LOUISE BOURGEOIS - ARTE E FEMINISMO #VIVIEUVI

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vivieuvi
Louise Bourgeois é referência no pensar do feminino na arte, ela é fonte de inspiração para muitas a...
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para luís goucha a haja garantia de extremidade foi meus amores bem vindos a mais um episódio sobre arte e feminismo a ciência que a gente vai falar hoje além de muito importante para pensar o feminino na arte ela também é fonte de inspiração para muitas artistas mulheres luiz vamos lá nasceu em 25 de dezembro de 1911 em paris ela é irmã do meio e os seus pais tinham uma galeria especializada em restauro de tapeçarias antigas por isso a cultura relato de tecer vão se manter com um pena na sua obra a exemplo das aranhas questão
econômica no trabalho da luiza quando era criança ela descobriu que o pai era amante da sua tutora e segundo ela a mãe sabia mas preferia se manter ausente do assunto esse episódio foi um marco na vida da luiza e é uma forte inspiração para o trabalho dela que é muito alto e geográfico ela trata da imagem do pai no trabalho desde o tradicional passada que é uma instalação em um quarto meio sala de jantar meio útero em que ela usa materiais como gesso tecido madeira plástico vermelha e sugere que os filhos de um pai dominadores
tivessem matado e comido as motivações da infância são fundamentais na obra da luiza e que diz ser uma menina que nunca cresceu além da psicanálise o desejo reprimido as angústias os medos as neuroses familiares céu é uma série de instalações em formato de escultura em que ela usa diversos materiais como portas janelas malhas de arani objetos encontrados e até itens pessoais que tem um significado para ela essas células podem ser arredondadas ou em formato de cubo e cada uma dessas instalações lida com a dor eo medo a dor ela pode ser física emocional e psicológica
mental e ao mesmo tempo ela só com um prazer do banheiro smo de quem tá vendo ele de fora o que acontece dentro das suas instalações a sel suazi uma dessas instalações ela mostra a casa da infância da luiza e para você entrar no ambiente da casa você tem que passar por uma guilhotina segundo aloísio o presente guilhotina o passado em 1930 ela vai estudar geometria e matemática na sorbonne mas com a morte da sua mãe de quem era muito ela decide largar e vai estudar arte a mãe dela é homenageada na escultura mamã seita
dos anos 90 que é uma aranha de mais de nove metros de altura é uma ode à mãe alude à força da mãe aranha fecha sua teia poderosa que acolhe nutre protege e ao mesmo tempo muito em renda como presa ela diz que as aranhas elas são presenças amigáveis porque elas comem os motivos então elas são úteis e professoras assim como a mãe dela a maternidade acima de outras obras como sítios em que uma tesoura maior tem uma tesoura menor entre assaltos é como mãe e filha ela sugere a proteção e ao mesmo tempo ameaça
com o corte do cordão umbilical em 38 ela conheceu seu marido robert goldwater ele se mudou para nova york sua primeira exposição individual foi nos anos 40 mas é só nos anos 60 que ela vai ter o trabalho reconhecido através de uma série de pinturas falo león que mostra mulheres com a parte de cima do corpo em forma de casas em referência à mulher como dona de casa e ao mesmo tempo uma casa pra se morar para voltar e fazendo referência a uma mentalidade doméstica uma dessas imagem foi capa do livro de ensaios feminista sobre
a ti de mulheres da ativista e crítica de arte no cineport ainda nos anos 60 ela se tornou membro do fas cento shifu um grupo feminista em censura fundado pelo artista anita espectro ou nos anos 80 ela teve a sua primeira retrospectiva no museu de arte moderna de nova york a primeira retrospectiva de uma mulher e finalmente ela teve o seu trabalho aclamado o sujeito da luiza é o feminino ea mulher ela não fala uma linguagem dos homens ela tem o seu próprio universo o corpo feminino tem o seu próprio desejo em maranello ela cria
seios de borracha que evoca a libido uma matéria erótica e ao mesmo tempo a figura de um homem do work cortejo uma mulher segura da outra e se alimenta dela e não dá nada em troca é um amor egoísta os sonhos também são retratados em trani f 2 mas desta vez em pedra e bronze que são materiais mais frios sólidos é uma outra relação com os seios o desejo aparece como b no fale cas em filés rasgo manfred um córner e é assustadora a imagem daquela - falha pendurada a lei que se identificou como uma
histérica e fez esculturas com o tema como art of séria que fazia referência ao turbilhão de histeria em que ela muitas vezes se encontrava por outro lado ela diz que a psicanálise não adiantou de nada porque ser artista envolve um certo tipo de sofrimento por isso notícias se repetem por que eles não têm acesso a uma cura para luís bucho a arte é garantia de extremidade parece que ela tinha crises de insônia passava dias sem dormir e desenhar calma muito ela usa o seu último trabalho foi a isso que ela criou para a organização feeding
the merry em prol da igualdade lgbt esse trabalho tem duas flores crescendo a partir de um único caule ela faleceu em 2010 aos 98 anos avisou ela era feminista mas ela não se intitulava uma artista feminista porque ela estava lhe dando o seu trabalho com sentimentos universais que são pré gênero em tratativas influenciado pela luz bligh fácil em cena em que a gente acabou de falar vá assistir sobre elas inclusive fizeram um trabalho juntos um pouco antes eles vão morrer chamado de nota à venda me entre luisi quem da quaresma e mandou para trás sem
interferir e até fez incluir desenhos e textos outras artistas jovens com uma pole mordem dessa forma adelino de montanhar também são influenciados pela luiz na obra do que ilegal das vantagens de ter uma mulher ativa tem uma frase que diz saber que a sua carreira vai acontecer depois dos 80 essa frase é uma referência luiza que teve o trabalho reconhecido mais tarde na vida pois bem luiz gonzaga no conector do trabalho dela aqui nos comentários e grêmio quando consegue sobre arte feminina então escrevi aqui no canal da loja etna luisi resultado a gente falando um
beijo tchau
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