Milton Santos | Por uma outra globalização (Resumo)

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Professor Magno
BASES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS Série dedicada a quem gosta de filosofia e deseja compreender a at...
Video Transcript:
[Música] A ideia é fazer uma análise breve sobre a obra do Milton Santos por uma outra globalização o autor ele apresenta a globalização a era da globalização esta era em que estamos vivendo e que na verdade ela não começa agora ela começa desde as grandes navegações se compreendermos a ideia de colonização com uma espécie de espectro ali do surgimento do capitalismo não capitalismo como conhecemos hoje mas após as revoluções industriais evoluções burguesas e evolução industrial na Inglaterra nós vamos ter todo uma acabou-se e a construção daquilo que vai desembocar no capitalismo como nós conhecemos hoje
e no processo de globalização esse processo globalização Essa era global que tem o seu germe lá nas grandes com o processo consolidado nós temos então a globalização a globalização que é o ponto alto do capitalismo internacional para o Milton Santos a globalização é o ponto o ápice do capitalismo e a mundialização das relações de produção onde ciência e informação e tecnologia são as suas molas propulsoras a globalização é apresentada como fábula então ele traz nas suas reflexões a maneira como a sociedade nos apresenta a globalização como fábula isso a partir dos meios de comunicação então
a globalização é apresentada pelos meios de comunicação como necessária como inclusive e cheia de oportunidade de conforto exalta as grandes empresas e corporações internacionais e a tecnologia e a padronização dos costumes e das culturas aqui é dispensar que a apresentação da da globalização como a fábula é aquilo que nos faz pensar que esta era globalizada ela é uma era de oportunidades uma era de inclusão uma era de Cyber espaços uma era em que nós temos toda uma uma tecnologia nosso favor que vai gerar conforto que vai gerar felicidade que vai gerar bem-estar Então essa é
a apresentação é a forma como o meu tão Santos concebe a identifica a forma pela qual a sociedade nos é apresentada e depois ele traz uma categoria para os seus estudos que a categoria da privacidade são as consequências da globalização na verdade é uma grande privacidade apresentar globalização dessa forma porque ela esconde no meio dos processos a fome o desemprego o subemprego a novas doenças a degradação do meio ambiente a pobreza violência e a baixa qualidade de vida além disso O isolamento a solidão a perda da Solidariedade a competição exacerbada é uma era em que
cada um é por si por outro lado temos o descaso do governo é um enxugamento dos gastos públicos em detrimento do Social e da coletividade e uma massa de excluídos Então veja que são as categorias do Milton Santos em uma outra globalização se por um lado a globalização nos é apresentada como o que Milton Santos vai chamar de fábula de fantasia por outro lado a outra faceta da da globalização é a face perversa que é uma Face marcada pela desigualdade pela pobreza exagerais acerbada pelo aumento do lucro e sobre o lucro então a gente tem
ele vai propor ele vai fazer esse diagnóstico ele enxerga a sociedade da sua época há mais de 20 anos atrás dessa maneira ele preconiza e aí faz um prognóstico de que desse jeito não tem como continuar não tem como se sustentar então toda toda a humanidade ela ela está fadada a uma insustentabilidade embora ele não use necessariamente esse termo de sustentabilidade mas ele vai dizer que vai propor na obra um período de transição que partirá de nós seria então a remodelagem desta atual era globalizada marcada pelo capitalismo marcado pelo dinheiro puro marcada pela pela ganância
marcada pela pela apropriação da mão de obra é sequestro da força de trabalho é quase que numa condição de escravidão porque o a pessoa o o trabalhador ele não consegue mobilidade ele está fadado a aceitar aquilo que as grandes corporações impõem como salário como possibilidade de sobrevivência dentro dessa sociedade globalizada a mais-valia ela é Global ela é universal Então nós vamos ter ali a toda a mundialização da mais-valia da exploração do Trabalhador pelo capital gerando a situação de que o indivíduo ele produz bens de consumo ele não consegue consumir esses bens porque ele não tem
condições de adquiri-los a partir do resultado do seu trabalho indivíduo produz um carro de luxo mas ele nunca vai poder comprar um carro de luxo ele produz grandes graus mas ele nunca vai conseguir viver em um grande arranha-céu então a gente vai perceber essa Face perversa o Milton Santos apresenta então uma fase de transição nessa fase de transição que temos temos então um período que deverá a partir de nós como a possibilidade de remodelação dessa era globalizada desta forma perversa com que ela está configurada Então essa era de transição ela não chegou ela está em
marcha está a caminho está caminhando para uma outra globalização então ele não vai negar que a globalização não vai demolir a globalização mas ele vai entender que cabe uma nova globalização cabe um novo mundo e que um novo mundo é possível uma outra globalização onde haja a superação da reprodução do capital e uma transformação ou um novo sentido essa existência tanto a nossa existência quanto à existência do planeta então a obra ela é bastante interessante é uma obra é um texto que não é muito difícil de ler um texto agradável de lei que a gente
ao fazer a leitura durante o processo de leitura nós vamos o tempo todo fazendo comparações com o tempo que estamos vivendo então a obra que foi escrita há mais de 20 anos né ela tem ali a aplicações bastante atuais para o nosso contexto e a possibilidade da reflexão de que esse estado de coisas esse sistema globalizado esse mundo globalizado marcado pelo consumismo marcado pela pela ganância marcado pelas desigualdades pelas Profundas desigualdades pela pobreza pelo Sub emprego pelo pela precarização do trabalho é um tempo é um mundo que está guardado a não se sustentar cabendo uma
transição que cabendo de forma coerente novos arranjos e novas possibilidades de vida que o Milton Santos chama de uma era demográfica ele não utiliza o termo popular mas essa era demográfica seria uma era Popular uma área em que as forças populares elas teriam um protagonismo e fariam esse rearranjo para uma outra globalização Espero que você tenha gostado se você ficou até aqui comigo é porque certamente o material te interessou o vídeo Te interessou se foi assim então não deixe de dar o seu like de curtir e de compartilhar nas suas redes sociais em breve estaremos
fazendo outras análises aqui sobre as bases filosóficas da contemporaneidade começamos com o Milton Santos por uma outra globalização e em breve teremos outros autores outros pensadores contemporâneos Que entenderam Esse tempo é que está em que estamos vivendo e conseguem fazer uma análise que nos ajuda a compreender melhor Essa sociedade porque Uns vão chamar de pós-moderna outros vão chamar de contemporânea outros vão chamar de alta modernidade então nos próximos vídeos estaremos trabalhando mais um pouco sobre as bases filosóficas da contemporaneidade [Música]
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