HISTÓRIA COMPLETA - História e Vida de SÃO TOMÁS DE AQUINO

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A Bíblia Sagrada
- HISTÓRIA COMPLETA - História e SÃO TOMÁS DE AQUINO - O vídeo explora a vida, ideias e legado de T...
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[Música] vamos mergulhar mais profundamente na história de Tomás de Aquino um frade católico italiano do século 13 cujo legado teológico e filosófico ainda ressoa na atualidade conheceremos sua vida suas principais ideias e o impacto que ele teve no pensamento ocidental Tomás de Aquino nasceu em hokazeka Itália em 1225 em uma família Nobre seu pai Conde de Aquino esperava que ele seguisse o espaço de seus ancestrais e ocupasse uma posição importante na igreja ou no governo no entanto desde muito jovem Tomás demonstrou interesse talento para o estudo da religião e da filosofia aos 17 anos contra
a vontade de sua família Tom mais ingressou na ordem dos pregadores conhecida como dominicanos uma comunidade religiosa comprometida com o estudo e a pregação Esse foi um passo significativo em sua jornada pois possibilitou que ele se aprofundasse ainda mais em seus estudos teológicos e filosóficos Tomás de Aquino estudou em várias universidades europeias da época incluindo a famosa Universidade de Paris onde teve contato com as ideias de filósofos gregos especialmente Aristóteles esse encontro teve um Impacto Profundo em sua forma de pensar pois ele viu a filosofia aristotélica como uma ferramenta valiosa para compreender e explicar questões
teológicas e filosóficas em consonância com a fé cristã essa abordagem que buscava conciliar a fé com a razão tornou-se uma característica fundamental do pensamento de Tomás de Aquino e da Escolástica a tradição intelectual que floresceu na idade média uma das obras mais notáveis de Tomás é a soma teológica uma extensa compilação de questões teológicas éticas e filosóficas que oferecem uma síntese sistemática do conhecimento da época nela ele aborda tópicos Como a existência de Deus a natureza humana a ética e a Lei natural a somateológica é considerada uma obra-prima da teologia Cristã e continua a ser
estudada e debatida por teólogos e filósofos até hoje outra importante obra de Tomás de Aquino é assuma contra os gentios na qual ele apresenta argumentos em defesa da fé cristã e do conhecimento revelado buscando dialogar com não cristãos e defender sua crença em Deus e na doutrina Cristã o impacto das ideias de Tomás de Aquino na filosofia e na teologia foi imenso seu pensamento influenciou o desenvolvimento da filosofia moderna e continuou a inspirar grandes pensadores ao longo dos séculos Além disso sua abordagem da relação entre fé e razão influenciou o pensamento da igreja católica e
moldou o ensino da teologia em instituições religiosas Tomás de Aquino faleceu em 7 de março de 1274 deixando um legado duradouro que perdura até os dias de hoje suas obras continuam a ser estudadas e debatidas e sua dedicação a busca do conhecimento e a compreensão profunda da fé cristã tornou uma figura inestimável na História do Pensamento humano sua busca por respostas e seu compromisso em buscar a verdade continua a inspirar todos aqueles que buscam o entendimento mais profundo sobre a natureza da existência e do divino Tomás de Aquino é uma figura venerada como Santo pela
igreja católica e é reconhecido como um professor exemplar para aqueles que estudam para se tornarem sacerdotes Ele alcançou mais alto nível tanto na razão natural quanto na teologia especulativa suas obras são fundamentais para o programa de estudos de futuros padres diáconos estudiosos religiosos nas áreas de filosofia católica teologia história liturgia e direito canônico sua importância para a igreja foi tão significativa que ele foi proclamado Doutor da igreja pelo Papa Pio 5 em 1568 essa honra reflete a autoestima que os pontífices tem porta mais de Aquino e o reconhecimento de seus ensinamentos como parte integrante do
ensino da igreja O Legado de Tomás de Aquino continua a brilhar através da ordem Dominicana a qual ele pertencia sua sabedoria e sua capacidade de unir Fé e Razão trouxeram um novo esplendor a ordem religiosa seus ensinamentos são considerados um guia valioso para as escolas católicas e são orados como um tesouro intelectual dentro da igreja assim o impacto de Tomás de Aquino não se limita apenas ao seu tempo mas continua a iluminar os caminhos da busca pelo conhecimento da compreensão da fé e do aprimoramento da formação religiosa dentro da tradição católica [Música] Vamos explorar a
origem de Tomás de Aquino um homem que nasceu em uma região especial da Itália no século 13 por volta de 1225 ele veio ao mundo em hokazeka situada no Condado de aqui no do reino da sicília que hoje faz parte da região do Lácio na Itália Tomás veio de uma família interessante onde seu pai Landulfo de Aquino não pertencia ao ramo mais poderoso da família e ocupava a posição de cavaleiro sua mãe Teodora vinha do ramo Rossi da família é interessante notar que enquanto o resto de sua família seguia carreiras militares os pais de Tomás
tinham outros planos para ele eles desejavam que ele seguisse o exemplo de seu tio sinibaldo que era Abade do mosteiro beneditino de Monte Cassino Essa era uma trajetória comum para o filho mais jovem de uma família Nobre na região do Sul da Itália naquela época no entanto a vida de Tomás de Aquino tomou um rumo diferente ele mostrou o interesse excepcional pelo estudo da religião e da filosofia desde cedo e sua busca por conhecimento levou a ingressar na ordem dos pregadores dominicanos contra o desejo de seus pais essa escolha transformou sua vida e o levou
a se tornar uma figura inspiradora influente na história da teologia e da filosofia quando Tomás tinha apenas cinco anos de idade seus pais o matricularam em uma escola especial em Monte Cassino no entanto por causa de um conflito militar que atingiu a Abadia eles decidiram transferi-lo para recém-criada Universidade de Napolis onde ele poderia continuar seus estudos lá na universidade Tomás mergulhou no mundo do conhecimento e foi apresentado a ideias importantes de filósofos como Aristóteles averróis e maimides que tiveram uma grande influência em sua filosofia teológica imagine com empolgante enriquecedora deve ter sido essa experiência para
um jovem estudante seu professor Pedro da ibenia era responsável por ensinar em matemática geometria astronomia e música essas disciplinas ajudaram a mudar o pensamento de Tomás e a desenvolver seu intelecto essa fase de sua educação foi fundamental para o desenvolvimento do futuro doutor da igreja que ele se tornaria os conhecimentos adquiridos em Napoli seriam alicerce para suas grandes obras e suas contribuições notáveis à teologia e a filosofia o entusiasmo e dedicação aos estudos nessa época certamente o impulsionaram em sua jornada para se tornar uma das mentes mais brilhantes da história da igreja católica enquanto Tomás
continuava seus estudos em Nápoles algo inesperado aconteceu Ele foi influenciado por João de São Juliano um pregador dominicano que buscava novos seguidores para ordem dos pregadores essa convivência teve um Impacto Profundo em Tomás e aos 19 anos ele tomou uma decisão que mudaria a sua vida para sempre e ele decidiu se juntar a ordem Dominicana essa escolha no entanto não foi bem recebida por sua família que não aprovava sua decisão para evitar a influência de sua mãe Teodora os dominicanos enviaram para Romain depois para Paris onde ele poderia se dedicar mais aos estudos e ao
crescimento espiritual no entanto durante a viagem para Roma algo surpreendente aconteceu seus irmãos seguindo as instruções de sua mãe conseguiram capturá-lo enquanto ele estava bebendo em um riacho e o levaram de volta para seus pais no castelo de Monte San Giovani campano essa reviravolta em sua jornada Demonstra o quanto sua família estava determinada impedindo de seguir seu caminho escolhido mas a história de Tomás de Aquino estava apenas começando e sua busca pelo conhecimento pela fé e por sua vocação religiosa estava longe de terminar nos próximos capítulos de sua vida veremos como ele enfrentou o desafios
e resistência Mas também como ele se tornou uma das mentes mais brilhantes influentes da história da teologia e da filosofia sua coragem em seguir sua paixão e sua busca pela verdade continuariam a inspirar pessoas ao longo dos séculos após sua decisão de se juntar a ordem dos pregadores Tomás de Aquino enfrentou muitos desafios sua família especialmente sua mãe Teodora estava decidida a fazer com que ele mudasse de ideia ele ficou preso nos castelos de Monte San Giovanni e hookaseca por cerca de um ano Enquanto sua família tentava de sodi-lo durante esse período difícil o papa
não pode intervir em seu favor devido a preocupações políticas prolongando ainda mais sua prisão no entanto mesmo nessa situação difícil tô mais encontrou maneiras de permanecer ativo intelectualmente conectado com sua vocação ele ensinou suas irmãs escreveu cartas para seus irmãos dominicanos demonstrando sua dedicação ao conhecimento e a espiritualidade a família de Tomás desesperada para fazer com que ele mudasse de ideia chegou a extremos até mesmo contratando uma prostituta para tentar seduzi-lo mas Tomás permaneceu fiel a sua decisão de permanecer segundo a lenda ele rejeitou a tentação e recebeu fortalecimento espiritual através da visita de dois
anjos em um sonho durante a noite percebendo que suas tentativas de discutir Tomás não estavam funcionando sua mãe Teodora finalmente arranjou para aqueles capazes pela janela durante uma noite ela acreditava que uma fuga secreta seria menos prejudicial para a reputação da família do que uma rendição aberta aos dominicanos assim Tomás conseguiu escapar e seguiu primeiro para Anápolis e depois para Roma onde se encontrou com o mestre geral da ordem dos pregadores João Devil de choosen essa fuga marcou um ponto crucial na vida de Tomás de Aquino pois ele estava livre para seguir seu chamado e
continuar sua jornada em busca de conhecimento e espiritualidade seus desafios e perseverança apenas reforçaram sua determinação em se tornar um dos mais importantes teólogos e filósofos da história em 1245 Tomás de Aquino teve uma incrível oportunidade que ele foi enviado para estudar na universidade de Paris especificamente na faculdade das Artes lá ele teve a chance de conhecer um estudioso dominicano muito importante chamado Alberto Magno que também viria a ser proclamado doutor da igreja assim como Tomás Alberto Magno era um catedrático de teologia em Paris e também ocupava uma posição no colégio de São Tiago a
conexão entre esses dois homens se mostrou profunda e eles estabeleceram uma relação de mestre e aluno em 1248 quando Alberto foi convidado a ensinar na recém criadas de um general em Colônia na Alemanha Tomás o acompanhou rejeitando até mesmo a oferta do Papa Inocêncio o quarto para ser Abade de Monte Cassino mesmo sendo um dominicano em Colônia Alberto nomeou Tomás como a Magister estudantil ou seja Mestre dos Estudantes Tomás conhecido por sua natureza tranquila E por falar pouco foi mal compreendido por alguns de seus colegas que o consideravam a devagar mas Alberto com sua sabedoria
profetizou que um dia a doutrina de Tomás seria tão impressionante que seria ouvido em todo o mundo essa fase de sua vida foi marcada por um aprendizado profundo e uma parceria inspiradora com seu mestre Alberto Magno a trajetória de Tomás de Aquino continuava a ser moldada e sua sabedoria estava Prestes acuar impactar as gerações futuras após acompanhar Alberto Magno em Colônia Tomás de Aquino começou a lecionar como professora aprendiz ensinando seus alunos sobre os livros do Antigo Testamento durante esse período ele se dedicou a escrever vários comentários sobre importantes textos bíblicos como a comentário literal
sobre Isaías comentários sobre Jeremias e a comentários sobre as Lamentações em 1252 Tomás voltou a Paris com o objetivo obter uma mestrado em Teologia lá ele passou a lecionar estudos bíblicos como professor aprendiz [Música] e dedicou os três anos finais de seus estudos a comentar as sentenças de Pedro Lombardo O importante teólogo da época em sua primeira grande síntese Teológica Tomás produziu um extenso comentários chamado as cripton superlibrius esse trabalho destacou sua habilidade excepcional em explicar e aprofundar questões teológicas complexas além de suas contribuições para o mestrado em Teologia Tomás também escreveu a sobre o
ser e a essência para seus colegas dominicanos em Paris essa obra aprofundou a compreensão de conceitos fundamentais sobre a existência e a essência das coisas com cada nova obra e comentário Tomás de Aquino demonstrou sua capacidade notável de conectar a fé com a razão enriquecendo o pensamento teológico e filosófico de sua época seu compromisso em explorar as questões mais profundas da existência continuou a moldar sua influência histórica e a inspirar mentes curiosas em busca de sabedoria e conhecimento na primavera de 1256 Tomás de Aquino recebeu uma importante nomeação como Regente principal em Teologia em Paris
logo após assumir esse cargo ele se dedicou a defender às ordens mendicantes que estavam sendo atacadas por Guilherme de sente amor durante seu mandato que durou até 1.259 Tomás produziu diversas obras notáveis uma delas foi a contra aqueles que ameaçam a devoção a Deus e a religião na qual ele defendeu vigorosamente as ordens mendicantes contra as críticas outro trabalho importante foi a coleção de questões em disputa sobre a verdade nessa obra Tomás abordou 29 questões controversas relacionadas a fé e a condição humana Ele preparou essas questões para os debates públicos universitários que presidia durante a
quaresma e o advento Além disso ele também respondeu às perguntas propostas pela audiência acadêmica em sua coleção intitulada a questiones coldre detalhes essas respostas refletiam sua Mente Brilhante sua capacidade de explorar profundamente questões filosóficas e teológicas Tomás também dedicou-se a comentar as obras do filósofo Romano boécio produzindo os comentários a comentários sobre instritagem durante esse período Tomás também iniciou o trabalho em uma de suas obras-primas assuma contra os gentios essa obra viria se tornar uma referência importante na teologia e filosofia essas contribuições notáveis de Tomás de Aquino mostram seu compromisso incansável em explorar questões complexas
e fornecer em sites profundos em sua busca pela verdade seu trabalho como Regente principal em Teologia em Paris marcou mais um capítulo importante em sua vida em sua missão de unir fé e razão em suas obras intelectuais [Música] em 1259 Tomás de Aquino concluiu sua primeira temporada como Regente principal no estudio um general em Paris e decidiu deixar a cidade para dar a oportunidade a outros de vivenciarem a mesma experiência ele voltou para Anápolis onde recebeu uma importante nomeação como pregador geral cargo concedido pelo Capítulo provincial de sua ordem 29 de setembro de 1260 em
seguida em setembro do ano seguinte Tomás foi enviado para o vieto para atuar como leitor conventual responsável por instruir os Frades que não tinham acesso a um estudo de um general [Música] e produziu várias obras significativas uma delas foi assuma contra os gentios uma obra que se tornaria uma das mais importantes de sua carreira nessa obra Tomás abordou temas filosóficos e teológicos fundamentais apresentando argumentos para defender a fé cristã e estabelecer diálogo com outras culturas e religiões Além disso ele escreveu a corrente de ouro a Catena Áurea que era uma coleção de comentários sobre os
Evangelhos E trabalhou em obras encomendadas pelo Papa Urbano quarto entre elas destacam-se a liturgia para festa de Corpos triste e a obra contra os erros dos gregos a contra-rerrores Essas atividades em Nápoles e o vieto revelaram compromisso contínuo de Tomás de Aquino em compartilhar seu conhecimento e sua sabedoria com os outros bem como em contribuir com a igreja e a sociedade em geral sua dedicação ao estudo e a produção intelectual continuava a ter um impacto significativo em seu tempo e em gerações futuras em fevereiro de 1265 o recém eleito Papa Clemente quarto fez um convite
especial a Tomás de Aquino ele foi chamado a Roma para servir como teólogo papal essa nomeação foi uma grande honra e reconhecimento de sua sabedoria e conhecimento teológico no mesmo ano Tomás foi ordenado pelo Capítulo dominicano de agnani para lecionar no estudio um Convention esse local se tornou uma espécie de laboratório para os dominicanos sendo o primeiro estúdio 1 provincialle uma escola intermediária entre um estudio um convencile destinado aos residentes dos Mosteiros e Conventos e um estudo de um Generali que eram as universidades nas grandes cidades essa iniciativa foi inovadora já que até então na
Província de Roma não havia uma forma especializada de educação apenas as escolas conventuais que ofereciam cursos básicos de teologia para os Frades residentes principalmente na região da toscana Tomás de Aquino juntamente com seus colegas foi um dos responsáveis por levar o ensino especializado para a Província de Roma ele abordou uma ampla variedade de temas incluindo filosofia ética e conhecimento natural suas aulas eram cativantes e despertavam o interesse de muitos estudantes e monges que buscavam compreender a fé sem explorar questões filosóficas essa fase em Santa Sabina foi marcante para a trajetória de Tomás de Aquino pois
ele teve a oportunidade de disseminar seus conhecimentos e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do pensamento teológico e filosófico da época seu legado como teólogo papal e professor continuaria a inspirarmentes curiosas e sedentas por conhecimento ao redor do mundo foi no convento de Santa Sabina que Tomás de Aquino começou a escrever sua obra mais famosa a Suma Teológica ele concebeu essa obra com a intenção de ser acessível não apenas aos estudiosos avançados mas também aos iniciantes na busca pelo conhecimento da Verdade católica [Música] tinha responsabilidade de ensinar tantos especialistas quanto os iniciantes ele explicou isso
usando uma passagem da Bíblia que dizia que assim como um bebê precisa de leite antes de comer alimentos sólidos os iniciantes também precisam de uma abordagem Clara e básica para aprender sobre a religião cristã enquanto estava em Horto Tomás também escreveu outras obras importantes entre elas estavam a compêndio teológico que embora incompleto continha ensinamentos valiosos sobre teologia Além disso ele respondeu a questões teológicas em uma obra intitulada resposta ao irmão João diversale sobre os 108 artigos retirados da obra de Pedro de tarentais em seu papel como superior dusto de um em Santa Sabrina de Deus
que ele mais tarde compilou em sua obra do Poder entre seus alunos em novembro de 1268 para o início do ano acadêmico outro aluno notável de perugia o período em Santa Sabrina Foi um momento de grande produção intelectual e ensinamentos para tomar de Aquino ele se empenhou em compartilhar seus conhecimentos com estudantes de diferentes níveis de entendimento sempre buscando tornar a sabedoria da teologia Cristã Tomás de Aquino permaneceu no studio 1 de Santa Sabina de 1265 até ser chamado de volta Paris em 1268 para uma segunda temporada de ensino com o passar do tempo as
atividades pedagógicas do Estudio 1 provincialle de Santa Sabina foram divididas em dois locais distintos um novo convento da ordem localizado na Igreja de Santa Maria só para Minerva começou o modestamente em 1255 como uma comunidade de mulheres recentemente convertidas no entanto rapidamente cresceu em tamanho e importância e em 1275 foi entregue aos cuidados dos Frades dominicanos em 1288 o componente teológico do currículo provincial destinado à formação dos Frades foi transferido dusto de um provinina para os estudio um conventuale de Santa Maria só para Minerva Este último foi então renomeado como estude um particularista elogiai ou
seja um local especializado para estudos em Teologia ao longo dos séculos esse estudio um evoluiu e no século XVI foi transformado no famoso Colégio de São Tomás colegial de vitomai mais tarde no século XX o colégio foi transferido para o convento de Saint Domenico e cisto e passou a ser conhecido como a renomada pontifícia Universidade São Tomás de Aquino também conhecida como a angelico essa instituição de ensino continua a preservar o legado e os ensinamentos de Tomás de Aquino sendo uma referência acadêmica importante na área de teologia e filosofia até os dias a trajetória de
Tomás de Aquino e seu compromisso com o conhecimento e a busca pela verdade continuam a inspirar e conectar mentes curiosos de todo mundo que buscam aprofundar sua compreensão sobre questões filosóficas e teológicas em 1268 a ordem dos pregadores convidou o Tomás de Aquino para assumir novamente a posição de Regente mestre na universidade de Paris ele já havia ocupado esse cargo antes e agora retornava para liderar a universidade mais uma vez Tomás permaneceu nessa posição até a Primavera de 1.272 essa segunda nomeação ocorreu em um momento em que uma corrente de pensamento chamada averroismo ou aristotelismo
radical a estava ganhando força nas universidades em resposta essa tendência então mais escreveu duas importantes obras [Música] ele criticou a verruísmo argumentando que essa corrente de pensamento era incompatível com os ensinamentos cristãos estava preocupado com os potenciais efeitos negativos dessa abordagem filosófica na compreensão da fé cristã durante essa segunda reguense em Paris Tomás concluiu a segunda parte de sua obra mais famosa assuma teológica Além disso ele também escreveu duas outras obras significativas e dos virtuosos e a da eternidade do mundo essa última tratava do polêmico conceito aristotélico e aterrorista sobre a falta de comer só
do mundo Ou seja a ideia de que o mundo sempre existiu sem um momento Inicial essas obras demonstram o compromisso de Tomás de Aquino enfrentar os desafios intelectuais de sua época e defender a fé cristã por meio de seus escritos e argumentos ele continua a explorar questões filosóficas e teológicas complexas buscando harmonizar a razão com a fé em suas obras intelectuais sua influência e relevância perduram até os dias atuais inspirando estudantes e pesquisadores a se engajarem em discussões filosóficas e teológicas fundamentais durante a segunda Regência de Tomás de Aquino na universidade de Paris enfrentou diversas
controvérsias especialmente com importantes franciscanos como Boaventura e João peca isso tornou essa temporada mais difícil e conturbada em comparação com a primeira em debates ocorridos em 12667 em Paris um mestre Franciscano chamado Guilherme de baglion acusou Tom mais de encorajar os avegoistas chegando a chamá-lo de líder cego duas cegos essas acusações deixaram tão mais bastante incomodado e ele retrucou chamando seus oponentes de amor orantes ou a resmungões na verdade Tomás ficou profundamente preocupado com a disseminação do egoísmo que era uma corrente filosófica que ele considerava incompatível com os ensinamentos cristãos de Brabant um adepto do
averroismo estava ensinando interpretações controversas de Aristóteles aos seus alunos em Paris o que enfureceu Tomás ainda mais essas disputas com os franciscanos e a Batalha Contra o aterrorismo foram aspectos desafiadores do período de Regência de Tomás na universidade ele se viu envolvido em debates acalorados para defender seus pontos de vista e proteger a doutrina Cristã essas controvérsias refletem o compromisso de Tomás de Aquino em defender sua fé e abordar questões filosóficas fundamentais da época suas respostas e argumentos eloquentes continuam a Ressoar ao longo da história inspirando o estudantes e pensadores abraçar o diálogo e a
busca pelo conhecimento em meio a debates intelectuais e teológicos desafiadores em 10 de dezembro de 1270 o Bispo de Paris e proposições aristotélicas como eréticas e aqueles que continuassem a defender Elas seriam ascomungados essa decisão gerou preocupações dentro da comunidade eclesiástica especialmente entre os agostinianos que temiam que a introdução do pensamento aristotélico e do aterrorismo pudesse prejudicar a pureza da fé cristã para tranquilizar os temores relacionados ao pensamento aristotélico Tomás de Aquino conduziu uma série de debates entre 1.270 e 1272 esses debates foram compilados em três importantes obras sobre as virtudes em geral sobra as
virtudes cardinais dessas obras Tomás explorou e explicou as virtudes e a esperanças sobre a perspectiva da doutrina Cristã buscando harmonizar a filosofia aristotélica com os ensinamentos cristãos seu objetivo era demonstrar que o pensamento filosófico não era incompatível com a fé cristã mas sim uma forma de enriquecer e aprofundar a compreensão das verdades espirituais essas obras refletem o compromisso de Tomás em esclarecer e defender a fé cristã enfrentando os desafios intelectuais da época seus debates escritos são uma expressão de sua busca por uma compreensão mais profunda da Verdade da harmonia Entre a Razão e a fé
sua influência como Pensador e teólogo continua a ser admirada e estudada até os dias atuais conectando-se com aqueles que buscam a verdade e a sabedoria em suas próprias jornadas de conhecimento e fé [Música] em 1272 Tomás de Aquino pediu licença da Universidade de Paris quando os dominicanos de sua província o chamaram para fundar um estudio um general uma escola de estudos avançados onde quisesse com liberdade para escolher sua equipe de professores aqui no decidiu estabelecer esse Centro de Estudos em Nápoles e mudou-se para lá para assumir o cargo de Regente mestre enquanto estava em Nápoles
Tomás trabalhou na terceira parte de sua famosa obra A soma teológica ao mesmo tempo que ensinava sobre diversos temas religiosos para seus alunos em um momento marcante em seis de dezembro de 1273 algo extraordinário aconteceu na vida de Tomás ele foi encontrado em prantos levitando em oração diante de um ícone de Cristo crucificado na capela de São Nicolau do convento dominicano de napoles de acordo com o relato Cristo lhe dirigiu palavras elogiosas sobre seus escritos e perguntou qual recompensa ele esperava pelo seu trabalho a resposta de Tomás foi humilde e Nada Além de Ti Senhor
após essa experiência algo mudou profundamente em Tomás mas ele nunca falou ou escreveu abertamente sobre o que aconteceu naquele momento ele abandonou sua rotina e até parou de ditadar suas obras para seu secretário quando insistiram para que retomasse o trabalho tomais respondeu que tudo que havia escrito parecia ser apenas a palha em comparação a grandiosidade de Deus embora o que tenha ocorrido seja um mistério os católicos acreditam que tenha sido uma experiência sobrenatural de Deus que tocou a alma de Tomás de Aquino essa experiência Mística reforçou ainda mais sua dedicação A Busca da Verdade ao
serviço a Deus sua vida e obras continuam a inspirar pessoas de diferentes épocas a se aproximarem da fé e a explorarem questões espirituais Profundas em suas próprias jornadas de fé e espiritualidade Anos Antes em 1054 a igreja passou por uma divisão conhecida como grande cisma que separou a igreja Latina liderada pelo Papa tornando-se mais tarde a Igreja Católica Romana no ocidente das quatro igrejas patriarcais do oriente coletivamente conhecidas como Igreja Ortodoxa buscando reunir as duas partes o Papa Gregório décimo convocou o segundo Concílio de Lyon em primeiro de maio de 1274 e solicitou a presença
de Tomás de Aquino para apresentar sua obra contra os erros dos gregos a caminho do Concílio tomai sofreu um acidente montando em um burro enquanto seguia pela Via Ápia bateu a cabeça em um galho de árvore caída e ficou gravemente ferido ele foi levado com urgência para o mosteiro de Monte Cassino para se recuperar após um período de descanso ele tentou retomar a viagem mas novamente adoeceu e teve que parar na Abadia os monges da Abadia cuidaram dele por vários dias mas infelizmente mas não resistiu em seus últimos momentos recebeu a Extrema unção e suas
últimas palavras foram Profundas e cheias de significado e eu te recebo Resgate pela minha alma pelo teu amor estudei e me mantive vigilante trabalhei preguei E ensinei São Tomás de Aquino faleceu em 7 de março de 1274 enquanto ditava seus comentários sobre o Cântico dos Cânticos [Música] seu legado como um dos mais importantes pensadores e teólogos da história da igreja continua a ser valorizado e inspira gerações até hoje suas palavras finais refletem sua devoção a Deus e sua profunda gratidão por ter sido abençoado com o dom do conhecimento que ele compartilhou generosamente com o mundo
Tomás de Aquino foi um notável teólogo e filósofo escolástico mas ele nunca se considerou um filósofo pois criticava aqueles que acreditavam serem pagãos distantes da verdadeira sabedoria encontrada na revelação Cristã apesar disso ele tinha grande respeito por Aristóteles a quem ele costumava chamar simplesmente de um filósofo em sua famosa obra A soma teológica grande parte dessa obra aborda tópicos filosóficos por isso também pode ser vista como filosófica o pensamento de Tomás teve uma influência imensa na teologia Cristã Especialmente na igreja católica e também exerceu uma profunda influência em toda a filosofia ocidental sua abordagem única
ao unir a filosofia aristotélica aos princípios do cristianismo ajudou a moldar muitos conceitos e ensinamentos na igreja ele era um defensor da razão e da busca da verdade acreditando que a filosofia e a teologia se complementavam na busca do conhecimento Divino O Legado de Tomás de Aquino continua Ressoar ao longo dos séculos e suas ideias ainda são estudadas e admiradas por estudantes teólogos e filósofos em todo o mundo seu profundo compromisso com a busca da verdade sua capacidade de conectar a fé com a razão continuam a inspirar e enriquecer o pensamento humano até os dias
de hoje segundo a filosofia de Tomás de Aquino a vida humana não é um acaso ela tem um propósito que é a busca pela felicidade no entanto para alcançá-la o homem precisa conhecer os meios adequados não está nas riquezas materiais pois elas não tem um valor existencial por si mesmas a chave para a felicidade está no Estado de Espírito Em que nos encontramos para Tomás encontrar a felicidade começa ao conhecermos a nós mesmos nosso interior nossos desejos e valores só então poderemos buscar os caminhos corretos para alcançá-la é importante entender que a felicidade não é
algo permanente pode ser perdida e encontrada novamente ao longo da vida essa visão de Tomás de Aquino destaca a importância do autoconhecimento e do equilíbrio entre as aspirações materiais e a busca por uma vida espiritualmente plena ele nos ensina que a verdadeira felicidade está em harmonizar nossas escolhas e ações com aquilo que realmente importa em nossa jornada como seres humanos portanto cabe a cada um de nós trilhar esse caminho e encontrar o verdadeiro significado da Felicidade em nossas vidas em cada momento da vida o homem busca a felicidade muitos associam essa felicidade a posse de
bens materiais mas para Tomás de Aquino Essa Ideia vai muito além A felicidade é como um guia essencial para a alma humana no cotidiano agitado com o estresse do dia a dia é comum que o homem acabe deixando de lado Os Pequenos Detalhes que poderiam trazer verdadeira felicidade pois está em busca de coisas materiais para supri-la para Tomás a felicidade não se limita apenas aquilo que temos ou possuímos externamente mas está profundamente conectada ao nosso estado interior Ela está na busca por uma vida com significado no cultivo de relacionamento saudáveis na prática da virtude no
alinhamento com valores mais elevados é encontrar alegria nos momentos simples e aprender a valorizar o que realmente importa às vezes no meio da Correria nos esquecemos de dar atenção ao que nos traz contentamento verdadeiro a ideia de felicidade de tomar de aqui nos convida a refletir sobre o que é essencial em nossas vidas e a buscar o equilíbrio entre o material e o espiritual ao fazer isso podemos encontrar uma felicidade mais duradoura e significativa que não depende apenas das circunstâncias externas Mas é alimentada por nosso próprio crescimento e bem-estar Interior [Música] Tomás de Aquino foi
um filósofo que dedicou muito de seu trabalho a comentar e analisar as obras de Aristóteles ele escreveu importantes comentários sobre livros como a da Alma ética nicomacua e a metafísica essas obras foram traduzidas para o latim por William de moerbeck permitindo que o conhecimento de Aristóteles se propagasse na Europa medieval a intenção de aqui no ao estudar e comentar a filosofia de Aristóteles era de organizar argumentos e elementos Racionais para harmonizá-los com as verdades cristãs ele buscava mostrar que a razão e a fé não eram contraditórias mas sim complementares Seu principal objetivo era não contrariar
a fé cristã mas sim encontrar pontos de conexão entre a filosofia e a teologia Tomás acreditava que a razão podia levar a compreensão de Deus e da Verdade e que a filosofia Poderia ajudar a fortalecer a fé ele vinha Aristóteles um grande Pensador e procurava destacar os aspectos compatíveis com a doutrina Cristã usando a filosofia para iluminar e enriquecer a teologia para Aquino A Busca Pela verdade era essencial tanto na fé quanto na razão e ele via no pensamento aristotélico uma ferramenta valiosa para aprofundar o entendimento sobre a natureza de Deus e do mundo através
das traduções dos textos de Aristóteles realizadas por filósofos da idade média como árabes argumentativas para enriquecer seu pensamento e sistematizar a doutrina Cristã ele utilizou o elementos do pensamento aristotélico para expandir suas ideias adaptando-as para a compreensão da Fé apesar de se inspirar em Aristóteles aqui no também apresentou ideias próprias como a concepção de um único Deus que é o princípio do virá ser ou seja ou ser criado mas que não é autodeterminado pois sua existência precede de Deus uma importante contribuição de aqui não foi sua distinção entre o ser e a essência ele dividiu
a metafísica em duas partes e a essência do sergeral e a essência do ser pleno que é Deus essa abordagem ajudou a aprofundar o entendimento sobre a natureza de Deus e sua relação com o mundo criado Além disso aqui não definiu o conceito de a metafísica de forma Tríplice como a ciência doente a ciência divina e a filosofia enquanto a primeira investiga as primeiras causas a metafísica de aqui no conduz o pensamento humano de maneira racional e coerente a Deus através de um caminho demonstrável essas contribuições filosóficas de Tomás de Aquino tiveram Impacto significativo na
teologia e na filosofia da época oferecendo uma perspectiva que buscava unir Fé e Razão promovendo um diálogo entre a filosofia aristotélica e os princípios cristãos Tomás de Aquino desenvolveu uma filosofia que busca entender a relação entre Deus e o mundo criado ele faz uma distinção importante entre o ser e a essência afirmando que as criaturas ou seja tudo que existe no mundo não são seres necessários é Deus que permite que as essências se realizem como seres existentes para Aquino Deus é o ser supremo o fundamento de todas as outras essências que participam de seu ser
ele é o ato puro completo em si mesmo não precisando de realização ou atualização isso diferencia das criaturas que dependem de Deus para existir a filosofia de Aristóteles por sua vez não aborda um Deus Criador que tira o mundo do nada para Aristóteles Deus não está envolvido na condução ou direção do mundo no entanto Tomás de Aquino utiliza o princípio da lógica aristotélica para argumentar que é necessário a existência de um motor imóvel primordial uma força divina responsável por dar início à criação do mundo assim aqui não acredita que Deus é indispensável para explicar a
origem e a ordem do universo preenchendo a lacuna deixada pela filosofia aristotélica sua abordagem filosófica busca harmonizar a Fé e a Razão reconhecendo a importância de Deus na compreensão da realidade Tomás de Aquino o filósofo sempre buscou unir fé em razão em seus escritos ele utilizou ensinamentos tanto de Aristóteles quanto de Santo Agostinho para mostrar que a graça e a fé não anulam a capacidade racional do ser humano mas ao contrário aprimoram ele defendia que a filosofia e a teologia poderiam ser conciliadas afirmando que a filosofia é serva da teologia a influência de Aristóteles foi
significativo em seu pensamento enquanto Aristóteles acreditava que o universo sempre existiu e estava em constante movimento e mudança alguns pensadores cristãos baseados na Bíblia sustentavam que o universo teve um início e foi criado por Deus aqui no admirava as ideias de Aristóteles mais discordava de sua visão de que o universo era eterno pois isso entrava em conflito com a crença Cristã sobre a criação assim Tomás de Aquino procurou equilibrar as ideias filosóficas de Aristóteles com os Ensinamentos da fé cristã enfatizando a importância da Razão como um caminho para entender a natureza e a existência de
Deus ele viu na filosofia uma forma de complementar e aperfeiçoar a teologia tornando-se uma figura chave na história da conciliação entre fé e razão aqui não acreditava que o conhecimento da Verdade exigia ajuda divina e que Deus poderia mover o intelecto humano para agir no entanto ele também reconhecia que os seres humanos possuem uma capacidade natural de conhecer muitas coisas sem revelações divinas especiais ainda assim de vez em quando revelações ocorriam especialmente em relação às verdades relacionadas a fé para explicar essa ideia ele comparava a luz concedida por Deus ao homem com a capacidade das
coisas criadas realizarem ações dentro de seus próprios Limites por exemplo a água pode aquecer quando exposta ao fogo da mesma forma a compreensão humana possuía uma luz inteligível que permitia conhecer certas coisas inteligíveis como aquelas que poderíamos aprender por meio dos Sentidos portanto aqui não acreditava que o conhecimento humano podia ser aprimorado pela graça divina mas também valorizava a capacidade natural do intelecto humano de compreender o mundo ao seu redor utilizando a razão como uma ferramenta importante para a busca da verdade essa visão harmônica entre fé e razão destacou a abordagem equilibrada de Aquino na
filosofia e teologia a ética de Tomás de Aquino se fundamenta nos A princípio os primeiros da ação ele acreditava que a virtude é uma perfeição de um poder e essa perfeição está relacionada à finalidade desse poder ou seja ao seu ato em outras palavras a virtude está ligada à maneira como Agimos e nos comportamos para Alcançar nossos objetivos ele também fala sobre a cinderese que é como a lei da nossa mente é um hábito que contém os preceitos da Lei natural que são os princípios fundamentais que guiam Nossas ações humanas assim a ética de aqui
na enfatiza a importância de agir de acordo com os princípios Morais e naturais que nos conduzem ao bem e a virtude para ele A Busca Pela perfeição moral e pela realização do Propósito da ação está intensamente ligada à virtude e ao cumprimento dos princípios Morais inatos a natureza humana a ética de Tomás de Aquino se fundamenta nos A princípio os primeiros da ação ele considera que a virtude representa uma perfeição de um poder ou capacidade a perfeição de algo é avaliada principalmente em relação ao seu propósito ou finalidade que é o seu ato portanto um
poder é considerado perfeito na medida em que é capaz de agir de acordo com sua finalidade Tomás de Aquino também discute o conceito de a sindélise que é como uma lei interna da mente ele descreve esse termo como o hábito que contém os preceitos da Lei natural ou seja os princípios fundamentais que guiam as ações humanas segundo ele todos os atos da virtude são prescritos pela lei natural já que a razão naturalmente indica a necessidade de agir virtuosamente no entanto ele faz uma distinção importante quando consideramos os atos virtuosos em si mesmos Nem todos são
diretamente prescritos pela lei natural existem ações Virtuosas que inicialmente podem não ser intuitivamente inclinadas pela natureza humana mas que foram percebidas como benéficas e condutivas ao bem-estar após reflexão e investigação racional assim é essencial discernir-se estamos falando de Atos virtuosos sobre o ponto de vista das virtudes em geral ou de Atos específicos em suas características particulares A análise detalhada dessas ações nos ajuda a compreender como elas se relacionam com as virtudes e como contribuem para a melhoria das nossas vidas e da sociedade como um todo respeitando tanto os princípios naturais quanto os Racionais em busca
de uma conduta moral Tomás de Aquino definiu as virtudes em duas categorias principais se as virtudes cardeais e as virtudes teológicas as virtudes cardeais são a prudência a temperança a justiça e a coragem ou fortaleza ele acreditava que essas virtudes são naturais ou seja fazem parte da natureza humana e são encontradas em todas as pessoas por outro lado existem as virtudes teológicas que são a fé a esperança e a caridade essas virtudes são diferentes das demais pois tem um objeto sobrenatural e Deus Tomás explica que o objetivo dessas virtudes é Deus que é a finalidade
última de tudo e transcende o conhecimento da nossa Razão Humana por sua natureza Divina as virtudes teológicas são especificamente distintas das virtudes Morais e intelectuais que se relacionam com coisas compreensíveis pela razão humana assim as virtudes cardeais são aquelas que se referem a valores e qualidades que todos nós podemos cultivar e desenvolver como parte da nossa natureza humana enquanto as virtudes teológicas estão relacionadas com a nossa conexão Sobrenatural com Deus e são vistas como dons especiais que nos aproximam da divindade do plano Divino para a humanidade Tomás de Aquino distinguiu quatro tipos de leis que
governam as ações humanas e a Lei eterna a lei natural a lei humana e a Lei Divina é o decreto Divino que governa toda a criação sendo a razão Suprema e algo imutável e eterno a lei natural é a participação humana na lei eterna e é descoberta pela razão ela é baseada no princípio fundamental de que o bem deve ser feito e promovido enquanto o mal deve ser evitado todos os outros preceitos da Lei natural derivam desse princípio básico aqui no também esclarece que todas as inclinações humanas como desejos emoções quando o governadas pela razão
fazem parte da Lei natural e estão fundamentadas nesse mesmo princípio Essa visão de aqui no enfatiza a importância da Razão na compreensão das leis que governam Nossa conduta moral e ética para ele além natural é acessível a razão humana e é por meio dela que podemos discernir o que é certo e errado Em Nossas ações essa ideia de uma lei natural baseada na razão e na busca do bem foi fundamental para o desenvolvimento da ética e da filosofia moral de Aquino que continua a ser estudado e debatida até os dias atuais Tomás de Aquino considerava
o desejo de viver e procriar como valores fundamentais e naturais do ser humano dos quais derivam todos os outros valores humanos para ele todas as inclinações humanas têm como objetivo alcançar o verdadeiro a bem ao mano no caso dos desejos de viver e procriar eles estão relacionados ao casamento um presente completo de uma pessoa para outra que garante a formação de uma família para as crianças e o futuro da humanidade para os cristãos Tomás ensinava que o amor verdadeiro consistia em desejar o bem do outro isso significa que o amor não é apenas um sentimento
ou emoção mas uma atitude de cuidado e desejo sincero pelo bem-estar e felicidade do próximo essa visão de Tomás de Aquino sobre o casamento e o amor continua influenciar muitas pessoas e famílias até hoje sua ênfase na importância do bem comum da família e da vida humana como valores essenciais tornando suas ideias relevantes para reflexão sobre a ética a moralidade e as relações humanas Tomás de Aquino a borda a questão da Lei humana de uma forma que podemos entender através de uma comparação com a razão em outras áreas do conhecimento assim como na razão especulativa
onde tiramos conclusões a partir de princípios e demonstráveis a Razão Humana também precisa avançar para chegar a uma determinação mais precisa em certos assuntos relacionados à lei natural essas determinações particulares criadas pela razão humana com base nos princípios gerais da Lei natural são o que chamamos de a lei humana em outras palavras a lei humana é a aplicação prática e positiva da Lei natural pelas sociedades e governos para regular o comportamento humano e manter a ordem social Tomás de Aquino enfatiza que para ser considerada uma lei humana essa legislação deve estar em conformidade com as
condições essenciais da Lei natural portanto a ideia é que a lei humana deve se basear nos princípios Morais e éticos da Lei natural para ser Justa e benéfica para a sociedade como um todo essa visão de lei moralidade continua a influenciar o pensamento jurídico e ético até os dias atuais as leis naturais e humanas não são suficientes por si mesmas para guiar o comportamento humano para atender a necessidade de orientação surge a lei Divina revelado especificamente nas escrituras Tomás de Aquino explica que a mudança no sacerdócio mencionada nas escrituras Exige uma mudança na lei essa
lei Divina possui duas facetas e a antiga Lei e a nova lei a antiga lei está associada ao sacerdócio Levítico e foi revelada no antigo testamento incluindo os dez mandamentos dados a Moisés Porém Aqui no também destaca a importância da nova lei que é trazida pelo sacerdócio de Cristo essa nova lei é apresentada no Novo Testamento Especialmente nos ensinamentos e exemplos de Jesus Cristo a lei Divina sendo revelada tem uma dimensão especial que é diferencia das leis naturais e humanas ela fornece uma orientação espiritual e moral conectando os seres humanos é uma fonte Divina de
Sabedoria e direção ao unir as dimensões da antiga lei da nova lei Tomás de Aquino enfatiza a importância de seguir os princípios divinos revelados nas Escrituras para orientar a conduta humana e alcançar uma vida virtuosa Tomás de Aquino em seus escritos abordou diferentes perspectivas em relação aos animais e questões econômicas fornecendo valiosas contribuições para o pensamento ético medieval sobre os animais aqui nos considerava seres distintos dos seres humanos descrevendo-os como a estúpidos e acreditando que a ordem natural estabelecia que eles foram criados para servir aos propósitos humanos essa visão era fundamentada na ideia de que
os animais não possuíam uma natureza racional ou alma Imortal Como os seres humanos Portanto ele negava que os homens tivessem qualquer dever de caridade para com os animais já que estes não eram considerados a pessoas apesar disso aqui não defendia a crueldade para com os animais ele ressaltava que embora os animais fossem diferentes dos humanos tratá-los com crueldade poderia levar a hábitos negativos que transbordariam para o tratamento dos próprios seres humanos essa perspectiva refletia a preocupação de aqui no com a formação de uma sociedade Justa e compassiva além de suas considerações sobre os animais Tomás
de Aquino também fez importantes contribuições para a ética Econômica medieval ele explorou o conceito de apreço justo que se referia ao preço considerado adequado E justo no mercado ou regulamentado para cobrir os custos de produção do vendedor aqui não acreditava que era imoral para os vendedores aumentarem os preços arbitrariamente Especialmente quando Os compradores estavam em situação de maior necessidade do produto esse pensamento visava assegurar a justiça nas transações comerciais e prevenir a exploração dos consumidores as ideias de aquilo sobre ética e justiça abrangeu diversas esferas da sociedade incluindo a relação com os animais e as
questões econômicas seu legado filosófico continua a influenciar a ética e a moralidade até os dias de hoje destacando a importância de agir com responsabilidade e Respeito nas interações com o mundo ao nosso redor São Tomás de Aquino tinha uma visão abrangente sobre a Lei entendendo há como uma ordem da razão que busca o bem comum e é promulgada por aqueles que governam a comunidade ele desenvolveu sua filosofia jurídica a partir desse conceito de a comunidade diferenciando diversas formas de lei no topo dessa estrutura estaria Alex a eterna que é a razão Divina que governa todo
o universo tendo como seu fim último a forma revelada dessa lei Divina é Alex Divina presente nas escrituras sagradas como a Bíblia a partir da participação do ser humano na Alex é eterna através da Razão concedida pelo criador surge Alex naturalis uma lei que permite ao homem conhecer o que deve ser feito com base em princípios inerentes a electation Além disso aqui no também falava sobre Alex humana que deriva da Alex naturalista por meio da criação humana essa lei é desenvolvida de forma dedutiva ou através da determinação de uma autoridade humana buscando aplicar os princípios
da Lex naturalista a situações concretas essa concepção jurídica medieval estabelece uma relação de corrente onde cada Elo leva necessariamente ao outro a grande diferença entre a visão medieval e a antiga é a relação entre o direito e a moral na antiguidade o direito celestimava pela moral enquanto na Idade Média a moral se justificava por assumir características jurídicas pois estava fundamentada na interiorização do direito vindo do legislador Supremo ou seja Deus a filosofia jurídica de São Tomás de aquinou profundamente o pensamento medieval e suas ideias sobre a Lei razão e moralidade continuam sendo debatidas até os
dias atuais São Tomás de Aquino via teologia como uma ciência Sagrada cujo objeto de estudo era baseado nas escrituras e na tradição da igreja católica para ele essas Fontes eram resultados da Auto revelação de Deus ao longo da história seja pessoas individuais ou grupos nesse sentido a Fé e a Razão eram as principais ferramentas para processar esses dados teológicos ele enfatizava que tanto a fé quanto a razão eram importantes e a confluência das duas era fundamental para se obter um verdadeiro conhecimento de Deus ou seja acreditava que a razão podia auxiliar na compreensão da Verdade
Divina assim como a fé também desempenhavam um papel essencial nesse processo o objetivo último da teologia segundo Tomás de Aquino era usar a razão para alcançar a verdade sobre Deus através dessa verdade vivenciar a salvação ele buscava estabelecer uma conexão profunda entre o conhecimento racional e a experiência da Fé reconhecendo que ambas eram complementares e indispensáveis para uma compreensão mais completa da divindade as ideias de São Tomás sobre a teologia e sua abordagem equilibrada entre fé e razão tiveram Impacto significativo na História do Pensamento Cristão e continuam sendo relevantes para muitos estudiosos e teólogos até
os dias de hoje São Tomás de Aquino acreditava que a verdade podia ser conhecida tanto pela razão quanto pela fé ele chamava essa revelação de é natural a quando acessada pela razão humana e a Sobrenatural a quando provinha da Inspiração Divina através do Espírito Santo a revelação Sobrenatural era transmitida aos profetas registrada nas escrituras ensinadas pelo magistério da igreja sendo conhecida como a tradição por meio dela conhecemos aspectos específicos sobre Deus como a trindade e a Encarnação que não podem ser deduzidos apenas pela razão por outro lado a revelação natural é a verdade que podemos
compreender através da natureza humana e do uso da razão por exemplo através de métodos Racionais podemos perceber a existência de Deus e alguns de seus atributos sendo assim para Aquino a Fé e a Razão se complementam a razão nos leva conhecer a verdades básicas sobre Deus enquanto a fé nos revela aspectos mais profundos específicos ambas as formas de Revelação são importantes para uma compreensão plena da Verdade divina como católico Tomás de Aquino acreditava em Deus como criador do céu da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis ele também se inspirou nas ideias de
Aristóteles ao discutir a origem da vida aqui no defendia a possibilidade de que a vida poderia surgir a partir de matéria Não viva ou de plantas uma ideia conhecida como a geração espontânea para ele a geração de uma coisa poderia ocorrer a partir da corrupção de outra ou seja algo mais perfeito poderia ser gerado a partir da corrupção de algo menos perfeito isso significava que animais poderiam ser gerados a partir da corrupção de coisas inanimadas ou de plantas Essa visão era diferente da noção moderna de biogenese que postula que a vida se origina apenas a
partir de organismos vivos preexistentes aqui no defendia a ideia de geração espontânea com base na filosofia e na ciência da época mas essa visão foi posteriormente refutada pela observação e pelo desenvolvimento da biologia moderna além de suas crenças religiosas Tomás de Aquino também se interessou pelas teorias científicas de sua época em seu comentário sobre a obra física de Aristóteles ele defendeu a teoria de impedocles que afirmava que várias mutações das espécies surgiram durante a criação do mundo aqui não aguentou que essas espécies foram geradas através de mutações no esperma animal de uma forma não esperada
pela natureza ele citou exemplos como a descendência do touro que seriam seres meio homem e meio touro aqui não acreditava que essas espécies não conseguiram encontrar um propósito ou um estado natural final para que pudessem ter sua existência preservada Ele explicou que isso não foi porque a natureza não quis mas sim porque essas espécies foram geradas de forma irregular pela corrupção de algum princípio natural é importante ressaltar que as ideias de Tomás de Aquino sobre a geração de espécies eram baseadas no conhecimento científico de sua época que era limitado e diferente do que conhecemos hoje
a ciência avançou muito desde então e atualmente entendemos a evolução das espécies de uma maneira diferente com base em evidências e observações mais abrangentes Santo Agostinho compartilhava com o senso comum de sua época a ideia de que os cristãos deveriam buscar a paz filosoficamente mas isso Não significava ser em totalmente pacistas ele acreditava que em certos casos o uso da força poderia ser justificado para preservar a paz no longo prazo no entanto Agostinho estabelecia limites claros para esse uso da fossa para ele a defesa dos Inocentes e autodefesa poderiam ser consideradas justificativas para o uso
da força no entanto Agostinho enfatizava que as Guerras com esse propósito deveriam ser defensivas ou seja para proteger as pessoas e não com o objetivo de conquistar vantagens a meta principal deveria ser a restauração da Paz não a expansão territorial ou a busca por poder em suma Agostinho defendia a importância da Paz como valor fundamental mas também reconhecia aqui em certas circunstâncias o uso adequado da fossa poderia ser necessário para preservá-lo e proteger os inocentes séculos após Santo Agostinho Tomás de Aquino construiu seus argumentos sobre as condições para que uma guerra pudesse ser considerada justa
essas ideias foram resumidas em Sua obra somateológica e continuam relevantes até os dias de hoje em primeiro lugar aqui na enfatizou que uma guerra justa deve ser motivada por uma causa boa injusta nunca pela busca de riqueza ou poder ou seja o objetivo da Guerra deve ser Nobre e alinhado com valores éticos em segundo lugar ele defendeu que a guerra justa deve ser declarada por uma autoridade legalmente constituída como um estado ou o governo Isso significa que a decisão de entrar em conflito deve ser tomada por uma Instância legítima e responsável por fim a paz
deve ser a motivação Central mesmo em meio a violência da guerra aqui no ressaltou a importância de buscar a restauração da Paz e a resolução pacífica dos conflitos sempre que possível essas condições estabelecidas por aqui no buscam garantir que caso uma guerra seja inevitável ela seja conduzida de forma Justa e com base em princípios Morais sólidos isso reflete o compromisso com a busca pela paz e o respeito à dignidade [Música] de acordo com São Tomás de Aquino quando um governo Age de forma tirânica aqueles que se opõem em busca do bem comum não podem ser
considerados sediciosos Na verdade o verdadeiro responsável pela sedição é o próprio tirano que governa em benefício próprio prejudicando os interesses do povo e criando discórdia contra si mesmo nessa perspectiva aqui no defende que a resistência à tirania quando motivada pela busca do bem-estar coletivo e dos princípios éticos é justificável e não deve ser vista como uma ação rebelde mas sim como um ato de proteção dos direitos interesses da população para ele o governante que age de forma injusta e egoísta é o verdadeiro problema e a resistência é uma forma legítima de buscar a justiça e
o bem comum para todos Essa visão de aqui no reflete seu compromisso com a ordem social baseada na justiça e na busca pela Harmonia entre o governante e o povo ele acreditava que a autoridade do Governo deveria ser exercida em prol do Bem Estar de todos os cidadãos e que a resistência à tirania era uma forma de assegurar a paz e Equidade na sociedade [Música] para São Tomás de Aquino a existência de Deus é auto Evidente por si mesma mas nem sempre é evidente para Nós seres humanos ele explicava que a proposição a Deus existe
é auto Evidente pois o predicado Deus existe é o mesmo que o sujeito Deus no entanto como não conhecemos completamente A Essência de Deus essa afirmação não é evidente para nós e precisa ser demonstrada por meio de outras coisas que nos são mais conhecidas em outras palavras embora a existência de Deus seja Claro e Óbvio em si mesma nós como seres humanos limitados nem sempre conseguimos compreendê-la diretamente para chegar ao conhecimento de Deus aqui no defendia que deveria nos observar os efeitos que ele produz no mundo ao nosso redor ao analisar as coisas que são
mais conhecidas por nós poderíamos chegar à conclusão de que esses efeitos só podem ser causados por uma causa maneira e superior que é Deus dessa forma aqui no buscava conectar a compreensão de Deus com o mundo que nos cerca utilizando a razão e a observação dos fenômenos naturais para sustentar a existência de uma realidade divina ele via na natureza e em seus efeitos uma evidência indireta da existência de Deus tornando a questão da Fé também uma questão racional São Tomás de Aquino acreditava que era possível demonstrar a existência de Deus através de argumentos Racionais em
suas obras assuma teológica e assuma contra os gentios ele apresentou cinco argumentos conhecidos como a quem que viaaia ou a cinco vias um argumento do movimento e aqui no observava que algumas coisas no mundo estão em constante mudança mas não são capazes de iniciar seu próprio movimento ele argumentava que não pode haver uma cadeia infinita de causas para o movimento portanto deve haver uma primeiro movimentadora que inicia tudo esse primeiro movimentador não movido por nenhuma causa anterior é o que as pessoas entendem como Deus dois argumentos da causa semelhante ao argumento do movimento aqui no
afirmava que nada pode ser a causa de si mesmo e uma série infinita de causas também é impossível logo deve haver uma primeira causa que deu origem a tudo mais essa primeira causa é reconhecida como a Deus três argumentos da existência do necessário do desnecessário aqui no observava que existem coisas no mundo que podem existir ou não mas não pode haver um cenário em que tudo é desnecessário Pois então nada existiria portanto deve haver algo que exista necessariamente em si mesmo e essa necessidade é derivada de sua própria natureza esse ser necessário é Deus quatro
argumento da gradação estão mais notava que podemos perceber graus de perfeição nas coisas como algo sendo mais quente bom ou verdadeiro do que outro ele argumentava que deve haver um ser Supremo que é a coisa mais verdadeira e Nobre aqui existe mais completamente esse ser Supremo é Deus cinco argumento das tendências ordenadas da natureza é aqui no observava que todos os corpos regidos pela lei natural tem uma tendência agir em direção a uma finalidade mesmo coisas sem consciência seguem uma direção ordenada ele associava essa tendência ordenada a uma causa inteligente a que chamamos a Deus
esses argumentos são tentativas de raciocínio lógico para mostrar que a existência de Deus é plausível e pode ser alcançada através da razão e da observação do mundo ao nosso redor para Aquino a Fé e a Razão não era Opostas mas complementares e ambos os caminhos poderiam nos levar a uma compreensão mais profunda de Deus e de sua existência São Tomás de Aquino tinha uma abordagem peculiar para entender a natureza de Deus ele acreditava que em vez de tentar definir exatamente o que Deus poderia nos aproximar-nos da Verdade ao considerar o que Deus não é essa
abordagem chamada de havia negativa nos permite explorar aspectos divinos sem limitar a luz a conceitos humanos limitados A partir dessa perspectiva aqui não apresentou cinco expressões sobre as qualidades divinas um simplicidade e Deus é completamente simples sem divisões ou Partes como Corpo e Alma matéria e forma ele não é composto de elementos distintos diferenciando-se dos seres criados dois perfeição e Deus é perfeito e Nada lhe falta Diferentemente dos seres criados ele está completamente realizado em si mesmo aqui no definiu Deus como a ipsequitude assim Diz subsistens ao ser que existe por si mesmo três infinitude
e Deus é infinito Mas essa infinidade não é simplesmente sobre tamanho ou quantidade ela abrange ausência de limites físicos intelectuais e emocionais que caracterizam Os seres criados quatro imutabilidade e Deus é imutável não está sujeito a mudanças em seu caráter ou Essência ele é eterno e perfeito sem variações ao longo do tempo 5 unidade e Deus é homem e não possui diversidade em si mesmo sua essência é Idêntica a sua existência Ou seja quando dizemos a Deus existe essa proposição é necessariamente verdadeira pois em Deus não há separação entre o que ele é e o
fato de que ele é essas considerações sobre a natureza de Deus são fundamentais na filosofia e teologia de Aquino ele buscava compreender A grandiosidade Divina reconhecendo a incompreensibilidade completa de Deus em relação às limitações humanas e enfatizava a importância de combinar a Fé e a Razão para uma visão mais abrangente do Criador [Música] na somateológica São Tomás de Aquino aborda figura de Jesus Cristo Relembrando a história bíblica de Adão e Eva e os efeitos negativos do pecado original ele argumenta que a Encarnação de Cristo tinha como objetivo restaurar a natureza humana livrando-a da contaminação do
pecado algo que os seres humanos não poderiam alcançar por si mesmos aqui nos sustenta que a divina sabedoria viu como apropriado que Deus se tornasse humano para restaurar a humanidade e oferecer a expiação Ele defende a visão de que Jesus morreu para satisfazer a justiça divina em nome de toda a raça humana que havia sido condenada a morte por causa do pecado essa criança na satisfação da expiação era essencial na teologia de Aquino para ele a Encarnação de Jesus ou seja Deus se tornando humano foi uma ação misericordiosa destinada e abrir o caminho para salvação
ao sacrificar-se por toda a humanidade Cristo ofereceu uma satisfação que os seres humanos não poderiam alcançar por si mesmos essa ideia reforça a importância do papel de Jesus como mediador entre Deus e a humanidade Restaurando a relação entre os seres humanos e seu Criador aqui no debateu com diversos teólogos que tinham pontos de vista diferentes sobre Jesus ele ressaltou que Jesus era verdadeiramente divina e humano não sendo apenas um simples ser humano contra as ideias de alguns aqui não defendeu que a plenitude de Deus fazia parte integral da existência de Cristo em resposta na história
que sugeriu que o filho de Deus apenas se uniu ao homem chamado Cristo aqui não afirmou que a dualidade de naturezas A humana e a divina coexistia em Cristo ele também argumentou contra Apolinário enfatizando que Cristo possuía uma alma verdadeiramente humana e racional outro debate importante foi contra o ticks que defendia que as duas naturezas de Cristo se fundiram após a Encarnação aqui no discordou afirmando que a dualidade de naturezas permaneceu mesmo após a união com a humanidade por fim ele refutou As Visões de manequim e Valentim que separavam as duas naturezas de Cristo aqui
no defendeu que as naturezas humanas e Divina coisa existiam simultaneamente harmoniosamente em um único corpo humano real sem que uma cenourasse em relação a outra em resumo aqui nos diz que Cristo possuía um acordo real a da mesma natureza que a nossa é uma verdadeira alma racional Além disso ele também tinha a divindade perfeita aqui não explicou que a pessoa de Cristo pode ser vista de duas formas primeiro como algo totalmente simples assim como a natureza do verbo segundo como a pessoa em quem ele subsiste através de uma natureza e nesse caso a pessoa de
Cristo subsiste em duas naturezas Isso significa que embora haja uma única pessoa em Cristo A diferentes aspectos de subsistência presentes tornando a uma pessoa composta um ser que subsiste em duas naturezas Seguindo os ensinamentos de Atanázio de Alexandria aqui no destacou que a unigênito filho de Deus é assumiu nossa natureza para que feito o homem pudesse fazer dos homens Deuses essa afirmação enfatiza a crença de que a Encarnação de Cristo trouxe a possibilidade de os seres humanos serem elevados à comunhão com Deus por meio da Divina graça e da participação na Vida divina aqui não
acreditava que o propósito da existência humana é alcançar a união e amizade eterna com Deus através da Visão beatifica essa experiência extraordinária proporciona uma felicidade perfeita e eterna ao contemplar a essência Divina é concedida por Deus após a morte daqueles que viveram uma vida de salvação e Redenção através de Cristo essa busca pela união com Deus tem implicações significativas para a vida das pessoas na terra aqui no argumentava que a vontade das pessoas deve ser dirigida para coisas corretas como caridade paz e santidade ele via essa orientação como o caminho para verdadeira felicidade e estruturou
suas ideias sobre a moralidade em torno dessa crença segundo aqui no a conexão entre a vontade das pessoas e o propósito da vida é intrínseca a natureza humana pois a retidão da vontade reside em ser obedientemente direcionada ao objetivo final que é a visão beatifica aqueles que sinceramente buscam entender e conhecer a Deus diárias dos indivíduos a moralidade portanto se torna a estrada que conduz a realização do verdadeiro propósito da existência humana a união com o divino [Música] aqui não era um frade dominicano ou seja um membro da ordem dos pregadores cujo objetivo inicial era
converter pacificamente os audiências e outras facções consideradas heterodoxas no entanto essa abordagem logo se transformou em uma violenta cruzada A Urgência em suas obras como a somateológica Ele discutiu questões relacionadas aos heréticos para aquilo o zeréticos cometiam grave Pecado ao corromper a fé que alimenta a alma e ele considerava que essa ofensa era mais séria do que falsificar dinheiro em sua visão os falsificadores e outros criminosos poderiam ser condenados à morte pelas autoridades seculares mas os heréticos mereciam ainda mais essa punição porém a posição de aqui no também reconhecia A misericórdia da igreja que buscava
a conversão dos desgarrados assim a igreja não condenava imediatamente o zeréticos mas oferecia a demonstrações e oportunidades de mudança se mesmo após essas oportunidades o herético persistisse em sua posição então a igreja hoje comungável entregava ao tribunal secular para que fosse punido com a morte essa abordagem de aqui no reflete os conflitos da época em relação a heresia e ao papel da igreja na punição dos hereges ele buscava equilibrar a justiça com a misericórdia mas suas visões também refletiam o contexto histórico em que viveu em que heresia era uma questão séria e muitas vezes tratada
com extrema rigidez na época de Aquino crimes como roubo falsificação e fraude eram passíveis de pena de morte e ele argumentava que heresia também deveria ser tratada com a mesma gravidade para Aquino A heresia era uma ofensa tão séria quanto esses crimes materiais pois não afetava apenas bens materiais mas também os aspectos espirituais das pessoas ele defendia que os heréticos deveriam ser entregues a um tribunal secular a invés de serem julgados pelas autoridades religiosas aqui no baseava Essa visão em sua teologia que afirmava que os pecadores não tenham direito intrínseco a vida pois o pagamento
do pecado é a morte enquanto a vida eterna é um presente gratuito de Deus através de Cristo Jesus é importante notar que as Visões de aqui no refletiam o contexto histórico e teológico de sua época onde eles ia era considerada uma ameaça à ordem social e religiosa ele acreditava que no tribunal Divino Deus sempre acolheria os que se arrependessem sinceramente mas a igreja não podia imitar essa atitude considerando que os que recaiam após terem sido aceitos não eram sinceros em seu retorno portanto a igreja não podia excluir luz do caminho da salvação mas também não
podia evitar a aplicação da Sentença de Morte pelo Estado embora as Visões de aqui não possam parecer duras aos olhos contemporâneos é importante compreender o contexto histórico e teológico em que Ele viveu para entender suas perspectivas sobre heresia e punição as ideias de aqui nos sobre a relação entre a igreja e o estado e o tratamento Direct continuaram a influenciar o pensamento teológico e político ao longo dos séculos para entender as crianças de Tomás de Aquino sobre a vida após a morte e a ressurreição é importante conhecer um pouco sobre seu estado psicológico ele acreditava
que a alma continuava a existir após a morte do corpo seguindo a doutrina da igreja para Aquino a alma era a forma do corpo o que significa que ela configurava e definia a matéria do corpo humano seguindo a visão aristotélica de lemorfismo segundo ele cada ser humano é um composto de forma em matéria a forma substancial que é a alma humana dá o corpo sua identidade como um animal racional aqui não acreditava que a alma coexistia tanto no mundo material quanto no mundo espiritual e portanto possuía características de ambos os mundos isso permitia que a
alma tivesse acesso a ideias universais por exemplo a crença na separação da alma do corpo também fazia parte do pensamento de Aquino ele afirmava que a matéria não poderia existir sem ser configurada por uma forma mas que a forma a alma poderia existir sem a matéria do corpo essa visão sustentava sua compreensão sobre a imortalidade da Alma após a morte física assim para aquilo a alma humana é algo especial uma entidade material irracional que persiste após a morte do corpo e mantém sua identidade e existência nos mundos material e espiritual essas ideias fundamentaram suas crenças
sobre a vida após a morte e a ressurreição influenciando o pensamento teológico e filosófico em sua época e além dela aqui não tinha uma visão única sobre a vida após a morte e a ressurreição ele não acreditava em dualismo ou seja separação entre corpo e alma como entidades distintas para ele a alma era a forma do corpo e essa união persistia mesmo após a morte permitindo que a alma existisse de forma autônoma entre a Morte e a ressurreição apesar de entender que somos seres físicos aqui no também enxergavam aspecto espiritual em nós uma parte da
Alma capaz de retornar a Deus após a vida terrena para ele as recompensas e punições da vida após a morte não se restringiam apenas ao âmbito espiritual por isso a ressurreição desempenhava um papel crucial em sua filosofia sobre a alma para Aquino o homem só estaria verdadeiramente completo na vida eterna com a união entre alma e corpo ele acreditava que após a ressurreição as almas seriam materializadas em corpos ressuscitados possibilitando A Experiência não só de Recompensas espirituais Mas também de bençãos materiais e físicas essa visão singular de aqui no sobre a ressurreição mostrava a sua
busca por uma compreensão abrangente da vida após a morte unindo o aspecto espiritual ao físico suas ideias continuaram a influenciar o pensamento Cristão e filosófico por muitos séculos destacando a importância da integração entre a alma e corpo em nossa jornada rumo a eternidade ele acredita que a promessa da Ressurreição é uma compensação para os cristãos que enfrentaram Sofrimentos neste mundo pois eles serão Unidos celestialmente ao Divino nas palavras de Aquino se não há ressurreição dos Mortos então não há nada de bom reservado para os seres humanos além desta vida terrena essa Esperança na ressurreição motiva
as pessoas abrirem mão de prazeres imediatos na vida presente aquelas que se preparam moral e intelectualmente para a vida após a morte receberão Recompensas ainda maiores pela graça Divina [Música] será concedida Com base no mérito tornando as pessoas mais capazes de compreender o Divino em sua Plenitude por outro lado as punições também estão diretamente relacionadas com as escolhas e a preparação feita na vida terrena aqui no defende que a justiça divina está intimamente ligadas dos indivíduos aqui na terra portanto sua filosofia da justiça encontra raízes profundas na crença na ressurreição e na vida após a
morte o que reflete sua busca por uma compreensão abrangente do destino humano e da relação com o divino [Música] ao longo dos séculos há relatos frequentes de que Tomás de Aquino possuía uma habilidade extraordinária e a levitação essa habilidade teria se manifestado durante seus momentos de Êxtase espiritual GK chestern por exemplo mencionou casos bem documentados em que aqui não teria levado em estado de Êxtase além disso a crença de que a própria Virgem Maria apareceu para ele trazendo-lhe conforto e uma promessa de que ele nunca seria nomeado Bispo essas histórias sobre os poderes especiais de
aqui não contribuem para a sua figura Mística e tem sido transmitidas ao longo do tempo independentemente de serem fatos verídicos ou interpretações simbólicas essas narrativas ressaltam a importância que Tomás de Aquino teve na História do Pensamento Cristão e como sua figura continua a ser objeto de admiração e Fascínio até os dias atuais [Música] em 1277 ocorreu um evento conhecido como A condenação de 1277 [Música] mais abrangente do que um anterior de 1.270 o objetivo era esclarecer que o poder absoluto de Deus estava acima de qualquer princípio da lógica de filósofos como Aristóteles ou averóis nesse
edital havia uma lista com 219 preposições que o Bispo considerava violar a onipotência de Deus dentre elas 20 proposições foram atribuídas a Tomás de Aquino o que gerou sérias consequências para sua reputação durante muitos anos essa condenação foi um episódio importante na história da filosofia e teologia medieval destacando a atenção entre a razão humana e a fé religiosa Apesar desse revés de momentâneo as ideias de Tomás de Aquino continuaram a influenciar o pensamento Cristão e filosófico ao longo dos séculos seguintes sua capacidade de conciliar a fé com a razão continua a ser apreciada e estudada
até os dias atuais [Música] após a época de Tomás de Aquino algumas de suas afirmações filosóficas foram consideradas abstratas e difíceis de aplicar a realidade algumas das chamadas a provas da existência de Deus elaborada por ele acabaram sendo vistas como meras Abstrações distantes da realidade da Revelação Divina essas aprovas a ficaram conhecidas como Adeus dos filósofos uma expressão usada para descrever conceitos abstratos que se afastam da vivência cotidiana e da experiência concreta embora seja reconhecido que Tomás de Aquino fez outras contribuições importantes em diferentes áreas alguns filósofos mais recentes [Música] de Deus são superficiais periféricas
inadequadas para abordar o tema de forma mais profunda e abrangente é importante notar que a interpretação das obras filosóficas pode variar ao longo do tempo e mesmo que algumas ideias de vocês tenham sido criticadas sua influência importância para a filosofia e teologia continuam sendo reconhecidas e debatidas até hoje sua obra permanece como um legado significativo para a História do Pensamento humano dertran Russell fez críticas a filosofia de Aquino apontando que ele não conduzia seus argumentos até suas últimas consequências como fazia o filósofo grego Sócrates Rússia alegava que aqui no japatia da Verdade Revelada pela fé
católica antes mesmo de iniciar seus questionamentos filosóficos para Russel a verdadeira filosofia deve buscar respostas sem partir de conclusões pré-estabelecidas no entanto ele percebia que aquilo ao se deparar com partes da fé que não podiam ser plenamente justificadas [Música] por conhecimento filosófico mas sim em uma atitude de aceitação dogmática ele argumentava que aqui no não deveria ser considerado no mesmo patamar dos melhores filósofos da história sejam eles da Grécia antiga ou de tempos mais modernos essas críticas de Russell ressaltam as diferentes abordagens filosóficas e a diversidade de perspectivas dentro da disciplina sendo um reflexo da
natureza complexa em constante evolução do pensamento filosófico essa crítica de Russell aqui não pode ser exemplificada com alguns casos baseados no raciocínio do próprio Russel um aqui no defende que o casamento é indissolúvel argumentando que o pai é mais racional que a mãe e mais ato a aplicar punições físicas o que contribui para a educação das crianças porém independentemente da Visão moderna sobre a educação os seguidores de Aquino não necessariamente concordariam com essas razões específicas para monogamia Perpétua eles podem manter essa crença com base em outros princípios diferentes dos apresentados por aqui 2 a visão
de aqui no sobre Deus como a causa primeira fundamentada em suas a cinco vias pressupõe que toda série precisa ter um primeiro termo no entanto matemáticas sabem que essa suposição não é universalmente verdadeira como na série de inteiros negativos que terminam em menos um três as afirmações de aqui no sobre a essência e a existência de Deus são influenciadas pela lógica aristotélica para Russel esse tipo de argumentação pode conter certa confusão sintática que se eliminada poderia enfraquecer a plausibilidade de algumas das argumentações sobre Deus é importante notar que esses exemplos ilustram a divergência de perspectivas
entre filósofos ao analisar as ideias de Aquino Enquanto alguns podem concordar com suas abordagens outros podem questionar ou oferecer pontos de vista diferentes [Música] [Música] após a morte de Tomás de Aquino sua reputação continuou a crescer e muitos milagres foram atribuídos a ele ao longo dos anos quando o advogado que questionava sua canonização argumentou que não havia Milagres em seu nome um Cardeal respondeu de forma humorística dizendo que havia tantos Milagres quanto artigos em sua famosa obra somateológica que continha milhares de artigos 50 anos após sua morte em 18 de julho de 1323 Tomás de
Aquino foi oficialmente declarado Santo pelo Papa João 12 em avião seu legado continua a ser reverenciado e lugares Associados a ele como uma cela em um mosteiro em Nápoles foram visitados por peregrinos seus restos mortais foram Originalmente abrigados na igreja do jacobinos em Toulouse desde 28 de junho de 1369 contudo devido ao eventos históricos como a Revolução Francesa em 1789 Eles foram transferidos para a basilique de sente-senem até 1974 nesse ano os restos foram devolvidos à igreja do jacobinos onde permanecem até hoje orando a memória e a influência duradoura de São Tomás de Aquino após
a canonização de Tomás de Aquino sua festa foi adicionada ao calendário geral romano em 7 de Março a data de sua morte no entanto como essa data geralmente ocorre durante a quaresma sua festa foi movida para o dia 28 de janeiro que marca a translação de suas relíquias para tuluzzi na famosa obra Divina Comédia de Dante Alighieri a alma glorificada de Tomás de Aquino é colocada no Excel do Sol junto a outros grandes sábios religiosos Dante também menciona que Tomás teria morrido envenenado por ordem de Carlos de anjo uma versão que foi citada por outros
Escritores da época no entanto historiadores posteriores como Ludovico Antônio muratore reproduzir ao relatos dos amigos de Tomás que não encontraram evidências de má fé nessa história através de suas palavras em A Divina Comédia Dante demonstra grande respeito por Tomás de Aquino situando ao lado de Alberto Magno seu mestre amigo querido a relação entre eles mostra a importância do pensamento de Tomás e o reconhecimento de sua influência na história e filosofia a teologia de Tomás de Aquino ganhou prestígio ao longo do tempo e Em 1567 O Papa Pio 5º proclamou Doutor da igreja colocando no mesmo
nível de outros grandes padres latinos como Ambrósio Agostinho Jerônimo e Gregório entretanto na mesma época durante o Concílio de Trento dos escroto era mais valorizado que Tomás como fonte de argumentos em defesa da igreja isso se devia as diferentes abordagens teológicas e filosóficas de ambos os pensadores cada um com suas contribuições e ênfase particulares apesar disso ao longo dos séculos a influência de Tomás de Aquino na teologia e na filosofia cristã perdurou e Suas Obras continuam sendo estudadas e apreciadas até os dias de hoje sua contribuição significativa para o pensamento Cristão e a busca por
compreender a relação entre fé e razão continuam sendo uma parte importante da história intelectual da humanidade a ética de virtude de Tomás de Aquino tem sido objeto de estudo e interesse tanto dentro como fora da igreja católica muitos estudiosos como filipafuti elas Dair mac-inter vem nessa abordagem ética é uma maneira de escapar do utilitarismo e duas senso do dever de Kant sua teoria do duplo efeito e sua visão sobre a atividade intencional também tiveram grande influência em filósofos do século 20 como Elizabeth as Kombi que exploraram esses conceitos em suas obras Além disso aqui no
também teve impacto no campo estético sua teoria da claritas influenciou profundamente o famoso escritor Modernista James Joyce que o considerava um dos principais filósofos ocidentais apenas de Aristóteles Joyce fez referências aqui em Sua obra por trade of de artes tias Yang Men outro autor influenciado pelo estética de aqui no foi o renomado cemeticista italiano Humberto Eco ele escreveu um ensaio sobre Tomás de Aquino em 1956 e repucou uma versão revisada em 1988 mostrando como as ideias de aqui no continuam relevantes inspiradoras até os dias de hoje Tomás de Aquino continua a exercer uma grande influência
sobre filósofos contemporâneos tanto dentro quanto fora da igreja católica alguns dos pensadores que foram inspirados por suas ideias são filósofo que enxerga na ética de virtude de aqui numa forma de superar outras abordagens éticas item Anthony Gilbert sertilanges teólogo e filósofo francês que também encontrou inspiração na obra de Aquino item étn e Gilson renomado Historiador da filosofia medieval que dedicou parte de sua obra ao estudo de Tomás de Aquino item g e MS Kombi filósofo inglesa que se interessou pela teoria do duplo efeito e pela atividade intencional de Aquino item já que maritain filósofo francês
que promoveu a filosofia tomista no século 20 item teólogo dominicano que estudou e difundiu o pensamento de Aquino item João de Santo Tomás teólogo e filósofo dominicano que se aprofundou nas ideias de Aquino [Música] que fez contribuições significativas ao pensamento item Reginaldo teólogo dominicano que defendeu e desenvolveu a filosofia tomista esses filósofos contemporâneos encontraram na obra de Tomás de Aquino uma fonte de inspiração e reflexão e suas ideias continuam ecuária o pensamento filosófico e teológico até os dias de hoje [Música]
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