e o filósofo linguística Russo Mikhail bakhtin teve um papel importante no desenvolvimento dos estudos marxistas sobre ideologia e linguagem apesar disso só nas últimas décadas sua obra se tornou cérebro em um acidente e ele ainda é muito pouco conhecido fora dos círculos especializados nesse programa eu te convido a conhecer um pouco mais sobre a vida e o trabalho debatin Eu sou Fábio Palácio e começa agora mais um Cultura em movimento e [Música] E aí [Música] E aí E aí rail Mirrai lovick bakhtin nasceu em Ou uma cidade situada ao sul de Moscou mas ele cresceu
entre Vinhos e o dessa essas cidades por serem fronteiriças abrigavam uma grande variedade de línguas e culturas bate estudou filosofia e letras na Universidade de São Petersburgo eles se tornariam Líder intelectual de um grupo de estudiosos Russos que incluía nomes como Valentin volochinov e Pavel medvedev esse grupo que ficaria conhecido como o círculo de bakhtin se dedicou a crítica do positivismo linguístico colocando no alvo a linguística de Ferdinand é só se e as elaborações de forma a lista os russos como Vladimir propp e Roman EA kotion os escritos de bakhtin versam sobre uma grande quantidade
de temas inspiraram trabalho de estudiosos ligados à tradições que vão além do Marxismo tem sido cada vez mais a sua influência seminal em áreas tão diversas como a crítica literária a filosofia a linguística a antropologia EA psicologia Ele criou conceitos como que a logia polifonia cultura cômica cronotopo carnavalização e muitos outros que hoje são usados para enquadrar Teoricamente uma série de fenômenos da cultura e da linguagem a obra mais célebre de bakhtin é Marxismo e filosofia da linguagem de 1929 ela foi Originalmente assinada com o nome desse o inimigo discípulo volochinov apenas recentemente Foi confirmado
a verdadeira autoria da obra como sendo de bakhtin é que sua produção era construída de forma bastante coletiva com redes de colaboradores como aliás funciona a Ciência Hoje em dia por conta disso ele concedeu a colegas autoria de muitos de seus trabalhos Neste vídeo eu vou me com Eu particularmente em Marxismo e filosofia da linguagem que a meu ver com tem a espinha dorsal das elaborações debatin sobre linguagem e ideologia apesar de ter sido escrito no fim da década de 1920 esse livro mantém uma espantosos atualidade sendo hoje o fundamento de muitas teorias contemporâneas e
análise textual e semiótica e isso aliás pessoal mostra meu ver como ambiência revolucionária da Rússia nos anos 1920 produziu um clima intelectual de grande efervescência e criatividade essa obra debatin é fruto dessa atmosfera Marxismo e filosofia da linguagem pretende dotar a teoria marxista de uma formulação coerente em relação aos problemas da linguagem superando de um lado tanto o Positivismo e empirismo vulgar quanto de outro O subjetivismo Idealista livro profundo e interdisciplinar ele inaugura uma nova abordagem para a noção fundamental da tradição semiótica o conceito de signo com isso batinha de caminho para uma série de
abordagens inovadoras nos campos da linguagem da comunicação e da ideologia de maneira fértil e original batinha aplica o materialismo dialético ao campo da linguística e dos estudos de Cultura contribuindo para renovar a abordagem marxista sobre a ideologia em conexão com os problemas a linguagem Matinhos o termo ideologia para se referir ao processo de produção do significado através de signos Isto é de elementos dotados de significado segundo Raymond Williams bate entende a ideologia como a dimensão da experiência social em que significados e valores são produzidos em síntese bate afirma que o sim E aí mousse ação
são de natureza social a linguagem estrutura atividade mental também chamada por ele de consciência a ideologia por sua vez condiciona a linguagem em outras palavras pessoal todos signo ideológico o domínio dos signos é um mesmo domínio da ideologia os sistemas semióticos são modelados pelos sistemas ideológicos e existem para dar feição concreta a eles a ideologia por sua vez reflete as estruturas sociais mais amplas no domínio da lógico existem desníveis irregularidades e desequilíbrios que configuram os diversos níveis da Ilha hoje entre esses vários níveis a uma camada superior mais formalizada que configura a consciência oficial ou
erudita aqui se encontram a ciência a arte a religião a ética o direito jornalismo o e outras esferas cada uma delas tem uma orientação própria em relação à realidade que se traduz em leis específicas dessas leis Brota a função de cada um desses Campos no conjunto da vida social se a ciência arte o direito a religião o Jornalismo e outros Campos formalizados São intercambiáveis e diálogo entre si isso só é possível por conta de seu caráter semiótico esse caráter comum coloca todos os fenômenos ideológicos sobre a mesma definição geral além de sistemas digamos mas estabelecidos
batinha acusa a existência do que ele chama de ideologia comportamental é um lugar onde não apenas se formam Mas também se renovam as ideologias e institucionalizadas o que temos aqui é uma camada prática da consciência que opera no nível da experiência a meta e cotidiana de vida essa esfera é vivida líquida flexível e se opõe as formas consagradas ela se compõe de uma atmosfera de fala interior ou exterior não sistematizada em fixa que Dota de significado cada uma de nossas instâncias de comportamento e ação e cada um de nossos estados conscientes aquilo que Marxismo e
filosofia da linguagem é chamado de ideologia comportamental surge de escrito como cultura popular em outras obras de bakhtin como cultura popular na idade média e no renascimento na elaboração desenvolvida por bakhtin a cultura popular corresponde às formações simbólicas em perfeitas instáveis contrárias aos formalismos estreitos ao cartesianismo EA toda a operação e decisão e escritas ao domínio do pensamento EA concepção de mundo um conceito semelhante de cultura popular estava sendo trabalhado de forma mais ou menos simultânea por António grande tal qual batting o Pensador italiano ver a cultura popular como um conjunto informal de práticas valores
e demais significados que existem paralelamente as formações simbólicas oficiais propagandas de forma sistemática e que compõem a chamada cultura erudita ao contrário desta última sancionada e transmitida pelas instituições educacionais e culturais a cultura Comunitária reúne traços de concepções de mundo mais ou menos a sistemáticas que se contrapõem real ou potencialmente aos esquemas oficiais para batting mesmo a consciência mais propriamente prática e comportamental possui um nível inferior é de outro nível superior os níveis inferiores são dotados de maior efervescência e vitalidade enquanto os superiores são mais substanciais são esses níveis superiores que se ligam aos sistemas
ideológicos já inteiramente estruturados eu me referi anteriormente a ciência a arte a religião e outros Campos mas o nível superior da ideologia comportamental mesmo ele ainda é mais versátil do que as ideologias oficiais já estabelecidas esse nível superior da ideologia comportamental acaba por funcionar como um lugar onde germinam as primeiras energias daquilo que será futuramente um novo sistema formalizado digamos o movimento do científico uma nova formação religiosa uma tendência artística de Vanguarda sobre isso dispatching as forças sociais emergentes se encontram expressão ideológica e ganha um forma primeiro nesses estratos superiores da ideologia do comportamento antes
que consigam dominar a arena de alguma ideologia oficial organizada elaboração importante de bakhtin diz respeito a língua ele descobre no signo linguístico um signo social e ideológico que põe em relação a consciência individual com a interação social o pensamento individual pessoal não cria ideologia é a ideologia que cria o pensamento individual da mesma forma que a gente vem isso se também para batting a língua é um fato social cuja existência se Funda nas necessidades da comunicação humana porém pessoal ao contrário da linguística sua ciriana que tomar língua como objeto abstrato ideal e rejeita a consideração
e prestações individuais que nós chamamos de fala bakhtin valoriza precisamente a fala aí nunciação que para ele são de natureza social a fala está ligada às condições da comunicação que por sua vez se liga as condições sociais mais amplas então é fala que é o motor das transformações linguísticas não diz respeito apenas aos indivíduos A Palavra Falada é o Coliseu onde se confrontam valores sociais contraditórios estes por sua vez reflete em conflito de classe que surja no interior do sistema linguístico como disputas relações de Dominação e Resistência e adaptação a hierarquias e relações de poder
as diferenças de classe correspondem diferenças de Discurso ou de registro linguístico bate se coloca contrariamente à toda a sistematização ou formalização Oi gente concepções injeçados da língua podendo fazer com que ela perca vitalidade e dinamismo para ele a língua expressão das lutas sociais ao mesmo tempo ela pode ser instrumento ativo dessas lutas afinal se como pensa Matin toda modificação da ideologia desencadeia modificações na língua é legítimo pensar que o contrário também ocorra Isto é que modificações na língua possam acarretar agitações tectônicas no plano do pensamento e da ida hoje estamos diante de uma concepção de
grande atualidade que diz muito sobre as lutas de caráter simbólico que são travadas no nosso próprio tempo se você gostou deste vídeo curta comente compartilhe com as pessoas próximas e claro deixe suas sugestões de temas que são muito importantes e contribuem para o nosso trabalho eu te desejo um bom fim de semana e a gente se vê na na quinta-feira com mais um Cultura em movimento e E aí [Música] E aí [Música]