MICHELANGELO CARAVAGGIO ( História da Arte - #09)

32.93k views2312 WordsCopy TextShare
Parabólica
Conheça a vida e a obra de Caravaggio, um dos maiores nomes da Arte Barroca. Seja um apoiador do P...
Video Transcript:
e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui hoje é dia de história da arte dando seguimento aos nossos estudos em as nossas aulas sobre o barroco na semana passada a gente falou sobre as características gerais o termo barroco aos principais expoentes hoje a gente vai especificar artistas nem a gente passa especificar artistas e hoje a gente vai falar de um cara muito importante aí que para mim representa o barroco é um dos maiores nomes da história da arte a gente tá falando de
michelangelo merisi mas não é o michelangelo buonarotti do renascimento nós estamos falando de caravaggio michelangelo caravaggio chama que nasceu em 1571 e faleceu em 1610 e eu muito pouco pouco mais de 35 36 37 38 anos e chama caravaggio gente chama porque ele nasceu no pequeno povoado de caravaggio na lombardia então já se inscreve no canal se você ainda não foi inscrito para acompanhar as novidades em vídeo de história da arte tem filosofia tem sensor sociologia tem história geral história do brasil sempre pra ajudar a gente e nos vestibulares todos os dias tem vídeo certo
e tem um blog também enquanto tá chovendo gostoso né gente lá dorzinha na cara passando o caminhão por aí não tem importância gente pouco se sabe sobre a vida do trabalho pouco se sabe mesmo porque ele viveu muito pouco e ele era um homem que viajava muito ele por conta de seu talento que a gente vai ver aqui ele viajava muito porque ele era contratado por grandes mecenas mas ele não era tão fixo como messina ele era contratado kaká contratado pra lá viajava para poder fazer um trabalho para uma pequena capela ele foi espalhando suas
obras pela itália então viveu em nápoles vive em roma ea gente sabe muito pouco o que a gente de fato sabe é que ele tinha uma personalidade extremamente forte e agressiva o caravaggio é isso inclusive um negócio muito interessante porque os grandes gênios quando eu falo gênio não é aquele que está à frente de seu tempo vocês sabem disso mas são aqueles que se destacaram ao longo do tempo de certa forma eles geralmente tem uma personalidade forte o que diria que diria deve se a gente falar por exemplo do seu do seu xará veio anos
antes aí há alguns anos antes décadas antes o michelangelo buonarotti o famoso michelangelo né então eles têm uma personalidade muito forte isso até hoje a gente pensar nos grandes nomes assim têm personalidades bem fortes mesmo enfim acho que isso deve ser objeto de estudo em algum determinado momento na história não é possível e ele vivia bebendo ele vive andando pela cidade ele se espalhava pelos bares da cenário pelos becos das cidades pelos bombeiros das cidades e sim sempre se mete em brigas não gostava de levar desaforo para casa esse era o caravaggio a gente não
sabe sobre sua vida sua paixão em sua vida amorosa sua vida afetiva a gente pouco sabe disso e sabe que a sua família grande parte da sua família morreu pela peste bubônica né e até então né morreu make no anonimato as suas obras já estavam todas fazendo sucesso e ele faleceu no anonimato tempos depois tempos depois eu tô falando já no século 20 e descobriram a sua alçada e através de um exame de dna perceberam descobriram que ele tinha sido morto por uma bactéria que foi contraída através daí deferimentos é que ele tinha tido há
um mês antes da sua morte e certamente os ferimentos foram feitos por uma briga de bar também foi ferido por uma espada por alguma outra pessoa a gente sabe muito pouco da vida dele a gente sabe que ele era um danadinho não levava desaforo pra casa eu vou falar da arte dele pra mim ele é o que mais representa o barroco porque a maior parte de suas obras como característica tem o fundo geralmente chapado existem também os a noção nand de de espaço também de profundidade a minuta latino assaltem nós temos isso porém sempre escuro
ele sempre trabalha com a questão dos por lembra característica do barroco claro escuro e as figuras frontais nessas figuras que estão na frente são muito bem iluminadas o caravaggio inclusive a a fotografia dele inspira muito cinema isso é muito legal se vocês pegarem filmes inclusive na década de 60 70 e até hoje a fotografia a iluminação do caravaggio espina muito o cinema ea expressão eu acho que a expressão que ele coloca vocês vão perceber inclusive nas obras que eu selecionei pra vocês vão perceber que a expressão vai aumentando conforme o tempo vai passando vai chegando
no final da vida do caravaggio vou colocar obras em sequência né sobre períodos a expressão aumenta é uma expressão de desespero algumas que são expressões de dor de algumas de deboches vão perceber ele brinca muito com isso ele trabalha muito com isso tá então não vou enrolar vocês não vamos começar a ver as obras de arte para vocês verem tudo isso que eu tô falando e ver se a gente consegue encaixar isso nessa sua vida nessa vida que foi rápida mas foi movimentada foi agitada pelo tudo que a gente sabe que não é muita coisa
a gente sabe que ele desenvolveu muitas com sorriso e muitas trapalhadas né então por exemplo a gente começa lá falando do tocador de alaúde certo é uma obra mais inocentes e percebe que tem ainda um fundo mesmo que seja mais escuro você repara que a expressão do tocador de alaúde algumas obras vou falar um pouquinho mais aqui certa algumas até que eu tenho maior preferem se são essa é uma obra no início de sua carreira é uma obra no início de sua vida então você percebe que a expressão ainda não é tão forte já é
uma expressão boa já é uma expressão significativa mas ainda não é tão forte como a gente como eu estou falando para vocês assim também como o menino descascando fruta reparem também que é bonito é tem uma questão dos curso trabalha muito com jogo de luzes e sombras percebe que o contraste dele é muito forte o fundo jataí bem chaparro é uma obra também no início de sua carreira mas ainda não há uma expressão tão forte isso começa a mudar aqui quando ele faz aí um pequeno barco doente também uma obra que já está intermediando ano
está saindo do início de sua carreira como artista de sua vida e no japão uma uma parte um pouco mais madura e o pequeno barco doente vocês vão perceber estudos apontam que é também uma biografia autobiografia uma um auto-retrato desculpe que essa seria de fato a expressão o rosto de caravaggio então esse é ele até onde a gente sabe é esse é o caravaggio e isso fica claro também nessa outra obra que a gente tem né já intitulada niquelândia do caravaggio seria um auto retrato dele e agora agora vocês vão reparar daqui pra frente repare
inclusive que imagina só esse menino romano briga pra tudo quanto é lado a impressão que dá é que ele ainda que era muito novo neste auto retrato ele ainda é muito novo mas as coisas começam a mudar olha só a cabeça da medusa é ele também provavelmente dizem que ele também é uma obra bem nem significativa pessoal do seu trabalho de sua vida inclusive é das mais famosas que já começa a mostrar um certo grau de desespero um certo grau de uma preocupação maior com a expressão estética do caravaggio é sem dúvidas é é fundamental
aí a gente vai apelar por exemplo quando a gente pega aqui a morte da virgem aqui tem uma história muito interessante na morte da vida que o caravaggio é uma das características da obra dele traz pra mim aqui e disse falar é como característica da obra dele também do elemento mundano na obra do caravaggio como ele era mundano ele vivia pelos primeiros pelos bairros pelos becos da cidade quando ele era contratado para fazer alguns serviços esmo x seja um serviço da igreja ou para algum burguês da época alguma coisa assim ele às vezes ele recusava
modelos que vinham de uma classe alta ele preferiu utilizar modelos que ele com vivia nesses bombeiros ea morte da virgem ele foi acusado inclusive neve pela igreja católica de ter utilizado uma prostituta como modelo para fazer a morte daqueles geralmente fazia isso mendigos prostitutas como modelo de suas obras de arte e ele foi acusado por fazer essa obra utilizando uma prostituta como modelo né ele na verdade ele pouco se importava com isso porque não faltava trabalho para o caravaggio ele estava sempre sendo contratado para pintar afinal de contas ele era um grande gênio um grande
nome da arte certo então a gente tem reparem o lado do barroco que eu gosto de falar com vocês que eu falei semana passada que seria aquele culto à morte então judith rolou holofernes olha só a morte brincando com a morte e reparem nem se você puder causar esse vídeo assim que eu falar isso pra você ver de fato ou procurar as imagens inclusive na internet é você olha a brincadeira do contraste e as expressões olha só essa senhora do lado olha a expressão olha só as marcas na sua testa isso é muito interessante olha
só que incrível a flagelação de cristo estão percebendo que eu estou falando porque ele é tão tão admirado porque o caravaggio ele ele brinca com o discurso ele tem um tom exagero na expressão ele é único e de fato caravaggio é único certo nós temos também a ressurreição de lázaro que também foi acusado também de utilizar mundanos nessa obra já não está tão bem ainda resolução como as outras que estão trazendo mas também foi acusado do dos elementos mundanos como modelos uma obra que eu quero destacar pra vocês é o chamado de mateus que acho
que essa obra trabalha com a idéia da luz e sombra melhor que qualquer uma outra aqui na minha opinião porque você tem um raio na luz entrando por uma janela que é o elemento fundamental do barroco como eu já já falei pra vocês não tem não tem nem mais o que dizer se vocês não viram essa aula sobre o barroco acho que vocês devem ir vou deixar no card aqui pra vocês aqui a crucificação de são pedro acho que eu trouxe essa obra na aula passada quando a gente falou de barroco reparem nas expressões reparem
a e em são pedro entregue e os soldados os homens ali ou crucificando reparem no pé no pé de são pedro o quanto que o esforço as sombras o quanto é incrível o quanto é incrível de fato as mãos isso é muito interessante outra que eu preciso destacar que é incrível eu passo as imagens para vocês porque eu fiz uma seleção delas para poder trabalhar o elemento características de caravaggio aqui mas vocês devem procurar a obra de caravaggio é observar esses pontos que a gente está falando ou da pausa no vídeo observar melhor então nós
temos até captação de som joão batista sabe eu não preciso nem ficar dizendo mais sobre as expressões sobre a luz sobre o fundo chapado e aí a gente vai partir para as minhas preferidas e quais são as minhas preferidas não tem jeito não tem jeito primeiro há dúvida que são tomé que eu trouxe semana passada que é são tomé colocando o dedo na chaga de cristo pra ver o famoso eu só acredito vendo isso é real isso não é real e cristo permite é reparar em discurso reparei nesse ultra realismo de caravaggio é essa coisa
impressionante é impressionante os tecidos sabe eu acho que há dúvida de que o mesmo é a fotografia do cinema inclusive para mim ea minha preferida que aí trabalham com reflexo é narciso rua narciso se apaixonando pelo seu próprio reflexo no chão não é fácil fazer esse reflexo não é fácil trabalhar com esse jogo de luz reparem na cidade essa obra magnífica sobra é incrível e uma coisa importante é que estão vendo que caravaggio não trabalha só com obras religiosas apesar do bairro pouco ser como eu já falei pra vocês o barroco ser uma resposta da
igreja católica a compra reforma católica contra os avanços protestantes o barroco é como se fosse uma resposta ao maneirismo é mas mesmo assim pegando influências do maneirismo certo mas mesmo assim caravaggio tá brincando você não precisa fazer as obras religiosas nós vimos aqui que não tem sobras religiosas tv que no começo da carreira dele ele pintava o menino descascando frutas tocador de alaúde certo então é um artista grandioso ele representa muito bem o barroco ele representa muito bem a sua época e ele está aí até hoje sabe é um objecto de estudo querem saber da
sua vida querem saber da sua obra e é isso pra mim caravaggio é o barroco pra mim caravaggio é o final do século 16 o início do século 17 não tem jeito ele é o cara espero que vocês tenham gostado dessa esse vídeo nem é uma virtual é um vídeo de arte sobre história da arte sobre carvalho e eu vou ficando por aqui ele tem muitas obras muitas algumas viajam aí pelo mundo já tiver que no brasil já cheguei aí inclusive mas é isso aí que vocês tenham gostado se você não conhecia caravaggio passo é
conhecer é incrível impressionante grande beijo pra vocês fui amo vocês hein
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com