Documento de Araxá (Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil)

37.64k views2313 WordsCopy TextShare
Profa. Dra. Tiana Borba
Oi Pessoal! Hoje nosso vídeo vai trabalhar o documento de Araxá, que é o primeiro documento produzid...
Video Transcript:
alguns de vocês espero que sim hoje nosso vídeo é trabalhar com o documento de acha confira o vídeo logo após a minha [Música] falar do documento ea chá é primeiramente nós precisamos nos reportar ao movimento de reconsideração do serviço social que é um movimento que acontece em toda a américa latina mas que nós vamos fazer é que nós já fizemos um vídeo escutei nisso faz um recorte do novo idea conservação no brasil em breve nós faremos um vídeo a respeito desse movimento na américa latina também então pra iniciar a nossa discussão já faz uma recomendação
que vocês leiam o livro serviço social filosofia das origens a anusha esse livro aquele que vai discutir a geni do serviço social até o momento de relaxar e considero esse um dos melhores livros é um dos livros mais didáticos para entender toda fundamentação teórica no serviço social a anatel até o documento de araxá certo bom pra que a gente entenda o documento de araxá é importante primeiro nós compreendamos que é o documento de araxá ele é fruto de um ciclo histórico do movimento de conservação que é o ciclo histórico da perspectiva da modernização conservador o
documento de araxá ele é fruto do seminário ele achar que acontece dentro da modernização conservadora do serviço social vocês devem saber que o movimento reconceituação serviço social ele tem três ciclos estamos modernização conservadora é a atualização do conservadorismo e movimento de intenção de cultura então seminário ele acha que ele está dentro na modernização conservadora do serviço social que é o primeiro ciclo histórico do movimento reconceituação serviço social no brasil certo essa modernização conservadora ela vai trazer um processo de repensar da encrenca mais baixos já adicionaram serviço social desta base tradicional ligada à igreja nós vamos
começar a fazer um processo de revisão de auto-reflexão da poção embora o núcleo ainda um conservador nós vamos modernizar nos do ponto de vista das técnicas de intervenção mas o arcabouço teórico e ideológico continuará sem um salvador que sugiro é um é que vocês assistam vídeos o movimento é conseguir nossa que bom de tudo isso o movimento de reconciliação especificamente a modernização conservadora vai trazer um seminário que é o seminário de araxá esse vai ser o 1º seminário de teorização do serviço social então nesse seminário os profissionais de serviço social vão buscar uma teoria para
o serviço social visto que nós não temos uma teoria nós temos uma filosofia calcado na filosofia lição margem há quem tome nota o mesmo na nossa ligação doutrinária lá com serviço social tradicional que então o seminário de araxá ele vai ser seminário que vai trazer uma teorização para o serviço social que vai buscar a estudar a metodologia no serviço social e vai ser promovido porque ele vai ser promovido pelo cb sisu que é o centro brasileiro de comparação em intercâmbio de serviços sociais neste neste momento nesta reunião vão ser convocados 38 as redes sociais para
uma semana de estudos sobre a atualização do serviço social que acontece de 29 a reunião de 19 a 26 de março de 1967 em araxá minas gerais por isso o nome araxá os cds's ele preparou cinco roteiros de discussão ao centenário então procurou trazer uma pauta para que os assistentes sociais ali os 38 pudessem discutir e encontrar esta teoria em conta esse processo de interiorização do serviço social e neste roteiro nós temos um roteiro para discutir sobre o conceito de serviço social começou a se repensar pensar qual é o conceito que é o serviço social
qual é a sua natureza em segundo lugar discutir sempre social nome caso em seguida o serviço social do grupo em quarto lugar o serviço social no trabalho com as comunidades e por fim a discussão sobre a administração de programas então foram esses os cinco eixos de discussão no seminário ele acha após os estudos discordâncias concordâncias de barras e reflexões o seminário produziu e publicou que a gente conhece como documento de araxá neste documento nós vamos ter abstido ição desses 31 em participantes ea gente vai saber e ongs vêm das universidades que eles vêm e eu
sugiro que quem tiver o livro busca na página 148 é este é este retrato a respeito dos participantes então nós não ser dez participantes formados na faculdade de serviço social da pontifícia universidade católica de são paulo 9 da 1 da faculdade de serviço social da universidade católica do rio de janeiro dois formados pela faculdade de serviço social da confissão universidade católica do rio grande do sul do porto alegre dois formados pela faculdade de serviço social da universidade estadual do rio de janeiro um formado pela faculdade de serviço social da universidade federal do pará em belém
um formado é pela faculdade de serviço social da universidade federal de juiz de fora em minas gerais um formado pela faculdade de serviço social da universidade católica de salvador e informado pela faculdade de serviço social da universidade federal do rio grande do norte em natal mais um formado pela faculdade de serviço social da universidade do maranhão um formado pela faculdade de serviço social santa catarina em florianópolis e informado pela fa cup pela faculdade de serviço social da universidade federal fluminense fluminense e niterói observem que o maior número e assistente social sai no brasil presente são
das pontifícias universidades católicas nessas universidades com a vinculação com a igreja e essas pessoas vão buscar nesse seminário uma metodologia mais adequada para a inserção do serviço social a lógica do desenvolvimento lembrei os times a modernização conservadora que é o ciclo histórico em que esse seminário e este documento está inserido ela busca trazê lo é uma teoria que a deco ao sul serviço social ao desenvolvimento nacional na loja do desenvolvimento porque neste momento histórico no serviço social para ser utilizado como um aporte para o desenvolvimento do estado que é neste momento bem numa perspectiva voltada
para o desenvolvimento então a busca central neste seminário é encontrar uma metodologia adequada para a inserção do serviço social ao desenvolvimento do estado e isso vai obrigar os emmy social a reconhecer uma necessidade nenhuma teoria de uma teorização e aí o resultado do 1º seminário teorização do serviço social conjunto nós já vimos de vai ser o documento vai achar que vai ser publicado pela revista de marketing sociais que é um ovo da cbs no documento nós temos uma introdução três capítulos de uma nota conclusiva e para o documento neoci seguir para este documento o serviço
social tem que buscar maneiras de se integrar ao processo de desenvolvimento quanto à natureza no serviço social nos parágrafos 17 a vinho ou uma discussão se o serviço social é a que o ciência mas isso nós vamos aprofundar um pouco mais na discussão dos outros seminários que no parágrafo 21 houve um consenso ao inserir o serviço social no plano do no plano da pato cantando quando plano especular pelo prático que é que seria no âmbito da aplicação dos conhecimentos próprios ou tornados presenças então neste momento um consenso compreendeu serviço social no ângulo especulativo fraco o
considerando enquanto uma técnica social não sabe social aí nesse momento é ser considerada uma técnica social e como a prática institucionalizada junto aos indivíduos condenar justa - familiares redes sociais lembrando aqui que a perspectiva deste congresso ainda é conservador embora se modernize o ponto de vista das técnicas gente em prevenção mas amar 3 fundamental do pensamento ainda continua sendo conservador até porque essas discussões essa busca nenhuma teoria vai se pautar muito numa tentativa de aproximação uma teoria conservador ou ser feliz no funcionalismo porque então por isso que é a linguagem utilizada pelo seminário vai ser
o desajustamento familiar ou social os níveis certo obviamente nós sabemos que esse é um tempo conservador e que não faz jus a toda a complexidade do mel porque dos parágrafos 2136 a uma discussão a respeito da evolução histórica do serviço social e da necessidade da sua reformulação nós também sabemos que esse termo evolução não é compatível com a perspectiva tem tendo o mesmo serviço social não evolui o serviço social e tem uma história mas existe um determinado momento em que nós rompemos com esse conservadorismo inclusive essa tese evolucionista é muito delicada no serviço social ea
gente provavelmente vai discutir-se outro vídeo também aquém dos livros que discutir essa história no serviço social é pp e vem do gene shank3 pequena história pública é seu livro a natureza do serviço social do professor monthan que então a partir deste novo enfoque desta reformulação que o serviço social vai começar a caminhar com esse seminário com este documento e vai romper com os condicionamentos de sua atuação ao uso exclusivo das técnicas dos processos de casa o grupo me convidar vejo não é que o serviço social vai aí vai abandonar o serviço social no caso o
grupo comunidade não mas o que é que vai acontecer nós vamos utilizar estas técnicas de casa bruno comunidade associados a outros métodos e processos então vai ser apenas o uso exclusivo desses três mas esses três associado a outros métodos e processos o documento ele vai apresentar também os objetivos remotos e operacionais que estão nos parágrafos 37 a 40 do documento era chá e no menu serviços é filosofia estão na página 157 mi conforme vôlei pra vocês um pique e operacionais estímulo ao exercício da livre escolha ainda responsabilidade das decisões no respeito aos valores e padrões
e pautas culturais ensejam a mudanças no sentido de auto promoção e no enriquecimento do dvd do grupo da comunidade das populações ea atuação nem uma perspectiva de globalidade na realidade social olha só percebam que este enfoque é um enfoque culpa - indivíduo responsabiliza o indivíduo nem para a saída da sua condição de pobreza e vulnerabilidade social com belluzzo tenho auto promoção em antigas será isso ele usa uma tentativa de mudança social mesmo que não é transformação é mudança então continua as massas conservadoras o que é que a mudança no esquema gêmeos que o serviço social
nesse momento ele bebe uma perfeita e ainda conservador embora se mover mesmo com a polícia nos términos mas que a sua matriz conta conservadora inclusive fé flertando muito com a perspectiva dos liberalistas no sentido de adequar o capitalismo humanizar o capital às necessidades da sociedade essa mudança só conheça também vi isso você mantém a instituição você mantém núcleo conservador mas faz alguns ajustes em alguns aparelhos para tornar esse capital mais humanizado para que a convivência em capital e sociedade seja aspas harmonia então é ainda uma perspectiva completamente conservador então esses são os princípios operacionais é
que os nós vamos ter valorização e melhoria das condições de ser humano tendo como um quadro de valores a declaração universal dos direitos humanos então a gente vai ter esses também esta perspectiva que vai ser um avanço é um passo ainda que o serviço social vai dar no mesmo documento seguindo nos parágrafos 42 a 47 do documento de araxá ele vai falar da metodologia de serviço social mas ele não vai aprofundar tanto porque o seminário que para explodir própria mesma metodologia para o serviço social é seu centenário teresópolis que nós vamos ver no próximo ver
mas ele vai descobrir que ele vai buscar repensar e reconfigurar a metodologia que até à época ainda utilizava o caso da comunidade mas dizia que se fazia necessário adaptar esses m social e caso do convidado a realidade brasileira que seria a realidade do desenvolvimento e sugeriu inclusive que vocês levam a páginas 155 do livro serviço social filosofia que lá ele vai trazer os modelos de ação propostas e vai ser um modelo de ação pautar na ideologia desenvolvimento integral no planejamento na mobilização de forças organizadas na discussão com o capital no sentido da harmonização da conciliação
da incorporação e técnicas e como nota final ele vai trazer o reconhecimento que os participantes têm da importância desse momento histórico desse encontro mais deixa em aberto as análises e as críticas desse documento para que haja uma reformulação no serviço social da cnm fato haverá críticas e reformulações nos seminários posteriores posteriormente a gente vai ter no cenário externo os óculos que vai discutir a metodologia de serviço social o cenário central de sumaré que vai discutir a simplicidade e obviamente nós vamos discutir com os outros seminários também em suma o documento de araxá ele vai representar
a primeira expressão do movimento é conceito hassan ele vai trazer uma tensão entre o tradicional eo moderno porque o serviço social vai tentar negar as bas tradicionais e vai tentar trazer uma modernização do contexto as técnicas mas vai mas vai haver uma atenção porque o tradicional nunca foi completamente abandonado a base nacional continua muito presente vai haver também a redefinição do serviço social que agora vai ser enxergado com uma técnica social o planejamento visando o desenvolvimento do capital e conseqüentemente o desenvolvimento humano e vai se embasar no positivismo funcionalismo sem abandonar completamente a perspectiva tradicional
vai trazer o fim também o ajustamento à lógica do ajustamento da adequação dos níveis das famílias a realidade poste seria realidade o desenvolvimento social e econômico bom esta este é o lúpulo central da discussão do movimento era chá eu sugiro que vocês leiam o livro que eu indiquei anteriormente é bastante interessante e nós temos outros vídeos para descobrir os demais eliminados eu espero que vocês tenham gostado e eu peço hoje beleza que se vocês gostaram que vocês curtam compartilhe se inscrevam neste canal pra estimulando a gente está produzindo mais e mais conteúdos relacionados ao serviço
social e sobre os fundamentos m social e obrigado a todos vocês bergan
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com