eu fico maravilhada com a potência da moda de trazer a sensibilidade e o fazer da arte para o nosso dia a dia qual a relação entre arte e moda Eu estou aqui no museu de arte brasileira da FAP para descobrir excelentes pistas sobre esse encontro a poética do fazer moda e arte no mab coloca em diálogo peças da coleção de moda do museu com obras de arte também do Acervo e peças de Where Apple Art movimento da década de 80 que tratava roupa como arte para provocar a reflexão sobre as fronteiras da arte a exposição
está dividida em seis núcleos apaixonantes que me deram muito que pensar e eu fico feliz de dividir aqui com vocês Lembrando que todas as peças de moda e Arte são da coleção do museu então é o mab olhando e pensando o seu próprio acervo os títulos dos núcleos de apoética do fazer evocam da arte têxtil que são entremear justapor arquitetura estampar performar e vazar e eu vou passar por cada um dos núcleos com vocês entremear apresenta peças que destacam o fazer manual o gesto Por exemplo essa saia do estilista ali no Vila Ventura que celebra
o gesto de bordar no encontro entre barbante e palha de Buriti a túnica de crochê de André Lima com a textura que nasce do entrelaçamento manual dos fios no top da Liana Gloss e estilista que é precursora dessa ideia da roupa como arte o emaranhado de fios que formam a peça me dá uma sensação de algo feito pela natureza como um ninho de pássaros ou um casulo de bicho da seda no encontro entre moda e Arte vemos o fazer manual na pintura de Sérgio Nicole Chef que recortou e entrelaçou como se fosse um tear e
na echarpe de Gláucia que é um macaco de tricô e que faz parte das peles bordadas que ela cria contra o uso de peles animais nas roupas no núcleo justapor colocar junto a colagem o patchwork a assemblage e a união de diferentes culturas norteiam a criação das peças Ajusta a posição de culturas é celebrada por exemplo no conjunto de blusa e saia com obi do estilista André Lima no qual a silhueta ocidental encontra a tradição japonesa no trabalho de Paulo Almeida Segue o encontro de culturas com a pintura em seda de um museu Holandês em
estilo indiano o artista questiona a globalização e o Mercado de Arte que é muito internacionalizado colagem e assamblage práticas comuns nas artes visuais aparecem na capa de Lino Vila Ventura que ele cria costurando fitilhos de seda que justapos parecem pinceladas super coloridas a arte têxtil serve de inspiração ao a Cláudio Tozzi com a colcha de retalhos que é na verdade uma pintura acrílica sobre tela ele cria um jogo óptico com uma técnica de pontilhismo e nós espectadores demoremos a perceber que não é mesmo uma colcha feita de tecidos costurados juntos no vestido de Lorenzo merlino
a peça de cerâmica no colo transforma a roupa em uma espécie de escultura o estilista faz uso do patchwork nas faixas de tecidos diferentes assim como li no Vila Ventura em seu vestido de patchwork bordado que remete a tradições gráficas um destaque desse núcleo é a coleção de camisas customizadas de João Braga e que retratam uma história íntima Ele e a mãe criavam uma camisa com bordado de Violetas mas a mãe ficou doente faleceu e eles não terminaram o trabalho um ano depois a tia o ajuda a terminar bordando flores na cor preta em referência
ao luto da mãe e a partir dessa surge uma série de 13 camisas intitulada flores negras presentes na exposição passando para o núcleo arquitetura ar aqui o desenho a estrutura a geometria a forma escultórica e a influência da escultura são determinantes o vestido nuvem do estilista João Natal o vestido de tule de André Lima e os sapatos vinho de Lino Vila Ventura não deixam dúvidas de que a roupa pode ser uma escultura o vestido nuvem do estilista de um Natal é um vestido que trabalha com materiais não tão convencionais na moda é com acrílico espelhado
e elementos de plástico que ele cria um volume em forma de nuvem o vestido de glória coelho se inspira em ícones da arquitetura de Oscar Niemeyer e os transpõe para moda os volumes criados pelas fitas de poliéster remetem aos volumes arquitetônicos das obras de franklint a geometria do enunciado do núcleo aparece no tríptico de madeira do artista Estevam nada a forma escultorrica nas pregas do tecido desse vestido de André Lima lembram uma folha de Samambaia o núcleo estampar apresenta a superfície como veículo de um desenho e que coisa mais linda você olhar para o tecido
de uma roupa e ver um desenho Olha o desenho nessa estampa do vestido com manga de elefante de André Lima é uma paisagem toda que eu consigo ver minha imaginação vai longe e eu vejo o céu com nuvens o campo de flores as montanhas ao fundo e esse outro vestido também de André Lima é inspirado em um casco de tartaruga nas peças expostas aqui a importância gráfica é enorme os desenhos do casaco de Lino Vila Aventura com os ornamentos de flores e os contornos das Folhas gigantes estão em diálogo com a Tapeçaria de Silvio Palma
em que Ramos com diferentes cores e formas de folhas se intercalam em colunas verticais nesse núcleo também estão expostos uma Tapeçaria de Madeleine Colaço francesa radicada no Brasil que criou em tear de Arraiolos peças que retratam a flora e a fauna brasileira e peças de Gláucia Amaral tampas bordadas e seus respectivos desenhos e estudos e fotografias dela mesma usando as roupas além de peças de Where abouarte de Fernando Marques Penteado o núcleo performar apresenta a vertente ritual da indumentária Transportando o público para outras realidades aqui os estilistas exploram ao máximo a sua fantasia seja criando
um desfile de marionetes realizando um desfile onde as peças São destruídas criando bonecas surrealistas ou em momentos rituais Como o próprio casamento para ilustrar como é difícil delinear os limites entre moda e performance a exposição apresenta o vídeo do desfile a costura do invisível de um Natal que está no Acervo do museu de arte brasileira da FAAP e é um desfile no qual pelo caráter único e iconoclasta do rompimento com uma série de paradigmas com a moda comercial dialoga muito com características da performance ainda no núcleo performar pensando a roupa como ritual foi criado um
subnúcleo com vestidos de noiva de Marta Medeiros e André Lima o vídeo da performance Moisés que teve mais de 100 mulheres vestidas de noiva caminhando em silêncio pela Avenida Paulista e de espetalando flores ao longo do trajeto e o vídeo da performance caminhar de Pâmela Castro no qual a artista caminha com um vestido branco mergulhado em uma bacia de tinta vermelha que escorre e marca o chão enquanto ela anda denunciando tantos casos de violência doméstica existentes no país O Último núcleo da exposição chama vazar e apresenta conceitos de positivo negativo presencie ausência recorte desenho aqui
vemos por exemplo a Tapeçaria intitulada Campo Verde de Jack duchen e um vestido com bordados coloridos e vazados de Lorenzo berlino Reinaldo Lourenço que está só nesse núcleo tem dois vestidos pretos vazados um dos vestidos é feito de fitas de veludo e entre as fitas tem o tule que dá uma transparência e outro vestido tem recortes com formas de losango com paetês e cristais swarovs com vazados que deixam ver a pele entre as obras de arte que aparecem no núcleo vazar vemos a obra de Márcia Thompson que é como se fosse uma pintura que ela
desenha com silicone em cima de um voal transparente e tem aqui também peças da coleção masculina do Lino Vila Ventura com destaque para uma blusa e uma calça que são bordadas bem abertas então a pele fica bastante à mostra e parece uma teia de tão recortada são vários materiais que compõem a peça adornada com uma infinidade de cano filhos de plástico importante dizer que as peças apresentadas na exposição poderiam estar em núcleos diferentes ou em mais de um núcleo ao mesmo tempo a curadoria propôs uma forma específica de reunir essas peças para criar os diálogos
expostos aqui Mas podem existir outros também eu fico maravilhada com a potência da moda de trazer a sensibilidade e o fazer da arte para o nosso dia a dia à disposição me trouxe muito forte o exercício do vestir como ato performático e artístico a vida como arte convido vocês a visitarem a poética do fazer moda e arte no mab que fica em cartaz até dia 3 de dezembro todos os dias das dez às 18h terça-feira mas informações aqui no site A exposição é imperdível depois me contem o que vocês acharam Beijos e até já