Oi e aí galera beleza sejam todos muito bem vindos ao narradores narrados Finalmente chegou o momento de todo mundo se tornar o melhor narrador do mundo a partir desse vídeo e dos próximos esse arco como um todo eu vou ensinar passo a passo desta técnica que a gente chama de a técnica do Papai Noel que dominando ela e utilizando ela na mesa os jogadores vão achar suas aventuras e seus jogos os melhores jogos de todos vão ficar completamente apaixonados e sempre querer jogar com vocês então são contexto histórico para vocês entenderem De onde surgiu Quem
criou Qual é o objetivo da técnica em 2002 foi lançado um livro chamado Hobbes Locke of good game mestre que numa tradução livre é para as regras de Robin para ser um bom narrador quem é Robin Robin eu quero escrever um livro bizarramente O nome dele é hobby de ló então tem esse trocadilho com o nome do livro e o nome dele Esse livro foi lançado pela Steve Jackson games Steve Jackson com o cara do gurps Não entendi As Aventuras fantásticas e sim não é a mesma pessoa são dois Steve Jackson e quem nunca jogou
Aventura Fantástica vai atrás porque ela nos melhores rpgs do mundo porque ele não tem nem narrador nem jogador Olha eu tudo que dá para gozar depois já não existe nesse livro ele dá diversas técnicas diversos conceitos para você ser um bom nadador Entre esses conceitos ele apresenta arquétipos de jogadores ele coloca quatro arquétipos jogadores e ele fala que cada um desses jogadores gosta sente prazer em alguma coisa do jogo aquilo que eu falei no vídeo anterior da dopamina o que dá prazer para pessoal sentar na mesa de jogo e que se você entregar porque esse
jogador gosta ele vai gostar do jogo é simples por isso que a gente chama de técnica do Papai Noel O que é entender o presente que a criança quer me dar o presente para ela Porém esse livro de 2002 20 anos de RPG já andaram aí muita coisa não RPG mudou tem algumas coisas no livro que estão meio tá passadas mas esses conceitos são bem ver mas atualmente em complexo bebendo desses conceitos uma narradora brasileira a Gabriela viu ela colocou em prática essa teoria ela começou a estudar esses arquétipos ela começou achar outros arquétipos experimentou
como descobrir qual é o arquétipo de cada jogador formam as ondas de achar esse Atlético formas mais sutis o que entregar para o jogador como colocar isso na narrativa o que de jeito nenhum e se pode acontecer com esse jogador na mesa porque isso vai desmotivar ele ela evoluiu e transformou esse conceito em realmente uma técnica grande estruturada a técnica do Papai Noel a dela que a gente chama de da Quinta do Papai Noel e essa técnica que eu vou passar agora para vocês é importante entende aqui essa questão de arquétipos é só para facilitar
o entendimento seres humanos são pessoas complexas elas não se definem em apenas um arquétipo você é esse ponto mais através dessas divisões é mais fácil entendendo as coisas que acontecem na mesa de jogo a Gabi me ajudou com a pauta dessa os vídeos e está hoje aqui comigo filmando Gabi dá um oi para o pessoal vai pessoal e ela vai ajudar nas respostas dos comentários também Enfim então Vamos aos conceitos básicos da técnica toda a pessoa tem algo que motiva ela a jogar RPG e que dá prazer para ela enquanto ela joga RPG entender isso
te dá a possibilidade de como narrador fornecer Isso no jogo em vez de ficar falando de dopamina e do prazer eu vou resumir tudo isso em uma palavra que é barato Cada pessoa tem o barato ao jogar indo para termos bem riscos todo mundo tem bebê pontos de barato imagina como se fossem ponto de vida pontos de mana gnosi Fúria para juntar de pontos de sangue todo mundo tem um um máximo disso e Normalmente quando a pessoa certa para jogar RPG ela está com isso no máximo com o tempo de jogo vai tendo uma fadiga
e isso vai caindo você precisa dar o sonho de barato presente de Natal 12 isso vai subir de novo só que o que dar quando da como dar essa é a grande questão primeiro. Qual é o barato de cada jogador temos oito arquétipos jogadores o Poderoso o revista o estrategista o especialista o cinéfilo o biógrafo o amigão e o vitorioso todo mundo o jogador vai ter um desses arquétipos como arquétipo primário um beijo arquétipo vamos usar a palavra classe de jogadores vai ter uma classe de jogador primeiro e Vai ter outras que são secundárias porque
ninguém é uma coisa só e cada uma dessas classes jogadores vai ter um barato diferente e se divertir de forma diferente e Claro no decorrer da vida da pessoa no decorrer da experiência de jogo isso pode mudar então primeira coisa que a gente vai precisar entender é quais são esses aqui é que eu vou falar agora rapidamente de cada um deles e depois e os vídeos eu vou me aprofundar bem neles importante entender que nenhuma dessas classes de jogadores é ruim inversão de cada um é uma diversão isso é uma coisa muito importante de se
ter na cabeça e como é que você descobre a classe de cada jogadora se o jogador de falar ótimo maravilhoso você inclusive pode perguntar para ele como ele se identifica no que que ele gosta os ele manda jogadores assistirem o vídeo porque isso Vai facilitar e se identificar mas nem sempre eles vão falar um dos motivos disso aqui o a comunidade do RPG criou alguns preconceitos com algum desses Atlético zoou fazem bullying e tem toda uma cultura que esses arquétipos são ruins e outros são bons e às vezes as pessoas têm vergonha de admitir E
assumir mas não são ruins se essa vergonha não é bom existir eu não vou falar que não tem motivo porque tem porque existe esse bullying mas não é bom que essa essa vergonha e por exemplo todo mundo falar com beba é ruim na igreja jogado de regras minha mesa então muita gente que realmente gosta muito das regras que gosta muito de ter um personagem poderoso acaba ficando com vergonha porque tem todo um fetiche de O importante no RPG é um roleplay são dois tipos de diversão diferente e os dois são válidos então muita gente não
vai se assumir como um outro arquétipo porque a princípio existe todo esse peso do que alguns Atlético são ruins nenhum dos arquétipos é ruim é claro existem o que a gente chama de lado sombrio das classes que é quando ela chegou a extremos elas atrapalham a diversão dos outros e às vezes não tem a ver com a pessoa tem a ver Às vezes com a combinação dos das classes dos arquétipos na mesa então eu vou dar também o nome que a gente o lado sombrio mas depois eu vou explicar com calma cada um deles e
Como contornar isso então vamos lá primeira classe de jogador o poderoso essa o que o personagem dela tem muito poder ele ver o jogo com uma possibilidade de expressar poder e força até sentir a evolução do personagem com experiência ele vai querer arrasar no combate ele vai querer dar muito dano ele vai querer ter muitos bônus mas nem sempre o poderoso precisa estar relacionada a combate ele pode estar relacionado a poderem magia poder social mas sempre que sentir que seu personagem tem poder o barato dele vai ser ativado o lado sombrio dele é o que
pessoal chama comumente de o kombeiro overpower Aí temos o revista o revista ele gosta das regras ele acha as regras do RPG homem importante ele normalmente vai estudar essas regras ele vai descobrir regras novas muitas revistas inclusive conhecem muitos sistemas e sabe qual é o melhor sistema para cada coisa não significa que ele não gosta de regras da casa ele até gosta e ele saiba Quais são as regras da casa me vem com uma regra improvisada na hora ele não vai gostar ele ainda poder participar dessa dessas decisões de regras dessas criações de regras ele
vai ficar muito feliz e o criativo O Barato dele é perceber que todo estudo dele o cuidado que ele tem com as regras fazem sentido que ele tá num lugar seguro onde as regras podem ser seguidas e provavelmente Esse é o jogador que nunca vai roubar depois a gente fala que não existe roubar uma cerveja mais eu não vai roubar ele vai seguir as regras e vai te ajudar muito com elas também mas o lado sombrio dele é quando ele se torna o advogado de regras quando tudo é menos importante do que a regra inclusive
ele quer que as outras pessoas vejam dessa forma Aí temos estrategista ele ver o jogo de RPG como um board game ou como um enigma a ser resolvido muitas vezes ele vai assumir uma posição de liderança às vezes não oficial mas ele vai trazer planos ele normalmente adora já a visão Grid miniatura onde ele pode realmente pensar de uma forma estratégica conflitos sociais Ele vai tentar fazer toda aquela grama de política e o barato dele vai ser ativado quando ele sentir que os planos as ideias às vezes até mirabolante esperam certo e o grupo foi
bem sucedido por causa desse plano bem estruturado ou que ele acha que é bem estruturado o lado sombrio dele é o controlador o titereiro vai tentar controlar tudo inclusive ação dos outros jogadores para os planos dele e seguir em como ele quer temos o especialista ele gosta de fazer aquilo que o personagem sabe fazer Existem várias subdivisões de especialistas que eu vou falar mais para frente tem jogador que sempre independente do jogo tem a mesma especialidade por exemplo um dos mais clássicos É o Combatente que ele vai ser sempre o guerreiro O Bárbaro o geday
gente sabendo de Luiz o criar ou mas existem e sempre que ele sente aqui existem situações onde já especialidade dele é essencial e ele que vai agir ali o barato dele vai ser ativado lado sombrio dele é que ele pode ser minex quando ele minimiza tudo no personagem e só maximiza aquilo que ele quer saber fazer e quer dar um jeito de colocar a especialidade dele em qualquer situação mesmo que não tenha nada a ver aquela pessoa que o grupo tá tentando escalar uma montanha e quer rolar lábia para conseguir fazer isso e vai meter
um tipo vô enrolar lábia porque o que fingir que quebrei o pé para alguém me carregar Aí temos o cinéfilo o cinéfilo gosta de grandes cenas elas às vezes nem precisam ser coerentes com a história mas ele gosta de uma grande cena de emoção daquela cena que não quando ele for contar pra alguém não precisa contextualizar a história inteira só a cena foi muito da hora os dois tipos de cinéfilos o ator que ele quer e se paga a cena e que a cena seja dele e que o personagem dele tem uma história memorável Inclusive
a morte do personagem dele ele é o que morre e o o cocô ah e tem um cinéfilo foi ele nem precisa tá na cena mas ele tá com balde de pipoca ali vendo as cenas incríveis que estão acontecendo seu lado sombrio é uma forte é o que vai querer que toda a cena seja dele que tudo aconteça com ele que tudo com ele seja memorável o biógrafo o biógrafo é aquele que gosta da história que a história do personagem seja muito rebuscado e coerente e ele sabe o nome de todos os parentes tem árvore
genealógica e ele gosta de ver essa história indo para frente evoluindo com seus dramas pessoais e ele vai querer contar a história de frente de uma grande cena por ter Ótica do cinéfilo ele vai querer contar a história inteira porque para você entender como chegou nesse ponto precisa ver todo o resto mas além desse biógrafo que gosta do personagem dele temos a versão do que quer ver isso com cenário ele gosta do senar a ver a história do cenário e como as coisas estão evoluindo e como era outra era atrás gosta dos detalhes o lado
sombrio do biógrafo é o prolixo ele é como aquele autor de séries de livros que descrevem o fogo na árvore que escreve 15 livros e nunca termina a série um filho vocês sabem de quem eu tô falando ou vocês estão pensando em uma pessoa diferente que eu mas essa pessoa e o amigão O Amigão da galera é gente boa para caramba ele gosta do RPG pela galera ele quer tá lá para estar com os amigos a história de menos a regra é o de menos o RPG é o motivo para encontrar os amigos se chamar
ele para o RPG para a balada ou para Pizza ele vai ele tava por isso e o lado sombrio dele é o perdido o perdi não aquele que não sabe o que tá com sangue o que tá no celular o tempo inteiro que corta a cena do outro me dá o que aconteceu com a calopsita dele temos um vitorioso é aquele que quer ganhar o jogo que no final os conflitos que não ser resolvidos se o personagem dele simplesmente morrer Ele acha que ele perdeu então nem precisa ter sensação de vitórias conquistei algo a mais
não necessariamente em poder como poderoso mas de Ben amos acertar passamos de fase o lado sombrio dele é o competitivo não só quer ganhar mas ele quer competir ele vai ver o narrador como um antagonista alguém que tá atrapalhando ele na vitória dele ou às vezes até ver os outros jogadores como pessoas que atrapalha a vitória de outro jogador faz algum propositalmente ruim mas que é coerente com o seu personagem o competitivo vai ficar louco então temos esses oito arquétipos cada um vai se motivar vai ganhar pontos de barato com algo que aconteceu no jogo
é importante dizer também que a classe o arquétipo de jogador ele não tem a ver com gostos pessoais em relação ao gênero literário ambientação ao cenário a pessoa pode ter um poderoso e você vai na High Street Fighter o Poderoso o jogador Poderoso Ele pode não gostar de do cenário dos Três Patetas Então vai ser mais difícil ativar o barato dele da mesma forma esse poderoso ele pode adorar jogos de investigação e mistério então qualquer tipo as pessoas podem ter e qual e elas podem ter gosto de diferentes mas vai por mim se você narrar
algum gênero que ela não gosta mas você conseguir ativar o barato dela e grandes chances dela começar a gostar de jogar esse gênero pelo menos com você então esses são os oito arquétipos isso é só uma forma de dividir para entender não usem eles para fazer bullying para colocar as pessoas em caixinhas é só uma forma técnica de observar e te e tem uma simpatia eu falei resumidamente os oito arquétipos entendemos os pontos de barato a partir dos próximos vídeos eu vou aprofundar cada um dos arquétipos falar como identificar ele se a pessoa não te
contar Ou se ela te contar e na verdade no fundo do coração dela é outra coisa como o que entregar para ela no jogo como ativar o barato dela o que não fazer com esse tipo de jogador de jeito nenhum porque vai desmotivar ele vai frustrar ele e seria o cliente voltando a técnica do Papai Noel que que você ia tirar o presente que a brawn brinquedo desse jogador como esse arquétipo de jogador interage com os outros porque raramente você vai ter só uma pessoa na mesa então eles vão ter que interagir Você às vezes
vai estar focando no barato de um barato de outro como equilibrar isso vou falar mais dos lados sombrios e de como lidar com eles e contornar ele todo mundo entra no e os arquétipos vez ou outra não tem a ver com saber jogar bem saber jogar mal a é natural e é conta e depois aprofundar bem isso a técnica na prática em si como é que vocês vão usar isso no jogo como vocês vão usar essas informações do diário de campanha de vocês ainda vamos trabalhar muito nessa técnica mas entendendo a ela se aprofundando ela
e treinando muito ela não tenho dúvida que as pessoas vão adorar jogar com vocês hoje já pensando em se aprofundar entender a técnica tensão de casa uma a primeira eu quero que vocês comentem se Vocês conseguem se identificar em algum desses oito e se você já sabe onde isso se vocês não sabiam se vocês acharam que vocês estavam mais em outro arquétipo e depois que eu apresentei em novos vocês um Ah não é essa coisa que eu gosto Então comentem aí e me digam quem são vocês como jogadores eu vou começar eu com o jogador
no arquétipo Quem é o ator o cinéfilo ator eu adoro cenas memoráveis como secundários eu sou poderoso estrategista então ferramentas para realizar essas cenas memoráveis e a outra lição de casa é pega papel e caneta e pensa as pessoas com quem você jogam em que arquétipos ela se encaixariam e se você tá vendo com seu grupo de jogos vídeos conversa com as pessoas vejam se elas concordam se elas discordam o que que elas acham desse que elas acham do outro obviamente sempre com respeito mas tem tem experimentando essa esse olhar essa visão do que dá
prazer para as pessoas enquanto elas jogam RPG é isso prepare-se para os próximos vídeos vai chegar muito muito muito mais informação qualquer dúvida comentários e não se esqueçam narradores da rádios Instagram Tik Tok Facebook@narradores narrados se inscreva no canal Aperte o Sininho para receber as notificações se espelha no meio pra todo mundo Beijos e até