e nós Oramos que o Senhor nos dê Tranquilidade e sabedoria para abordá-lo da forma bíblica é o que nós Te pedimos agradecidos pela generosidade dessa igreja pelos irmãos que são dizimistas que contribuem te damos graças por tudo isso em nome de Jesus amém muito bem queridos a nossa lição e a lição de número 13 da sequência Deus você e o dinheiro e o tema dela é esse tema que nós temos aí o dízimo no Novo Testamento nós vamos começar lembrando O Que É Que Nós aprendemos com a lição sobre o dízimo no antigo testamento seguindo
aquele mesmo princípio da importância do contexto e da sequência então na lição sobre o dízimo do Antigo Testamento Nós aprendemos algumas coisas primeira delas é que ele foi praticado pelos patriarcas antes da lei eu vou voltar esse assunto mais adiante Mas isso foi o objeto do do estudos sobre dízimo no antigo testamento verificamos que antes de Moisés dar a lei onde ele regulamenta os dízimos e tipos de dízimos já havia essa prática em Abraão e nos seus descendentes a segunda coisa que nós vimos também na lição sobre o dízimo no antigo testamento é que ele
foi praticado sim pela nação de Israel debaixo da vigência da lei de Moisés Moisés estabeleceu normas estabeleceu orientações a respeito dos tipos de dízimos e como eles deveriam ser trazidos à casa do Senhor e quando também então se você lembra da lição de do Antigo Testamento diz no antigo testamento vai lembrar que esse foi também um dos pontos destacados e também nós vimos que o dízimo era visto como parte do culto que se deve prestar a Deus não era um ato mecânico de tirar 10% de tudo que você ganhava e tinha e designar para para
Deus mas era parte da religião do judeus era parte da religião deles fazia parte da Piedade deles da espiritualidade era um ato de adoração de louvor e de gratidão tanto é que era cercado de uma série de outras coisas quando o judeu ia no templo e para entregar por exemplo o dízimo dos seus animais havia sacrifícios de animais em que ele fazia confissão dos seus pecados era Perdoado pelo pelo sacerdote tudo isso mostrando que era uma cerimônia ou era um ato religioso não era simplesmente um ato mecânico então isso foi o que nós vimos no
na lição sobre o antigo testamento mas naturalmente a questão é agora né É se o dízimo é o sistema bíblico de contribuição para nós que somos membros de igrejas cristãs vivendo no período do novo testamento a razão principal pela qual essa questão levantada é que não há no Novo Testamento uma ordem direta para os cristãos de darem o dízimo então pessoas concluem a partir disso aí que não existe mais essa contribuição dizimal para os cristãos no período do novo testamento como era no antigo testamento em resposta portanto é a essa pergunta se o dízimo é
para o Novo Testamento nós temos geralmente Duas respostas primeiro muitos cristãos muitos cristãos vão responder dizendo não o A lei foi cumprida o dízimo foi abolido agora é somente a oferta o dízimo era alguma coisa que fazia parte da legislação mosaica levítica e uma vez que essa lei foi a drogada foi cumprida em Cristo Jesus o dízimo também foi abolido e a única forma de contribuição em vigor hoje seriam as ofertas voluntárias dos cristãos bem nós não podemos concordar exatamente com esse entendimento pelos motivos que nós vamos mostrar adiante mas também não podemos concordar com
a resposta número 2 que diz assim sim o dízimo é legal para o Cristão e normativo E se o cristão não der deve ser disciplinado então tem igreja que disciplina os membros Porque não são dizimistas e tem algumas igrejas fazem pior ameaça com gafanhoto devorador ameaça com saquitel furado e um monte de outras coisas não é nós também não podemos concordar com esse tipo de interpretação a nossa convicção a nossa convicção é que o dízimo Era sim o sistema normal de contribuição nas igrejas cristãs no período neotestamentário ainda que não tivesse mais o caráter legal
que tinha debaixo da lei de Moisés é isso que eu vou tentar convencer vocês nessa manhã E para isso nós vamos ver algumas evidências o que eu estou dizendo é que no meu entendimento e no entendimento da equipe Pastoral dessa igreja do seu conselho também e de todas as igrejas presbianas no geral é que de fato dízimo continuou como sendo forma natural dos crentes do novo testamento contribuírem muito embora eles tivessem consciência de que não estavam mais debaixo daquela obrigação legal a qual os crentes do Antigo Testamento estavam sujeitos Então é isso que nós vamos
querer mostrar para vocês primeiro que já foi visto é que o dízimo ele não começou com a lei de Moisés nós vimos na lição sobre o antigo testamento que muito antes de Moisés dar a lei aos judeus na qual havias prescrições sobre o dízimos já havia prática de entregar uma parte dos bens a Deus então nós temos dois exemplos que são os exemplos clássicos do antigo testamento de que a prática de dar 10% do que se tinha para Deus estava em vigor antes da lei O primeiro é o caso de Abraão Eu quero ler aqui
com vocês o texto é Gênesis 14 18 a 20 então se você quiser me acompanhar 14 eu não posso projetar que fica é uma operação muito complicada mas todo mundo conhece essa passagem Melquisedeque rei de Salem trouxe Pão e Vinho era sacerdote do Deus altíssimo abençoou ele Abraão e disse bendito seja Abraão pelo Deus altíssimo que possui os céus e a terra e bendito seja Deus altíssimo que entregou os teus adversários nas tuas mãos e de tudo lhe deu Abraão o dízimo vocês lembram a história Abraão tinha voltado vitorioso da Batalha Contra os reis de
Sodoma contra os reis que haviam invadido Sodoma e Gomorra havia libertado o seu sobrinho ló e tinha tido uma vitória militar brilhante com 381 homens contra o exército de cinco Reis e quando ele tava voltando vitorioso com todo disposto todas as riquezas que ele arrancou das daqueles Reis que ele tinha vencido Melquisedeque que era sacerdote de Salem que mais tarde vai se chamar Jerusalém Melquisedeque significa rei de justiça e Salem significa paz então esse homem do nada ele aparece na vida de Abraão e Abraão e ele abençoa Abraão ele disse então ele era sacerdote como
tal ele abençoa Abraão que o Deus altíssimo seja contigo e Abraão dá a ele 10% de tudo o que ele tinha ganhado na guerra Todos Os dispostos ele da 10% Abraão não tinha lei para fazer isso ele não tinha obrigação de fazer isso mas ele sentiu que era isso que ele devia fazer em gratidão a Deus que ele havia dado essa vitória como melquisedec era o representante de Deus mais sobre o que zedec adiante ali sacerdote do Deus altíssimo Abraão entendeu que ele deveria dar esses 10% ao sacerdote que usaria para as causas próprias do
serviço a Deus ou do culto a Deus que Melquisedeque Com certeza estava desenvolvendo em Salem o segundo exemplo é um exemplo de Jacó que nós encontramos em Gênesis 28 no verso aqui é a oração eu vou começar a ler um pouquinho antes do texto que eu disse vou ler a partir do verso 18 Gênesis 28 de 18 em diante levantado Jacó de madrugada tomou a pedra que havia posto por travesseiro erigiu em coluna sobre conjunto topo em tornozeite e no lugar cidade que eu troco se chamava luz deu o nome de Betel fez também um
voto dizendo Se Deus for comigo e me guardar nessa jornada que repreendo e me der pão para comer e roupa que me vista de maneira que eu volte em paz para casa de meu pai Então o senhor será o meu Deus a pedra que ele Gi por coluna será a casa de Deus e de tudo quanto me concedei certamente eu te darei o dízimo Jacó era o neto de Abraão onde é que ele pegou essa ideia de diesel caiu do céu é porque ele deve ter aprendido com o pai dele Isaac que aprendeu com o
pai dele Abraão o episódio vocês conhecem bem ele está indo para Mesopotâmia fugindo do seu irmão Esaú com o objetivo de encontrar uma esposa e constituir família de noite no local erro ele coloca a cabeça sobre uma pedra e dorme e tem uma visão de Deus subindo e descendo sobre uma escada anjos subindo e descendo sobre uma escada que chegava até o topo ele acorda e diz e Deus então lhe aparece ali e Deus diz eu estarei contigo eu serei o teu Deus eu vou te abençoar nessa empreitada que você tá fazendo E aí Jacó
então responde dizendo se o senhor fizer isso comigo eu te prometo três coisas primeiro o senhor vai ser o meu Deus segundo essa pedra de Serviu de travesseiro eu vou transformar numa coluna no Altar em homenagem ao Senhor e terceiro de tudo que o Senhor me der eu vou dar 10%. já Qual era meu negociante né Abraão não fez condição nenhuma mas já pode se o senhor de fato abençoar e o senhor me der pão para comer roupa para vestir então eu vou te dar 10% de tudo que eu ganhar ou seja Deus quanto mais
o senhor me der mais o seu ganha de volta né então mais ou menos isso os interesses de Jacó suas motivações não interessam para nós agora mas o ponto que eu quero destacar é que a prática de dar como expressão de gratidão compromisso e adoração a Deus 10% de tudo que a pessoa tinha era uma prática patriarcal já havia antes da lei já havia antes da lei Então esse ponto é extremamente crucial para nós nós vimos no estudo sobre o antigo testamento que além de Moisés de fato normatizou e regulou o dízimo que já era
praticado não foi Moisés que criou o dízimo não foi na lei que ele deu a Israel que o dízimo foi criado o que ele fez foi normatizar uma vez que os filhos de Abraão se multiplicaram E era necessário ter um local Central onde esses dízimos pudessem ser levados e pudessem ser levados da maneira certa e pela razão correta aí Moisés estabelece são três tipos de dízimos tem o dízimo dos dízimos Ah E aí ele ele vai dizer né a lei de Moisés e todo o antigo testamento encara o dízimo agora como parte da religião Nacional
de Israel antes era alguma coisa voluntária feita por Abraão e Isaque e Jacó e os demais mas agora quando Israel vira o estado é teocrático governado por Deus com lei sobre todas as coisas o dízimo passa a entrar é como o imposto de renda era o imposto de judeu nós não temos Imposto de Renda qual era o imposto de renda do judeu era era o dízimo Inclusive era até melhor do que o nosso não é porque o nosso é 27,5%. e lá ele pagava 10% que ia lá para o templo para atender as necessidades dos
sacerdotes atender a necessidade dos Pobres os pobres comiam do dízimo também então era mais ou menos isso que Como funcionava o dízimo no antigo testamento mas não foi Moisés que inventou o dízimo ele já era praticado antes ele era praticado antes o dízimo antecedia portanto as leis cerimoniais e civis que foram dadas a nação de Israel meu próximo ponto Esse é o meu primeiro argumento não é que o dízimo antecede a lei então não se a lei está em vigor ou não está em vigor para nós é diferente o dízimo transcende isso tá fora dos
limites da lei a lei só regulamentou nós precisamos ser dizimistas conforme o Israelita era mas o princípio de 10% para Deus isso aí me parece estar Claro bom meu próximo argumento é os primeiros cristãos e o dízimo eu já vou colocar tudo que eu quero dizer aqui para não ficar passando né muito bem os primeiros cristãos e o dízimo uma leitura mais atenta que a gente faz do novo testamento vai mostrar um fato curioso não curioso mas vai revelar alguma coisa que tem implicações interessantes todos os primeiros cristãos eles eram judeus os primeiros discípulos de
Jesus eram todos os judeus no dia de Pentecostes quando o espírito santo vem e a igreja cristã é estabelecida aquele 120 irmãos que estavam lá no Cenáculo sobre quem o espírito santo veio Eram todos os judeus a primeira grande multidão que se converte foi no dia de Pentecostes uma pregação de Pedro 3 mil pessoas eram judeus que vieram de todas as partes do mundo para celebrar a Páscoa em Jerusalém e Pentecostes Jerusalém e Alice converteram eles eram judeus a próxima leva foram de 5 mil pessoas também Eram todos judeus se converteram em Jerusalém depois o
Evangelho se espalha para região da Judeia os primeiros cristãos Eram todos os judeus e esses judeus que se tornaram cristãos eles mantiveram muitos costumes judaicos tá aqui meu ponto Quando aqueles judeus Descobriram que Jesus era o Messias eles não pararam de ser judeus a única coisa que eles pararam foi de oferecer sacrifícios no templo porque eles entenderam que aquilo era agora e relevante porque o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo já tinha sido imolado Mas eles continuaram na prática dos costumes judaicos Nos quais eles tinham sido ensinados já fiz aqui uma lista
para vocês e eu não vou lendo porque é muita coisa mas veja só as práticas judaicas dos primeiros cristãos no livro de Atos Capítulo 3 verso primeiro você lê que Pedro e João subiram ao templo na hora terceira de oração não sei se é terceiro ou sexto ou nona alguém me corrige aí é uma hora dessa de oração João já convertidos apostam de Jesus Cristo continuaram aí ao templo para orar nas três horas do dia que era 9 da manhã meio-dia e 6 da tarde era a hora que o outro judeu parava que tava fazendo
se ele morava em Jerusalém Ele parava que ele tava fazendo ele ia no templo orar Pedro e João já tinham se convertido era um crente em Jesus Cristo mas ele mantinham o mesmo costume judaico de três vezes por dia orar no tempo mantiveram a prática ajudar a prática de se reunir no templo três vezes no livro de Atos atos 2:46 atos 5:20 e atos 5:42 diz que os cristãos se reuniam regularmente no templo como eles faziam Antes quando eram os judeus se converteram mas não pararam esse hábito Inclusive tem que o Point deles era o
Pórtico de Salomão era um lugar combinado para ele se encontrarem ele se encontravam lá no Pórtico de Salomão que era uma fachada enorme lá que dava acesso a uma das salas principais do templo salão dos Salões principais lá eles se reuniu ou seja eles continuaram na prática de ir ao tempo para se reunir para orar a Deus apesar de já ser em cristãos e sabendo que Deus não habita em templos mais Deus não tá ali Deus está aonde a igreja está reunida Mesmo assim eles continuaram com esse referencial E que tal votos aqui eu vou
ter que ler muitos deles inclusive o apóstolo Paulo eles continuaram na prática de fazer votos atos 21 verso 20 você pode conferir na sua Bíblia eu tô vendo aqui na minha é a história é o registro de uma ida do apóstolo Paulo a Jerusalém para se encontrar com Thiago quero líder da igreja de Jerusalém a igreja de Jerusalém era composta de judeus convertidos Olha aí Paulo chega reúne a igreja reúne os presbíteros e Paulo dá um relato do seu ministério entre os gentios como milhares de gentil se converteram verso 20 ouvindo deram eles glória a
Deus e disseram a Paulo bem vez irmão Paulo Quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram e todos são zelosos da lei judeus que creram mas que continuavam zelosos da lei continuavam a guardar circuncidado o que que isso significa circuncidaram seus filhos guardava o sábado não comiam animais impuros a dieta deles era regulada pela lei de Moisés não tocava um animal impuro faziam votos prescritos pela lei de Moisés porque ser um bom cristão não implica em ser um mal judeu se você está fazendo aquela parte Judaica como expressão da sua cultura e não
como meio de você alcançar a Deus aquele judeu já tinham compreendido que a salvação era pela graça mediante a fé Mas isso não os impedia de guardar os costumes tradicionais da sua raça da sua etnia eles continuavam a fazer isso agora você vai me convencer de que esse judeus que faziam voto eram zelosos da Lei guardavam eles não continuaram a dar o dízimo Ele simplesmente disseram que o dízimo não tem mais valor hoje quando eles continuavam a guardar outros aspectos da Lei eu nem disse disse tudo ainda no verso 23 a 24 Olha o que
é que Tiago diz para Paulo tá todo mundo falando mal de você aqui que você não é um judeu de verdade o que fazer certamente saberão da tua chegada estou no verso 22 fase portanto que tivemos dizer estou entre nós quatro homens que voluntariamente aceitaram o voto Provavelmente o voto de Nazireu tomamos purifica-te com eles e faz a despesa necessária para que raspem a cabeça e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito veja então verso 26 ó então Paulo tomando aqueles homens no dia seguinte tendo se purificado com eles
como era o sistema de purificação era um sistema onde o sacerdote no templo declarava fim do voto de Nazireu quando eles traziam ofertas ao sacerdote Pedro se purificado com eles entrou no templo acertando cumprimento dos dias da Purificação até que se fizesse oferta em favor de cada um deles Paulo aceitou participar de um voto judaico que era o voto de Nazireu e a gente pode entender Até dizer assim bom Paulo fez isso para manter as circunstâncias mas veja por exemplo atos 18 verso 18 veja aqui atos 18 verso 18 Paulo havendo permanecido ali ainda muitos
dias por fim despedindo-se dos irmãos navegou Para Síria levando em sua companhia priscilia Áquila depois de ter raspado a cabeça em sem Creia Porque tomar a voto Paulo voluntariamente fez um voto a Deus como judeu tipo do voto assim Senhor eu não vou cortar meu cabelo até que o Senhor me livre dos meus inimigos era um voto muito comum que o judeu podia fazer Paulo fez isso aí o voto se cumpriu ele rapou a cabeça Carequinha ele viajou com aquele Priscila Paulo o defensor da Justiça pela fé da justificação pela fé mantendo e cumprindo práticas
judaicas você vai me dizer que um homem como esse aboliu o dízimo que era prática judaica você vai me dizer isso vamos lá atos 21:26 Ah eu já li Paulo tomando aqueles homens no dia seguinte tudo bem era para mostrar apenas isso aí Pedro um episódio muito conhecido na vida de Pedro tá lá em Atos Capítulo 10 verso 9 veja aí comigo Atos 10 verso 9 essa passagem bem conhecida no dia seguinte indo eles de caminho está já perto da cidade subiu Pedro ao eirado por volta da hora sexta a fim de orar então Pedro
né o líder do colégio apostólico em Jerusalém ele continuava a observar o calendário judaico de orar três vezes ao dia então quando deu a hora a sexta que é mais ou menos meio-dia no nosso horário bateu fome não é e Pedro estava subiu lá no irado para orar e diz o verso 10 estando com fome ele quis comer ele não sabia se orava se comia não é tá aí mas enquanto ele preparavam a comida e ele orando sobreveiam Êxtase então ele viu o céu aberto descendo objeto como se fosse um grande lençol que era baixado
a terra pelas quatro pontas contendo toda a sorte de quadrúpedes répteis da terra e aves do céu e ouviu-se uma voz que se dizia dizer levanta-te Pedro mata e come mas Pedro replicou de modo nenhum senhor Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda o que que aconteceu o que que Pedro viu um lençol descia do céu a terra e tava cheio disso aqui de todo tipo de quadrúpedes aí boi ovelha porco répteis da terra cobra crocodilo lagartixa e aves do céu rolinha urubu todo esse tipo alguns desses animais eram lícitos ao judeu comer outras
não era aí desce o lençol com todo aquele zoológico né aí Pedro olha para aquilo e Deus disse Pedro você não tá com fome levanta-te mata qualquer um deles aí e come vai ter mais de jeito nenhum de jeito nenhum Senhor se ele é senhor você nunca vai dizer para ele de jeito nenhum né mas a contradição para ele ficou nervoso de jeito nenhum Senhor porque eu nunca tá aqui ó jamais comi coisa alguma comum imunda toda sua vida desde pequenininho Pedro foi criado no judaísmo Pedro nunca tinha comido porco nunca tinha comido Coelho nunca
tinha comido carne de urubu Eu também não e uma série de outros nunca ele tava ele seguia religiosamente a dieta dos judeus seguir religiosamente agora convertido já crente em Cristo Jesus Deus diz Para Ele acabaram as restrições não tem mais esse negócio de comida impura comida pura você pode comer de tudo levanta mato e come ele disse não senhor Eu nunca fiz isso ou seja mesmo depois de convertido Pedro seguia ainda a dieta religiosa dos judeus ele não comia qualquer tipo de carne ele só comia aquelas carnes permitidas lá na lei de Moisés você vai
querer me dizer que esse pessoal tão Zeloso da lei de Moisés eles não tinham sistema dizimal de contribuição nas igrejas Se Eles guardavam todos esses aspectos por fim assim como aqui eu quero dizer uma coisa assim como no antigo testamento as crianças eram recebidas como parte do Povo de Deus pela circuncisão os cristãos incluíam seus filhos no povo de Deus pelo batismo a questão do dízimo ela é tratada da mesma forma que a questão do batismo dos nossos filhos não existe no Novo Testamento uma única passagem que mande os cristãos batizar suas crianças recém-nascidas não
tem porque que nós batizamos nós batizamos porque entendemos que o argumento do Silêncio nos é favorável não há um mandamento porque Era óbvio não precisava dizer os primeiros cristãos Eram todos judeus aos oito dias de nascido seus filhos eram circuncidados e eram incluídos no povo de Deus eles tinham uma prática de trazer os filhos para dentro da igreja da Aliança mediante a circuncisão não precisava uma ordem para eles para que eles batizassem seus filhos porque era natural era o desenvolvimento natural é por isso que também não tem uma ordem dizendo você dará o dízimo porque
é o desenvolvimento natural era isso que eles faziam como judeus e continuaram a fazer por isso que não tem uma ordem para isso agora tinha obviamente tem textos Claros no Novo Testamento dizendo não tem mais sacrifício de animal não tem mais o sacerdócio Levítico não tem mais aquelas leis relativas ao templo o templo não é mais local de adoração isso novo testamento é muito claro mas nas coisas que eles silencia o argumento do Silêncio nos é favorável ele é favorável a nossa o argumento do silêncio e não o fato de que não não tem uma
ordem direta não quer dizer então que não havia simplesmente significa que não era necessário dizer porque era um desdobramento comum como nós já dissemos inclusive o o batismo das crianças por outro lado né O que a gente esperaria Na verdade o que a gente esperaria é que houvesse uma ordem ao contrário que os apóstolos dissesse assim não Tragam mais os filhos nós não vamos batizar os filhos não né não esperar eles ficarem grandes eles crerem darem demonstração E aí então nós vamos nós vamos batizar não tem nenhuma ordem dizendo isso também não tem como também
não tem nenhuma ordem dizendo Gente vocês não precisam trazer mais dízimo não tá proibido dízimo no Novo Testamento não tá dizendo isso não trago mais os dízimo agora é só oferta não tem também mas nesse caso O Silêncio nos é favorável porque admite a continuação da prática anterior era natural que os primeiros cristãos continuassem E aí nós você diz mais e os gentios nós temos que lembrar que os gentios foram primeiramente evangelizados por judeus convertidos quem que levou o evangelho ao gentios Pedro lá na casa de Cornélio e depois os cristãos judeus que foram expulsos
de Jerusalém se espalharam para todo lugar plantando igrejas entre os gentios a mais importante delas foi a igreja de Antioquia veja aí comigo livro de Atos Capítulo 11 verso 19 em diante Então os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreviveu a Estevam esses que foram dispersos eram judeus cristãos de Jerusalém depois que Estevam o primeiro marketing Cristão foi morto em Jerusalém Então os demais fugiram de Jerusalém para não serem mortos e se espalharam até Fenícia Chipre e Antioquia todas essas regiões elas estão mais ao norte se você olhar o mapa não anunciando a
ninguém a palavra senão somente os judeus eles eram judeus achavam que o evangelho era só para os judeu se espalharam e ele só pregava nas sinagogas e só falava o evangelho para os Judeus alguns deles verso 20 porém que eram de Chipre e de sirene e foram até Antioquia falavam também aos Gregos aos não judeus anunciando o evangelho do Senhor Jesus a mão do senhor estava com eles e muitos Crendo se converteram ao senhor é o começo da igreja gentílica com esses nomes desconhecidos a gente não sabe mas eram judeus de chifre e de sirene
que em primeiro anunciou anunciaram o evangelho aos judeus e aí cresceu uma grande igreja Antioquia feita de judeus e gentios O que vocês acham que seria a prática normal de contribuição deles os gentios convertidos iriam dizer e como é que a gente faz para contribuição e os judeus que foram quem evangelizar os judeus cristãos dizendo Nossa prática Tá se fazendo desde a época de Abraão desde a época de Abraão a gente faz assim Então os gentios que foram evangelizados discipulados e doutrinados pelos judeus cristãos Com certeza aprenderam deles como era a igreja o formato igreja
como é que funciona eleger presbíteros eleger diáconos tudo isso era foi era prática da igreja de Jerusalém que inclusive tirou da Sinagoga tirou do sinédrio da Escolha dos 70 Anciões que tá lá no antigo testamento e assim por diante eu quero dizer é que a raiz Judaica da Igreja Cristã ela sugere revela eu não vou dizer que prova mas é quase perto disso De que o natural seria que os primeiros cristãos adotassem a prática do dízimo como sendo a forma natural de contribuição e a pergunta seguinte é em que os recursos eram usados isso aí
já nós já caramba os recursos eram usados em comprar bons equipamentos eletrônicos basicamente duas coisas primeira delas o sustento da obra cristã desde cedo se verificou a necessidade de apoio financeiro para que eles obreiros que se dedicavam integralmente ao trabalho missionário a pregação e o Pastoreio do rebanho isso já tinha sido ensinado por Jesus Cristo quando ele mandou os 12 na sua primeira viagem missionária Mateus 10 Jesus envia 12 discípulos numa viagem missionária e diz vocês não levem nada para o caminho vocês comam de onde vocês estiverem hospedados porque Digno é o trabalhador do seu
salário ele tava falando ali dos trabalhadores cristãos dos discípulos então eles eram dignos de serem sustentados com base nisso o apóstolo Paulo em primeiro Coríntios Capítulo 9 de 1 a 7 ele diz aos Coríntios eu tenho direito de receber da parte de vocês sustento embora eu nunca tenha usado esse direito para não dar motivo para alguém falar mal de mim ou escandalizar o evangelho mas Paulo disse Será se eu semeiei entre vocês as coisas espirituais seria muito recolher as matérias é a pergunta que ele faz em primeiro aos Coríntios Capítulo 9 e quando ele escreve
a Timóteo falando a respeito de como Timóteo deveria se comportar na Igreja de Éfeso no capítulo 5 de Primeira Timóteo verso 17 ele diz que sejam considerados dignos de dobrados honorários aqueles presbíteros que se afadigam na palavra de Deus aqueles que eram dedicados à pregação e ao ensino da palavra de Deus e escrevendo aos romanos carta que foi hoje a base da nossa liturgia Em Romanos 15 de 23 a 24 Paulo diz a igreja de Roma eu vou passar aí e eu espero ser enviado por vocês para pregar na Espanha O Enviado ali não era
assim ah Paulo Boa Viagem era apoio financeiro para fazer a viagem missionária para Espanha para o tava levantando recursos para fazer isso então as contribuições elas eram usadas em primeiro lugar para o sustento da obra Cristã sem recursos sem levantamento de recursos o avanço da igreja não se faz foi assim no primeiro século Às vezes as pessoas têm uma visão romântica de que no primeiro século não tinha esse negócio de dinheiro claro que tinha é só você ler as cartas de Paulo ler o livro de Atos é claro que tinha os obreiros As Duas cartas
de João especialmente a terceira onde ele fala João fala de gaio que era um homem que tinha dinheiro tinha recursos e patrocinava os missionários para pregar o Evangelho sempre a igreja cristã precisou de recursos para poder avançar é assim que Deus determinou é para isso que Deus nos deu dinheiro para que nós envistamos no reino dele para isso que você ganha dinheiro para você investir no reino de Deus também não somente sustentar você e as suas necessidades mas investir na obra de Deus também e em segundo lugar para o cuidado dos Pobres há uma preocupação
no Novo Testamento muito grande também com relação a isso aí como por exemplo Paulo recomenda Timóteo que a igreja de sustente as verdadeiras viúvas gente que é verdadeira viúva ele quer dizer que não tem filhos que não tem parente que não tem ninguém que sustente então a Igreja de Éfeso tinha uma ordem de viúvas eram uma relação de viúvas que eram sustentadas pela Igreja de Éfeso porque eram desamparadas pela Família Elas não tinha condição e como é que vocês acham que a igreja de éfesos ia sustentar essas viúvas só 19 viúva querida Vai em paz
Deus enche a sua barriga meu Deus você no frio da noite era assim não a Igreja de Éfeso tinha que mensalmente né semanalmente botar a mão no bolso e da cesta básica da viúva comprar o remédio da viúva ajuda a roupa para viúva e de onde vem esses recursos Será que Deus mandava corvos Como mandou para sustentar Elias que todo dia trazia um pedaço de pão e carne para Elias na margem do Ribeiro citron isso vem do seu bolso e do meu é dessa forma que a igreja pode ajudar os seus pobres e os necessitados
fazer obra de caridade e fazer ação social embora isso seja responsabilidade em parte do Estado mas não exigem os cristãos de fazer isso que o Novo Testamento chama de boas obras boas obras tá certo muito bem e eu vou já terminando aqui nunca acredita em mim quando eu disse isso eu disse que não tinha um mandamento direto no novo testamento para contribuição mas o novo testamento fala do dízimo certo eu quero ver com vocês as passagens mais conhecidas a respeito algumas observações sobre isso aí primeiro não há orientação direta no Novo Testamento quanto ao dízimo
já tinha dito isso ausência do mandamento direto não diz que o dízimo tem auxílio descontinulado não há orientação a parar de trazer seus dízimos para atender os pobres e obra do evangelho e Existem várias referências autismo no Novo Testamento se não vejamos a primeira delas é uma palavra de Jesus a respeito desse assunto Jesus não proibiu o dízimo apenas corrigiu a maneira de entregar tá aí o texto ai de vós escribas e fariseus hipócritas porque dás o dízimo da hortelã do endre do caminho e tendes negligenciados preceitos mais importantes da lei a justiça a misericórdia
e a fé devias porém fazer estas coisas sem omitir aquelas então Note que Jesus quando critica o fariseu não tá criticando ele porque ele dá ele dava o dízimo do coentro ele lá na hortinha dele tinha 10 pé de coentro então o décimo pé de coentro ele tirava e levava lá para o sacerdote né então o problema do fariseu não era meticulosidade em dar do da hortelã endro e cominho que eram condimentos do dia a dia coisa pequena o fariseus preocupava em dar o dízimo até dos detalhes problemas de Jesus não é isso problema de
Jesus é que eles achavam que isso resumia todos os deveres deles para com Deus se eles fossem fiéis no dízimo então eles estariam agradando a Deus e cumprindo toda a lei de Deus só que o problema dos fariseus é que eles esquecem de fazer com igual meticulosidade e detalhamento os preceitos mais importantes da Lei Justiça misericórdia e fé e Jesus então acaba dizendo Vocês deviam fazer estas coisas Justiça misericórdia e fé sem omitir aquelas da o dízimo de tudo que você tem algumas pessoas vão dizer aqui com razão bom mas aqui Jesus está operando ainda
no período do Antigo Testamento né ainda não teve Pentecostes ainda não começou a igreja cristã ele tá falando ainda como judeu debaixo da lei entretanto você percebe que Cristo coloca o dízimo em mesmo pé no mesmo nível das demandas Morais de Deus porque veja com que o dízimo é comparado Justiça misericórdia e fé você tem que fazer as duas coisas tem que fazer as duas coisas se você disser que o dízimo faz parte da Lei passou o argumento de Jesus aqui fica sem efeito porque a justiça misericórdia continuam como obrigação para o Cristão então ao
equiparar as duas coisas você tem que fazer isso sem esquecer aquilo o Senhor Jesus está deixando claro pelo menos na mentalidade dele na mente do senhor de que contribuir de maneira dizem mal para o reino de Deus é tão parte da Lei quanto Justiça amor a misericórdia e fé então ele não tá proibindo ele tá regulamentando e dando esse status a questão da contribuição do dízimo vamos ver aqui outra passagem ainda da boca do Senhor Jesus mais uma vez o fariseu e dessa feita nós encontramos o fariseu no templo ao lado do publicano quem não
conhece essa parábola não é o fariseu posto em pé orava de si para si mesmo desta forma oh Deus Graças te dou porque eu não sou como os demais homens roubadores injustos e adúlteros e nem ainda comece publicando publicando estava de lado dele publicando era o cobrador de impostos era a raça mais odiada na nação de Israel Imagino que hoje também jejum duas vezes por semana e do dízimo de tudo quanto tempo Jesus ao contar ao descrever o fariseu dessa forma ele faz isso de maneira negativa Aqui está um homem diante de Deus se vangloriando
da sua justiça própria que inclui jejuar duas vezes por semana e dá o dízimo de tudo quanto ele ganha Jesus disse que enquanto diz que o coitado do publicano né cuidado publicano não podia apresentar nenhuma boa obra em seu favor simplesmente bate no peito e diz Deus tem a misericórdia de mim pecador e Jesus disse esse desceu justificado para sua casa enquanto que o publicano não desceu justificado o que Jesus está criticando aqui não é o ato do fariseu dar o dízimo e jejuar duas vezes por semana mas é usar isso como Justiça própria inclusive
para julgar quem não faz para se colocar numa posição superior dizendo não sou como os demais homens como esse publicano ladrãozinho que tá aqui ao meu lado é isso que Jesus Condena essa atitude de arrogância e vaidade a prática do dízimo é vidente não garantiu a salvação do judeu como garante a salvação de ninguém não garante a salvação de ninguém a próxima passagem que nós temos eu creio é só mais essa pronto a próxima passagem tá lá em Hebreus queria que você abrisse por favor palavra de Deus vem vamos conversar com Gênesis nós já vimos
isso aqui vou só lembrar tá aí projetado se você não quiser abrir tá aí Gênesis 14 18 a 20 meio que zedec rei de Salem já Lemos essa passagem ele vem traz pão e vinho não é pão e vinho já lembra ceia do senhor olha olha quem era esse meu deck meu que Sedex significa rei de Justiça rei de Salem paz Shalom era geruzalem é Salem é a futura Jerusalém trouxe Pão e Vinho tá vendo aí o a tipologia e era sacerdote do Deus altíssimo e abençoa Abraão não é e Abraão lhe dá de tudo
dízimo não é à toa que o autor da carta aos hebreus vê Melquisedeque como sendo uma figura de Cristo e alguns autores acham que na verdade para Hebreus Melquisedeque era Cristo pré encarnado era uma pré Encarnação de Cristo Acho complicado essa essa interpretação mas é que a descrição é tão é tão vejam como é que o autor de Hebreus trata isso aí abre aí agora em Hebreus 7 o argumento do autor de Hebreus antes do Capítulo 7 é que Cristo era um sacerdote superior ao sacerdócio Levítico os sacerdotes de Israel eram da Tribo de Levi
mas Cristo é da tribo de Judá Então como é que Cristo pode ser Sumo Sacerdote como é que ele pode ser o nosso mediador então o argumento do autor de Hebreus é que o sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio Levítico e como é que ele prova isso exatamente citando esse episódio lá de Gênesis em que Melquisedeque vai abençoar Abraão e recebe o dízimo veja como autor de Hebreus interpreta essa passagem que a gente acabou de ler porque este Melquisedeque rei de Salem sacerdote do Deus altíssimo que saiu ao encontro de Abraão quando voltava da
Matança dos Reis e o abençoou e para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo primeiramente se interpreta rei de Justiça Melquisedeque depois também é rei de Salem o rei de paz aí olha a interpretação sem pai sem sem genealogia que não teve princípio de dias nem fim de existência Por que que ele tá dizendo isso quando o novo testamento fala o nome de alguém como é que geralmente apresenta fulano de tal filho de ciclano filho de Beltrão não é assim que o Novo Testamento apresenta as pessoas mas quando chega em Melquisedeque simplesmente diz
Melquisedeque não diz filho de Tal Filho de tal como é que o autor de Hebreus interpreta isso que ele não tem início e que ele não tem fim então ele é final do verso 3 semelhante ao filho de Deus Melquisedeque é semelhante ao filho de Deus rei de Justiça rei de paz Traz pão e vinho seu sacrifício sua morte na cruz abençoa Abraão não tem genealogia porque ele não é criado ele não é ele não é uma criatura ele é o filho de Deus esse olha agora o argumento permanece sacerdote para sempre enquanto que os
Levitas morriam nascem no rio Melquisedeque a gente não sabe nada sobre ele não sabe quem é o pai dele não sabe quando ele morreu por isso o autor de Hebreus diz ele era semelhante ao filho de Deus por isso que alguns autores dizem era o próprio Cristo era o próprio Cristo Olha o argumento dito isso continuando ler aí comigo verso 4 considerai como era grande esse a quem Abraão Patriarca pagou o dízimo tiraram dos melhores despojos ora os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio eles têm mandamento de recolher de acordo com a
lei os dízimos do povo ou seja dos seus irmãos embora não tenham estes a seguir de Abraão Qual é argumento Os Levitas cobravam dízimo era quem recebia os dízimos na nação de Israel era o Levi cobrava os 10% dos seus próprios irmãos porque todos eram descendentes de Abraão entretanto dessa vocês aquele cuja genealogia Melquisedeque né não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou que tinha as promessas Abraão era aquele a quem Deus disse em ti eu abençoarei todas as nações do mundo e chega alguém e abençoa Abraão Então esse devia ser superior
Abraão porque o menor é abençoado pelo maior verso 7 evidentemente é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior aliás aqui são homens Mortais que recebem dízimo ele tá falando a prática que havia ainda em Israel aqui são os homens Mortais que recebem dízimos os sacerdotes lá no templo porém ali no relato de Gênesis recebe dízimos aquele de quem se testifica que vive e por assim dizer também Levi que recebe dízimos pagou na pessoa de Abraão quando Abraão deu dízimo para Melquisedeque Levi tava onde em Abraão não é tava nos lombos de
Abraão só mais tarde é que Levi vai nascer que é bisneto de Abraão filho de Jacó mas quando Abraão paga o dízimo a Melquisedeque Levi Estava pagando o dízimo também qual é o argumento disso aí ó verso 10 porque ele ainda não tinha sido gerado por seu pai quando o Melquisedeque saiu ao encontro desse qual ponto aqui o ponto é que Cristo representado por Melquisedeque tem um sacerdócio superior porque ele recebe dízimos inclusive daqueles que recebiam o dízimo os filhos de Levi recebiam dízimos mas pagaram o dízimo em Abraão quando Abraão deu o dízimo de
toda Melquisedeque que representa a Cristo a argumentação que a gente pode perceber aqui é que é perfeitamente natural que os cristãos vissem a prática do dízimo como sendo uma continuação daquilo que foi feito por Abraão porque eles estavam agora diante daquele que era prefigurado por Melquisedeque e assim como o meu quiser que recebeu dízimos de Abraão Cristo representado por Melquisedeque também recebe dízimos do seu povo também recebe dízimos do seu povo eu creio que essa é a passagem do novo testamento que mais se aproxima a normatização ou a explicação de que o dízimo de fato
é para nós eu vou terminar Já terminei Já tinha visto não é lei Mas graça lembrando então não damos o dízimo como obrigação legal nem para obter bençãos de Deus e nem comeram do castigo de Deus mas como expressão de nossa gratidão a ele e como forma de contribuir para o avanço de seu reino nesse mundo conclusões estão todas elas aí vamos ler rapidinho para depois a gente concluir entendemos que dar o dízimo das nossas rendas para Deus é Bíblia que vale para nós hoje devemos praticar isso pela fé o dízima tendo os requisitos de
Deus e contribuir no sistematicamente generosamente proporcionalmente o que temos recebido por isso referência na obrigação legal e o dízimo no Novo Testamento Como contribuição regular é uma prática correta esperada por parte da igreja podendo exceder ao percentual 10% quando incluídas as ofertas isso aí fica por conta de cada um Amém vamos lá pai querido nós pedimos que o senhor Abra o nosso coração e o nosso bolso para que nós sejamos generosos para que nós possamos contribuir para o avanço do teu reino em nome de Jesus amém para refletir se não houver contribuição regular e proporcional
dos membros de uma igreja de que maneira ela poderá ajudar os pobres e manter a obra pastoral discipular os crentes evangelizar os descrentes expandir o reino de Deus faça uma relação aqui um desafio faça uma relação dos motivos pelos quais você não é dizimista e tente justificar cada motivo a luz da Bíblia por favor se quiser ajuda mande para mim sua lista você acha justo abandonarmos o sistema de contribuição dizimal porque muitos pastores e igrejas abusam desse sistema para se enriquecer qual é o problema é o sistema ou as pessoas que se valem tá bom
essas me arruma um microfone por favor já tá pronto