o Opa e aí como é que vocês estão bom eu estou muito bem obrigado por perguntar recentemente eu resolvi voltar a trabalhar no meu RPG eu já tenho uma base praticamente pronta Mas foi bem difícil chegar nela ter que elaborar sistemas roteiro jogabilidade tudo isso leva bastante tempo e na hora de construir essa base nem sempre você saber qual caminho seguir mas com as dicas que eu tenho aqui garanto que você vai ter uma ideia do que fazer você quer criar seu universo RPG eu não sabia nem por onde começar fica de boa vou tentar
ajudar você esse é mais um vídeo do canal mãos de 61 e para dar o pontapé inicial na construção do seu projeto eu separei uns tópicos que vão facilitar no surgimento de novas ideias vamos ver quais são eles [Música] E aí se Escreva uma história por trás do jogo Se tem uma coisa do que ajuda muito a dar um Norte e um contexto para o seu RPG é um bom background os acontecimentos que antecedem a cama atual isso também vai servir de base para a criação de personagens conflitos e soluções Tente fazer um resumo da
história Mitologia e cultura do universo onde se referir se passa dessa forma o seu jogo vai ganhar mais profundidade e um Realismo maior aí antes que você Explique a parte técnica do seu é pedir para os jogadores conte um pouco da história como tudo começou como um conceito surgiu a presente tudo isso de forma clara e objetiva isso vai ajudar bastante a cativar engajar os jogadores vou exemplificar para vocês terem uma ideia o jogo pode-se passar é uma sociedade espacial futurista logo após um grande desastre que acontecido na Terra só isso eu te daria um
bom Pilar para construção de conflitos e objetivo se tem alguma informação a música que os Players precisa saber o número da partida você pode um caderno ou uma folha de papel e faça anotações para você pegar com uma referência determine o conflito principal do RPG esse conflito pode ser um vilão um desastre natural uma guerra uma epidemia tendo essa parte pronta você já vai poder determinar o objetivo principal do jogo por exemplo se o conflito foi um desastre que exterminou o grande parte da vida na Terra objetivo pode ser tentar trazer estabilidade de volta no
planeta ou se o conflito forma o rei corrupto que espalha desgraça pelo reino objetivo pode ser provar que ele é corrupto e levar ele a justiça Se você precisar de repente de inspiração recomendo que Você estude um pouco de história assista documentários filmes animes séries Leia livros de ficção científica mangás HQs enfim tava olhando tudo consuma conteúdo relacionado aquilo que você procura mas se você ainda não sabe exatamente o que procura há um tempo atrás uma dica que eu tenho para dar é que você vai pensando com calma sobre aspectos e características que tornaria uma
história o sistema do seu RPG em algo único a nossas pequenas ideias que você vai ter com o tempo em um caderno e tente reunir todo uma coisa só Que bom pelo menos foi exatamente ou quase isso que eu fiz para entrar em acordo comigo mesmo sobre como vai ser meu RPG o e pelos que o mapa do mundo onde o seu repreende se passa isso vai servir para ajudar os jogadores a se encontrarem em um ambiente onde eles estão à noite no mapa o uma folha separada o nome das cidades regiões países estados Vilas
aldeias E o que mais você julgar necessário um mapa não precisa ser uma obra de arte Desde que seja um mapa legível e fácil de interpretar já vai ser um mapa muito bom se você for desenhar o imprimir faz isso uma folha A3 ou A4 numa folha de tamanho considerável para facilitar a visão dos jogadores uma coisa que eu acho muito bacana de se fazer é pegar uma cartolina e o colando parte por parte do mapa caso o mundo do seu RPG seja realmente grande caso você não queira ter muito trabalho você pode tomar para
completo no seu computador e usar ele assim mesmo se você quiser você pode também fazer mais um mapa sendo o primeiro uma visão mais G e o país ou continente e o segundo uma visão mais detalhada da cidade onde jogadores estão mostrando as casas estabelecimentos parques bosques e tudo mais e faça uma moeda e a economia é essencial na hora de determinar o principal método de aquisição de itens aprimoramentos ou serviços acho que os jogadores vão se sentir mais imersos se você fazer dinheiro físico tipo o Banco Imobiliário aí nessa parte você pode liberar sua
criatividade para decidir que moeda você pode usar ouro prata dólar-real enfim a moeda que você quiser no meu caso a moeda do meu RPG é o lógico que é uma moeda criada por mim anota no livro de regras Como a moeda ser obtida e como poderá ser negociada a [Música] fazer a ficha mas tava muito importante porque nela que foi contém todas as informações do personagem que vai ser interpretado pelo jogador informações como atributos personalidade hábitos características físicas histórico a ficha do personagem também dica como ele vai agir nas diversas situações em relação a tributos
o mais comum é colocar a força inteligência existência de certeza sabedoria e Carisma para você lembrar para que serve cada tributo e qual a diferença entre eles é só você pensar em tomate sim é exatamente isso a cada tributo é uma habilidade sua a força média sua capacidade de esmagar um tomate a existência média se você é capaz de comer um tomate pode e não passar mal a pesquisa média sua capacidade de desviar de um tomate Inteligência é saber que o tomate é uma fruta sabedoria é saber que não se faz uma salada de fruta
com tomate e Carisma é conseguir vender uma salada de fruta feita com tomate É parece meio bobo mas foi esse exemplo do tomate que fez eu entender como é que funciona os atributos você pode escolher seus jogadores vão começar com o mesmo valor base de atributos ou se cada um vai ter um valor exclusivo dependendo da raça ou da classe escolhida se você decidir que cada personagem vai ser exclusivo faça a distribuição dos pontos dos atributos com antecedência o deixe isso por conta da Escolha dos jogadores por exemplo você dá para casa do jogador 100
pontos para eles distribuir em livremente e os atributos e um deles escolheu atribuir 70 para força 20 para inteligência e 10 para Carisma O resultado vai ser um personagem muito bom no ataque porém lento frágil e sem muita tática o ponto forte da frente do personagem é facilidade que ela proporciona os jogadores principalmente na hora de consultar os atributos Cássio e acessórios aliás é bom que você deixa um espaço na ficha para o jogador e atualizando o valor dos atributos os ventos e outras características do personagem conforme o jogo avançar Assim fica mais fácil acompanhar
o progresso de cada jogador e evitar algumas confusões e para deixar os personagens com uma profundidade maior com mais detalhes e tudo mais deixa o campo na frente para o mercado adicionar uma biografia a idade nome grau de instrução interesses e outras informações que você considerar importantes durante a jogatina agora hora de decidir Que tipo de acessório cada personagem utilizar selecione as armas itens o até fatos iniciais de cada personagem tem sido quanto poder cada arma tempo para curar os aliados ou ferir os inimigos pense no cenário do jogo e tente associar um pouco as
coisas para ter ideias por exemplo mas para laser e o escudo de plasma seria um ótimo equipamento no cenário de ficção científica futurista se o jogo passar no velho oeste você pode dar para cada jogador um revólver com seis tiros e uma armadura de placas de aço vai depender aí do cenário que os jogadores estão e é muito importante que você desenvolva um sistema de locomoção no seu jogo A forma como os personagens vão se deslocavam de um lugar para o outro aí você decide se quer usar o bom e velho sistema de dados ou
uma distância fixa a cada turno dependente ou Independente de um certo atributo como a destreza a resistência por exemplo Anote a forma como a personagem vai se mover na ficha também é uma coisa que vai te ajudar muito na hora de propor desafios e situações de Perigo Para os jogadores enfrentarem é fazer uma lista das possíveis doenças lesões que podem prejudicar os personagens durante a jornada os jogadores vão enfrentar dificuldades que podem vir em forma de lesões doenças feitiços entre as mais diversas possibilidades pode-se listar a cegueira a gripe venenos Maio perda de consciência paralisia
ela tem mesmo a morte e caso você seja um mestre Cruel a não se esqueça de adicionar as soluções para todos os problemas também seja criativo dando na hora de ferrar quanto na hora de ajudar jogadores Pense também na causa de cada efeito maléfico que os personagens podem contrair armas envenenadas epidemia são maneiras mais comuns e deixar o personagem doente o combate e o excesso de movimento o esforço tende a causar cansaço e lesões logo após ter feito tudo isso determine quanto tempo o dono de cada efeito vou eu faço remédios ou outros itens de
couro para cada filho se quiser deixar o jogo mais longo tente listar os remédios ou até mesmo locais disponíveis para tratar cada lesão ou Doença nessa parte você pode colocar também a economia em prática colocando os itens de couro à venda nas lojas você também pode fazer com que a criação do remédio antídoto seja parte da Aventura por exemplo se o jogador precisar de uma porção de cura para uma ferida você pode fazer ele precisar coletar os ingredientes em três cidades diferentes para poder fazer essa posição os jogadores precisam sentir que estão em constante Progresso
nessa aventura então determine a mecânica de desenvolvimento dos personagens na maioria dos rpgs os jogadores podem aprimorar seus atributos se não gostarem objetivos ou por IP locais diferentes por exemplo você pode ser de um ponto de força ao jogador se ele derrotar o inimigo ou um ponto de inteligência se ele frequentar uma biblioteca ou ainda um ponto de cá o jogador conseguiu cativar um NPC você pode usar o dado para pontuar suas coisas se quiser e finalmente decida como jogadores podem ganhar um jogo aí fica por sua conta se você quer explicar objetivo do jogo
Logo no início da campanha ou se você quer fazer o mistério ali sabe deixar o jogadores descobriram Uns poucos do que se trata objetivo Central desse universo Só não demora muito para fazer essa revelação em porque os jogadores podem acabar perdendo o interesse um [Música] joguinho bastante RPG tá dessa forma você vai ter mais facilidade na hora de ter suas ideias Se você quer conhecer novos rpgs Eu recomendo que você vai no seu Website aí de um amigo meu pode deixar aí na descrição você pode ir adaptando o jogo com o tempo quanto mais você
jogar mais detalhes de desafios Você pode adicionar É sempre bom também você pediu opinião dos seus amigos para você que não sabe eu tenho um grupo no Facebook eu tenho também o servidor no discord' [Música] o bom era isso que assim que eu queria mostrar para você que precisa de pelo menos uma base para começar ou prosseguir com a criação do seu RPG eu vou ficando por aqui e vejo vocês no próximo vídeo tchau E aí E aí E aí