nós assim eternos buscadores né então eu sou um aprendiz aí dessa história toda de vida sou um aprendiz de mim mesmo né tentando me entender no mundo né muito bom acho que é a batalha né que a gente que tá todo mundo vivendo nesse momento tentar se entender ali eu queria te perguntar o seguinte eh você viveu a espiritualidade de praticamente o tempo todo na sua vida de
forma muito natural ah é digamos assim a sua a espiritualidade fez parte da sua vida não é pelo Pelo que eu entendi da sua história mas né e mas nem sempre é assim com as pessoas então às vezes existe algum grande momento em que a espiritualidade se revela Ou você tem um choque de realidade seja física ou extrafísica e aí você tem alguma Revelação espiritual você passou por algum momento de de espiritualidade muito intensa em que algo muito no novo se revelou dentro de você espiritualmente falando iniciar na umbanda foi uma coisa muito intensa na
minha vida me iniciar na umbanda Então os meus primeiros anos e de praticante umbandista foram anos de uma intensidade muito grande assim quase de um fanatismo mesmo de todo dia Umbanda só umbanda o único assunto era Umbanda Umbanda Umbanda Umbanda Então foi uma coisa muito intensa né E hoje eu sou grato por isso também porque isso me deu uma profundidade né de conhecimento de estudo né dentro dessa espiritualidade né E hoje acho que com uma compreensão maior hoje eu consigo olhar com uma maturidade maior né Então teve algo muito forte assim na minha caminhada nesse
sentido assim nesse mergulho né acho que eu eu me sinto muito intenso assim tudo que eu faço né então a umbanda ela é algo muito intenso e aí em algum momento eu passei a entender que essa intensidade toda ela vai além da religião umbanda essa cidade toda faz parte de quem eu sou e ela tem algo um alicerce muito fundamentado na experiência da incorporação agora a experiência da incorporação não é exclusiva da umbanda né porque até o caboclo o birajara o caboclo Tupinambá ou a caboca Jurema incorpora na umbanda incorpora no tambor de mina incorpora
na encantaria incorpora no terecô incorpora na linha dos Mestres da Jurema incorpora em vários lugares né então então a incorporação ela é uma tecnologia humana né da alma humana desde que o surge o homo sapiens aqui nesse mundo ele começa a enterrar os seus mortos com o ritual então a experiência de estado alterado de consciência a experiência de transcendência essa experiência é humana antropologicamente faz parte de quem a gente é então esta experiência transcende todos os dogmas todas as religiões todas as estruturas todas as formas Então hoje eu sinto que o que mais mexe comigo
assim espiritualmente é a experiência da incorporação né e a umbanda é uma maneira de você colocar isto a serviço né da humanidade da sua realidade da sua família e uma uma estrutura para que as coisas aconteçam em sociedade né a religião é uma forma de adaptar a espiritualidade de uma maneira também né não apenas de uma maneira que consiga estar de acordo com uma sociedade né templo estrutura sacerdotal alvará de funcionamento né estatuto ata e tudo então a maneira de organizar eu entendo todas as estruturas religiosas mas o que me encanta mais é a espiritualidade
né essa espiritualidade que atravessa a gente e não pergunta da onde você vem para onde você vai ou qual é a sua religião Qual é a sua Umbanda qual é não pergunta nada a espiritualidade só te acolhe de uma maneira impressionante e essa espiritualidade ela é muito transgress né transgressora Você às vezes vê Alguém tem uma experiência espiritual numa rave você pode ver alguém tem uma experiência espiritual num churrasco E aí todos os ortodoxos a ortodoxia de todas as religiões vai dizer que isso tá errado mas a espiritualidade entra onde tem espaço né onde tem
brecha ela é uma uma transgressora mesmo né porque ela ama né então quem ama não julga e isso é transgressor né ser feliz nesse mundo já é uma transgressão né Uhum uh você falou de incorporação eh quais seriam os maiores aprendizados então que você acumula ou talvez experiências que você poderia trazer pra gente que foram vividas assim dentro desse desses desses momentos quando a gente incorpora uma entidade que é uma outra consciência que não é você né então no fenômeno da incorporação a maioria dos Médiuns assim 99% tem uma semiconsciência uhum É como se você
tivesse dormindo é como se tivesse sonhando é quando você diz incorpora Você lembra algumas coisas e geralmente Você lembra o que é mais importante para você então vamos supor você admira uma entidade que é um mestre espiritual e é tua família esse mestre ele pode se apresentar como um caboclo aí você tem um outro mestre que é um Exu aí você tem um outro mestre que é uma criança aí você tem um outro mestre que é uma pomba gira cada um deles tem um olhar diferente pra vida agora quem é você depois de muitos anos
olhando com os olhos de Um exu ouvindo com os ouvidos de uma criança falando com a boca do Caboclo dançando com uma corporeidade de pomba gira o que é que isso faz de você então eu sou alguém que há décadas ouço um caboclo falar pela minha minha boca coisas pras pessoas que emocionam elas que tocam elas que dá outro uma outra visão outro olhar e aí na pandemia eu comecei a me perguntar Exatamente isto O que é que alguém aprende o que é que eu aprendi esses anos todos além da estrutura religião do conhecimento da
religião O que é que eu aprendi dessa espiritualidade E aí a gente tem uma coisa muito interessante né irmão porque se você entende que o kabuco incorpora na umband o cabuco pode incorporar no centro espírito o caboclo pode incorporar no canom blé pode incorporar num tambor de mina Então esse Caboclo ele não é um bandista Uhum mas ele é a umbanda ele não é um umbandista como eu ou como as pessoas são ele é a própria umbanda o que isso quer dizer que ele é a espiritualidade Umbanda é uma maneira de enxergar essa espiritualidade mas
ele é uma espiritualidade pura então Então o que é que eu posso aprender de uma espiritualidade pura que transcende todas as barreiras que não tem nenhum Tabu que vai além de qualquer Dogma que não pode ser canonizada de maneira nenhuma por isso eu idealizei um curso que chama espiritualidade viceral para ensinar isso por meio de oito Pilares O primeiro é conhece-te a ti mesmo o segundo é torna-te quem tu és o terceiro é faça da vida ao seu Mestre Para você aprender a se relacionar com a espiritualidade com os deuses com a sua família de
alma e com a natureza o sétimo Pilar é o Pilar de não dogmatizar considere sempre que você pode est errado você pode estar enganado então esteja aberto para mudar de opinião para mudar de ideia a qualquer momento este essa linha de raciocínio eu entendo que são os maiores aprendizados que eu tive da espiritualidade não apenas da religião mas da espiritualidade para minha vida Entender que a vida é boa que a vida é boa para nós então quando eu consigo me tornar na quem eu sou eu consigo manifestar a minha alma no mundo a minha potência
máxima de realização no mundo eu me torno aquilo que sou quando eu tô nesse lugar nesse centramento é que vem uma certeza que eu estou no meu propósito no meu caminho na minha missão então a minha vida passa a ter um sentido você falou que muitas vezes as pessoas em algum momento da vida Elas têm uma visão Elas têm um sentimento alguma coisa com a espiritualidade muitas vezes as pessoas sentem que não são desse mundo uhum sente saudade de um lugar que não sabe qual é um saudosismo eu entendo que essa saudade ela não é
de um outro lugar é saudade de quem tu é a gente sente um vazio de nós mesmos né a gente sente a gente sente eh a vida como um eterno encontro e desencontro de mim comigo mesmo às vezes a pessoa pergunta Tá ótimo eu sou pai eu sou um profissional eu sou marido eu sou isso eu sou aquilo pode ter um monte de título na parede em algum momento a pergunta a pergunta chega né e eu quem sou eu Afinal onde tô eu aqui né no meio de tudo isso e aí vem esse vazio como
um vazio existencial as religiões às vezes procuram ocupar esse lugar dizendo o que você tem saudade de um paraíso perdido você tem saudade do céu Então seja uma boa pessoa se comporte direitinho igual você fazia quando era criança Lembra que você tinha que se comportar e ser bonitinho Para merecer alguma coisa então se comporte bonitinho que depois do desencarne você pode ir para um lugar bom mas o lugar bom é agora irmão o lugar bom é quando você vai ao encontro de quem você é consegue realizar a sua alma no mundo manifestar ela Então esse
é o lugar bom o céu e o inferno inferno ele tá dentro de nós né Jesus dizia que o reino é do tamanho da semente de uma mostarda que é uma das menores sementes que tem então esse reino tá dentro de nós esse paraíso perdido é quando você vai ao encontro de você mesmo você fala nossa é tudo isso né irmão é possível É bem interessante né porque a gente vê bastante aqui né L nesse programa essa história de ah a gente sentiu uma saudade talvez de uma galáxia de Atlântida seria muito mais fácil Se
a gente se encontrasse aqui no presente do que ficar jogando para um UFO que Talvez possa não ser exatamente isso e saudade tá no passado né saudade tá no passado essa saudade pode trazer uma depressão né irmão excesso de passada é depressão né então esse saudosismo né a mãe Estela dioss que foi uma das dirigentes do opon já muito conhecido também pela direção de Mãe senhora ela dizia o meu tempo é agora Uhum Então é agora né a única realidade é o presente por isso que ele tem esse nome né então como faz para eu
ir ao encontro de mim mesmo então o ao encontro de mim mesmo não é um lugar físico né É um lugar de consciência no momento que a minha consciência se expande eu consigo ver a minha realidade né de frente a mim mesmo e me colocar nesse lugar então eu encontrei né tudo aquilo que eu procurava e muito mais né porque às vezes a gente também quando chega na espiritualidade começa a ter um monte de dúvida um monte de pergunta começa a se questionar mas quando a consciência se expande no lugar de encontrar respostas a gente
deixa de ter Tantas perguntas né Muito bom ê eh você comentou sobre a espiritualidade de ser transgressora Total completamente a gente fala muito dessa coisa da quebra da saída da Matrix é como é como é que você você entende hoje a a nossa estrutura de mundo pergunta bem filosófica mesmo pode pode viajar à vontade viajar junto na parada como é que você entende essa estrutura hoje de mundo que se essa estrutura atua para nos manter e de de certa forma adormecidos o tempo todo ou talvez escravizados pelo próprio medo de forma que a gente não
consiga nunca se encontrar e que a gente talvez não consiga nunca despertar e trans né criar essa energia transgressora desse status quo que a sociedade impõe um exemplo simples que eu queria até dar aqui é o nosso próprio programa né quando a gente criou o programa aqui a gente foi apedrejado de todos os lados Porque tudo que a gente tava falando aqui era errado né a a as imagens que a gente tinha misturar as entidades os temas é proibido herge fal profeta Então teve uma resistência tudo que falaram para Jesus né também mas houve uma
resistência digamos social para que o nosso projeto acontecesse então uma força que nos mantivesse dentro daquele adormecimento ou daquela escravidão eu queria sua visão disso com relação à própria espiritualidade livre né EA O Despertar individual de cada um ou talvez o coletivo ou talvez esse momento que a gente tá vivendo que é muito n tá tendo essa coisa essa explosão da espiritualidade na internet também dos meios Então você também é um grande nome né um símbolo muito forte disso gratidão por essas palavras aí viu Muita gratidão a espiritualidade é transgressora justamente porque ela não segue
a Matrix Uhum Então quando você pensa em termos de tradição Você tem algo das tradições que faz parte também da Matrix dessa realidade tentar manter né manter uma estrutura manté uma tradição a vida é em permanência né Como diria o Heráclito você não entra duas vezes no mesmo Rio a vida é exatamente assim e a gente Tentar segurar a água do rio é como Tentar segurar as forças da natureza né então Acontece muito isso nas tradições principalmente nas tradições religiosas que precisam se adaptar a essa realidade social para sobreviver nela né por isso muitas religiões
se tornam políticas né Elas têm em em envolvimento né um enlace assim político para sobreviver nesse mundo que o hinduísmo chama de mundo de Maia o de maiá o vé da ilusão né os toltecas chamam de mitote o mundo do sonho porque quando você dorme você sonha e aí quando você acorda você vê que foi um sonho mas enquanto estamos aqui achando que estamos acordados a gente também tá sonhando cada um tá sonhando uma realidade a sua realidade então a sua realidade ela não é igual à minha porque a sua realidade está diretamente relacionado à
sua consciência né Aonde a sua consciência alcança Qual o nível de consciência cada um de nós está qual olhar pra vida que cada um de nós está então cada um cada um de nós a gente pode estar fisicamente no mesmo lugar mas cada um de nós tá num lugar de consciência diferente de Uma verdade diferente de uma realidade diferente quando eu tento impor a minha para você isso é uma agressão porque eu impondo a minha verdade para você isso te distancia de quem você é distancia você da sua verdade quando a gente diz então a
espiritualidade é transgressora existe um livro do Rabino Newton Bonder que se chama a Alma Imoral ele diz o Rabino que a alma é imoral porque ela não segue nenhuma tradição Então quando você segue tua alma ela te leva para onde quer e ela não levea em consideração nenhuma promessa nenhum juramento nenhuma tradição nenhum voto nem nada você vai você se você resolver eh dedicar-se a ser leal à sua alma então isso quer dizer que não é possível você seguir algumas regras ou algumas tradições porque que ela não respeita nada disso o que eu quero dizer
o que o Rabino quer dizer e que eu interpreto é que seguir a alma é como seguir o coração no livro ensinamentos de Carlos castanheda que foi mal traduzido o título como erva do diabo pro Brasil então Eh Dom Juan que é o mestre de Carlos castanheda ele diz não se incomode em abandonar um caminho se aquele caminho já não tem mais um coração para onde leva o seu coração para onde vai o seu coração então muitos de nós estamos acordados Mas isso não quer dizer que a gente tá desperto né Até eu que estou
falando sobre isso não quer dizer que eu estou desperto O que é estar desperto quando você dorme você sonha mas às vezes no meio do sonho você tem um um despertar e diz Nossa é só um sonho mesmo né então isso é estar desperto naquela realidade agora como é estar desperto em uma Encarnação Jesus se referia àqueles que seguiam ele como as pessoas que estavam vivas e aqueles que não seguiam ele como as pessoas que estavam mortas por isso quando chega o primeiro discípulo ele ele fala abandona tudo e vem comigo aí ele fala mas
eu tenho meus parentes e amigos eu tenho um parente que desencarnou agora Jesus fala deixa que o os mortos enterrem os seus mortos no bag vagita Quando arjuna tá conversando Quando arjuna tá conversando com krisna que é Deus na Suprema pessoa né identificada ali krisna diz Para Ele enquanto todos dormem o yog tá desperto então o que é esse despertar né como é que a gente chega nesse despertar é de uma outra realidade é despertar para um outro mundo quando eu olho para esse mundo M aqui que é o mundo da Guerra o mundo da
violência o mundo da mentira o mundo da enganação é o mundo do Ego é o mundo da vaidade se eu não fizer o caminho de mergulhar para dentro de mim e encontrar a minha verdade dentro de mim se eu não encontrar a minha paz dentro de mim se eu não encontrar a minha liberdade dentro de mim eu não vou encontrá-la no mundo mas se eu encontrar tudo isso dentro de mim é possível que eu consiga trans tá nesse mundo com a minha paz com a minha Tranquilidade e com a minha espiritualidade mesmo diante de tantos
desafios e diante de tantos conflitos porque eu encontro uma verdade que vem de dentro né Então esse é uma forma de Despertar né um despertar que transcende as concepções religiosas né um despertar espiritual então quando eu encontro esse lugar eu começo a olhar esse mundo com outros olhos quando você diz como é que é viver nessa Matrix aqui e você tem um despertar e o mundo espiritual e essa realidade aqui toda então é como se eh essas são as perguntas então quando a gente começa a estudar espiritualidade essas perguntas chegam mas quando a tua consciência
se expande essas perguntas já não tem mais sentido de ser porque essa Nossa essa inquietação de viver nesse mundo né com tanta injustiça com tanta dificuldade com tanto essa inquietação quando você encontra uma paz para dentro de você essa inquietação dá uma baixada assim e você fala tá ótimo tá tudo certo eu não tenho todas as respostas muitas coisas na vida são mistério e outras coisas é até bom que eu não tenho a resposta que bom é poder dizer não sei né O que vai acontecer com você depois que você desencarnar eu não sei o
que vai acontecer comigo depois que eu desencarnar eu não sei e não é ótimo Às vezes a dizer a gente dizer que não sabe porque cada tradição diz uma coisa diferente e todos têm absoluta certeza do que é que vai acontecer então ou todo mundo tá certo ou todo mundo tá errado ou cada um tem uma fração da Verdade né Tem uma lenda africana que diz que uma jovem tava pilando um yami e que entre a terra que é o a e o orum que é o céu tinha um grande espelho sem querer ela quebrou
esse espelho no momento que que ela quebrou o espelho ela ficou muito assustada desesperada procurou os mais velhos os sábios os babalaôs para dizer que ela tinha quebrado o espelho e encontrou todo mundo muito feliz e eles disseram para ela agora cada um tem um pedaço do espelho cada um tem um pedaço da verdade então a verdade é algo que transcende o que é possível a gente conceber mas se eu encontrar uma verdade para chamar de minha e eu tiver à vontade com essa minha verdade eu tiver paz o tiver tranquilo eu acho que de
alguma forma a gente já tá Rompendo a Matrix dentro de nós porque eu não consigo romper ela no mundo né é muito bom muito maravilhoso você achou querido guru Foi uma boa introdução que a gente teve aqui já do noss convidado né eu eu eu estava eu estava jantando com o Alexandre comum mino ali a gente foi conversando ele as ideias dele são muito libertadoras que fogem né do do da da coisa do dogma do do coisa pragmática né que que eu eu falo eu gosto muito do do Alexandre porque não não tem preconceito com
nada pode tudo né a gente tava a gente tava conversando sobre preconceito na umbanda no nosso cantar né que aí você me contou eu fui aprendendo lá eu queria que você falasse isso também tem bastante a umbanda ela tem uma origem muito diversa assim mas ela começa a se estruturar enquanto religião Ou seja você pode ter uma espiritualidade Umbanda para ciências da religião quando você tem um grupo de pessoas que tem uma mesma doutrina uma mesmo mesmo ritual uma mesma organização aquilo já é considerado uma religião Mas na nossa sociedade para que algo seja considerado
religião isso tem que tá registrado em cartório né então você tem um grupo de pessoas que monta um estatuto naquele estatuto diz que está praticando uma religião naquele local que pode ser registrado como um templo religioso pode ter um dirigente um sacerdote então a religião ela passa ela passa a existir perante a sociedade quando passa por essa legitimação social né criação de de estatuto licencia de funcionamento alvará Então os primeiros templos de umbanda ou as tendas ou os núcleos de umbanda os primeiros registrados assim né como Umbanda eles esses registros eles vão começar a acontecer
em torno da década de 20 da década de 30 e aí tem uma dupla origem tem um grande grupo que tá vindo do espiritismo buscando uma legitimidade com a palavra Umbanda só que antes disso eles se identificavam como espíritas apenas então era um espiritismo de linha era um espiritismo de Caboco E aí foi surgindo um espiritismo de umbanda então em torno da década de 20 lá no Rio de Janeiro tem um grande grupo de espíritas que começam a incorporar Caboco Hum isso tá isso está registrado num livro chamado no mundo dos espír espíritos de Léo
de Souza publicado em 1924 é uma coleção de matérias Léo de Souza ele era um poeta parnasiano jornalista escritor simpatizante com o espiritismo e ele visitou centenas de centros espíritas no Rio de Janeiro dessas centenas todas nenhum deles dizia que era um terreiro de umbanda mas uma boa parte deles eram centros espíritas que incorporavam Caboco entre os núcleos que ele visitou ele visitou a tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade de Zélio de Morais que ali ele chamou de Centro Espírita Nossa Senhora da Piedade então naquele momento naquela naquele registro não aparece como centro de Umbanda
mas como centros espíritas nesse mesmo momento no Rio de Janeiro nesse mesmo período a gente tem uma religiosidade afro-brasileira que tem uma fundamentação bantu ou bantu que é na África da África pro Brasil a gente recebe três grandes grupos de origem africana que é principalmente o grupo da cultura nago que fala ling e orubá é da onde vem o culto de orixá que tá em boa parte da região da Nigéria a gente tem também a cultura jeji que fala o f e que reza para os voduns é o que predomina no Maranhão aqui no Brasil
que gera o tambor de Mina e na África tá numa parte da república popular do benim e tem a cultura banto que reza para os inquices lá na África que isso tá na região do Congo e na região de Angola na região de Cabinda isso cria no Brasil principalmente três grandes grupos e três grandes formas de praticar uma religiosidade afro-brasileira Então quando você vai pra Bahia para Salvador e você visita os três grandes candomblés da cultura nagi orubá que se diz candomblé de queto que a Casa Branca o Ile achel Poa afonjá ou o cantuá
ele tem uma maneira queto de se relacionar com os orixás que é uma maneira de uma ancestralidade negra africana Y orubá muito iniciática bastante fechada e é uma tradição moral e de segredo quando você vai pro tambor de mina que é o relacionamento com o vodum no tambor de mina ele lembra um pouco o vdu haitiano porque é a mesma raiz linguística e cultural na Bahia ainda você tem por exemplo canom blé de Caboco ou canom blé Congo Angola que existe no bairro de Cabula tem uma grande referência lá por exemplo que é o tumbenci
então uma cultura africana da cultura de Angola a cultura angolana essa cultura banto quando chega no Brasil eles começam a rezar pro dono da terra que é o caboclo Então esse grupo de religiosidade ancestral milenar africana Negra quando é da raiz banto começa a incorporar espíritos de cabuco que é dessa terra então no Rio de Janeiro existia uma influência forte da cultura banto dentro da Macumba a macumba ela não era uma maneira de fazer uma religiosidade afro brasileira ela é uma pluralidade de formas muito liberta e muita vontade de uma religiosidade afro-brasileira de uma cultura
banto que começa a incorporar Caboco ali dentro e para essa Cultura bant eles têm um algo chamado moyu igual O Aché uma força uma energia e existe uma crença de que quanto mais Deuses quanto mais você trouxer de outras culturas pode haver um aumento do seu moiu da sua força do seu Aché então a macumba originariamente de Cultura banto reza pros Deuses que são os inquices mas no Rio de Janeiro você tem a Revolta dos Malês na Bahia e e muitos yorubás vem pro Rio de Janeiro Então essa macumba que reza pros inquices que são
também as forças da natureza começa a rezar para os orixás começa a rezar para os santos começa a rezar para Jesus aí absorve um pouco do Espiritismo de Kardec e essa macumba incorpora Caboco Então a gente tem dois grandes grupos no Rio de Janeiro incorporando Caboclo um grupo de espíritas que estão vindo desse espiritismo incorporando Caboclo E esse grupo de espíritas passa a ser mal visto pela federação espírita então eles criam uma própria Federação Espírita de umbanda e eles vão se legitimar como um espiritismo de umbanda E esse grupo que vem da Macumba entende que
tem uma legitimação com a palavra Umbanda e a palavra Umbanda tem uma origem africana então eles dizem isso é nosso essa origem africana é Nossa a palavra Umbanda é uma palavra que vem do da língua quimbundo falado em Angola aonde um sacerdote é chamado de Quimbanda a sua prática é um banda então ele é um Quimbanda um feiticeiro ou ele é um um emb banda ele é também um inanga Então esse Feiticeiro esse cumba né é um cumba um feiticeiro ma quer dizer plural então Macumba é um encontro de cumbas é um encontro de poetas
é um encontro de filósofos é um encontro de homens e mulheres que são feiticeiros porque conhecem o poder da sua palavra do seu verbo e ali o culto de inquices encontra o culto de Orixás e encontra o caboclo então ali nasce uma Umbanda de raiz africana Umbanda omolocô a Umbanda de almas Angola a angolinha umbanda trançada Umbanda mista e você tem também o nascimento dessa Umbanda que é uma Umbanda que vem da classe média vem do Espiritismo então um grupo que vem do espiritismo e tá absorvendo valores de uma cultura caboca de uma cultura africana
que não é mais bem visto entre os espíritas E ai vai nascendo um espiritismo de linha um espiritismo de umbanda e também se usava muito o termo Umbanda branca que hoje é colocado como um termo também um que pode ser interpretado como uma forma racista né um banda branca que não quer ser negra Então existe uma Umbanda branca uma Umbanda Negra mas a maioria das práticas de umbanda que a gente tem hoje é o resultado das duas de um pouquinho dessa de um pouquinho daquela depois na década de 50 surgiu a Umbanda esotérica o primeiro
autor de um banda esotérica é Oliveira Magnum em 1950 com esse título um banda esotérica depois em 1956 a gente tem o Wilson odro da mat Silva que publica Umbanda de Todos Nós E aí o segmento Umbanda esotérica cresce bastante e aí a gente começa a ter então uma pluralidades de maneiras e formas de fazer e de viver a umbanda uma grande diversidade né E às vezes o que tá numa ponta não concorda com o outro que tá na outra que não concorda com do que tá na outra mas o caboclo quando incorpora ele nunca
reclama ele vai onde é chamado por isso a espiritualidade é transgressora ela vai onde ela é chamada porque ela ouve a voz do seu coração ela não ouve a voz da sua doutrina ela não ouve a voz não é necessariamente algo que chega por conta de uma tradição embora a tradição pode criar o contexto para essa espiritualidade chegar mas ela pode chegar sem aviso nenhum ela pode chegar numa família católica ela pode chegar a alguém ter uma experiência de Aia oasc E no meio da experiência vê o exu o cabuco preto velho a pomba gira
e a pessoa nem sabe o que é isso porque esse espiritualidade é tão transgressora quanto a tua alma né e o que é ser transgressor é ser amor O amor é a maior transgressão que existe e a espiritualidade é uma manifestação pura de amor quem te ama não te julga te aceita do jeito que você é assim é a espiritualidade que se manifesta por meio de todos nós quando ela encontra uma brecha ela não pergunta qual é a tua religião no que é que você acredita Qual é teu Dogma qual é tua fé ela só
procura para por onde se manifestar né e a porta da espiritualidade é o nosso coração né Aonde a nossa alma se manifesta né os deuses moram na tua alma quem te ama não te julga te aceita como é você podia ser uma frase de caminhão até né cza perfeita muito legal isso né a espiritualidade ela ela ela ela não se limita nos limites estipulados pelos humanos né que a gente cria esses limites para viver em sociedade para entender as coisas e a nossa por mais que a gente queira a mentalidade humana ela ainda é muito
né cartesiana né tudo no cada coisa na sua caixinha tudo direitinho Se tiver numa caixinha errada a pessoa já se perde né então é muito cartesiana ainda né eu eu queria só que você explicasse de novo só na verdade repetisse aqui eu vi que o chat ficou meio extasiado quando você explicou o conceito de macumba então que má seria o plural de cumbas que seria um renão de de feiticeiros é isso é isso vem da cultura banto falado falado no Congo Que é o kikongo e falado em Angola que é o kimbundo a palavra umá
ele é plural de cumba e quem explica isso muito bem É o Nei Lopes então a gente pode ter como fonte aqui o Nei Lopes com com o dicionário da cultura banto o Nei Lopes é o maior especialista que tem um dos maiores especialistas dessa cultura e ele explica pra gente que má é plural e cumba ele é um cantador um Encantador de gente ele é um feiticeiro né um Encantador de mundo é um poeta e também é um tocador de um instrumento Porque nessa cultura africana O Cantador O Encantador Ele também é um poeta
então ele é alguém que canta que toca e que toca um tambor esse tambor também pode ser chamado de macumba a música Pode ser chamada de macumba a religiosidade afro-brasileira no Rio de Janeiro passou a ser chamada de macumba E aí as oferendas também passaram de repente tudo era macumba oferenda é uma macumba a pessoa é um macumbeiro o que faz é uma macumba e o racismo que existe no nosso país fez com que a palavra Macumba se tornasse pejorativa por isso também em torno da década de 40 da década de 50 a maioria das
pessoas que praticavam algo que era chamado de macumba uma parte delas passou a se identificar como Umbanda Umbanda africana Umbanda mocô Umbanda de almas e Angola angolinha Umbanda mista Umbanda trançada e uma outra parte da Macumba que não se identificou com a palavra Umbanda ou que também buscou uma liberdade maior se identificou com a identidade kimbanda Então a gente tem uma kimbanda que tem uma origem na macumba também que tem uma origem mais antiga ainda origem da Cabula que é um ritual do kutub também ou dos antigos calundus né da época da Inquisição A inquisição
passou aqui no Brasil em torno do século 18 levou uma mulher chamada eh Luzia pinta né ela foi levada pela inquisição porque fazia um Calundu então Calundu era o nome que se dava pras práticas afras afro religiosas em torno do século XV assim né então é é é um contexto né de informações pra gente entender pra gente absorver maravilhoso isso nos enriquece culturalmente e entender que macumba então é uma coisa boa né Uhum Talvez esse sufixo né má que na nossa na nossa igual você falar madrasta né parece que não é uma coisa boa porque
começa com má né é uma má drasta né então fala eu quero ser uma boa drasta E aí a pessoa fala macumba não queria que fosse uma boa cumba Mas isso não é língua portuguesa uhum isso tem um sentido outro vem de outra língua né então se a gente se juntar para falar orar e tocar um tambor nós teremos nós três aqui já é uma macumba já dá nós três já dá para fazer uma macumba se nós começar a tocar aqui começar a rezar e começar a falar e começar a profetizar irmão e você fica
tomado e nós incorpora aqui você incorpora aí o santo Fala aqui fala aí aí nós a gente lança aqui ó nossa palavra Nosso Sentimento Nosso oração acende umas velas acende um charuto aqui já é uma macumba uhum boa muito legal eu gostei disso aí é porque todo mundo até fala Falar tem aquela né expressão horrorosa fala chuta que a macumba já não não dá certo né Já mas cara pensando bem Olha só fazer uma analogia meio estranha né considerando que cumbas então seriam esses religiosos místicos feiticeiros é reunidos perfeito então místicos feiticeiros reunidos geram o
quê geram esse medo nessa sociedade que não entende o que significa principalmente porque a gente tá falando de uma origem africana estamos falando de pessoas negras né Uhum estamos falando de uma origem negra de uma Negritude né então há um preconceito muito grande como por exemplo a criação do termo magia negra como sendo algo negativo ou pejorativo no momento que ela passa a est associada também a uma etnia né ao negro então a magia do negro é uma magia negra e é uma magia negativa e aí o que umbanda é o que afinal a umbanda
é uma mágia do negro também o Candomblé uma magia do negro uma uma magia do negro que é uma magia maravilhosa uma magia encantadora né então é muito diferente você falar que algo é de uma cultura e aquilo ser sinônimo de uma coisa boa ou ruim atualmente no Brasil a gente tem um segmento de algumas religiões novas que estão chegando aí né algumas tradições que pregam o preconceito com tudo quanto é religiosidade que tem uma origem africana uma origem Negra né então existe uma intolerância religiosa no Brasil muito grande né Isso já é tipificado como
racismo religioso quem fala muito bem sobre isso É Dr hedio Silva Júnior né ele esclarece a gente sobre essas questões assim de um preconceito religioso por conta da sua religião ter algum traço ou ter uma origem africana algo dessa maneira como se nada de bom pudesse vir da África o que reproduz um pensamento Colonial né que dizia que o o negro não tinha nem alma não é então era dito isso é e como é que a gente olha hoje para essas questões e como é que esse preconceito é reproduzido até hoje e sem uma reflexão
né Uhum e Inclusive acho que um dos termos né assim aqui no no programa Nossa audiência a gente já tá a gente já tá habituado com o termo Exu né o conceito de Exu né de Guardião inclusive né pô que o exu te protege aquela coisa toda tudo bem mas no Brasil como um todo a ignorância ela é tão grande porque que vira e mexe acontece alguma coisa envolvendo o Né o conceito de Exu no carnaval mesmo teve uma eu acho ou numa música de não sei quem aí associam essa coisa não Exu é coisa
do diabo tudo bem para nós é um é um é é um conceito totalmente claro e assim é um preconceito absolutamente vencido mas assim pra grande maioria da população ainda é algo que é porque não conhece né Eu escrevi um livro que se chama Exu não é diabo olha e outra vez eu é literalmente isso é eu escrevi esse livro Exu não é diabo e eu começo o livro dizendo eh que que as pessoas não sabem quem é Exu Mas elas também não sabem nem quem é o diabo irmão elas não sabem nem quem elas
são perfeito não é não é verdade é isso é então é isso né é muito é muito delicado né quando a gente mexe nessa questão assim uma questão religiosa né filosófica teológica né você acha que esse essa Associação foi uma coisa católica ou a demonização demonização de assim porque todo mundo Às vezes tem eu falei do chuta que é macuma tem se sai daqui xu não sei o que também como se fosse um demônio porque a pessoa não sabe né se ela soubesse ela pediria perdão axu né é isso e a gente tem uma tradição
judaico-cristã dentro da tradição judaico cristã você tem por exemplo o o antigo testamento ele começa com o pentateuco o pentateuco ele é basicamente a Torá né que são os cinco primeiros livros que fazem parte eh da cultura Judaica daquela tradição Então dentro da tradição Judaica se você lê se você ler o antigo testamento você tem passagens que Deus diz que ele é um Deus ciumento né que ele é um Deus que não aceita que só ele é verdadeiro os outros deuses não são então por exemplo quando você vê quando fala de moloc que o moloc
é o Deus dos outros então o Deus dos outros não é Deus e aí começa uma uma demonização do Deus dos outros né Baal é o Deus do inimigo porque Baal é o Deus da de Baal bilô né dos babilônicos e os babilônicos são inimigos porque eles escravizaram o povo Judeu Então o Deus do meu inimigo também é meu inimigo então houve uma época em que quando quando as nações entravam em guerra eles acreditavam que os deuses também entravam em guerra então quando a minha nação tava em guerra com a outra o meu Deus também
tava em guerra com aquele Deus e só o meu Deus é Deus porque o Deus do outro é meu inimigo então o Deus do outro é demonizado então isso é uma questão cultural muito antiga e você consegue ver isso no velho testamento né Quando surge o cristianismo na idade média o cristianismo promove a inquisição o que que é inquisição se você rezasse para outro Deus você ia pra fogueira porque o outro Deus era considerado um diabo e a igreja dizia a igreja dizia assim que fora da igreja não há salvação que era a Grande a
briga da igreja com Kardec que Kardec diz fora da caridade não há salvação Uhum mas ele tá ele ainda tá querendo se salvar né se ele diz fora da caridade nossa salvação porque ele continua querendo se salvar então embora ele brigue com a igreja a construção filosófica Cristã dele vem daquela igreja a igreja diz fora da igreja não H salvação é como se Deus pudesse estar só dentro daquela igreja isso é uma ideia medieval que acontece dentro do cristianismo especificamente na igreja católica que é a igreja que fez a inquisição então isso não é uma
novidade isso é de conhecimento público não é hoje a gente vê eh a reprodução dessa ideia que pra igreja católica não existe mais né em torno da década de 60 a Igreja Católica fez o Concílio Vaticano io ali naquele Concílio você tem eh o Papa Paulo VI e João 23 eles conseguem colocar um mudar eles mudam um dogma da igreja eles dizem Deus é maior que a igreja então nós vamos reconhecer que Deus também está nas outras religiões é quando Roma abre a porta né pros seus pros seus parentes os judeus os ortodoxos e a
a Igreja Católica cria algo chamado ecumenismo reconhecer que Deus está nas outras religiões mas alguns cristianismos de hoje reproduzem uma receita medieval que é essa receita de dizer os Deuses dos outros não não são Deuses eles são diabos eles são demônios né então uma demonização com a fé alheia com os Deuses dos outros dentro dessa demonização quem mais sofre com isso né não não que ele sofra ele não sofra Mas quem mais é atacado é Exu porque Exu ele é um orixá muito humano ele é um orixá muito feliz ele é um orixá da fertilidade
ele é um orixá da virilidade também dessa força viril da reprodução da fecundidade ele é um orixá de algo que naquela religião é considerado pecado por exemplo né a nossa intimidade a nossa sexualidade só que na cultura africana não tem pecado então a construção de um demônio a demonização né no livro de Pierre verg orixás que agora é publicado pela Fundação prvg naquele livro quando o prvg faz a suas pesquisas ele começa a pegar relatos dos primeiros sacerdotes cristãos que foram pra África e eles diziam que yesu é o belfegor que é um demônio que
ele é um príapo africano que ele e compara ele com os deuses de outras culturas que também estavam sendo demonizados né mas não é apenas Exu que é demonizado hoje eu conversei com uma pessoa que em em um um ambiente de trabalho comentou que nossa estou estou rezando estou rezando para Jesus estou rezando para Yam manjar e alguém comentou para Yam manjar não que Y manjar é um demônio Então como é que pode alguém pensar isso sobre um O Deus do outro né a divindade do outro porque toda a religião é boa toda a religião
conduz o ser humano para algo bom na sua vida né Toda religião ensina você a se tornar uma pessoa melhor nem sempre funciona mas ela ensina isso né Uhum o eu te eu te interrompi naquela hora que você estava falando deu e diabo eu eu acho que você ia você ia continuar sua sua dissertação sobre quem é o diabo eu queria que você continuasse porque na verdade eu fiquei curioso sobre o que que você ia falar você fala as pessoas não sabem o que é o diabo né mas então se você quiser dissertar sobre isso
o diabo ele é uma construção judaico cristã mas da maneira como ele é pensado aqui no Brasil ele é pensado a partir de um lugar de um cristianismo e todo o cristianismo que a gente conhece ele vem de um desdobramento de Roma Então você tem uma igreja católica e Quando surge Martinho Lutero ele protesta E cria o protestantismo e a partir do protestantismo vem as religiões evangélicas as Pentecostais e as atuais neopentecostais são desdobramentos daquele cristianismo Então dentro desse cristianismo é que é criado um diabo um diabão por exemplo lcifer não tem citação bíblica ele
não aparece na Bíblia ele é uma construção então como é que Lúcifer foi construído Porque existe um apócrifo do Judaísmo que é o livro de jubileus E você também tem o livro de Enoque onde diz que houve uma rebelião de anjos e o Anjo mais bonito mais iluminado ele caiu E aí tem várias razões por ele queria ser como Deus ele tinha inveja de Deus ele ficou incomodado então ele caiu Então isso é uma lenda do Judaísmo e essa lenda do Judaísmo Ela foi pegar emprestada para construir a ideia de um anjo caído então Lúcifer
ele é a construção da ideia de um anjo caído é um diabom que não existe no judaísmo agora Jesus era judeu Uhum E naquela cultura dele não tinha o Lúcifer no máximo quando você pega quando você pega o velho testamento você tem ali um momento no livro no livro eh de Jó Deus senta com os seus filhos e um deles é Satã filho de Deus e é muito próximo porque ele senta do lado de Deus por isso ele é chamado de satana El Satã o filho de El e Deus tá falando olha como a humanidade
é boa e Satan diz a humanidade é boa onde você vê que a humanidade é boa a humanidade é boa me mostre um que é bom jó jó é bom aí Satã diz não Jó é bom porque Só acontece coisa boa para ele e se a gente colocar uns problemas aí no caminho de Jó Será que ele vai continuar daí aí a paciência de Jó Porque estão sendo criadas questões na vida de Jó E aí Jó começa a enfrentar um monte de desafios e os amigos do Jó fala Jó as coisas tá dando errada para
você você deve ter feito alguma coisa errada então essa ideia de Karma já tava lá alguma coisa errada você fez e o Livro de Jó mostra que Jó não fez nada errado ele tava passando uma aprovação ele tava passando um aprendizado isso mostra esse Satan Então esse Satan ele faz parte daquela construção não ele é um fiscal né de Deus pra Humanidade para entender a humanidade agora outros diabos são os Deuses dos outros no entanto no velho testamento Deus é muito forte é Deus quem faz o bem e é Deus quem Castiga né irmão então
quando você pega lá o Êxodo que Moisés está saindo do Egito é Deus mesmo quem faz as sete pragas do Egito é Deus mesmo quem Castiga quando chega no cristianismo Deus é tão bom tão bom tão bom que para castigar a humanidade você precisa de um diabo forte mas a construção desse cristianismo é uma construção que vem olha o povo Judeu ele tava ali eh escravizado no Egito depois o povo Judeu Ficou escravizado ali na cultura babilônica é libertado pelos persas E aí o povo Judeu tá sob julgo romano é muito encontro e desencontro de
várias culturas Então você tem uma cultura semita uma cultura egípcia uma cultura cham africana Você tem uma cultura etip Você tem uma cultura Latina Você tem uma cultura grega tudo isso se encontrando e os persas rezavam para dois Deuses um Deus bom que é hormons e um Deus ruim que é arimã os dois TM o mesmo poder e divid em a criação no momento que a Igreja Católica começa a criar essa identidade do inferno do diabo do pecado quando ela começa a criar isso ela cria uma ideia de um diabo que parece ser tão forte
quanto Deus isso é um maniqueísmo né então isso leva a gente nessa ideia antiga Então como foi construído isso de que maneira isso foi construído então eu me interessei por entender que como é que foi construído em que época foi construído né Por exemplo o pecado né a ideia de Pecado de pecado original ela é da época de Santo Agostinho 500 anos depois de Cristo a construção desse ideia e o pecado original é que faz com que as pessoas queiram eh batizar as crianças para que elas não sejam pagãs para que elas não sejam heredes
Então existe uma construção de conversão dentro de uma igreja romana Jesus era judeu quem mais perseguia os judeus eram os romanos e agora a igreja cristã é uma igreja romana é um sincretismo de valores essa igreja romana ela combina muitos valores muitos saberes e ela tem uma construção parceira com o estado uma construção bastante política também de construção de manutenção D essa estrutura toda e aí o diabo ele tem uma importância grande porque a idade média é uma ideade do terror né vive-se um medo espiritual muito grande todos tinham muito medo de ir pro inferno
mas também tinham medo de queimar numa inquisição né vai que o diabo tá comigo eu não percebi o inquisidor vai perceber que o diabo tá em mim então as pessoas tinham muito medo desse diabo est presente na vida delas e aí você tem nomes né Tem nomes exemplo mamão quer dizer então isso não é uma entidade né é simplesmente você não pode servir a Deus e ao diabo dizem algumas traduções mas o original é não pode servir a Deus e a mamão Mamão é o dinheiro então não é necessariamente alguém mas ele já é colocado
num status de entidade né do mal o mamão por exemplo você tem também até hoje né Inclusive essa daí essa daí o dinheiro demonizado até hoje a gente aprende né que é assim né belzebu quer dizer o Deus das Moscas então tem uma passagem bíblica que fala a respeito de belzebu belzebu era uma maneira desrespeitosa de se referir a um Deus em que o seu Altar estava abandonado e exposto às moscas então Aquele é um belzebu fala que Deus é aquele aquele deve ser o Deus das Moscas ó tá tudo abandonado Lá tá cheio de
moscas belzebu não é alguém é um conceito né Lúcifer quer dizer o portador da Luz aquele não é o nome próprio também é um conceito é igual Expedito né Expedito não é nome sabia hum Expedito é uma função então no lá na na estrutura da do exército romano tinha alguém que ia na frente que era muito rápido ele era um Expedito então Lúcifer também quer dizer o portador da luz e por aí a gente tem muitos outros conceitos assim de construções intelectuais de quem é o diabo quando a gente começa a estudar Isso a gente
começa a ver a fragilidade dessas construções né Eu posso lhe dizer uma coisa interessante olha hoje quando a gente olha essa religiosidade da idade média e a gente vê a fogueira da Inquisição os inquisidores queimando homens e mulheres mas principalmente mulheres Retrato de uma sociedade machista e patriarcal quando a gente olha isso pra Idade Média a gente pensa não precisava ter tanto medo de demônio quando a gente olha isso a gente tem que trazer para nossos dias de uma espiritualidade contemporânea e pensar e nós do que é que a gente tem medo que não precisava
ter Então esse medo católico esse medo Cristão do diabo do inferno e do pecado ele também chega na nossa atualidade não apenas em igrejas cristãs a gente tem um às vezes um clima de terror dentro da própria espiritualidade as pessoas têm ainda medo de obsessores do mesmo jeito que a havia o medo do diabo as pessoas têm medo de ir paraas trevas como tinha medo de ir pro inferno as pessoas têm medo do Karma como antes tinham medo de pecar então onde é que tá a nossa liberdade de ser quem a gente é ou então
aonde que tá a nossa fogueira onde tá no O que que a gente tá queimando o que que a o que que essa sociedade agora tá queimando tá inquirindo não é é porque antes eram esses símbolos né as bruxas as mulheres as curandeiras os bruxos os feiticeiros isso tá no isso tá no inconsciente coletivo né Isso faz parte de um senso comum né Então existe um moralismo muito grande dentro das estruturas de espiritualistas brasileiras tem um moralismo muito grande né então a pessoa não pode ser feliz não pode se divertir não pode ir numa balada
não pode beijar na boca não pode ter intimidade se não for com a pessoa da sua vida escolhida para viver a vida inteira ou para ter filhos né Então de qual de qual espiritualidade a gente tá falando quando a gente entende que a espiritualidade acolhe a gente como a gente é Ah mas você não pode fazer isso você não pode ir aqui você não pode ir lá você não pode fazer E aí você começa a fazer um cursinho para se tornar um santo né Mas será que você vai ser feliz se tornando Santo ou tornando
o Av ou é ou jogando os outros na fogueira é isso e o grande desafio é a gente se tornar quem a gente é né aham a gente se libertar primeiro do nosso autojulgamento com a gente mesmo né a gente se aceitar se acolher se libertar e ver que para eu me acolher eu tenho que acolher minha mãe meu pai meus avós minhas dores meus traumas minhas mágoas todo mundo que passou por mim na minha vida como é que então tem tanto trabalho para mim comigo mesmo e ainda ten que se preocupar com o que
os outros estão achando que eles estão pensando e tudo então a gente precisa de uma libertação de uma esse despertar né de uma consciência mais expandida assim para nós mesmos e paraa nossa espiritualidade né seja de uma espiritualidade livre né essa espiritualidade viceral ou de uma espiritualidade umbandista ou seja ela qual for né Alé queria te perguntar então continuando esse debate sobre o diabo eh você explicou a questão semântica teológica histórica né Desse arquétipo do Diabo É mas o que seria então o diabo livre de qualquer arquétipo ou então o que que seria o mal
manifestado no homem sobre o seu ponto de vista o que que seria o que que seria essa entidade etérea se é que a gente consegue e eh niná-la dessa forma no ser humano o diabo sem arquétipos ele não existe né ele não existe que ele é uma criação então se eu for pr pra cultura na Ubá não tem diabo lá é um mundo sem diabo uhum né então o diabo ele passa por uma construção cultural teórica sem essa construção não existe um diabo Mas e o mal Manifesto você me pergunta o que é o mal
uhum eh o mal é a nossa interpretação humana daquilo que a gente considera um erro ou errado então como nós interpretamos isso né Então o que é que eu posso chamar de mal ou maldade aquilo que que eu posso fazer ou que alguém possa fazer que agrida a si mesmo ou a outra pessoa então o que a gente chama de mal é aquilo que seria um erro né que é você agredir que é você machucar que é você ferir né então a isso a gente chama de mal agora na minha vida às vezes alguma coisa
que eu acho que é um mal pode ser um aprendizado também né então como é que a gente olha pra nossa vida né a gente tem nesse momento tem uma guerra acontecendo Existe alguma dúvida que a guerra é ou mal não existe nenhuma dúvida que a guerra é ou mal agora se eu culpar um diabo pela guerra eu estou terceirizando a responsabilidade a responsabilidade é humana por que é que o mal existe porque nós temos livre arbítrio e não sabemos o que fazer com ele mas você acha que o o mal ou a maldade ela
é inerente ao ser humano você vê o mal ou a maldade eh dentro da natureza assim com os bichinh Será que a gente vê uma maldade quando um leão pega uma presa para comer Será que ele mata se não for para comer então será que eu consigo ver o mal ou a a maldade na natureza se eu não vejo a maldade na natureza então eu entendo que essa maldade ela tem mais a ver com essa liberdade humana que é mal interpretada quando a gente não sabe né a gente não sabe o que fazer da nossa
vida então muitas vezes a pessoa se engana né com ela mesma na vida dela né às vezes com coisas pequenas né com coisas começa com coisas pequenas assim que a pessoa vai se engan se perde dela mesma se perde da vida às vezes a pessoa não não consegue enxergar muito bem a própria vida como se realizar como ser feliz às vezes não tem empatia pelo outro né O um sociopata não tem empatia pelo outro né não se sensibiliza pela dor aleia o que é que isso faz né com cada um de nós agora o que
é que as a história de vida faz com cada um de nós né Qual qual é a história de vida de alguém que nasceu eh numa situação de muito muita agressão alguém que cresceu em meio a muita violência em meio a um risco muito grande numa pobreza muito grande quando a pessoa olha o mundo e vê realidades muito diferentes da dela né como é que isso mexe com com a pessoa de que maneira isso mexe com a pessoa toca ela de ela não poder e com antes falava da televisão né E com as redes sociais
e tudo e ver tantas pessoas que T né tem as coisas e como é que isso toca em cada um de que lugar né qual a estrutura de mundo de cabeça de cada um como é que a cabeça de Cada um pensa o mundo né aquilo que eu penso que é o mal o outro pode pensar que é a justiça dele né a justiça de um Justiceiro de uma milícia como é que é né a pessoa que tá fazendo a guerra às vezes ela tem certeza que ela tá lá numa missão né Às vezes uma
missão né com o homem bomba né uma missão Divina em nome de algo de uma Filosofia de uma verdade como é que isso mexe com a nossa cabeça né como é que a gente como é que é a ideia de mundo de cada um né eu não posso mudar o que o outro pensa sobre a vida dele sobre o mundo dele né então a gente fala isso é o mal eu me agredi ou agredi o outro é o mal mas algumas pessoas pensam que o que elas estão fazendo em nome de algo maior O que
é esse algo maior né Será que é possível fazer a guerra para alcançar a paz eu acho que não mas não é todo mundo que concorda comigo né Uhum Então o ser humano ele é livre né para cocriar sua realidade para pensar para intencionar e tudo Este não é o mundo né aonde a gente encontra a paz harmonia sabedoria beleza né não é esse mundo não é esse lugar né esse mundo é um mundo de violência um mundo de agressão é um mundo de de eh é um mundo de desequilíbrios sociais econômicos né Muito grande
assim né O que é que isso mexe com cada um né aqui não precisa ir longe porque a gente tem uma guerra dentro do Brasil né nesse exato momento tem guerras sendo travadas aí na favela né a gente tem uma guerra hoje com relação aos povos originários né como é que tá hoje a demarcação de terra dos povos originários os indígenas os donos dessa terra toda eles têm que negociar para fazer valer a terra que já era deles antes antes do europeu chegar aqui então tem uma guerra acontecendo tem uma guerra uma guerra social tempo
todo tem uma guerra acontecendo e às vezes você é chamado para dizer que de que lado que você você tá de que lado que você tá então tem um lado que é o lado de dentro né que é olhar para dentro né como é que eu consigo olhar esse mundo né o mundo diz né decifra-me o Devoro né É O que dizia a esfinge de Memphis né então ou a gente decifra a gente é devorado por esse mundo né E esse decifrar é esse caminho que vai para dentro né para você encontrar dentro de você
uma razão de ser sua nesse mundo para onde corre a tua alma né onde ela se Man festa onde que é possível né você transbordar o que há de melhor em você no mundo o é é que eu fiz essa pergunta já algumas vezes para outros convidados nossos eu perguntei exatamente o que é o diabo ou o que é o mal manifestado E aí Alguma das resposta que a gente teve falava que isso esse mal ou o diabo Seria o ego seria o nosso ego aham Qual sua avaliação sobre isso eu acho que tem vários
níveis pra gente interpretar e entender isso né então por exemplo e Deus como é que eu vou explicar Deus como é que o o o pequeno explica o grande como é que o peixe pode falar de algo que tá ali do seu aquário como é que eu vou dar o meu entendimento sobre Deus da sua grandiosidade da sua grandeza da sua opulência né esses dias um amigo um amigo perguntou né quem criou Deus quem criou Deus você que já recebeu tantos convidados aqui e já fez Tantas perguntas você já se perguntou quem criou Deus né
um amigo muito querido Tom que é da gravat Tom lá do de Uberlândia dirigente Espiritual do tuto em Uberlândia a gente táa gravando espiritualidade viceral Ele trouxe essa pergunta que que Deus quem criou Deus né que você pensa sobre isso quem criou não você quer que eu responda vamos trocar Deus ele não pode ser criado porque se criado ele fosse criação ele seria então ele não é uma criação de se próprio então ele nunca foi criado ele é tudo que é ele não pode ser criado de alguma coisa porque senão a criação seria ele próprio
ele não poderia cair na própria criação maravilhoso quero entrevistar vocês também adorei né então ele é um incriado ninguém o criou e ele é a nossa a realidade é a realidade 3D né então tudo que eu penso eu penso a partir da minha realidade mas se Deus é o que é então ele transcende a minha realidade ele é anterior à minha realidade Então Deus não está sujeito nem ao tempo e nem ao espaço então ele enquanto entidade é anterior essa linha do tempo ao espaço então é impossível eu defini-lo entendê-lo na sua grandeza Agora se
ele é a causa original de todas as coisas se ele é o criador de todas as coisas eu vou lhe dizer o que me disse o meu saudoso amigo Wagner venezian Costa o fundador da madras editora ele dizia Se Deus é Deus quem é o diabo se Deus criar o criador de tudo que existe então se existe um diabo Deus criou se ele existir ele é uma manifestação de Deus uhum Quem Somos Nós se Deus é o nosso criador nós somos uma centelha Divina nós somos manifestação de Deus então você também vós sois Deuses né
então se dentro de você o teu ego é a tua sombra e você pode fazer a metáfora de que a tua sombra é o teu diabo o teu ego Isso é uma metáfora né Uhum da mesma forma que isto está isso está aí Deus também está né então tudo que tá na criação tá em nós da mesma forma está em Deus então se Deus é Deus quem é o diabo né Talvez uma má interpretação Nossa da presença né dessas questões divinas no mundo do Mistério né daquilo que eu não consigo interpretar o que é inferno
é o desconhecido aquilo que você não conhece é o inferno então e e quem quem Reina no inferno aquele que é o totalmente outro desconhecido Então deve ser o diabo Porque tudo que vem a luz se torna conhecido para mim se eu conheço Deus ele está na luz e quem tá nas trevas Mas quem criou a a luz e a sombra senão Deus então ele tá em todos os lugares né Talvez seja uma má interpretação nossa dos mistérios da criação assim como a gente não sabe o que dizer sobre certas coisas diz que é o
inferno e não sabe o que dizer sobre outras diz que é o diabo e a gente vai criando essas histórias né que histórias a gente tá contando para nós mesmos né então são criações o diabo é uma criação uhum se você não crê nele ele não existe na sua real ade Então é só para isso basta olhar para outras culturas aonde o diabo não existe é uma criação que talvez eh Facilite a da gente entender o desconhecido ou nomear o desconhecido ou não né Pode ser que complique mais ainda o negócio Ah sim mas e
e e falando de Karma Então já vamos entrar um você já comentou alguma coisa sobre o Karma Qual o seu entendimento primeiro conceitual do que seria o Karma e se realmente você considera que ele é uma uma uma energia que flui entre vidas é curioso né porque a palavra Karma ela vem do sânscrito que vem da cultura hindu vem do hinduísmo né Uhum Então a palavra Karma ela quer dizer apenas ação então toda ação é um Karma você uma ação positiva gera uma coisa positiva uma ação negativa gera uma coa coisa negativa mas a ideia
eh popular de Karma como uma conta bancara como um peso não é falar isso é o seu Karma irmão na outra vida você foi muito ruim então agora você tem esse Karma e a ideia de que se na outra vida você foi uma pessoa bacana Agora você tem uma vida boa e se você agora tá passando uma vida ruim cheia de dificuldade é porque na outra vida você pode ter feito alguma coisa que não foi legal então isso é uma teoria muito populista né muito popular acerca do Karma é quase uma distorção do que é
o Karma e é uma teoria muito injusta né porque a pessoa que já tá numa condição de vida difícil já tá numa realidade desafiadora ela ainda tem que sentir culpada porque na outra vida ela deve ter feito alguma coisa que não foi legal junto disso ainda Às vezes vem a ideia de Inimigos de vida passada né Você tem um Karma da outra vida que na outra vida você tinha um inimigo e agora o inimigo tá aqui nessa vida perturbando você Então issoo são são efeitos colaterais de uma de uma doutrina que tá mal encaixada na
nossa realidade contemporânea nós precisamos de outras filosofias outras doutrinas outras maneiras de ver a nossa espiritualidade além de uma filosofia por exemplo a filosofia de Kardec o kardecismo ele é maravilhoso então a gente tem por exemplo figuras como Chico Xavier Bezerra de Menezes a gente tem um histórico de um espiritismo brasileiro que tem um um uma uma uma ação social muito grande e maravilhosa mas a filosofia a doutrina ela é uma doutrina do século XIX de 1850 de Kardec que era um positivista que tem um olhar bastante científico por exemplo na obra de Kardec nada
que a magia funciona então ele desacredita totalmente qualquer processo de magia a relação com deuses com divindades ritual religiosidade Então tem um contexto de época também a doutrina de Kardec como é que a gente olha para essa doutrina com um olhar mais Libertador como é que a gente pode pensar uma filosofia reencarnacionista com uma leveza com uma tranquilidade né Eu acredito que a gente faz parte de um emaranhado de almas assim um emaranhado né que vai encarnando e desencarnando então por que que eu nasci aqui porque eu tô envolto nesse emaranhado pelos meus Apegos por
essas pessoas por identidade por sintonia a gente se identifica então fazemos parte de emaranhados de almas e Em algum momento você consegue por meio de uma expansão na consciência por meio de um olhar de um despertar você consegue transcender aquele emaranhado ou sair daquele amaranhado para um outro lugar melhor alguma coisa assim né mas algo que não traga o peso do Karma como se fosse uma conta bancária né que na outra vida você bateu bateu bateu e agora você nasceu para ficar apanhando Então isso é muito simplório né Isso é uma e isso volta a
um olhar cartesiano Kardec tá numa época de olhar o mundo sobre um viés totalmente né newtoniano cartesiano euclidiano né tudo muito certinho tudo que você joga na parede e volta para você né Toda causa todo todo efeito tem uma causa mas quando você chega na física quântica não é todo efeito tem uma causa né você tem lá o salto quântico do elétron né o elétron tá girando em torno ali do átomo e de repente um ele some ninguém sabe onde ele tá E aí tem a teoria da Incerteza né Ele pode aparecer em qualquer lugar
tem a teoria das realidades paralelas se ele não tá aqui ele tá numa realidade paralela mas ninguém prova isso então é praticamente um mistério né que você tem ali na física quântica E aí ele aparece em qualquer outro lugar ali aquele elétron ele deu um salto né então Aquele olhar mecanicista newtoniano a ideia e de Augusto Conte De que algum dia a ciência teria todas as respostas quando chega na física quântica os cientistas Dizem Não não é possível ter todas as respostas então talvez a espiritualidade ela esteja mais para uma física quântica em que não
é possível ter todas as respostas e Kardec se propunha a ideia de que era possível ter todas as respostas sim porque agora estou falando com os espíritos mas os espíritos que estão conversando com Kardec eles estão dentro de um contexto eles estão ali na França em 1850 e eles estão todos falando em nome de cristianismo porque Kardec escreve O Evangelho Segundo o Espiritismo eu digo que se o Kardec fosse muçulmano ele escreveria O Corão Segundo o Espiritismo Uhum Então aquilo não pode ser uma verdade absoluta é uma verdade local é uma verdade que tem um
contexto se ele fosse judeu Talvez ele escreveria a Torá segundo os espíritos mas se o Kardec fosse indígena não tinha novidade se ele fosse hindu não teria nada para ele escrever então mesmo obra de Kardec que é maravilhosa a doutrina espírita é maravilhosa como todas as religiões e todas as doutrinas mas o nosso entendimento filosófico nosso entendimento espiritual os nossos conceitos e visões acerca da espiritualidade do Karma da reencarnação esses precisam de uma leveza que não carregue o peso do pecado como Karma nem do inferno como trevas ou do diabo como um obsessor porque as
pessoas têm medo de ir numa festa e sair da festa com um obsessor não é possível isso você deixar de viver ou com Karma né sair da festa com karma já é uma um Car espontâneo Mas então você entende que que esse conceito do da causa e efeito dentro da espiritualidade ele ele ela el não funciona ele funciona mas ele não se não pode ser levado como olho por olho e dente por dente uhum porque se você falar que toda a causa e todo efeito tem o mesmo peso e e vai retornar igual do a
mesma força Então você tá dizendo que a lei de causa e efeito é igual a lei de t olho por olho e dente por dente se for igual a lei de talião então o universo a espiritualidade não segue a lei de Jesus de da Outra Face então como é que fica o Karma entre a lei de talião e a lei do amor de dar Outra Face porque aquilo que aquilo que você faz tem a ver com quem você é aquilo que você faz e aquilo que volta para você não volta pelo que você fez mas
volta Por quem você ainda é se você ainda é aquela pessoa que fez aquelas coisas você tá atraindo aquilo para você mas se você tiver uma expansão de consciência e você se tornar uma outra pessoa então já é como se tivesse queimando o Karma então o Karma não pode ser olho por olho e dente por dente a ação e reação Então essa reação ela não volta só por causa da ação ela volta por causa de quem você é esse é esse é o segredo então quando eu falo torna-te quem tu és quando você conseguir manifestar
quem você é a tua alma no mundo já é amor porque na nossa essência nós somos amor se você não consegue expressar o amor que você é na sua essência Divina é porque a gente tem dor porque a gente tem tem mágoa porque a gente tem ressentimento porque a gente teve uma educação agressiva porque a gente passou por muitas situações que perturbaram a nossa mente e às vezes a gente não consegue ser o que a expressão da nossa alma que já é amor né a gente fala muito de evoluir evoluir evoluir evoluir não é nada
mais que você se tornar aquilo que você já é é simplesmente você conseguir se limpar de todas as dores da sua família da sua ancestralidade das crenças limitantes das Visões de tudo que aparece na sociedade na religião da família Quando limpa tudo isso você é uma expressão de amor né que a gente todo mundo o que todo mundo deseja amar ser amado todo mundo deseja Por que que a gente não consegue porque a gente tem dor porque a gente tem trauma Porque a gente já se machucou porque a gente tá tentando se defender estamos tentando
se proteger Então torna-te quem tu és né esse é o grande segredo e é um uma chave de uma espiritualidade assim mais sofisticada bastante contemporânea assim então eu não preciso evoluir para me tornar Jesus Jesus já existe Eu só preciso ser quem eu sou né mas quem eu sou que eu não sei ainda então Preciso me Encontrar preciso me descobrir eu preciso fazer uma viagem mergulhar para dentro de mim entender Quais são as minhas questões me curar delas né E aí E aí a questão do Karma fica pequenininha ó sidarta gutama ele tinha um discípulo
chamado angulata sabe angulimala conhece a história de angulimala então diz que ali naquela região ali da Índia existia um homem que teve um um um mestre muito cruel um mestre muito duro que convenceu a ele que ele precisava ele precisava matar 1000 pessoas e ele já tinha matado 999 Então faltava a última pessoa ali para ele matar ele tava seco né sangue nos olhos para matar essa última pessoa e sidarta gutama o Buda tava passando naquela região ali e todo mundo falou para ele não vá lá porque lá lá tá o homem né o angulimala
o que angulimala eh quer dizer que ele carrega dedos né ele carregava os dedos pendurados das pessoas que ele havia matado não vai lá o o angulimala tá lá angulimala tá lá e ele vai scta gutama quando ele chega angulimala vem para matar ele né levanta uma faca para matar ele e eh e aí eh seart gutama diz é essa é a mão que mata e onde está a mão que dá a vida Hum e e ele e ele corre né do do angulimala e e angulimala diz para ele pare pare então sidarta gutama para
e diz eu já parei E você quando vai parar e diz que da presença desse homem o Buda sidarta gutama esse esse assassino ele teve uma iluminação e ele se torna um discípulo então é possível que uma pessoa assim se torne um discípulo é possível que uma pessoa assim se ilumine é possível você ver Maria Madalena como uma mulher que é uma iluminada incorpora uma entidade que chama Sultão e ele faz umas perguntas pra gente às vezes né Ele pergunta assim eh você acha que Deus ama mais as pessoas que se consideram boas você acha
que Deus ama menos a pessoa que tá no erro você quer que a gente responda isso provavelmente não é só pra gente ficar pensando mesmo acho que Deus não ia ter esse julgamento mas o é só pra gente ficar pensando a questão do a questão do Karma né então o que é que volta para mim não é necessariamente o que eu faço mas eu atraio a partir daquilo que eu sou então a qualquer momento eu posso mudar completamente a minha realidade isso quer dizer que não estou preso a um Karma de vida passada é isso
que eu quero dizer então a pessoa fala ah você tá passando tudo isso porque na outra vida coisa boa você não foi não tudo que você faz você atrai porque nós somos cocriadores da nossa realidade Então a partir de que sentimento eu ccio a minha realidade a partir de qual mindset de qual visão eu crio a minha realidade quando a minha consciência se expande então eu passo a criar a minha realidade de um lugar outro né então isso é um olhar pra vida eh um pouco mais sofisticado do que a ideia de Karma como um
peso como um castigo né E às vezes diz assim ah na outra vida você quantas se fala muito que na outra vida você foi queimada na inquisição ou que na outra vida você foi A Cleópatra ou na outra vida você foi um bandido e Será mesmo que a gente precisa tanto de uma outra vida para definir quem sou agora é porque quem sou agora tem muito a ver com o meu DNA com o meu pai com a minha mãe com a minha ancestralidade com a minha alma com o meu espírito mas é um conjunto de
coisas a a história do ângulo ângulo mala então só só pra gente concluir a ideia é que que mesmo ele tendo matado 999 pessoas contol iluminação a partir do momento que ele muda ele se ilumina que ele vira uma outra pessoa o Karma Deixa de existir exatamente ele queima queimou o Karma mesmo tendo 999 dedos ali na no colar dele é isso é isso que diz porque ele virou outra pessoa é isso que diz esse olhar né irmão não tô falando de ponto de vista social também não tô falando para você perdoar todos os namos
deixar claro né não tá falando do conceito espiritual da coisa Claro clar de um ponto de vista espiritual né então ele eh ele pode encontrar iluminação isso não quer dizer que ele tá livre da responsabilidade do que fez das leis dos homens é das leis em geral né porque uma pessoa que comete um crime Então ela tem uma responsabilidade social e existe uma maneira de com que isso é lidado na sociedade mas mesmo assim ela pode Em algum momento encontrar algo dentro dela né de uma paz né então como é que encontra isso né como
é que porque a gente também precisa desse lugar né a gente tá falando de uma situação extremamente radic cal por quê Porque Por muito menos a gente pode est se sentindo culpado na vida uhum uhum então é um pouco sobre isso assim sabe quantas pessoas se sentem culpadas por algo que fez na outra vida que nem sabe o que é quantas pessoas se sentem culpadas pelo que o pai fez a mãe fez quantas pessoas se sentem culpadas por não terem aprovação de alguém né e a gente vive numa sociedade de uma moral no moralismo às
vezes muito pesado então quantas pessoas sentem culpadas por não conseguir seguir algum padrão moral então é sobre esse ponto de vista assim né Não acho que a quando você muda quem você é aham não acho que tá tá bem claro a história do angul mala é uma é uma história absolutamente extrema mas assim reflete isso que o que o que o al tá comentando desse ponto de vista aham não muito legal você quer falar alguma coisa vamos sim muito bem am muita história desculpa po fal tem muita história assim né Jesus andava com bandido Jesus
andava com prostituta Jesus andava com cobrador de impostos né É então Jesus ele vem da Periferia para e ele traz a mensagem dele paraas pessoas que estão na marginalidade né mas o que é essa marginalidade quando você já nasceu dentro dela então a espiritualidade ela não tá aqui para julgar Ela tá aqui para acolher e ela tá aqui para transformar né Santo Agostinho conta que tinha uma vida totalmente desregrada antes de se tornar totalmente Cristão São Cipriano era considerado um bruxo antes de se tornar um santo Então as histórias que a gente tem de pessoas
que alcançam um nível de espiritualidade muito grande mas que em algum momento da vida viveram viveram uma realidade que era totalmente mal Vista pelos demais e você é a mesma pessoa mas passou por uma transformação assim né Por uma expansão de consciência alguma coisa te tocou então é um pouco sobre isso mas a visão cármica e às vezes um moralismo Espírita que existe hoje no Brasil tamb às vezes condena a pessoa pela pelo estilo de vida dela né agora o estilo de vida de uma pessoa hoje 30 anos atrás seria mal visto né então o
que que a gente tem de estilo de vida da nossa afetividade né estilo de vida de como é que a gente se relaciona então a cultura muda né então o que seria um olhar atemporal pras nossas questões é um olhar que tem que colocar de lado as questões de moralidade Então a gente tem questões de ética né eu respeitar o outro absolutamente né Ah sim muito bom deixa dar um recado aqui da hiperconsciência escola iniciática da mjam tem o telefone aqui tem o Instagram tem o QR Code aqui você pode escanear lá e conhecer o
que que essa escola vai oferecer para você um conhecimento para abrir e fechar portais Na Linha Do do tempo com segurança e desenvolver a sua mediunidade de uma forma segura né que é muito importante isso né os caminhos das egrégoras ancestrais e explorar os mistérios taoístas Então você vai se juntar lá a escola da monj Mô e outros mestres nessa jornada de despertar espiritual que vai começar agora para você então visite o site para inscrição em cursos abertos maravilhosos a jornada para o seu despertar espiritual hiper dragões hiper oráculo dos dragões e hiper AK participe
de vivências presenciais em São Paulo e agende um encontro especial com a monja para a orientação pessoal a evolução da sua consciência aguarda você hiperconsciência Escola iniciática Viva essa jornada então todas as informações aqui e quem tiver alguma dúvida tem o episódio completo com a mon Jam que Mou completamente a sua vida né se tornando uma monja ali então vá atrás disso se você tá perdidaço na vida aqui ó é uma bela dica que eu deixo para vocês muito bom só para e pessoal tá falando que eu tô me escondendo atrás do microfone aqui ó
eu tô é desse microfone é que acontece estou muito inchado porque eu vou perê meu maxilar por conta de bruxism na infância e adolescência Olha bruxismo é aquela coisa que você fica rangindo os dentes assim ó enlouquecidamente à noite porque está perturbado tem a foto dele aí Gabriel ou não se já já você acha que é porque tá perturbado não sei a explicação do bruxismo né bruxismo É não tem tudo bem é psicológico né uma coisa é ansiedade pode fazer aqui uma cura pro al que isso é legal porque muita gente sofre de de bruxismo
que disso a minha esposa também tem bruxismo né É qual que é o Se eu soubesse a cura já tinha curado ela é então foi isso Eu Eu operei por causa do maxilar por causa do bruxismo aqui não tem muita gente tava duvidando que era ao vivo porque eu mostrei você lá na cirurgia que foi Sábado né É foi minha cirurgia foi sábado aí você tava lá com a cara toda estrupada e tal aí o pessoal falou n Esse programa é gravado Esse programa é gravado não é gravado ele ele tá se escondendo e falando
assim da bocaa Ó a foto ali ó eu ali poar pode pô no ar ali em cima de mimes lá eu ali na mesa de cirurgia operando aqui é mas agora não dá pr ver não não agora só você que percebe irmão meio não só você que percebe igual quando a gente tiver no dentista acho que todo mundo meadinha ali é isso ô Alê falando então de vidas passadas o quanto as vidas passadas podem interferir se é que interferem segundo sua visão seu entendimento nessa nossa vida atual ó que interessante né Eu tive uma época
que eu fiquei muito interessado assim de vidas passadas sabe E aí fiz várias regressões Uhum E aí eu tive um período assim muito grande que toda noite eu sonhava com a vida passada minha aí comecei a sonhar uma vida passada tipo em capítulos assim ia passando à noite quando dormia no sonho eu ia vendo aquela vida inteirinha aí fiz várias regressões fui vendo outras vidas fui quase que catalogando assim várias vidas passadas e aí em algum momento em algum momento eu entendi que aquilo que eu estava vendo como vida passada poderia ser a vida passada
de um ancestral meu que tá aqui no meu DNA ó Ah sim sim tá aqui em mim então o que eu achava que era uma outra vida minha poderia ser uma outra vida de um ancestral meu então não é uma outra vida minha mas uma vida passada de um ancestral Meu ela me influencia tanto quanto uma outra vida passada minha uma vida passada de um ancestral meu também é uma vida passada minha mas não é uma vida minha passada no contexto Espírita E se eu tô passando determinada situação desafiadora e eu creio na doutrina de
reencarnação e de causa efeito minha mente é capaz de criar uma vida ada para dar uma explicação do porque é que eu tô passando por essas coisas aqui então primeiro a gente tem uma construção da ideia de uma vida passada e de quantas pessoas sofrem por acreditar numa vida passada ou quantas pessoas ficam apegadas a querer saber o que é que eu fui na outra vida para tentar explicar o momento presente e eu acho que a maior beleza da vida é o encontrar razões do momento presente no agora porque se eu ficar procurando razões numa
vida passada se eu ficar procurando razões eh em outros lugares que não é o agora eu posso cair numa situação fatalista né com comodismo de achar que Ah então a minha vida ela vai ser isso mesmo porque a vida passada explica porque que a minha vida agora tá sendo assim né então se eu encontrar uma razão no agora eu me empoderou de fazer da minha vida o que a minha consciência é conta de realizar então acho que é muito Libertador você até acreditar que existem Vida vidas passadas mas não se prender ao que aconteceu no
seu passado para definir o seu presente ou o seu futuro mas o o É só curiosidade assim o que que você encontrou de de de interessante nessas nessas suas regressões não sei se é muito íntimo enfim mas se você quiser compartil pode perguntar eu encontrei uma vida encontrei uma vida passada encontrei vida passada que eu morava numa eu morava numa comunidade assim não sei se você viu o filme Conan O Bárbaro Você lembra daquele filme Con Bárbaro e tinha uma invasão acabava com toda aquela com a família dele com aquele eu vi que eu morava
num lugar parecido com aquele assim antigo sabe e e não sei se era meio Celta se é meio nórdico E aí teve uma invasão mataram todo mundo e aí mataram os meus pais também e o meu pai ele era tipo um sacerdote assim da comunidade e eu fui escravizado e aí eu me vi naquele Sabe aqueles Navi naquelas galeras remando e eu me vi isso isso é que sonhei muitas noites me vendo remando remando remando remando E aí naquele naquele navio tinha um tinha uma pessoa naquele navio que tinha uma espiritualidade muito forte assim dentro
daquele navio que era muito respeitada E aí identificou isso em mim e fez com que eu fosse solto fosse liberto quando esse navio aportou numa cidade assim mas eu passei boa parte anos e anos ali remando então uma vida de de remador né ficava ali remando mas uma história muito complexa assim muito bem formada eu vi uma outra vi uma outra vida que seria uma outra vida minha e já nem importa se aconteceu Se não aconteceu porque são só histórias são histórias que algum momento eu contei e que agora eu desconstruo para mim hoje falar
disso é igual a falar que eu li um Gibi alguma coisa assim porque eh não explica quem eu sou agora mas vi vi uma uma outra vida não sei se você viu aqueles templos budistas no Cambodia que fica no meio da Mata assim um temp eu vi uma que eu morava num num lugar daquele assim era uma coisa uma parada meio monge budista assim e aí vi umas outras encarnações mais diferentonas assim muito curiosas também mas hoje eu acho curioso porque eu mesmo hoje já não faz muito sentido para mim acreditar que eu sei como
é que foi uma vida passada minha mas em algum momento na minha vida eu acreditei que nossa eu conheço uma vida passada minha que foi assim e hoje eu at a maturidade de dizer Pode ser Ou pode não ser e na verdade não faz a menor diferença se foi ou se não foi porque a única realidade é o agora Uhum Então isso me dá uma maturidade Uma tranquilidade também de falar pras pessoas vamos se libertar um pouco dessa ideia de querer saber da vida passada porque a gente não sabe nem do nosso presente né mas
mas só e é curiosidade tamb mas essa história do do que você era arrador do navio você sonhava com isso eu sonhei durante muitas noites assim durante um tempão e aí toda noite eu sonhava que tava lá era como se fosse encaixando Como se eu tivesse assistindo um seriado assim que ia contando que ia passando que ia fazendo você cada sonho você tinha mais um pedacinho da história a história se repetia eí às vezes Tinha um pedacinho maior um pedacinho menor e aí aquilo foi construindo como quem assiste um tá assistindo uma série assim né
Muito curioso era era aflitivo para você isso ou você ficou de boa assim se acordava meio não era muito tranquilo mas tinha uma identificação né tinha uma identificação com aquela história assim aquela história parece algo forte para mim agora não é mais você vê eu incorporo essa entidade o suão e as pessoas perguntam PR ele das vidas passadas dele fala onde você viveu como é que é sua história qual foi sua vida ele fala assim olha se eu tive muitas vidas e eu resolv te contar uma você vai achar que eu sou aquilo Uhum Então
nós somos muito maior do que as histórias que a gente conta então qualquer história de uma vida passada em vez de me libertar ela me limita uhum qualquer história de vida passada me limita porque ela começa a me definir definir que eu sou aquilo né Você conhece o de cali Gibran a história como me tornei de cibran ele diz sabe a passagem só de nome cibran tem um um texto que diz como me tornei louco e quem me contou isso pela primeira vez foi o Felipe Rocha que teve aqui com você chamando R meu amigo
queridíssimo diz que antes que os deuses houvessem nascido Eu já havia vivido milhares de encarnações 7000 vidas e eu guardava as minhas máscaras as minhas sete máscaras que eu usava elas nas minhas vidas e nas minhas encarnações mas um dia acordei e quando fui tomar uma das máscaras Qual foi minha surpresa elas haviam sido roubadas roubaram as minhas máscaras então eu esbravejei bandidos cruéis ladrões roubaram as minhas má máscaras e eu saí pela rua esbravejando e gritando roubaram as minhas máscaras ladrões roubaram as minhas máscaras e do alto de uma casa uma criança que me
observava gritou é um louco Este é um louco e eu na minha Ira Me virei para responder à altura e quando me virei então pela primeira vez a luz do Sol beijou a minha face [Música] nua e eu pude então dizer Benditos Benditos aqueles que roubaram as minhas máscaras e assim me tornei louco e nessa loucura encontrei a liberdade a liberdade de não querer mais ser compreendido porque quem te compreende escraviza um pouquinho de quem você é então a gente querer encontrar outras encarnações explicar outras encarnações contar outras histórias de encarnações é uma maneira de
tentar definir quem nós somos e quanto mais nós definimos o que somos mais limitados nos tornamos porque eu continuo repetindo histórias sem me dar conta que eu sou maior do que todas as histórias que eu posso contar inclusive as histórias dessa vida sou maior então nenhuma história me define nem desta nem de outras vidas por isso eu prefiro caminhar sem nenhuma história de outras vidas embora em algum momento eu li a jibi depois li livros e entendi que agora o que importa é a consciência Então as vidas passadas de repente podem até limitar alguma coisa
nessa vida né você fal Você às vezes pode pegar essa aflição do seu caso do barco e e e você ficar aflito por uma coisa que não tem mais sentido neste momento né é Não tem absolutamente nenhum sentido e ao mesmo tempo para algumas pessoas existe uma terapia de regressão a vidas passadas que pode ali pontualmente dentro de uma terapia fazer sentido pra pessoa se libertar de alguma fobia de alguma dor Então existe também tratamentos e olhares para vidas passadas né desse ponto ponto de vista com um olhar às vezes muito religioso às vezes muito
Espírita às vezes mais Libertador mas ainda assim se a gente puder transcender todas as estruturas dogmáticas e que nos prendem que nos oprimem por meio de doutrinas e Construções teóricas Eu acho que o lugar é consciência né Uhum Então eu tô aqui muito mais para me libertar das vidas passadas do que para resgatá-las trazer problema né acho que é isso é um olhar assim mais contemporâneo eu penso sabe um olhar mais Libertador né a pessoa quando descobre o espiritismo a pessoa quando descobre a Umbanda A pessoa quando descobre Ah eu tive vidas passadas às vezes
ela fica muito fanática por descobrir as vidas passadas como se assim ela fosse descobrir melhor quem ela é mas descobrir quem sou é um movimento de olhar para dentro né de silenciar a mente e sentir a nossa alma o nosso coração é algo maior né muito transcendente você descobrir vida passada ou você ter revelações de quem você foi em vidas passadas não muda quem você é hoje mas se você olhar para dentro para descobrir quem tu és e manifestar a tua Essência a tua fonte original do criador em você no mundo isso pode mudar a
sua realidade o seu destino vai mudar Com certeza se fizer esse trabalho já é né Aham já é tá convidado para fazer espiritualidade viceral comigo irmão é aliás convida todo mundo tem muita gente assistindo pros seus cursos que aliás e é você tinha me contado às vezes eu eu conversei com você na hora que a gente estava jantando lá e aí me confundo você não falou isso aqui pras pessoas ouvirem o curso em 99 é eu sou ministrante do primeiro curso teórico de teologia de umbanda né desde 1999 esse curso foi idealizado em 1996 pelo
meu saudoso amigo companheiro mestre irmão Ruben saracen eu fiz parte da construção dessa teoria da organização do programa do curso também participei Então sou ministrante de um curso livre de teologia chamado teologia de umbanda que é ministrado por mim no Umbanda EAD esse curso é o único curso de teologia de umbanda que pode ser reconhecido como curso de extensão Universitária é reconhecido pelo MEC e pode ser eh adotado como curso de extensão Universitária e na semana que vem nós vamos ter uma semana gratuita que é a semana teologia de umbanda é uma semana inteira de
degustação sobre esse conteúdo que é o melhor e mais importante curso de formação religiosa umbandista a teologia de umbanda então no meu Instagram Alexandre cumino ou no Instagram Umbanda EAD você tem lá um link de acesso para você se cadastrar E participar da semana teologia de umbanda que é a semana onde abre a nova Turma de teologia de Umbanda A Turma 26 que vai abrir na semana que vem e também sou ministrante de um curso chamado espiritualidade viceral que o link também tá no meu Instagram Alexandre cumino esse curso da espiritualidade é um curso de
Sabedoria de consciência de expansão na consciência de alcançar esse lugar e a teologia de umbando é o curso de formação umbandista pra pessoa entender Quais são os fundamentos dessa religião e quem são os orixás O que é direita O que é esquerdao o que é incorporação que é mediunidade Porque que a entidade fuma porque que entidade bebe toda essa liturgia essa ritualística de umbanda ela explica fada no curso de teologia de umbanda que um curso maravilhoso ministrado por mim desde 1999 e online do Umbanda EAD desde 2011 Então para isso eu tenho formação né em
Teologia livre com Ruben saraceni e tenho formação de cientista da religião fui dirigente espiritual frente de terreiro por 25 anos preparei muitos médicos sou autor do livro Exu não é diabo e como já diria eu no último programa e nada disso me define né irmão muito legal e eu acho interessante que tem um reconhecimento do MEC acho que isso é inédito aqui nesse programa né Possivelmente é inédito então é muito legal serve como um curso de extensão né gratidão em parceria com meu meu irmão meu amigo Rodrigo Queiroz que é o CEO aí do um
bandad que idealizou um bandad já em 2006 né então é a obra de uma vida né minha e dele aí um bandad é muito leg feliz gratidão então é o seguinte a gente vai colocar os links dos cursos aqui do do al do vídeo Então quem quiser já pode clicar aqui eu vou vou pegar lá no seu Instagram e eu vou colar na descrição aqui da da Live que vai ter a gente tá com mais de 3.000 pessoas assistindo agora então que coisa boa você vai ganhar milhares de alunos aqui hoje então já põe aí
semana teologia de umbanda e espiritualidade viceral vai ter a degustação grátis lá quem já curtir já faz eu vou fazer porque é muito legal ter um curso do Mac reconhecido uhum muito bom ô e só só para concluir você você tem um um centro seu um lugar físico que você atende que você faz rituais incorporações terreiro como é como é que funciona eu tive terreiro aberto por 25 anos né então comecei em 1995 e foi até a pandemia quando chegou na pandemia eu entendi que a minha missão de ter um terreiro aberto essa missão já
foi concluída né então hoje eu tenho um terreiro particular onde eu recebo a minha família os meus amigos onde eu recebo alguns mentorados Então hoje eu dou hoje eu Ministro a teologia de umbanda eu Ministro a espiritualidade viceral eu Ministro alguns encontros e de mentoria particular e também de mentoria coletiva no meu Instagram também tem lá é um contato paraa mentoria particular e tem um grupo de WhatsApp para as pessoas que se interessam por tudo que eu tô fazendo né então hoje eu eu atuo muito mais de maneira online assim de forma virtual e no
presencial eu tenho uma comunidade pequena e restrita que nem tem nem teria estrutura para receber muita gente de fora assim mas que recebo os amigos lá porque a minha espiritualidade ela é muito viceral ela é muito manifesta né então tenho eu tenho relacionamento com essas entidades que a gente chama de guias espíritos o Caboco preto velho Exu pomb gira Eu tenho um relacionamento de família então eles me visitam né então frequentemente eu recebo a visita deles eu chamo eles para me visitar a a gente troca e é um aprendizado constante então isso acontece dentro do
ambiente que é um estúdio né Eu tenho um estúdio onde lá também é o meu terreiro minha biblioteca meu escritório e para quem quer um contato mais particular ou mais pessoal comigo essa mentoria particular ou mentoria coletiva para e entender esse olhar contemporâneo a espiritualidade viceral e pra umbanda né esse curso que é o mais importante o primeiro curso teórico de Formação né livre de umb que é teologia de umbanda e no Umbanda AD que é uma felicidade uma alegria Porque a gente já preparou milhares e milhares de pessoas dentro dessa formação desse estudo aí
né de dirigentes espirituais de médios e sacerdotes né eu também ministrei sacerdócio de umbanda por muito tempo eh formei centenas de sacerdotes e milhares de médios de incorporação então isso então a minha fala ela vem de um lugar de uma expertiz de uma experiência né de mais de 25 anos assim de prática intensiva e ostens da incorporação e da espiritualidade da umbanda né Muito forte é uma realidade né tudo que eu falo e não tá alicerçado numa crença mas tá alicerçado no que é em mim Uhum E essa entidade que você incorpora que é o
Sultão não tá mais aberto maravilhoso tá aberto para quem faz parte do meu convívio do meu dia a dia né ele já esteve aberto ao público por 25 anos agora já fez na missão dele é tá mais restrito a um círculo íntimo assim de pessoas que convivem comigo ou que estudam comigo um acess a essa intimidade né então eles essas entidades hoje elas fazem parte de uma intimidade da minha espiritualidade né Muito bom eu queria tirar uma dúvida agora com com Alexandre que aqui no no nosso estudo a gente tem um altar né que você
montou um altar eu nem sei se eu vou falar o nome certo da entidade que acho que é er é isso é é um nome que vem tradição do Candomblé né então o ê é o estado infantil de um orixá quando a pessoa tá sendo preparada para sua iniciação no candomblé mas esse nome é adotado na umbanda para identificar as crianças que incorporam na umbanda que também são chamado de cosminho de cos Damião da festa de cos Damião e que tem a regência de um orixá que é ibej às vezes também é chamado de ibej
que são os orixás gêmeos que representa essa forma infantil assim né aí a gente colocou aqui na entrada alguns do algumas balas aí isso tem algum sentido para atrair crianças ou espíritos de crianças isso tem sentido pra Umbanda colocar doces e balas é uma tradição umbandista de fazer uma festa de cos Damião onde os médiuns incorporam a suas crianças que não é a sua criança interior né é uma entidade infantil essa entidade infantil não é necessariamente alguém que desencarnou criança mas é um ser infantil de alguma outra realidade que a gente nem sabe explicar de
que é mas que quando tá incorporado tem um comportamento infantil né que é um comportamento de uma pureza assim que a gente já perdeu essa pureza né então e quando eles incorporam é muito comum eles pedirem bala doce refrigerante né legal então é interessante s c da amão né Traz essa energia al Anes de serrar que a gente pode falar da vivência né que a nossa amanhã o episódio é do exilados de Capela mas ele é gravado porque nós vamos estar preparando a vivência Paranormal ali que é no sábado que é no sábado tem toda
a montagem do cenário nosso querido sherminator vai estar lá montando o telão de 12 m e tudo mais 15 ele aumentou e aumentou mesmo que era assim agora ficou maior mais Wide Então pode colocar e Gabriel até o CR code mesmo então é a última chance que você tem o CR code mesmo não sei nem se a programação é a última chance que você tem de comprar Vai ser sábado agora dia 4 de novembro e aquela Você vai assistir online Os ingressos estão esgotados presenciais estão todos esgotados vai ter o guru vai ter Yuri Melin
vai ter o Alex Terminator Carmen balesteiro vai ter o Saulo caldeirão Marlus Paiva Júnior legras vai ser o dia inteiro comprou o ingresso online aqui é a última última chance é hoje então compre o ingresso online comprando um você recebe o outro então você pode presentear uma pessoa que você ama você pode dar para um inimigo para ele se converter a espiritualidade livre você faz o que você quiser com o ingresso que você vai ganhar então comprando um você recebe o outro é agora nesse sábado online não vai passar em lugar nenhum YouTube não vai
ter Instagram não vai ter tiktok não vai ter só para quem comprar o ingresso online pelo zoom você vai receber a senha bonitinho Vai ter sete dias para assistir eu moro nos Estados Unidos no Japão na Europa sete dias para assistir vai ganhar imersão um vai ganhar imersão dois de brinde e a três Você vai assistir ao vivo ou em sete dias que você vai ter lá é isso mesmo querido guru maravilhoso esse evento né Carmen balesteiro muito querido aí muito legal conexão saint-germain é total Man vai ser muito legal então aproveite ali ó e
compre seu ingresso online Os ingressos físicos estão esgotados faz quase mais de um mês já né então é o o Alé inclusive tá tá convidado para ir e tá convidado inclusive para fazer uma imersão com a gente no futuro né o dia que ele quiser a gente combina direi Quais dias que é é sábado agora sábado agora ah sábado agora eonde vai ser Qual que é o endereço lá aqui do lado do aeroporto de Congonhas aqui no no Brooklyn na viira de Mor eu moro no Brooklyn ah ol maravilhoso então Sábado me dá o endereço
aí passa tudo direitinho para mim quem sabe D um pulo lá Maravilha é é um super Vip lá para você aí vai tá vai ter o pessoal lá tradicional o pessoal mais novo como nós e vai ser muito legal é isso aí querido guru Então é isso fizemos um episódio maravilhoso Aproveitem bastante compre a vivência as camisetas da insider são maravilhosas lindas o sherminator agora está insider todos os dias insider zado eu também é maravilhoso para quem me encontra na rua tem gente que fala você tá de insider aí eu falo tô Eu sempre tô
de insider é muito bom o o o alumino tem os cursos mais a gente vai colocar na descrição agora Aproveite exatamente que é é muito muo é dedicação de uma vida né é um negócio ou de várias vidas né ou de várias vid sem sofrer é várias vidas sem Karma Sem problema se tiver o Karma não não afetou Queimou tudo já está queimado aqui para trazer meus livros acho que da outra vez eu também esqueci às vezes eu fico meio distraído com isso né de trazer livro mostrar as coisas tudo e tal tá mas é
uma honra est aqui um prazer eu quero agradecer muito essa oportunidade e quero mais uma vez dizer Nossa a quantidade de pessoas que que me falou da nossa outra entrevista né que gostou muito então é muito especial est aqui com vocês viu Muita gratidão mesmo a gratidão é Nossa noss S só quero só comentar uma coisinha bem rápida é só chamar que eu venho o é que mandaram um super chat que a gente na realidade recebeu dois da da Maris Gurgel que M conheço a da Maris Gurgel já fez mentoria comigo a minha aluna Ah
que bacana Ótimo então um beijo para ela e o Alan Ferreira mandou uma pergunta sobre aasc mas aasc é um tema acho que é muito profundo É acho que para ele responder agora Mas de repente ele volta um dia só para falar de aasc talvez porque as pessoas sabem que eu tenho uma proximidade muito grande com as medicinas da Floresta né relação com a aia oasc que começou em 2004 eu tive experiência com aasc e experiências desde um mestre boliviano um Maestro que é o romã tive experiência com o panchin que vem que vem eh
do Povo shipibo né que tem uma vida totalmente dedicada a iasca tive experiências também eh com alguns povos tradicionais originários com alguns pajés aqui eh então Eu tenho um histórico muito feliz com a iasca e tenho um histórico muito feliz com outras medicinas também da floresta com muitas delas que me tocam muito né e as medicinas da floresta Elas abrem a nossa espiritualidade para além das religiões né porque quando abre a tua visão e quando você se relaciona de forma Direta com a espiritualidade aquilo não cabe mais em nenhuma caixa nenhum rótulo nem nada uma
espiritualidade muito forte né então eu tive relacionamento com entidade e com seres e com deidades por meio da easc e por meio de outras medicinas que não cabe por exemplo na estrutura da Umbanda só pra gente ter uma ideia então isso ajuda para que eu tenha uma espiritualidade que possa ir além das religiões e encontrar isso em mim e aprender né a respeitar toda a diversidade espiritual que existe dentro da humanidade né toda ela é boa quando dá um sentido paraa nossa vida e ajuda a gente a se tornar uma pessoa melhor pra gente mesmo
né maravilha então é isso aí então sabadão estaremos vendo vocês ao vivo vamos tirar fotos vamos conversar vamos aprender vamos ver todas as conexões de várias Vertentes possíveis vai ser muito legal vai ser incrível então vocês que assistem tanto na Europa ó aproveita para comprar online vocês têm Euro vai ficar muito mais barato então aí ótimo para comprar para quem tem um dinheiro forte para quem no Brasil também vale é um investimento que você faz na sua vida assim como o curso do Alê porque muitas pessoas que vieram aqui Alê falaram assim nossa o Alexandre
mudou muito a minha vida legal a a a kem que veio da convidados né convidados que vieram todo mundo aprende muito com você a kem gash é uma das maiores tatuadoras do Brasil foi ela que me tatuou todas as minhas tatuagens são da kem gash que tá aqui em São Paulo em Moema é incrível maravilhosa recebeu aqui o Mena que é um amigo meu querid mesmo somos CAD literalmente eu Mena recebeu aqui o o Felipe Rocha do chamanes r r que é um amigo queridíssimo também de alma meu recebeu aqui o Murilo gana você recebeu
tanto amigo meu aqui em casa mesmo aqui mais amigos seus aí muita gente boa mesmo então é isso aí maravilhoso Aproveite a imersão é sábado transforme a sua vida mesmo aqui ó Última Chance amanhã o programa de exilados de Capela é gravada nós vamos falar disso então Compre agora e viva feliz para sempre que você vai ser muito feliz com espiritualidade livre que é o que o Paranormal prega não é meu querido sherminator é isso aí que se recuperou muito bem tá com a boca maravilhosa estou com um queixão gigante ele ele ainda ele aa
vocês não estão vendo eu vou filmar Ness ele tá com fio ainda da C fiu aqui tem um tem pontos aqui aí no meu queix a É parece um pedaço de barba longa assim mas é um fio da cirurgia o Alexandre Terminator er o nosso gay Guerreiro ele não desiste nunca ele não desiste nunca muito bem então tudo isso acontece deixem um like é muito importante se o Alê quiser deixar suas últimas eh palavras aí considerações finais uhum a minha gratidão profunda por todas as pessoas que de alguma forma fazem parte da nossa vida que
nos atravessam a toda a espiritualidade que nos ampara né que a gente possa sempre ver a nossa vida como algo maravilhoso como um presente encantador que a gente possa fazer nossa vida o nosso mestre que todas as situações da vida possa sempre nos ensinar como a gente se tornar uma pessoa melhor que cada uma das pessoas que nos assiste possa fazer esse mergulho para dentro delas mesmas para revelar né o poder e a potência máxima da sua alma no mundo que a gente possa encontrar essa paz dentro da gente assim e que a gente possa
ser no mundo a paz que a gente busca né que a gente possa transbordar isso e que a gente possa colorir os nossos dias e inspirar porque a única pessoa que a gente pode mudar é a gente mesmo né então que a gente possa que a criança que a gente foi possa ter orgulho do adulto que a gente é e que a gente possa continuar brincando se divertindo encantando os nossos dias e das pessoas que a gente ama que a gente possa perdoar rápido e a gente possa continuar amando sempre com essa pureza de criança
assim na vida embora a gente tenha toda essa complexidade né de realidades que nos atravessam que a gente possa caminhar com os pés firmes da nossa verdade que a gente possa fazer da nossa Verdade a única Doutrina do nosso coração o altar e do nosso corpo o único templo aonde habita O Sagrado que é a nossa alma animada por Deus gratidão a saravá Namastê eus maravilhoso então finalizamos com chave de ouro e tudo isso acontece meu querido Alexandre germinator por porque o amor nos conecta até a próxima gratidão [Música] no [Música] [Música] [Música] e [Música]
[Música] [Música] [Música] [Música]