o Rei Davi cometeu abuso sexual com batseba o Rei Davi cometeu estupro não faz muito tempo que entrou no Trend topics do Twitter um debate sobre Davi ter sido ou não um estuprador de batseba Essa não é uma história desconhecida pelos cristãos a gente sabe que Davi cometeu Adultério com batseba e geralmente é assim que esse tema é tratado dentro da teologia Davi geralmente é tratado como alguém que cometeu fornicação Mas será que Davi cometeu estupro Será que a imagem de batseba ser tomada como velha aponta com exatidão para essa ideia bom a gente vai
responder essa pergunta olhando para aquilo que a escritura tem a nos dizer sobre o pecado de Davi seja muito bem-vindo ao dois dedos de teologia eu sou o pastor Iago Martins E você tá nos escritórios do Instituto shefer de teologia e cultura e este é o de olho no texto O nosso programa de exegese do antigo e do Novo Testamento e antes de entrar diretamente no assunto do vídeo só queria avisá-lo que neste sábado nós teremos uma imersão completa comigo e com o Pastor Pedro Pamplona sobre como firmar sua família na rocha a gente vai
olhar para que a Bíblia diz sobre como formar um lar sólido bíblico duradouro e feliz serão seis aulas das 9 hor da manhã até às 5 horas da tarde totalmente ao vivo a gente vai interagir com você tirar suas dúvidas passar por várias temáticas acerca de como construir famílias Pra Glória de Deus e você vai ter acesso a esse conteúdo por mais de um ano PR ISO est bem em conta como tudo aquilo que a gente faz aqui no instituto chefer de teologia e cultura e esse é um evento único já fizemos várias outras imersões
aqui no Instituto e nenhuma delas foi vendida novamente então todas as imersões são sempre uma oportunidade única Então aproveita para para você vir conosco aprender sobre como cuidar bem do seu casamento vai ser sábado agora e o link vai est aí na descrição Então vamos lá para analizar bem o caso de Davi com batseba a gente tem que considerar pelo menos quatro possibilidades primeiro existe uma possibilidade um tanto conhecida que é a possibilidade da Sedução de batseba alguns entendem que batiba se exibiu para Davi e então ambos pecaram juntos a segunda Possibilidade é a possibilidade
do adultério com a iniciativa de Davi batseba não tinha a intenção mas quando Davi a chamou ela contiu e ambos cometeram pecado sexual a terceira Possibilidade é a possibilidade do abuso sexual de Davi Davi a convocou betseba não tinha chance de negar porque ele era o Rei ela não consentiu com a situação mas teve que obedecê-lo E então participar daquele ato sexual e a quarta possibilidade possibilidade do estupro de Davi houve uma coação forçada por parte de Davi betseba foi arrastada a força e Então isto Prada penetrada contra a sua permissão são quatro possibilidades que
criam uma gradação do nível de culpa de betseba e o nível de culpa de Davi a primeira possibilidade argumenta que batseba não deveria estar despida em um lugar que ela pudesse ser vista ou então que ela conscientemente estava se expondo para Davi é estar naquele lugar também se argumenta que ela não resistiu a Davi mostrando assim que talvez houvesse uma sedução o problema desse argumento além do texto não mencionar nada acerca disso é que batseba é descrita Como Uma Ovelha que fora roubada quando naftan confronta dav Natan também não confronta batseba somente Davi o que
dá a entender que batseba não tinha culpa de nada Deus não tem nada a dizer contra batseba somente contra Davi por isso esse ponto não parece se sustentar tanto esse argumento além de ser biblicamente errado também é bastante problemático H nele um discurso velado que a sedução seria motivo pra fornicação pro Adultério ou talvez pro estupro Esse é um argumento que pode trazer a em escuído nele aquele velho mais também Você viu a roupa que ela tava vestindo ou Ah mas também ela tava pedindo não é é um é um argumento nojento que atenua a
culpa do homem que comete com de abuso contra uma mulher de forma alguma essee argumento é justificado mesmo que Bet Seba tivesse completamente nua nada disso seria justificativa para que Davi tivesse pecado com ela Davi tem responsabilidade de controlar os próprios instintos nós temos sim uma cultura muito sensualizada e moral onde há Muita exposição de Corpos femininos tanto quanto corpos masculinos também mas isso não justifica qualquer ação de fornicação muito menos de de abuso Caso seja esse o ponto alguns dizem que porque Davi conseguiu vê-la provavelmente despida talvez Ah sem roupa o texto não diz
que ela estava pelada algo parecido diz que ela tava se banhando mas não diz em que período do momento de se banhar ela tava se ela estava completamente nua ou não o que a gente sabe é que Davi estava no terraço da sua casa o que dava para ele uma posição privilegiada para ver lugares que normalmente ninguém veria e Davi não deveria estar no Palácio Real porque Davi deveria estar na guerra Davi está no palácio quando Talvez o povo pensasse até que ele estivesse na guerra achar que batseba estava se exibindo propositalmente a Davi Alé
no local que ela tava é uma especulação extremamente Ampla e que não parece respeitar muito bem o contexto de segunda Samuel A a segunda Possibilidade é um tanto similar a primeira argumenta que ela consentiu com Adultério e também infelizmente foge ao que o texto e o contexto imediato diz com clareza betseba é uma vítima ela é tomada Como Uma Ovelha e nenhuma repreensão é feita a ela se a lei dizia que a punição para Adultério era a morte tanto pro homem como pra mulher batseba não recebeu nenhuma repreensão sobre isso somente Davi por que é
que batseba não é tratada também porque é que ela não é julgada Também nenhuma culpa é lançada sobre essa mulher no texto bíblico algo tem que ser usado para explicar isso como é que uma mulher casada deita com um outro homem e ela não é julgada em nenhum momento no texto só quem é julgado no caso aí é o homem o Rei Davi também daí vem-se a ideia de que Davi cometeu abuso sexual ou estupro e que batseba seria uma vítima e não uma Agente desse pecado talvez você estranhe eu usar esses dois termos abuso
sexual ou estupo não é a mesma coisa pastor mas não é não deixa eu Esclarecer aqui os termos apesar da linguagem ter sido muito politizada e as pessoas usarem essas palavras de forma um tanto frouxa Deixa eu explicar como é que eu uso essas duas palavras aqui eu uso o termo estupro Não só eu mas alguns teóricos para o ato sexual que é imposto fisicamente Então você tá ali tentando impedir que aquilo aconteça mas o homem se força sobre você ou muito mais raramente ou a mulher se força contra você mas é muito difícil acontecer
geralmente o estupro é de mão única né o homem estuprando a mulher então a imagem grotesca de uma mulher se debatendo e um cara tentando algo contra ela ou com uma arma na cabeça ou algo assim é como comumente se usa o termo estupo o termo abuso sexual ele é mais amplo o estupro tá dentro de abuso sexual mas ele acontece principalmente por um tipo de imposição psicológica a pessoa cede aquele ato sexual aparentemente ela tá agindo com a própria evolução mas ela não faz isso sem ameaça ela não faz isso sem o medo ela
não tá se debatendo e tentando escapar dos braços que a seguram mas ela assente porque existe alguma força que a coloca num situação de vulnerabilidade Então ela assente a isso por exemplo quando um orientador de Mestrado Diz Para orientanda que vai reprovar f e que ela vai se dar mal do mundo acadêmico se ela não dormir com ele e a moça preocupada com seus rumos acadêmicos assente aquele ato sexual a gente chama isso de abuso sexual Mas a gente não chama de estupro há quem use a linguagem das mais variadas formas mas é assim que
eu vou usar nesse vídeo porque eu acho que as coisas ficam um pouco mais claras também assim que você encontra em vários outros materiais técnicos sobre esse tipo de coisa então a pergunta que fica aqui é se batseba não é um Agente desse pecado mas é uma vítima desse pecado Davi estuprou betseba Sheila Gregory resume a sua posição a favor da argumentação de que batseba foi Prada levantando alguns pontos primeiro como eu já falei Davi não tava onde ele deveria estar o verso um nos mostra que Davi deveria estar na guerra junto com o seu
exército e em vez disso David estava no seu palácio por isso o relato começa com David já tando errado desde o começo da da questão aqui segundo batseba estava fazendo um ritual de se lavar depois de sua Purificação da menstruação algo que ela era obrigada a fazer ao passo que Davi tava errado batseba estava sendo fiel à lei isso mostra um contraste de Conduta muito sério aqui Davi estava quebrando a lei enquanto batseba seguia a lei isso também revela que ela não estava grávida nesse momento alguns dizem que batseba não deveria estar se banhando no
lugar onde pudesse ser vista isso indicaria que ela estava tentando seduzir Davi a questão é que ela já estava fazendo isso o local onde ela estava era privado exceto quando visto do Palácio do Palácio Davi tinha um ponto de vista de vantagem estratégica ele podia ver a cidade inteira para poder protegê-la no entanto ao invés de usar a sua visão Como Rei para proteger a cidade ele usa esse poder para se dar bem ali esse ponto de vista de vantagem foi usado para espiar batseba ou seja ele usa a sua posição de autoridade não para
proteger mas para fazer uso de alguém que tá de baixo o seu cuidado em terceiro lugar ele enviou mensageiros a ela e a tomou a linguagem é essa tá Não se pode dizer não ao rei ah ela podia ter gritado ela podia ter pedido ajuda conforme determina Deuteronômio 22 para fugir do estupro Ora se ela não gritou então não foi estupro mas aí colley que interpreta Deuteronômio 22 da seguinte forma se um homem se deitar com a esposa de outro em uma situação na qual faria sentido que ela gritasse com ajuda como por exemplo no
meio da cidade e ela não gritar há uma presunção refutável de sua cumplicidade no caso Adultério ambos devem ser apedrejados se ela gritar por ajuda há uma presunção refutável a favor de sua inocência no caso estupo somente o homem seria apedrejado o Scott também entende que por outro lado se um homem se deitar com a mulher de outro numa situação na qual não faria sentido que ela gritasse por ajuda no meio de um campo deserto fora da cidade há uma presunção refutável a favor da inocência dela ou seja estupro e a partir disso Scott conclui
que batseba foi estuprada porque não havia para quem gritar porque Davi era o rei como ela acusaria o próprio rei como ela acusaria o senhor soberano no livro de Eclesiastes Nós lemos que não se deve falar mal do rei porque você ficaria em Lençóis muito ruins como é que ela pediria ajuda ao Rei se o rei seria a quem ela correria em caso de necessidade em caso de estupro ou algo desse tipo em quarto lugar depois de tudo isso batseba Volta pra própria casa onde ela lamenta e geme por Urias Veja a batseba não permaneceu
no palácio em quinto lugar ela é comparada a uma ovelha inocente Nathan usa uma alegoria onde ela é comparada a essa ovelha em segunda Samuel 12:3 nessa alegoria Davi toma uma ovelha ela não foi até ele por sua vontade nem est esta vagando com ele ou algo parecido Mas ela é tomada como ovelha Inocente em sexto lugar seus parentes eram homens Leais a Davi mas se viraram contra ele durante a guerra civil batseba era filha de Eliã que era filho de aitofel o qual é descrito como um homem de Deus que dava bons conselhos mesmo
assim aitofel se voltou contra Davi durante a rebelião de Absalão e isso mostra a família de batseba se levantando contra o rei veja os verbos de iniciativa que é usado que são usados no texto indic um estupro de poder de Davi os verbos tomou deitou com ela Nesse contexto deveriam ser entendidos como trazer alguém ou convocar alguém isso implicaria uma pressão psicológica de Poder da parte Davi e não um ato voluntário de batisa o ato de Davi tla trazido o torna responsável por ela ter vindo ele reconheceu que deitou-se com e não destaca nenhum tipo
de uso de brutalidade como é o caso de Diná em Gênesis 34 ou Tamar em segund Samuel 13 porém o termo pode implicar estupro se o contexto assim indicar Davidson diz que dado o contexto de coerção pelo menos psicológica nessa passagem a melhor expressão moderna para descrever a ação de Davi é estupro de poder no do qual uma pessoa numa posição de autoridade abusa desse poder para vitimizar um subserviente ou uma pessoa em situação sexualmente vulnerável quer ou não a vítima aparente consentir Davi era o Rei e deveria proteger os necessitados mas aqui ele se
torna agressor Além disso ele continua abusando do seu poder em relação a Urias ele tenta manipulá-lo e posteriormente manda que Joab deixe-o para morrer e continua porque depois que o tempo de luto por Urias passa Davi novamente manda buscá-la isso implicaria a capacidade de crueldade fria e calculada de Davi Carmen Joy Imes comenta que é fácil de ver na era do michu e do Church chu porque que essa dinâmica de poder importa no entanto a situação é essa pensamos que adultério é algo consensual por definição enquanto a Bíblia entende a responsabilidade dos homens líderes de
suas casas de manter suas mãos longe das mulheres do próximo é o que a gente vê em Êxodo 204 né os 10 mandamentos são direcionados a homens como padrão eles devem domar sua força pelo bem da comunidade apesar do desejo da mulher um homem estava incubido de proteger o casamento do seu próximo é o Grame H que comenta que a postura de Davi de enviar Joab para guerrear é muito dura enviar Joab para liderar o seu exército e batalhar não era novidade para Davi mesmo quando Amon teve a ajuda de alguns arameus Joab completou com
sucesso uma campanha contra eles e retornou para Jerusalém o próprio Davi se tornou envolvido somente quando os piores arameus alistaram muito mais reforços no começo da nova temporada de campanhas Joab retorna a batalha com Amom e nesse tempo É de fato declarado que Davi ficou em Jerusalém no entanto esse mesmo detalhe é tomado somente como problemático ou como sugestivo no contexto da nova história que surge dele nós podemos assumir que Davi ficou em Jerusalém na primeira vez que enviou Joab para amão e é somente porque o narrador achou útil declarar a próxima vez de Davi
enviar Joab que o próprio rein não estava envolvido mais uma vez Dessa vez Joab tá liderando não somente o exército mas todo Israel como Davi em 10:17 ou seja era como se Davi já tivesse acostumado com essa postura há também uma dinâmica de exercício de autoridade aqui e de poder o ald nota que essa história sobre o mau uso da autoridade relata 11 endus nenhum outro texto da Bíblia Hebraica não importa o tamanho usa enviar mais do que sete vezes no contexto dessa Nova História o verbo que é herdado do verso um descrevendo sua continuada
presença em Jerusalém se torna convenientemente ambíguo o verbo yosef pode significar não somente permanecer ou habitar mas também sentar a sugestão do Alde é que juntamente com a exercício de poder de Davi de enviar há também uma certa letargia um certo óstio de Davi ele envia e manda outros fazerem o que ele deveria fazer enquanto fica de boas sentado no seu palácio usando sua posição privilegiada para ver o que ele não deveria as coisas não param aí infelizmente Davi passeando pelo Terraço deveria nos levar de volta para primeira Samuel 23 a 30 quando Jonatas o
deixou e Davi e seus homens começaram vagar sem rumo certo Abigail trouxe um presente para aqueles que seguiam os seus passos Davi enviou presentes aos anciãos de Judá em várias ocasiões por onde ele passou havia uma forma quando Davi vagava era predatório e era inescrupuloso Davi vê batseba se banhando conforme já foi dito isso não indicam a Sedução de batseba havia um ponto de vista de vantagem de Davi Ele também teve a indicação de quem era batseba o mensageiro reportou sou que a mulher era batseba filha de Elian e mulher de Urias Elian era um
dos melhores guerreiros de Davi lutava por ele guerreava por ele neta de seu Conselheiro mais confiável e mulher do soldado honrado de seu círculo mais interno o texto descreve que Davi ignora tudo isso ele já havia pecado em seu coração ele manda batseba vir até o seu palácio A ideia é que ela veio como uma ovelha batseba não veio deliberadamente mas veio como uma vítima aparentemente não foi arrastada mas foi coagida Bill Arnold percebe que tomar é provavelmente utilizado para relembrar o que o sábio Profeta Samuel advertiu muito tempo atrás Reis tomam tá em primeira
Samuel 8 Eles tomam seus filhos e suas filhas como Davi toma a filha de Elian o melhor de seus Campos e vinhas um décimo do seu ganho seus servos e servas e um décimo do seu rebanho e tornaram deles juntamente com o que vem sendo dito isso vai revelando como Davi tem exercido o seu poder Como Rei ainda que tomar não indique necessariamente algo forçoso certamente indica uma autoridade sendo exercida Gênesis 2:15 diz que o Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do éem para o cultivar e guardar também é dito que
os espias tomaram do fruto da terra nas mãos e o trouxeram Até nós a questão é que Davi aqui abusou da prerrogativa real de tomar algo para si que não era dele e que ele não podia fazer como rei ele deveria ser aquele que protege que uns tomem as esposas dos outros porém ele é quem toma para si a mulher de outra pessoa batseba tá demonstrando algo sobre si mesma nem o profeta nem o narrador a culpam como cúmplice no caso de adultério no que se segue imediatamente o estupro de Tamar por Amon Tamar pede
desesperadamente ao meu irmão a buscar permissão do Rei porém não há a quem batseba apelar além do Rei quando o próprio Davi faz avanço sobre ela ninguém exceto Deus e a sua própria consciência enquanto ela se declarava Santa ou seja enquanto batseba declarava-se Santa Davi já havia pecado em seu coração e iria pecar ainda mais gravemente após se deitar com batseba Davi peca ainda mais tentando encobrir a gravidez e depois manda deixar Urias Para Morrer ele continua exercendo mal o seu poder de envio no entanto no capítulo 12 começa com Deus enviando Natan a Davi
mostrando dessa forma quem realmente tem poder naan não culpa batseba portanto ela não pode ser responsabilizada por um simples ato de adultério é Davi quem leva a culpa de tudo portanto a problemáticas resume em Davi estava onde não deveria Davi não exerceu o poder como deveria Davi cometeu um abuso esse abuso foi um estupro aqueles que dizem que foi estupro tal qual o diamon esquecem que o texto do Capítulo 11 não traz palavras chaves como forçou como é o caso do capítulo 13 por outro lado os que dizem que não houve estupro ignoram a dinâmica
de poder na situação aqui o rei deveria ser aquele a quem uma mulher deveria recorrer numa situação como essa mas não há nada a se fazer quando é o rei quem perpetra o ato batseba não tinha a quem recorrer ela morreria provavelmente se negasse a Davi Então a gente tem que considerar o seguinte o caso de batseba e Tamar parecem diferir no aspecto da violência física pela comparação textual o que a gente pode entender é que Tamar pareceu oferecer resistência física a enquanto batseba não tendo a quem clamar por ajuda não ofereceu resistência embora não
estivesse consentindo de forma livre e espontan aquele convite do rei a dinâmica do abuso sexual é justamente Essa é o que ocorre em casos em que pessoas em posições de autoridade se aproveitam do seu poder para ter algum tipo de vantagem sexual sobre quem é subalterno são chefes que se aproveitam de funcionárias em pobreza que não podem perder aquele dinheiro são pastores que abusam de ovelhas em profundo conflito espiritual que interpretam neles O Enviado de Deus pastores se tornam abusadores quando tomam para si ovelhas como presas quando na verdade deveriam tomá-las como objeto de cuidado
quando um pastor dorme com irmã da igreja não é adultério é certamente um tipo de abuso é Davi ao invés de proteger a sua cidade ao invés de usar sua posição privilegiada para proteger quem precisa o usa sua posição privilegiada para alcançar quem está em situação de vulnerabilidade entender essa dinâmica de poder e Abuso revela que muito do que a gente vê nas igrejas tem que ser reavaliado com cuidado não é porque não houve uma mulher forçada fisicamente que ela não sofreu algum tipo de estupro no caso um tipo de abuso sexual um tipo de
coação psicológica AD divinda do exercício errado de poder Davi foi um estuprador eu não usaria essa linguagem Davi cometeu abuso sexual eu diria que sim dizer que Davi cometeu um abuso talvez atenue a gravidade do ocorrido para alguns a abuso pode parecer para alguns que Davi somente teria tocado em zonas heró de betseba ou teria feito sei lá alguma safadeza mas nada muito grave mas não é isso Davi teve relações íntimas com betseba isso é tão ofensivo e grotesco que fez aitofel se voltar contra ele foi ediondo Deus enviou um profeta para repreendê-lo não é
bobagem o pecado de Amon parece um paralelo que mostra o agravamento do pecado do pai Eu imagino o burburinho que pode ter passado pelos Palácios sobre a questão de Davi batseba Amon pode ter chegado a saber e pensar se meu pai pode tomar uma mulher eu também posso e assim o fez mas de uma maneira muito mais forte que explicitou uma violência física muito mais séria talvez David não quis condená-lo a morte porque se viu no filho de alguma forma por causa disso Absalão aconselhado pelo avô de batseba provoca uma guerra civil em Israel Perceba
como o pecado traz consequências desastrosas a moral de um pastor que comete esse mesmo tipo de Pecado pode se corromper ao ponto dele não ser capaz de exortar e de levar a disciplina outro homem que tenha sido abusivo de uma forma mais grave do que ele isso leva a divisões na igreja leva a escândalos públicos leva a vergonha pro Evangelho o caso de Davi batseba é contado bem no meio de uma guerra e mostra que Deus está mais preocupado com o caráter do homem de Deus escolhido para liderar dinastia em Jerusalém e a forma como
Deus lida com ele do que com suas conquistas militares esplêndidas ou as suas grandes riquezas Deus está mais preocupado com nosso caráter do que com as nossas obras e com as nossas conquistas qualquer um numa posição de poder deve buscar não ser Ocioso nem abusar de sua autoridade pois até mesmo Davi o homem segundo o coração de Deus pecou tão gravemente quanto mais nós se nós não formos sábios e vigilantes no caso de Davi Seba deve ser exposto com seriedade Davi adulterou tomou a esposa de outro para si mas ele não só adulterou ele também
Abusou de uma mulher que estava debaixo de sua autoridade que não tinha a quem pedir ajuda e que teve que ceder a alguém que poderia lhe tirar a vida chocante como é isso mostra que pecados terríveis podem entrar no seio da igreja se nós não tomarmos cuidado das quatro posições que a gente falou no começo do vídeo a terceira pelo que me parece representa muito bem o relato de Davi e batseba e explica muitas questões textuais que estão lá no livro bíblico como a gente falou até agora e você o que que você acha desse
assunto tema polêmico hein tema pesado forte mas certamente muito necessário Esse é o dod do teologia o canal de popularização teológica do Instituto chefer de teologia e cultura a gente tem vídeo toda terça e quinta-feira às 10 horas da manhã então Confere se a tua inscrição aí tá ativa um cheiro no seu cangote e até a [Música] próxima h