O TAROT esconde uma HISTÓRIA e você nunca percebeu...

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Barbarismo Esotérico
O Tarô e a Jornada do Herói: https://amzn.to/3Y7uzbw A (verdadeira) História do Tarot (ou seja,tudo...
Video Transcript:
depois do baralho comum o tarot é sem dúvidas o mais famoso influente dos baralhos e é usado para diversos fins como uma ferramenta de autoconhecimento em abordagens mais psicológicas do Tarot como divinação propriamente dita e uma cartomancia mais tradicional associada aos planetas signos e letras hebraicas em abordagens mais esotéricas fazendo parte do currículo de várias ordens iniciáticas também é possível meditar com as cartas descobrir se alguém te jogou uma praga usar para estabelecer uma conexão com espíritos e também aqueles que se interessam apenas por colecionar centenas de tarôs diferentes tem para todo gusto tarô mitológico
tarô Celta tarô dos Senhor dos Anéis tarô do sexo bom outra maneira de se encarar esses arcanos é como um livro um livro Uma História uma jornada psicológica uma jornada do Herói ao longo do tempo autores ligados tanto ao misticismo quanto à psicologia junguiana passaram a fazer aproximações entre os arcanos maiores e uma busca pela individuação que na psicologia analítica é a busca de tornar-se verdadeiramente único singular inteiro e diferente de tudo mas ao mesmo tempo integrado ao meio também se relaciona à jornada do Herói enquanto estrutura mitológica estabelecida por Joseph cbell que se faz
presente tanto em histórias antigas quanto em filmes como Star Wars e Harry Potter em que há esse protagonista relutante que é auxiliado por uma figura sábia e acaba descobrindo muito sobre si mesmo e enfrenta inclusive as sombras que habitam em sua própria Essência no caso do Tarot a carta que representa Nosso Herói é o louco não possui numeração é a carta zero portanto pode estar em qualquer lugar é um viajante um nômade na história ele percorre todas as outras 21 cartas em que cada uma representa um aprendizado e uma etapa nessa Grande Viagem assim como
na jornada do em que são divididas etapas em que uma se passa no mundo conhecido até as profundezas de o mundo desconhecido cheio de desafios até o retorno com elixir de volta ao mundo comum nessa jornada arquetípica pelos arcanos do Tarot existe algo semelhante temos uma primeira etapa Solar de desenvolvimento pessoal e crescimento exterior seguido de uma parte lunar mergulhando Nas Profundezas interiores e a sombra por fim algumas últimas cartas simbolizando justamente o retorno do Herói é como se fosse o próprio sol em seu ciclo rumo ao Crepúsculo ao anoitecer e depois com a sua
Aurora seu Renascer o louco é o personagem ideal para se iniciar um projeto justamente porque simboliza um recém-nascido uma pessoa despreocupada a inocência de uma criança o simbolismo da carta ele é tão confiante e inocente que está à beira de um precipício sem se dar conta apesar de em uma leitura de tarot poder representar também uma pessoa muito ingênua nesse caso é a xícara vazia despida de conceitos e preconceitos para que realmente seja preenchida Com as experiências a primeira delas é o mago o mago está equipado com símbolos dos elementos a varinha a espada o
cálice e o pantáculo Portanto ele tem tudo que precisa para transformar sua própria realidade o mago Nesse contexto é a consciência e se vê como uma figura chave responsável pela própria transformação depois nos leva a segunda carta a sacerdotisa que representa o lado oculto da viagem Pois somente a consciência representada pel P mago não é o bastante T se levar em conta o inconsciente e o papel importante que os mistérios representam número TR a Imperatriz a grande mãe e a grande mãe natureza personifica a força inesgotável de vida e o lado feminino que também deve
ser levado em conta com a carta número 4 temos o Imperador um lado masculino que representa a ordem o poder e o controle material é o pai que ensina ao herói a importância das regras o hierofante em seguida é a tradição seja ela religiosa espiritual o hierofante também conhecido por Papa orienta o herói com um conhecimento tradicional uma sabedoria dos ancestrais a carta seis são Os Amantes o herói enfrenta pela primeira vez a tentação fica consciente das forças que atuam e aprende sobre o amor assim como lutar pelo que ele realmente quer seus desejos sinceros
o carro é a carta número S geralmente representa a Vitória o movimento a determinação nesse caso o herói está mais determinado do que nunca a conquistar a diversidade e prosseguir de forma Consciente e com propósito a força a oitava carta é a prova final da primeira etapa o controle de si mesmo reconhecer e controlar as forças instintivas emocionais agressivas que existem dentro de nós a o herói finalmente supera os conflitos internos o eremita a carta número nove é quando o herói completou a sua busca de urna eh externa e precisa ir fundo em sua jornada
por autoconhecimento iluminar o seu inconsciente buscar a sabedoria espiritual mesmo que isso possa custar o seu isolamento temporário começando a jornada lunar a carta número 10 é a Roda da Fortuna os altos e baixos da vida o cíclico e aqui o herói aprende que um dia se ganha um dia se perde e a vida continua e devemos tentar tirar o melhor desse ciclo no entanto a justiça em seguida mostra que apesar disso nem tudo é aleatório a justiça enquanto Karma mostra a consequência direta que Nossas ações têm no mundo e a justiça enquanto Colheita do
que foi plantado o enforcado é a 12ª e o herói aprende que existem sacrifícios a serem feitos para haver Progresso não se pode abraçar tudo é preciso escolher o que devemos abrir mão e o que devemos sacrificar a morte reitera o sacrifício mas nesse caso é Hora de Aprender a deixar ir O que não serve mais aceitar a morte do corpo para vir a imortalidade do espírito é a carta da transformação da mudança que só ocorre quando aprendemos a deixar certas coisas para trás a temperança surge como 14º Arcano mostrando para o louco a importância
do equilíbrio da moderação seja no meio espiritual ou em todas as outras áreas da vida até mesmo porque a próxima carta o diabo é o oposto disso é a carta do exagero do fanatismo das Tentações das paixões então o herói precisa agora enfrentar o diabo vencer a tentação a torre agora destruída parece um cenário da briga do Herói com o diabo é a mudança drástica radical súbita e sem piedade que todos estamos sujeitos o Arcano número 17 é a estrela a maior carta de esperança nos ensinando a manter o pensamento positivo mesmo após uma grande
destruição é um novo começo em seguida a lua a carta mais lunar e noturna que fecha esse ciclo da jornada interior aqui estão As Ilusões O medo a confusão em que é necessário especialmente a intuição para percorrer esse caminho o sol é a luz e um símbolo que Jung associou com a própria individuação citada anteriormente como primeira carta de retorno representa que finalmente há consciência plena a compreenção Clara da Verdade da Vida em seguida o julgamento como notícias as boas novas e chamados aqui aparece como o despertar espiritual e saber que a missão foi cumprida
é finalmente a conquista do elixir o Santo Graal a recompensa final por fim o louco chega ao mundo a totalidade ele volta ao seu próprio mundo de volta a onde partiu mas com a certeza de não mais ser a mesma pessoa e sim completamente transformado mas ao mesmo tempo com possível Nosso Herói começa como louco em inglês a carta se chama full o tolo inocente ingênuo Agora não é mais louco e sim um sábio tão inteligente quanto eremita pois agora percorreu por todas as cartas mais importantes do tarot e aprendeu com cada uma delas parte
desse vídeo foi inspirado por ideias como o livro O Tarô e a jornada do herói que deixarei o link na descrição essa interpretação de individuação tá muito ligada à psicologia jiana mas obviamente não é a única maneira de se encarar o Tarô e a cartomancia e futuramente abordarei o tarô [Música] novamente i [Música] [Aplausos] [Música] [Música]
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