Pedro Feital: golfinho é diminutivo do quê? Pedro, sua pergunta é tão boa, mas tão boa, mas tão boa que eu vou deixar pro final do vídeo assim todo mundo assiste o vídeo inteiro, né? Mas eu vou responder o Daniel Jorge, então se um Alien a sessenta e cinco milhões de anos luzes da Terra, olhar pra gente com um supertelescópio, ele conseguiria ver dinossauros?
O pior é que teoricamente sim. É muito louco a gente pensar que ainda existe registro da Terra a sessenta e cinco milhões a água, três, quatro bilhões de anos atrás tá viajando pelo na forma de luz, só tem um um pequeno detalhe assim que é meio complicado. Imagina que cê fez essa pergunta que você quer ver dinossauros.
Acontece que o objeto que o ser humano conseguiu mandar mais longe, assim, que a sonda Voyager 1, ela passou Plutão faz pouco tempo, ela tá que eu fiz as contas a vinte horas luz da terra, pra você conseguir ver dinossauros, cê teria que ultrapassar a velocidade da luz, dar um cavalinho de pau, olhar de volta e aí já teria bem mais longe que sessenta milhões e ainda com um telescópio assim muito potente. Quer dizer, na prática acho que não rola não. Mais uma pergunta de velocidade da luz aqui.
Dom Lorencini: Iberê, a velocidade da sombra é a velocidade da luz dando ré? Urbano Floripa comentaram sobre o Sumarinho Nuclear, queremos mais vídeos mostrando as tecnologias das forças armadas. Seria top mostrar dentro de um tanque de guerra.
Ah, meu, e esse Boravê já tá na nossa linha de produção. Sai logo. Mas enquanto o Boravê não sai, tem um jeito de você ver tanques super-realistas históricos e até dirigir com eles.
Tem um jogo grátis pra PC que se chama World of Tanks, com mais de cem milhões de jogadores no mundo todo e ele tem um servidor só pro Brasil, que é pra ter o mínimo de ping possível. O que eu acho legal do World of Tanks é que ele tem muita base na história e foi pensado pra sua experiência ser bem realista e você também pode fazer upgrades, modificar o tanque do jeito que você quiser. Sabe aquele monstro de metal pronto pro fight?
Então, aí você escolhe o que é mais sua cara, tanque leve, médio, pesado. Tem também caça tanque e artilharia. Cara, é muita coisa.
Vai lá dar uma olhada. O link pra descrição tá aqui embaixo no nosso vídeo. E quem usar o código TANKMANIA pra.
um novo registro e ainda ganha vários bônus. Sete dias grátis como jogador premium e mais duzentos e cinquenta mil créditos pra gastar no jogo e você ainda leva o tanque de guerra Tier 5 Excelsior e 10 batalhas com cada um dos tanques premium Tier 6: Tiger 131, Cromwell B e o T34-85M, mas só com código. Dá pra você usar esse monte de vantagens pra batalhar em qualquer mapa.
Tem vários terrenos diferentes, mais de quarenta opções pra você curtir. Então, não perde tempo. Baixa lá o World of Tanks, tá na primeira linha da descrição do vídeo.
Tenho certeza que cês vão pirar com tanta coisa incrível. Nossa eu quase acertei. Olha só uma das perguntas mais bacanas que eu já recebi aqui, muito criativa.
Iberê, se você fosse transportado pro ano de mil e quatrocentos, que tecnologias ou conhecimentos atuais, você conseguiria utilizar ou reproduzir naquela época usando, obviamente, as ferramentas disponíveis lá, que tornariam a sua vida e a da sociedade muito mais fácil. A gente não dá muita bola pro quanto a gente evoluiu, mas eu, por exemplo, que gosta de barcos submarinos, etcétera. Olha só que louco.
Em mil e quatrocentos, galera não tinha ideia do mapa-mundi, não se sabia que existia a América, tava tudo desconectado. Então, supondo que eu vivesse na Europa ali, né? Que a gente sempre parte desse princípio meio, uma visão a partir da Europa, eu poderia dizer pras pessoas, meu, tem um continente lá do outro lado pra gente descobrir.
Vocês querem o caminho até as Índias? Desce, se contorna a África, porque a África é gigante, tem que descer até lá embaixo e voltar. Cara, dá pra navegar contra o vento usando velas triangulares latinas.
Sabe aquela que a galera fica no barco chama escorbuto, é só tomar uma laranja, um limão, vitamina C que ela desaparece. E aquela montanha de outras doenças, cês tem aí, é só lavar as mãos, galera. Edson Master, por que se escreve camuflagem e não?
E aí, cê entendeu a piada também? Mister Ninguém fez uma pergunta sobre o ovo que explode o micro-ondas. Tá, mas qual a diferença de esquentar pelo microondas e pelo fogão?
Se teoricamente ambos exercem a mesma função. Os dois têm a função de cozinhar ou esquentar o ovo, mas essa função é exercida de um jeito bem diferente, né? No fogão, a gente esquenta as coisas de fora pra dentro, o fogo ali é um gás muito quente que vai transferindo o seu calor pra panela e aí a panela transfere pra água e a água transfere pro ovo.
No micro-ondas não tem nada a ver com isso, são ondas eletromagnéticas que agitam as moléculas da comida e elas esquentam um pouco de dentro pra mas que diferença faz isso na hora de explodir o ovo mesmo? A diferença é que se você coloca o ovo no fogão, na água, o ovo nunca vai passar de cem graus, porque a água quando chega a cem graus, começa a evaporar e vai embora. Então, aquela água que tá ali, é impossível passar de cem graus.
No micro-ondas, estoura outra, ali esquenta, mas muito mais de cem graus. Então, essa possibilidade de explosão do ovo é muito maior no microondas e quase inexistente no fogão. Constellation: Como é produzido e de onde vem a fumaça dos aviões da esquadrilha da fumaça, Aviões e Músicas não respondeu essa.
Ah, meu fi, vou falar que Lito do Aviões e Músicas, mas manja muito, mas muito mais do que eu de aviões. Só que eu já enfiei a minha fuça dentro do escapamento do avião da esquadria da fumaça. E o que acontece ali é que ele solta um óleo especial que faz muita fumaça dentro do escapamento.
Então, tem um injetor de óleo dentro do escapamento no momento em que o óleo entra em contato com aquela superfície super quente e ele vira fumaça e eles tem um botãozinho ali no manche que eles apertam pra soltar ou pra parar de soltar fumaça. Olha outra pergunta de aviação aqui, pra que serve aquele buraco pequeno na parte de trás do avião. É por onde ele faz cocô.
Essa eu aprendi com o litro do aviões e músicas. É um motor que tem ali que serve como gerador pro avião. Então quando ele tá parado em terra principalmente cê vai ter ar-condicionado, eh entretenimento de bordo, uma série de coisas ali que gasta bastante energia e aquele motorzinho fica trabalhando e aquilo ali é o escapamento desse motor.
Daniel Henrique, até hoje o efeito sonoro clássico dos caras falando óóó. Vou falar uma coisa pra você, Daniel, não é dos caras falando não, aquilo lá sou eu falando, são vários Iberês falando ao mesmo tempo. Então, agora nosso editor vai pegar esses Os que eu vou falar e depois vai empilhar um em cima do outro lá na timeline do Premiere, tirar um do que ele fez e tocar pra gente ver, tá?
Então, vou fazer assim, foi assim que eu fiz. Oh O. Agora a gente junta tudo e fica desse jeito.
Como funciona o umidificador de ar? Se ele não ferve a água, como é que ela vira vapor e vai pra fora? Eu vou falar do umidificador ultrassônico, tá?
Que é o que eu tenho em casa e uso por causa das meninas e tal. Que que ele tem? Ele tem uma plaquinha ali que chama cristal piso elétrico, que funciona de um jeito muito parecido com alto-falante muito pequenininho.
E aí, esse alto-falantezinho fica tremendo e ele treme tão rápido, mas tão rápido, que é mais rápido do que o próprio som, porque o som tem um limite a partir do qual a gente não consegue ouvir, né? O som fica tão agudo, que a gente não ouve mais, a gente fez um vídeo muito legal sobre isso e essa esse treme treme lá desse alto-falantezinho, ele é capaz de dar uma quebrada na água. Então, a água começa a se desfazer, a virar de microgotículas.
Então, aquela fumacinha que cê vê saindo do umidificador não é vapor, tá? É muito parecido com o que a gente vê saindo do gelo seco e aquilo vai umidificando o ar. Will Jorge: Iberê, minha esposa achou que seu nome era um elemento da tabela periódica.
Achou que fosse um apelido. Olha, seria muita honra ter meu nome na tabela periódica, mas é um nome em tupi, é um nome indígena brasileiro. Só que tem dois nomes de gente da tabela periódica que são muito comuns.
Hélio, dos balões de Hélio, que e tal e Túlio, que é um metal que a gente não tá muito acostumado a ver, que é usado em aparelhos a laser pra fazer cirurgia. Então, se um dia cê fizer uma cirurgia a laser pra melhorar da sua miopia, cê pode falar que cê foi operado pelo Túlio. Tiago de Zorzi, olá Iberê, nossa família admira muito o trabalho de vocês.
Fico feliz, Thiago, obrigado, porque o manual do mundo é feito pra família inteira assistir. E eu queria saber se você podia dar uma opinião de como melhorar um dispositivo que a minha filha desenvolveu e apresentou no programa Shark Tank. Se puder me chama.
Tiago, eu vou falar aqui no vídeo mesmo, fechou? Eu vi o vídeo da Rafaela, que é filha do Thiago, ela tem doze anos e ela apresentou no Shark Tank, um programa de televisão um aparelhinho em que as pessoas que não enxergam, podem colocar na cabeça num boné ou num gorro e ele avisa se você tá chegando perto de alguma coisa. Tem um sensor ultrassônico parecido com o que aquele que a gente usou aqui no Manual do Mundo pra fazer o Sonar e ele dá uns apitos assim, se a pessoa for bater a cabeça, por exemplo, faz meu, antes de tudo, Rafaela, parabéns, meu, cê tem doze anos e num sei se eu fico mais feliz de você ter, ser capaz de já fazer uma coisa da hora, como essa aí, ou da coragem que cê teve, de botar a cara em um programa de televisão ali, ser julgada, mostrar o que você fez.
Cê tá muito de parabéns pelas duas coisas. Se eu pudesse dar uma dica e eu vejo muitos projetos parecidos com isso, porque o Manual do Mundo participa da Febrace, que é a Feira Brasileira de Ciências e lá tem muitos projetos assim, a gente dá um prêmio Manual do Mundo e faz muitos anos que eu e a Mari, a gente que apresenta a final lá também, a cerimônia final dizendo quem ganhou e tal. Uma coisa que é muito importante é que você ouça as pessoas que vão usar esses aparelhos que você cria, que você vá na casa duma pessoa que tem uma deficiência visual.
Pergunta pra ela, meu, quais são os que que cê tem dificuldade de fazer? Quando cê tá andando na rua, que que qual que é a maior dificuldade? Antes que cê bate, comé que cê que que poderia te ajudar?
Que que ajudar na sua vida. E aí, se ela falar que tem esse perigo mesmo de bater num galho e tal, cê faz o aparelhinho e depois leva pra essa pessoa testar. Tô falando essa pessoa, mas o ideal é que cê teste com o máximo de pessoas possíveis, faça entrevistas e tal, porque aí a sua invenção vai ser muito útil mesmo no mundo real.
Porque muitas vezes a gente imagina que as pessoas têm alguma dificuldade, porque não enxerga, não ouve, mas vai ver ela tá se virando bem com aquilo e tem outras dificuldades que a gente nem nem sabia. Essa minha dica humilde, mas eu tenho certeza que cê vai dá bem, vai em frente, estuda pra caramba que cê tem um futuro brilhante, fechou? Por que quando lembramos de engolir saliva, fazemos isso o tempo todo, até esquecer novamente?
Eu não sei porque que isso acontece, mas não é só com saliva não. Se você pensar em piscar, cê falar agora, pense que cê tá piscando, presta atenção no seu pisco aí, né? Sua piscada, pisco é aquela bebida feita no Chile.
Presta atenção na sua piscada, cê vai começar a a controlar as suas piscadas, a controlar o tempo entre uma piscada e outra. Se eu te falar, presta atenção na sua respiração, cê vai começar a pensar na sua respiração. Se eu te falar, presta atenção nas suas costas, vê se não tem alguma coisa coçando ali, cê vai achar uma coisa pra coçar nas suas costas.
Resumindo, não a menor ideia, mas o ser humano é um bicho muito sugestionável. Qualquer coisa que falam pra gente, a gente sai reagindo aí querendo ou não. Ulisses Sena, o que compensa mais.
Dirigir uma hora, sessenta quilômetros por hora ou meia hora a cento e vinte quilômetros por hora. Depende, né, Ulisses? Se sua esposa tiver tendo um filho, por exemplo, naquele momento.
Cê tem que levar a um hospital é, vai a cento e cinquenta quilômetros por hora do que tem que chegar logo. Cento e cinquenta, não, não vai a cento e cinquenta que no Brasil não existem estradas que cê possa andar a cento e cinquenta, e vinte nada garante que cê vai chegar vivo no hospital, então cento e vinte. Agora se tiver sem pressa, curtindo a estrada, um lugar bonito, um lugar perigoso, cê tem que andar devagar a sessenta, mas falando sério, eu sei que provavelmente cê tá se referindo ao combustível, o que que gasta menos combustível.
Todos os motores tem uma faixa ideal de rotação. É uma rotação que o carro rende mais ali naquela rotação. Então, se você colocar na última marcha, naquela rotação, seria a velocidade ideal pra você andar, normalmente cê já vai tá a oitenta quilômetros por hora mais ou menos.
Varia muito de carro pra cá, de motor pra motor, mas tem uma coisa que não varia tanto assim, que é a resistência do ar. Quando você dobra a velocidade do carro, a resistência do ar não dobra junto, ela é multiplicada por quatro. Isso quer dizer que a cento e vinte quilômetros por hora, cê tem quatro vezes mais resistência do ar do que a sessenta.
Então, provavelmente, vai compensar andar a sessenta. Burno, quanto de você tem de tantos anos de Manual do Mundo. Olha, no YouTube, a gente tem mil e setecentos vídeos, mas aí tem vídeo pro Face pro TikTok, tem vídeo que a gente fez pra editora de livro, tem assim centenas de outros vídeos de versões desses vídeos e eu dei uma olhadinha aqui no nosso em nuvem.
Cento e quinze terabytes. Uau. Comentário do nosso vídeo do churrasco que gira sozinho lá do do espeto giratório.
Com uma oficina em casa é fácil fazer mesmo. Faça em casa, desde que você tenha uma marcenaria em casa. Faça em casa, só preciso comprar esse maquinário.
Cê só vai precisar de três quilos de urânio, duas cabeças de alienígena e corante azul. O difícil é ter todos esses equipamentos em casa, não é mesmo, o Manual do Mundo. Pra mim que sou gaúcho, foi deveras constrangedor ver o Iberê fazendo churrasco.
Dá até dó do churrasco do Iberê. Vamos começar por partes. Uma vez eu fiz um vídeo pro vlog do Manual do Mundo das dez ferramentas básicas que você precisava ter em casa.
São ferramentas muito simples, tipo arco de serra, alicate, martelo, chave Philips, chave, fenda e estilete, essas coisas assim, que eu acho que são muito importantes, precisa dar manutenção na sua casa. Todo mundo precisava ter essas ferramentas, pode comprar baratinho e tal, mas eu acho que é bom ter pra situações de emergência. Eu sei que ele tem uma oficina meio dos sonhos aqui no Manual do Mundo, pra mim isso aqui é um paraíso, tem tudo que eu sempre quis ter.
Agora, tem série de ferramentas que cê não precisa ter, que dá pra você improvisar com outra coisa. Vamos dar uma assistida nesse vídeo e ver mesmo se precisa de chifre de unicórnio com cabeça de Alien. Mari furando a madeira, isso dá pra fazer com uma furadeira comum, né?
Furadeira é o a ferramenta elétrica mais básica do da face da terra. Arco de serra. Arco de Serra é arco de serra é a serra mais básica da fase da terra.
Lima, nem precisava usar, dá pra fazer sem, mas a lima também é simples, dá pra usar uma lixa no lugar. Serra serra de meia esquadria. Claro que a serra de meia esquadria, não tem em qualquer lugar, mas cê pode usar o arco de serra pra cortar madeira também.
A gente usa essa serra mais cara aqui no Manual do Mundo, porque ela é muito mais rápida. Essa serra cê faz e ela já foi, já cortou a outra serra, cê vai gastar um tempo, mas se não tiver a ferramenta de boa, né? Alicate, chave Philips, chave de fenda, chave de boca.
Mas cês tão mimado, hein? É uma furadeira e as coisas mais básicas desse mundo. Agora, a respeito de eu não saber fazer churrasco.
É a mais pura verdade, né? Estava óbvio que eu não manjo nada de churrasco. Mas eu sou um bom comedor de churrasco.
E isso significa que, eu experimentei aquela carne e ela tava boa pra caramba. Ou seja, se com esse equipamento, que cê pode fazer como uma furadeira, mas meia dúzia de ferramenta comum. Dá pra você fazer um megachurrasco, mesmo num manjando absolutamente nada de churrasco, vamos combinar, que é muito legal, né?
Mas eu vou ficar com o coração tranquilo porque eu recebi uma mensagem do Rafael Bauer e ele fez uma churrasqueira com cinco espetos giratórios e ficou muito boa. Teve muita gente que falou pra gente fazer uma transmissão ali, colocar uma corrente de bicicleta que girava várias engrenagens. Eu acho que não vale a pena.
Cada motorzinho daquele que eu usei, custa doze reais. Se você for comprar as peças de bicicleta pra fazer a transmissão e tudo mais, cê vai gastar uma graninha talvez maior do que se você tiver que instalar três ou quatro, cinco motores ali. Outra coisa, alinhar a transmissão de bicicleta pode parecer uma coisa fácil, mas a gente já fez naquele vídeo lá do barco o barco bicicleta e é difícil pra caramba!
Então, fico bem na dúvida se era melhor eletrizar tudo e botar assim com o motores, cê liga independentemente ali e pronto, tá resolvido. Ainda sobre o vídeo do espeto. Parabéns pelo trabalho, pessoal.
Mari, eu sei que aí no Manual do Mundo vocês sempre tomam as melhores medidas de segurança, mas vi no vídeo que você tava mexendo com ferramentas rotativas com cabelo solto. É sempre bom prender ele pra evitar acidentes. Lucas, ótima dica, brigado.
Ferramenta rotativa, a gente não pode usar com cabelo solto, nem com blusa de manga cumprida porque pode enroscar e de preferência também nem com luva, porque a luva pode te puxar ali pra dentro da serra, então a gente fez errado sim, o certo deve ter usado ou não usado todas essas coisas. Paulo de Tarso, eu fico imaginando Iberê e a Mari daqui uns bons vinte anos. Iberê e Mari com os cabelos braços.
Cabelos braços. Mas vamos lá pra pergunta que eu guardei pro final. Pedro Feital, golfinho é diminutivo do quê?
Isso tem uma história muito bacana. Vocês conhecem o esporte golfe. Na verdade, eu não conheço muito bem, ele é tipo caviar, só vi na televisão, nunca joguei esse negócio não.
Antigamente já se jogava o mini golfe, que é aquele golfe que a galera joga num espaço apertadinho, tal. Às vezes as pessoas jogam dentro de casa. E pra jogar esse jogo era comum as pessoas usarem como taco, as costelas do golfinho.
Que naquela época não tinha esse nome ainda. A gente chama golfinho também de toninha e boto e outras coisas assim. Então, minigolfe, golfinho, o bicho acabou ganhando esse nome por causa do esporte no diminutivo.
Mas é muita cara de pau contar um negócio falso mesmo não tem nada a ver com isso. Isso aqui é um dicionário etimológico, dicionário etimológico diz de onde vieram as palavras e aqui tem golfinho. Grande cetáceo da família dos Delfinídios que vem de Dolfinho ou de Gufinho, do Latim Dolfinos e que veio do grego Delfis inclusive em inglês a gente chama esse bicho de Dolphin.
Então, ficou dolfin, golfinho. Aqui diz também que a palavra golfinho pode ter sofrido uma influência da palavra golfo que aí sim é uma porção de mar que entra na terra. Resumindo, golfinho não é diminutivo de nada e não tem nada a ver com mini golf eu vou confessar que tem mais uma pergunta que eu deixei pro final aqui.
Edvaldo: qual é a sua maior meta após a pandemia quando tudo estiver mais tranquilo? Edivaldo, minha maior meta é dar um abraço no meu pai e na minha mãe. Não só pela vontade de abraçar o meu pai e minha mãe, de tá perto deles, mas de chegar no fim da pandemia e ainda ter o meu pai e minha mãe.
É isso. Falar pra vocês que esse é um dos quadros que eu mais gosto de fazer no Manual do Mundo, porque eu me divirto muito. Pego várias perguntas são meio piadas.
E eu aprendo pra caramba também. Essa do golfinho eu mesmo não sabia. Eu não lembrava que a fórmula pra calcular a resistência do ar no carro era usava velocidade ao quadrado e etcétera, deu um monte de coisa aprendo com vocês, com as dúvidas e tudo mais e eu queria fazer um teste, publicar essas respostas individuais nesses vídeos curtos que tão surgindo até agora, no YouTube shorts, no TikTok, no Kwai, no Reels do Instagram e tudo mais.
Então, eu queria que vocês deixassem nos comentários se vocês gostam dessa ideia e se vocês usam essas plataformas de vídeos curtos. Eu tenho usado, tenho achado legal, aprendido várias coisas de um jeito rápido, mas eu não sei se as pessoas de fato assistem, que que cês acham? Se vocês puderem deixar o comentário, eu fico bastante feliz.
Fechou?