primeira Coríntios Capítulo 11 verso 17 em diante entretanto nisso que lisbou dizer não os elogio pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem em primeiro lugar os que quando vocês se reúnem como igreja a divisões entre vocês e até certo ponto eu creio Pois é necessário que haja divergências entre vocês para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados quando vocês se reúnem não é para comer a ceia do senhor porque cada um come a sua própria ceia sem esperar pelos outros assim enquanto um fica com fome outros embriaga Será que vocês
não têm casa onde comer e beber ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada tem aqueles direi eu os elogiarei por isso certamente que não pois recebido o senhor que também vos entreguei que o Senhor Jesus na noite em que foi traído tomou o pão e tendo dado graças a partir disso então meu corpo que é dado em favor de vocês façam isso em memória de mim da mesma forma depois de sear ele tomou o cálice disse este Cálice a nova aliança no meu sangue faço isso sempre que beberem em memória de
mim 26 porque sempre que comerem este pão e beberem deste cálice vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha portanto todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor examine Se cada um a si mesmo então como do pão e bêbado cálice pois quem come bebe sem discernir o corpo do Senhor come bebe para sua própria condenação por isso há entre vocês muitos fracos e doentes e vários que já dormiram Mas se nós tivéssemos o cuidado de examinar
a nós mesmos Não receberemos juízo quando porém somos jogados pelo senhor estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo portanto meus irmãos quando vocês se reunirem para comer esperem uns pelos outros se alguém estiver com fome como em casa para que quando você se reunirem isso não resulte em condenação quanto ao mais quando eu for lhes darei mais instruções Amém curva sua cabeça pai te damos graças uma vez mais nessa manhã em especial senhor te damos graças por Cristo Jesus o corpo e o sangue entregue para nossa redenção para nossa restauração para
remissão dos nossos pecados Nenhum de nós poderia estar na sua presença se não fosse pelas suas muitas misericórdias Te pedimos que você nos presenteie com Espírito de Sabedoria e de Revelação para que os nossos olhos sejam iluminados e que conheçamos o seu supremo propósito que sessem também as distrações e inquietações da nossa alma começar pela minha e que tudo aqui pai seja para a glória do teu nome pelos interesses de Cristo e para o bem do mundo nós Oramos o nome do seu filho e quem crê diga amém então a esse texto que vamos trazer
com ênfase discernindo o corpo de Cristo é ele é um outro aspecto desse encontro extremamente relevante na vida da igreja na semana passada eu falei como historicamente a igreja tem discutido o verbo mais debatido na história da igreja é da expressão Isto é o meu corpo e as muitas formas de interpretação com substância ação Memorial é simbolismo e realidade espiritual Há muitas maneiras de interpretar naturalmente consideramos uma certas outras erradas outras completamente equivocadas e outras aparentemente muito mais próximos do que é a verdade mas o que que nós percebemos semana passada que talvez não haja
uma verdade absoluta e a teologia sistemática não seja cliente para encerrar o assunto então semana passada eu disse que tava ali manifestando um pouco do Liberal que mora em mim né os teólogos de carteirinha eles surtam porque por vezes A sistemática ela Supreme a vida da igreja porque a vida da igreja é dinâmica é complexa é vibrante é pujante de maneira que há coisas que a teologia sistemática não consegue fechar e a mesa do senhor é uma discussão de dois mil anos irmãos eu sei que tem gente zelosa vai dizer que isso pastor Nem brinca
com liberalismo teológico não é que os excessos levaram homens como os índulo afogarem os anabatistas levaram pessoas como Lutero E zuelo acharem a comunhão pela interpretação da ceia gente se a teologia vai no servir para nos fragmentar para nos rachar inclusive o que Paulo vai combater aqui são as muitas facções são as muitas divisões do corpo de Cristo então nós entendemos que há um espaço aberto para que cada época a igreja entenda a mesa do senhor não de formas muito distintas Não tô dizendo novo que agora veio revelado para nós e ninguém tinha por favor
ninguém tá aqui vai descer de si mesmo mas atestamos o problema aí eu disse Nós lemos o texto lá de Marcos Lucas e Mateus que falam da senha do Senhor e semana passada a gente percebeu que João ele fala do que aconteceu naquela noite do capítulo 13 14 15 16 17 Quem estava aqui antigamente e a gente disse que curiosamente João não se preocupou ele nem falou desse Isto é o meu corpo Isto é o cálice da Nova Aliança ninguém fala do Cordeiro da Páscoa que tinha que tá naquela mesa não se menciona ele João
só fala assim Satanás entrou em Judas Jesus pegou um avental no fim do jantar e foi ensinar o significado da sua mesa lembram eu disse que talvez é muito mais importante entender João Capítulo 13 14 15 16 e 17 do que ficar discutindo Qual é o jeito certo de partir o pão se se torna se é se representa então há uma série de discussões que literalmente são infindáveis são importantes não as estou desprezando Mas elas são insuficientes então falamos da celebração da Redenção hoje falar da necessidade de discernirmos o corpo de Cristo então do Versículo
17 ao 22 Paulo descreve o problema dos versos 23 a 26 ele estabelece o princípio teológico para a solução do problema Qual é o princípio teológico Cristo está de fato presente na ceia isso aqui soluciona o problema tá ok por fim 27 A 34 ele traz repreensões e orientações práticas é interessante nós lembrarmos que antes dos Evangelhos sinóticos Mateus Marcos e Lucas que vão registrar A Última Ceia Paulo escreve primeira Coríntios Paulo não recebeu isso de nenhum Apóstolo inclusive no verso 23 ele diz algo que poderia soar até meio assim metida a parte do pau
né o Paulo diz assim porque eu recebi do senhor que também nos entreguei não Consultei nenhum dos Apóstolos o próprio senhor ressurreto apareceu a Paula e contou tudo que aconteceu naquela noite gente que coisa gloriosa Você é maravilhoso e aí ele traz essa instrução depois dos Evangelhos vão ser escritos e com certeza eles vão usar um pouco do que Paulo falou para a memória então basicamente Essas são as três partes desse texto que nós lemos essa porção das escrituras agora outra coisa é que o problema central de toda desordem e realmente é uma coisa extremamente
desafiadora porque Paulo vai dizer assim nisso que vos prescrevo Não vos louco só que no Versículo 2 do mesmo Capítulo Paulo começa dizendo Olha Eu Louvo vocês porque vocês tem guardado as tradições que eu comuniquei mas aí quando ele vai falar sobre o ajuntamento mais solene da igreja ele diz quanto a isso eu não vos elogio só tenho repreensão para vocês Paulo diz está completamente errado a tal ponto que ele vai trazer a seguinte sentença Então quando vocês se reúnem com essa mentalidade equivocada não é a ceia do senhor mas Escute as pessoas estavam tomando
pão tomando vinho e dizendo Amém obrigado Jesus cantando e Paulo disse não é do Senhor Isso é realmente desafiador para nós o que que o que que alterou tanto a natureza daquele encontro a ponto de Paulo falar é o seguinte quanto mais vocês se reúnem pior ficam porque usar juntamente de vocês preste atenção fazem mais mal do que bem a pergunta é quando o culto pode fazer mais mal do que bem e é o que a gente vai tentar observar já se deu conta que as escrituras Estão dizendo no verso 17 que a igreja de
Corinto havia se distanciado tanto da essência da natureza do evangelho que o culto deles fazia mais mal do que bem não responde mas algumas pessoas aqui já viveram em ambientes tão tóxicos que o culto fazia mais mal do que bem não precisa dizer sim porque eu sei que sim então Paulo passa essa repreensão e vai mostrar que a natureza desse problema a igreja de Corinto tava lidando com imoralidade tava lidando com problemas culturais não sabia como se comportar na sociedade tava lidando com uma série de problemas quanto ao uso dos dons espirituais Eles não sabiam
a ordem tava lidando com a base de tudo isso divisões e partidos Então olha só o que que tá acontecendo nessa carta para chegar onde estamos primeiro havia um preferências doutrinárias E essas preferências não eram apenas um gosto uma afinidade elas estavam causando partidos ou seja lá na igreja de Corinto havia um irmão que diziam assim não eu sou de Paulo Paulo é o apóstolo que recebeu a revelação aí eu vou dizer não eu sou de Pedro Porque Pedro andou como Cristo e aí a galera mais do meu estilo que eu seria dizia não eu
sou de Apolo porque o Apolo Eu Assim como Eu Sou maloqueiro Quem foi criado na periferia tem na sua essência algo contra o pop ficou Popular eu já não quero mais entendeu eu ouvi esse si quando ninguém conhecia quando era coisa do Gueto e se você ficou famoso Nossa eu odeio sentir se perdeu a graça agora eu vou ouvir Motorhead o negócio a gente ficava achando as mano então eu seria de Apolo porque Apolo era um cara ninguém meio que sabia que era Apolo Mas o que foi dito dele foi dito que ele era Top
né se eu fosse um crente carnal lá em 40 seria de Apolo E aí tinha o povo nega Ultra espiritual quer dizer não nós somos de Cristo aqui é outro patamar de unção Então até Cristo era usado para promover facção na igreja de Corinto Paulo Pedro Apolo Cristo e Paulo disse essas preferências doutrinárias exacerbadas estão promovendo facção então fazendo vocês perderem a consciência do que é a natureza básica da igreja ou seja uma família de irmãos e irmãos a quem Deus ama e os redimiu e que devem Celebrar e amar uns aos outros então a
gente tem preferência doutrinária não tem problema eu acho Calvino muito melhor do que armínio 300 milhões de vezes eu não considero um irmão arminiano não um irmão ou um irmão inferior um irmão de baixa renda um irmão médio né um afegão médio quem tá me entendendo Claro que não só me parece que a maneira que está ouvindo organizou as doutrinas para mim são mais satisfatórios enquanto para nossa comunidade de fé mas a gente reconhece tantas outras tradições na história da igreja então a gente até menciona a família bem dinâmica você já perceberam né Graças a
Deus não é a igreja de uma pessoa tem vários irmãos servindo então uma hora eu tô aqui pregando Aí talvez um irmão outro fala Poxa eu gosto mais do jeito do Vieira se isso mantém Aqui tá tudo bem se quando o pastor Fabiano creem que o Juliano maroldi o Lucas Barros e pastor Leandro Vieira outro irmão vai pregar os aspira o Greg né e os outros que estão sendo formados a esse cara vai pregar opa não não espera aí desde que ele prega a escritura pode ser a coisa mais boçal e chata do mundo você
tem que preocupar que ele pregue a Bíblia quem tá dizendo tá entendendo isso ai eu gosto mesmo é do Leandro Opa já tá saindo do campo da admiração o que tá acontecendo em Corinto não é que eles curtem mais um outro é que eles estão criando partidos facções e dividir na igreja segundo o avião preferências culturais o problema que percorre todo o Novo Testamento judeus contra gentios gentios contra judeus de maneira que a ceia então era celebrada nessa festa Ágape festas de amor a Igreja Primitiva sempre se reunia para celebrar a mesa do Senhor ela
comia junto é por isso que a gente 16 anos só fez assim tem que comer junto então agora a gente não abriu mão e come junto vamos comer junto de casa e vamos acrescentar mais o ato né simbólico espiritual aqui no domingo então todos os domingos até Jesus voltar se ele nos permitir a gente vai encerrar Amém e de casa em casa na semana todas as vezes quantas vezes você quiser partir o pão visita tem um irmão de maior parte do pão à tarde parte do pão à noite parte do pão de madrugada só não
pode partir o pão sozinho precisa de um outro irmão amém aí maravilhoso então tá tendo um problema daí você imagina os judeus lá então convertendo chega o gentios de Corinto festa a água vamos ser traz um porco Olha sem um porcão para nós logo uma judeu falou meu Deus cara eu não como porco é do diabo e aí começou a gerar um monte de problema na igreja por causa das questões culturais então preferências doutrinárias preferências culturais vão gerando cismas da igreja né Ai eu não gosto do jeito que essa pessoa se veste Ai eu não
gosto do tipo do gênero de música que ela escuta e daí Nossa Comunhão não está nessas coisas superficiais Ah que Dirá quando a gente é papai e mamãe e quem é papai e mamãe cada um tem um jeito de criar o filho isso não tem a escritura Não tá ordenando nada sobre isso a escritura diz assim ó cria o seu filho no temor do senhor quem tá entendendo Amém o jeito que você vai usar prometeu Se você dá conta que legal Lindo não faz isso um partido algo é eu acho que isso é o jeito
certo que jeito certo rapaz é o seu jeito é o que te parece melhor quem tá me entendendo Amém Então aí tem outro problema acontecendo preferências sociais então Paulo diz que como cada família trazia algo os mais ricos traziam sua própria ceia e ao invés de trazer no sentimento do seguinte imagina muitas famílias pobres aquela era a melhor refeição que eles faziam na semana as famílias pobres Então os irmãos mais abastados traziam E você tá pensando que eles estão trazendo para partilhar com as famílias mais pobres Mas pode trazer cada um come antecipada E aí
Paulo começa a repreender e disse gente vocês estão tendo preferências por questões sociais e ricos contra pobres uma igreja que trata as pessoas pela posição social delas deixou de ser uma igreja faz muito tempo é Rotary é Lions a igreja todos por isso que a mesa olha para mim uma das dinâmicas da mesa que Dirá no primeiro século essa aqui ó a todos Ah chegou aquele irmão mais abastado agora vamos ter uma atenção melhor com ele gente que que é isso aí Paulo disse assim ó eu não vos vocês estão comprometendo a natureza da mesa
do Senhor do culto público da vida da igreja então são problemas doutrinários culturais sociais que vão chegar nesse ponto então quando Paulo diz que o culto fazia mais mal do que bem sem sombra de dúvida é um dos quadros mais caóticos do novo testamento gente imagina o culto público tem que ser o ápice da nossa fé não pode ser tudo da nossa fé ele é o ápice a ponta do iceberg durante a semana servimos a Deus né glorificamos a Deus procuramos os interesses de Cristo procuramos o bem do mundo e aí a gente chega no
domingo para agradecer a Deus para ser lembrar Deus para se encorajado para Mais uma jornada e quando os irmãos congregava e ficava pior do que entraram então a gente precisa pensar no porquê então Paulo considera que a situação é tão séria que ele não está simplesmente oferecendo Uns poucos comentários acadêmicos de Slim Morris antes ordena que se corrija imediatamente Tais práticas não é só uma questão de comer vocês não estão sabendo comer gente presta atenção ninguém precisa ser ensinado a comer pão e beber vinho nenhum bebê precisa ser ensinado a comer Paulo não tá preocupado
em ensinar os irmãos regras de etiqueta mesa posta por apóstolo Paulo não é isso ele está dizendo vocês estão comprometendo o essencial nesse ajuntamento e nós vamos já já caminhar aí ele começa as expressões versus 18 19 Antes de tudo eu fui informado por os caguetas de Jesus que a divisões entre nós é porque teus irmãos que não entende tem vez que é um cagueta do bem os irmãos estavam se matando na igreja e os irmãos da casa de clã e falaram com pau Socorro o negócio tá ruim aqui ele não queriam o mal não
era aquela coisa de vou espalhar o problema o pecado de um irmão nada queria o bem Paulo ajuda a gente aqui nessa questão aí pessoal eu fui informado que vocês estão se dividindo aí e o pau tá torando aí Eles olham parte eu creio aí Alguns acreditam que ele quer dizer quem parte ele crer que até é necessário pelo que ele vai dizer agora outros acreditam que Paulo tá dizendo assim ó não aceitei essa ideia de que tá todo mundo aí dividido também parcialmente Eu imagino que tenha a verdade no que me comunicar mas vou
ter um cuidado com isso então ele diz aí Paulo diz mas até importa que haja partidos entre vós para que os maduros os aprovados no verso 19 eles sejam conhecidos Então olha só o que são partidos aqui no termo grego original é um grupo de pessoas escolhendo seus próprios princípios e seguindo seus próprios interesses tudo isso em detrimento da comunidade então esses partidos foram surgindo na igreja de Corinto e eles militavam causa própria o que que para nós é interessante o que que para nós aí Paulo diz olha isso é ruim isso afronta a natureza
da família de Deus mas Paulo diz assim ó precisa até que tem um lado que é positivo porque Deus é especialista em usar o nosso mal né o nosso pecado o meu e o seu que não são poucos para o nosso bem aí Paulo disse olha vejam pelo lado positivo ele não tá dizendo que algo simples ter partidos facções questões doutrinárias que estão questões culturais questões sociais que dividem a igreja gravíssimo tá mudando a natureza da igreja mas ele disse olha olhando de um prisma positivo É nesse momento que vocês vão perceber os maduros entre
vocês Quem são os maduros quem não tá tomando parte nos partidos quem não tá sucumbindo aquela guerra doutrinária cultural social e ideológica no meio da igreja então Paulo tá tratando disso aí ele segue e vai dizer olha então verso 20 quando você se reúne não é a senha do Senhor mas presta atenção de novo eles tomavam pão tomavam cálice tomava refeição cantavam louvores Liam os salmos terminavam agradeciam a Deus e Paulo disse então você não participou da senha irmã como não tava lá não por fazer isso com uma mentalidade completamente equivocada vocês mudam a natureza
Então não é a ceia do senhor do senhor não é mas aí a pergunta agora é a seguinte Jomar Carter vai dizer o seguinte a igreja em Corinto havia transformado essa refeição Sagrada em uma festança de glutonaria e bebedeira os cristãos ricos trazem comida bebida abundantes para si mesmos e se recusava compartilhar deixando os irmãos mais pobres indo embora com fome Que que isso gerou isso as desordens em Corinto são tão graves que quando a igreja se reúne para o sacramento o meio de graça da ceia do senhor a ordenança não é a ceia do
senhor que ela come as desordens lideram um caráter diferente não é mais não é mais do Senhor e se não é do Senhor se uma igreja local não é mais do senhor é de quem se o ajuntamento mais solene não é mais do senhor é de quem que dia alguém é é Paulo disse você não tá ceando então escuta todas as vezes que nós não discernirmos esse encontro por mais que a gente participe na Ótica das escrituras nós não sermos não comemos e bebemos de Cristo foi só um encontro ritualístico litúrgico vazio de essência ok
então nós precisamos entender o que que tá acontecendo aí Paulo vai dizer porque que não é mais do Senhor no verso 21 ele vai dizer porque cada um come antecipadamente a sua própria ceia Qual é a denúncia Sabe por que não é do Senhor porque é sua Sabe por que que o culto está fazendo mais mal do que bem porque não é um culto a Deus é um culto a você porque porque você tá se reunindo por causa da fome não da Glória de Deus e do bem do outro cada um o cara trouxe aquele
Cordeiro maravilhoso mas ele já chega com a família dele come vamos vamos criança Ela come come tá chegando os pobres da igreja o povo do Boqueirão e do Uberaba tô chegando come logo quem tá me entendendo então isso tá alterando a natureza da igreja gente eu vou dizer de novo está alterando a natureza da comunidade não é mais uma comunidade é um partido não tem nada pior do que uma igreja se tornar um partido nada pior do que uma família de fé que deveria olhar para as muitas diferenças vamos falar da superficiais que não são
essas mas as diferenças de gosto de repente a gente tá aqui o pedro gosta de um gênero de música o Giovani gosta de outro o Marquinho gosta de outro o Denis Aprecia um outro tipo de de restaurante o Vini Aprecia um tipo de enfim e aí a gente começa a fazer isso a métrica da nossa relação quando a gente se reúne por afinidade isso não é igreja partido quando nós nos reunimos pela comunhão A igreja qual que é a diferença da comunhão e da afinidade quando a gente se reúne está junto por afinidade não é
comunhão tende a virar partido comunhão é dar e receber a vida de Cristo comunhão é uma pessoa com uma abordagem doutrinária diferente poder congregar conosco ser amada e amar que a base da Nossa Comunhão não é o que a gente considera a melhor interpretação de algumas doutrinas na história da igreja a base da nossa interpretação da Nossa Comunhão perdão é a mesa do Senhor o lugar onde todos são nivelados e se respeitam com diferentes opiniões quanto mais diferente melhor desde que isso não promova facção em partido quem tá me entendendo Então vou dizer de novo
gente cuidado com esse lance de buscar a afinidade chamando de comunhão não é Tá bom então o que que tá acontecendo presta atenção para a gente rapidamente eu não vou ler os próximos textos que eu vou citar aqui não é a mesa do Senhor o culto faz mais mal do que bem porque primeiro Coríntios 10 Paulo já tá tratando do problema verso 21 eles assim ó vocês não podem beber o cálice do Senhor e o dos demônios vocês não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios olha que coisa pesada Tava tendo
um problema com as carnes presta atenção nisso lá em Corinto sacrificadas aos Ídolos eu não tenho tempo para explicar em outra mensagem já falei disso agora não lembro o nome acho que a primeira é romano Romanos 14 as questões de consciência Desculpa então os irmãos não sabiam que tipo de carne podia comer porque umas eram sacrificadas alziros depois de um ser vendidos no mercado aí Paulo diz assim para os maduros gente o Windows nada é pode comer a galinha de farofa na esquina não faz mal não é galinha é farofa não tem Satanás na farofa
só que aí os irmãos vão Ah se empanturrado a galinha de farofa Mas calma aí sim um irmão fraco na febre você comendo essa Galinha na esquina vai escandalizar ele então não tem diabo nenhum nisso aí mas para ele faz mal então por amor a ele Ó a lei que os governos seja o amor então por amor um fraco na fé não come a farofa e a galinha na esquina leva para casa da Graça e come em casa Aleluia não tem problema tiver limpinha é de Deus agora escuta é isso Paulo ensina aí no primeiro
encontro Capítulo 8 do nada é não cai nesse misticismo religioso só que aí Alguns irmãos aproveitaram e estavam participando de muitos festivais em Corinto sem entender que algumas coisas não são convenientes Ok não tem diabo em carne em bebida em suco em vinho em cerveja tem diabo querendo entrar em você irmão e em mim o diabo não tá querendo entrar na picanha digam graças a Deus no alcatra na maminha no vinho chileno o diabo não vai entrar nele ele quer entrar em você em mim Quantas vezes a gente deixa o satanás entrando na gente né
só que aí os irmãos estavam participando em Pau dos calma aí calma aí vocês sentam na mesa do Senhor e sentam também sem distinção nenhuma na mesa dos demônios traduz Leandro nós não somos fanáticos e religiosos Ok mas será que o carnaval é uma festa conveniente para o nascido de novo isso não quero dizer que o samba seja ruim tem samba maravilhoso que glorifica a Deus não samba gospel A maioria é ruim samba secular que glorifica Deus que é um troço de Jesus agora o carnaval como um todo tem um objetivo não tem gente fala
comigo O cara tá lá na Sapucaí de boinha e nada consciência não acusa aí Paulo diz assim mas você que senta na mesa do senhor sabe o que que implica tudo isso não é essa paranoia de ah e o diabo a serpente todo ano que a gente fica tirando foto dos carros alegórico já vou dizer vai ter capeta vai ter Satanás Jesus vai ser espancado de novo Fica tranquilo não é esse tipo de coisa que a gente tem que fazer mas cara é conveniente não é agora eu posso aproveitar o feriado pode né vocês perderam
a chance Tem bastante gente aqui nos dois cultos agora o seguinte a mesa dos demônios presta atenção Olha só quando a mesa deixa cedo o senhor ela passa a ser de quem Será que é do demônio Olha o que Paulo vai dizer Jesus vai dizer em Mateus 16 23 ele disse voltando-se para Pedro Jesus disse arreda Satanás Tu és para mim pedra de tropeço porque não cogita das coisas de Deus e sim das duas então presta atenção escuta o opositor de Deus não é Satanás é você e eu é o homem quando Jesus repreende apenas
se você está com diabo no seu corpo e por que que eu sei que você tá com demônio no teu corpo não é porque nasceu um chifre é porque você tá interessado em coisas de homens tenta me entender então quando a mesa não é mais do Senhor quando uma comunidade não é mais o senhor ela é de quem ela é dos homens ela se levanta de maneira altiva contra o senhor Filipenses 3 por favor 18 rapidinho esse texto eu preciso ler pois Como já disse repetidas vezes e agora repito com lágrimas Há muitos que vivem
como Inimigos da cruz de Cristo figura que que é um inimigo da cruz de Cristo um demônio Você lembra quando Jesus encontrava os demônio era engraçado né não chegou nessa hora ainda bem vem Jesus toma aqui com a tropa dos capeta quando Jesus chegava numa região os demônios Ô calma e nós sabemos não deu nossa hora ainda Daí mais um acréscimo aí né Para nós não é esse não é isso que a bíblia chama de inimigo da cruz de Cristo 19 o destino deles é a perdição o seu Deus é o Cada um toma antecipadamente
a sua própria eu não me reúno para glória de Deus pelos interesses de Cristo e para o bem do mundo do Cristão e não Cristão eu me reúno para satisfazer os meus apetites carnais aí Paulo diz assim Inimigos da cruz de Cristo eles têm orgulho do que é vergonhoso só pensam nas coisas terrenos Então o que é uma igreja um encontro que era para ser a mesa do Senhor quando se distancia aí disso se torna apenas coisa terrena se torna apenas coisa humana E aí não comunica nada e Paulo diz então quanto mais culto aos
homens vocês fazem pior ficam quanto mais Olha o que que a bíblia tá dizendo quanto mais você busca seu próprio interesse pior você fica mais ansioso mais insatisfeito mais ingrato quanto mais você entende que você tem tudo em Cristo Jesus melhor você fica menos ansioso mais satisfeito Mais Grato quem tá me entendendo só que o que que está sendo pregado nos púlpitos Esse é o seu ano é o ano do teu rompimento financeiro tua família inteira vai romper vai mas talvez não seja bem como você está pensando quem tá me entendendo sim então aí Paulo
segue repreendendo eles vocês estão menosprezando a igreja de Deus no Versículo 22 vocês não tem casa para comer e beber olha o que que Paulo diz escuta o culto de vocês fazem mais mal do que bem orientação de Paulo não venham aleluia fique em casa porque você é um problema para comunidade Meu Deus vocês não tem casa para comer e beber se vocês querem se empanturrar não vem vem se você quer a glória de Deus os interesses de Cristo o bem do mundo aí você pode vir mas se vem para satisfazer o seu ego fica
em casa ou não tem Casas para comer e beber ou vocês desprezam a igreja de Deus Paulo diz que isso essa postura de cultuar o meu estômago é desprezar a igreja e humilhar os mais simples então isso era muito grave aí Paulo vai passar as recomendações e do verso 23 a 26 eu não vou ler para ganhar muito tempo ele vai então dizer a você só o 23 eu recebi do senhor que também vos entreguei que o Senhor Jesus na noite que foi traído tomou o pão partiu tomou o cálice escuta tem uma coisa que
eu quero Alencar que a gente sempre compartilha que é importante entender aqui presta atenção nisso ou só isso Paulo diz eu recebi do Senhor eu ensinei E vocês estão fazendo errado então vou relembrar vocês ok aquilo que a gente já leu muito semana passada por isso a gente vai ganhar tempo hoje aí Paulo diz assim ó eu recebi do senhor que também vos entreguei que o Senhor Jesus na noite em que foi olha princípio básico da ceia como reagir quando você for traído O que que a ceia comunica conosco como se espera que o nascido
de novo reaja quando for traído porque o Senhor Jesus na noite que foi traído não olhou para Deus pai falando não suporto mais mata todo mundo não João disse que ele tomou um avental tomou a postura do servo mais desprezível de uma casa começou a lavar os pés dos seus discípulos inclusive do Traidor inclusive do que o negaria ele deixou o rosto traidor ele serviu eles e o que que a gente faz quando é traído Que Comigo Nunca mais não olha na cara mas tem que perdoar tá perdoado mas some da minha vida quem tá
me entendendo como um cristão redimido age quando é traído Esse é um princípio sendo comunicado na ceia porque o Senhor Jesus na noite em que foi traído e deixa eu te falar uma coisa você será traído eu serei traído você irá atrair eu irei trair quem tá me entendendo ou falei alguma bobagem aqui ou Existe alguma vítima eterna do universo aqui entre nós santa Imaculada mais do que Cristo que vive sendo traída e desprezada e fiquei entendendo não gente nós somos pecadores depravados destituídos fomos da Glória de Deus agora estamos em Cristo redimidos então quando
alguém nos trai a gente se comporta como Jesus quem tá me entendendo isso é sentar na mesa do Senhor e aí and to White diz o que para mim é a melhor definição de ceia quando Jesus desejou explicar o significado de sua morte ele serviu uma refeição e não simplesmente expôs uma teoria presta atenção nisso isso é maravilhoso você é maravilhoso quando Jesus chegou ele seu desejei ardentemente esse dia esta última noite com vocês agora eu vou explicar o significado último de toda a minha obra sauífica que que ele fez ele só tem um jeito
Será que Jesus era um bom teólogo Será que ele podia percorrer todas as escrituras e mostrar onde estava o Cristo como fez em Lucas 24 no caminho de Emaús Será que ele podia falar o original do aramaico de Gênesis 1 o que que é e criou ele disse cara eu preciso que eles entendam de maneira mais profunda o que eu vou fazer ah ok então você vir a mesa o poder de servirmos na mesa do Senhor com discernimento do que é isso quantos de nós poderíamos testemunhar que fomos curados perdoados libertos encorajados repreendidos corretamente na
mesa do Senhor na comunhão de uma igreja que não coloca preferência doutrinária cultural e social mas que entende que somos a família de Deus que entende que todos estamos em diferentes estágios da nossa vida de santificação ninguém tá pronto mas todo mundo serve um ao outro suporta um ao outro quando Paulo fala aos gases olha se alguém entre vocês for surpreendido numa falta num pecado olha vocês estão espirituais tratem com temor com cuidado Socorro levem a carga desse irmão e o que que a gente faz quando alguém cai no nosso meio numa igreja que não
é mais do senhor é dos homens você viu violão que parece Paulo disse não repreenda com temor olha para ti mesmo para que você não caia protege a família de Deus Deus redimiu Deus ama tem repreensão tá não é Ursinhos Carinhosos que eu tô falando aqui tem disciplina tem processos muitas vezes na nossa vida mas sempre para nos restaurar nunca para nos destruir por completo quem tá me entendendo Amém então Paulo tá dizendo Olha o Senhor Jesus na noite que foi traído todo mundo abandonou E como que ele tratou esses caras João diz e tendo
os Amado amous até o fim no texto da ceia João 13:1 e 2 mesmo Jesus olhando para juntos e pensando cara você tá vai sair daqui em cinco minutos se me entregar ele chama Judas de amigo e dá um beijo no Rose Judas cara faz o que você tem que fazer porque porque eu sei quem eu sou em Deus quando você e eu sabemos que estamos nas mãos das mãos de Deus e que ninguém pode arrebatar as ovelhas do Senhor quando o dia mal chega quando a traição chega quando a tribulação chega tudo bem nós
somos humanos a gente pode levar o tranco a gente suporta uns aos outros a igreja entra em intervenção que coisa maravilhosa que é sermos igreja Amém gente então um outro teólogo te Edward diz o sacramento é o meio de comunhão com o corpo e o sangue de Cristo e o meio pelo qual a fé se apropria das bençãos Que fluem do Cristo glorificado em virtude da sua morte então o que que é o sacramento né a ordenança o batismo a ceia são sinais visíveis da Graça Invisível de Deus é pedagogia o sacramento ele é um
sinal externo de uma realidade interna e quanto mais a gente faz isso com consciência mais a nossa fé robustecida não é que nós necessitamos disso para nossa salvação como a doutrina católica acredita mas é que nós somos seres pedagógicos e litúrgicos e Deus dos criou assim então quanto mais a gente ceia por isso a gente entende que todo domingo a gente precisa ser agora com consciência com convicção Mas a nossa fé encontra Amparo então é um sinal visível da Graça de Deus e é um testemunho Público da nossa fé quem tá me entendendo Amém por
isso você amamos por isso nos batizamos por isso usamos meios de graças aí Paulo vai dizer do 27 em diante que quem comer e beber o cálice indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor só que aí tem um problema porque quem aqui é digno de participar da mesa do Senhor ninguém então leomars novamente diz o seguinte é um sentido em que todos têm que participarem dignamente pois ninguém jamais pode ser Digno da Bondade de Cristo para conosco quem é que merecia estar aqui quem que merece participar do corpo de Cristo quem aqui
Deus tinha mesmo que ter te salvado porque você é diferenciado não Todos nós somos uma mutoira de Pecado Alves A misericórdia de Deus Ok então somos indignos mas no outro sentido podemos vir dignamente Isto é com o que que é participar com dignidade É com fé naquilo que Cristo fez por nós podemos participar com fé com a devida a realização de tudo que pertence a tão solene rito negligenciar isso é vire indignamente no sentido censurado o homem que haja assim é réu do corpo e do sangue do senhor olha só a grandeza da dádiva oferecida
é a medida da grandeza da sua culpa Qual é o tamanho da dádiva de Cristo é o tamanho da culpa de comer sem discernir a dádiva de Cristo quem está me entendendo aí é interessante na mesma linha de uma carta vai dizer indignamente né Ou seja é de forma ritualística indiferente sem um coração arrependido com o Espírito de amargura com qualquer outra atitude ímpia pensando em si mesmo como já vimos e a melhor definição que eu encontrei é do meu teólogo preferido Mas isso não é partidarismo é que é a melhor mesmo João Calvino vai
dizer participar da ceia de forma digna é ter consciência de sua indignidade né cara fala a verdade o que que é participar da ceia de forma digna é ter a consciência Eu jamais serei Digno Mas pela fé eu participo eu me aproprio é um sinal visível de uma realidade que é interior eu me aproprio dos benefícios da obra de Cristo discernindo aí o ponto é essencial de externar o corpo de Cristo dois corpos Paulo tem em mente aqui o corpo físico de Jesus representado no pão e no vinho que representa o que a nossa redenção
vou participar se discerne a obra de Cristo por você você disser no custo da entrega de Jesus vocês disseram plenamente não nem eu nem você ninguém mas você tem consciência tem segundo decepir o corpo de Cristo o corpo Místico de Cristo a igreja diga corpo físico corpo Místico o corpo físico entregue representado no pão e no cálice obra da Redenção o corpo Místico a igreja o resultado da Redenção eu tô discernindo os meus irmãos eu tô me empenhando para comunhão eu tô protegendo meus irmãos eu tô eu tô cumprindo a nudez a vergonha dos meus
irmãos ou eu me alegro na desgraça alheia ou tem um prazer de ser minha chiqueiro contar aquele casal tá com problema aquele irmão caiu na droga de novo eu sabia era um drogado né quem que vive numa igreja assim Corinto tava assim gente Paulo diz pelo amor de Deus quanto mais se congrega o pior fica voltem para casa então aí Paulo vamos correr né tá tudo muito corrido ele vai passar as orientações ali práticas ele diz examina-se O homem a si mesmo escuta presta atenção e assim como a do pão e bêbado cálice primeiro ele
disse faça um alto exame Ele não disse pastor Leandro eles a mim os irmãos Ele não disse para você ei examina o irmão do teu lado aí e nós temos esse tipo de atitude nós agora viramos os os cientistas o laboratório de Jesus Deixa Eu Te examinar para ver se você pode irmão e Paulo disse não cada um examine a si mesmo e não tá dizendo olha só ele não tá dizendo examina para ver se você é digno a gente acabou de dizer isso participar de forma digna é ter a consciência que eu sou indigno
Ele tá dizendo assim ó examina trata o que você tem que tratar Poxa eu pequei contra aquele irmão eu levantei uma calúnia Eu namorei eu não paguei a conta paga suas contas irmão amém paga devolve o livro ganhou um mistério ou eu tô pecando contra a minha família ou tô pecando contra a Igreja contra os meus pastores Aí você faz um auto exame criterioso e de Senhor eu tô consciente que eu tô aquendo que você deseja me dá graça me ajuda e você busca na comunhão da igreja o encorajamento a repreensão e participa Paulo diz
a mim e coma ele não diz examina eles e não Coma Ah eu não posso claro que você não pode Claro que eu não posso claro que ninguém aqui pode ele só tá dizendo Não façam isso de maneira banal entendam que vocês estão anunciando a morte do Senhor até que ele venha quem tá me entendendo Amém Então não é uma refeição comum por isso antes de tomarmos parte nesse serviço mínimo que podemos fazer é um rigoroso alto exame aí do 30 em diante Paulo vai dizer que há muitos fracos e doentes e alguns que já
dormiram olha que coisa séria ele vai dizer Deus para não julgar vocês como o mundo ele tá permitindo enfermidade física e que irmãos morram fisicamente entre vocês por causa desse tipo de eclesiologia que vocês estão vivendo gente Você já pensou Deus permitir irmãos da comunidade morrerem por causa do desvio doutrinário Há muitos que já dormem não é espiritual que Paulo tá falando ele tá falando de doença física de Patologia inclusive alguns desejetas acho que Paulo tava dizendo que era oriundo das bebedeiras e glutonaria né os irmãos Bebia tanto que tava com cirrose estava morrendo é
tem uma linha teológica que pensa que isso talvez mas enfim é disciplina do Senhor só que aí Paulo diz calmo o senhor não tá disciplinando vocês ninguém vai perder a salvação uma hora em Cristo se a sua fé é a festa ao vivo só que você vai ser repreendido castigado porque porque Deus não quer julgar a igreja junto com o mundo a gente tiver vivendo igual o mundo a gente vai receber o juízo do mundo aí o que que Deus faz porque nos ama nos Castiga só que vamos falar a verdade a gente não precisa
ser castigados toda hora né basta a gente ter discernimento Amém irmãos Amém Então significa que essas desgraças são sinais do amor de Deus olha porque Deus Me Ama permitiu uma enfermidade Porque Deus ama a igreja matou um irmão entre eles ou Deus matou Ananias e Safira porque odiava a igreja porque amava o Simão mágico queria unção de Pedro ficou cego o enfermo porque Deus odiava a igreja porque amava porque amava que que Paulo tá dizendo tem um monte de gente doente entre vocês olha que coisa curiosa vocês estão comendo se empanturrando então vivendo como alguém
que não tá se alimentando tá enfraquecendo e morrendo porque não é a mesa do Senhor que vocês comem é de vocês então aí ele diz assim 33 34 para encerrarmos quando vocês se reunirem para comer esperai uns pelos outros Esse é o princípio básico de uma comunidade saudável é irmão no que que eu posso te servir gente a complexidade da nossa existência as nossas muitas fraquezas quantos equilizam com Pecado quando se sentem fragilizados de vez em quando cansados encorajados quantos de nós faz parte faz parte só jornada em Cristo não termina porque o dia tá
nublado porque a gente incorreu numa falta ou porque a gente sabe que tá tão longe daquilo que o senhor desejava para a gente faz parte por isso que a gente precisa da igreja porque na igreja uns esperam pelos outros então por fim para a gente encerrar na ceia do senhor nós olhamos em quatro direções digam quatro direções olhamos para trás anunciamos a morte do senhor para fazermos isso com discernimento então quando a gente senta na mesa do Senhor todo domingo maravilhosamente nós vamos usar uma ênfase dessas quatro para cada domingo do mês o que tiver
os cinco a gente aumenta ali na teologia Nossa também porque tem muito benefício né a gente faz o olhar panorâmico nós olhamos para trás nós anunciamos a morte do Senhor então a gente vai agora participar do pão e do Cálice para quê para anunciar o Deus soberano vivo Santo misericordioso pai de amor encarnou na pessoa do seu filho e se entregou por você e por mim porque porque nenhum de nós poderia salvar a si mesmo Amém olhamos também para frente até que ele venha nós anunciamos que o Cristo que veio vira e todas essas tribulações
as nossas aflições as nossas angústias o corpo do pecado que a gente economizava o homem que sou Ah meu Deus me livre há uma promessa que um dia Jesus vai nos livrar dessas aflições dessa dessa mazela que a existir num corpo que quer desobedecer a Deus 25 horas por dia amém nascer a gente recebe encorajamento Ai meu Deus mata o Adão que vive em mim as irmãs eva os irmão Adão né olhamos para dentro examine-se o homem a si mesmo uma predisposição de andar na presença de Deus mesmo consciente daquilo que a gente tem que
lidar e encarar encarar de frente as coisas né ser tolerante com outro e intolerante consigo mesmo seja intolerante que o seu pecado eu preciso ser intolerante com meu pecado quando o outro tolerante Vou esperar ele comigo intolerantes salva-me senhor liberta-me senhor ajuda-me senhor amém você é um cristão que está amadurecendo dos outros eu tô lendo eu espero meu eu não tolero e por fim olhamos ao redor esperar e uns pelos outros então olhamos para trás anunciamos a morte do Senhor olhamos para frente até que ele venha olhamos para dentro se estamos incendendo o corpo físico
e Místico de Cristo e olhamos ao redor olhamos para os nossos irmãos na esperança de encontrarmos encorajamento e de encorajarmos na inconstância de encontrarmos apoio e de apoiarmos na inconstância na esperança perdão de encontrarmos alegria e darmos alegria aos irmãos uma comunidade assim está glorificando a Deus amém fácil não é fácil tem sempre um irmão se sentindo Deixado para trás e talvez a gente está sempre esquecendo alguém mas como que a comunidade cresce quando isso deixa de ser uma responsabilidade Só dos pastores da Comunidade porque gente passa é verdade que passa no primeiro culto tinha
um irmão aqui numa aflição e tava um tanto distante ele tava aqui eu falei para ele não me perdoa a gente não vai deixar você para trás ele ficou chateado com a situação aí achou que a igreja não tinha atendido ele e ele falou assim não pastor é problema sou eu mesmo eu digo então tá bom porque o meu problema também sou eu que eu vou juntar Eu e você nós vamos tentar caminhar quem tá me entendendo Então isso é uma igreja que tá querendo glorificar a Deus que está discernindo a mesa do senhor é
do Senhor Amém glória a Deus gente