Jornalista e escritor Cesar Calejon é o convidado do Dando a Real com Leandro Demori

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TV Brasil
O DR com Demori traz um papo com o jornalista e escritor Cesar Calejon, autor do livro "Esfarrapados...
Video Transcript:
[Música] Olá muito boa noite para você eu sou o Leandro demori e este é o dando a real começando agora Toda semana um papo reto e direto com as figuras que agitam as redes a política e a vida dos brasileiros e aí tá pronto para a nossa Dr então vamos lá que já vai [Música] começar Sabe aquela história de que o ser humano como nós conhecemos surgiu depois que a gente descobriu a agricultura então prepare-se para mudar o que você acha que sabe ele deixou o mundo corporativo para se tornar um dos mais atentos observadores
da política brasileira se tudo parece parce muito complicado ele coloca um pouco de ciência nas suas análises para clarear as coisas é jornalista com especialização em relações internacionais e mestre em mudança social e participação política com vocês César calejon Muito obrigado meu parceiro demor que te agradeço Obrigado prazer estar contigo Obrigado por me receber no programa Imagina eu não vou enganar as pessoas de começo a gente vai falar que primeiro antes de mais nada você é um esqueitista né o César exato desde desde que eu era criança skatista surfista Tenho muito orgulho disso inclusive verdade
veio até de tênis de skate quebrou o braço no ano passado fazendo análise política quebrando o braço no mesmo ano no ano complicado aliás no ano passado né César como eu falei na abertura a gente passou você já escreveu vários livros e o seu último livro esfarrapados é um livro que trata muito disso principalmente ali no começo né que é um senso comum que a gente tem em relação ao surgimento da Agricultura que seria uma espécie de Marco né pra humanidade a gente existe o ser humano antes e depois disso né E isso foi usado
ao longo do século XX para várias atrocidades que eu fui descobrir lend do seu livro Aliás não não tem mais isso quer dizer a gente não separa mais essa história humana a partir da Agricultura ou aquilo ali é um Marco para outras coisas que aconteceram séculos depois como é que você trata isso no seu livro bom eu Trago essa questão pelo seguinte demori a gente tem eu trabalho nesse livro Uma força social que eu chamo elitismo histórico e cultural o que que é o elitismo histórico e cultural é uma força social que organiza os arranjos
da nossa sociedade com base em categorias de distinção de de forma a criar uma espécie de gramática da desigualdade em última análise uma hierarquia moral que rege o Funcionamento social político e econômico da Nação o que eu chamo de elitismo histórico e cultural tem dois pilares centrais o capital enquanto processo essa dimensão do campo marxiano capital é um processo que expropria a classe trabalhadora deixa a classe trabalhadora com a sua força de trabalho como única mercadoria a ser comercializada no sentido de fazer a manutenção da sua subsistência e nesse processo tira mais valor do que
o trabalhador produz para concentrar na mão do capitalista Esse é o capital enquanto processo e é um dos pilares centrais do que eu chamo de elitismo histórico e cultural o outro é a invasão das monarquias europeias nas Américas tá Por que que eu eu fiz esse esse preâmbulo para para endereçar a tua provocação ao longo dos últimos 300 anos essa hierarquia moral responde a uma dimensão muito ah eurocentrista né então se você pegar por exemplo ah os debates que aconteciam nos salões ali do Iluminismo a gente pode invadir a As Américas e e barbarizar pilhar
estuprar roubar Enfim tudo isso que de fato estava existia uma discussão moral cara rela isso claro e ética com relação a gente pode é legítimo o que a gente tá fazendo nesse sentido e na Resumindo pros efeitos do tempo que eu tenho aqui com você o que acontece aí é que pensadores como lock por exemplo John Lock Se você pegar o segundo tratado do governo de de John Lock ele te diz o seguinte que a as comunidades que não trabalham a agricultura de forma ostensiva não tem propriedade não tem direito de posse sobre aquela Terra
eram considerados selvagens para todos os efeitos você tem turg você tem Lewis por exemplo diversos pensadores que vão nessa linha de o próprio Adam Smith por exemplo e que determinam esse tipo de raciocínio então se você não trabalha terra para agricultura essa terra não é sua é as comunidades ameríndias trabalhavam tá de alguma forma elas plantavam milho abóbora mas não no sentido de gerar um excedente para caracterizar esse processo que é o capital que eu acabei de explicar exato e que portanto segundo essa mentalidade europia da ocasião diria Ah então aqui muito bem você tem
direito de posse a essa propriedade isso em Ampla medida foi usado para estruturar essa hierarquia moral que tá vigente até hoje para que as comunidades ameríndias fossem barbarizar de muitas maneiras porque diam vocês são selvagens vocês não trabalham a terra de forma a caracterizar aquilo que a gente entende que te daria direito de posse a a essa terra então você pode ser Ah expropriado sem grandes problemas porque você não tá no mesmo nível daquilo que a gente entende que é ser humano hoje 200 300 anos depois Isso serve por exemplo de forma hiper resumida eu
teria que eu tô tentando resumir 308 páginas em 5 minutos você teria que por exemplo observar as relações que os estadunidenses T com a América Latina e com a América do Sul então vidas estadunidenses valem mais do que vidas latinoamericanas e sul-americanas vidas israelenses valem mais do que as vidas palestinas vidas na Europa ocidental valem mais do que vidas na África Subsaariana isso porque existe um modelo de sociabilidade que transforma todo mundo em produto em mercadoria e nesse contexto algumas mercadorias valem mais do que outras o modelo de sociabilidade que existe para organizar esse mercado
é o isso que eu acabei de explicar que forma aí essa hierarquia moral é por isso que eu trabalho essa dimensão que você acabou de salientar no esfarrapados aí nessa nessa lógica César tem uma coisa que me preocupa muito lendo seu livro que é o seguinte acho que eu já até te contei essa história uma anedota que eu ouvi no aeroporto Mas é ela é tragicômica e peguei três pessoas conversando e um cara você vai começar a rir você vai lembrar da história e tem e um cara explicando pros outros dois um livro que ele
tinha lido que é aquele livro Sapiens né do ival harari e você vê como as pessoas tem chave de leitura diferente sobre as coisas quando elas leem né o cara falou assim não porque aí então Nós seres humanos criamos né ou descobrimos agricultura jogando uma semente no chão nas outras plantas tal não sei o que e começamos a produzir exedente ou seja começou a ter mais alimento eventualmente do que pessoas então Podemos alimentar ar mais pessoas né e é a conclusão do cara e então nasceu o primeiro vagabundo essa era a Grande conclusão do cara
mas aí eu te falando aquele dia e e depois lendo Teu livro eu fiquei pensando isso é uma e é uma piada né o cara não tava falando como piada ele tava falando série era conclusão dele sobre o livro né respeito mas enfim me parece absolutamente equivocada mas aí a gente trazendo pro dia de hoje eh para fora dessa política que a gente vê no dia a dia assim uma coisa um pouco mais Ampla é muito perigoso pensar isso porque eu fiquei pensando enquanto eu tava além dos Farrapos que nisso a gente exclui por exemplo
eh uma pessoa que não tem um braço então assim se ela não é capaz de ajudar a produzir o excedente Então ela ela ela pode ser deslocada Ela não ela não vai ter alimento para ela porque você parte pela lógica como você fala no livro da biologia né de que se se Só os fortes têm que sobreviver então a pessoa que sofrer um acidente de carro e é paraplégica ela não tem que sobreviver não não te leva um pouco para essa lógica também no livro né ali bem no comec sim você você não fala isso
mas eu lendo eu fiquei pensando pô é um lance muito cruel também né você chegar a essa conclusão Depois de ler esse tipo de obra né totalmente cara e obrigado é muito bom ver que você de fato leu o o livro porque você vai no CNE daquilo que eu proponho nesse nesse material eu ao longo do dos últimos anos demori eu eu pensei muito acerca de qual que é o substrato fundamental que compõe a filosofia que anima a proposta da Extrema direita não só da Extrema direita mas da direita liberal de uma maneira mais Ampla
e refletindo muito e lendo muito eu posso te dar exemplos por exemplo vai Hum eu cheguei à conclusão de que se trata de perceber o desenvolvimento humano a partir de uma dimensão biologista O que que significa isso significa perceber que demore se torna o que ele é hoje porque você já traz na tua constituição genética tudo aquilo que era necessário para Alcançar aquilo que você se tornou em termos de ser humano de personalidade e tal e isso é simplesmente falacioso isso não é verdade o demore se torna o demore porque existiram e e estímulos históricos
e culturais para que você chegasse até onde você tá você torce pro Grêmio por exemplo né eu sou capaz de apostar e eu não sei a gente nunca conversou a respeito disso mas que existem estímulos históricos e culturais no teu desenvolvimento para que você se tornasse gremista não existe um gene entende e Isso é óbvio eu tô Grosso mod eu tô simplificando para te avançar o argumento que assim como você se tornou gremista não existe um gene que diz que você prefere pizza de calabresa ou de mussarela se você tá à direita ou à esquerda
no espectro político ideológico isso são são constituições históricas e culturais e uma vez que você entende que o ser humano no nível individual se constitui histórica e culturalmente e não biologicamente é óbvio que a base biológica existe Você precisa fazer necessidades fisiológicas Você tem algum necessidade de contato de afeto humano você precisa dormir de 5 a 8 horas por dia a base biológica tá aí mas tudo que acontece a partir desse ponto é histórica e culturalmente constituído e não biologicamente constituído a proposta da direita tanto Liberal quanto da Extrema direita preconiza que de muitas maneiras
essa composição é biológica e que existem seres humanos que são mais fortes superiores por natureza e outros que são inferiores e mais frágeis por natureza e a sociedade não teria que carregar essas pessoas ent perfeito perfeito e a partir desse ponto é óbvio que então a sociedade não tem que carregar e que faz todo o sentido seria uma espécie de ordem natural que os mais fortes comandem e os mais frágeis obedeçam não por acaso e quase que invariavelmente os mais fortes são homens brancos e heterossexuais via de regra estadunidenses ou da Europa Ocidental a esse
ponto para encerrar a minha fala nesse nesse caso Veja por exemplo o que escreveu O Olavo de Carvalho que é o principal guru do bolsonarismo ele tem um livro e eu tive que ler por efeito de pesquisa que chama Jardim das aflições demoras nesse livro ele diz o seguinte ele utiliza toda uma verborragia ele cita de filósofos gregos a pensadores iluministas com termos sofisticados como zoom politic para no fim do dia te dizer exatamente isso que eu acabei de postular aqui existem seres humanos que são mais fortes e mais fracos por natureza os mais fortes
são homens brancos heterossexuais e faz todo sentido que essas pessoas mandem no mundo por isso que o capitalismo é um um tipo de organização inevitável e ideal porque coloca quem merece no comando E além disso dá chance para as pessoas que são mais frágeis ter algum nível de de subsistência é exatamente isso você falou em quem merece né isso vem muito dessa história porque assim dito desse jeito eu não eu não consigo imaginar que ninguém ia convencer uma pessoa a achar isso legal né se você chega e se você chega e dar esse esse discurso
cru ninguém I achar isso bom né o cara que tá lá pilotando a moto do do do do aplicativo dirigindo Uber o cara que tá pilotando um avião a pessoa que tá lá trabalhando na torre de comando enfim o cara que tá que tá no supermercado carregando a nossa as nossas coisas as nossas malas o encanador se a pessoa ouve isso desse jeito a pessoa vai falar Não não quero já que eu não assino isso agora você falou em mérito né Então queria puxar um pouco para isso também eh essa questão de como você falou
o empreendedorismo visto um pouco como eu tenho capacidade e você não tem então eu vou te dar a chance de você ter alguma coisa não é visto como o contrário né na verdade se aquela pessoa não trabalha quem tá em cima não recebe nada porque o que recebe é o excedente do trabalho da pessoa e meritocracia também que se fala muito hoje né as pessoas muitas vezes confundem tal as pessoas acham que quando você fala alguma coisa contra meritocracia a pessoa acham que a gente tá falando contra o mérito não é necessariamente isso né todo
mundo tem que ganhar conforme o seu suor o seu mérito e as suas suas possibilidades mas o discurso foi um pouco encachado nisso ISS E aí eu queria tentar entender como que uma pessoa que comanda 50 ou seja como que o Jeff bezos sei lá eh ou como que os donos do Google né ou como que os donos do Facebook eh conseguiram convencer a massa de bilhões de pessoas que estão plenamente convencidas de que esse sistema é assim quase por natureza é quase um mandato Divino e mais ainda Como conseguiu convencer essas pessoas que estão
lá embaixo dessa base da pirâmide que se elas forçarem um dia elas chegarão no topo e a gente sabe por estatística por ciência que isso não vai acontecer com a imensa maioria delas onde você identifica que foi empacotado esse discurso E por que que ele funciona tão bem César porque é uma mentalidade que vem sendo trabalhada ao longo dos últimos 500 anos é uma mentalidade que vem sendo trabalhada no nível mais profundo e que te diz te dá uma visão biologista da vida te dá uma visão de que quem tá por cima é porque merece
estar por cima é daí a a a visão dessa pseudo meritocracia que você se refere e quem tá por baixo deve estar por baixo porque é ali é o é o lugar mais adequado essas pessoas mesmo as que estão por baixo não tem a dimensão teórica disso que eu tô propondo aqui então se você conversar com com as pessoas de forma mais Ampla elas vão te dizer isso elas vão te dizer não mas o mundo funciona como ele deve funcionar porque existem pessoas que são mais inteligentes que são mais capazes você falou do skate eu
vou te dar um exemplo muito muito cru muito prático para salientar isso que eu tô querendo te dizer imagina o seguinte eu treino skate ininterruptamente Desde que eu tinha 8 anos de idade eu tô com 44 para acertar um flip que é o skate fazer isso e você cair em cima de novo uhum me levou se anos de treino e eu literalmente demore devo ter treinado isso na casa algo entre 10 e 15.000 vezes a mesma manobra cheg é pr acertar a primeira tá aí eu te levo na pista você nunca pisou no skate e
falo tenta tenta fazer o flip e você não vai conseguir naturalmente e eu eu falo que você é moralmente inferior eu falo que você é mais burro que você é menos esforçado Então a gente tem todo um modelo de sociabilidade que organiza privilégios para uma parcela ínfima da população em detrimento da maior parte preta parda gay lésbica ah feminina da nossa população sim porque no tempo que você tava treinando os 15.000 flips tinha um cara puxando uma moto né para trabalhar é ent Esse foi só um exemplo grosseiro mas por ex exemplo no nosso caso
é muito doloroso ter que olhar e diz ah eu Eu me formei jornalista e escritor não porque eu sou genial eu porque eu sou muito esforçado a despeito de de os os aspectos do mérito também estarem presentes entendeu a forma como a a tua personalidade se constitui é um entrelaçamento dinâmico entre o teu tempo autobiográfico e o teu contexto histórico geracional então elementos de esforço de dedicação seguramente estão presentes a questão é que o contexto histórico geracional favorece pessoas como eu e você demor favorece homem branco heterossexual em detrimento do restante da população então o
teu esforço a tua dedicação e a tua inteligência ela é potencializada ah ah infinitamente em detrimento de alguém que nasce numa comunidade empobrecida principalmente se essa pessoa for do sexo feminino e negra a gente sabe que isso desenvolve um papel preponderante no nosso atual modelo de sociabilidade agora a tua provocação é brilhante Por que que a maior parte da população compra essa perspectiva porque tudo isso que eu tô te dizendo aqui requer um estudo muito específico sofrimento não se não é convertido automaticamente em pensamento crítico não adianta você não vai aprender a fazer o que
você tá fazendo aqui Hoje simplesmente porque você sofreu o que eu tô te dizendo aqui são teses em seadas sociológicas você precisa estudar são disciplinas muito específicas sociologia história você precisa ter todo um uma bagagem nível cultural para atingir esse essa questão de pensamento crítico entende e a nossa sociedade não gosta disso não não permite sequer que o nível básico de pensamento crítico comece a gente viu a reforma do ensino médio que tava sendo proposta agora de fato houve com com o novo governo isso está sendo repensado e tal mas você tem todo um modelo
de sociabilidade que vem incutindo essa dimensão biologista a 400 500 anos a essa altura do campeonato e sofrer a maior parte da população sofre não quer dizer que ela vai ser capaz de entender o sistema que é oprime entende ela simplesmente fica amargurada mas você precisaria ler você precisaria entender questões múltiplas emáreas sociológicas para ser capaz de alcançar esse nível de resposta ao qual você se refere aí você trabalhou em telemarketing durante o tempo que você tava escrevendo esse livro você lembrou do telemarketing Veio te veio a mente um pouco isso assim porque deve ser
uma máquina de de moer aquilo também máquina de moer eu trabalhei Ah eu tinha 17 anos quando eu trabalhei com telemarketing e eu tô com 44 Então veja faz quase aí três décadas que eu trabalhei com telemarketing e eu lembro o roteiro demori que eu trabalhava até hoje que era cie César Boa tarde aí você me dá o seu código de assinante por favor aí eu verificava se tinha vagas de trabalho para você te passava se tinha ou não as características da vaga e tal é absolutamente brutal absolutamente brutal tá e eu sei que existem
trabalhos muito mais duros ainda do que isso muito mais puxados e tal agora isso também foi foi muito importante pra minha formação porque me levou a trabalhar aquilo que eu me dedico hoje que é emancipação popular e pensamento crítico que de alguma forma eu sei que é o que você faz como cerne da tua profissão também é trabalhar pensamento crítico por isso eu respeito tanto teu trabalho e talvez se eu não tivesse sofrido as agruras desse processo eu não isso não teria produzido Com tamanha ênfase na minha própria personalidade entende César eu falei aqui com
a Jandira fegalli e a gente teve uma conversa incrível o programa foi muito bom e ela durante a conversa surgiu essa essa questão de como a política se separou muito da sociedade né nos últimos anos a gente teve a a política voltando pro CNE da discussão Mas é uma discussão quase dispensável é uma discussão que ela ela navega muito na espuma né cara de rede social também de uhum deor dece a gente não tá tendo uma discussão qualificada na na sociedade em termos políticos né eu sinto quase saudade do tempo que as pessoas não falavam
de política muitas vezes né mas aí chegamos aqui na conversa num ponto em que eu até trouxe para ela um estudo se eu não me engano da Universidade Federal de Minas Gerais mostrando que em vários lugares do Brasil a igreja ela tomou o lugar da política nesse dia a dia assim e eu falo até muito positivamente no sentido de que eh as piores denominações religiosas que a gente possa imaginar mesmo elas como elas são muitas vezes elas fazem o o pai para de beber Eh o cara para de espancar mulher né e no limite elas
conseguem salvar uma vida de fato então elas tomaram um lugar que a gente sempre imaginou no nosso Imaginário coletivo que era o lugar do estado no fim das contas Como que essa religião que a gente vê hoje crescendo cada vez mais no Brasil e obviamente eu não tô falando de todas as religiões aqui é uma é uma questão muito específica de algum um as denominações que se aproveitam da fé que fazem proselitismo político como você vê as religiões dentro desse esquema todo elas trabalham também pra manutenção desse sistema me parece né é uma coisa consciente
é uma coisa que foi é uma é uma questão de mercado é uma é uma oportunidade mercadológica para tomar o dinheiro das pessoas como que você faz esse diálogo entre religião e política nessa chave de leitura que você dá no livro eu acho que a a tua pergunta já traz o a a questão nevrálgica aí de fato Você tem razão você você tem a gente tem por exemplo no Brasil 200 milhões de habitantes sem metade não tem acesso a camento básico segundo o Instituto trata tá então você imagina que assim quando a gente tá falando
de saneamento básico meu caro é o que vem a seguir é absolutamente trágico né você não tá falando de grandes ah ah elocubrações de coisas que sabe não tem saneamento básico você não tem acesso ali a ao que é mínimo é óbvio que nesse sentido surge um nível de caristia que abre possibilidade para tudo que vem a seguir em termos de banditismo Dogma religioso no CNE da organização da vida sociopolítica do país e diversas coisas que têm efeitos muito deletérios e complicadíssimo pro nosso tecido social então o ponto fulcral da análise é esse que você
já colocou na tua na tua questão enquanto a gente não desenvolver um modelo de sociabilidade que seja capaz de endereçar a maior parte da nossa população e de prover o mínimo de infraestrutura civil básica tô te falando de coisas basilares banheiro em casa exato hã água exato água potável banheiro em casa esse tipo de coisa é óbvio que a nossa população vai est altamente fragilizada e consequentemente inclinada a ser presa fácil para esse tipo de proposta agora também quando a gente fala aqui desse do dogma religioso no serve na organização da vida só política do
país isso tem que ser dito com clareza a despeito de de das pessoas se se furtarem a dizer isso de forma aberta a gente tá falando das igrejas neopentecostais principalmente existem outras mas fundamentalmente a gente tá falando das igrejas neopentecostais que adotam posturas muito agressivas em comparação com igrejas católicas com a a religião de de matriz africana ah César mas isso isso quer dizer que você tem algum tipo de crítica específica com em qualquer religião não e absoluto o meu a minha crítica é Considerando o Dogma religioso no cerne da organização da vida sociopolítica do
país se for católica se for de matriz africana se agora o que está acontecendo no Brasil ao longo dos últimos 30 40 anos a gente sabe que tem como ator Central as igrejas neopentecostais E aí isso é muito complicado porque mexe diretamente com a fé das pessoas uma vez que isso tá estabelecido demore é muito difícil é muitoo difícil porque você vai dizer eh eu eu não tenho que me submeter a determinado corrente aou determinada fé quem é você ou quem é o estado para inferir nisso dessa maneira então a gente a meu ver eu
já disse isso em outros programas abertamente igreja tem que pagar imposto igreja tem que pagar imposto não não é não é aceitável que a gente tenha líderes religiosos figurando na lista de bilionários da forbs e não paga imposto não é aceitável que a gente tenha grandes lideranças religiosas que são Donas de redes de televisão e de grandes conglomerados de mídia e sequer pagem imposto então no meu segundo livro que é o tempestade perfeita endereçando a tua provocação de uma forma mais objetiva que é essa mistura entre religião e política institucional no Brasil eu digo o
seguinte que se o Brasil continuar nesse rumo que a gente tá hoje E aí também isso é dificílimo Eu não eu tô apontando um diagnóstico eu não tenho a solução eu acabei de de te fazer algumas ah ah trazer algumas questões que eu acho que poderiam endereçar esse ponto não sei se resolveriam Mas seria seriam pertinentes se a gente continuar nesse ritmo que a gente tá talvez em 20 30 40 anos a gente não tenha um um regime sociopolítico tão nocivo quanto o bolsonarismo mas o Brasil caminha para se tornar uma teocracia miliciana e isso
já tá acontecendo quando eu escrevi esse livro em 2020 Muita gente da esquerda inclusive me disz que eu tava exagerando que eu tava fazendo bait né que eu tava querendo vender livro eu falei não me parece que é o caso eu tô eu tô amparado em dados me parece que tem uma série de dados empíricos que eu não vou me estender nisso por conta do tempo que a gente tem aqui mas a materialidade factual de como o Brasil está se organizando aponta para isso isso não sou eu querendo vender livro é um um analista observando
a realidade que que que eu tô escrutinando aí em 2022 sabe o que acontece o deputado federal mais votado do país é é é um uma pessoa que tem 20 e Poucos Anos absolutamente Raso não contribuiu com um debate em nível nenhum e e e coloca o Dogma religioso de uma maneira muito Central na forma como ele se articula politicamente foi o cara mais votado do país e o último ah ah Presidente da República antes da da eleição do Lula agora foi foi uma pessoa que se Valeu amplamente do dogma religioso para acender e para
fazer a manutenção das suas propriedades durante o poder aí as pessoas mesmo as que me criticaram começaram a dizer ah não acho que faz sentido isso que você tá propondo Se você olhar diversos Estados da Federação demori você já tem uma mistura é muito difícil separar o que é dogma religioso O que é narcotráfico o que é e é milícia isso já está se fundindo para se tornar algo assim absolutamente homogêneo entende como eu vejo todo mundo que pensa teoria social e Sociologia no país tem que olhar com muito cuidado para essa questão porque é
uma questão muito sensível ao longo dos próximos anos e décadas no no Brasil César como que as redes sociais e a imprensa entram nesse jogo queria que você separasse tá porque a gente tem aí um um caldeirão que me parece bem impossível de acontecer sem redes sociais do jeito que a gente vê no Brasil desreguladas a gente não tem nenhuma norma mais específica em relação a isso né remoção de conteúdo enfim a gente não sabe exatamente como as coisas operam às vezes os conteúdos saem do ar por uma por força de uma decisão judicial às
vezes eles permanecem o os próprios criadores não tem segurança de porque que um conteúdo pode entrar e o outro não pode enfim é uma Várzea pra gente falar o português bem claro aqui né Eh e a imprensa também imprensa mudou muito nos últimos anos a gente teve aí com ascensão das redes sociais principalmente do Google e do Facebook que as pessoas muitas vezes não concatenam mas elas são duas grandes empresas de publicidade elas tiraram muito dinheiro das redações as redações tiveram que demitir muita gente né isso causou um um caos dentro da da do ecossistema
de jornalismo que estava mais ou menos estável ali não tô dizendo se era bom ou era ruim na média né Eh eu acho que era muito mais para ruim do que para bom mas causou uma instabilidade e agora a gente tem uma outra um outro ecossistema de imprensa que tá surfando também nas redes sociais Então como que isso opera também na nessa nessa nessas relações das pessoas entenderem as coisas ou ou comprarem as ideias ou não comprarem as ideias ou entrarem no debate em termos de rede social uma coisa imprensa outra coisa ou enfim ou
são as duas coisas ou ou é tudo a mesma coisa Não não não é a mesma coisa seguramente não é a mesma coisa tem uma Fala tua muito boa que eu gosto que você diz que essas empresas são as empresas mais lucrativas da história do capitalismo você Embasa essa tua análise com com dados é muito boa ess esse teu teu raciocínio Então você imagina que esse processo que eu expliquei no começo da nossa conversa que é o capital o o paroxismo desse processo são essas empresas a qual você se refere meta Google são as empresas
mais lucrativas e rentáveis da história do capitalismo mundial e isso implica uma série de consequências porque o tipo de mídia que a gente consumiu durante o século XX basicamente era unidimensional as pessoas não eram capazes de postar absolutamente nada elas assistiam a televisão ou escutavam rádio e recebiam a mensagem de uma forma bastante unilateral o que acontece acontece com o advento da internet e principalmente com o advento dos smartphones no começo da década passada subverte a lógica de funcionamento desse Paradigma e agora a gente tem as pessoas postando conteúdo emitindo opinião para absolutamente tudo isso
tem algumas consequências que eu que eu trago aqui para para pensar junto com contigo naturalmente eu não tenho uma resposta Ah categórica para essas questões a primeira é o seguinte eh principalmente o advento dos smartphones coloca em cheque a condição de um representante falar em nome de um representado entende porque agora as pessoas sabem o que tá sendo votado em tempo real elas podem emitir opinião e postar conteúdo de absolutamente tudo elas passam a implicitamente questionar a sua não formulação mais efetiva na coisa pública em todas as searas possíveis isso no começo do da década
passada leva as revoluções árabes leva a junho de 2013 Se você pegar junho de 2013 no Brasil eu tenho fotos registradas no meu primeiro livro no Ascensão do bolsonarismo eram eram reivindicações absolutamente difusas demor as pessoas questionavam a apc 33 a PEC 37 elas queriam mais autonomia pro Ministério Público elas queriam mais autonomia para enfim instituições nacionais elas não queriam Copa das Confederações copa do mundo é uma Miria de de coisas não era contra o partido dos trabalhadores e contra o governo Dilma Rous naquela ocasião isso foi trabalhado tá sobretudo por parcelas da da direita
Liberal naquela ocasião o que dá margem pra própria Ascensão do bolsonarismo isso Isso é uma outra história agora assim como a ascensão dese desse novo paradigma de comunicação mexe com essa questão de estado mesmo coloca em dúvida o modelo de democracia Liberal representativa que a gente tinha estabelecido ã principalmente desde do do fim da segunda guerra mundial também cria uma cisão muito grande com a própria imprensa que se vê questionada que vê a sua as suas posições colocadas em cheque Porque até então tinha uma postura absolutamente hegemônica continua sendo hegemônica mas agora existe uma força
contra hegemônica pelo menos o que a gente teve ao longo do século XX e até o até o começo do dos anos 2000 não não existia sequer força contra hegemônica a gente sabe como é que isso funcionava claro então eu acho que a gente tá num processo de reformulação a gente passou isso por exemplo no no Ascensão do bolsonarismo eu estabeleço essa analogia que a gente tá naquele momento da indústria tabagista sabe no começo do século passado Quando surge uma dimensão da indústria tabagista mais forte as pessoas fumavam dentro de de cabine pressurizada meu cara
nós estaríamos fumando n PR fumando aqui dentro do estúdio com gente operando câmera que ia ter e bronco espasmo e o cara ia tá morrendo at atrás da câmera e aquilo era socialmente aceito a PL 2630 denota isso a o nível que a gente teve do Google se envolvendo né atacando deliberadamente a questão da pl2630 pl2630 para as pessoas lembrarem a PL que faria algum tipo de regulação em relação às plataformas sociais né isso e a forma como isso foi foi conduzido na nossa sociedade denota que a gente tá numa fase muito incipiente ainda que
ao longo desse século esses esse debate será aprofundado e muito provavelmente daqui a 30 40 50 60 70 anos as pessoas vão olhar para trás e v Você acredita que era assim que eles trabalhavam as redes sociais naquele momento sem nenhum tipo de regulamentação sem nenhum tipo de de questão mais impositiva que fosse capaz de determinar limites para o que as grandes empresas de as Big Tech faziam a gente tá num momento que o médico tá tá receitando cigarro pra pessoa eu acho eu acho eu acho que é por aí agora é óbvio que tudo
isso não vai não é um processo espontâneo e natural precisa ser trabalhado a gente precisa discutir e tal mas eu acho que é um pouco por aí sim acabamos César Muito obrigado meu queridoo eu que te agradeço Adorei obrigado meu irmão adorei espero que a gente possa se reencontrar eu também Obrigado um beijo enorme Obrigado pelo teu carinho Valeu obrigado queridão eh Bom enfim a gente chegou ao final de mais um programa espero que vocês tenham gostado vocês podem assistir a este programa no nosso canal do YouTube no aplicativo da TV Brasil Play e também
vocês podem ouvir esse mesmo papo lá na Rádio Nacional e na rádio MEC às 11 horas da noite nós Voltaremos na próxima semana na terça-feira às 10 horas eu espero vocês até [Música] lá [Música] ah
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