dois em cada 10 que jogam os jogos de azar eles usariam o dinheiro gasto nas apostas para pagar contas básicas 63% dos apostadores eles têm a renda comprometida com apostas a pessoa começa a negligenciar atividades relacionadas ao trabalho a estudar relacionamento às vezes higiene pessoal eles sempre dão a entender a sensação de que a pessoa quase ganhou o jogo blaz Crush mostra o gráfico pro usuário me lembrou muito a forma como a dopamina é liberada antes de de de um animal receber uma recompensa o que faz a pessoa ficar viciada é antes do resultado Olá
pessoal meu nome é Andrei meer eu sou Professor Doutor em neurociências e é com enorme prazer que eles dou boas-vindas a mais um episódio do nosso querido podcast culpa do cérebro no episódio de hoje eu quero muito conversar com vocês sobre apostas Tigrinho Blaze Crush ou qualquer um desses outros jogos de azar que tá se popularizando por aí que são atividades que estão em processo de legalização algumas já foram legalizadas são atividades altamente estimuladas pela sociedade atualmente por influencers propaganda muitas vezes propaganda enganosa são atividades de fácil acesso e de fácil execução e por último
mas não menos importante são atividades que podem estimular o nosso famoso sistema de recompensa de uma maneira que pode fazer a pessoa f ficar viciada nessa atividade tanto quanto ela ficaria viciada em uma droga são atividades que podem viciar tanto quanto uma droga apostas Tigrinho Blaze Crush ou qualquer uma dessas outras atividades que a gente em conjunto chama de jogos de azar eu estou agoniado para gravar esse episódio já há algum tempo pessoal eu tô isso na cabeça H um tempão Inclusive eu troquei a ordem dos meus episódios aqui do podcast porque eu quero que
esse episódio saia logo porque eu acredito e vejo ele como sendo um tema de altíssima urgência como vocês vão ver ao longo desse Episódio estamos falando aqui de um cenário ideal não vou dizer perfeito mas um cenário ideal pra gente enfrentar muito em breve uma espécie de epidemia em vício em jogos da mesma maneira que se você legalizar uma droga que tem potencial de adicção de fazer a pessoa ficar viciada se você legalizá-lo de uma forma sem planejamento você também pode levar uma epidemia de vício nessa droga o mesmo vale para esses jogos que eu
tô citando aposta chigrin blaz Crush qualquer um desses tipos então considero essa temática de altíssima important importância e é por isso que eu quis gravar logo esse episódio que tem como objetivo trazer o conteúdo necessário pra gente discutir e entender o impacto que esse jogos tem no nosso cérebro consequentemente na sociedade e o que que a gente pode em algumas coisas em alguns aspectos a gente até deve fazer para lidar com esse cenário beleza mas especificamente pessoal vou trazer nesse Episódio um breve contexto histórico de que em pé nós estamos em relação à legalização e
aos estímulos para jogar esses jogos e vamos falar bastante do porquê obviamente né do Por que esses jogos são tão viciantes e eu vou falar especificamente usando como exemplo as apostas o tigrin o blaz crush vou trazer algumas particularidades deles e explicar para vocês porque que eles são podem ser tão perigosos né nesse aspecto de vício vamos falar sobre critérios diagnósticos para vocês terem uma ideia de como é feito o diagnóstico da pessoa tá viciada já possíveis consequências devastadoras do vício nesses jogos vamos falar de fatores de risco o que que faz a pessoa ficar
mais predisposta a desenvolver um vício desse tipo né E como prevenir tratar esse tipo de vício lá no final como sempre pessoal o momento em que eu abordo cada um desses tópicos está descrito aqui embaixo na descrição independente da plataforma que você esteja usando para ouvir ou assistir esse episódio para quem prefere vídeos mais curtos e tem dificuldade por algum motivo de acompanhar o episódio inteiro Recomendo o canal oficial de cortes do podcast onde a gente posta os melhores momentos de cada episódio mas como sempre recomendo fortemente que você Tente escutar assistir o episódio inteiro
como um todo porque eu sempre construo um raciocínio ao longo de todo episódio o seu entendimento seu aproveitamento do conteúdo e a sua capacidade de discutir esse tema no final vai ser melhor se você acompanhar o episódio como um todo e para vocês especialmente profissionais que sentem que precisam que querem se munir com o conhecimento necessário para poder ajudar pessoas que tenham problemas de vícios de um modo geral queira ajudar pessoas a mudar o comportamento delas mudar os hábitos delas recomendo que você reconheça a pós-graduação e neurociência do comportamento que eu criei no ano passado
já tem centenas de alunos Vou deixar um link aqui na descrição para quem quiser conhecer um pouquinho melhor tem vários módulos que tratam especificamente de e autocontrole impulsiv idade formação de hábitos vício tratamento Mudança de Comportamento então é uma pós-graduação essencial para qualquer um que trabalhe com pacientes clientes que precisam mudar o comportamento deles né beleza pessoal agora sem mais delongas queria começar aqui trazendo para vocês brevemente Até porque eu não sou da área então vou falar aqui com uma certa cautela não sou da área legal né da jurídica mas queria trazer um contexto histórico
né de da do processo de legalização só para vocês entenderem em que pé nós estamos e vocês entenderem um dos motivos pelo qual Eu particularmente Estou super preocupado com o cenário em que a gente está se colocando em 1946 houve uma proibição dos jogos de azar de um modo geral na época do presidente Eurico gaspard duta por um decreto lei 9215 Então proibiram os jogos de azar cassina etc e tal né A maioria dos jogos de azar pelo menos a justificativa não foi de saúde pública né não foi preocupação ação de que as pessoas iam
potencialmente ficar viciadas e ter toda sorte de problemas que o qualquer vício traz na vida da pessoa foram uma justificativa mais moral religiosa de que é degradante pro ser humano mas de qualquer forma houve a proibição com algumas exceções como por exemplo no caso da loterias que começarem a funcionar seguindo lá uma lei específica né então desde 1956 esses jogos são proibidos Agora o negócio Começou a Mudar pessoal em em 1000 ó em 2018 né um pouco antes da da pandemia onde começou eu até lembro disso na época começou a acontecer uma popularização desses jogos
de azar começou a chegar umas empresas não sei se umas empresas fadas que promoviam apostas umas que enfim traziam algum jogo do tipo de cassino cassa nquel eh elas as atividades eram Ilegais na época em 2018 Mas como as empresas eram sediadas no exterior de alguma maneira elas conseguiam operar aqui no Brasil de certa maneira né em 2018 ainda né sobre né quando Michel Temer era Presidente saiu uma lei lei 13756 de28 legalizando uma dessas atividades um desses jogos de azar que são as apostas esportivas né pessoal vai lá e aposta no resultado de um
jogo de futebol por exemplo as apostas eh esportivas com cota fixa que são aquelas em que o jogador sabe o quanto ele pode ganhar ou perder nãoé não é o quanto ele pode ganhar ou perder tá lá calculado no número ele tem ideia do quanto que a a tendo como referência quanto ele apostou o quanto que ele pode ganhar ou perder né então a cota fixa foi legalizada em 2018 mas ainda sem uma regul regulamentação muito robusta em termos de regras fiscalização e tudo mais né outros jogos de azar né então kassaniquel e cassinos de
um modo geral eles continuaram estão estavam em 2018 e ainda estão até o presente momento dessa gravação ainda são Ilegais no Brasil né em 2022 então 4 anos depois e eu lembro disso 2018 né não sei se vocês lembram que começou a popularizar começou a surgir um monte de empresas negócio começou a esquentar em 2018 mesmo as apostas portistas foram legalizadas Eu imagino que tem gente ganhando muito dinheiro né com com essa história toda porque a gente tá falando de jogos que movimentam bilhões e bilhões de reais é um negócio assim inacreditável a quantidade de
dinheiro que é mobilizada por causa desse tipo de jogos né em 2022 começou então a acontecer um avanço de um projeto de lei que é o projeto de lei 442 de 1991 1991 surgiu um projeto de lei que visava legalizar e regulamentar várias modalidades desses jogos de azar cassinos bingos e até o jogo do bicho lá em 1991 começou um projeto de lei que não foi pra frente por algum motivo na época talvez houvesse uma resistência né de cunho religioso moral e tudo mais enfim de qualquer forma não não foi pra frente e em 2020
22 Então essa essa projeto de lei começou a se mobilizar de novo começou a avançar de certa maneira né lá no Congresso no Senado e surgiu então um outro projeto de lei meio que derivado desse de 91 um projeto de lei como se fosse uma evolução desse de 1991 se eu entendi bem né que é o projeto de lei 2234 de 2022 importante que vocês lembrem desse número porque esse projeto de lei vai ser legalizado vai ser discutido muito em breve né tá ele tá para está para ser decidido se isso aqui vai virar uma
lei ou não projeto de lei 2234 de2022 que é uma versão atualizada desse de 1991 desse mais antigo que abrange mais jogos Cassino e tenta trazer eh legalizar o o o respaldo legal né para para para essa para esses jogos acontecerem aqui no Brasil regulamentação de como tem que ser paraa empresa poder ofertar esse tipo de atividade né E no ano passado 2023 foi aprovada talvez algum de vocês lembrem a a famosa lei das bets na verdade a lei 14790 de 2023 ficou conhecido como lei das bets né que ampliou a regulamentação da das apostas
esportivas com cota fixa Então as apostas esportivas com cota fixa tinham sido legalizadas em 2018 e no ano passado eh saiu essa outra lei lei das bets que eh eh amadureceu a a a regulamentação digamos assim ampliou a regulamentação da dessa atividade em termos de fiscalização de regras para oferecer esse tipo de atividade para as empresas poderem oferecer Essas atividades né e agora em 2024 se eu não me engano agora em setembro a gente vai ter discussão eh daquela lei de 2022 né a PL 22 34/2022 que se for aprovada vai legalizar esses outros jogos
Cassino então assim com a aprovação dessa lei a gente vai ter já as regras consolidadas PR as empresas eh pedir o licenciamento e e obter autorização para operar no Brasil com esse tipo de esses outros jogos né tipo Cassino cassano essas coisas então pessoal o que que eu quero dizer com isso tudo é claro que a minha intenção aqui não é ficar discutindo aspectos legais da Lei Como que é o processo se tá indo rápido tá devagar se é adequado ou não eu quero trazer para vocês à luz da neurociência os possíveis perigos da gente
legalizar uma atividade que é altamente viciante parte das atividades já estão legalizadas como é o caso das apostes esportivas parte ainda não apesar delas já estarem acontecendo mas eu tô falando aqui de um processo de legalização de novo de uma atividade altamente viciante uma atividade que pode viciar tanto quanto uma droga tipo cocaína por exemplo tipo cigarro entendem e esse tipo de atividade pessoal especificamente eu quero entrar um pouquinho mais detalhes para vocês vocês entenderem O porquê disso esse tipo de atividade que a gente chama de jogos de azar Inclusive a gente não chama de
jogo jogos da sorte por acaso é jogo de azar né a tendência é a pessoa perder mesmo é azar né apostas caçan que é o Tigrinho o Blaze Crush que é muito bem desenhado né ao meu ver a luz da neurociência para estimular a pessoa que tá usando vou explicar para vocês um pouquinho melhor quero falar um pouquinho de cada um desses para vocês e para vocês entenderem Por que eles são it estimulantes mas o fato é que trata--se de uma atividade que pode estimular o nosso sistema de recompensa de uma maneira específica que pode
promover o vício construir consolidar um vício tanto quanto assim como uma droga Faria não é da mesma maneira que uma droga mas no final O resultado é parecido quando a gente olha os sintomas e o tratamento para um vício em jogos de azaro viço em drogas eh existe muita similaridade pessoal quem que é o sistema de recompensa não vai entrar em detalhes aqui porque eu já falei disso em vários outros episódios inclusive quem quiser saber um pouquinho mais de como acontece o processo de consolidação de um vício eu discuti bem isso no Episódio número 20
do podcast recomendo que vocês assistam esse outro Episódio depois que acabar esse para quem quiser mergulhar um pouquinho mais a fundo mas o sistema de Recompensa é um conjunto de circuitos no cé um conjunto de áreas e sinais químicos que basicamente se ativa quando a gente prevê uma recompensa no no futuro quando o seu cérebro enxerga uma possível recompensa no futuro ou quando você recebe uma recompensa e quando eu digo recompensa eu não estou falando aqui por enquanto apenas de ganhar dinheiro eu estou falando de tudo que o nosso cérebro pode entender como recompensador fazer
um amigo eh se sentir aceito num grupo ganhar dinheiro sentir prazer aliviar uma dor aliviar uma angústia isso tudo pode ser entendido pelo nosso cérebro como de recompensa a gente tem esse conjunto de áreas esse naas que que em conjunto A gente chama de sistema de recompensa que é justamente é o que ele tá ele tá envolvido muito com isso né em mapear a quais comportamentos podem nos trazer Recompensas e ele registra também toda vez que uma recompensa chega e e isso tende a consolidar aquele comportamento né que que acontece um tem vários sinais químicos
envolvidos no nosso sistema de recompensa entre eles um famoso que eu já discuti aqui várias vezes em vários outros episódios que é a famosa do dopamina né então quando a gente eh visualiza uma possível recompensa ou recebe uma recompensa a gente tem uma mudança química no cérebro inclusive acontecendo a gente tem liberação por exemplo um sinal como eu acabei de comentar um sinal químico super importante nesse contexto que é a dopamina Então se o cbro viu uma recompensa possível recompensa ali na frente daqui a pouquinho ou daqui às vezes a gente não tá consciente desse
processo tá gente noss tá fazendo esses cálculos de onde você talvez ganhe recompensa mas você não tá consciente disso é uma coisa muito rápida e automática né Tá mapeando aonde você pode ganhar recompensa E se ele vê uma recompensa ali no futuro o sistema de recompensa tende a se ativar incluindo liberação de dopamina o mesmo acontece quando você efetivamente ganha recompensa alguma coisa gostosa alguma coisa que você vê como sendo bom e recompensador para você e essa mudança química pessoal envolvendo Inclusive a tal dopamina um ponto importante que eu quero tô dando uma pincelada aqui
tá pessoal sobre como o vício se consolida né Essa mudança química ela promove alterações em várias áreas do cérebro essa dopamina que é liberada em várias áreas ela serve como uma um guia promovendo modificações nos circuitos especificamente os circuitos envolvidos com desejo planejamento autocontrole e execução daquele comportamento Então você fez uma coisa que foi recompensadora você vai ter uma mudança química no seu cérebro envolvendo dopamina que vai mudanças nessas áreas fazendo com que seja mais fácil você sentir desejo para fazer aquilo de novo vai ficar mais fácil você planejar fazer aquilo de novo vai ser
mais fácil você se controlar controlar o seu foco atencional para aquilo mesmo para executar aquela ação e vai ser mais fácil você Executar a ação em si então quanto mais você executa uma ação recompensadora essa mudança química que acontece ela vai promovendo modificações nessas áreas fazendo com que seja cada vez mais fácil aquela ação acontecer novamente desde o momento em que você sente vontade de fazer aquilo até você efetivamente fazer aquilo entendeu isso é o é é como acontece basicamente o processo de consolidação de um comportamento é mais ou menos assim que acontece a automatização
de um comportamento é assim que acontece a mais ou menos acontece a formação de um hábito e é assim mais ou menos que acontece a consolidação de um vício é um comportamento que é altamente recompensador por algum motivo promove mudanças químicas que vão mudando os circuitos do cérebro fazendo aquele comportamento ser cada vez mais fácil de acontecer de novo pessoal quando eu digo um comportamento acontecer eu tô falando desde a pessoa sentir vontade até ela efetivamente executar ação pensar nela executar e tudo mais agora qual que é o grande problema de quando um comportamento é
desproporcionalmente consolidado em relação aos outros quando um comportamento é mais lado do que outros ele acaba roubando a cena e uma característica um do principal malefício eu diria da dependência química de um vício de um modo geral é justamente que a pessoa fica presa em uma atividade ela fica é muito fácil ela se motivar a engajar para uma atividade que é a na qual ela tá viciada e ela começa a negligenciar outras atividades Esse é o grande problema do vício a pessoa começa negligenciar outras atividades que também são importantes a pessoa começa a negligenciar atividades
relacionadas ao trabalho a estudar relacionamento às vezes higiene pessoal começa a negligenciar outras atividades importantes paraa pessoa se manter saudável conectada empregada estudando e tudo mais né coisas que a gente quer que a pessoa atividades que a gente quer que a pessoa tenha né então esse que é o grande problema do de qualquer vício aquela atividade no qual a pessoa Ficou viciada Vamos colocar Assim começa a roubar a cena das outras E aí a pessoa começa negligenciar outras atividades importantes e no meio dessas mudanças pessoal que acontecem no cérebro durante a consolidação de o vício
as áreas envolvidas com autocontrole elas também são meio que sequestradas as atividades envolvidas com a capacidade da pessoa de se controlar controlar o foco atencional controlar os próprios pensamentos controlar as próprias ações aquela capacidade que a pessoa precisa para falar não vou fazer isso porque isso me faz mal essa capacidade fica prejudicada esses circuitos são meio que sequestrados fazendo ser difícil a pessoa pensar em outra coisa é difícil ela executar outra coisa e o inverso também é verdadeiro é mais fácil ela pensar naquela atividade é mais fácil ela executar aquela atividade então a capacidade de
autocontrole da pessoa fica prejudicada o que dificulta ainda mais a capacidade da pessoa de vamos dizer assim superar o vício né então isso é um processo pessoal um Efeito Dominó um ciclo vicioso né pessoa perde o autocontrole e tende a cair mais naquela atividade E aí consolida mais aquela atividade o negócio vai se agravando né então para quem quiser entender um pouquinho melhor quis só pincelar aqui para vocês como que os jogos de azar podem promover tô falando de apostas Tigrinho Blaze Crush qualquer uma dessas atividades que a gente em conjunto chama jogos de azar
como que elas podem e promover modificações no nosso cérebro fazendo com que a pessoa fique e muito motivada para jogar esses jogos e começa a negligenciar outras atividades dito outras palavras a pessoa vicia nos jogos de azar né para quem quiser saber um pouquinho mais desse detalhe de consolidação do vício de novo Recomendo o Episódio número 20 do podcast e de novo para vocês que são profissionais e querem ajudar outras pessoas nesse cenário querem entender mais a fundo ainda como acontece essas alterações Eu recomendo a pós--graduação em neurociência do comportamento mas fato é pessoal que
eh já está bem estabelecido na literatura S ass Andrei mas a gente sabe que jogos de azar podem viciar a gente sabe já tem bastante estudo existe uma literatura científica robusta mostrando que de fato trata-se de uma atividade que realmente pode promover aquilo que a gente chama de vício Vício não é o melhor termo pra gente usar mas é o mais utilizado por isso que eu tô usando aqui né E já é um um um quadro clínico um possível quadro clínico tão bem estabelecido que até mesmo a última versão do manual diagnóstico de transtornos mentais
o dsm5 né ele incluiu Então tem um manual né que é publicado um deles né Tem mais de um publicado pela associação de psiquiatria norte-americana no qual eles fazem uma revisão da literatura para ver né quais transtornos mentais eh podem ser Diagnostic diagnosticados critérios que são usados para diagnosticar esses esses transtornos mentais né E eles na última versão inclusive incluíram o chamado transtorno do jogo né que no inglês é gambling disorder que seria um transtorno mental no qual a pessoa desenvolveu uma dependência no jogo de azar tanto quanto uma pessoa fica dependente de uma substância
química como a cocaína inclusive esse transtorno mental transtorno do jogo está na mesma sessão onde tem caracterizado lá outros tipos de vício como por exemplo a dependência química né pessoa dependente da afetamina da cocaína do Cigarro tá na mesma sessão nessa mesma são no manual diagnóstico onde a gente encontra atualmente o a descrição do transtorno do jogo né mas enfim é só para vocês entenderem né só um uma contextualização geral aqui para vocês entenderem que trata-se de uma atividade que realmente é viciante Inclusive a gente encontra lá no no manual diagnóstico critérios para diagnosticar uma
pessoa que pode estar com esse tipo de vcio que a gente chama de transtorno do jogo Então segundo o dsm5 pessoal eh paraa pessoa ser diagnosticada só para vocês terem uma ideia vou dizer aqui quais são os critérios de Diagnóstico para vocês terem uma ideia eh do que que a gente pode observar na pessoa que já está viciada num nos jogos de azar né a pessoa precisa apresentar quatro ou mais dos seguintes sintomas um necessidade de apostar quantias cada vez maiores não precisa ser nessa ordem tá necessidade de apostar quantias cada vez maiores são uma
necessidade de aumentando asas apostas Talvez para compensar as perdas passadas mas talvez em parte para fazer o jogo ficar cada vez mais estimulante para ela né segundo inquietude ou irritação quando tenta reduzir o para de jogar né terceiro fez esforços repetidos e malsucedidos para controlar reduzir ou parar o jogo quarto frequentemente pensa sobre o jogo Então pensa quando eu quero dizer pensa é no passado presente futuro fica lembrando de jogos que fez que que podia ter feito fez não fez foi legal não foi legal fica pensando no agora fica planejando jogos no futuro P fazer
tal fica com a cabeça ruminando sobre o jogo de um modo geral né outro sintoma frequentemente joga quando sente angústia então a pessoa tá desamparada culpada sentindo meia ansiedade tá meio deprimida vai lá jogar para tentar tampar esse sentimento e negativo vamos dizer assim né desagradável outro sintoma após perder no jogo costuma voltar outro dia para tentar ganhar de volta que é o que a gente chama de perseguir as perdas como acabei de comentar uma característica bem comum né a pessoa começa começa a ter também ela tem a motivação do jogo em si de ganhar
mas também agora tem a motivação de compensar as perdas do passado o negócio tende aí se agravando né mente para esconder o envolvimento com o jogo é um outro sintoma penúltimo colocou em risco ou perder um relacionamento significativo emprego oportunidade Educacional profissional por causa do jogo que é o que eu falei para vocês né uma característica e central de qualquer vício é a pessoa negligenciar outras atividades e consequentemente outros setores começam a sair prejudicados relacionamento com namorado namorada escola trabalho começa a pessoa é demitida a pessoa começa a mentir por aí vai né e finalmente
o último sintoma que pode ser observado confie em outros para providenciar dinheiro para aliviar uma situação financeira desesperadora causada pelo jogo então assim se você tá suando familiar pessoal quer seja na sua vida ou na vida de outras pessoas alguns desses sintomas tá aí já liga um alerta vermelho Pode ser que trate-se de uma pessoa que esteja desenvolvendo ou já tenha desenvolvendo aquilo que a gente chama de transtorno do jogo no numa linguagem Clínica mas dito em linhas Gerais a pessoa está viciada em jogos de azar né e pessoal você já talvez tenha observado estejam
observando quer seja na sua vida na vida de de uma pessoa próxima ou nos próprios noticiários vício assim como vício em drogas o vício nos jogos de azar podem ter consequências devastadoras de devastar a vida da pessoa e da vida das pessoas que estão em volta dela e são consequências que a gente já está vendo acontecendo isso basta você jogar aí no Google nas notícias Joga aí jogos de apó qualquer coisa assim você vai ver que tem um monte de notícia notícia mostrando vida de muitas pessoas sendo muito prejudicadas por causa dos jogos desses jogos
de azar né como eu falei para vocês um fator Central que a pessoa negligencia outras atividades importantes para ela né então por exemplo se é uma matéria na folha recentemente né Eh quando esse episódio sair vai ter saído aproximadamente um mês essa matéria mas vocês vão encontrar outros de um estudo feito pela comércio de São Paulo mostrando que dois em cada 10 que jogam a jogam esses jogos de azar eles usariam o dinheiro gasto nas apostas para pagar contas básicas Então olha só o que que tá acontecendo a pessoa deixa de pagar contas básicas conta
de luz aluguel Condomínio contas básicas para ela viver para usar esse dinheiro em apostas 20% né dois em cada 10 que estão lá apostando ão deixando de pagar as contas inclusive aproveito para dizer que entre os mais prejudicados nessa história toda estão justamente as pessoas de baixa renda Então as pessoas de baixa renda que já tem uma condição dificultada por ter baixa renda por inúmero motivos vão ter mais problemas ainda porque elas são as mais suscetíveis a ter esse tipo de problema segundo vários dados que estão saindo agora né um outro estudo que foi citado
inclusive no site do Senado um estudo feito pela strategy consultoria estratégica da pwc mostrando que 63% dos apostadores eles têm a renda comprometida com apostas tô falando aqui das apostas que é uma atividade que já está legalizada as apostas esportivas né 63% dos apostadores estão com a renda comprometida eh com apostas né e desses 23% deixaram de comprar roupas para colocar o dinheiro nas apostas 19% reduzir os gastos com Supermercados 14% diminuir o consumo de produtos de higiene Beleza então a pessoa a galera tá deixando de usar o dinheiro com roupa supermercado e higiene para
usar o dinheiro nas apostas isso aqui é só o início pessoal de como eu disse para vocês no início do episódio de um problema que pode vir a ser um problema de saúde pública um problema de epidemia em Vícios em jogos de azar então isso aqui é só o início só vocês olharem as notícias saindo vocês vão ver que isso aí só vai tender se a gravar se a gente continuar indo no caminho que eu tô vendo que a gente tá indo né então primeira coisa que a gente observa na na na vida dessas pessoas
é uma negligência com outras atividades nesse caso se tratando de uma atividade que envolve muito gasto de dinheiro né então a atividade si Envolve você colocar dinheiro ali você envolve você colocar muito dinheiro infinitamente o quanto você quiser colocar né Eh naturalmente uma outra grande consequência é a pessoa se endividar né muito comum nesse cenário a pessoa gasta gasta gasta gasta daqui a pouquinho eu vou explicar para vocês o que que acontece no cérebro mas o cérebro meio que perde a capacidade de fazer o cálculo do que tá sendo feito adequadamente ele é colocado dentro
de uma certa ilusão ali naquele momento fica gastando a pessoa não vê o problema chegando não vê o problema no futuro eventualmente ela tá endividada e muitas vezes leva seu negócio vai indo a pessoa começa a endividar começa a pedir empréstimo e dívida começa a perder bens casa carro emprego relacionamento importante começa a perder um monte de outras coisas porque ela não tá dando nem atenção e nem um devido aporte financeiro para Essas atividades a pessoa não paga conta que deveria pagar não dá atenção que deveria dar e por aí vai o negócio vai só
gravando eventualmente Eu já ouvi história de pessoas que perderam tudo perderam uma bolada né com jogos eh com apostas de um modo geral mas com jogo com apostas especificamente mas eh entendo isso se estendendo para jogos de azar de um modo gerar e eventualmente para fechar com chave de ouro o cenário a pessoa pode vir eu diria até que é provavelmente ela vai desenvolver algum tipo de transtorno mental que acompanhando o vício né então a pessoa desenvolve um transtorno de ansiedade desenvolve uma depressão e infelizmente pode levar até a consequências mais graves né pessoal então
estamos falando aqui pessoal de novo de atividades que são altamente viciantes se a gente não tomar cuidado com elas isso pode se tornar um problema de saúde pública grave que vai ser difícil de contornar porque tratamento de vício é complicado se fosse fácil a gente não tinha nenhum problema de dependência cência química no no mundo de um modo geral é real mudar o comportamento de uma pessoa que está viciada em alguma coisa é difícil é complicado eu vou falar um pouquinho melhor no final do episódio Mas já adianto que é difícil então assim o o
o a ideia é a gente tentar prevenir o máximo que a gente puder e isso vale para qualquer atividade viciante quer seja uma droga ou não E aqui estamos falando de uma atividade altamente viciante que não envolve uma droga tá e eu queria explicar Então pegando esse gancho explicar para vocês Por que que esses jogos até para vocês tanto para vocês entenderem como para vocês conseguirem discutir isso com mais propriedade Quando vocês foram discutir isso com quem com quem quer que vocês queiram discutir sobre isso né ou às vezes para você até conscientizar uma pessoa
né Tá pô ten um amigo uma pessoa próxima que tá entrando nisso uma maneira inevitável de você diria conscientizar a pessoa explicar para ela o que acontece a inclusive do ponto de vista científico as mudanças que podem acontecer no cérebro dela que podem levar ela a adoecer né né o vício de um modo geral não deixa de ser um transtorno mental entende-se que a pessoa está doente o cérebro dela está alterado está doente o cvo dela perdeu a capacidade de autocontrole tá muito engajado em uma atividade específica então trata-se de um quadro clínico sério né
então vamos lá pessoal Por que que os jogos de azar são tão viciantes e eu quero usar aqui como exemplo paraa discussão e trazer algumas particularidade especificamente do jogo do Tigrinho que seria uma espécie de caça Nickel das bets que seriam as apostas esportivas e de um que tá se popularizando bastante que é o tal do Blaze Crash primeiro antes de mais nada trata--se tratam-se de atividades muito acessíveis e fáceis de executar são atividades que você executa online Então você encontra no celular no computador você não tem que sair de casa você não tem que
ir lá não sei aonde tá aqui na sua frente no seu bolso a pessoa pega abre e executa atividade é muito fácil acesso e muito fácil de ser executado exige um esforço mínimo é só mexer o d dedão de vez em quando e muitos casos nem precisa de dinheiro para você começar já repararam que tem jogos que oferecem um bônus ah elá R para você começar a jogar por que que eles estão fazendo isso porque eles querem que o o potencial usuário Experimente o jogo Eles sabem que o jogo é muito engajante eu não sei
se eles sabem que é viciante Mas eles sabem que é altamente engajante a ideia do jogo é ser altamente engajante an Porque quanto mais engajante for mais dinheiro vai fazer pro dono do jogo entendem então eles têm até um muitas vezes já vi comercial acho que se não me engano o Tigrinho oferecendo um bônus pra pessoa começar a jogar porque eles sabem que depois que a pessoa Experimenta a sensação Pode ser que ela continue e depois nem consiga parar mais é um vício entende é por isso que eles dão bônus isso daqui pessoal esses jogos
de azar oferecendo dinheiro pra pessoa jogar as inicialmente de graça digamos assim seria o equivalente a gente oferecer uma droga de graça pra pessoa experimentar que que vocês acham disso você vai na farmácia e tem lá uma amostra grátis de cocaína É claro que vai que que aconteceria na nossa soci que que aconte aconteceria do ponto de vista de saúde pública se a gente tivesse cocaína pertinho de casa numa farmácia e a gente e e tivesse ali uma amostra grátis E aí se a pessoa gostar ela pode ela pode consumir Mais é claro que a
forma como as drogas como a cocaína estimula o sistema de Recompensa é diferente da forma como os jogos de azar estimulam Mas como eu vou explicar para vocês agora mesmo a forma como os jogos de azares funcionam elas estimulam nosso tema de recompensa de uma maneira que pode sim consolidar um vício tanto quanto um vício em drogas o mecanismo não é exatamente o mesmo mas o resultado é muito parecido Beleza agora então um dos grandes motivos para esses jogos serem super estimulantes é são muitas acessíveis e fáceis de executar agora o segundo o segundo grande
motivo como eu acabei de comentar é que tratam-se de jogos desenhados para serem muito estimulantes inclusive e talvez ainda mais importante Eles são muito estimulantes antes do resultado sair Lembra que eu falei que a gente tem um tal sistema de recompensa que se ativa quando o nosso cérebro prevê uma recompensa e ou quando ele ganha uma recompensa Então antes da recompensa vir no caso dos jogos antes do resultado sair o sistema de recompensa já pode e já é bastante estimulado quando a gente olha a atividade do sistema de recompensa incluindo liberação de dopamina O que
que a gente vê na hora que o nosso cérebro vê uma recompensa ali no futuro quer seja um jogo quer seja um trabalho o que quer que seja você já a ter atividade desse sistema el liberação de dopamina que é justamente o que faz você sentir aquela empolgação sabe empolgação que a gente sente antes de alguma coisa que a gente quer muito aquela empolgação que você tá logo antes da viagem uma empolgação que você tá logo antes de chegar numa festa a empolgação que você tá logo antes de talvez receber o resultado de uma prova
ou qualquer qualquer coisa que seja essa sensação de energia empolgação que a gente sente antes nada mais é do que o nosso sistema de recompensa antecipando a possível recompensa que vem ali no futuro é justamente essa mudança que a gente tem no cérebro química inclusive com liberação de dopamina mas não é só dopamina tá gente tem dopamina noradrenalina cocolina Então você tem uma uma avalanche de sinais químicos antecipando uma possível recompensa e é justamente essa mudança química que faz a gente se sentir energizado né é essa mudança química que faz a gente ter energia e
disposição para buscar recompensa isso é um é um é é natural é assim que funciona então tenho em mente que o sistema de recompensa e incluindo liberação de dopamina ele é ativado antes e talvez durante eh talvez não e quando recebe a recompensa antes da recompensa e durante a recompensa por que que eu tô explicando isso para vocês pessoal porque parece que os jogos de azar a forma como eles fazem a pessoa ficar viciada envolve muito essa empolgação que vem antes do jogo que que eu quero dizer com isso o que parece tá acontecendo é
que a pessoa não tá viciada em ganhar dinheiro na na quando ela tá apostando ou quando ela tá jogando o que faz a pessoa ficar viciada é a empolgação antes do resultado entende o que eu quero dizer então parece que esse aspecto de antecipação do possível resultado é um aspecto especialmente importante paraa consolidação desse tipo de vício que é o vício eh em jogos de azar né um dos principais fatores que parece que tá eh eh concorrendo para promover a consolidação desse vício né agora entendam outra coisa essa mudança química que você pode ter quando
recebe a recompensa assim como a mudança química que acontece no cérebro antes da recompensa ambas podem promover aquela consolidação que eu expliquei antes consolidar aquele comportamento tá agora o que que esses jogos têm que tá fazendo o estímulo ser tão poderoso inclusive antes da pessoa ter o resultado da aposta dela primeiro tem dois aspectos importantes primeiro são atividades que prometem uma recompensa alta e rápido Isso é uma maravilha para estimular o sistema de recompensa se ele visualiza no futuro uma recompensa alta fácil e rápido isso quer dizer que a atividade do sistema de recompensa tende
a ser maior e de Fato né Se a gente for ver lá o jogo do Tigrinho ele que que ele promete Ele promete que talvez talvez você ganhe E daqui a pouquinho vocês vão ver que esse talvez é mais poderoso do que ter certeza de ganho por incrível que pareça né mas o Tigrinho o Tigrinho promete né que é um cassan né fica lá quem nunca viu o Tigrinho tipo caçan você puxa alavan vai aí se der os uma sequência os símbolos posicionados alinhados você ganha um prêmio dependente de Qual símbolo ficou alinhado e você
vai ganhar mais ou menos mas enfim ele promete que o que você você pode multiplicar por 25 vezes o valor que Você apostou então trata-se de uma atividade rápida fácil de executar e que pode aumentar o valor que você colocou ali em 25 vezes então se eu botei R 100 em questão de segundos esses R 100 podem virar r$ 500 isso é altamente estimulante para o cérebro a possibilidade de receber uma recompensa alta desse jeito sem virar 2500 em questão de segundo é muito tentador pro nosso cérebro esse esse o nosso cérebro faz esse cálculo
rapidamente e ele chega à conclusão de que cara vale muito a pena é vale muito a pena porque você pode ter uma recompensa muito alta e muito rápido o Blaze Crush então em termos de estimular o jogador é brilhante é brilhantemente maligno eu diria ele começa põe um valor eu nunca joguei nenhum deles tá pessoal eu sei porque eu fui ler o blaz crush nunca joguei nem que eu vou jogar tá o blaz crush você eh começa multiplicando valor em uma vez a partida dura segundos então A pessoa põe lá um valor começa com valor
e o valor vai aumentando conforme o dinheiro fica ali ele vai se multiplicando ele mostra uma curva do quanto seu dinheiro tá aumentando em questão de segundos e parece que a ideia do jogo é você apertar o botão para parar o seu investimento antes do crush ou seja antes de se der o o tal Crush acontecer antes você perde tudo então você tem que ficar ali ligado vendo seu dinheiro aumentando Eu imagino que é tentador você deixar mais tempo pro dinheiro render mais mas ao mesmo tempo se você deixar muito você pode perder tudo porque
vai dar o tal do crush enfim whatever fato é que é sem dúvida muito estimulante inclusive ó Ouçam o que eu vou dizer agora para vocês que isso é interessante a forma o gráfico que esse Blaze Crush mostra pro usuário eu acho que agora não tem termo melhor do que usuário para se referir a pessoa que tá jogando esse jogo usuário igual usuário de droga a forma como a o usuário a o o o jogo Blaze Crush mostra o gráfico pro usuário me lembrou muito a forma como a dopamina é liberada antes de de de
um animal receber uma recompensa para quem for olhar a literatura científica que estuda liberação de dopamina dentro desse contexto de receber recompensa na hora que você vê isso na hora que você mede a dopamina sendo liberada os pesquisadores que que eles viram que a dopamina ela começa a ser cada vez mais liberada né vai aumentando a liberação de dopamina conforme você vai chegando perto da Recompensa é como se o cbro tivesse se autom motivando para continuar naquela atividade até alcançar recompensa então quanto mais próximo da recompensa o individo tá chegando maior T de ser a
liberação de dopamina como se fosse um incentivo vai vai vai vai vai vai vai então o perfil que de gráfico que o Blaze Crush mostra pode muito bem tá justamente estimulando isso né tá tá dando é como se tivesse dando um feedback visual um um um retorno visual pra pessoa do quão próxima Ela está de uma grande recompensa que é o dinheiro dela multiplicado sei lá por quanto né E claro que eventualmente no final das contas ela não Aperta o botão justamente por causa disso ela tá engajada ela qu Ah beleza mais mais mais mais
aí dá o tal do crush ela perde o dinheiro e tenta de novo e tenta de novo mas no final das contas pessoal o que que tem que ficar claro para todo mundo no longo prazo se a pessoa ficar executando essa atividade várias várias várias vezes no longo prazo o resultado sempre vai ser perda matemáticamente falando a única pessoa que com certeza vai ganhar vai lucrar é o dono do negócio e os influencers que estão vendendo promessas pra galera jogar esses jogos Então quem tá ganhando dinheiro mesmo é quem tá vendendo quem tá jogando é
óbvio que o resultado vai ser perda Porque se todo mundo ganhasse não ia ter como o negócio se sustentar né então trata-se de uma atividade que no final das contas vai ter perda você poderia dizer ah Andrei mas é um gasto de dinheiro que é como se a pessoa tivesse comprando pagando pelo entretenimento de jogar entendo porque realmente do ponto de vista de entretenimento de de de estímulo esses jogos podem ser um eh pode ser realmente pode entreter muito né muito empolgante e a pessoa realmente fica muito empolgada fica muito ativada só que tem que
tomar muito cuidado porque a pessoa pode acabar caindo numa armadilha e estragar a vida dela completamente por causa disso né Eh no final das contas o resultado sempre vai ser perda o problema que o cérebro da pessoa fica meio que milp pro resultado fica ali ligado só no agora agora próximo próximo próximo próximo é igual o videozinho do tiktok videozinho do do Instagram é sempre uma sensação de Talvez o próximo Talvez o próximo Talvez o próximo que é muito estimulante pior ainda pessoal quando a derrota não parece derrota tanto uma derrota né Tem um estudo
muito legal de um pesquisador chamado Luke Clark que é uma grande referência nessa área né para quem quiser estudar um pouquinho mais a fundo Luke Clark Luk com K Clark com K também e tem um estudo dele de 2009 que saiu numa revista científica de altíssimo Impacto que é a nuron mostrando que e ele estudou justamente isso a atividade do sistema de recompensa do cérebro dos voluntários enquanto eles jogavam um jogo de tipo caça nquel né que fica lá as três bolinhas Gir E aí talvez ela ganha ou talvez não o que que eles viram
quando o indivíduo tinha um resultado ali sugerindo que ele quase ganhou então digamos Para você ganhar tem que os símbolos símbolo a letra A tem que ser três letras a tem que ser alinhar né a a a e aí a primeira e a segunda deram a e a terceira quase deu um a né quase quase bateu quase ganhou essa percepção de quase ganhar ativou-se sistema de recompensa dos Voluntários de uma forma parecida com quando ele ganhou realmente então repara mesmo o indivíduo perdendo a sensação de quase ganhar foi lida como em algum grau recompensadora não
tão recompensadora quanto quando ele ganhou mas em algum grau recompensadora Ou seja a forma como a pessoa percebe a derrota pode fazer a derrota não ser tão amarga na verdade pelo contrário pode inclusive fazer a derrota ser doce né E se vocês forem olhar esses jogos né esses jogos todos que a gente tá comentando especialmente os jogos do tipo de cassino caque aqueles blaz Crush eles sempre dão a entender a sensação de que a pessoa quase ganhou sempre deixam a sensação de que as chances da pessoa ganhar é em torno de 50% ela quase ela
não ganhou agora mas na próxima ela pode ganhar mas na próxima ela pode ganhar e esse talvez Pessoal esse talvez ganhar é Talvez um dos aspectos mais perigosos desses jogos isso Vai suar um pouco contraintuitivo para vocês mas é o que a literatura científica mostra talvez ganhar uma recompensa presta atenção no que eu vou falar agora talvez ganhar uma recompensa é mais estimulante do que com certeza ganhar uma recompensa vocês acreditam nisso se eu for olhar a atividade do sistema de recompensa e a liberação de dopamina eu vou ver que a possibilidade de ganhar uma
recompensa digamos de 50% vai estimular mais o sistema de recompensa e a liberação de dopamina do que se a chance de ganhar for 100% a certeza de ganhar estimula menos do que a possibilidade de ganhar Especialmente quando a gente fala desse estímulo que vem antes do Lembra que eu falei que um aspecto importante da consolidação de vício nesses jogos envolve a antecipação aquela a empolgação aquele estímulo que tem antes do resultado no caso das apostas seria a pessoa lá vendo o jogo e torcendo e falando com as pessoas no caso do cç nquel é aquele
momento que são segundos ou fração de segundos de ver as rodinhas girando e batendo no caso do blaz crush vê a curvinha subindo subindo subindo esse momento de antecipação ele pode ser muito estimulante e a pessoa visualizar uma possível recompensa talvez ganhar é mais estimulante do que se ela tivesse certeza que ela ia ganhar certo e tem tem estudos tem mais de um estudo na verdade ou seja uma característica importante dos jogos de azar que faz eles serem altamente viciantes é que a recompensa ela é variável e imprevisível é o que a gente chama de
recompensa intermitente ela não vem sempre ela vem de vez em quando qualquer um qualquer indivíduo que trabalhe com um comportamento de animais com reforço negativo e positivo ou seja você quer que um animal faça uma coisa você dá um reforço positivo toda vez que ele faz aquilo e ele tende a a repetir a melhor maneira de você reforçar o comportamento de um animal incluindo o ser humano é dando um reforço intermitente ou seja o animal faz aquilo ganha recompensa Faz de novo não ganha Faz de novo ganha Faz de novo não ganha fica alternando ganha
não ganha ganha não ganha e essa possibilidade de de ganhar recompensa é consolida mais o comportamento é mais estimulante do que a certeza de que vai ganhar tem vários estudos em primatas en roedores primatas e humanos mostrando que o melhor cenário em termos de estimulação o cenário no qual o sistema de recompensa e a liberação de dopamina antes da recompensa vai ser máxima é quando a a ensa tem 50% de chances de vir se a recompensa tiver 50% de chances de vir é quando você consegue estimular o máximo o sistema de recompensa e a dopamina
antes da recompensa aquela empolgação que vem antes né E então tem vários estudos mostrando isso se a recompensa tiver próximo dos 100% ela é estimulante é claro mas não tanto e se tiver próximo do zero é claro que não é estimulante porque o nosso Seb ele não quer fazer nada que não vá trazer algo em troca né um comportamento que não tem nenhuma recompensa ele não tende a ser repetido certo agora um comportamento que tem recompensa de vez em quando e desculpem eu tá sendo prolixo agora mas eu quero Garantir que vocês estão entendendo um
comportamento que tem uma que talvez Traga uma recompensa ele é mais estimulante do que um comportamento que com certeza vai trazer uma recompensa pelo menos em relação a esse estímulo que vem antes da recompensa né entendem é o melhor tipo de reforço positivo para quem quiser ler um pouquinho mais da importância desse aspecto da antecipação para esse vício específico que é o vício em jogos vou deixar uma revisão na na descrição uma revisão que eu achei bem interessante didática trazendo justamente essa discussão Então nesse aspecto o vício em jogos ele ele se constrói diferente do
vício em drogas em drogas em drogas de um modo geral né o vício em drogas é uma substância química que vai lá no sistema de recompensa e ativa ele então ele gera um sinal artificial de recompensa no caso do vício em jogos parece que o estímulo que leva ao vício é o que vem antes da Recompensa é empolgação que vem logo antes e a sensação de que talvez quase ganhou e de que talvez ganhe no próxima rodada esse essa sensação essa percepção de que quase ganhou e a sensação de que talvez vai ganhar uma recompensa
alta é perigosíssima do ponto de vista de consolidação de vícios tá então resumindo pessoal estamos falando de uma atividade que oferece uma recompensa alta rápida variável e imprevisível essas quatro esses quatro aspectos da recompensa alta rápida variável imprevisível fazem a atividade ser muito estimulante pro nosso cérebro estimulante demais tanto antes como depois do resultado caso a pessoa efetivamente ganhe aposta mas tem em mente que mesmo quando ela não ganha ela ainda assim foi muito estimulada porque antes ela teve toda aquela empolgação todo aquele estímulo e muitas vezes ela perdeu e aí aquela perda não soou
tanto quanto uma perda porque o jogo fez parecer que ela quase ganhou tá então mesmo quando a pessoa perde ela talvez esteja sendo estimulada antes e depois do resultado E para piorar Pessoal esse cenário já então ou seja estamos falando de jogos que são desen para estimular o usuário de uma maneira que vai fazer ele ser muito estimulado e consequentemente pode levar a pessoa a consolid consolidar um vício naquela atividade né E para piorar isso tem alguns casos de alguns jogos em que acontece um processo que eu tô chamando vou chamar aqui de empilhamento de
Recompensas porque quando eu falo aqui de jogar um jogo para ganhar uma recompensa vocês estão pensando em recompensa financeira correto óbvio né E realmente ganhar dinheiro é algo que tem tende a ser é muito motivante pra grande maioria da população pelo menos no Brasil né todo mundo gosta de ganhar dinheiro em algum grau tô dizendo que é a coisa mais importante do mundo para todo mundo mas todo mundo gosta de ganhar dinheiro tende a ser algo que motiva as pessoas em mais ou menos né maior grau ou menor grau mas motiva né agora e de
fato é é uma recompensa óbvia desses jogos a pessoa tá jogando porque ela quer ganha dinheiro né geralmente a pessoa não começa a jogar para se divertir concordam a pessoa não vai jogar o Tigrinho ou Blaze Crush ou o apó na maioria das vezes eu pelo menos não ouvi nenhum relar de alguém que tá fazendo isso para se divertir ela pode fazer também para se divertir mas geralmente a motivação Inicial é ganhar dinheiro só que tem alguns tipos de aposta em que você tem outros tipos de recompensa na verdade esses jogos de um modo geral
eles trazem outros tipos de recompensa entre eles como eu comentei com vocês essa empolgação que tem logo antes do resultado sair isso por si só já pode ser viciante para muitas pessoas e alguns jogos Pode ser que isso esteja amplificado como por exemplo nas apostas esportivas então a pessoa vai lá fazer uma aposta num jogo ela adora futebol ela gosta de futebol ela discute futebol com os amigos e agora ela pode ganhar dinheiro então aquele prazer que a pessoa tem de assistir o jogo acompanhar o jogo conversar com os amigos sobre o jogo agora tá
amplificado pelo fato da pessoa Talvez ganhar dinheiro com aquele jogo então a pessoa já curte discutir o jogo ela sente que ela entende de futebol ela sabe quem vai ganhar quem não vai ganhar de acordo com então o o jogo em si já já é um entretenimento para ela agora ela tem mais essa camada de talvez ganhar dinheiro então a gente tem é como se é como se essas alguns desses jogos pelo menos eles tivessem múltiplas Recompensas entretenimento interação social por aí vai aí o negócio se agrava ainda mais né e piora depois que a
pessoa isso é muito comum de acontecer começa a tentar recuperar as perdas delas pessoal como eu falei para você vocês no final no longo prazo o resultado sempre vai ser perda a pessoa vai perder não se trata o jogo chama jogo de azar justamente porque você não tem você não tem como fazer o resultado variar de acordo com as suas habilidades pelo menos não a maioria deles o caça niqu você só puxa uma alavanca o Blaze Crush tem que apertar um botão numa hora específica é aleatório a gente não tem como prever você não tem
como ficar bom naquilo O resultado vai ser perda sempre né então quase inevitavelmente a pessoa vai ter perdas e ela aí começa em algum momento a tentar compensar essas perdas Então ela já tinha motivação de de jogar para para tentar ganhar o dinheiro tinha motivação de jogar para porque é divertido interação social e agora ela ainda tem a motivação de tentar recuperar o que ela perdeu e o negócio Claro tende a ir se agravando cada vez mais e pior ainda nesse grande cenário então a gente tá falando de uma atividade altamente viciante por conta da
características eu coloquei para vocês e além disso a atividade em Sila já é muito estimulante mas Além disso estamos num cenário e todos vocês devem estar vendo isso eu estou vendo isso e eu estou vendo com muita preocupação uma atividade que está sendo muito estimulada socialmente tem uma porrada de influencers prometendo Milagres fazendo propaganda inclusive quero que publicamente parabenizar o Felipe Neto pelo vídeo que ele gravou se desculpando por ter feito propaganda desses jogos ele tá certíssimo porque é o equivalente a pessoa tá fazendo propaganda de uma droga legalizar uma atividade sem a devida conscientização
o resultado não tem como ser outro as pessoas a o número de pessoas que vai se viciar naquela atividade e vai ter todos os problemas relacionados vai aumentar dependendo do como do quanto você tá estimulando e do quanto você tá criando mecanismos de proteção então a gente tá num cenário que é super estimulado tem propaganda de apostas nas camisetas dos times de futebol tudo tem um monte de influencer fazendo propaganda já tiveram empresas que me ofereceram para Patrocinar o podcast com algum desses jogos de apostas Eu hipótese nenhuma aceito e nem vou aceitar porque eu
sei que eu estaria fazendo um desserviço paraa saúde das pessoas algo que vai totalmente contra o objetivo desse podcast por mais que eles queiram me oferecer muito e muito dinheiro não é uma coisa que eu vou fazer pelo contrário estou aqui gravando Episódio Para justamente conscientizar as pessoas do perigo que é essa atividade que tá sendo tão estimulada Então tem um monte de influências falando para jogar mostrando o vídeo de quanto que eles ganharam e eu fiquei sabendo inclusive que muito desses vídeos que esses influencers mostram nem é do jogo deles mesmo são vídeos que
são são é o material que é oferecido para eles para eles fazerem propaganda então em muitos casos trata-se de uma propaganda enganosa mas fato é que a pessoa que tá ali assistindo né Ela tá ouvindo uma outra falando se a se ela tá ouvindo provavelmente ela confia na pessoa então se aquela pessoa que ela tá ouvindo falar para jogar que é bom jogar que pode mudar a vida dela ela vai acreditar da mesma maneira tem muitas pessoas que estão ouvindo e assistindo esse podcast né acredito eu digo aí no comentário se tiver equivocado mas acredito
que muitos de vocês estão ouvindo e assistindo Confiam em mim fala Ah eu conheço o Andrei confio em Andrei Andrei é pai e tal pá pá pá se eu venho aqui e falo para vocês que é uma excelente ideia jogar alguns desses jogos que isso pode mudar sua vida que isso pode de provavelmente eu vou estimular alguns de vocês pelo menos a começar a jogar por conta da minha opinião aqui então assim e a gente tá num cenário muito quente porque é muito dinheiro rodando pessoal só vocês olharem aí no Google quanto que tá sendo
quanto que tá sendo mobilizado de dinheiro no no mundo e no Brasil é é é realmente um negócio inacreditável são bilhões e bilhões de reais então tem muita gente ganhando muito dinheiro é uma e muita gente quero dizer o dono do jogo o influenc tá fazendo propaganda o time de futebol tem muita gente ganhando dinheiro para estimular as pessoas a jogar o jogo agora quem está jogando ao jogo no final das contas vai perder dinheiro especialmente as pessoas que estão numa situação desfavorável do ponto de vista financeiro né então tem muito estímulo social e como
falei para vocês no início do episódio algo que me isso o estímulos esses estímulos todos né sociais já é preocupante e agora como eu falei lá no início a gente tá passando por um processo de legalização e do meu ponto de vista uma legalização sem a devida regulamentação Quando eu digo regulamentação Não estou falando de regras para as empresas conseguir autorização para vender o jogo de apostas delas tô falando de uma regulamentação onde você tenha mecanismos que protejam os usuários mecanismos que protejam as pessoas dos problemas de saúde que ela pode enfrentar por jogar aquele
jogo a é a mesma discussão que a gente tem com qualquer outra drogra então se a gente tivesse discutindo a legalização da maconha legalização de qualquer outra droga Sem dúvida precisa ser discutido quais mecanismos vão proteger as pessoas a sociedade de um modo geral porque trata-se de uma atividade demonstrada cientificamente como sendo uma atividade altamente viciante Beleza o que me leva a discutir aqui com vocês os fatores de risco os fatores que aumentam o risco das pessoas desenvolverem esse tipo de vi em jogos de azar o transtorno do jogo né um fator de risco primeiro
fator de risco que eu queria comentar é a pessoa viver em um país onde o jogo é legalizado é altamente estimulado e é mal regulamentado é mal controlado digamos assim eu não tô dizendo que é o caso do Brasil ainda até porque tem algumas atividades que ainda não estão legalizadas mas pode ser o caso do Brasil muito em breve à luz do de como as coisas estão progredindo vai entrar estaremos em um país onde uma atividade altamente viciante está legalizada é altamente estimulada e mal regulamentada do ponto de vista de mecanismos de proteção do usuário
Beleza agora dentro desse cenário dentro do Brasil nesse cenário perigoso quem que está mais suscetivel a desenvolver o vício pessoas que TM um alto grau de impulsividade para alguma coisa por algum motivo existem vários motivos para fazer com que a nossa capacidade de autocontrole seja prejudicada falta de sono ansiedade alguns trantornos mentais como TDH ou às vezes a pessoa realmente tem uma um grau de impulsividade maior uma capacidade de autocontrole menor por outros motivos existem vários motivos para isso né um segundo aspecto um um um um segundo grupo de altíssimo risco para desenvolver esse tipo
de vício na verdade para desenvolver qualquer tipo de vício crianças Óbvio e adolescentes deveria ser proibido e Pelo que eu entendi legalização de fato é proibida eu não sei quão fortes serão os mecanismos de fiscalização mas esses jogos de se eu não me engano os que já foram legalizados aosta já são e os que estão por vir também vão vão ser proibidos para crianças e adolescentes são duas fases da vida no que no qual o cérebro tá muito plástico tem muitas alterações acontecendo qualquer atividade que seja excessivamente estimulante pode prejudicar o amadurecimento do cérebro e
essas pessoas de fato estão mais suscetíveis a desenvolver esses vcios especialmente adolescentes no qual um dos sistemas que está se modificando é justamente o sistema de recompensa e os mecanismos de controle deles são são aspectos que estão se amadurecendo na adolescência Então coloca eles num cenário especialmente suscetível para desenvolver esse tipo de vício portanto deveria ser totalmente proibido a minha dúvida é a seguinte do ponto de vista neurocientífico a luz da neurociência a adolescência ela não vai até 18 anos a adolescência vai até 20 e Poucos Anos Será que a gente não deveria proibir para
pessoas até 20 e Poucos Anos também não sei só vou levantar essa bola para vocês a luz da literatura neurocientífica Talvez seja interessante Proibir a exposição qualquer atividade hiper estimulante como é o caso dos jogos ou qualquer outra droga incluindo álcool mas vou deixar para falar de disso em outro Episódio para indivíduos mais velhos do que 18 anos né mas enfim pelo menos até 18 anos proibi até 18 anos já é uma grande vitória né como é o caso que eu da legislação atual Pelo que eu vi nela né Se tiver um histórico de visto
na família isso pode significar uma predisposição da pessoa de desenvolver um vício também pode tá porque existem alguns em algum grau um aspecto genético que pode predispor a pessoa beleza a presença de outros transtornos mentais talvez talvez talvez predispõe ela a desenvolver vistos de um modo geral inclusive vistos em jogas como é o caso caso do TDH talvez TDH porque no TDH é caracteristicamente como eu já comentei em outros episódios eu tenho Episódio sobre TDH para quem quiser assistir né caracteristicamente um dos componentes que que é diferente é justamente os mecanismos envolvidos com auto controle
então acredita-se que essa condição esse transtorno predispõe o indivíduo o TDH não tratado predispõe o indivduo a desenvolver vício especialmente vício em drogas eu diria mas acredito que isso possa valer para esse tipo de vício em jogos também né e finalmente o último componente importantíssimo que predispõe a pessoa a desenvolver esse tipo de visto específico nesses jogos específicos que envolvem retorno financeiro que é uma insatisfação e ou instabilidade financeira que é a realidade de uma grande maioria dos brasileiros insatisfação barra instabilidade financeira a pessoa não ganha muito ela não vê perspectiva de ganhar mais ela
tem vários problemas ela tem que pagar contas ela não consegue pagar conta num cenário não sabe se vai continuar no emprego se não vai a pessoa se sente insegura uma questão de sobrevivência a gente precisa de dinheiro para viver para pagar aluguel para comprar comida é o mundo que a gente vive hoje para bem ou para mal e se a pessoa então não tem uma estabilidade financeira não ganha bem não tem uma boa previsibilidade ela pode se sentir muito insegura e a promessa que esse jogos trazem é especialmente tentadora para essas pessoas entendem comentei lá
que as justamente as pessoas que acabam se prejudicando mais esse cenário são justamente as pessoas que TM condições financeiras piores Vamos colocar assim em parte porque ela não tem sobrando para poder jogar esse jogo E caso ela perca não vai faltar para ela não é o caso porque o dinheiro é muito contado Mas além disso o jogo em si pode ser mais tentador pra pessoa justamente porque ela tá numa situação de instabilidade na cabeça da pessoa vendo ali o influencer prometer que a pessoa Talvez ganhe 250.000 sei lá quanto na cabeça da pessoa ela pode
ver aquilo como uma alternativa viável como uma possibilidade dela conquistar a segurança financeira dela conquistar coisas que ela não tá conseguindo por meio do trabalho formal coisa desse gênero né Então esse é um fator de risco importante né insatisfação barra instabilidade financeira colocando um grupo específico da população em risco né que são as pessoas de baixa renda agora uma pergunta pessoal para todos nós para você para mim que eu vou fazer para todo mundo isso tudo que eu falei nesse Episódio né características de vício o o estímulo social estimula muito parará parará parará e o
que que a gente tem que levar em consideração para proteger as pessoas que mecanismos para proteger as pessoas de consolidar o vício e talvez destruir a vida delas proteger elas de destruir a própria vida isso tudo está sendo considerado na atual legislação tanto a que já foi foi já virou lei sancionada ou projeto de lei na minha humilde opinião e eu reconheço aqui a minha ignorância nessa área Legislativa convido aí quem for da área quiser fazer comentários construtivos por favor faça na minha humilde avaliação a resposta é não eu inclusive fiquei abismado eu fui dar
uma olhada pesquisar dar uma estudado na legislação eu fiquei abismado com quão genéricos são os mecanismos de proteção de novo estamos falando de uma atividade altamente viciante se nós não construirmos mecanismos de proteção adequados mecanismos que moderem a atividade nós iremos enfrentar um problema de saúde pública que vai custar caro pros cofres públicos nós vamos enfrentar uma epidemia de viço em jogos de azar beleza e aí quando isso acontecer eu vou falar gente falei isso nesse vídeo daqui olhando a legislação eu não vejo sendo adequada descrito na legislação eu não sei se isso vem depois
ou se vem depois quando como quanto tempo vai levar mas eu não vejo sendo caracterizado adequadamente os mecanismos de proteção tem lá o que que tá dizendo na legislação que a operadora quem vai oferecer o jogo deve criar programas de prevenção mas não diz como nem onde nem qual nem como como assim programas de prevenção fornecer informações Claras sobre o risco vai fornecer como aonde na tela antes depois de jogar antes de oferecer sistema de monitoramento para detectar comportamentos problemáticos no jogo que critérios que eles vão usar para para chegar à conclusão de que aquela
pessoa está tendo um comportamento problemático de que ela Possivelmente vai se tornar viciada Quais são os critérios que critérios Eles vão usar como é que eles vão fiscalizar isso tem inclusive uma discussão de um tal mecanismo de autoexclusão que eu acho que eu dei risada na hora que eu li mecanismo de autoexclusão até fui lá no chat de PT para ver se eu tinha entendido certo o que tava querendo dizer mecanismo no qual o indivíduo vai poder se excluir do jogo pessoal num cenário de dependência num cenário de vício uma das características mais centrais do
vício é justamente a perda do autocontrole a pessoa perdeu o controle sobre ela mesma e ela fica engajada naquela atividade e negligencia outras num cenário como esse a pessoa não vai se auto excluir é o mesmo que a gente falar que criar um mecanismo de autoexclusão do vício no álcool do alcoolismo pessoa Ah eu sou alcoólatra e vou me excluir aqui do da bebida não é assim que funciona se a capacidade da pessoa de se auto excluir daquela atividade fosse simples assim a gente não teria problema de dependência em lugar nenhum então assim quando eu
olho a legislação eu vejo ali sendo ventilado né Eh mecanismos de proteção importantes mas eles ainda ao meu ver são muito genéricos eu me pergunto quando é que isso vai se tornar algo prático e efetivo em termos de proteção né como que a gente lida com isso pessoal como que a gente lida com esse cenário de um modo geral quer a pessoa ten ficado viciada ou não para todos os fins entendam que a gente tem que tratar o jogos de azar como se fosse uma droga em termos de legalização regulamentação de controlar a a o
marketing o que quer que seja ao meu a luz da neurociência o jogo de azar tem que ser tratado como se fosse uma droga dois grandes aspectos importantes prevenção e tratamento prevenção Sem dúvida tem um sub aspecto que seria conscientização as pessoas T que ser conscientizadas como eu tô tentando fazer com esse episódio do podcast que eu espero do fundo do coração que cheguem muitas e muitas pessoas é gratuito aproveito para convidar vocês para compartilhar o máximo que vocês puderem esse episódio porque eu é realmente uma tentativa da minha parte de tentar contribuir o máximo
que eu puder com esse cenário para mim muito preocupante e urgente então um aspecto é conscientizar as pessoas pessoal cuidado calma não é simples se você cair naquilo ali e aquilo ali se consolidar um vício Não adianta você achar que você vai conseguir sair porque é biologicamente difícil de sair é neurobiologica neurologicamente difícil de sair de um vício sem uma sem ajuda externa é difícil né Então a gente precisa ter muito conscientização muito mais do que tá acontecendo a precisa falar muito mais disso precisa ter mecanismos pra pessoa na hora que ela for jogar ela
saber realmente aonde que ela tá se metendo Beleza a gente precisa de mecanismos de moderação Existem várias maneiras de moderar né então isso é um aspecto importantíssimo para controlar vício qualquer tipo de vício você vício em celular vício em drogas vício em sexo qualquer tipo de vício um aspecto importante a gente ter formas de moderar você pode até não proibir totalmente mas moderar o uso moderar o acesso para impedir o uso o acesso excessivo especialmente para as pessoas que estão suscetíveis como por exemplo criança adolescente criança adolescente tem que ser proibido mesmo acho que é
o caso mas outras sugestões que inclusive eu ouv um pesquisador comentando no podcast da folha um podcast que eu adoro aliás eh uma sugestão que já é feita no exterior é limitar as apostas por exemplo depois da pessoa né ter todo ali um controle de quem tá jogando a idade da pessoa e processo de conscientização pessoa Ah não vou jogar beleza é um jogo por entretendimento a gente tem um mecanismo de limita talvez talvez tem um mecanismo que limite as apostas de acordo com os ganhos dela que ela declarou no Imposto de Renda uma uma
possibilidade Então o a operadora sabe mais ou menos o quanto a pessoa ganha o quanto ela tem de patrimônio e limita ali as apostas dela de acordo com o quanto ela tem o quanto que ela ganha então é uma trava tipo como se fosse uma trava de segurança pra pessoa não não exagerar né Eh verificação robusta de idade pessoal is tem que ter uma forma de verificar porque é especialmente perigoso para adolescentes é especialmente perigoso para adolescentes na adolescência o cérebro tá de um jeito no qual a motivação para atividades muito estimulantes ela é relativamente
alta e atividades pouco estimulantes é relativamente baixa é como se o contraste entre atividades estimulantes e não estimulantes fosse maior Ou seja o jogo é relativamente os jogos de azar jogos de um modo geral inclusive de videogame que também pode viciar os jogos são especialmente viciantes para adolescentes drogas e jogos eles estão prr o cérebro deles também programado para ficar muito estimulado ao mesmo tempo que a capacidade de autocontrole deles ainda não está desenvolvida inclusive Esse é um dos aspectos que amadurece durante a adolescência justamente durante a adolescência que o indivíduo desenvolve bastante a capacidade
de autocontrole dele de não fazer certas coisas porque faz mal então é muito perigoso especialmente perigoso para adolescente né e criança nem se fale né e a gente precisa ter mecanismo para regulamentar publicidade pessoal quanto mais estímulo social propaganda influencers mais gente vai ser estimulada o estímulo social é muito poderoso pro ser humano nós somos animais sociais nós somos animais que programados para interagir socialmente estímulos sociais influência social é muito importante tem um impacto Grande na vida de todo mundo na minha vida na sua vida inclusive na vida das pessoas que dizem que não se
deixam levar por outras pessoas eu entendo o que elas dizem mas a gente é muito influenciado sem a gente perceber né Muito Sutil isso então quanto mais publicidade tem para estimular uma atividade Mas aquela atividade vai ser executada via de regra isso né isso vale para qualquer atividade drogas e Vale também para jogos de azar a gente precisa ter chegar a uma conclusão aqui nós de como regulamentar publicidade O que que a gente vai aceitar o que que a gente não vai aceitar vou dar um exemplo muito prático para vocês propaganda de cigarro foi proibido
há alguns anos se quem lembra disso antigamente tinha propaganda da Malboro né ator lá é o fum mostrando como era legal fumar pá Bá Em algum momento foi proibida a publicidade de cigarro Sabe qual foi o resultado disso o número de viciados caiu realmente foi uma medida muito eficaz em combater o vício no cigarro que é também nem destrutivo não vou entrar em detalhes aqui mas só para vocês terem uma ideia do do impacto que a publicidade pode ter E se eu não me engano foi uma queda bem abrupta tá Que agora não lembro o
dado de cabeça posso olhar depois mas foi uma queda abrupta no número de usuários de cigarro depois que a publicidade foi proibida no Brasil pelo menos né Beleza então a gente precisa ter mecanismo de moderação limitar aposta proibir para certos grupos controlar a publicidade tomar bastante cuidado porque para todos os fins a gente tem que tratar como se fosse uma droga mesmo agora do ponto de vista de tratamento pessoal de novo como se fosse uma droga uma pessoa que já está viciada em jogos de um modo geral jogos de aposta Tigrinho o que quer que
seja ela vai ter que passar por depois né de ter já sofrido as pessoas próximas sofrem junto e tem um monte de problema né É pode ser realmente devastador né a pessoa tem que passar por três etapas básicas que eu não vou entrar em tantos detalhes aqui porque eu discuti bastante isso num outro Episódio ela passa por um primeiro processo de detoxificação nesse caso soa como se tivesse algum sinal químico sendo ingerido que é o caso das drogas não tem mas é um processo similar no qual você vai inicialmente claro moderar ou retirar a atividade
Ou seja a pessoa tá não consegue se controlar fica jogando tá perdendo dinheiro tira o celular dela desliga o jogo tira o cartão de crédito dela então uma tem que adotar medidas para tirar o jogo a própria pessoa tem que est disposta a isso é claro a tirar o jogo moderar né uma primeira medida é dificultar o acesso da pessoa aquela droga que no caso é acesso aos jogos né Segunda grande etapa que é a recuperação que é a etapa mais demorada a que vai exigir mais energia mais paciência mais esforço porque envolve um processo
de aprendizado lembra que eu falei para vocês que a consolidação de um vício envolve alterações no cérebro que fazem a pessoas ser fácil a pessoa sentir desejo em fazer aquilo no caso jogar o apostar e jogar o jogo é fácil pensar naquilo isso é fáil planejar Aquilo é fácil executar o comportamento não o cérebro se modificou fazendo o desejo e a execução do comportamento ser mais fácil de acontecer como é que a pessoa se recupera disso ela precisa modificar o cérebro novamente e essa modificação Essa remod é o que a gente chama de aprendizado são
mudanças nos circuitos do cérebro né é um processo de reaprendizado a como viver sem aquela atividade estimulante precisa for fortalecer outras atividades Então você tira uma atividade estimulante que no caso é o jogo e precisa preencher esse espaço com outras atividades estimulantes mais saudáveis exemplo exercício físico um hobby ler investir em um projeto de vida que a pessoa queria muito antes ela sempre quis ser chefe vai fazer um curso de culinária eu sempre quis ser médico Ah então vamos se preparar para fazer o vestibular enfim tem que preencher o espaço do jogo com outra atividade
que seja estimulante pra pessoa porém saudá de modo que a pessoa consiga recuperar o equilíbrio na vida dela na qual ela tem energia ela ela ela ela não negligencia as atividades importantes ela executa todas as atividades que ela precisa executar adequadamente envolvendo higiene pessoal autocuidado buscar objetivos de longo prazo estudar trabalhar e por aí vai né e no terceira grande etapa a prevenção adotar e manter medidas que previnam a recaída então aquele grupo de pessoas que que a pessoa que apostadores a pessoa deixa de frequentar o mesmo ambiente que esse grupo por exemplo né ela
não tem aplicativos relacionados à aposta ou jogos no celular dela então uma série de medidas que vai variar de pessoa para pessoa para impedir com que ela tenha Recaídas eh eventualmente né Existe alguma farmacologia que pode ajudar no tratamento existe no tratamento de visto de jogo sim são fármacos céos mais Associados a a ajudar a pessoa a lidar com os sintomas da retirada ou do lpso então por exemplo ansiolítico para ajudar a pessoa a lidar com a ansiedade que ela fica depois que ela parou o jogo para ajudar a pessoa a passar por esse processo
de uma forma menos sofrida vai sofrer em algum grau mas a tentativa é amenizar agora sem dúvida um aspecto Central pra pessoa conseguir se recuperar de um vício inclusive vício de jogos é a psicoterapia em especial uma abordagem chamada terapia cognitivo comportamental porque que eu tô falando dessa essa abordagem porque é uma abordagem que tem muita evidência científica de que funciona e é uma abordagem muito eficaz em promover Mudança de Comportamento Especialmente nos terapeutas que tem uma formação adequada inclusive de neurociência né então a ideia no final das contas a gente tá falando de mudança
de comportamento né pessoal o vício é um comportamento a pessoa ficar viciada envolve uma mudança de comportamento em direção ao vício a pessoa se recuperar do vício envolve mudanças de comportamento né tô falando aqui de enriquecer o dia da pessoa colocando outras atividades ISO tudo é Mudança de Comportamento então sem dúvida ter um profissional adequadamente capacitado para guiar a pessoa nessa jornada de mudança de comportamento é essencial além de suporte social de pessoas próximas de grupos né anônimos e tudo mais né Então pessoal eh de novo estamos falando aqui de uma atividade altamente viciante que
está sendo legalizada está sendo altamente estimulada e eu não estou vendo a devida regulamentação dessa atividade eu estou prevendo aqui um problema de saúde pública grave no futuro próximo Talvez uma epidemia de vício em jogos de azar beleza pessoal para quem quiser entender um pouquinho melhor os processos e o todos esses processos de desenvolvimento e tratamento de vícios de um modo geral Eu recomendo o Episódio número 20 do podcast para vocês especialmente vocês são profissionais vocês aí que trabalham querem trabalhar com Mudança de Hábito Mudança de Comportamento ajudar as pessoas a terem uma vida mais
saudável e equilibrada Eu recomendo a pós-graduação em neurociência do comportamento tem módulos maravilhosos para você entender toda a neurociência por trás de todo e qualquer comportamento tem o módulo que a gente fala só sobre o que que tá por trás dos os desejos o que que tá por trás do nosso autocontrole tem uma aula só sobre impulsividade tem uma aula só sobre autocontrole tem uma aula só sobre vício tem aula sobre tratamento de vício tem aula sobre mudança de hábitos Mudança de Comportamento então sem dúvida é um prato cheio para vocês profissionais da área que
querem ajudar outras pessoas beleza pessoal com isso eu encerra esse episódio bem interessante eu espero que vocês tenham achado eu tô de olho nessa nessa temática se vocês ficarem com alguma dúvida querem fazer algum comentário fiquem à vontade para deixar aqui nos comentários eu tenho uma equipe que tá acompanhando e me traz isso tudo e Se tiverem sugestões também de temas no futuro Andrei fala mais sobre esse tema fala mais sobre visto fala mais de outro tema fala mais de sei lá o qu qualquer outro tema que vocês vejam que seja interessante de ser abordado
podem colocar aí nos comentários a minha equipe tá acompanhando tá trazendo para mim beleza pessoal com is S Episódio No mais como sempre foi um prazer incomensurável e a gente se vê no próximo episódio até lá