Vamos ler a palavra de Deus: Salmo 124, verso primeiro. Deus tem falado comigo através desse Salmo, e eu quero compartilhar com você. Salmo 124, verso primeiro, diz assim: "Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que o diga.
Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado quando os nossos inimigos se levantaram contra nós, eles nos teriam engolido vivos quando a sua ira se acendeu contra nós. " Verso 4: "As águas nos teriam submergido, e a torrente teria passado por cima de nós; águas impetuosas teriam passado por cima de nós. " Verso 6: "Bendito seja o Senhor que não nos deu por presa aos dentes deles.
" Verso 7: "A nossa alma foi salva como um pássaro do laço dos passarinheiros; rompeu seu laço, e nós nos vimos livres. " Todos nós: "O nosso socorro está no nome do Senhor que fez os céus e a terra. " Vamos declarar mais uma vez: "O nosso socorro está no nome do Senhor.
" Aleluia, aleluia! Este Salmo foi escrito por Davi, rei de Israel, por volta de mil anos antes de Cristo. Nós não sabemos exatamente o período em que Davi escreveu este Salmo, mas podemos ter uma ideia do tempo pelo próprio Salmo.
Porque este Salmo foi escrito numa época em que Davi está celebrando a sua vitória no Senhor e, metaforicamente ou simbolicamente, ele está relatando várias tragédias, várias lutas pelas quais ele passou, mas que ele está declarando que a sua vitória foi realizada, consumada, porque ele confiou, creu e dependeu 100% do Senhor. Muitos querem o sucesso de Davi, mas poucos estão dispostos a seguir sua trajetória de fé. Aqui, neste Salmo, Davi está dizendo que o nosso sucesso está no socorro do Senhor.
A frase que ele enfatiza logo no início, no verso primeiro, traduz isso: "Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que o diga. " Você pode repetir isso comigo? "Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Marituba que o diga.
" Davi está dizendo que, sem o socorro do Senhor, é impossível você ter uma vida vitoriosa. Nós necessitamos do socorro do Senhor, independente da nossa força física, emocional, da nossa inteligência, das nossas riquezas, posses, sabedoria e talentos. O salmista diz: "Se não fosse o Senhor.
" E olha, é Davi, o Guerreiro; Davi, o Matador de Gigantes. Davi está dizendo: "Não olhem para mim como se eu fosse alguma coisa diferente de vocês. Se não fosse o Senhor, eu estaria contando uma outra história.
" E por que Davi diz isso? Ele usa quatro metáforas para resumir a sua necessidade de Deus presente diariamente, cotidianamente, na sua vida. Em primeiro lugar, ele fala das adversidades cotidianas; e, no verso 2, ele diz assim: "Os nossos inimigos se levantaram contra nós.
" A palavra "inimigo", no original, traduz uma ideia divergente daquela pessoa que é teu amigo, que simpatiza com você. Toda vez que você está dizendo: "O fulano de tal é meu inimigo", você está admitindo que aquela pessoa tem uma versão de graça por você. Nós não sabemos quem são nossos inimigos, e, às vezes, os inimigos surgem, brotam, parece raiz de mandioca na terra, sem você saber porque as pessoas são teus inimigos.
Eu me lembro quando cheguei aqui em Marituba para pastorear. No terceiro mês, entrou um diácono na minha sala aqui no gabinete e disse: "Pastor, tô saindo da igreja, me dê minha carta de mudança, porque eu não gosto do Senhor. " Eu disse: "Mas por que você não gosta de mim?
" Ele respondeu: "Eu não gosto do Senhor. Já ouvi algumas coisas, não vou com a sua cara, pastor Itamar. Não deveria ter escolhido você, sou conhecido aqui.
" Eu disse: "Me dá uma chance. " Ele respondeu: "Não, não gosto do Senhor. " Crente, crente.
. . Eu disse: "Senhor, ainda nem cheguei, nem comecei a trabalhar, e eu já tenho desafetos!
" É um inimigo, é um amigo. E ele passou. Já estou aqui há 10 anos; ele passou três anos longe.
Depois de três anos, eu estava no mesmo gabinete, no mesmo local. Ele entrou, trouxe a carta de volta e disse: "Pastor, o Senhor me recebe de volta? " Eu disse: "Mas você não gosta de mim.
O que mudou? " Ele disse: "Pastor, eu fui tocado por Deus, e Deus disse para mim vir me pedir perdão. " O Senhor me recebe?
Eu disse: "Sou teu amigo. " Levantei, dei um abraço, ele chorou, nós choramos. Mas a realidade é que nem sempre a história termina assim.
Você tem inimigos na sua rua, tem inimigos na sua escola, tem inimigos na sua empresa. Às vezes, o inimigo está dentro da sua própria casa. Davi disse: "Os nossos inimigos se levantaram contra nós", e a ideia aqui de se levantar é mesmo sem motivo.
E eu vou contar algo a você: É claro que nós temos que policiar as nossas atitudes, os nossos relacionamentos, mas escute uma coisa: se não for o Senhor na tua vida para te dar graça e para você vencer relacionamentos tóxicos, doentios, você morre na família, você morre no seu trabalho, você morre lá na sua empresa. E, daqui a pouco, você está a cara iracunda e não consegue viver. Mas aqui está Davi dizendo: "Se não fosse o Senhor.
" Eu nem vou perguntar quantos inimigos se levantaram contra você, mas eu quero profetizar que o Senhor Deus está na tua vida. E quando vier esse sentimento de que você está cercado por inimigos, levante a sua voz e ore e diga: "Tu estás comigo, Senhor. " Em segundo lugar, Davi fala das perversidades iminentes e ele usa uma metáfora no verso 3: "Eles nos teriam engolido vivos quando na sua ira se acendeu contra nós.
" Ele está comparando aqui a insanidade humana, animalesca, irracional, brutal. Não sei se Davi aqui está se lembrando do dia em que estava sentado com seu sogro Saul e, de repente, ele só veio passar uma lança. O rei endemoniado tenta cravar Davi na parede, e não foi só uma vez.
E, no meio de toda essa luta, Davi se esconde. Para lá, corre para cá, e Davi está no meio de um problema que ele não escolheu. Escute bem: ele está cuidando das ovelhinhas lá do seu pai, Jessé, lá no parque, e Deus diz: "Encontrei Davi, meu servo, e o ungi como Rei.
" Aliás, quando Samuel, no capítulo 17 de 1 Samuel, foi lá para ungir um dos filhos de Jessé como Rei, o próprio Jessé quase erra na consagração, se não fosse a orientação de Deus, porque ele olhou para aqueles que eram guerreiros, soldados de Saul, como Abinadabe, os que já estavam crescidos, fortes, eram guerreiros conhecidos em Israel. A Bíblia diz que Davi era o sétimo filho; que o primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo. Quero profetizar para você que, se você é o sétimo ou o quinto da fila, não importa; se Deus te escolheu, vai chegar a tua hora, vai chegar o teu momento, e a bênção é tua.
A fila vai andar, e você vai receber a sua vitória. Quem crê nisso, levante as suas mãos e dê glória a Deus! No meio desse processo, todos passaram.
E então Samuel olha para Jessé e pergunta: "Acabaram-se os mancebos? " Ele disse: "Ah, eu esqueci do Marlon, do Mar. " "Moço, mas eu nem convoquei ele, e não tem idade militar; ele é meio desengonçado, ele é diferente dos outros, ele é meio ruim.
Ele conta umas histórias esquisitas de que matou um urso, matou o leão. Não haverá banquete enquanto o menino não chega. " Eu vou profetizar algo a você: tem pessoas que querem nos engolir vivos porque não entendem o chamado, não entendem o propósito, não entendem por que você estava lá atrás, agora já está aqui na frente, porque você era fraquinho, mas foi promovido.
Ninguém te dava nada, mas Deus te chamou, Deus te escolheu, Deus te levantou. E Davi foi chamado para substituir o rei de Israel, Saul, que foi rejeitado por Deus. E, por uma coincidência, entre aspas, de fatos, Davi vai ser escudeiro de Saul, é o tocador da harpa que expulsa os demônios de Saul.
Davi vai derrotar Golias, se torna o capitão do exército de Saul. Estragou quando as mulheres começaram a cantar: "Saul mata mil, Davi mata dez mil," e ninguém gosta desse corinho, principalmente quem é enciumado, invejoso. Porque eu vejo o irmão chegando com um carro novo, meu irmão bem empregado, meu irmão com os filhos bonitos, família maravilhosa; o irmão só conta a vitória, até quando ele luta com o urso.
Ele conta: "Matei o urso," e isso faz as pessoas quererem te engolir. Eu sei que você conhece uma história muito conhecida de um crocodilo que viu um vagalume brilhando assim, e o vagalume voou lá perto da lagoa. O crocodilo veio atrás, abrindo a boca, abrindo a boca, e ele entrou para dentro da floresta, saiu do habitat natural dele, e o vagalume correndo, e o crocodilo atrás, até que o vagalume parou, olhou e disse: "Mas, eu, crocodilo, olha o meu tamanho, não dá nem um fiapo na sua bocarra, no seu dente!
Por que que o senhor quer me matar? " Ele sabe o que é; é o teu brilho. Teu brilho me incomoda.
Ai, irmão! Satanás e os demônios têm raiva; eles lutam contra o teu brilho, e eu vou profetizar que eles vão tentar te engolir, vão te caluniar, vão levantar falsos testemunhos, vão tentar te deter. A sua ira vai se acender contra você, mas eu quero profetizar: não saia do lugar da bênção, não deixe o propósito para o qual Deus te chamou, não largue a tua família, não deixe de adorar a Deus.
Vai em frente! Você já chegou no mês de agosto; vai chegar em setembro, vai chegar em outubro, vai chegar em novembro, vai chegar em dezembro. Senhor, nós voltamos.
Eu já profetizo as bênçãos de 2024 na tua vida! Se você quer, levante a mão e diga assim: "Satanás, tu vai ficar com a boca aberta, mas tu não vai me engolir, porque o Senhor está ao meu lado. " Terceiro lugar: por que nós precisamos do Senhor?
Davi diz: "Não existe bom, não existe forte para enfrentar os dilúvios emocionais. " E no verso 4 ele diz: "As águas nos teriam submergido, e a torrente teria passado por cima de nós. " E no verso 5 ele diz: "As águas impetuosas teriam passado por cima de nós, se não fosse o Senhor; eu não teria aguentado.
" Aqui Davi fala para Deus, ele está falando de luva da sua alma, do seu coração. Surpresa! Eu não sei de que passado Davi está falando.
Será que foi quando ele pecou com Bate-Seba? Será que foi quando ele matou Urias? Será que foi quando o profeta Natan o encarou e ele disse: "Tu és o homem, tu és o pecador, tu ofendeste a Deus"?
Ele me disse que ele caiu por terra, arrependido, mas Deus disse que ia matar o menino, fruto daquele adultério. Davi chorou; os empregados diziam que ele estava como que doido porque ele não queria comer. O menino morreu.
Será que foi quando Amnon adulterou com a sua irmã? Todos os filhos de Davi, quando foi? Será que foi quando Absalão matou Amnon?
Será que foi quando Absalão fugiu e passou três anos longe do pai, com medo de morrer? Ou será que foi quando Absalão voltou, porque Davi nem queria vê-lo, mas uma engenhosa estratégia de Joabe fez com que Davi ouvisse uma linda história de perdão, e Absalão voltou para a terra? Mas a Bíblia diz que ele passou vários anos sem falar com Absalão, e Absalão continuava com a mesma vaidade, e diz a Bíblia que ele ficava na porta do palácio, dizendo: "Papai, não ouvem vocês, mas eu ouço.
Olha, venha comigo agora que eu vou resolver o problema de vocês. " E Davi tinha um grave. .
. Problema com a família: Davi matou o gigante, mas perdeu a batalha dentro da sua própria casa. Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas se você olhar a história, Davi foi uma tragédia como pai.
Ele não confrontava os filhos, ele não disciplinava, ele não chamava a atenção. Chegou ao cúmulo de Salomão, uma corporação, uma guerrilha, e roubou o trono do pai. Davi, para não guerrear contra o filho, se escondeu.
Vocês conhecem a história? Em que momento veio a luz na cabeça de Davi? Mesmo sendo perseguido, ele disse a Joabe: "Não matem Absalão".
Ele fugiu para não matar o filho, ele fugiu para não se encontrar com a tragédia. Mas diz a Bíblia que Absalão foi ao encalço de Davi em uma das batalhas que aconteceu na floresta do Jordão. Absalão ficou preso pelos cabelos, e alguém foi avisar para Joabe.
Joabe veio e encontrou Absalão preso pelos cabelos, porque ele tinha uma cabeleira bonita que era a fonte da sua vaidade; ele era lindo. Então, Joabe mata Absalão. Quando Davi sabe, o grito da alma de Davi é: "Absalão, Absalão, meu filho Absalão!
" A Bíblia diz que a dor na vida dele era tão grande que Joabe e os guerreiros ficaram revoltados, porque estavam comemorando a vitória do exército que queria tirar o trono de Davi. Mas Davi ficou tão triste que ele esqueceu a batalha, e ele queria morrer no lugar de Absalão. Sabe, irmãos, eu sei que estou falando aqui neste auditório, pela internet, com pessoas marcadas pela vida.
E uma das coisas que nós gostaríamos de dizer a Deus é: "Deus, nos coloca numa redoma, não deixa a gente sofrer". E o maior sofrimento não é enfrentando o urso nem leão. Se você pudesse perguntar a Davi: "Davi, o que mais doeu em você?
Foram os arranhões feitos pelo urso, pelo leão, ou foi a tragédia dentro da sua casa? " Às vezes, a gente vai aconselhar um crente e temos a imprudência de dizer: "Não chore, não chore, seja forte". Talvez essa seja uma palavra que nós nunca deveríamos dizer, mas o que nós deveríamos dizer é o que Davi está dizendo aqui neste Salmo: "Por ser fraco, você é vaso de barro".
Há momentos que o dilúvio vai querer afundar a sua alma, mas lembre-se: você tem um Deus que está do teu lado. E se psiquiatra, psicólogo ou conselheiro não tiver a palavra certa para te dizer, há um Deus que controla a nossa alma, controla os nossos dilúvios. Há um Deus que divide o mar; é um Deus que nos puxa pela mão.
É desse Deus que Davi está dizendo: "Se não fosse o Senhor, que seria de mim? " Eu não sei como está sua alma hoje, como está o seu coração. Em uma das últimas aulas que tive no curso de Psicologia, uma professora, no meio das suas explicações sobre o drama e a dor do homem, a dor interna subjetiva que não tem como mensurar, disse uma frase que me marcou.
Ela disse: "Existem pessoas que estão sofrendo, não dores físicas, mas dores emocionais na sua alma e no seu coração, que estão vivendo um verdadeiro desespero, e a melhor solução para elas é o suicídio". Eu levantei a minha mão e disse: "Professora, só se essa pessoa não encontrar Jesus, não encontrar o Senhor". Não sei quem você perdeu, não sei como está sua alma.
Talvez você veio aqui na ponta do pé; o mar está subindo, de longe está subindo, já cobriu todos os montes, todas as alturas, e você veio aqui dizendo: "Pastor, eu estou sem esperança". Mas hoje, você pode dizer como Davi: "Se não fosse o Senhor, ainda tenho o Senhor". [Música] O nosso socorro é o Senhor!
Você que está nas drogas, jovem mulher, você que está no alcoolismo, talvez você que teve algo, uma tragédia inexplicável, que eu não consigo nem exemplificar aqui para você, mas se você está vivo, se você está me ouvindo, se você está consciente, ou se essa palavra atinge você, confie no Senhor, entregue a sua alma e a sua vida. Em quarto lugar, Davi diz [Música] que as armadilhas traiçoeiras nos fazem depender do Senhor. No verso 7 ele diz assim: "Como um pássaro do laço dos passarinheiros".
Eu fui visitar aqui um terreno próximo à chácara Canaã, um terreno grande. Eu fui olhar de um irmão nosso que ele está querendo vender e, lá no sítio dele, vi várias pessoas, várias pessoas com gaiolas brincando com os curiosos. Eu me aproximei, porque, desde o interior de Bragança, que eu não via esse movimento.
Eu pensei até que tinha, você sabe, muita gente, grandes homens brincando, e um deles disse: "Pastor, esse aqui é o curió agarrador". Eu disse: "O que é o curió agarrador? " Ele: "Seu curió treinado, ele canta, canta, e ele está dentro da gaiola e ele não sabe que está preso, porque ele foi criado assim, e ele é o cantador, mas ele é o agarrador".
E o curió da floresta, criado bravo, vem voando perto, vem voando perto, e ele chega lá na gaiola. E quando ele encosta na gaiola, o curió agarrador pega ele e agarra, e não solta. E o dono do passarinho vem e pega o curió.
E ele disse: "Pastor, tem curió que custa R$ 500, tem curió que custa R$ 1. 000". [Música] Naquele momento, Deus me disse assim: "É isso que o diabo faz".
Aqui Davi está falando do laço dos passarinheiros. Você está andando, pensa que vai comer o mamão, você pensa que encontrou uma grande oportunidade, uma barbada. Você acha que foi uma porta que Deus abriu, mas é o passarinho que está caminhando lá para a armadilha de Satanás.
Quantas armadilhas durante o dia. . .
Gente, passa. Às vezes a gente chega em casa e nem dobra o joelho porque nada aconteceu. Você não dá glória a Deus, não louva ao Senhor Jesus.
Então, adora a Deus porque nada aconteceu. Sabe por quê? Porque se não fosse o Senhor, você teria caído.
Se não fosse o Senhor, você teria comido uma mão. Se não fosse o Senhor, o curioso tinha te pego, mas quando você foi passando, Jeová foi lá e te fez surdo, e você não ouviu a música. E você passou cantando e adorando, todo mundo viu.
[Música] Quantas armadilhas eu te libertou! Se não fosse o Senhor, se não fosse o Senhor, se não fosse o Senhor, se não fosse o Senhor. Pastor André, qual é o segredo do seu sucesso?
Pastor a Rose, qual é o segredo? Pastor Marcos, qual é o segredo? Pastor Ivanão, escolheu o segredo?
Me dá aí a dica. Pastor Ernaldo, qual é o segredo? Senhor, se não fosse o Senhor.
Davi, em segundo lugar, está dizendo que não existe outra garantia na terra que te livre [Música] das adversidades, das perversidades, dos dilúvios, das armadilhas. Porque o Senhor, porque o Senhor! Em primeiro lugar [Música], a presença do Senhor.
Escute bem, Davi diz: se não fosse o Senhor. A palavra "Senhor" está em letra maiúscula, tá? Toda vez que você vê esse nome em letra maiúscula, "Senhor", é Jeová, mas já é uma transliteração do nome YHWH.
A pronúncia forçada é "E a fé", mas os judeus não pronunciam. Significa o nome de Deus, Jeová. E quem é Jeová?
É aquele que habita no meio do seu povo. A perfeição da presença é Jesus. Ele disse: "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio de vós.
" [Música] Como Jeová, ele é aquilo que você precisa que ele seja. Em Êxodo, capítulo 6, e o verso 3 a 4, quando ele falou com Moisés, ele disse: "Eu me revelei a Abraão como Deus Todo-Poderoso, mas agora eu vou me revelar ao meu povo que está sofrendo como Jeová. " [Música] E aí você vai ver na Bíblia: Jeová diz: "E pequeno Senhor é minha Justiça.
" Jeová Rafa, o Senhor que cura. Jeová Shalom, o Senhor é a minha paz. Jeová Jireh, o Senhor é a minha provisão.
Jeová Nissi, o Senhor é a minha bandeira. Jeová, o Senhor é meu pastor. O Senhor é meu pastor, Salmo 23.
O mesmo Davi diz: "E nada me faltará. " Davi está dizendo: "Se não fosse o Senhor," aquele que supre todas as minhas necessidades com a sua presença que esteve ao meu lado. Israel que o diga!
Em segundo lugar, a soberania do Senhor. Veja o verso 6. Davi diz assim: "Bendito seja o Senhor que não nos deu por presa aos dentes deles.
" Repita comigo: "Bendito seja o Senhor que não nos deu por presa aos dentes deles. " Eu profetizo a você, em nome de Jesus, não importa a bocarra, o tamanho da boca dos teus inimigos! Quem está no controle é Deus.
[Música] Não vai engolir, não vai engolir. Fica com a boca aberta. Tu vai passar fome, tu vai jejuar, mas, meu filho, tu não engoliu.
Deus é [Música] Deus está no controle. [Música] Quem está no controle? Quem é que é soberano?
Deus. Em terceiro lugar, o tratamento do Senhor. Veja o verso 7.
Davi diz assim: "A nossa alma foi salva. " Davi está falando da sua subjetividade, sua interioridade, do seu coração. Está falando das suas feridas, da sua dor.
Mas agora eles estão olhando para tudo que ele passou e estão dizendo: "A minha alma foi salva. " Eu olho para as cicatrizes, eu olho para as feridas, eu não sinto mais nada porque Deus foi o meu bálsamo. Deus foi a minha cura.
E eu quero profetizar que o Senhor está te sarando, está te curando, está te tratando hoje. Traga essa alma amargurada, entrega essa alma ferida. Deus, deixa Deus te tratar hoje.
Eu quero te encontrar daqui a uma semana, daqui a um mês, dois meses, e eu quero que você diga: "Pastor, eu já perdoei, está perdoado, a minha alma foi salva! " Quarto lugar, o livramento do Senhor. Ai, irmãos, tem hora que a gente vai cair no laço.
[Música] Quem é que já caiu em algum laço? Levante a mão! Tem que ser muito crente verdadeiro para falar.
Eu vou levantar. Milhares de laços financeiros, não é só laço de queda moral, não, mas laços financeiros! Levanta a mão quem já caiu em laços aqui.
Levanta a mão. Olha o que Davi diz sobre o livramento do Senhor: "Rompeu seu laço e nós nos vimos livres. " Eu quero profetizar que, ainda que você tenha caído no laço, levante as suas mãos aí.
Não sei qual é o laço. Qual é o laço? Laço é toda armação do diabo.
Pastor, caiu no laço? Já sabe: o laço pode ser problema moral, enrosco financeiro, problema familiar, questões de trabalho, de emprego. Pastor, eu quero profetizar que o laço vai se quebrar hoje, em nome do Senhor Jesus.
[Música] Quem crê, levante as suas mãos! E eu tenho que concluir. Pastor, quais são as atitudes diante do socorro do Senhor?
Eu sei que o Senhor, não posso fazer nada. Eu sei porque tenho a certeza de que, se o Senhor estiver do meu lado, eu tenho vitória. Mas como?
Como tem que ser minha atitude diariamente diante da guarda e da proteção do Senhor? Primeiro conselho que eu dou para você: vigilância permanente! Cuidado com quem você quer ver!
Um conselho sobre amizade: leia lá os primeiros capítulos de Provérbios. Deus dá uma lista de gente para você não formar amizade [Música] com gente que derrama sangue, com gente que mata, com gente que mente, o invejoso, o ciumento, o amargurado, o fofoqueiro. Fica longe de fofoqueiro!
Quem está entendendo o que eu estou falando? [Música] Davi está dizendo: "Como pássaro do laço dos passarinheiros. " Você é um pássaro.
Mas não. . .
Seja um pássaro tonto, bobo! Você sabe que a armadilha tá lá. Passe longe, cuidado com as armadilhas.
Em segundo lugar, gratidão humilde ao Senhor. Verso 1: e o verso 2, Davi já começa o Salmo dizendo: "Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que eu diga. " Ele louva a Deus.
Verso 2: "Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que eu diga. " Seja! Já passou da prova, já saiu do laço, já saiu do dilúvio.
Seja grato! [Música] Não humilha ninguém, não se coloca como se você fosse bom. Não seja grato.
Em terceiro lugar, glorifica a Deus com seu testemunho. "Não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que eu diga. " Será que já é conhecido a vida de Davi?
Quem imagina que Davi era conhecido por todo mundo? O adultério dele e o que ele fez estão escritos na Bíblia. Como você convive com a vida que já passou por tanta coisa?
Seja autêntico e, quando alguém vier te afrontar, diga para ele: a verdade aconteceu. Tudo isso, mas o Senhor mudou a minha vida. Quarto lugar: renove diariamente a sua fé no Senhor.
[Música] O nosso socorro está no nome do Senhor que fez o céu e a terra. Levante as suas mãos, profetize comigo, diga: Senhor, no poder do Teu nome, eu declaro a minha vitória. Eu renovo a minha fé em Ti, Senhor.
Mas a fé em Deus é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. A fé é o que agrada a Deus. Sem fé, é impossível agradar a Deus.
Fé é confiança plena em Deus, é certeza de que Deus está do teu lado, é certeza de que Deus está cuidando de você e a certeza de que Deus te ama, independente dos teus erros e das tuas falhas. [Música] Fé é a certeza de que Deus já preparou o teu futuro e está sob o controle dele.